Ver Versão Completa : XJ apagou e luz da chave acendeu. Só rebocando.
Olá pessoal,
estou com um problema na minha Cherokee Sport 98 e gostaria de tirar algumas dúvidas:
o problema é que ela apagou no meio da rua. A luz no painel com a chave cortada ficou acesa e os ponteiros da bateria e do combustível não se mexem.
Já vi outros tópicos que falam deste problema ocorrido em outras XJ mas os tópicos não dizem como resolveram o problema.
Antes de tentar achar o defeito gostaria de saber o seguinte:
1) como saber se a Cherokee Sport 98 tem ou não imobilizador?
as características da minha são:
. não tem o console do teto.
. junto com a luz do teto (dentro) tem uma placa com duas tomadas.
. a chave eu não sei se é codificada ou não.
. tem controle remoto LOCK UNLOCK.
. tem a luz com a chave cortada no painel (fica acesa qdo liga a chave)
2) quem já teve este defeito, se puder me passar a dica de como resolveu, agradeço.
Achei que após trocar o famoso sensor de rotação não passaria mais por esse problema de o carro apagar do nada quando vc está andando. Pelo menos com o sensor era só deixar esfriar e seguir em frente. Mas esse de agora só rebocando mesmo. Ainda bem que estava perto de casa.
Esse tipo de defeito vai tirando a confiança de andar com a Cherokee, uma pena.
Fico no aguardo e agradeço se alguém puder me tirar as duas dúvidas citadas acima.
Reginaldo B
07/12/2010, 16:40
Também tenho curiosidade sobre essas questões que você levantou, minha cheroka parece ter a mesma configuração que a sua e não sei se tem imobilizador, etc.
Hilario Alencar
08/12/2010, 08:15
Esse é um dos mistérios da CHerokee e uma das razões pela qual ela é meio amaldiçoada pelo mercado, inclusive por alguns off roaders brasileiros, embora nos EUA ela seja super popular, querida e solicitadas nas trilhas.
Enfim, eu também tenho uma XJ 98 argentina, (já tive uma 97 canadense zero km, que terminou seus dias comigo 2 anos depois, com um calo na direção hidráulica, na posição duas hs e dez min., que ninguém, mas ninguém mesmo, e ainda estava na garantia, conseguiu resolver. Vendi ela assim.), que de vez em sempre faz isso, ou seja, acende a luz com a chave e um X, como se fosse um corte de segurança. Me disseram que a chave de ignição conversa com algum comando do carro, não sei se é a própria ignição eletronica, deve ser, e isso acontece quando essa conversa, por algum motivo, é interrompida. A solução seria trocar modulo e chave. Fica caro. Eu viajo sempre nas férias, como moro no Rio de Janeiro, em NIteroi, geralmente ou vou pro nordeste ou pro sul. Já fui rebocado por conta disso, várias vezes. NO ano passado em janeiro, estava em Itacaré quando fiquei no meio da estrada, entre Ilhéus e Itacaré. Nâo teve jeito, a luz não apagou de jeito nenhum. A distancia entre Ilhéus e Itacaré é de 30 kms. Eu tinha alugado uma casa no km 15, ou seja, exatamente no meio do caminho, num povoadozinho na beira do mar, logo de pois da Casa da Empada, pra quem conhece o lugar, casinha de frente pro mar, com ventiladores de teto que não funcionavam e camas sem colchão... perto de um delta de rio alucinante. Inclusive fui pela areia até Ilhéús cruzando riachos e paisagens arrebatadoras. O carro morreu no asfalto, já era noitinha, longe da casa que tinha alugado. Ali naquela região não tem sinal de celular nem telefone fixo. No dia seguinte saí andando procurando sinal de celular e só o encontrei, para pedir reboque, num quiosque abandonado na areia da praia, as 7 e meia da manhã, cheio de siris (aqui no Rio a gente chama de Maria da Toca) andando pela areia. Foi trágicômico, eu me defendendo do ataque dos siris no meus pés mas sem poder me mecher muito para não perder o sinal do celular e explicar pro seguro onde estavam eu e o carro.... Fui rebocado no dia seguinte para Ilhéus. Chegando na oficina, ao descer do reboque, o mecanico virou a chave e ela pegou, como se nada tivesse acontecido. Isso, de pegar momentos, horas, dias depois do fato, já tinha acontecido várias vezes. Cismei que deveria haver algum jeito de neutralizar aquilo e depois de fazer várias tentativas malucas, inclusive com informações já lidas aqui, tipo ligar e desligar o carro 14 vezes, 20 vezes, tirando a chave do painel a cada tentativa..., e nada, dar socos no painel, virar o volante, descobri, pelo menos no meu carro foi assim, que se acendesse o farol e apagasse, isso anulava o bloqueio e a luz da chave se apagava e o carro voltava a funcionar. BINGO! Isso durou ainda um tempão assim, até que troquei o comando interno do interruptor do farol, que tava com mal contato. É um comando que tem várias funções, fica por tras do interruptor. Não é caro. Nunca mais acendeu a luz da chave, ou quando acende, nada acontece e ela apaga logo depois sozinha.
