Ver Versão Completa : Adaptação de freio a disco na trazeira - F-1000
Tio Eddie
05/12/2010, 17:55
PessoALL,
Boa tarde!
Alguém já adaptou freio a disco ou tem idéia do que caberia no eixo trazeiro de uma F-1000 (eixo D44 LSD) ???
Ainda não conversei com o meca, e gostaria de chegar na oficina com a idéia mais amadurecida.
Desde já agradeço as opiniões :concordo:
[]s
Edintruder
05/12/2010, 19:56
Bem, eu estou com o kit de freio a disco que veio no eixo 4x4 que comprei justamente para colocar na Femil. Tenho 2 pontos pra pensar, o freio de estacionamento que posso clocar na própria CT, e como fazer os suportes para as pinças. Se eu encontrasse esse suporte pronto pro eixo traseiro eu instalo na mesma hora! Com isso, preciso apenas arrumar uma válvula de carga para nãoo travar as rodas traseiras por qualquer coisa.
Tio Eddie
05/12/2010, 20:03
Humm....
Pelo que entendo o próprio sistema dianteiro de freio da femil serviria....
Precisaria de suporte pras pinças, freio de estacionamento e "abs"...rsrsrrs é isso mesmo Edin???
E será que é muita ciência este suporte para as pinças?
[]s
Edintruder
05/12/2010, 20:09
Na verdade esse suporte é uma chapa que prende nos 4 parafusos que atualmente seguram a campana do freio, então é retirar a campana e colocar o suporte prendendo na manga de eixo, porém o esforço dessa peça é consideravelmente grande, dessa maneira tem que se algo bem robusto e que não flexione. Acredito que em chapa 5/16 já seria o suficiente.
Eu tenho que tirar essas peças do freio da Femil e colocar o disco de freio no flange do semi-eixo pra ver se essa chapa tem que ser muito curva ou quase reta.
Tio Eddie
05/12/2010, 20:17
Entendi.
Esta semana, assim que tiver uma folguinha vou até a oficina dar uma especulada sobre o assunto...
Confesso que se o próprio freio da femil servir, me agrada muito por conta de manutenção e peças.
Edintruder
05/12/2010, 20:20
Tio, acho que serve sim. Pra isso basta que o flange da roda traseira entre no disco de freio.
edubasile
05/12/2010, 20:57
Se não me engano, acho que a XLT 98 saiu com freio a disco na traseira, realmente não tenho certeza pois uma vez estava procurando uma coroa e pinhão pra minha e vi um eixo traseiro com freio a disco pra vender, acabei não comprando pois a relação era diferente e era exatamente isso que estava procurando.
Tenho interesse nesse assunto tb, assim que fizer algo coloque umas fotos quem sabe não adapto na minha tb.
Um abraço a todos, Edu
Carlos A. C. Azevedo
05/12/2010, 21:11
Olha só pra complicar um pouco mais, como ficaria o freio de estacionamento com freio a disco na traseira? puxando o a alavanca ia acionar alguma coisa hidraulica pra pressionar a traseira???:pensativo:
Tio Eddie
05/12/2010, 21:14
Olha só pra complicar um pouco mais, como ficaria o freio de estacionamento com freio a disco na traseira? puxando o a alavanca ia acionar alguma coisa hidraulica pra pressionar a traseira???:pensativo:
Carlos
Este é um outro ponto a ser estudado....
Edintruder
05/12/2010, 21:16
O mais simples e seguro seria instalar uma trava carneiro e deixar tudo freiado.
O mais simples e seguro seria instalar uma trava carneiro e deixar tudo freiado.
