Conectar

Ver Versão Completa : Aneis de pistao engripado, destravar sem abrir o motor...

edwint
03/12/2010, 23:27
Estou com um motor hurrican que ficou parado por vários anos, hj ao funciona-lo esta com sintomas de anel de pistão travado.

Existe alguma forma de desengripa-los sem abrir o motor:?:

:concordo::concordo::concordo:

Estava pensando em funcionar o motor com uma mistura de 1lt de querozene + 200ml de fluido de freio (conforme li aqui no forum, para limpesa pesada do interior de motores), sera que a mistura vindo por baixo dos pistoes seria capas de soltar os aneis?

e tambem injetar oleo desengripante pelas velas? deixando de "molho" por algum tempo.

POR FAVOR ME AJUDEM:concordo:

sera que pode dar certo?

homerohermida
04/12/2010, 01:04
Que "sintomas" seriam estes? O quer dizer com travados? Em relação ao cilindro ou ao pistão?

edwint
04/12/2010, 09:05
Bom dia Homero,

Aneis travados nos pistoes.

Motor com pouca compressao, passagem de compressao p/ parte de baixo, e saindo pouco oleo pelo escapamento... o motor foi retificado estava perfeito, pouco tempo antes de parar, por isso acredito ser anel travado ou engripado.

homerohermida
04/12/2010, 14:31
É... acho que você tem razão. Se estava bom antes, pode ter enferrujado e/ou prendido tudo que é de aço... não sei o que fazer, mas faria exatamente o que vc sugeriu! E rezar um pouco também!

Kim
04/12/2010, 14:53
Opa caro edwint!

Proceda da seguinte forma.

Retire as velas, coloque um pouco da solução que citou anteriormente de querosene + fluido de freio nas câmaras espere umas duas horas e comece a tentar girar o motor, de forma manual.

Um pouco para cada lado, forçando levemente.

Será um processo lento, não force, para não quebrar os anéis.

Boa sorte.

Abraços.

Kim.

sallespickup
05/12/2010, 11:32
kim, pelo que entendi, o motor do nosso amigo , não esta travado, apenas fumando no funcionamento.

bom edwint, nos opalas 6 que é o que mais mexo resolve, funciona o motor até ele atingir a temperetura de trabalho, acelera até uns 2 mil giros e vai colocando oleo de freio na boca do carburador, mas vai com calma vai de pouco em pouco, vai dar o maior fumação, depois de uns 250 ml, para de colocar oleo, continue na aceleração até parar de fumaciar pra valer, deixa na marcha lenta por uns 2 a 3 minutos e desliga.
deixa esfriar e funcione normalmente, se for realmente apenas aneis ingripados, vai dar resultado.

ah se intendi mal e o motor tiver travado siga a receita do kim e depois a minha.

se não solucionar, pelo menos tentou, ai chave no bicho:idea::roll:

carlos sallespickup

Kim
05/12/2010, 14:18
sallespickup!

O que eu entendi, é que o motor estava parado a muito tempo, então, o procedimento que passei, é para fazer o motor começar a girar.

O procedimento que vc passou, já usei para destravar motores também, mais é quando o bicho ainda gira.

A fumaça é até bonita de ver!:mrgreen:

Abraços.

Kim.

edwint
06/12/2010, 08:10
Desculpe se nao espressei direito, o problema sao os aneis travados, o motor gira perfeitamente, ate funciona, mas esta soltando bastante fumaça e guspindo oleo pelo escapamento... obrigado pelas respostas! vou tentar destravar os aneis.:concordo::concordo:

A gente chamava isso de PURGANTE, mas nunca tentei com fluido de freio, vou esperimentar...

Kim
06/12/2010, 08:38
Opa edwint!

Nesse caso, usa o sistema do sallespickup, que é o purgante!

Dssculpe, eu havia entendido que estava com o motor parado.

Att.

Kim.

edwint
06/12/2010, 08:49
Opa edwint!

Nesse caso, usa o sistema do sallespickup, que é o purgante!

Dssculpe, eu havia entendido que estava com o motor parado.

Att.

Kim.

Valeu Kim, obrigado, todas as informaçoes acabam sendo validas, umas para mim, e para outras pessoas...

:concordo: O importante é participar!!!:palmas::palmas:

sallespickup
06/12/2010, 10:13
tenta ai , e depois posta o resultado,

kim, desculpe ter me metido, não foi a intenção

abraços

carlos sallespickup

Vitorfvianna2006
11/05/2014, 10:46
Olá Kim, estava procurando na net uma ajuda para meu problema e achei esse fórum de vcs, e acho que eh mais ou menos o que preciso.....
acabei de comprar uma pick-up 3100 boca de sapo 1951, que foi guardada com o motor funcionando, e estah sem ligar por uns 2 anos..... Verifiquei que o motor estah bem travado, n roda nem na mão, nem de outro jeito....... Meu mecânico tentou puxar e tentar soltar engatando uma 3a marcha e largando a embreagem bem devagar, mas nada......... O que posso fazer????? Pensei em tirar as velas e colocar um pouco de wd40 nas câmaras, vc acha que resolve???? Jah me falaram p colocar diesel...... Essa solução de querosene com líquido de freio pode funcionar??? Eu devo encher a câmara toda????? Como faço pra tirar esse líquido depois??????não vai ficar molhando as velas???????? No motor em si, no lugar do óleo de cárter, eu deveria colocar alguma solução desengripante também??????
Agradeco aos amigos mais experientes pela ajuda.....
abc
Vitor

sallespickup!

