Ver Versão Completa : Chave Geral
ramiro_eli
15/04/2005, 10:45
Tenho um chave geral Hella ligada ao polo negativo da bateria na minha viatura que acredito que tenha capacidade de 300Ah. Ela está perfeita mesmo após usar o guincho várias vezes(Work 12k)
Mas quando ligo o guincho diretamente a bateria, o guincho fica mais rápido sob carga. Qual chave atende a demanda dos guinchos?
Outra dúvida:
Com o motor funcionando, se a chave é desligada, o motor continua em funcionamento. Como faço para que ele pare ao desligar a chave geral?
GuTo_Cerulli
15/04/2005, 11:06
Ramiro,
Não entendo muito de elétrica (porque odeio tomar choque... :lol: ), mas, me parece que o sistema deve estar "buscando" negativo em outro lugar...tipo alguma chapa entre o bloco do motor e chassi...cortando o negativo ao meu entender, deveria parar de funcionar...
E os eixos, já resolveu?
[]'s
leovalle
15/04/2005, 11:21
Como faço para que ele pare ao desligar a chave geral?
ramiro,
Pra que pare o motor desligando a chave geral, tem que se cortar o positivo, ou seja lo positivio sai da bateria, passa pela chave e distribui daí em diante.
Meu carro também é com a chave geral no negativo e o motor funciona com ela desligada, já que o alternador está aterrado na massa e continua mandando carga. Para matar o motor tenho que desligar a ignição. uma vantagem desse sistema é que se tiver uma pane no circuito, vc desliga-o e continua com o carro funcionando normalmente.
Quando da instalção questionei o eletricista sobre a chave no negativo. Ele me explicou na época o por que mas não me lembro mais. Agora que estou trocando o motor estou pensando em instalar uma no positivo também, só que de acesso por fora do carro, para que em caso de acidente alguém de fora possa desligá-lo.
[]'s
ramiro_eli
15/04/2005, 16:22
Léo,
Valeu pela explicação!
Acho que tb vou coloca ruma chave externa ligada no positivo.
Guto,
Meus eixos continuam originais de CJ c/ cruzetas nos munhões...
Quando for adaptar homocinéticas vou aproveitar e fazer isso em eixos de F-75 e SPOA na viatura. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Se sobrar um $$$ vai uns rervolver tb!
Alguem conhece algum torneiro em SP que faça o trampo de girar os munhões?
Chave Geral só é chave geral se for ligada no positivo.
Chave geral de 300 A também não é chave geral.
Qual é a corrente de partida de sua bateria? A chave geral tem que ser superior a isso.
Normalmente os guinchos tem solenoide de no minimo 500 Amperes.
Eu nem cogitaria em Chave geral com menos de 600 Amperes.
Acho que o ideal é de mil mesmo.
A Work deveria informar o consumo do guincho!
Pois assim voce poderia dimensionar uma chave geral para ele.
ramiro_eli
18/04/2005, 10:20
Wallace, este final de semana dei uma olhada na minha chave e ela é de 1000A.
Mas está ligada ao negativo. Porque voce diz que ela não é chave geral por não estar ligada ao positivo? Ao desligá-la tudo para, menos o motor se estiver ligado.
leopoldo
18/04/2005, 14:35
Se um motor funciona e o alternador está OK, pode tirar a bateria do jeep que o motor não apaga. Leia-se em baixo:
Não adianta colocar chave no positivo ou no negativo ou em ambos ...... o motor continuará a funcionar.
Para parar o motor, então a ligação na chave geral deve incluir o positivo que vem do alternador e alimenta a chave de contato.
Só isso.
E o Wallace está corretíssimo:
A capacidade da chave geral deve ser no mínimo superior (eu diria o dobro) ao consumo do motor de arranque, ou do motor do guincho elétrico........o que for maior.
Se o jeep não tem guincho elétrico, use só por exemplo, o dobro da corrente do arranque.
