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Ver Versão Completa : Troller Gasolina x Suzuki Samurai



RevS
03/12/2010, 01:48
"pessoal tava vendo com o "alto" valor de mercado dos samucas... a exemplo de alguns que pagaram 25~28k nos seus samucas nao seria o caso de pegar um troller rf a gasolina motor de santana? a um tempo atras achei um 2000 por 31000 conversando com um mecanico ele disse se tratar de um bom carro porem se eu conseguir juntar um pouco mais algo na faixa de 35~40k eu pegaria um a diesel bom como a media de 38 mil nao esta nos paramentros de minha possibilidade desitir pelo menos por enquanto do troller a diesel porem entre pagar 25 no samuca nao vale a pena pagar 28 em um troller a gasolina?

RESUMINDO
Da para comparar Troller a Gasolina com motor 2.0 com um samuca? se vcs tivessem a possibilidade de pegar um dos dois em iguais condiçoes de parte mecanica e lataria qual vcs escolheriam??


na duvida o troller eh show em especial o troller a diesel porem gostaria de saber de vcs troller a gasolina é tao inferior (penso assim CJs, Samurais, TR4, JPX (apesar de serem a diesel de fabrica o motor Xud nao eh muito confiavel ou ateh eh mas eh muito caro) com motores a gasolina, todos eles com uma certa preparaçao nada tao monstruoso fazem bonito nas trilhas leves medias e algumas mais complicadinhas, enfim gostaria da opinioes de vcs sobre vale a pena ter um troller a gasolina ou o tempo do troller a gasolina ja foi agora o que vale mesmo eh o a diesel!?

pedro bonadio
03/12/2010, 11:29
EM MINHA OPINIÃO :

O troller é um carro que até dá para encarar umas viajens,não vai ser o jipe mais econômico do mundo,porém é aceitável..

O Troller Rf tem um belo conjunto,é um carro leve,manutenção mais fácil (partes intercambiáveis),só que tem o problema da falta de roda livre,e é um carro que aquenta desaforo.

O Suzuki Samurai,hoje em dia é o carro perfeito pra quem está começando,em minha opnião o melhor custo benefício,pois com relativamente pouco você deixa ele um puta carro off-road(pneu 31",guinchos menores em relação ao peso,kit de reduções,bloqueios mais baratos para eixos originais,JR,spoa,(antes de 95)).Porém ele não vai deixar de ter um motor 1.3 de 69 cv e ser lerdo..

Agora se for querer algo mais off-road,o suzuki vai ter que passar por mais modificações,como motor mais forte,câmbio,t-case,eixos..Ou seja,tem que modificar o carro inteiro !

Já o troller,ele chega em algo mais agressivo sem muitas modificações(vide o troller 2000 do zeca_cj,que tem suspenção,relação,guincho,e pneus 37" e até agora não quebrou:http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=80161):concordo:

Abraços !

recrutazero
03/12/2010, 18:03
opa, boas perguntas, eu estou fechando negócio em um troller RF 99 tb a gasolina, vou gastar perto de 22 pila, esse preço que vc viu pode ser melhorado com pesquisa e paciência, tenho namorado o troller a gasolina a bastante tempo e te recomendo olhar atentamente a caixa de marchas (a tal da TREMEC) que é importada e o eixo diateiro (cherokee importada) fora isso o resto é nacional e pelo que vi é quase tudo VW andando no carro eu achei ele bem forte e respondendo bem. Só mais uma coisa, sei de bands curtas fechada e aberta originais a venda por aki por volta de 25 pila e a diesel, exelente carro, era minha primeira opção, porem, apaixonei no troller.
boa sorte no que decidir...

fguerreiro
03/12/2010, 19:37
Comparação interessante...
Vou acompanhar!

ANDRÉHUFF
04/12/2010, 11:38
Galera vamos fazer uma comparação no minimo honesta entre os dois carros citados nesse tópico.
Vou usar um carro que esta anunciado aqui no forum do nosso amigo Eduardo Ramires (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=81062), que alias é um exelente Troller e o meu Samurai que comprei não faz muito tempo.
Como os dois carros citados acima tem um indice de preparação equivalente:

Troller Rf 2000 (Eduardo Ramires) :Troller 2000 Gasolina capota de lona
BL 2'', pneu BF Mud 33'', Bloqueio Kaiser traseiro, guincho 12k controle sem fio, freio a disco nas 4 rodas.

Samurai Canvas 95 (Andrehuff) : SAMURAI CANVAS, OST OLIGATOR 31", RANCHO 9000, LOCK RIGHT, FREIO A DISCO nas 4, RAMSEY 8000, SPOA , CALMINI ROCKCRAWLER

Vou usa-los então

Meu Samurai paguei na casa dos R$ 25000,00, se fosse comprar um original e colocar tudo que ele tem talvez gastasse na casa de R$ 30000,00, tem como principais pontos positivos a economia de combustivel, a leveza, a facilidade de manutenção e o valor que por ser um jipe bem equipado esta até bem em conta. Como fatos contrario citaria a lerdeza em deslocamento em asfalto e dureza da suspenção (feixe)

O Troller anos de 97 a 2001 com motor ap tem como pontos positivo a robustez do conjunto, o motor nacional forte e de baixa manutenção, o conforto e a liquidez economica. Como pontos contrarios citaria o eixo dianteiro, o cambio de manutenção mais cara e a falta de roda livre, alguns incluiriam aqui tambem o sistema de engate do quatro por quatro eletrico.

Portanto estamos falando de dois carros exelentes mas de caracteristicas um tanto diferentes, um Troller honesto hoje com motor ap esta na casa de R4 26000,00 e R$ 30000,00 original, ja um Samurai original feixe na casa de R$ 15000,00 e R$ 18000,00 e um Samurai Helicoidal entre R$ 19000,00 a R$ 23000,00.