Ou descer correndo e colocar um tijolo de 6 furos em baixo do pneu... ahuhauah
Edintruder
06/12/2010, 10:01
Brinca com isso, mas quando trabalhava em terminal de containers, uma vez vi um caminhão (pau velho) que fazia o puxe entre o porto e os terminais fazendo exatamente isso aí. O cara matou tudo o que deu na caixa, desceu da cabine e derrubou uma pedra que estava em cima do tanque de diesel na frente da roda traseira do cavalo. O caminhão passou por cima da pedra, ele pegou a pedra e jogou de novo. Não preciso dizer que se ele escorrega ali, o eixo da carreta pegava ele e que se tratava de um FNM, ou "fenemê".
Proibi o cara de entrar no terminal, mas ele continuou rodando mais algum tempo assim. Pra mim isso foi algo fora da realidade, e não me animo a fazer não! rsrsrsr
Pra freio de estacionamento, pode-se tentar mandar fazer um disco de freio pra prender na saída da CT antes do cardam, e usar uma pinça à cabo para freiar.
sallespickup
06/12/2010, 10:24
não sou grande especialista, mas o kit de freio a disco do jeep, não seria bem mais facil de colocar na milona???, quanto ao freio de mão esse acho bem facil, é só colocar um burrinho mestre (f 4000) separado atraz do painel corta fogo na direção da alavanca de freio de mão, quando acionado, com a ajuda de um T no cano traz do cilindro mestre, fica acionando os freios traz até ser desacionado.
carlos sallespickup
Só que a prssão constante nos reparos da pinça e nos flexíveis pode trazer surpresas desagradáveis. Apesar da confiabilidade, esses componentes não foram feitos para passar horas sob pressão sem retornar.
Walter L. L. Casitta
06/12/2010, 11:42
A F1000 tem problemas com o freio traseiro ou isso é só farra?
Edintruder
06/12/2010, 12:50
A F1000 freia mal pra cacete! Com certeza um freio à disco já melhora um pouco, sem falar que o sistema se mantém sempre regulado.
SERGIO AUGUSTO
06/12/2010, 15:07
A F1000 freia mal pra cacete! Com certeza um freio à disco já melhora um pouco, sem falar que o sistema se mantém sempre regulado.
Companheiro:
Ilustre suas idéias no link http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=73&edid=7&topicid=2 , voce está no caminho certo,rs. Quem sabe voce "pesca" alguma coisa e "fabrica" um sisteminha inédito nas pick ups. Olha que com um bom torneiro e alguns materiais, da pra se fazer um trabalho.
Abraço
Sérgio
Tio Eddie
06/12/2010, 16:45
A F1000 tem problemas com o freio traseiro ou isso é só farra?
Walter,
Fazendo minhas as palavras do Edin, a F-1000 freia mal pra K7 mesmo!
Além disso os reguladores automáticos do freio a tambor da milona não funcionam desde que eu a comprei, então tenho que ajustar as faixas a cada 15 dias em média.
Além disso, as faixas tem durado uma média de 3-4 meses enquanto as pastilhas do freio a disco, anos a fio.
Isto posto, acredito que possa ser um upgrade interessante.
Alguma sugestão ou consideração?
[]s
Tio Eddie
06/12/2010, 16:50
Companheiro:
Ilustre suas idéias no link http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=73&edid=7&topicid=2 , voce está no caminho certo,rs. Quem sabe voce "pesca" alguma coisa e "fabrica" um sisteminha inédito nas pick ups. Olha que com um bom torneiro e alguns materiais, da pra se fazer um trabalho.
Abraço
Sérgio
Sérgio,
Muito obrigado pelo link! Muito interessante !
Agora, muita eletrônica e off road, alagados e afins...me causa uma certa preocupação.....
Fora isso pesquisando as opções
[]s
Tio Eddie!
O sistema de freio a disco do CJ5, os últimos, é p&p na milona!
Basta colocar uma pinça com freio de estacionamento boa!
Abraços.
Kim.
Walter L. L. Casitta
06/12/2010, 21:13
Tio Eddie!
O sistema de freio a disco do CJ5, os últimos, é p&p na milona!
Basta colocar uma pinça com freio de estacionamento boa!
Abraços.
Kim.