Chave Geral só é chave geral se for ligada no positivo.
E se estiver instalada no negativo da bateria, não pode ter este nome por que?
Chave geral de 300 A também não é chave geral.
Qual é a corrente de partida de sua bateria? A chave geral tem que ser superior a isso.
Chave geral tem que aguentar - com sobra - o máximo consumo do circuito, que não necessáriamente é o mesmo da capacidade de partida da bateria .
Em outras palavras, se a bateria tem um POTENCIAL de corrente de surto de 400A mas a máxima corrente de dreno é de 200A, uma chave geral com capacidade a partir de 250~300A já está de bom tamanho.
Basear-se pela corrente de surto da bateria não deixa de ser um indicador, mas não passa disso, mesmo porque a bateria em uso pode estar sub-dimensionada para o circuito. O ideal é saber o valor da corrente máxima de dreno (via de regra motor de arranque ou guincho) e utilizar este valor como referência para eleger a chave geral, e como cada caso é um caso, uma chave com capacidade para 300A já pode estar de bom tamanho para um jipe (sem guincho) com motor de pequena cilindrada (via de regra, motor de arranque com menor consumo).
Normalmente os guinchos tem solenoide de no minimo 500 Amperes.
Aí já existe uma grande diferença.
Chave geral não foi feita para ficar ligando e desligando a toda hora, e mesmo quando isso é feito são raras as vezes que se faz isso sob carga intensa (motor de arranque ou guincho ligado), praticamente isso só acontece em casos de emergência.
Já os relés são solicitados todas as vezes que se faz uso do guincho, óbviamente sempre sobre máxima carga, e como a carga imposta à eles é indutiva (motor elétrico) a força contra-eletromotriz gerada no momento da comutação consome os contatos, logo o potencial de corrente suportado pelo relé tem que ser bem acima do consumo efetivo.
Mais uma vez, a capacidade dos relés pode servir como um indicador de consumo, mas não necessáriamente vão espelhar o consumo real.
A Work deveria informar o consumo do guincho!
Pois assim voce poderia dimensionar uma chave geral para ele.
Qualquer auto-elétrico decente, equipado com amperímetro tipo alicate, pode em segundos determinar o consumo do motor de arranque e do guincho.
Em se tratando de guincho e se a idéia é a segurança, o ideal é que o guincho tenha uma chave geral à parte, preferencialmente instalada de forma tal que o acesso seja fácil (nunca sob o capô) e de rápido acionamento (tipo "faca", nunca do tipo "rosca").
Num uso noturno, por exemplo, onde uma situação emergencial pede o rápido desligamento do guincho, se a chave geral também desligar todo o circuito do carro pode-se perder a única fonte de iluminação, ou seja, os faróis do próprio carro. E emergência no escuro pode-se transformar fácilmente em acidente.
Se um motor funciona e o alternador está OK, pode tirar a bateria do jeep que o motor não apaga. Leia-se em baixo:
Não adianta colocar chave no positivo ou no negativo ou em ambos ...... o motor continuará a funcionar.
...e se o motor for diesel, pode tirar a bateria, desligar o alternador, arrancar toda a parte elétrica* que o motor continuará funcionando...:lol:
(*desde que a bomba não seja controlada por solenóide)
Para parar o motor, então a ligação na chave geral deve incluir o positivo que vem do alternador e alimenta a chave de contato.
Considerando as chaves gerais mais comuns, com um par de contatos, a ligação da chave deve EXCLUIR o positivo do alternador, e não incluir.
Descrevendo esquematicamente:
Positivo do alternador direto para o positivo da bateria.
Positivo da bateria direto para um borne da chave geral.
Outro borne da chave para todo o resto do circuito (incluso motor de arranque).
Abrindo os contatos da chave o alternador continua à fornecer energia para a bateria mas não para a instalação elétrica.
Instalação elétrica sem energia é igual a ignição fora de serviço ou solenóide de atuação da bomba (motores diesel) fora de serviço, o que é igual a motor parado.
