Ver Versão Completa : Suzuki Grand Vitara, motor 1,6 16V esquentando
mauricio_silva
03/12/2010, 00:19
Olá!
Criei este tópico para relatar um defeito que minha viatura apresentou, compartilhando com os amigos o problema e a sua (aparente) solução.
Tenho, desde abril deste ano (2010), um Grand Vitara 1998 com motor 1,6 de 16V. Transmissão automática, bancos em couro, um bom substituto para o meu antigo Pajero. Rodei mais de 7.000 km desde a compra, fazendo a manutenção em dia, com trocas de fluídos e tudo mais que manda o figurino.
Há um mês, mais ou menos, o carro começou a apresentar um aumento na temperatura (pelo marcador do painel). Nada absurdo, apenas o ponteiro ficando mais a direita do que o usual. Vale dizer que, desde a compra deste GV, eu achava que o motor ficava muito quente (no "achômetro" ao chegar perto com a mão, por exemplo), com um certo cheiro de óleo (o que não me preocupou, pois o motor fora lavado, com borrifamento de óleo; isso feito pelo antigo proprietário).
Num passeio, que não chegava a ser uma trilha, o carro ferveu. E estourou uma mangueira de água (que fica na parte inferior do motor). Tudo isso de forma muito rápida. Minha conclusão: adeus junta do cabeçote!:putz::parede:
Guinchado até o mecânico, vem o diagnóstico e a surpresa: o defeito estava no acoplamento viscoso da hélice do sistema de arrefecimento!:shock:
Segundo o mecânico, o radiador tinha sofrido uma "gambiarra", pois um furo fora vedado com cola de silicone.:putz:E este "conserto" tinha obstruído uma parte significativa da área de circulação de água. Assim, o carro ficava sempre numa temperatura elevada, fazendo com que a ventoinha (que tem um acoplamento viscoso para funcionar) trabalhasse quase sem parar. Este esfoço extra acabou por danificar o acoplamento, diminuindo a eficiência do sistema de refrigeração. E quando eu trafeguei por um trecho de terra em baixa velocidade, o motor ferveu.
Segundo o mecânico, a junta do cabeçote não foi danificada (não a ponto de dar defeito, pelo menos...).
Nunca tinha visto este tipo de problema. Já aconteceu com alguém?
De qualquer forma, fica ai um alerta: se a ventoinha ficar trabalhando de forma contínua (não confundir com o movimento, pois ela gira sem carga ventilando muito pouco), vale uma olhadela no radiador. Mesmo que o marcador de temperatura do painel não acuse uma temperatura excessiva.
[]s.
Marco-Maga
03/12/2010, 00:57
Olá!
Criei este tópico para relatar um defeito que minha viatura apresentou, compartilhando com os amigos o problema e a sua (aparente) solução.
Tenho, desde abril deste ano (2010), um Grand Vitara 1998 com motor 1,6 de 16V. Transmissão automática, bancos em couro, um bom substituto para o meu antigo Pajero. Rodei mais de 7.000 km desde a compra, fazendo a manutenção em dia, com trocas de fluídos e tudo mais que manda o figurino.
Há um mês, mais ou menos, o carro começou a apresentar um aumento na temperatura (pelo marcador do painel). Nada absurdo, apenas o ponteiro ficando mais a direita do que o usual. Vale dizer que, desde a compra deste GV, eu achava que o motor ficava muito quente (no "achômetro" ao chegar perto com a mão, por exemplo), com um certo cheiro de óleo (o que não me preocupou, pois o motor fora lavado, com borrifamento de óleo; isso feito pelo antigo proprietário).
Num passeio, que não chegava a ser uma trilha, o carro ferveu. E estourou uma mangueira de água (que fica na parte inferior do motor). Tudo isso de forma muito rápida. Minha conclusão: adeus junta do cabeçote!:putz::parede:
Guinchado até o mecânico, vem o diagnóstico e a surpresa: o defeito estava no acoplamento viscoso da hélice do sistema de arrefecimento!:shock:
Segundo o mecânico, o radiador tinha sofrido uma "gambiarra", pois um furo fora vedado com cola de silicone.:putz:E este "conserto" tinha obstruído uma parte significativa da área de circulação de água. Assim, o carro ficava sempre numa temperatura elevada, fazendo com que a ventoinha (que tem um acoplamento viscoso para funcionar) trabalhasse quase sem parar. Este esfoço extra acabou por danificar o acoplamento, diminuindo a eficiência do sistema de refrigeração. E quando eu trafeguei por um trecho de terra em baixa velocidade, o motor ferveu.