Se equiparmos ambos veiculos citados ai teremos carros chegando a patamares de valor maior, some um guincho, um bloqueio, um lift de suspensão, pneus maiores, etc e veja aonde chega o investimento. O carro do Eduardo é um bom exemplo, equipado tem de se vender acima dos R$ 35000,00 para que se possa rever parte do investimento, alias volto a dizer ta ai um bom Troller para se comprar.

Então para finalizar cuidado ao comprar carros anunciados por ai por uma bagatela, tenho certeza que num carro barato a manutenção para se rodar vai acabar igualando ao valor de um carro normal de mercado fora o tempo perdido em oficinas e atras de peças, claro que temos bons negocios onde por necessidade as pessoas tendem a abaixar o valor de venda mas lembrem-se que são poucos.

Abaixo uma foto do meu Samurai e uma do Troller do Eduardo para ilutrar o post.

RHL
04/12/2010, 17:23
eu gosto mais do bugão :D

Mac Lira
04/12/2010, 18:41
Galera vamos fazer uma comparação no minimo honesta entre os dois carros citados nesse tópico.
Vou usar um carro que esta anunciado aqui no forum do nosso amigo Eduardo Ramires (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=81062), que alias é um exelente Troller e o meu Samurai que comprei não faz muito tempo.
Como os dois carros citados acima tem um indice de preparação equivalente:

Troller Rf 2000 (Eduardo Ramires) :Troller 2000 Gasolina capota de lona
BL 2'', pneu BF Mud 33'', Bloqueio Kaiser traseiro, guincho 12k controle sem fio, freio a disco nas 4 rodas.

Samurai Canvas 95 (Andrehuff) : SAMURAI CANVAS, OST OLIGATOR 31", RANCHO 9000, LOCK RIGHT, FREIO A DISCO nas 4, RAMSEY 8000, SPOA , CALMINI ROCKCRAWLER

Vou usa-los então

Meu Samurai paguei na casa dos R$ 25000,00, se fosse comprar um original e colocar tudo que ele tem talvez gastasse na casa de R$ 30000,00, tem como principais pontos positivos a economia de combustivel, a leveza, a facilidade de manutenção e o valor que por ser um jipe bem equipado esta até bem em conta. Como fatos contrario citaria a lerdeza em deslocamento em asfalto e dureza da suspenção (feixe)

O Troller anos de 97 a 2001 com motor ap tem como pontos positivo a robustez do conjunto, o motor nacional forte e de baixa manutenção, o conforto e a liquidez economica. Como pontos contrarios citaria o eixo dianteiro, o cambio de manutenção mais cara e a falta de roda livre, alguns incluiriam aqui tambem o sistema de engate do quatro por quatro eletrico.

Portanto estamos falando de dois carros exelentes mas de caracteristicas um tanto diferentes, um Troller honesto hoje com motor ap esta na casa de R4 26000,00 e R$ 30000,00 original, ja um Samurai original feixe na casa de R$ 15000,00 e R$ 18000,00 e um Samurai Helicoidal entre R$ 19000,00 a R$ 23000,00.

Se equiparmos ambos veiculos citados ai teremos carros chegando a patamares de valor maior, some um guincho, um bloqueio, um lift de suspensão, pneus maiores, etc e veja aonde chega o investimento. O carro do Eduardo é um bom exemplo, equipado tem de se vender acima dos R$ 35000,00 para que se possa rever parte do investimento, alias volto a dizer ta ai um bom Troller para se comprar.

Então para finalizar cuidado ao comprar carros anunciados por ai por uma bagatela, tenho certeza que num carro barato a manutenção para se rodar vai acabar igualando ao valor de um carro normal de mercado fora o tempo perdido em oficinas e atras de peças, claro que temos bons negocios onde por necessidade as pessoas tendem a abaixar o valor de venda mas lembrem-se que são poucos.

Abaixo uma foto do meu Samurai e uma do Troller do Eduardo para ilutrar o post.
André bastante didática suas considerações, e ainda acompanhadas de belas ilustrações. Parabés pelo veículo está realmente muito bonito.

EVALDO KAISER
04/12/2010, 22:33
Caros amigos ! ja temos soluçoes para o sistema eletrico da traçao e a falta da roda livre de fabrica dos troller AP 2.0 Aqui no forum encontraremos sistemas de acionamento mecanico como tambem o kit roda livre manual para nossas viaturas . E so dar uma pesquisada .

JEFFCATUNDA
04/12/2010, 23:41
A briga ai é dura e para resolver isso: TENHO OS DOIS! :) :) :)

Ambos com configuração quase que totalmente original, um troller 2009 e um samurai 95...

Mas já que a comparação em com troller a gasolina, acho que para ficar realmente em duvidas o troller teria que estar em uma faixa de preço bem menor que a atual, pois a manutenção de um samurai é quase nada...

Acho que dificilmente alguma outra viatura bate esta relação PREÇO/PESO/POTENCIA que o samurai tem... Principalmente os até 95 que, por mais absurdo que pareça ainda hoje possuem mais peças para reposição que os 97 e nem falar em 98/99...

Acho muito dificil que quem possua um samurai aceite que digam que ele é LERDO na trilha, já no asfalto, isso não é realmente a praia dele. Depois de 95 tentaram "urbanizar" o bixinho e deu no que deu... só voltaram a acertar a mão no Jimny... Note que os Maruti que ainda são fabricados até hoje, tem a configuração da susp. quase idêntica aos samucas 95.

A única alteração que tem meu samurai é um coletor dimensionado da Truck Racing, no mais tudo original, com pneus 205/75/15 carecas e vai em lugares que outras viaturas, até troller diesel, as vezes não chegam, ressaltando que isso em areia e dunas, pois de lama tô fora...

Entre meu 2009 com 240 cv e meu samuca com 64 cv, prefiro o segundo para brincar na areia, tudo fica muito mais divertido, bem como os obstaculos tem que ser vencidos no braço e não na ignorância cavalar....