É aquela velha história, cada caso é um caso e não existe uma "receita de bolo universal".
Tem gente que quer instalar uma chave geral para impedir o funcionamento do motor e parte elétrica, tem gente que quer uma chave para também interromper o funcionamento do motor e guincho, e tem gente que também pode querer mais segurança e não interromper o funcionamento do motor (e da parte elétrica) em caso de emergência com o guincho, e isso tudo sem esquecer que cortar a alimentação pelo borne positivo pode significar maior extensão no cabo, o que requer maiores cuidados com a bitola da fiação quando VIA DE REGRA o corte pelo borne negativo torna a fiação mais curta (estamos nos referindo a centenas de ampéres e aí o comprimento da fiação tem influência), isso sem falar que chave geral para guincho tem que levar em conta o fluxo de corrente por minutos seguidos, coisa que a chave geral "convencional", que leva em conta apenas o uso de motor de arranque, não tem (talvez seja esta a explicação na alteração da velocidade do guincho do Ramiro).
Por essas e outras que não é possível afirmar que chave só é geral quando desliga o polo positivo e que também só é geral se tiver mais do que 300A de capacidade.
Vai que o interessado é dono de algum "Samurai-da-vida", e seu econômico motor de arranque... :lol:
Abraços,
leopoldo
19/04/2005, 08:44
Considerando as chaves gerais mais comuns, com um par de contatos, a ligação da chave deve EXCLUIR o positivo do alternador, e não incluir.
Uai.....depende do referencial. :D
É que no meu esquema, imaginei o seguinte:
numa ponta: positivo da bateria mais o fio do alternador.
na outra ponta: cabo para o arranque e fio que alimenta a chave.
GuTo_Cerulli
19/04/2005, 10:08
Putz, Virou uma macarronada de fios...Alguém tem um esquema ai em desenho...não entendi mais nada... :roll:
ramiro_eli
19/04/2005, 13:25
x2 :roll:
Economia no pensar e querer tudo mastigadinho é dose mas... vamos lá, querer é poder e pensar não dói.
Papel na mesa e lapiz na mão, desenhe quatro circulos, de forma tal que cada um fique próximo de cada canto do papel.
No interior do circulo superior esquerdo escreva: alternador
No interior do circulo superior direito escreva: bateria
No interior do circulo inferior esquerdo escreva: motor de arranque
No interior do circulo inferior direito escreva: circuito elétrico
Entenda estes circulos como sendo o borne positivo dos respectivos dispositivos.
Trace três linhas, sempre partido do circulo "bateria", cada qual indo para outro circulo, exclusivamente.
Terá desenhado, esquematicamente, o circuito original, onde o positivo da bateria está interligado a todos os outros "positivos".
Vire o papel do avesso, e aproveitando que dá para ver os circulos traçados no verso, refaça-os deste lado do papel (isso poupa tempo no desenho dos novos circulos).
Agora, um repeteco:
No interior do circulo superior esquerdo escreva: alternador
No interior do circulo superior direito escreva: bateria
No interior do circulo inferior esquerdo escreva: motor de arranque
No interior do circulo inferior direito escreva: circuito elétrico
Voilá, conseguimos reproduzir exatamente o desenho anterior,sem as linhas!
Agora, vamos incluir um novo circulo, mais ou menos no centro da folha, e neste circulo, imaginando o ponteiro do relógio (tem que imaginar um relógio com ponteiros, digital não serve) faça uma marca onde seria a posição de 12 horas e outra em 6 horas.
NOTA: não existe a necessidade de esperar o ponteiro do relógio chegar a esta posição para fazer a marca, a não ser que não tenha o que fazer e o chefe também esteja fazendo o mesmo desenho.
No interior deste circulo escreva "chave geral" e em cada marca (6 horas e 12 horas) escreva "borne da chave".
