Ver Versão Completa : Como testar o correto funcionamento do auto-blocante da Explorer 98 4.0 v6 auto?
Ricardo Oliva
01/12/2010, 11:04
Prezados colegas do forum,
Após arrumar o motor da minha geringonça Explo 98 v6 auto, com a qual tenho um feliz casamento há mais de 4 anos, agora gostaria de atestar o correto funcionamento do auto-blocante.
Vcs colegas de forum já me esclareceram como testar o 4x4 hi e low,
E o auto-blocante, Como posso verificar que está funcionando corretamente? Dá p/ fazer o teste fora da trilha?
desde já agradeço a atenção.
Abs
Ricardo
Ricardo Oliva
13/12/2010, 14:52
Numa determinada trilha que fiz, umas das rodas estava patinando muito, o que me levantou a suspeita do autoblocante, e como já tenho o carro há muito tempo, ele passou nas mãos de diferentes mecânicos e mexânicos, por isso estou na dúvida. Até porque não sei muito ao certo o funcionamento do blocante (magnético?elétrico? mecânico?).
Será que alguém sabe dizer como funciona o auto-blocante e, alguém teria fotos, imagens, gráfico, croqui, ou algo parecido para eu verificar numa desmontagem se todas as peças se encontram e se estão em bom estado?
Achei estes sites:
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/difer.htm
http://forum.quemtterra.org/index.php?topic=24.0
Desde já agradeço.
Abs
Ricardo
Vinicius Hauagge
13/12/2010, 15:10
Tenho uma explorer 1994 e ela patina as duas rodas traseiras no barro liso... Se as duas rodam ao mesmo tempo (ou mais ou menos no mesmo tempo), na teoria estão funcionando....
Ricardo Oliva
14/12/2010, 15:38
Vinicius,
As Explo < 95 tem auto-blocante?
Pelo pouco que sei, a função do auto-blocante é corrigir a rotação excessiva de uma roda em relação a outra, ou melhor, reduzir a rotação da roda que desliza, transferindo maior potência para que a que tem aderência, bloqueando o diferencial e fazendo com que as rodas girem forçosamente na mesma velocidade, o que pode, em tese comprovar o que disse.
Vinicius Hauagge
16/12/2010, 09:55
Ricardo, bom dia!
Sinceramente, não sei lhe informar.. mas pela lógica, acredito que sim, ne? Afinal, não creio que a Ford iria retirar esse equipamento do carro, que tem grande utilidade nos eua, sobretudo em razão da neve... O eixo traseiro é o ford 8.8?
Pelingrino
26/04/2013, 20:06
A forma mais simples de testar o bloqueio é levantar uma das rodas, e com o motor ligado, realizar o seguinte procedimento:
- Teste do bloqueio desengatado: engatar uma marcha e soltar suavemente a embreagem. Se o carro não se mover e a roda levantada girar, então o diferencial central estará desbloqueado.
- Teste do bloqueio engatado: engatar uma marcha e soltar ainda mais suavemente a embreagem. Se perceber que há alguma tendência do carro se mover, então o diferencial central estará bloqueado.
GIDEAO ANDRE
26/04/2013, 20:17
caro amigos o que o Pelegrino falou e o jeito mais facil de testar o auto bloqueante .. e certo que mais de 60% das que tem nao funciona por falta de manutençao ninguem tira tempo para fazer isso. alguns tem este tipo de veiculo e nem sabem.