Experimente isso, quem sabe dá certo.
Sou apaixonado pela Cherokee quadradinha, mas que é um veículo marrento e cheio de manias, isso ele é. Super competente na trilha, ruim na areia, agil no dia a dia e um design atemporal eterno, um ícone do off road mundial, um verdadeiro JEEP.
Abraço e boas trilhas,
Hilario.
MARCELOLUCHESI
08/12/2010, 09:23
Sabe que aconteceu isso 1 vez com o wrangler e me chamou atenção, só que ele não apagou, simplesmente caiu o ponteiro do combustivel e acendeu a luz da reserva, ai desliguei a chave e fiz pegar novamente e não deu mais problemas.
O que ocorre seguido é apagar o radio, e parar de funcionar piscas e limpadores de parabrisa. ai vocÊ mesmo com o jeep ligado, força um pouco a chave para frente, ou para traz sem deixar o carro apagar, ou somente empurra o miolo para dentro e volta a funcionar tudo novamente.
Sou apaixonado pela Cherokee quadradinha, mas que é um veículo marrento e cheio de manias, isso ele é. Super competente na trilha, ruim na areia, agil no dia a dia e um design atemporal eterno, um ícone do off road mundial, um verdadeiro JEEP.
Essas duas frases aí definem bem o que é uma Cherokee Sport, um veículo com um belo desing e cheio de manias. E que maniazinhas sem vergonha essas heim? É uma especialista em dar susto nos proprietários.
Na semana passada eu tinha subido a serra do Rio do Rastro (aquela do carro da Red Bull) e se ela enguiça lá em cima no meio dos campos da serra aí é brabo. Isso que, antes de trocar o sensor de rotação, a digníssima XJ tinha apagado no meio da mesma serra. Depois de esfriar ela pegou e continuou a subida. O detalhe é eu ainda não sabia dessa história do sensor. Fiquei ligando com algumas pausas até que a bendita pegou.
Hilario, quanto ao ligar e apagar o farol que vc falou, infelizmente não deu certo.
Talvez possa ser algum mal contato de algum conector também, pois esta é outra tradição da Cherokee, igual aqueles no painel em que vc empurra a parte onde fica os marcadores pra tras para os ponteiros voltarem a funcionar e a luz do airbag apagar. Manias e manias.
Se alguém puder passar mais alguma dica do que pode ser o problema, agradeço.
Hilario Alencar
08/12/2010, 23:56
Tenho amigos aí em Criciúma, a Dete e o Canela, que tem uma pousada em Barra de Ibiraquera, a Pousada Cravo & Canela, entre Garopaba e Imbituba. Gosto muito aí dessa região e subir a serra do Rastro é um dos meus maiores prazeres quando estou por aí. Esse ano passei o carnaval na praia do Rosa, Garopaba, num Eco-resort muito legal, lá no alto do morro.
Quanto a CHerokee, que pena que ainda não resolveu, mas só pra te animar, eu já fiz o motor dela todo, já troquei dois cabeçotes, o atual é zero, trouxe dos States, recentemente, mes passado, troquei a caixa de transferencia do 4x4, buchas da suspensão, cruzetas, rolamentos internos dos 2 eixos, já troquei o forro do teto, novos All Terrain da BF Goodrich, enfim, cada vez ela fica mais nova e inteira.
Tenho outros 3 veiculos 4x4 e sou apaixonado por todos eles. Tenho um Range Rover velhinho, 92, modelo antigo, V8 beberrão que sonho em botar um diesel nele, tenho um Pajero 99 Full diesel automático, o único que é meu desde zero km, já fiz motor também, e agora há dois meses, comprei uma Toyota Prado 94 vinho, inteirona, mas muito inteira mesmo, parece que ninguém nunca andou nela apesar de seus 75 mil kms, comprovados pelas revisões/datas.
Tanto o Pajero quanto a CHerokee já fizeram a serra do rio do Rastro, praia da ponta das Galhetas no Farol de Santa Marta, Guarda do Embaú, Praia do Ferrugem e tantas outras belezas naturais que vocês/nós temos por aí e por esse Brasilzão afora.
