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Ver Versão Completa : Câmbio automático Grand Vitara



Pedro Brito
05/12/2010, 19:27
Olá Pessoal,

Em clima de "eu, eu, eu o Cruzeiro se..." :odedo::dance: venho compartilhar minha felicidade com os colegas.

Pela enésima vez que meu Samurai quebrava o feixe de molas, eu decidi trocar de Jipe. Fazendo as contas, consegui comprar um Grand Vitara 3 portas 1.6 16v.
(Em tempo posto algumas fotos). Estou satisfeitíssimo até agora com o "Gaspar".
É um excelente carro para a cidade, com uma boa motorização, cabe em qualquer vaga, enfim, tem confortos que meu antigo Samurai não tinha. Ainda não tive tempo de colocar ele no mato, mas pretendo.

Estou recorrendo ao Forum para uma dúvida que veio junto com ele: o câmbio automático. Já esqueci que tenho pé esquerdo, já descobri que para forçar a troca de marchas é só dar um toquinho no acelerador, além de outros truques.

Minha dúvida é: a única forma de reduzir a marcha é diminuindo a velocidade? Pode parecer uma pergunta óbvia, mas se existe alguma dica para reduzir a marcha em subidas por exemplo, seria de grande ajuda. Sinto muita falta de ter o controle de poder reduzir de acordo com a necessidade. Isso é possível?

Grande abraço a todos do Forum.

Newton Guerra
05/12/2010, 21:31
Pedro, parabéns pela aquisição, o GV é um belo carro. Adoro carros automáticos.

Com o tempo, você se acostuma a tirar o máximo dele, aprende a trocar as marchas quase como se fosse manual.

Existe um cabo que se chama kickdown, que força a redução de marcha quando você pisa fundo no acelerador. Veja se o seu está bom. Fora isso, se pisar mais e o carro "sentir" necessidade, ele deve reduzir. Outra opção é ligar o power, ele troca mais tarde a marcha, comparando com a mesma pisada e a tecla power desligada.

Em estradas, eu gosto muito de usar o botão do overdrive. Ele fica na alavanca de propósito, para facilitar o uso. Com o overdrive off, ele muda para a terceira marcha (desliga a quarta ou overdrive). Numa subidinha, para ultrapassar ou até mesmo para entrar mais forte numa curva, experimente apertar o botão e desligar o O/D. O torque melhora muito e não é necessário pisar tanto no acelerador. Depois nã esquece de ligar de novo.

Outra coisa que você pode fazer à vontade é mudar a marcha na alavanca, passar do D para 2 ou 1 (L). Você sabe que no carro automático você pode passar de D para 2 ou L a qualquer velocidade? Dá medo, hehehe. Mas se você estiver a 120 km/h e quiser fazer uma frenagem de emergência pode tacar em 2 ou até mesmo em L. Ele vai passar para a 3 no limite de giro, depois para 2 no limite de giro e depois para L no limite também.

O câmbio auto é muito legal, aprenda a usá-lo bem e é só alegria.

Outra coisa. Se a alavanca estiver em "2" e a tecla power ligada, o carro sai na segunda marcha, não usa a primeira. Isso serve para situações de piso sem aderência: neve, areia fofa ou lama.

Abraços

Pedro Brito
06/12/2010, 13:04
Pedro, parabéns pela aquisição, o GV é um belo carro. Adoro carros automáticos.

Com o tempo, você se acostuma a tirar o máximo dele, aprende a trocar as marchas quase como se fosse manual.

Existe um cabo que se chama kickdown, que força a redução de marcha quando você pisa fundo no acelerador. Veja se o seu está bom. Fora isso, se pisar mais e o carro "sentir" necessidade, ele deve reduzir. Outra opção é ligar o power, ele troca mais tarde a marcha, comparando com a mesma pisada e a tecla power desligada.

Em estradas, eu gosto muito de usar o botão do overdrive. Ele fica na alavanca de propósito, para facilitar o uso. Com o overdrive off, ele muda para a terceira marcha (desliga a quarta ou overdrive). Numa subidinha, para ultrapassar ou até mesmo para entrar mais forte numa curva, experimente apertar o botão e desligar o O/D. O torque melhora muito e não é necessário pisar tanto no acelerador. Depois nã esquece de ligar de novo.