RevS
05/12/2010, 00:07
A briga ai é dura e para resolver isso: TENHO OS DOIS! :) :) :)

Ambos com configuração quase que totalmente original, um troller 2009 e um samurai 95...

Mas já que a comparação em com troller a gasolina, acho que para ficar realmente em duvidas o troller teria que estar em uma faixa de preço bem menor que a atual, pois a manutenção de um samurai é quase nada...

Acho que dificilmente alguma outra viatura bate esta relação PREÇO/PESO/POTENCIA que o samurai tem... Principalmente os até 95 que, por mais absurdo que pareça ainda hoje possuem mais peças para reposição que os 97 e nem falar em 98/99...

Acho muito dificil que quem possua um samurai aceite que digam que ele é LERDO na trilha, já no asfalto, isso não é realmente a praia dele. Depois de 95 tentaram "urbanizar" o bixinho e deu no que deu... só voltaram a acertar a mão no Jimny... Note que os Maruti que ainda são fabricados até hoje, tem a configuração da susp. quase idêntica aos samucas 95.

A única alteração que tem meu samurai é um coletor dimensionado da Truck Racing, no mais tudo original, com pneus 205/75/15 carecas e vai em lugares que outras viaturas, até troller diesel, as vezes não chegam, ressaltando que isso em areia e dunas, pois de lama tô fora...

Entre meu 2009 com 240 cv e meu samuca com 64 cv, prefiro o segundo para brincar na areia, tudo fica muito mais divertido, bem como os obstaculos tem que ser vencidos no braço e não na ignorância cavalar....


legal que o topico ta indo bem... quanto a "lerdeza" dos samucas nao sai tao caro uma adaptaçao para pelo menos um motor ap sairia??? temos exemplos no forum de samucas com motores maiores, logico que dai foge um pouco de valor inicial e que possa se comparar um com o outro mas se colocar um motor ap no samuca em relaçao peso potencia ele consegue bons resultados no asfalto!!! falei alguma besteira ou é isso mesmo?

JEFFCATUNDA
05/12/2010, 02:10
legal que o topico ta indo bem... quanto a "lerdeza" dos samucas nao sai tao caro uma adaptaçao para pelo menos um motor ap sairia??? temos exemplos no forum de samucas com motores maiores, logico que dai foge um pouco de valor inicial e que possa se comparar um com o outro mas se colocar um motor ap no samuca em relaçao peso potencia ele consegue bons resultados no asfalto!!! falei alguma besteira ou é isso mesmo?
Cara. Para o que fazemos por aqui, conheço samurais com motor AP que dão pau em troller diesel... O problema é que são adaptações, pega-se um legitimo japones e faz uma salada... Dai cada qual é cada um, cheio de particularidades...

ANDRÉHUFF
05/12/2010, 09:24
legal que o topico ta indo bem... quanto a "lerdeza" dos samucas nao sai tao caro uma adaptaçao para pelo menos um motor ap sairia??? temos exemplos no forum de samucas com motores maiores, logico que dai foge um pouco de valor inicial e que possa se comparar um com o outro mas se colocar um motor ap no samuca em relaçao peso potencia ele consegue bons resultados no asfalto!!! falei alguma besteira ou é isso mesmo?

Claro que não ............. meu Samuca é um sério candidato a ganhar um Ap 1.8, o que pega é que esse maldito motor japones teima em não acabar nunca, sabe como é, a patroa tem que ver o motor japones morrer pra aceitar aquele investimentozinho novo no Samurai sem aquela tradicional chiadeira :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eduardo Ramires
05/12/2010, 10:06
Bom dia galera, bom final de final de semana para todos :)

Já que meu bugão tá desfilando por essas passarelas de barro aqui, deixa eu meter o dedão gordo hehehe.

Eu amo meu bugão, ele só me dá alegrias, antes de comprar ele eu recebi uma sugestão de um amigo, dizendo que eu deveria comprar um Samurai.

Quando eu vi o carro eu me senti um pouco claustrofóbico dentro dele, isso pode ser uma coisa pessoal, mas eu realmente me senti como se estivesse andando em uma bicicleta cross e não uma montain bike hehehehe, ou algo assim :)

Respeito muito os Samukas, eu tive a felicidade de conhecer um samurai na trilha e posso dizer que ele passa realmente em muitos lugares que outros carros sofrem mais para passar.

Mas existe um motivo muito simples para essa vantagem na verdade.
Primeiro o Samuka que eu vi estava com uns pneus de dar inveja, ele tinha dedos no pneu realmente ao invéz de cravos hahahaha, mas omais importante é que ele é leve, muito muito muito leve.

Essa falta de peso do Samuka faz com que ele quase pule o obstaculo, é como se ele estivesse andando na ponta dos pés.

Sabendo conduzir ele, é muito fácil transpor alguns obstáculos mais do que os outros jeeps com certeza.

Agora em defesa do meu bugão, eu realmente nunca tive dificuldade para passar por nenhuma trilha que já fiz.

Nem vou citar as trilhas que eu fiz aqui porque todos sabem que a trilha muda de acordo com o humor dela, então não dá para apontar tal e tal trilha como sendo de nível tal e tal.

Posso dizer que passei por situações complexas e por enquanto ele nunca quebrou, só atolei uma vez com ele porque eu quis atolar na real, entrei no caldo devagar e o bugão foi sugado pela farinha lactea hehehehe só sendo puxado mesmo :palmas:

Partes técnicas agora:

Fazer um comparativo do Troller gasolina contra um Troller diesel não é muito simples, mas é possível.

Primeiramente o troller disel tem um POUCO mais de força, mas essa diferença de força as vezes não compensa o peso extra do conjunto porque o motor diesel é muito mais pesado do que o gasolina.

O motor diesel leva muito mais óleo do que o gasolina.

Com relação a manutenção o gasolina também leva vantagem.

O troller diesel apartir de 2002 leva vantagem no interior mais arrojado, com um painel mais decente realmente.

A porta traseira ajuda bastante principalmente para expedições e viagens mais longas.