Agora, um traço partindo do circulo "bateria" até o circulo "alternador" (canhotos podem fazer o traço em ordem inversa, tanto faz).
Outro traço, unindo o circulo "motor de arranque" com o circulo "circuito elétrico".
Como tudo isso pode ser altamente estressante para alguns, neste momento, quem quizer, pode fazer uma pausa para o café, relaxar, e descontrair um pouco, sem antes anotar exatamente onde é que parou, caso contrário terá que refazer tudo de novo.
Com pausa ou sem pausa, vamos fazer agora os dois ultimos traços.
Um deles, unindo a linha "alternador/bateria" com o borne "12 horas", e a outra, unindo a linha "motor de arranque/circuito elétrico" com o borne "6 horas".
Usando um pouco de imaginação, não fica dificil entender que unindo os bornes da chave o circuito fica exatamente como o original. Qualquer dúvida é só virar o papel do avesso e relembrar o primeiro esquema. E aproveitando que o papel está com o esquema da instalação original bem frente aos olhos, convém anotar neste lado do papel os seguintes dizeres:"instalação elétrica original".
Uma vez anotado, se virarmos o papel novamente do avesso vamos encontrar o esquema com a chave geral, e se imaginarmos a chave aberta concluiremos que o positivo do alternador está ligado com a bateria, mas estes "positivos" não estão ligados com o motor de arranque e circuito elétrico.
Oras (nao confundir com "horas"), se o motor do jipe estiver parado, o positivo da bateria não tem conexão com o positivo do motor de arranque e demais componentes elétricos do carro, logo qualquer tentativa de fazer o motor funcionar será em vão.
Oras (II, a missão) se o motor do jipe estava funcionando e a chave foi aberta, o alternador continuará a enviar energia elétrica para a bateria mas não para o motor de arranque (que óbviamente está parado, caso contrário a esta altura do campeonato já ficou com o Bendix banguela) e muito menos para o circuito elétrico do carro.
Como o circuito elétrico do carro não tem de onde tirar energia para continuar funcionando (a chave geral está desligada, lembra?) a ignição deixa de funcionar (se o motor for de ciclo Otto) ou o solenóide da bomba interrompe o fluxo de combustível (se o motor for de ciclo Diesel dos mais "modernosos").
Resultado disso tudo?
Em poucos instantes motor do jipe deixa de funcionar.
Para os mais meticulosos (e para os mais esquecidos) convém escrever (no papel) que o esquema que contém o circulo identificado como "chave geral" é o esquema de "instalação elétrica com chave geral".
Concluimos então que este circuito de chave geral serve não só como chave geral "passiva" mas também como chave geral "ativa", podendo não só ser utilizado para evitar o uso indevido do jipe como também em situações de emergência que requerem a interrupção no funcionamento do motor.
Feito tudo isso, de forma extremamente simples e objetiva, agora só não entende a descrição esquematizada lá do outro texto (que não vou repetir por absoluta preguiça) quem não quer... ou quem sofre de mal de Parkinson em fase aguda, para os quais recomendo, como terapia, fazer parte de algum conjunto especializado em musica mexicana, tocando maracas.
Como a receita de suspiro de carter já foi descrita neste fórum, semana que vem, caso alguém queira, posso descrever a receita de "Cebolinha de Óleo, Assada em Panela de Freio".
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Abraços,
samukanvas
19/04/2005, 19:10
Prof. Sukys,
Seria mais ou menos assim? (levei uns 45 min. pra desenhar) :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Sergio Rocha
19/04/2005, 19:42
Vou contratar um eletricista :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
meu QI não dá pra tanto. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
ramiro_eli
19/04/2005, 20:36
Valeu!!!
isaianet
19/04/2005, 20:59
Cuidado em desligar a chave com o carro ligado quando ela tá no negativo!!!
A energia irá pelo negativo do motor, será alimentado pelo alternador que, não tendo o referencial da bateria (12 VOlts) pode se queimar, CUIDADO!!!!