Outra coisa que você pode fazer à vontade é mudar a marcha na alavanca, passar do D para 2 ou 1 (L). Você sabe que no carro automático você pode passar de D para 2 ou L a qualquer velocidade? Dá medo, hehehe. Mas se você estiver a 120 km/h e quiser fazer uma frenagem de emergência pode tacar em 2 ou até mesmo em L. Ele vai passar para a 3 no limite de giro, depois para 2 no limite de giro e depois para L no limite também.

O câmbio auto é muito legal, aprenda a usá-lo bem e é só alegria.

Outra coisa. Se a alavanca estiver em "2" e a tecla power ligada, o carro sai na segunda marcha, não usa a primeira. Isso serve para situações de piso sem aderência: neve, areia fofa ou lama.

Abraços

Caro Newton;

Por acaso hoje vindo para o trabalho tive de subir uma ladeirinha mais pesada e acelerei mais fundo. Para minha surpresa e para confirmar sua dica, ele reduziu sim !!! :palmas: Agora, depois de 2 semanas guiando no automático, acho que estou começando a pegar a manha mesmo. Na verdade é muito simples, né....basta esquecer do pé esquerdo.

Quero pegar estrada com ele e ver seu comportamento. Consumo é o que mais me deixa curioso, mas agora não dá pra se arrepender....hehehehe.

Enfim. Muito obrigado pelas dicas.:concordo: Realmente é um grande carro.

Abraços.

Giovanni Morano
06/12/2010, 22:36
Pedro, parabéns pela aquisição, o GV é um belo carro. Adoro carros automáticos.

Com o tempo, você se acostuma a tirar o máximo dele, aprende a trocar as marchas quase como se fosse manual.

Existe um cabo que se chama kickdown, que força a redução de marcha quando você pisa fundo no acelerador. Veja se o seu está bom. Fora isso, se pisar mais e o carro "sentir" necessidade, ele deve reduzir. Outra opção é ligar o power, ele troca mais tarde a marcha, comparando com a mesma pisada e a tecla power desligada.

Em estradas, eu gosto muito de usar o botão do overdrive. Ele fica na alavanca de propósito, para facilitar o uso. Com o overdrive off, ele muda para a terceira marcha (desliga a quarta ou overdrive). Numa subidinha, para ultrapassar ou até mesmo para entrar mais forte numa curva, experimente apertar o botão e desligar o O/D. O torque melhora muito e não é necessário pisar tanto no acelerador. Depois nã esquece de ligar de novo.

Outra coisa que você pode fazer à vontade é mudar a marcha na alavanca, passar do D para 2 ou 1 (L). Você sabe que no carro automático você pode passar de D para 2 ou L a qualquer velocidade? Dá medo, hehehe. Mas se você estiver a 120 km/h e quiser fazer uma frenagem de emergência pode tacar em 2 ou até mesmo em L. Ele vai passar para a 3 no limite de giro, depois para 2 no limite de giro e depois para L no limite também.

O câmbio auto é muito legal, aprenda a usá-lo bem e é só alegria.

Outra coisa. Se a alavanca estiver em "2" e a tecla power ligada, o carro sai na segunda marcha, não usa a primeira. Isso serve para situações de piso sem aderência: neve, areia fofa ou lama.

Abraços

Newton, finalmente alguem que me explicasse direito todas as marchas!
Ja sabia de muita coisa que tem ai, mas não assim tão didaticamente entendido!:concordo:

Obrigado! Isso vale para todos os carroS automaticos? L200, pajero tudo?

Newton Guerra
07/12/2010, 08:46
Newton, finalmente alguem que me explicasse direito todas as marchas!
Ja sabia de muita coisa que tem ai, mas não assim tão didaticamente entendido!:concordo:

Obrigado! Isso vale para todos os carroS automaticos? L200, pajero tudo?

Giovanni, vale sim. Hoje em dia existem caixas mais modernas e com muitas outras funções, como as Tiptronic. Mas as "normais" têm o mesmo funcionamento. Algumas podem não ter a tecla power ou sport.

A condução do carro auto pode não ser esportiva como um manual, mas quando você acostuma a tirar o máximo dele a condução fica muito legal. Em trilhas com muita erosão elas são show de bola. Fora que elas são seladas (só tem o respiro, normalmente acima da vareta de óleo), pode mergulhar à vontade que não tem o problema da embreagem.