O nível de conforto do troller gasolina para viajar realmente deixa um pouco a desejar mas eu fui para Mococa com ele, mais ou menos 300 km, sem problemas.

Não reclamou, não fez que não, valente o bixinho.

Eu realmente queria vender apenas para pegar um troller com um pouco mais de conforto interno, porque pela parte mecânica não sinto falta do motor diesel não.

Algum de vocês citou o problema do câmbio TREMEC, o meu está 100% reconstruido, eu mandei vir dos EUA o kit de reconstrução do câmbio, fabricado pela Ford Racing.

O câmbio está macio, confiável, sem barulhos e só me dando orgulho.

Fiz isto porque ele estava escapando marchas e os sincronizados estavam moidos.

Fiz essa reconstrução acho que não tem 2 meses.

Mas a única diferença realmente importante entre os dois trollers está ai, o diesel tem a vantagem da força, mas algumas desvantagens de peso e manutenção.

O que eu ouvi dizer que vale a pena no troller a diesel, além de ser o padrão do mercado hoje realmente, é o fato de que para fazer uma expedição para fora do pais o preço do diesel lá fora compensa mais do que da gasolina.

Mas realmente não sei quanto a autonomia.

Acho que a autonomia está muito relacionada aos pneus e outros fatores que tornam dificil achar um ponto comum para todos os trollers diesel.

Autonomia é uma questão bastante específica daquele único troller em questão.

Com relação a roda livre, eu quero dizer que ela é 90% dispensável.
Nunca rive problemas nos eixos e diferenciais, o conjunto não está com nenhum desgaste, possuo o carro a 1 ano então só posso falar da manutenção dele por 1 ano, mas eu acredito que esse conjunto nunca tenha sido trocado, está tudo firme, redondinho, sem barulhos e sem problemas.

Eu perguntei sobre instalar o kit de roda livre e me desaconselharam dizendo que existem coisas mais úteis com as quais eu posso investir o mesmo dinheiro que pelo que vi não é pouco.

Para ser sincero eu não gosto de adaptações, elas não me deixam dormir em paz.

A única que eu tenho no carro é a do freio a disco e é um sistema de extrema importância, então vocês imaginem como fico careta de preocupação com isso, tanto é que não confio no freio de mão e sempre engato a primeira para ter certeza que o carro não vai querer ir passear por ai.

Mas isso é pura preocupação meu sistema de freio graças a Deus está 100% funcional a bastante tempo já e nunca precisei dar manutenção até agora.

Existe um agravante, eu instalei esse kit de disco porque eu estava cansado de gastar 2000 reais a cada vez que o freio a tambor moia por qualquer motivo idióta.

Eu troquei os dois tambores do freio 2 vezes!!!!!! cada um custa 500 reais.

O custo da instalação do disco foi 1500,00 o que compensou absurdamente.

Então existiu uma questão de necessidade, agora a roda livre, eu nunca tive necessidade.

O sistema de engate eletrônico do 4x4 realmente é uma pulga atrás da orelha, as pessoas ficam preocuadas, eu já não fico mais por experiência própria, na minha opinião é um mecanismo eficiente e confiável.

Quando ele fica molhado ele demora um pouco para se achar nas luzinhas de estado dele, mas esse efeito passa rápido.

Nunca tive problema no engate do 4x4 ou reduzida.

Mas isso pode ser sorte de principiante ou zelo demais, não sei, realmente pode existir uma chance maior de quebra embora eu tenha passado em todos os dados da sorte por enquanto hahahaha.

Qunto ao preço, na verdade eu desisti de vender o meu troller equipado.

Eu estou com dó de pedir um valor baixo pelo carro pelo tanto de cuidado que tenho com ele e pelo fato de que algumas coisas eu não tenho como reaver, que é o caso do bloqueio que só serve na série RF do troller e não tem um mercado bom e o kit de freio a disco que não dá pra tirar.

Então pelo menos 4000,00 eu já perdi.

É dificil aceitar contra propostas nesses carro, o carachoques dele é reforçado não é o original, enfim.

Ele está com os 4 amortecedores originais novos, enfim... é complicado.

E não estou falando em valor sentimental, apenas apontando os pontos positivos do meu bugão.

Até os pneus estão me dando trabalho na venda porque é lógico que o povo quer os pneus, mas nunca estão dispostos a pagar o preço.

Por enquanto eu vou curtindo a viatura, botei uma barraca de teto nela, vou acampar em castelhanos dia 27/12 e só volto no dia 02/01.

Alias, se alguém quiser vir comigo, por favor, venha :dance:

Abraços a todos e obrigado por citar meu menino, ele realmente merece essa atenção. :lol:

Desculpem se falei alguma bobagem aqui mas é apenas minha opinião rsrsrs.

Abraço e parabéns pelo comparativo !!!

Alias, parabéns pela viatura está muito bela, precisamos colocar ela no barro !!! :dance:

RevS
05/12/2010, 11:25
Bom dia galera, bom final de final de semana para todos :)

Já que meu bugão tá desfilando por essas passarelas de barro aqui, deixa eu meter o dedão gordo hehehe.

Eu amo meu bugão, ele só me dá alegrias, antes de comprar ele eu recebi uma sugestão de um amigo, dizendo que eu deveria comprar um Samurai.

Quando eu vi o carro eu me senti um pouco claustrofóbico dentro dele, isso pode ser uma coisa pessoal, mas eu realmente me senti como se estivesse andando em uma bicicleta cross e não uma montain bike hehehehe, ou algo assim :)

Respeito muito os Samukas, eu tive a felicidade de conhecer um samurai na trilha e posso dizer que ele passa realmente em muitos lugares que outros carros sofrem mais para passar.

Mas existe um motivo muito simples para essa vantagem na verdade.
Primeiro o Samuka que eu vi estava com uns pneus de dar inveja, ele tinha dedos no pneu realmente ao invéz de cravos hahahaha, mas omais importante é que ele é leve, muito muito muito leve.