Prof. Seria mais ou menos assim? (levei uns 45 min. pra desenhar)
Antes de mais nada, prof. é o Corel Draw, com ele fiz o mesmo desenho em apenas uma hora! :lol:
No mais, o desenho está correto, mas não adianta a gente querer ajudar que vocês logo inventam moda e querem modificar o que funciona. Era prá fazer um desenho em cada verso do papel, oras... :lol:
Abraços,
Cuidado em desligar a chave com o carro ligado quando ela tá no negativo!!!
Se o que você quis dizer é "chave geral no negativo da bateria", realmente não é uma boa prática desligar a bateria do alternador com o motor funcionando, mas tanto faz se o borne desligado é o positivo ou o negativo, o efeito no circuito é o mesmo.
Digo que não é boa prática porque a possibilidade de danos é latente mas não necessáriamente real, tudo vai depender das características do regulador de tensão do alternador, da rotação do motor, do estado em que a bateria se encontra, da existência ou não de outros drenos de corrente (equipamentos ligados) e por aí vai...
Muita gente já deve ter retirado a bateria do circuito e não pifou nada, outros tiveram um bom prejuízo com esta pratica, como não dá para afirmar com certeza o que pode acontecer o melhor mesmo é fazer isso só em casos de absoluta necessidade, e se o motor tiver injeção eletrônica o melhor é nem fazer.
Abraços,
samukanvas
20/04/2005, 11:05
Prof. Seria mais ou menos assim? (levei uns 45 min. pra desenhar)
Antes de mais nada, prof. é o Corel Draw, com ele fiz o mesmo desenho em apenas uma hora! :lol:
Quando ví a explicação achei demais pro meu qi também, por isso fiz o desenho e postei aqui.... se seguir os passos acaba bem (depois de umas 30 folhas erradas :lol: )
No mais, o desenho está correto, mas não adianta a gente querer ajudar que vocês logo inventam moda e querem modificar o que funciona. Era prá fazer um desenho em cada verso do papel, oras... :lol:
Abraços,
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
José Carlos
01/05/2005, 19:33
Sukys e All,
tenho uma chave como aquela segunda que Leovalle mostrou e penso em usa-la com duas baterias e guincho.
Fui orientado a fazer o chaveamento pelo negativo. Onde os neg das baterias vao separadamente ate os polos especificos da chave ( bat1 / bat2) e outro cabo negativo ligada a chave pelo polo "comum" ate o arranque (e lataria/chassi)....
Os positivos estariam ligados ao arranque tanto da bat1 como da bat2.
As duvidas sao:
1- Este esquema permite deixar uma bateria de reserva? Para usa-la caso a outra acabe ou caso acione o guincho?
2- Esta chave permite usar as baterias individualmente e ambas.... Caso esteja usando apenas uma a outra estara sendo carregada pelo alternador?
3- Posso/devo ligar os cabos + e - do guincho ao arranque, pois e onde chegarao os polos da/s baterias?
[]s
Jose Carlos
onde compro uma chave geral simples , segura e rapida em S.Paulo ? Qual preço ?
De forma geral, qualquer auto eletrico te fornece e instala.
Eu comprei com o Rodrigo da Garra 4x4, no Ibirapuera (ponto Off road).
www.garra4x4.com.br
[]'s
Valmor,
www.winchtech.com.br
Lá ele (O nome dele é Azad) tem a chave de 1000A
Abraços
Régis
ok ..muito obrigado pelas dicas!