Abraço e tô torcendo pra que resolva logo os problemas na Cherokee.
Hilario.
Vc tem uma coleção de 4x4 aí heim. Não quer comprar uma Cherokee Sport branca... hehe
Pelo visto vc aí do RJ conhece melhor as praias do sul de SC do que eu. O farol de Sta Marta é um "belo" lugar pra Cherokee dar uma enguiçada :putz:, principalmente quando vc sai de lá a noite e passa por aquele trecho de areia por tras do morro do farol, de quem vem da Galheta p/ o farol. (esse negócio de enguiçar já tá virando paranóia).
Antes da XJ eu tinha um Samurai 95, era durinho, mas nesse eu tinha muito mais confiança.
Vou levar a Cherokee no eletrecista na segunda-feira. Depois eu repasso aqui qual era o defeito.
Reginaldo B
09/12/2010, 12:15
já to começando a ficar preocupado com a cheroka depois desses comentários, comprei a minha faz 1 mês e tá tudo blz, mas começo a ficar receoso de dar uns passeios mais longe com ela!!!
será que todas tem esses probleminhas de parar na estrada do nada?? alguém tem uma cheroka que nunca teve essas panes misteriosas?? é um carro confiável pra eu me meter nuns fundões??
eu tinha um niva e ia de boa, nunca fiquei parado, mesmo com amortecedor estourado uma vez, carbura sujo em outra, problema com bateria, pneu furado, etc...
Sergio Rocha
09/12/2010, 13:21
alguém tem uma cheroka que nunca teve essas panes misteriosas??
Eu.
[]´
Ronaldo B.
09/12/2010, 16:02
Eu.
[]´
X2....
Cheguei a fazer viagem de mais de 600km sem problema algum.
[]´s
Comprei a minha com 118.000km a mais de 2 anos, já rodei uns 40.000 e nunca me largou na mão.
Abraços
Enrico SP
09/12/2010, 17:48
A minha 97 já deu alguns probleminhas corriqueiros do dia a dia mas elétrica graças a Deus nunca deu dor de cabeça, viajo 600 km com ela semana sim semana não, se não fosse a sede dela (6 km/l na estrada!!) era o cara mais feliz do mundo!
já to começando a ficar preocupado com a cheroka depois desses comentários, comprei a minha faz 1 mês e tá tudo blz, mas começo a ficar receoso de dar uns passeios mais longe com ela!!!
será que todas tem esses probleminhas de parar na estrada do nada??
Reginaldo, eu tenho a Cherokee a dois anos. Pelas minhas buscas aqui no fórum atras de probleminhas e manias cherokeanas eu pude constatar, até pelos comentários dos proprietários aqui do fórum, que vários defeitinhos que constumam dar em uma vai dando nas outras, é impressionante.
Logo no dia que comprei a minha, quando estava trazendo de Fpolis pra Criciúma ela já demonstrou a primeira mania, acendendo a luz do airbag e desligando os ponteiros do velocimetro e do contagiros. Foi a saudação de boas-vindas. Descobri aqui no fórum que tinha que pressionar o painel dos intrumentos pra trás que voltava ao normal, era só mal contato. De vez em quando acontece isso.
Aí eu fico pensando se a pessoa leva a cherokee numa oficina pra ver esse esse defeito engana-bobo do airbag estar aceso, nem quero imaginar o que o mecânico vai fazer?
Ter que ser rebocado esta foi a primeira vez. Mas pra quem já passou pelo problema do sensor de rotação, já tá ficando chato isso. :sad:
Reginaldo B
09/12/2010, 18:26
Bem, pelo menos estou vendo que não são assim tão frequentes os problemas desse nível, sábado pretendo ir pescar com ela pra estrear no mato, tomara que corra tudo bem, senão vou pagar mico com os amigos kkkkk
Senhores, lendo os relatos, indicando vários problemas próximos do painel, lhes pergunto:
Haveria a possibilidade do painel ter sido mexido pelo antigo proprietário/lojista para eventual alteração do hodômetro?:pensativo:
Sabendo que quem faz esse tipo de serviço é mecânico ou eletricista de péssima categoria, que não deu certo na honestidade, talvez tenham feito alguma besteira.
Aos que têm esses problemas sugiro ir em um eletricista de verdade, para que saque o painel e replugue todos os contatos.
Acho que com uns R$ 50,00 de mão de obra dá para resolver o problema.:concordo:
MARCELOLUCHESI
10/12/2010, 10:04
Ja tentaram limpa contatos nos terminais? Eu consertei o radio com isso.
Limpa contatos é a nona maravilha do mundo!!