No início o kit do CJ5 usava pinças do Kadet justamente porque tinha freio de estacionamento. Não sei o que o kit usa hoje, mas acho que para a F1000 teria que ser alguma coisa bem maior...
Foi que eu disse Walter!
Pinça boa!!!!
Senão, a coisa zanga!!
dalmolin
06/12/2010, 21:57
Vcs usam o freio de estacionamento ?
eu nao uso a muito teeempo. Alem do qe freia uma roda só , eh melhor procurar um lugar mais plano , do que se pendurar naquele pedalzinho.
qualquer 4x4 , estacionado em 1ª reduzida , aacredito eu que nao seja tao simples virar o motor
Tio Eddie
06/12/2010, 22:08
Freio de estacionamento é a roda dianteira apontada pro meio fio SEMPRE mesmo no plano...rsrsrsrrs
KIM,
Freio a disco do CJ5 com pinças do Kadet.....encontro pronto procurando por isso ou precisarei saber todas as peças e garimpar no fórum pra aprender do que é composto???
[]s preguiçosos
Estou de olho nesse tópico, minha F100 tbm é soda de freiar, era o sistema antigo, sem hidrovácuo, cilindro mestre com 1 saída só pras 4 rodas e pra piorar, tambor nas 4 rodas... Aí adaptei o sistema das Fmil mais modernas, com disco na dianteira, cilindro mestre e hidrovácuo da Ranger 2008, e revisei todo o sistema de tambor na traseira... Só que agora, já coloquei 3 válvulas daquelas de retenção de fluxo, e mesmo assim a bixa arrasta a traseira por qualquer coisa. Estou vendo de colocar um sensor de carga ou até mesmo um registrinho aonde eu mesmo, regularia o poder de frenagem da traseira...
Bom resumindo, vejo que a opção de pinças para a traseira, seria algo como as da S10, Fmil, Silverado, Ranger, etc.
Quanto ao freio de mão/estacionário:
-Usar trava carneiro.
-Usar uma pinça menor como a de kadett que tem cabo de aço pra estacionário, e fazer um esquema de freiar o cardã (fazem mto isso nas Bands, tem esquema pronto aqui no fórum).
Já vi gente que adaptou 2 pinças em 1 disco (por roda), no caso não sei se seria viável montar um esquema desses, aí daria pra usar 4 pinças de Kadett, 2 em cada roda/disco, já com saídas para o freio estacionário, nesse caso, creio que não precisaria freiar as 4 pinças no estacionário, somente 2 acho que já daria conta do recado...
Edintruder
06/12/2010, 23:04
Eu sempre deixo engatada, então freio de estacionamento pra mim não funcionava nem na Ranger! PORÉM, qualquer vistoria que seja necessário fazer num Inmetro da vida, tem que estar funcionando tudo 100%.
Quando eu colocar isso pra funcionar, com certeza será sem estacionário.
pra não ficar arrastando roda à toa na traseira, da pra instalar uma válvula de carga.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-164934103-valvula-proporcionadora-fd-f-1000-7992-_JM
Bom nao to to PC mas existem umas valvulas equalizadoras que permitem regular manualmente no painel a proporcao da frenagem nas rodas traseiras atraves de um dial rotativo como num radio velho ,com escala girando o botao. http://www.wilwood.com/. SDS Pedro
Denis Takashi
07/12/2010, 00:10
Freio de estacionamento é a roda dianteira apontada pro meio fio SEMPRE mesmo no plano...rsrsrsrrs
KIM,
Freio a disco do CJ5 com pinças do Kadet.....encontro pronto procurando por isso ou precisarei saber todas as peças e garimpar no fórum pra aprender do que é composto???
[]s preguiçosos
Tio Eddie,
Os kits traseiros para Cj´s vem com suportes para pinças do kadett, entretanto vejo alguns problemas nesta adaptação :
Se não me engano a ponta da carcaça da F1000 usa 4 parafusos para prender o espelho no eixo, enquanto no Cj eram 6 parafusos, então teria que mexer no suporte, refurando -o ou na pior das hipóteses enchendo-o de solda e furando.