Segundo o mecânico, a junta do cabeçote não foi danificada (não a ponto de dar defeito, pelo menos...).
Nunca tinha visto este tipo de problema. Já aconteceu com alguém?
De qualquer forma, fica ai um alerta: se a ventoinha ficar trabalhando de forma contínua (não confundir com o movimento, pois ela gira sem carga ventilando muito pouco), vale uma olhadela no radiador. Mesmo que o marcador de temperatura do painel não acuse uma temperatura excessiva.
[]s.
Mauricio,
Tem pessoas que tiram o viscoso e soldam a ventuinha na base, ai ela trabalha direto.
Quando comprei a minha GV, me ensinaram amarrar uma linha de costura mesmo na helice para ver se ela não estava soldada...
E este teste é muito eficiente..
Mas quando obstruem as canaletas em excesso acontece isso mesmo...
Boa sorte ai com a sua GV.:concordo:
mauricio_silva
03/12/2010, 01:15
Valeu Marco!
Não conheço bem a mecânica do GV. Então, tenho de ir aprendendo.
[]s.
Giovanni Morano
04/12/2010, 12:48
Ola, comigo aconteceu uma serie de problemas de esquentamento, uma coisa levava a outra, então "chutei o balde" e comprei tudo novo! ( Radiador, junta do cabeçote, refiz o cabeçote!) Hoje meu amigo! meu carro é mais frio doque muito carro 2005 06 07 08 e por ai vai!
Marco-Maga
04/12/2010, 23:13
Valeu Marco!
Não conheço bem a mecânica do GV. Então, tenho de ir aprendendo.
[]s.
mauricio,
Leve o carro numa oficina de radiadores que vc confia..
Ai eles podem dar um bom diagnostico..:concordo:
mauricio_silva
05/12/2010, 23:03
Hoje (05/12) fiz o primeiro teste mais "exigente" com o meu GV depois do conserto: um percurso entre SJBV e Poços de Caldas.
A estrada para Poços sobe a Serra da Mantiqueira (que na região, recebe nomes locais). A subida não é "radical" nem muito longa, mas se o sistema de arrefecimento não estiver em ordem, dificilmente se completa o percurso sem nenhum problema. E lá fui eu e a patroa.
Como o carro é automático, pisei fundo, para que as marchas fossem trocadas em regime de alta rotação (que força mais o motor e, consequentemente, o sistema de arrefecimento). O GV subiu numa boa, sem dar qualquer sinal de aumento de temperatua.
Em Poços de Caldas, subi o morro do Cristo Redentor (engraçado que a maioria das cidades do interior paulista tem uma estátua do Cristo Redentor; eu sei que Poços de Caldas fica em Minas Gerais, mas parece que a cidade pegou esta "mania paulista"), que tem uma estrada íngrime e estreita para se alcançar o topo. Mais uma vez, o motor do GV não aqueceu além do normal (permaneceu na mesma temperatura que no trajeto em terreno plano).
Consideração parcial: neste primeiro teste, tudo correu bem sem maiores preocupações.
Mas ainda não estou (completamente) satisfeito. Quero testar o carro em baixas velocidades, num percurso mais acidentado e que exija mais do motor. Para tanto, vou subir o Pico do Gavião vindo de Águas da Prata.
Logo postarei o resultado da empreitada.
[]s.
mauricio_silva
05/12/2010, 23:19
mauricio,
Leve o carro numa oficina de radiadores que vc confia..
Ai eles podem dar um bom diagnostico..:concordo:
Olá Marco-Maga, tudo bem?
