PDA

Ver Versão Completa : Niva apagou na subida



Julliano
02/12/2010, 18:20
Oi pessoal, fui Nivar no final de semana passado e ao inventar de subir um barranco bem íngreme, o niva apagou. Desci o jipe e pra ligá-lo foi um custo, parecia que estava afogado. Depois de algum tempo consegui dar partida e trazê-lo pra casa só que durante o caminho ele ficava morrendo o tempo todo...E assim está o jipe, na garagem, vou lá e funciono ele a cada 2 dias, na marcha lenta fica beleza (posso ate subir o giro do motor que ele não morre) mas se eu for dar uma volta no quarteirão (até mesmo no asfalto lisinho e plano) é bem provável que ele apague pelo caminho. Quando aconteceu o problema eu pensei que poderia ter acontecido algo com a bóia do carburador, mas ao retornar o carro pro plano o problema teoricamente não deveria ter sido solucionado por si só? Teria ela emperrado? :pensativo:
Supondo que realmente algo aconteceu em função da bóia do carburador, e isso aconteça novamente como eu devo proceder?
A parte elétrica do carro estava ok, gasolina tinha meio tanque e o meu carburador ainda é o original do niva 91. Tudo ia bem até esse momento :|

Girti
02/12/2010, 18:32
Oi pessoal, fui Nivar no final de semana passado e ao inventar de subir um barranco bem íngreme, o niva apagou. Desci o jipe e pra ligá-lo foi um custo, parecia que estava afogado. Depois de algum tempo consegui dar partida e trazê-lo pra casa só que durante o caminho ele ficava morrendo o tempo todo...E assim está o jipe, na garagem, vou lá e funciono ele a cada 2 dias, na marcha lenta fica beleza (posso ate subir o giro do motor que ele não morre) mas se eu for dar uma volta no quarteirão (até mesmo no asfalto lisinho e plano) é bem provável que ele apague pelo caminho. Quando aconteceu o problema eu pensei que poderia ter acontecido algo com a bóia do carburador, mas ao retornar o carro pro plano o problema teoricamente não deveria ter sido solucionado por si só? Teria ela emperrado? :pensativo:
Supondo que realmente algo aconteceu em função da bóia do carburador, e isso aconteça novamente como eu devo proceder?
A parte elétrica do carro estava ok, gasolina tinha meio tanque e o meu carburador ainda é o original do niva 91. Tudo ia bem até esse momento :|

Se o carburador de seu Niva é o Weber 460, são grandes as chances de ele estar se "desmanchando" internamente. Isto significa que pequenas partículas do material de que ele é construído estão se soltando e seguindo, provavelmente, para a cuba da bóia. qaundo o combustível é aspirado através dos giglês, elas entupem a passagem de combustível. Quando você desliga o motor, essas partículas se depositam, quando você liga o motor, o turbilhonamento do combustível faz com que voltem a obstruir a passagem do combustível.

Se o carburador não for o Weber 460, pode ser que haja alguma sujeira na cuba, que está obstruindo a passagem do combustível quando o carro é colocado em movimento.

Verifique também se há mangueiras velhas (podem soltar pedaços internos de borracha) ou se o filtro de combustível está vencido (muito tempo de uso sem trocar)

[ ]s

Julliano
02/12/2010, 19:56
O carburador ainda é o original. A teoria das pequenas particulas obstruindo os giglês é interessante e faz sentido. Mas é estranho que enquanto parado e funcionando na marcha lenta não aparenta estar com problema. De qualquer forma, vou providenciar mangueiras e filtros novos, além do habitual reparo do carburador. [2107-1107010-78]. Espero que seja tranquilo pois no momento ainda não posso investir num novo importado da russia.

Girti
02/12/2010, 22:58
O carburador ainda é o original. A teoria das pequenas particulas obstruindo os giglês é interessante e faz sentido. Mas é estranho que enquanto parado e funcionando na marcha lenta não aparenta estar com problema. De qualquer forma, vou providenciar mangueiras e filtros novos, além do habitual reparo do carburador. [2107-1107010-78]. Espero que seja tranquilo pois no momento ainda não posso investir num novo importado da russia.

Não é estranho que o problema apareça apenas com o Niva rodando. Assumindo-se que o problema realmente seja de sujeira no carburador, tem-se que, com o carro parado, a sujeira ou partícula fica quietinha no fundo da cuba da bóia. É com ele rodando que ela irá se movimentar, saindo do fundo da cuba e indo para o giglê.

Antes de trocar as mangueiras, veja se isto é realmente necessário. Mas vale a pena dar uma geral no carburador, desmontando-o e jogando ar em todos seus orifícios (uiiii!!! :mrgreen:), para desalojar uma eventual sujeira.