Ao meu ver, as pinças de kadett não darão conta de freiar a F1000, os reparos delas são pequenos e consequentemente geram pouca força nas pastilhas. Além do mais, as pastilhas deste modelo de pinça tem a fama de desgastar muito rápido, resultando em manutenção frequentes, geralmente caras ....
Particularmente, acho os discos dianteiros da f1000 um pouco exagerados para a traseira, além dos mesmos exigirem o uso de pinças especiais para discos ventilados ( F1000, S10, D20...)
O meu palpite seria o uso de discos de CJ (que são relativamente fáceis de serem encontrados) com pinças de veiculos leves ( gol, corsa), assim teria um kit com baixo custo e bem resistente. É algo parecido com o que meu pai faz para os Cj´s ; http://rataooffroad.wordpress.com/freio-a-disco-traseiro/
Na pior das hipóteses adapta-se 2 pinças por roda, uma para ser a "principal" e outra para freio de mão, sendo acionado por um circuito hidráulico independente.
Abraço
Tio Eddie
07/12/2010, 00:20
Tks Denis!
De fato uma das preocupações é manter a razão de frenagem maior na dianteira. Kit do CJ com pinça de gol ou de similares parece interessante....
Vocês cmercializam estes kits?
[]s
Edintruder
07/12/2010, 01:55
As pinças da Kombi serviriam, pois são fortes o suficiente para a F1000 e mais fracas que as pinças dianteiras da F1000.
Tio Eddie!
Olha aqui:
http://www.superbreakdisk.com.br/produtos.html
3o produto em destaque.
Somente o suporte de piça tem que ser diferente, com 4 furos e, quadrada, não redonda.
xxxtripod
08/12/2010, 00:48
e se usar um completo da explorer???
num serve???
Os discos do kit mostrado pelo kim são os dianteiros do NIVA, e custam R$ 140,00 na sarancar.
O suporte das pinças, qq bom torneiro faz. Para ficar bem reforçado, um chapa de aço 1020 de 3/8" dá e sobra. Resta correar atrás das pinças.Que eu saiba, as opções de pinça com sistema de freio de mão a cabo de carros nacionais são Kadett, Tempra e Golf/outros VW.
Ainda pensando em pinças, tem alguma pickup média/suv nacional que tenha freio a disco na traseira e acionamento a cabo na própria pinça? É algo a se pensar.
robson010203
08/12/2010, 12:52
Os discos do kit mostrado pelo kim são os dianteiros do NIVA, e custam R$ 140,00 na sarancar.
O suporte das pinças, qq bom torneiro faz. Para ficar bem reforçado, um chapa de aço 1020 de 3/8" dá e sobra. Resta correar atrás das pinças.Que eu saiba, as opções de pinça com sistema de freio de mão a cabo de carros nacionais são Kadett, Tempra e Golf/outros VW.
Ainda pensando em pinças, tem alguma pickup média/suv nacional que tenha freio a disco na traseira e acionamento a cabo na própria pinça? É algo a se pensar.
o ford trânsit tem mas vai ver o preço disso?
Tio Eddie
08/12/2010, 12:56
Agradeço a todos pelas opiniões e sugestões até o momento!
Amanhã encosto a Milona para revisar a CT que está com um vazamento na saida do cardan dianteiro e uma folga no eixo de acionamento, vou aproveitar e instalar as RL WARN e discutir ao longo do dia o assunto do freio a disco com o pessoal da oficina.
Quem sabe não surge alguma outra idéia...rsrs
[]s
RoadRunner
08/12/2010, 13:18
Tio Eddie,
Fugindo um pouco do foco...
E se converter a Femil para Hidroboost (ByeBye Hidrovacuo), revisar os freios traseiros e instalar uma valvula de fluxo mais refinada?