Elmer_Jeep
15/12/2006, 11:23
To afim de comprar uma dessas, quem usa:?: recomenda qual :?: :
1 - http://www.corsaracing.com.br/detalhes.asp?id=68
2 - http://www.corsaracing.com.br/detalhes.asp?id=69
3 - http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=1&dept%5Fid=48&pf%5Fid=CH001
[]'s
Afonso Carlos
16/12/2006, 04:57
To afim de comprar uma dessas, quem usa:?: recomenda qual :?: :
1 - http://www.corsaracing.com.br/detalhes.asp?id=68
2 - http://www.corsaracing.com.br/detalhes.asp?id=69
3 - http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=1&dept%5Fid=48&pf%5Fid=CH001
[]'s
OK Grande Elmer vai na chave do primeiro link, uso faz tempo e é só alegria.
Abração.
Elmer,
estou pensando em usar em meu engesa a chave geral do trator de esteiras cartepillar. Ela é bem robusta e suporta 1000 h, além do formato da chave que dificulta sua ligação por gatunos.
Dei uma googada tentando postar uma foto dela aqui mas infelizmente não encontrei.
Procure em elétricas e/ou loja de peças para tratores que vc encontrará fácil.
kemramone
25/01/2007, 12:38
To afim de comprar uma dessas, quem usa:?: recomenda qual :?: :
1 - http://www.corsaracing.com.br/detalhes.asp?id=68
2 - http://www.corsaracing.com.br/detalhes.asp?id=69
3 - http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=1&dept%5Fid=48&pf%5Fid=CH001
[]'s
< Camarada Elmer no link abaixo no site do camarada Cassiano tem uma chave geral e modo de adaptá-la dê uma conferida http://www.natal4x4.com.br/ideia_33.htm
abraços!!!
mardegan79
26/05/2009, 09:03
Pessoal estou tentando comprar uma chave Geral Hella para instalar no Jeep e não estou conseguindo encontrar, se alguém souber onde encontro e puder me ajudar? Grato
Elmer_Jeep
26/05/2009, 10:18
Mardegan, movi sua mensagem para este tópico que é bem completo sobre o assunto, dê uma olhada nas paginas anteriores.
[]'s e bem vindo ao 4x4Brasil
Eu coloquei uma chave Iveco no meu jipe: robusta, de qualidade e só alegria...
Só clicar no link de minha assinatura e ver a foto!
Duda Lopes
26/05/2009, 15:18
Eu coloquei uma chave Iveco no meu jipe: robusta, de qualidade e só alegria...
Só clicar no link de minha assinatura e ver a foto!
Caveso,
Pode citar em que pagina esta, Please?:mrgreen:
Preguiça é phoda.
[].
Duda Lopes
26/05/2009, 15:23
Caveso,
Pode citar em que pagina esta, Please?:mrgreen:
Preguiça é phoda.
[].
Calma, calma, já achei.:mrgreen:
Elmer_Jeep
26/05/2009, 15:30
Comprei essa aqui ontem, pela descrição do produto deve dar conta do recado:
http://www.corsaracing.com.br/produto.asp?idx=47&idy=88&idp=27
[]'s
Skull Crusher
26/05/2009, 15:32
EU USO A DA CATERPILLAR, 1000A...TEM DADO CONTA, COM 2 BATERIAS E TUDO.
[]s
Duda Lopes
26/05/2009, 15:40
EU USO A DA CATERPILLAR, 1000A...TEM DADO CONTA, COM 2 BATERIAS E TUDO.
[]s
Fala Renan,
Tudo bem? Onde você comprou essa chave geral?
[].
Skull Crusher
26/05/2009, 17:43
FALA DUDA! AQU TUDO BEM, E COM VOCÊ?
ENTÃO, COMPREI EM UM AUTO-ELÉTRICO EM PIRITUBA.
[]s
Essa chave CAt é mais fácil de achar que nota de 2 reais.....rssss
Duda Lopes
27/05/2009, 12:43
Pessoal,
Obrigado pelas informações.
[].