O radiador já foi reformado, sendo este uma parte do conserto. Houve a substituição das varetas, limpeza interna e pintura. Segundo o mecânico, o ideal seria a instalação de aletas de bronze em substituição das de alumínio. Mas mesmo sem ter feito isso, a capacidade de troca de calor do radiador já teria melhorado muito.
Segundo ele (o mecânico), se eu for usar o GV em percursos mais "exigentes" (trilhas) eu devo pensar em substituir o radiador por outro feito totalmente em bronze e cobre (este mecânico gosta de qualidade e durabilidade nos seus trabalhos; e cobra por isso...:-|), que é mais durável e permite reparos com solda de estanho.
Por hora, vou manter o radiador do modo que está (visualmente, o reparo ficou excelente). Mas a troca total é uma possibilidade futura.
[]s.
Marco-Maga
06/12/2010, 02:31
Hoje (05/12) fiz o primeiro teste mais "exigente" com o meu GV depois do conserto: um percurso entre SJBV e Poços de Caldas.
A estrada para Poços sobe a Serra da Mantiqueira (que na região, recebe nomes locais). A subida não é "radical" nem muito longa, mas se o sistema de arrefecimento não estiver em ordem, dificilmente se completa o percurso sem nenhum problema. E lá fui eu e a patroa.
Como o carro é automático, pisei fundo, para que as marchas fossem trocadas em regime de alta rotação (que força mais o motor e, consequentemente, o sistema de arrefecimento). O GV subiu numa boa, sem dar qualquer sinal de aumento de temperatua.
Em Poços de Caldas, subi o morro do Cristo Redentor (engraçado que a maioria das cidades do interior paulista tem uma estátua do Cristo Redentor; eu sei que Poços de Caldas fica em Minas Gerais, mas parece que a cidade pegou esta "mania paulista"), que tem uma estrada íngrime e estreita para se alcançar o topo. Mais uma vez, o motor do GV não aqueceu além do normal (permaneceu na mesma temperatura que no trajeto em terreno plano).
Consideração parcial: neste primeiro teste, tudo correu bem sem maiores preocupações.
Mas ainda não estou (completamente) satisfeito. Quero testar o carro em baixas velocidades, num percurso mais acidentado e que exija mais do motor. Para tanto, vou subir o Pico do Gavião vindo de Águas da Prata.
Logo postarei o resultado da empreitada.
[]s.
Mauricio,
Acho que vc errou de estado, o estado que tem Cristo Redentor e para chegar é estreito e com subida é o Rio de Janeiro... kkkkkkkk :concordo:
Fico feliz que resolveu o seu problema...
mrenault
11/12/2010, 10:50
Pessoal:
Ola, sou novo por aqui. Tenho um Grand Vitara 2001, e estah com vazamento no diferencial dianteiro e no retentor do volante. Por acaso vcs conhecem algum mecanico 4x4 de confianca, preferencialmente perto da zona oeste de SP? (Cotia, Osasco, Butanta...)
Grato pela ajuda!
Suzukiko
09/08/2011, 18:41
Ola, comigo aconteceu uma serie de problemas de esquentamento, uma coisa levava a outra, então "chutei o balde" e comprei tudo novo! ( Radiador, junta do cabeçote, refiz o cabeçote!) Hoje meu amigo! meu carro é mais frio doque muito carro 2005 06 07 08 e por ai vai!
Fala Morano,
gostei da sua atitude! Tenho um GV que esquentou muito por causa de um furo no radiador que eu n percebi (chegou até bater pino pq eu n podia parar e rodei mas uns 6km até poder parar). Então soldei o furo e n deu mais problema. Mas aí ficou a dúvida: queimou a junta? Danificou cabeçote? Conclusão: n sei o que eu faço. Meu carro n apresentou mais nenhum problema mais grave, mas acho que está com um pequeno, quase imperceptível rateado em quinta marcha em baixa rotação e daí vc afunda o pé p dar rotação... n sei se é coisa da minha cabeça ou é reflexo do super aquecimento.
Quanto ficou o serviço completo que vc fez no seu carro... Troca de junta, retífica de cabeçote, radiador novo e mão de obra? SE eu puder vou fazer o mesmo que vc.