Flugêncio
03/12/2010, 07:17
Não é estranho que o problema apareça apenas com o Niva rodando. Assumindo-se que o problema realmente seja de sujeira no carburador, tem-se que, com o carro parado, a sujeira ou partícula fica quietinha no fundo da cuba da bóia. É com ele rodando que ela irá se movimentar, saindo do fundo da cuba e indo para o giglê.

Antes de trocar as mangueiras, veja se isto é realmente necessário. Mas vale a pena dar uma geral no carburador, desmontando-o e jogando ar em todos seus orifícios (uiiii!!! :mrgreen:), para desalojar uma eventual sujeira.

Pode ser simplesmente a bobina esquentando.

Julliano
03/12/2010, 07:24
Pode ser simplesmente a bobina esquentando.

Isso eu havia verificado, assim que deu o problema, coloquei a mão nela e a temperatura estava normal.. me falaram pra eu checar o rotor, mas se fosse o rotor ele nem ligaria? :pensativo:

jeferson roveri
03/12/2010, 08:29
se na lenta funciona normalmente e quando vai acelerar ele morre; pode ser sujeira no tubo injetor (a tradicional bengalinha)..esta começando a entupir logo ela entope de vez e o carro não pega mais ...

Flugêncio
03/12/2010, 10:51
se na lenta funciona normalmente e quando vai acelerar ele morre; pode ser sujeira no tubo injetor (a tradicional bengalinha)..esta começando a entupir logo ela entope de vez e o carro não pega mais ...

Pode ser tb o diafragma de aceleração do carburador.

fabioaguilera
03/12/2010, 11:47
Se vc estiver usando um desborbulhador, desative-o e teste o carro.

Julliano
03/12/2010, 16:22
Se vc estiver usando um desborbulhador, desative-o e teste o carro.

Na verdade até pensei em instalar um futuramente afim de evitar que tal problema volte a ocorrer. De qualquer forma valeu pelas dicas, todas devidamente anotadas para apresentar ao mecânico. :concordo:

Marco-Maga
05/12/2010, 16:13
Oi pessoal, fui Nivar no final de semana passado e ao inventar de subir um barranco bem íngreme, o niva apagou. Desci o jipe e pra ligá-lo foi um custo, parecia que estava afogado. Depois de algum tempo consegui dar partida e trazê-lo pra casa só que durante o caminho ele ficava morrendo o tempo todo...E assim está o jipe, na garagem, vou lá e funciono ele a cada 2 dias, na marcha lenta fica beleza (posso ate subir o giro do motor que ele não morre) mas se eu for dar uma volta no quarteirão (até mesmo no asfalto lisinho e plano) é bem provável que ele apague pelo caminho. Quando aconteceu o problema eu pensei que poderia ter acontecido algo com a bóia do carburador, mas ao retornar o carro pro plano o problema teoricamente não deveria ter sido solucionado por si só? Teria ela emperrado? :pensativo:
Supondo que realmente algo aconteceu em função da bóia do carburador, e isso aconteça novamente como eu devo proceder?
A parte elétrica do carro estava ok, gasolina tinha meio tanque e o meu carburador ainda é o original do niva 91. Tudo ia bem até esse momento :|

Julliano,

Pode ter dado falta de combustivel no carburador, isso é normal acontecer em subidas, tenho uma F 75 que as vezes acontece isso, ai o que faço: Tiro o filtro de ar e com a mão tampo o carburador fazendo a entrada de ar..
Ai ela pega na hora sem problemas..

Caso aconteça de novo tente fazer isso...:concordo:

mukeka
11/02/2011, 23:16
amigos, hoje fui subir um subida ingreme tbm e morreu, dava partida e ele funcionava, porem quando acelerava morria, nao chegava nem a subir o giro. desci no embalo de ré para ver se nao era falta de combustivel,, no plano nada,,, era so eu pizar no acelerador q morria,,, porem se desse bombadas continuas ele subia o giro... mas logo morria novamente,,, oq pode ser?

Julliano
12/02/2011, 08:33
Mukeka quando eu tive esse problema foi por falta de combustível na cuba do carburador, e isso é facilmente resolvido com a instalação de um desborbulhador. No meu caso eu não sei te dizer o que exatamente resolveu o problema, pois quando isso aconteceu eu limpei o carburador e o tanque além de ter trocado filtros e mangueiras. Foi um perrengue conduzi-lo para casa, ficava engasgando o tempo todo e as vezes morria. Deixei ele parado uns dois dias na garagem e quando fui levá-lo a oficina estava funcionando normal e sem falhas.
Não instalei o desborbulhador por falta de tempo e por não usar meu Niva sempre em condições tão radicais :)

mukeka
12/02/2011, 19:00
valeu pela dica,,, vou ver o desborbulhador, mas vo da uma geral tbm no carburador ver se nao tem nada intupido....