Abraços

Denis4x4
07/02/2011, 02:02
Giovanni, vale sim. Hoje em dia existem caixas mais modernas e com muitas outras funções, como as Tiptronic. Mas as "normais" têm o mesmo funcionamento. Algumas podem não ter a tecla power ou sport.

A condução do carro auto pode não ser esportiva como um manual, mas quando você acostuma a tirar o máximo dele a condução fica muito legal. Em trilhas com muita erosão elas são show de bola. Fora que elas são seladas (só tem o respiro, normalmente acima da vareta de óleo), pode mergulhar à vontade que não tem o problema da embreagem.

Abraços

Oi Newton beleza?!

Também acabei de adquirir uma GV 2000 2.0 automática e estou aprendendo a utilizar este câmbio! Obrigado pelas dicas! vou testar!

Abraço, Denis.

Marco-Maga
07/02/2011, 12:29
Oi Newton beleza?!

Também acabei de adquirir uma GV 2000 2.0 automática e estou aprendendo a utilizar este câmbio! Obrigado pelas dicas! vou testar!

Abraço, Denis.

Denis,

É isso aeee...

O Newton é especialista em Gv auto e varias outras coisas no carro, ele é gente boa..

Qq duvida manda MP para ele..

Boa sorte com a viatura nova..:concordo:

Denis4x4
07/02/2011, 13:01
Maga, o carro está na higienização agora!!! Creio que pra hoje vai ficar tarde, mas podemos dar uma testada nela amanhã e, se der, já aproveito pra trocar o óleo, filtro e fazer a verificação do óleo dos diferenciais....

Marco-Maga
07/02/2011, 13:43
Maga, o carro está na higienização agora!!! Creio que pra hoje vai ficar tarde, mas podemos dar uma testada nela amanhã e, se der, já aproveito pra trocar o óleo, filtro e fazer a verificação do óleo dos diferenciais....


Denis,

Sem problemas, qq coisa me ligue...:concordo:

Newton Guerra
07/02/2011, 15:39
Denis,

É isso aeee...

O Newton é especialista em Gv auto e varias outras coisas no carro, ele é gente boa..

Qq duvida manda MP para ele..

Boa sorte com a viatura nova..:concordo:

Especialista é uma palavra muito forte! :odedo:

Fuçador talvez seja mais adequado :mrgreen:

Sergio Prado
08/03/2011, 16:47
Prezado Newton Guerra
Vc deu uma aula de Cambio Auto, aprendi muito agora tb, parabens e muito obrigado.
Gostaria de aproveitar para lhe pedir uma opniao:
Estou prestes a comprar um GV, qual o carro exato que vc me aconselha comprar?
GV 2.5 DIESEL
OU GV 2.0 16V?

Existe algum ano especial neste carro?

Mais uma vez agradeço
Grande abraço
Sergio Prado

Marco-Maga
08/03/2011, 18:13
Especialista é uma palavra muito forte! :odedo:

Fuçador talvez seja mais adequado :mrgreen:


Newtão,

Então digamos, bom fuçador...

Eu que queria ser fuçador como vc...kkkkkk:concordo:

Marco-Maga
08/03/2011, 18:15
Prezado Newton Guerra
Vc deu uma aula de Cambio Auto, aprendi muito agora tb, parabens e muito obrigado.
Gostaria de aproveitar para lhe pedir uma opniao:
Estou prestes a comprar um GV, qual o carro exato que vc me aconselha comprar?
GV 2.5 DIESEL
OU GV 2.0 16V?

Existe algum ano especial neste carro?

Mais uma vez agradeço
Grande abraço
Sergio Prado


Sergio,

Acho que o newton tb é da mesma opnião, sem duvidas o gasolina 2.0 16v..

A Tracker(GV) a diesel, não se adaptou muito bem ao nossa diesel e da varios problemas..:concordo:

Gv a gasolina qq ano e tracker tb..

Giovanni Morano
09/03/2011, 17:46
Prezado Newton Guerra
Vc deu uma aula de Cambio Auto, aprendi muito agora tb, parabens e muito obrigado.
Gostaria de aproveitar para lhe pedir uma opniao:
Estou prestes a comprar um GV, qual o carro exato que vc me aconselha comprar?
GV 2.5 DIESEL
OU GV 2.0 16V?

Existe algum ano especial neste carro?