Abraço!
Suzukiko
09/08/2011, 18:48
Fala Morano,
gostei da sua atitude! Tenho um GV que esquentou muito por causa de um furo no radiador que eu n percebi (chegou até bater pino pq eu n podia parar e rodei mas uns 6km até poder parar). Então soldei o furo e n deu mais problema. Mas aí ficou a dúvida: queimou a junta? Danificou cabeçote? Conclusão: n sei o que eu faço. Meu carro n apresentou mais nenhum problema mais grave, mas acho que está com um pequeno, quase imperceptível rateado em quinta marcha em baixa rotação e daí vc afunda o pé p dar rotação... n sei se é coisa da minha cabeça ou é reflexo do super aquecimento.
Quanto ficou o serviço completo que vc fez no seu carro... Troca de junta, retífica de cabeçote, radiador novo e mão de obra? SE eu puder vou fazer o mesmo que vc.
Abraço!
Giovanni Morano
14/08/2011, 00:29
Troquei a junta do cabeçote(suzucar.com.br) R$ 450
Retifiquei o cabeçote( totalcar ) R$ 300
Radiador novo e original(suzucar.com.br) R$ 770
Mão de obra se não me engano foi R$250
Manda ver e seja feliz...
Fala Morano,
Abraço!
aleilario
20/03/2012, 20:59
Galera, não sei se alguém pode me ajudar.
Meu GV é 98/99 1.6 automático tbm.
Estou com ele faz 1 ano e meio, já fiz diversas trilhas, viagens e etc e o carro nunca teve problema de superaquecimento.
Na semana passada fiz uma trilha em itapecirica, e no final da trilha, já em asfalto o carro esquentou, parei no posto dei uma limpada mais ou menos no radiador, pois tinha certeza que o problema era barro. Pois bem, vim embora assim, o carro esquentando, parando esperando esfriar e seguindo. Cheguei em casa.
Na segunda feira mandei lavar o carro e o motor, aparentemente resolveu o problema, só que ando muito pouco no dia a dia, apenas 6km para ir e voltar do trabalho e nunca pego trânsito.
Excessão nas quartas feiras que levo e busco minha esposa na paulista. Então, quarta feira passada no final do dia, eu indo buscar ela na paulista, um calor tremendo, liguei o ar condicionado. Pronto, a temperatura subiu, só não chegou no vermelho pois eu desliguei o ar condicionado e liguei o ar quente, ai ela baixou.
Nível de água do radiador e do reservatório de expansão normal !
Rodei os outros dias e tudo blz, só não podia ligar o ar condicionado.
No domingo fui fazer outra trilha em cajamar, carro normal na estrada, trabalhando um pouco abaixo do meio, fiz a trilha e tudo blz com a temperatura. Quando peguei um atoleiro já joguei água no radiador para não deixar ele muito sujo.
Pois bem, sai da trilha, entrei no asfalto e pronto, a temperatura já subiu.
Abortei a trilha e voltei para casa com o ar quente ligado, ai ele trabalha mais quente que o normal mas não chega a subir tanto a temperatura.
Enfim, sinceramente não sei o que fazer, pois:
- O radiador esta limpo, pelo menos esteticamente;
- A ventoinha esta funcionando, ela aciona normalmente quando a temperatura esta um pouco acima do meio;
- A água do radiador não some, se mantem no mesmo nível;
- A água do radiador esta com aspecto limpo;
Enfim, não sei para onde ir, se alguém puder me ajudar, agradeço !!!!
[]´s
AlemãoRS
21/03/2012, 11:44
Sem desmontar o radiador você não vai conseguir limpar ele direito, porque não tem acesso suficiente para limpa-lo.
aleilario
21/03/2012, 11:57
Então Alemão, a minha dúvida esta justamente ai, será que o problema é no radiador ? Se for isto blz, encosto no cara especializado para limpar, varetar e etc e pronto.
Postei aqui este problema mais para saber se alguém já teve problema parecido com o meu, assim eu já tentaria ir direto na causa.
O receio é fazer o radiador e não resolver, ai gastei dinheiro a toa, enfim...