Essa falta de peso do Samuka faz com que ele quase pule o obstaculo, é como se ele estivesse andando na ponta dos pés.

Sabendo conduzir ele, é muito fácil transpor alguns obstáculos mais do que os outros jeeps com certeza.

Agora em defesa do meu bugão, eu realmente nunca tive dificuldade para passar por nenhuma trilha que já fiz.

Nem vou citar as trilhas que eu fiz aqui porque todos sabem que a trilha muda de acordo com o humor dela, então não dá para apontar tal e tal trilha como sendo de nível tal e tal.

Posso dizer que passei por situações complexas e por enquanto ele nunca quebrou, só atolei uma vez com ele porque eu quis atolar na real, entrei no caldo devagar e o bugão foi sugado pela farinha lactea hehehehe só sendo puxado mesmo :palmas:

Partes técnicas agora:

Fazer um comparativo do Troller gasolina contra um Troller diesel não é muito simples, mas é possível.

Primeiramente o troller disel tem um POUCO mais de força, mas essa diferença de força as vezes não compensa o peso extra do conjunto porque o motor diesel é muito mais pesado do que o gasolina.

O motor diesel leva muito mais óleo do que o gasolina.

Com relação a manutenção o gasolina também leva vantagem.

O troller diesel apartir de 2002 leva vantagem no interior mais arrojado, com um painel mais decente realmente.

A porta traseira ajuda bastante principalmente para expedições e viagens mais longas.

O nível de conforto do troller gasolina para viajar realmente deixa um pouco a desejar mas eu fui para Mococa com ele, mais ou menos 300 km, sem problemas.

Não reclamou, não fez que não, valente o bixinho.

Eu realmente queria vender apenas para pegar um troller com um pouco mais de conforto interno, porque pela parte mecânica não sinto falta do motor diesel não.

Algum de vocês citou o problema do câmbio TREMEC, o meu está 100% reconstruido, eu mandei vir dos EUA o kit de reconstrução do câmbio, fabricado pela Ford Racing.

O câmbio está macio, confiável, sem barulhos e só me dando orgulho.

Fiz isto porque ele estava escapando marchas e os sincronizados estavam moidos.

Fiz essa reconstrução acho que não tem 2 meses.

Mas a única diferença realmente importante entre os dois trollers está ai, o diesel tem a vantagem da força, mas algumas desvantagens de peso e manutenção.

O que eu ouvi dizer que vale a pena no troller a diesel, além de ser o padrão do mercado hoje realmente, é o fato de que para fazer uma expedição para fora do pais o preço do diesel lá fora compensa mais do que da gasolina.

Mas realmente não sei quanto a autonomia.

Acho que a autonomia está muito relacionada aos pneus e outros fatores que tornam dificil achar um ponto comum para todos os trollers diesel.

Autonomia é uma questão bastante específica daquele único troller em questão.

Com relação a roda livre, eu quero dizer que ela é 90% dispensável.
Nunca rive problemas nos eixos e diferenciais, o conjunto não está com nenhum desgaste, possuo o carro a 1 ano então só posso falar da manutenção dele por 1 ano, mas eu acredito que esse conjunto nunca tenha sido trocado, está tudo firme, redondinho, sem barulhos e sem problemas.

Eu perguntei sobre instalar o kit de roda livre e me desaconselharam dizendo que existem coisas mais úteis com as quais eu posso investir o mesmo dinheiro que pelo que vi não é pouco.

Para ser sincero eu não gosto de adaptações, elas não me deixam dormir em paz.

A única que eu tenho no carro é a do freio a disco e é um sistema de extrema importância, então vocês imaginem como fico careta de preocupação com isso, tanto é que não confio no freio de mão e sempre engato a primeira para ter certeza que o carro não vai querer ir passear por ai.

Mas isso é pura preocupação meu sistema de freio graças a Deus está 100% funcional a bastante tempo já e nunca precisei dar manutenção até agora.

Existe um agravante, eu instalei esse kit de disco porque eu estava cansado de gastar 2000 reais a cada vez que o freio a tambor moia por qualquer motivo idióta.

Eu troquei os dois tambores do freio 2 vezes!!!!!! cada um custa 500 reais.

O custo da instalação do disco foi 1500,00 o que compensou absurdamente.

Então existiu uma questão de necessidade, agora a roda livre, eu nunca tive necessidade.

O sistema de engate eletrônico do 4x4 realmente é uma pulga atrás da orelha, as pessoas ficam preocuadas, eu já não fico mais por experiência própria, na minha opinião é um mecanismo eficiente e confiável.

Quando ele fica molhado ele demora um pouco para se achar nas luzinhas de estado dele, mas esse efeito passa rápido.

Nunca tive problema no engate do 4x4 ou reduzida.

Mas isso pode ser sorte de principiante ou zelo demais, não sei, realmente pode existir uma chance maior de quebra embora eu tenha passado em todos os dados da sorte por enquanto hahahaha.

Qunto ao preço, na verdade eu desisti de vender o meu troller equipado.

Eu estou com dó de pedir um valor baixo pelo carro pelo tanto de cuidado que tenho com ele e pelo fato de que algumas coisas eu não tenho como reaver, que é o caso do bloqueio que só serve na série RF do troller e não tem um mercado bom e o kit de freio a disco que não dá pra tirar.

Então pelo menos 4000,00 eu já perdi.

É dificil aceitar contra propostas nesses carro, o carachoques dele é reforçado não é o original, enfim.

Ele está com os 4 amortecedores originais novos, enfim... é complicado.

E não estou falando em valor sentimental, apenas apontando os pontos positivos do meu bugão.

Até os pneus estão me dando trabalho na venda porque é lógico que o povo quer os pneus, mas nunca estão dispostos a pagar o preço.

Por enquanto eu vou curtindo a viatura, botei uma barraca de teto nela, vou acampar em castelhanos dia 27/12 e só volto no dia 02/01.