Mais uma vez agradeço
Grande abraço
Sergio Prado

Vai de gasolina!:dance:
é muito simples! e nem sai fumaça! hehe

fchataignier
11/04/2011, 17:55
Amigos,
Já que temos um especialista (ou vários), gostaria de saber mais sobre o GV com câmbio automático.
Qual o consumo médio na cidade e na estrada com ar condicionado ligado?
Em termos de manutenção, o CA da muito problema ?
A mevcânica do CA é mais cara que do CM ?
Parq uem precisa pegar terrenos pedregosos em uma subida forte (na Hilux Diesel 2.8 4x4 CD eu sempre subo alternando 3a reduzida e 2a reduzida 4x4), para quem pega lama, terrenos onde o carro tende a derrapar muito por ser liso, para quem vai precisar eventualmente colocar corrente nos pneus, ou subir com uma carretinha de reboque, quais os problemas que devo esperar se optar por um carro com CA ?
Na cidade, concordo com vocês que o CA é uma delícia.
Abraços e agradeço desde já os comentários.
Fernando/RJ

Giovanni Morano
11/04/2011, 18:08
Tenho o privilegio de ter o meu GV 2.0 auto! e andar muito no carro do meu sogro, que é uma Tracker 2009 manual, posso afirmar que o auto é bem mais confortavel, e nao da problemas! Agora o manual é bem mais economico... e para trilhas de mudança de marchas rapidas é bem melhor!!

Eu nao troco meu auto por nenhum manual!:)

Elisson
12/04/2011, 09:21
Tenho o privilegio de ter o meu GV 2.0 auto! e andar muito no carro do meu sogro, que é uma Tracker 2009 manual, posso afirmar que o auto é bem mais confortavel, e nao da problemas! Agora o manual é bem mais economico... e para trilhas de mudança de marchas rapidas é bem melhor!!

Eu nao troco meu auto por nenhum manual!:)


Não faz inveja caramba, andei num vitarinha auto e fiquei louco!!!! :oops:

fchataignier
14/04/2011, 20:23
É...
Mas ainda não estou seguro de como se comporta um carro com cambio automático na lama, naquelas subidas onde o carro vai patinando, e a gente só consegue vencer no talento, na arte de pilotar...:putz:
Mas na cidade, concordo que é uma delicia...
Viciante...
Alguém já meteu um par de correntes num Vitara com cambio automático ?
Qual o report do comportamento do carro nessas condições ?
Mudando um pouco do assunto, algum de vocês já viu um GV de 3 portas (ou 2) com kit GNV? Qual o melhor lugar (ou único) para instalar o cilindro?
Fica bom? O motor aguenta?
Penso nisso pois o preço da gasolina está alto e não para de crescer. Na cidade, no uso urbano, o GNV é uma mão na roda (ou um alívio na carteira), pelo menos aqui no RJ.
Abraços

Giovanni Morano
14/04/2011, 22:35
Eu acredito que se souber usar, é até melhor! Exemplo, tem outras opções! tem o 1 o 2, tem o Power, então acho que é saber usar... agora ligar o D e achar que nao vai atolar...:concordo:

Denis4x4
13/07/2011, 21:54
Newton / Pessoal, blz?

Estou tendo problemas com o meu câmbio automático, onde quando engato "D" ou "R" dá um tranco, que chega até a cantar pneu... Percebo que após o carro estar quente, quando vou engatar, o mesmo tranco não acontece... Alguém já teve este problema ou sabe o que pode ser!?

Já verifiquei o óleo numa loja especializada em troca de óleo e não num especialista em câmbio automático e eles me disseram que está bom.... mas, pelo que já li, já não tenho certeza e a esperança de não ter que mexer no câmbio ainda permanece... rsrsrsrs

Obrigado e abraços a todos!!!

Denis.

Newton Guerra
13/07/2011, 23:08
Denis, não é normal não. Dá uma ligada para esse cara aqui:

Paulinho: 11-36811044. O Daniel mecânico disse que ele é fera em câmbio auto e muito honesto.

Segunda-feira vou levar o Vitarinha pra ele, estou com algum vazamento no câmbio.

Abraços

Denis4x4
13/07/2011, 23:14
Oi Newtão!! obrigado pela resposta!

Também estou precisando levar a GV para trocar o retentor do volante que está vazando.... preciso marcar logo com o Daniel, mas to sem tempo e com um único carro.... aí fica bem difícil! rsrsrsrs

Amanhã converso com o Paulinho! obrigado pelo contato! e o cara só mexe com câmbio automático!?

