PDA

Ver Versão Completa : ZJ - Freio trazeiro

Renato Fraga
03/12/2010, 14:30
Olá a todos, estou a procura de um conjunto completo do freio a disco trazeiro da GrandCherokee e encontrei uma LX sendo desmontada. O fato é que eu já havia visto outros conjuntos de freio a disco trazeiro originais e estranhei o tal que encontrei agora.

Pergunto:

O sistema de freios da GrandCherokee LX é diferente dos demais por conta no motor 5.9???

Alguém tem fotos ou pode disponibilizar alguma para que eu faça as devidas comparações???

Alguém tem um conjunte desses dando sopa por aí???

Seria para adaptar num eixo de troller 5 furos.

Agradeço quem puder me ajudar

Cláudio Brasília
03/12/2010, 21:48
Tenho aqui um Grand Cherokee Laredo, ano 1998, com motorização PowerTech 4.0L, que tem o sistema de freio traseiro com freio a disco, que me parece ser original, pois comprei assim e não apresenta ter sinais de ser uma adaptação. São discos e pinças diferentes dos da dianteira, que não são ventilados e sim sólidos, com diâmetro menor e tem, também patins e campânulas, para o acionamento do freio de estacionamento; tudo com furação 5x4.5" (114,3mm). Não tenho fotos, não tenho para vender e não sei se ficará bem no Troller, pois talvez seja melhor adaptar um sistema com disco ventilado e sem freio de mão/auxiliar; se o eixo em questão tiver pontas semi-flutuantes, penso que poderá ser utilizado o sistema orignal Toyota Bandeirantes, com refuração dos discos para adaptação aos cubos, caso estes sejam os de cinco furos.

Renato Fraga
03/12/2010, 23:55
Obrigado pelo relato.

O Troller antes de 2001com rodas de 5 furos utiliza eixos praticamente idênticos aos da ZJ. Por isso o tal sistema de freios adapta perfeitamente. A furação das rodas é idêntica e para tal adaptação é imprescindível um sistema de freio de estacionamento. Portanto o kit é esse mesmo. Nada funcionaria melhor.

Minha dúvida partiu por conta de eu ter uma idéia da peça e hoje ao ver uma no lugar observei um aspecto totalmente diferente. O fato é que a ZJ é a tal equipada com o motor 5.9, o mais potente de todos que equiparam as ZJs.

Pelo que observei, as pastilhas são semelhantes às dianteiras, daquelas que ficam apoiadas em um prolongamento do suporte da pinça diferente das pastilhas comuns que são presas apenas nas pinças.

De qualquer forma também é compatível com meu eixo. Só fico na dúvida quanto a dificuldade de encontrar peças de reposição quando necessário.

Abraços