Freios a tambor costumam ser lembrandos pelo sossego de manutenção e longa vida util. E quem freia mesmo nas picapes é o eixo dianteiro.
Viajei muito? :pensativo:
Tio Eddie
08/12/2010, 13:24
Tio Eddie,
Fugindo um pouco do foco...
E se converter a Femil para Hidroboost (ByeBye Hidrovacuo), revisar os freios traseiros e instalar uma valvula de fluxo mais refinada?
Freios a tambor costumam ser lembrandos pelo sossego de manutenção e longa vida util. E quem freia mesmo nas picapes é o eixo dianteiro.
Viajei muito? :pensativo:
Hidroboost sempre é uma tentação :palmas:
Mas o que está me dando nojo é exatamente o freio a tambor pela baixa durabilidade das faixas de freio e também porque não tem mais o tal regulador automático, e achar e instalar um regulador automático novo até agora foi exorbitante.
Além disso, em situações com muita água e lama o freio a disco tende a funcionar melhor e nas estradas cascalhadas não ficam cheios de pedras dentro...
Se viajou? sei lá, acho que todos por aqui viajamos um pouco:mrgreen:
[]s
Denis Takashi
08/12/2010, 14:45
Tks Denis!
De fato uma das preocupações é manter a razão de frenagem maior na dianteira. Kit do CJ com pinça de gol ou de similares parece interessante....
Vocês cmercializam estes kits?
[]s
Tio Eddie,
No caso, o link que lhe passei é para o uso dos disco traseiros, que são menores que os dianteiros, particularmente não vejo necessidade de usar o kit dianteiro, pois as pinças de kombi possuem 2 embolos, e aquilo vive engripando e dando dor de cabeça no Cj´s. Justamente por isso que desenvolvemos o suporte para a pinça de Santana.
A desvantagem deste método é que não dá para usar um freio de mão na roda, mas já vi um Cj que usava 2 pinças por roda traseira, desta forma, um par seria o "oficial" e outro seria apenas para freio de de estacionamento, sendo acionado por um circuito independente.
Caso queira usar um freio de mão a cabo, uma opção seria a pinça do troller, que é dimensionada para um carro "maior", mas tem a desvantagem de ser cara.
Abraço
sallespickup
08/12/2010, 14:47
pinças de hilux, pajero etc, ja saem com freio de mão, porem só consultando um desmanche de pickups, para ver se o preço não precisa vender a milona pra comprar, mas vale consultar pois se tiver um custo de até uns 800,00 as duas na minha opnião vale o investimento, pelo menos são pinças dimensionadas para um carro grande
carlos sallespickup
dalmolin
08/12/2010, 19:55
E se converter a Femil para Hidroboost ( :pensativo:o hidroboost que comprei novo na Ford , veio dos Estados Zunidos.
Tava na caixa que veio de la , ate salvador e depois té eu :pipoca:.
Se eu soubesse tinha eu mesmo comprado , e a caixa de direçao tbm .
Posso opinar numa coisa.
O hidro freia pra kct!!!!!
Uta que pariu!!!
Ainda não foi sangrado a contento, mais é só olhar para o pedal do freio, que já segura!!!!!
Olhem o vídeo que postei, quando está saindo, o motorista cutuca o freio para saber se vai segurar, o bichão chega embica!
Tio Eddie
08/12/2010, 21:24
PessoALL,
Acabei de esbarrar aqui no fórum com o tópico dos Kits de freio a disco UBD (ultra Berga disk) e postei por lá perguntando se tem algo para a femil.
Se tiver e o preço couber no bolso não pretendo reinventar a roda...rsrrss
Posto as novidades por aqui.
[]s
Edintruder
09/12/2010, 09:07
o hidroboost que comprei novo na Ford , veio dos Estados Zunidos.
Tava na caixa que veio de la , ate salvador e depois té eu :pipoca:.
Se eu soubesse tinha eu mesmo comprado , e a caixa de direçao tbm .