[]´s
AlemãoRS
21/03/2012, 13:44
Já aconteceu comigo, não é o mesmo motor mas foi a mesma coisa relatada por você. Aqui todas trilhas tem barro, lama, etc.
Tem o radiador do A/C que também fica ali na frente dificultando a limpeza.
Mas antes de desmontar, já que você relatou de ligar o A/C e ele esquentar, verifica também se a ventoinha do A/C está ligando quando você liga ele.
aleilario
22/03/2012, 19:20
Bom, problema aparentemente resolvido !
Deixei o carro hoje de manhã para varetar e limpar o radiador.
O rapaz do radiador me ligou na hora do almoço e disse que o radiador estava um pouco entupido, mas provavelmente o problema do carro esquentar tanto não seria este.
Ele por conta própria retirou a válvula termostática !
Montou o sistema todo e na hora de colocar a parte de cima do radiador, ela trincou (plástico velho) e foi necessário mandar fazer uma de metal que ficou pronta no final do dia.
Fui buscar o carro, ele já estava ligado fazia meia hora e a temperatura lá embaixo !
Vim embora para casa com o ar condicionado ligado e a temperatura não chegou nem no meio, acho que resolveu mesmo o problema.
Chegando em casa, peguei a válvula termostática, coloquei na pia, fervi água, fechei a pia e joguei água fervendo nela...nada aconteceu, então imagino eu que o problema era realmente a válvula termostática !
Agora a questão, deixo sem esta válvula ou compro uma nova e coloco no carro ?????
AlemãoRS
22/03/2012, 19:58
Compra uma nova e coloca, não deixa sem!
aleilario
22/03/2012, 20:03
Andei pesquisando e achei na faixa de 90 conto...vou comprar outra !
mauricio_silva
25/03/2012, 21:45
Andei pesquisando e achei na faixa de 90 conto...vou comprar outra !
Não deixe o carro sem a válvula termostática.:discordo: Ela está lá extamente para manter uma tempertura de trabalho adequada ao motor. Tem mec(h)ânico que garante que a válvula termostática serve somente para obstruir o fluxo do líquido de arrefecimento, não ajudando em nada ao resfriamento do motor. Se você conhece alguém assim, melhor trocar de mecânico!
mauricio_silva
25/03/2012, 22:06
Bem, nada é simples nem fácil:putz::parede:!
O que deveria ser "somente" um problema de arrefecimento do motor, tomou corpo, cresceu e virou uma retífica completa (do cabeçote à parte baixa):cry:. E uma troca de radiador:parede:!
Caros, ai vão algumas dicas:
-Motor não deve vazar óleo; se isto estiver acontecendo, procure um (bom) mecânico rapidamente. Parece óbvio (e é), mas não se pode para ficar protelando muito :zzz:. Evita boas dores de cabeça:parede:!
-Água do sistema de arrefecimento não some: ou há um vazamento ou a junta do cabeçote está com problema. Não dá para ir simplemente completando o nível. Dica se houver "sumiço" de água: retire a tampa do radiador e dê a partida no motor. Se espirar água para fora do bocal, a junta do cabeçote "pediu arrego":putz:!
-Todo carro queima um pouco de óleo. Isso é normal. Mas não é normal quando o óleo vai desaparecendo, sem que haja vazamentos. Nem que quando há a troca de óleo, este apareça esbranquiçado e leitoso. Problema a vista. Não adianta protelar.
De forma simples: carro que apresenta problemas mecânicos precisa de concerto. Não adianta esperar a coisa se resolver sozinha. Só piora. Quanto mais cedo agir, menor terá sido o dano. O bolso agradece...:brinde:
mauricio_silva
02/06/2012, 02:40
Bom, vamos lá....