Glaicon, esse problema de mau contato no painel é característico das cherokees. Mas vou pedir pro eletricista (que é de confiança) dar uma olhada nisso pra ver se essa chavinha acesa tem haver com os conectores.
Marcelo, essa do botão do rádio eu li o seu tópico. Pra variar, o rádio original da minha também tem isso (até no rádio a cherokee tem mania :neutral: ). Assim que a XJ estiver funcionando é a primeira coisa que vou fazer, tacar um spray no botão. Eu até já tinha tentado isso um tempo atrás com um lubrificante, mas não era com spray, aí não tem como lubrificar a parte do botão lá dentro.
O legal é quando vc vai tentar abaixar o som e ele vai aumentando que nem maluco. Que stress. :parede:
MARCELOLUCHESI
10/12/2010, 17:02
arranca a parte plastica do botão do volume e enfia a vareta do limpa contatos la dentro mas tem que ser limpa contatos da umas 3 ou 4 expreizadas girando a parte metalica do botao do volume deixe secar uns 5min e ligue o radio vai girando o botao do vol. para ambos lados em seguida fica perfeito!!
Resolvido. O problema estava num fio dentro de um chicote atrás do painel.
Um simples fio que deixa a Cherokee parada e com uma luz acesa no painel que só serve pra fazer confusão na hora de achar o defeito.
Antes disso, foi consultado um "especialista" que já foi logo colocando a culpa no módulo do alarme, da codificação, etc.
Pelas pesquisas que fiz aqui no fórum, vi que esse problema geralmente é de mau-contato.
A sorte que o eletricista, que é um amigo, resolveu vasculhar naquela monteira de fio, um por um, pra ver se achava o defeito. Deu trabalho mas acabou achando. :concordo:
Senão, teria que levar no especialista pra mexer no módulo, e não resolveria o defeito. :putz:
Resolvido. O problema estava num fio dentro de um chicote atrás do painel.
Que bom que as sugestões não ficaram longe disso:concordo:
Priscilla Bortoluzzi
11/02/2015, 22:02
O motor não vira , a luz com a chave cortada fica acesa direto, os ponteiros estão bem loucos ... Combustível e os outros ....acende e apaga tudo várias vezes !!!! Já fui rebocada só esse mês umas 5 vezes .... Levei num mecânico de minha confiança e ele disse que o motor está novo !!!! Perfeito !!! Procurei um eletricista .... Ele verificou todos fusíveis .... Os cabos do rádio que coloquei a pouco tempo .... O sensor de ré que tb coloquei .... E nada !!!! Bateria nova !!!! E nada !!! Parti para um chaveiro ... Fiz uma chave nova codificada e troquei as baterias do controle do alarme .... No início o carro pegou !!!! Depois ao retornar para casa começou tudo outra vez .... Em uma semana já gastei mil reais ....e não solucionei meu problema ....será que devo levar na autorizada ???? E morrer e mais grana ???? Pensei em eu mesma desmontar ela é achar algum fio solto rsrsrs total estou ficando muito preocupada e intrigada .... Me ajudem !!!
Boa tarde pessoal, possuo uma cherokee sport (xj) 98, estava andando numa boa quando todos os relogios do painel pararam de marcar e apagou o motor e nao pegou mais, a iluminacao e o odometro funcionam, mas os relogios nenhum marca nada, e acendeu a luz do codigo da chave, com isso cortou a corrente que vai pra bobina tbm, queria saber se alguem ja passou por isso do painel??? revisei todos os fusiveis e reles e ta tudo ok
Boa tarde pessoal, possuo uma cherokee sport (xj) 98, estava andando numa boa quando todos os relogios do painel pararam de marcar e apagou o motor e nao pegou mais, a iluminacao e o odometro funcionam, mas os relogios nenhum marca nada, e acendeu a luz do codigo da chave, com isso cortou a corrente que vai pra bobina tbm, queria saber se alguem ja passou por isso do painel??? revisei todos os fusiveis e reles e ta tudo ok
Você tem chave reserva para testar?
Se funcionar, é problema da chave original.
Se der o mesmo problema, é problema na viatura, facilitando a descoberta do problema.
Boa sorte!:concordo:
ARMANDO1965
16/07/2024, 23:26
:putz::dance:
Para quem tem XJ é o seguinte: tive o mesmo problema e a causa era mal contato nos soquetes do painel que ficam atras dos mostradores. Vejam primeiro como desmontar porque a desmontagem segue uma sequencia. Limpar os soquetes com spray, bem devagar "entortar" pouca coisa os pinos, de modo a garantir novamente o contato. Muito cuidado na operação para nao quebrar.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.