Alias, se alguém quiser vir comigo, por favor, venha :dance:

Abraços a todos e obrigado por citar meu menino, ele realmente merece essa atenção. :lol:

Desculpem se falei alguma bobagem aqui mas é apenas minha opinião rsrsrs.

Abraço e parabéns pelo comparativo !!!

Alias, parabéns pela viatura está muito bela, precisamos colocar ela no barro !!! :dance:


caramba hehehe relato emocionado do Edu. so nao entendi vc nao vai vender mais ou so nao vai vender com as coisas!?

JEFFCATUNDA
05/12/2010, 13:41
caramba hehehe relato emocionado do Edu. so nao entendi vc nao vai vender mais ou so nao vai vender com as coisas!?
Eu realmente me emocionei foi com as cifras....:( :(...

Se gastar isso em um samuca original você certamente terá 2 no final do ano...:) :) :)

Jambu
05/12/2010, 20:43
Não tenho os dois carros, nem nunca tive o samuca, então não vou comparar, mas vou dar a minha opinião honesta. Tenho um RF 99. Se o cara quer um jipe, tem que comprar um jipe. Vi pessoas comparando carros que na minha opinião são de categorias diferentes. Uma moto sobe uma duna melhor que qualquer jipe e nem por isso é melhor que o jipe. Sou fã de willys, mas se o cara põe uma carroceria de fibra, pneus 31" e um motor AP 1.8 ou 2.0 já quer vender o bicho por 40 mil. O troller RF tem as qualidades de um jipe willys com motor 2.0, carroceria de fibra e mecânica mais moderna e ainda tem ar condicionado, vidro elétrico, bancos lindos, figura de presença (mais bonito até que o wrangler). Ah! o câmbio? Se puder troque, vou trocar o meu. O acionamento de tração já troquei para o manual (mais ou menos como o willys). Quem tem qualquer um dos quatro carros citados, parabéns, mas o cara pode até comparar o troller a diesel 2.8 com o 3.0 que ele vai encontrar melhor nisso e pior naquilo para um e para outro, mas estamos tratando de carros de "categorias" diferentes. Tenho orgulho do meu RF e acho que os donos de samurai tem a mesma opinião. Abraços.

Sidnei
05/12/2010, 21:51
Tenho um troller diesel 2003, mas no nosso clube aqui em Campinas tem Troller RF e também Suzuki Samurai. Comparando os 3 na trilha, posso dizer que cada um tem seu ponto forte:
- Quando fazemos trilhas em alagados, o troller diesel é sempre o que sai melhor, até porque entramos mais confiantes por saber que não ficaremos no meio do trecho por causa do motor morrer. Já o ponto fraco é o preço do Troller Diesel que o mais caro dos tres modelos.
- Quando fazemos trilhas em locais com subidas mais íngrimes e subidas de pedras (tipo paredão), o Troller RF é o que se sai melhor, pois parece que ele "trepa" nesses subidões. Já o ponto que acho mais fraco no RF é realmente o cambio com manutencao muito cara (por aqui já gastaram muito recuperando esse cambio).
- Quando fazemos trilha onde tem muito atoleiro, o que melhor se sai é o Samurai, uma vez que é o mais leve dos tres e calçando bem o japonesinho se sai muito bem. Já o ponto fraco é mesmo o espaço interno e a velocidade nos trajetos de asfalto.

andres-tavares
05/12/2010, 22:03
- Quando fazemos trilhas em locais com subidas mais íngrimes e subidas de pedras (tipo paredão), o Troller RF é o que se sai melhor, pois parece que ele "trepa" nesses subidões.
.

Acrescentando: O curso do RF eh superior ao do troller t4 (diesel)... o RF eh tri link, os T4 sao 2 links duplos + barra panhard.

Abs.

zeca_cj
05/12/2010, 22:12
Só me permitam uma observação no topico.

Quem apareceu com essa historia de cambio com manutenção cara? de onde tirou?

Eduardo Ramires, qnt vc gastou na reconstrução de seu cambio 3 meses atras?
Em 2006, qnd o dolar estava nas alturas, eu gastei menos de R$2.000 pra deixar o cambio zero.

O Cambio Tremec-T5 equipou inumeros carros nos EUA, ou seja. tem peça até no eBay.
O kit de rebuild da ford racing é vendido por cerca de US$250,00 e o preço do serviço é o mesmo para qualquer cx.

Ja vi muita caixa clark ter a manutenção mais cara que isso...

Jambu
05/12/2010, 23:08
Só me permitam uma observação no topico.

Quem apareceu com essa historia de cambio com manutenção cara? de onde tirou?

Eduardo Ramires, qnt vc gastou na reconstrução de seu cambio 3 meses atras?
Em 2006, qnd o dolar estava nas alturas, eu gastei menos de R$2.000 pra deixar o cambio zero.

O Cambio Tremec-T5 equipou inumeros carros nos EUA, ou seja. tem peça até no eBay.
O kit de rebuild da ford racing é vendido por cerca de US$250,00 e o preço do serviço é o mesmo para qualquer cx.

Ja vi muita caixa clark ter a manutenção mais cara que isso...
O problema não é a manutenção cara. É A NECESSIDADE DE MANUTENÇÃO CONSTANTE. Já fiz o meu duas vezes, a primeira com o kit e a segunda mandei fazer o sincronizado gasto. Este câmbio é famoso nos carros americanos e tem gente que é doido para colocar ele nos V8 que rodam por aqui, mas para jipe ele é fraquinho. O do chevete é melhor, e olha que o do chevette não é lá essas coisas.

zeca_cj
05/12/2010, 23:33
Jambu,

Na minha opinião, talvez vc precise mudar de mecanico!