Carro com o motor retificado, água do radiador no nível correto, tudo indo bem. Até que...bem de leve, quase sem perceber o indicador da temperatura foi subindo. "Mal sinal!" - pensei. E era mesmo! Logo depois, uma mangueira do circuito de arrefecimento estourou...:putz::parede:
Seguro acionado, carro no guincho, do guincho para casa. Um exame rápido, percebo que a mangueira poderia ser rapidamente reparada (tinha estourado na conecção; bastava cortar a ponta e reencaixar). Obviamente, tal concerto não me livraria de ir ao mecânico (mais uma vez...).:sad:
E no mecânico, as más notícias: a junta do cabeçote queimou. E eu tinha acabado (mal chegara a rodar 1.000km...) de fazer a retífica completa!!!:evil:
Segundo o mecânico, o cabeçote poderia estar empenado e passou "despercebido" na retífica. Com o tempo, a junta foi sendo exposta ao calor do motor e "abriu o bico" em quanto eu dirigia. Droga!!!:parede::parede:
Lá vou eu para a oficina retificadora. Depois de muita conversa, diz que disse etc e tal, acabei deixando o carro lá (fazer o quê, né?). Eles só me cobrariam as peças trocadas e não a mão de obra. Melhor que nada...:pensativo:
Bem, o carro voltou da oficina, com a conta da nova junta do motor. E, "de graça", uma plaina no cabeçote (antes tarde do que nunca...) que estava empenado mesmo (mais um ponto para o meu mecânico).
Agora é só esperar pelo radiador, que comprei nos EUA por US$ 51,00 :shock: (é isso mesmo), enquanto aqui no "patropi", não encotrei por menos de R$ 1.000,00! Com taxas de importação, transporte, conversão monetária e envio, acabou ficando por R$ 341,00! Estou aguardando. E torcendo para que venha o modelo correto (depois escrevo detalhando melhor esta compra; vale a pena partilhar ocorrido).
Quando o radiador novo chegar, vou trocar e colocar água benta com aditivo! Quem sabe...:chorandoderir:
[]s.
Rapaz, que retífica tu foi arrumar... Como foi feita uma "retífica completa" e o cabeçote foi "esquecido? Como assim???:pensativo:
mas.marco
02/06/2012, 13:12
Rapaz, que retífica tu foi arrumar... Como foi feita uma "retífica completa" e o cabeçote foi "esquecido? Como assim???:pensativo:
x 17 .....
E pior.. tu ainda pagou as 'novas peças' ?????
vishi...
Só um detalhe: TODOS os GVs 2.0 'bebem' mais oleo do que os de motorização 1.6 - É crônico dos GVs 2.0
E claro, manutenção PREVENTIVA sempre é bom, né?
mauricio_silva
02/06/2012, 20:51
Olá!
E olhe que foi por indicação de um colecionador de carros...É aquela velha história, para todos não dá problema algum, mas na sua vez, "o bicho pega"...:parede:
Na verdade, foi a única retífica na região (leste do estado de São Paulo, em São João da Boa Vista) que topou fazer o serviço. Provavelmente, o pessoal da oficina não percebeu que o cabeçote estava empenado. Sem dúvida, uma falta de cuidado no serviço. Quanto ao pagamento das peças, foi o melhor que consegui na negociação: eu pagava as peças, eles arcavam com o serviço. Num primeiro instante, fui considerado "descuidado", tendo andado com o carro sem água. Explicações vão, perguntas vêm, ficamos deste jeito. Talvez eu devesse ter deixado com o meu mecânico (o cara é bom, sabe disso e cobra por isso), mesmo que me custasse mais e demorasse o dobro. Serviço dele é bem feito, mas demorado e caro.
Bem, a "vaca já foi para o brejo", agora é hora de levantar a cabeça e continuar andando.
Quando o radiador novo chegar, ai vai ser o teste de verdade. Tudo novo, tudo em ordem (espero...:roll:) será hora de botar o carro na estrada e na trilha. :karate:E ver no que dá. Sempre com uma garrafa de dois litros de água e um pouco de aditivo para o radiador. Melhor prevenir...:angel:
[]s.
mauricio_silva
02/06/2012, 21:04
Cara, juro que tive vontade de "virar a mesa" e estourar com o pessoal da retífica.:fight:E teria feito isso mesmo se eu ainda morasse em São Paulo, como estresse crônico que me era habitual. Mas como ando com a cabeça mais fria, refleti e cheguei a conclusão que pagar as peças e não o serviço estava de bom tamanho. "Minimizar as perdas", foi a minha idéia. Mas que deu vontade de falar um monte, ah isso não tenha dúvidas!:freaking:
Você levantou uma questão interessante: o motor 2.0 "bebe" mais óleo que os 1.6. Fico imaginando o por quê disso. Em teoria, não deveria ser assim (nenhum dos motores deveria consumir muito óleo). O quanto é consumido, mais ou menos? Será que há um defeito comum que cause isso? Estranho...:pensativo:
[]s.
x 17 .....