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/2001-Remanufactured-F250-Hydroboost-and-Master-Cylinder-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem45f735a0eeQQitemZ30050 0230382QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccesso ries#ht_650wt_960
robson010203
04/01/2011, 22:07
semana passada esbarrei por acaso com umas pinças de freio numa loja em SP essa semana vou ver o preço se couber no orçamento vão para a traseira da milona juntamente com os discos dianteiros (da milona claro) e com freio de estacionamento a cabo na propria pinça. se for viavel $$$$$ farei. tentarei postar fotos, referencias e o passo a passo
Edintruder
05/01/2011, 11:23
Pessoas, outro dia euu testei os discos dianteiros e não entram no flange do semi eixo traseiro, então não dá pra usar os discos dianteiros da F1000...
Tio Eddie
05/01/2011, 12:08
Além disso, segundo o dono da alfisina onde levo a Milona, os carros de serviço como f4000 e f350 que sairam com freio a disco na trazeira deram muito problema e desgaste prematuro de pastilhas e discos, tanto que nas versões mais novas voltaram a ser a tambor.
Por hora mandei instalar de novo os reguladores automáticos (desta vez com um preço decente) e vou esperar mais um pouco enquanto amadureço melhor a idéia.
[]s
robson010203
05/01/2011, 12:39
Pessoas, outro dia euu testei os discos dianteiros e não entram no flange do semi eixo traseiro, então não dá pra usar os discos dianteiros da F1000...
Eu tambem ja testei, mas nada que um bom torneiro nao resolva é so usinar 13mm no diametro da flange do semi eixo, a principio achei que ficaria fraco mas na dianteira que sofre muito mais fadiga axial tem o diamentro do cubo (leia-se face de assentamento do disco) com o diametro externo menor que a face do semi eixo
robson010203
05/01/2011, 12:44
Além disso, segundo o dono da alfisina onde levo a Milona, os carros de serviço como f4000 e f350 que sairam com freio a disco na trazeira deram muito problema e desgaste prematuro de pastilhas e discos, tanto que nas versões mais novas voltaram a ser a tambor.
Por hora mandei instalar de novo os reguladores automáticos (desta vez com um preço decente) e vou esperar mais um pouco enquanto amadureço melhor a idéia.
[]s
ja vi disco de freio de f4000 quase cortado pela pinça(rodou sem pastilha) mas é rodado duplo e 3.5t de carga, contra rodado simples ( e menor) e 1.2t da f1000, alem do mais dodge ram e se eu nao estou enganado as ultimas f250 tambem tem freio a disco na traseira
Edintruder
05/01/2011, 13:59
Realmente Robson se der um passo no flange com certeza deve caber sem prejudicar muito a resistência. Como o sistema de freio da F1000 é relativamente barato, compensa deixar o original e investir no hydroboost. Pra reduzir o diâmetro do flange basta ligar o motor e com uma esmerilhadeira vai desbastando até chegar no tamanho desejado. Demora mais mas também se consegue o mesmo resultado sem tirar o eixo do lugar e correr atrás da disponibilidade dos torneiros.
Se for pra cair em torneiro seria preferível mandar fazer os discos de freio traseiros novos.
robson010203
05/01/2011, 14:03
Realmente Robson se der um passo no flange com certeza deve caber sem prejudicar muito a resistência. Como o sistema de freio da F1000 é relativamente barato, compensa deixar o original e investir no hydroboost. Pra reduzir o diâmetro do flange basta ligar o motor e com uma esmerilhadeira vai desbastando até chegar no tamanho desejado. Demora mais mas também se consegue o mesmo resultado sem tirar o eixo do lugar e correr atrás da disponibilidade dos torneiros.
Se for pra cair em torneiro seria preferível mandar fazer os discos de freio traseiros novos.
sem querer se chato tambem ja tinha pensado nisso mas achei meio professor pardal e nao quis comentar, mas que dá certo isso dá e bem mais barato$$$
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