Jambu
06/12/2010, 00:10
Jambu,

Na minha opinião, talvez vc precise mudar de mecanico!
Prezado Zeca,
Essa é a minha opinião também. Eu realmente preciso de um bom mecânico. As duas mexidas eu fiz com dois mexânicos diferentes (um deles trabalha exclusivamente com caixas), mas continuarei tentando. Já, se vc conhecer alguém que valorize tanto assim a caixa tremec, eu vendo a minha por um brecinho camadara (metade do que gastarei para colocar uma eaton).

zeca_cj
06/12/2010, 00:20
Se voce colocou o rebuild kit da Ford Racing e esta usando o oleo correto na caixa (ATF que atenda as especificaçoes Dextron III) nao vejo porque esta com problema a nao ser mao de obra ruim.

Mas se deseja mesmo vender, pode tentar pelo forum ou tambem o pessoal dos mustangs.
www.clubedomustang.com.br (http://www.clubedomustang.com.br)


Acho melhor vc partir pra uma Eaton do que colocar a clark de chevete.

RevS
06/12/2010, 08:06
@Jambu
- nao creio que de para se comparar troller com o CJ em nivel de tecnologia aplicada e modernidade nos equipamentos tendo em vista que o troller é um projeto dos anos 90, enquanto os cj eram ja utilizados desde 40 entao nao vem ao caso esse tipo de comparaçao, a minha ideia em criar a comparaçao foi de gerar uma discuçao (saudavel) expondo os pontos positivos e negativos de cada modelo para ajudar nossos amigos (EU por exemplo a escolher minha primeira viatura).

PS eu sou grande amante do cj, acho o troller muito bom (apesar de as vezes achar que o troller nao vai passar, falo isso por gostar dos traços mais classicos dos cj Jipe com Cara de jipe) os samurais esta aparencendo agora vi no forum e nas trilha de castelhanos que fiz algum dias atras e achei os traços dele bacanas e sendo fechado (metal top) daria tambem para o uso no dia dia, e por serem mais baratos que os troller, dai por isso a criaçao do topico saber se vale a pena ficar mais um tempo sem meu 4x4 para poder ter melhor custo beneficio na compra do meu....


@Sidinei
- Gostei da comparaçao, mas veja se vc muda seu conceito no caso de colocar um motor 2.0 no samuca nao sei se o do santana que equipa os troller cabem (na verdade devem caber tudo vai depender do nivel de adaptaçoes a serem feitas) e se sao viaveis no nivel de $$$ gastas o que me diria ?

Eduardo Ramires
06/12/2010, 15:14
Hehehe pois é eu amo meu RF, mas por incrivel que pareça eu vendi o bixão esse final de semana sem querer rsrsrs.

Não vou entrar em detalhes, mas eu estou montando o meu guincho, meus pneus, meu body lift e meu rádio px na minha nova viatura nesse instante.

É um troller 2004 preto com capota cinza.

Tudo aconteceu muito rápido.

Falando do RF, bom o rebuild kit da Ford Racing eu paguei mais caro do que isso eu preciso procurar minha nota fiscal para olhar.

Mas o problema meu amigo, é que quando o kit chega no correio aqui, você precisa desembolsar mais 60% do valor original com imposto, isso doi na alma.

Paguei mais uma bela grana para montar o bixo. Então realmente não foi uma coisa bonita de se ver, mas agora o bixão tá zerado e muito gostoso.

Realmente esse câmbio é utilizado em vários carros, porém para o Troller ele é modificado porque a casca dele não suporta a caixa reduzida, então existe uma diferença sim entre os tremec de rua e o que é usado no troller.

A diferença é gritante do tremec para o câmbio usado nos T4, o tremec parece que você está engatando marcha de caminhão, a alavanca dele adora passear pelo carro, você faz realmente um alongamento do braço hahaha, o câmbio do T4 é justinho, é mais um exercício para o pulso do que para o braço inteiro.

Meu sinto de segurança já me deixou boas marcas engatando a 3, a 4 e a ré, a 5 eu nem uso.

Nossa o engate da quinta você até faz carinho nas pernas da sua companheira hahahahaaha

Zueira a parte.

O RF é um carro responsa, nunca me deixou na mão como disse, acho que comparações não fazem sentido.

O importante é saber o que se quer fazer e quanto de dinheiro se tem, acho que ficar triste porque não tem dinheiro para ter um T4 é bobagem, acho que cada um sabe onde dói e onde que a dor pelo menos traz uma gotinha de satisfação.

Acho que é mais por ai que tem que se pensar, dor x satisfação, se a dor for maior, desencana, se a dor for igual a satisfação ainda vá lá, se gosta acho que deve gastar, se for um usuário que vá fazer trilha a cada ano, então realmente não compensa gastar.

Enfim, acho que vai mais do piloto do que do carro.

Resumindo muito, amo meu RF, acho que ele é gato rsrsrs, e faria tudo que eu fiz nele de novo se fosse preciso porque eu gosto de off-road, conheci muitos amigos, dei muita risada e comi muito churrasco com cerveja, então o saldo está positivo hahaha.

Se Deus quiser vou ter sorte com o T4 e vou dar muito mais risada ainda.

Abraço a todos!!!

ANDRÉHUFF
06/12/2010, 21:06
Hehehe pois é eu amo meu RF, mas por incrivel que pareça eu vendi o bixão esse final de semana sem querer .......


E ai Eduardo conta ai quem foi o felizardo ..... pra que cidadefoi??

Juliano Nitsch
06/12/2010, 22:59
Resumindo...

Troller Gasolina Original:

Pontos + : Motor devido a fácil manutenção e preço das peças, sistema de suspensão bem dimensionado (melhor doque o Troller Diesel na minha opinião), carroceria de fibra, espaço interno, maioria das peças nacionais.

Pontos - : Câmbio, tração integral, revenda dependendo do ano. Não considero o eixo dianteiro um problema, dependendo para oque se pretende usar vai muito bem.

Para resolver o problema do câmbio o pessoal esta adaptando o clark 5 marchas, com a primeira marcha reduzida, fica muito bom. Gasta-se em torno de R$ 3k dependendo de quanto pagar pelo câmbio, m.o. e flange. Quanto a tração integral, existe kit sendo vendido a R$ 2k + m.o..