Ramiro - Bin Lôco
29/05/2009, 10:20
Comprei essa aqui ontem, pela descrição do produto deve dar conta do recado:
http://www.corsaracing.com.br/produto.asp?idx=47&idy=88&idp=27
[]'s
Elmer, será que essa chave geral (500 amp.) que voce comprou não é igual (nas fotos se parecem muito) a que a Garra4X4 vende, só que na Garra a descrição é que ela é de 100 amp.?:pensativo:
http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=1&dept%5Fid=48&pf%5Fid=CH001
É que eu comprei essa da Garra4X4 e pelo que lí nesse tópico, estou descartando a instalação no PV (é fraca)... vou partir para uma mais parruda (1000 amp.) e instalar no esquema do Sukys.
[]'s buscando uma Caterpillar
Elmer_Jeep
29/05/2009, 11:05
Ramirão, o modelo é idêntico, cheguei à cotar essa da Garra mas também descartei por causa da baixa amperagem.
Espero que essa da corsaracing seja de 500 mesmo, assim que chegar eu verifico e informo aqui. Pessoal lá tá phoda, paguei na segunda-feira e só foi enviado ontem... talvez chegue hj ou amanhã, geralmente tenho recebido sedex com no maximo 48 horas.
[]'s
Ramirão,
Dê uma pesquisada nessa chave Iveco igual a minha (é só olhar no link de mnha assinatura, numa das últimas páginas do meu tópicuzinho), pois a bicha é bem parruda!
Não imagino o preço, pois ganhei de presente...
Ramiro - Bin Lôco
29/05/2009, 12:16
OK Caveso!
Eu ví lá... vou atrás de uma dessa!:concordo:
[]'s
Elmer_Jeep
01/06/2009, 18:04
Ramiro, chegou a chave da corsaracing e as informações estão no site do fabricante:
http://www.nosso.com.ar/spanish/catalog/results_search01detail.php?CodProd=SML
[]'s cheio de duvidas
Olá a todos. Não cheguei a ler todos os posts... Mas vou dar o meu pitaco.
Não vejo problema na ligação da chave geral no positivo ou negativo; como o elétron tem que ir do polo de maior potencial para o de menor potencial, ele forma o circuito. Assim, se interrompermos o circuito, o elétron não mais circula.
Quanto ao rendimento do guincho com/sem a chave geral se deve a instalação inadequada.
A chave geral geralmente é montada na lataria. A princípio, ele (A lataria) é um terra, onde todos os pontos tem 0V.
O guincho deve exigir uma corrente muito elevada. Imaginemos uns 100Amperes
A potencia elétrica é dado pela fórmula P = U * i, onde U é a tensão (12V) e i é a corrente (100), o que daria 1200W.
Se existir alguma resistência entre a bateria e o guincho, suponhamos, 0,05Ohm, teremos pela lei de Ohm
U = R * i, onde R é a resistência.
U = 0,05 * 100 = 5V
Nisso, ocorrerá uma queda de tensão de 5V somente na lataria. Assim, teremos apenas 7V na bateria. Agora a potência será:
P = 7 * 100 = 700W, ou seja, muito menor!
Assim, qualquer resistência, por menor que seja, é motivo de perda.
Sugestão: Remova toda as camadas de óxido de ferrro (Ferrugem); aumente a área de contato com a lataria; aumente a bitola dos fios, etc
Spin
Ps.: Os cálculos acima são simplificados para facilitar o entendimento.
Ramiro - Bin Lôco
08/06/2009, 10:21
Ramiro, chegou a chave da corsaracing e as informações estão no site do fabricante:
http://www.nosso.com.ar/spanish/catalog/results_search01detail.php?CodProd=SML
[]'s cheio de duvidas
Elmer, eu também fiquei na dúvida...:neutral::-?
"SML - Cortacorriente
Especificaciones Técnicas: Tensión: 50v
Nota 1:Uso contínuo: 100A - Corriente máx.: 500A 5"
Nota 2:Temp. de uso: -40ºC / +80ºC
Nota 3:Contactos electrolíticos, llave extraíble y capuchón"
Pelo que entendi, ela é de 100A (uso contínuo):pensativo::pensativo:
[]'s
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