E pior.. tu ainda pagou as 'novas peças' ?????
vishi...
Só um detalhe: TODOS os GVs 2.0 'bebem' mais oleo do que os de motorização 1.6 - É crônico dos GVs 2.0
E claro, manutenção PREVENTIVA sempre é bom, né?
É comum consumir óleo sim, tanto em carros novos como em carros antigos. Na verdade qualquer motor lubrificado a óleo, consome óleo. Isso é normal, pois com a alta temperatura que o óleo atinge, ele evapora. Em alguns motores evapora mais e em outros menos. Outra coisa, o óleo tem em sua composição detergentes que auxiliam na limpeza do sistema, removendo borras e outras sujeiras da lubrificação, então não se assuste se alguma vez ao abrir a tampa do óleo ter uma espuminha branca. Nem sempre a borra branca é sinal de água no sistema. Além da ação detergente, a espuma branca pode ser fruto de condensação de água dentro do sistema em climas frios, principalmente em situações severas quando se rodam baixas kilometragens aonde o motor não chega a atingir a temperatura normal de trabalho.
Essas coisas eu aprendi na minha convivência com alguns bons mecânicos daqui da minha região.
Grande abraço!
mas.marco
04/06/2012, 16:57
É Mauricio.. ponderando, vc tem razão mas é fods né? Trabalho honesto e sincero....
Enfim, sobre o óleo, não sei te dizer a razão nem quanto consome a mais. Mas é fato e cronico dos GVs 2.0.
Pode sentar e papear com os donos...
Isso inclusive, confirmei com 2 mecanicos ex-suzukis (concessionaria).
mauricio_silva
04/06/2012, 20:00
Tudo bem com você nanito?
Concordo que todo motor consome um pouco (ou um "muito"...) de óleo. Mas este consumo tem sempre uma razão de existir. Se há folgas nos pistões ou um vazamento, o consumo é mais elevado. No entanto, discordo quando você diz que o óleo "evapora" normalmente. Para ter esta condição, é necessário um ponto (ou pontos) muito quente no motor (anormalmente quente). E mesmo evaporando, a perda deve ser pequena, pois o circuito do óleo é fechado (evaporou<=>condensou). Quando há pontos muito quentes, o óleo "queima" (na verdade, não é uma combustão), formando as famosas "borras". Este não é o único jeito de formar borras (misturar dois tipos de óleo também pode gerar isso), mas acontece quando há algum problema de arrefecimento do motor. A formação da "espuminha branca" se dá quando da mistura de água e óleo. Se o carro for à álcool, poderá haver uma (pequena) contaminação, gerando a "borra branca". Nos motores a gasolina e diesel não devem formar (a não ser que o combustível esteja adulterado). Mesmo em climas frios, a formação de "borras brancas" não deve ser muito grande.
Não tem jeito: óleo não some do nada. Tem que ter alguma razão para isso. Mesmo que seja uma característica do motor (misturar óleo na câmara de combustão.
[]s.
É comum consumir óleo sim, tanto em carros novos como em carros antigos. Na verdade qualquer motor lubrificado a óleo, consome óleo. Isso é normal, pois com a alta temperatura que o óleo atinge, ele evapora. Em alguns motores evapora mais e em outros menos. Outra coisa, o óleo tem em sua composição detergentes que auxiliam na limpeza do sistema, removendo borras e outras sujeiras da lubrificação, então não se assuste se alguma vez ao abrir a tampa do óleo ter uma espuminha branca. Nem sempre a borra branca é sinal de água no sistema. Além da ação detergente, a espuma branca pode ser fruto de condensação de água dentro do sistema em climas frios, principalmente em situações severas quando se rodam baixas kilometragens aonde o motor não chega a atingir a temperatura normal de trabalho.