Obrigado e abraço,

Denis.

LUIZ MIRANDA
24/09/2014, 09:37
Newton / Pessoal, blz?

Estou tendo problemas com o meu câmbio automático, onde quando engato "D" ou "R" dá um tranco, que chega até a cantar pneu... Percebo que após o carro estar quente, quando vou engatar, o mesmo tranco não acontece... Alguém já teve este problema ou sabe o que pode ser!?

Já verifiquei o óleo numa loja especializada em troca de óleo e não num especialista em câmbio automático e eles me disseram que está bom.... mas, pelo que já li, já não tenho certeza e a esperança de não ter que mexer no câmbio ainda permanece... rsrsrsrs

Obrigado e abraços a todos!!!

Denis.


Denis,

Resolveu o problema do tranco no câmbio? O que era? quanto custou? o meu está com o mesmo problema, só que não canta pneu.

R-Mendes
30/11/2016, 21:14
Denis,

Resolveu o problema do tranco no câmbio? O que era? quanto custou? o meu está com o mesmo problema, só que não canta pneu.

Também precisando saber o que deu, estou com o mesmo problema e não se descobre o que é...

marzavabo
01/08/2017, 15:20
Pedro, parabéns pela aquisição, o GV é um belo carro. Adoro carros automáticos.

Com o tempo, você se acostuma a tirar o máximo dele, aprende a trocar as marchas quase como se fosse manual.

Existe um cabo que se chama kickdown, que força a redução de marcha quando você pisa fundo no acelerador. Veja se o seu está bom. Fora isso, se pisar mais e o carro "sentir" necessidade, ele deve reduzir. Outra opção é ligar o power, ele troca mais tarde a marcha, comparando com a mesma pisada e a tecla power desligada.

Em estradas, eu gosto muito de usar o botão do overdrive. Ele fica na alavanca de propósito, para facilitar o uso. Com o overdrive off, ele muda para a terceira marcha (desliga a quarta ou overdrive). Numa subidinha, para ultrapassar ou até mesmo para entrar mais forte numa curva, experimente apertar o botão e desligar o O/D. O torque melhora muito e não é necessário pisar tanto no acelerador. Depois nã esquece de ligar de novo.

Outra coisa que você pode fazer à vontade é mudar a marcha na alavanca, passar do D para 2 ou 1 (L). Você sabe que no carro automático você pode passar de D para 2 ou L a qualquer velocidade? Dá medo, hehehe. Mas se você estiver a 120 km/h e quiser fazer uma frenagem de emergência pode tacar em 2 ou até mesmo em L. Ele vai passar para a 3 no limite de giro, depois para 2 no limite de giro e depois para L no limite também.

O câmbio auto é muito legal, aprenda a usá-lo bem e é só alegria.

Outra coisa. Se a alavanca estiver em "2" e a tecla power ligada, o carro sai na segunda marcha, não usa a primeira. Isso serve para situações de piso sem aderência: neve, areia fofa ou lama.

Abraços

Muito boa a explicação! Acabamos de comprar um GV argentino 2001 2.0 16v a gasolina, e quase tive um treco. Na estrada não consigo passar dos 80km/h e não estou gostando nada do automático. Talvez seja falta de costume. Vamos tentar dirigir conforme suas dicas. Alguém que tem um desses pode dizer se é isso mesmo, bem lento na estrada? Na cidade até que vai bem, mas gasta bastante.

Chuva
02/08/2017, 07:26
O Cambio auto da GV3 melhora consideravelmente com a manutenção periodica

Grand Vitara III Troca de Fluido de Cambio Automatico - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=YUwL1QH4q1Q)

Grand Vitara III V6 Troca de Fluido de Cambio Auto - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=q4vSUFSI8Gs)

Newton Guerra
02/08/2017, 08:02
Muito boa a explicação! Acabamos de comprar um GV argentino 2001 2.0 16v a gasolina, e quase tive um treco. Na estrada não consigo passar dos 80km/h e não estou gostando nada do automático. Talvez seja falta de costume. Vamos tentar dirigir conforme suas dicas. Alguém que tem um desses pode dizer se é isso mesmo, bem lento na estrada? Na cidade até que vai bem, mas gasta bastante.

Tem algo errado com seu carro. Não é normal esse desempenho tão fraco. O carro não é um avião, mas até 120 chega na boa e sem esforço, mesmo com o carro carregado.