Fora isso, instalação de guincho, bloqueio traseiro e pneus já vão facilitar muito.

Samurai Original:

Pontos + : Motor devido a ser melhor dimensionado ao uso off-road doque o motor AP (Cárter profundo, oque proporciona pressão de óleo constante em inclinações ingrimes; distribuidor na parte superior traseira do motor, dificultando falhas por umidade; sistema cross-flow, admissão de um lado e escape de outro; tuchos mecânicos; bloco em alumínio), veículo leve, manutenção simples, melhor revenda.

Pontos - : CT original longa, suspensão, peças importadas porém de fácil acesso.

Para resolver o problema da CT, X-crawler vai muito bem. Quanto a suspensão uma boa redimensionada ajuda.

Fora isso, instalação de guincho e bloqueio já ajuda muito. Quanto aos pneus, dependendo do tamanho é necessário body lift ou SPOA.

Particularmente gosto muito dos dois, mas ambos precisam de investimento para se adequarem mais ao uso off-road, ou melhor, qualquer jipe original precisa de investimento, só que uns precisam mais e outros menos.

Se vai usar no dia-a-dia e off-road vai de Troller (Ano 2001 de preferência), se vai usar só pra trilha vai de Suzuki (Anos de 93 a 95).

JEFFCATUNDA
06/12/2010, 23:20
Venceu o samurai.

:) :) :)

zeca_cj
07/12/2010, 00:45
Pontos - : Câmbio, tração integral, revenda dependendo do ano. Não considero o eixo dianteiro um problema, dependendo para oque se pretende usar vai muito bem.


A tração do Troller, EM NENHUM ANO, é integral. e sim Part-time com acionamento eletrico para as opções 4x2, 4x4 Hi, 4x4 low em todos os anos.

Desde 98, todos os trollers usam a mesma t-case e o mesmo sistema de acionamento.

96 e 97 usam t-case de F1000 4x4.

JEFFCATUNDA
07/12/2010, 01:17
A tração do Troller, EM NENHUM ANO, é integral. e sim Part-time com acionamento eletrico para as opções 4x2, 4x4 Hi, 4x4 low em todos os anos.

Desde 98, todos os trollers usam a mesma t-case e o mesmo sistema de acionamento.

96 e 97 usam t-case de F1000 4x4.
O colega queria dizer que a conexão dos semi-eixos e do diferencial dianteiro é fultime, pois ele não tem roda livre, mas realmente a tração é PART-TIME.

:)

zeca_cj
07/12/2010, 01:55
Ok.

Mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...

Eduardo Ramires
07/12/2010, 12:21
Cara vendi para um camarada aqui de São Paulo mesmo.
Vou ver direitinho pra onde ele vai com o carro e depois eu posto aqui hehehe.

Jambu
07/12/2010, 22:34
Prezados colegas,
Não importei o kit não. Na verdade eu o comprei na própria troller (autorizada). De onde ela importou não sei. Acredito REALMENTE que, independente do kit, estou precisando de mão de obra de qualidade.
Agora que é verdade que o câmbio é um exercício de alongamento de suvaco, lá isso é kkkkkkkkk.
Brincadeiras a parte, só não concordo com quem disse que venceu o carrinho de brinquedo. Como eu disse antes, não se compara JIPE com fiat uno. kkkkkkkk O Uno vai ganhar sempre na economia kkkkk

ANDRÉHUFF
07/12/2010, 22:57
Prezados colegas,
Não importei o kit não. Na verdade eu o comprei na própria troller (autorizada). De onde ela importou não sei. Acredito REALMENTE que, independente do kit, estou precisando de mão de obra de qualidade.
Agora que é verdade que o câmbio é um exercício de alongamento de suvaco, lá isso é kkkkkkkkk.
Brincadeiras a parte, só não concordo com quem disse que venceu o carrinho de brinquedo. Como eu disse antes, não se compara JIPE com fiat uno. kkkkkkkk O Uno vai ganhar sempre na economia kkkkk


Hummmmm ................ diz o ditado ........ "quem desdenha quer comprar" ...... senti uma pontinha de inveja nesse seu " carrinho de brinquedo" ........... na verdade é só cair pra dentro do barro que essa sua imagem de Fiat Uno vai embora rapidinho :odedo:.......... com todo respeito é claro.

Juliano Nitsch
08/12/2010, 00:13
O colega queria dizer que a conexão dos semi-eixos e do diferencial dianteiro é fultime, pois ele não tem roda livre, mas realmente a tração é PART-TIME.

:)

Exatamente isso que eu quis dizer, me expressei mal !

Valeu Jeff

Sidnei
25/02/2011, 18:15
Só me permitam uma observação no topico.

Quem apareceu com essa historia de cambio com manutenção cara? de onde tirou?

Eduardo Ramires, qnt vc gastou na reconstrução de seu cambio 3 meses atras?
Em 2006, qnd o dolar estava nas alturas, eu gastei menos de R$2.000 pra deixar o cambio zero.

O Cambio Tremec-T5 equipou inumeros carros nos EUA, ou seja. tem peça até no eBay.
O kit de rebuild da ford racing é vendido por cerca de US$250,00 e o preço do serviço é o mesmo para qualquer cx.

Ja vi muita caixa clark ter a manutenção mais cara que isso...

Te enviei uma MP

mauricio rodrigues
31/03/2011, 17:04
Amigos, tenho um samurai 97 e posso garantir que a viatura é show de bola nas trilhas! é só ligar a reduzida e tudo muda!
Não é a toa que os samurais estão super valorizados no mercado 4x4! Quem tem pede alto, pois sabe que acaba vendendo.
Do troller eu sei pouco, mas tenho a impressão de ser um ótimo jeep também, além de ser muito bonito!
Acho tb que o troller dá mais "status" a quem compra....rsrrsssss

abçs