Essas coisas eu aprendi na minha convivência com alguns bons mecânicos daqui da minha região.
Grande abraço!
mauricio_silva
11/02/2013, 16:32
Bom, vamos lá...
Primeiramente, o radiador comprado no exterior veio errado. :curtir_nao:
Não serviu no GV 1,6 automático e não tinha nada haver com a ilustração do anúncio de venda. Reclamei com o pessoal do site (Mercado Direto) mas não deu em nada (ouvi muita "baboseira", do tipo se o produto havia chegado danificado ou se eu realmente não tinha pedido o produto erradamente). No final, eles disseram que não poderiam fazer nada (compra certa, produto certo:shock:) então, se eu ainda tinha alguma dúvida, deveria contatar o vendedor nos EUA. Em outras palavras mandaram eu me :odedo:...
Muito bem, quem está no inferno, abraça logo o capeta. Fui atrás de um fornecedor de auto peças. Somente uma importadora tinha o produto, por "meros" R$ 3.000,00. :parede:Em outras palavras, o radiador custava praticamente 20% do valor de mercado do carro :chorandoderir:.
Numa oficina especializada em radiadores, mandei fazer um radiador novo, de cobre. Custo do radiador + mão de obra: R$ 1.000,00.
Agora vai!!! Vamos ver como ficará o desempenho do carro com o novo radiador.
Depois eu conto mais:concordo:.
[]s.
danielreisp
06/05/2014, 22:39
Meus amigos, estou a duas semanas lendo no fórum tudo sobre o problema do aquecimento do Grand Vitara.
Adquiri a uns 2 meses um Grand Vitara 2000, lindo! com 175milKM! troquei o oleo do motor e só por enquanto. Mas estou passando a uns dois meses por esse perrengue, agua sumia do reservatório de expansão. Até que hoje eu vi aditivo no chão, cada semana mais a agua vai sumindo até que hoje eu quase queimei a Junta do cabeçote!
O Radiador estava já bem velho e já tinha sido reformado, e estava com aquela tampa superior de metal, não sei que material era, e coloquei um novo... ainda está trabalhando com uma temperatura superior. Estou esperando chegar a válvula termostática para trocar ela e colocar os aditivos, eu ainda não coloquei pq a peça chega amanha.
Resultado da graçinha de hoje: Radiador novo instalado 720,00 á vista, e 90,00 a válvula termostática e a tampa do radiador "ganhei" da oficina.
Meu maior medo é que seja a hélice também a proxima vítma. Até semana que vem posto o desfecho.
Mas gostaria de agradecer a experiencia compartilhadas, muitas juntas queimadas para que outros não passe pelo mesmo problema.
outra coisa;Gostaria de colocar um dispositivo que consiga medir a real temperatura do motor e se está saindo água do reservatório de expansão... não consigo imaginar tal sensor.. alguma idéia?
Abraços!
DanielCunha
21/01/2020, 13:43
Boa tarde, sou novo aqui, portanto me desculpem se estou perguntando em local errado. Tenho uma GVitara 1999 de 3 portas desde dezembro de 2018. Levei em um mecânico para verificar o sensor de temperatura, uma vez que sempre estava marcando como baixa, ele me disse que o carro não tinha a válvula termostática, daí coloquei. Esta semana fui subir em uma serra, a temperatura sempre no meio, no entanto, quando cheguei no destino, a água do reservatório estava borbulhando e cerca de 2 horas depois, quando fui sair no carro, verifiquei o nível da água e não tinha nada. Completei e retornei para casa e quando cheguei percebi que estava abaixo do nível. Levei no mecânico e ele disse que este deveria ser o motivo pelo qual o carro estava funcionando sem a válvula, daí me sugeriu retirar ela novamente e andar com o carro em baixa temperatura, o que me aconselham? Conhecem alguma oficina especializada em Juiz de Fora/MG? Desde já, obrigado a todos.