O que eu entendi, é que o motor estava parado a muito tempo, então, o procedimento que passei, é para fazer o motor começar a girar.

O procedimento que vc passou, já usei para destravar motores também, mais é quando o bicho ainda gira.

A fumaça é até bonita de ver!:mrgreen:

Abraços.

Kim.

Vitorfvianna2006
11/05/2014, 10:50
Esqueci de falar , a pick-up estah com um motor de opala 6cc....
grato a todos

Pablo.pinto2007
12/05/2014, 01:34
grato a todos

Eu tentaria a solução citada no tópico, querosene com óleo de freio por duas horas e depois tentava rodar o motor com a mão (chave é claro)... caso não resolvesse, abriria logo o motor... faria uma revisão e pronto... abrir um motor não é coisa de sete cabeças... ainda mais um de opala que encontra fácil as peças ainda... e caso o motor tivesse meia boca, faria logo por inteiro...

Pablo

edwint
12/05/2014, 17:56
grato a todos

Pode ser tambem calço hidraulico ( pistão cheio de algum liquido) o melhor a fazer sera vc tirar todas as velas e colocar bastante oleo desengripante, e tentar girar o motor aos poucos, com movimentos pra direita e esquerda. caso o motor solte, vc da na partida (sem as velas), assim o oleo excedente sai pelo buraco da vela. Insista bastante (girando o motor) e assim que vc perceber que esta rodando leve, recoloque as velas e de partida caso o motor pegue, deixe trabalhar na marcha lenta.

Dodger
13/05/2014, 08:02
destravei um motor de Alfa Romeo 2300 assim.

Tinha misturado agua com óleo e o cara deixou o motor parado depois disso, travou tudo! todo mundo me falou que o motor já era, podia jogar no lixo, etc, como sou teimoso pra kct resolvi tentar...
baixei o óleo todo, meti diesel com fluido de freio nos cilindros. o procedimeto certo é deixar otod o motor cheio de fluido de freio ou hdraulico, mas quem aguenta om 20,00 a garrafinha de 500ml? ai o fluido de friso foi só dentro dos cilindros mesmo. depos de semanas de molho e sempre recolocando fluido nos cilindros, pq vai baixxando com o tempo, puxei o carro com a 4ª engatada, arrastou uns metros e depois destravou.

depois de destravado, ai sim meti muito wd pra dentro do cilindros e movia manualmente. esgotei toda a porcariada, óleo novo e bati no arranque chave sem as velas pra cuspir o que ainda estivesse lá dentro. depois foi meter gasolina no carburador e funcionar o bicho. Funcionou redondo!! ai depois de ver qu o motor não estava perdido, ai sim eu tirei cabeçote e carter, cilidros estavam ok, sem marcas. limpei tudo troquei juntas e tá aqui funcionando ok hj em dia, motor que todos falaram que era pra jogar no lixo...462639

clacal
29/11/2015, 09:26
Olá Kim, estava procurando na net uma ajuda para meu problema e achei esse fórum de vcs, e acho que eh mais ou menos o que preciso.....
acabei de comprar uma pick-up 3100 boca de sapo 1951, que foi guardada com o motor funcionando, e estah sem ligar por uns 2 anos..... Verifiquei que o motor estah bem travado, n roda nem na mão, nem de outro jeito....... Meu mecânico tentou puxar e tentar soltar engatando uma 3a marcha e largando a embreagem bem devagar, mas nada......... O que posso fazer????? Pensei em tirar as velas e colocar um pouco de wd40 nas câmaras, vc acha que resolve???? Jah me falaram p colocar diesel...... Essa solução de querosene com líquido de freio pode funcionar??? Eu devo encher a câmara toda????? Como faço pra tirar esse líquido depois??????não vai ficar molhando as velas???????? No motor em si, no lugar do óleo de cárter, eu deveria colocar alguma solução desengripante também??????
Agradeco aos amigos mais experientes pela ajuda.....
abc
Vitor

Destravei colocando querosene no pistão. Girei com chave a polia e prendeu na válvula!!!! soltei a tampa de valvula e destravei também. Agor imagina ter soltado o carro em 3º marcha par ver o estrago!!!!!!

kiko ribeiro
30/11/2015, 11:31
não vale a pena não, esse motor é encamisado e provavelmente tudo dentro dele virou ferrugem , perder tempo e dinheiro em um motor velho ,