Ver Versão Completa : Marcha-lenta Vitara caindo quando ligo ar-condicionado
marcusgarcia
30/11/2010, 19:38
Olá pessoal,
Meu Vitara tem a marcha-lenta entre 800 a 1000 RPM, creio que esteja até normal, concordam?
No entanto, ao ligar o ar-condicionado a marcha-lenta vai para casa dos 200 a 300 RPM.
Lí em um forum que o problema poderia ser aterramento... na minha viatura o que tenho é excesso de terra mesmo (hehehe).
Brincadeiras a parte, levei em um eletrecista para ele testar o alternador e minha bateria, ambos estão em perfeito estado.
Alguém já passou por isso?
abs,
jorgeffn
30/11/2010, 21:19
Quando arrumei o Ar do meu Vitara acontecia isso também.. as vezes ele chegava até a morrer..... mais o mecânico fez uma regulagem rápida e ele voltou ao normal.... não sei ao certo onde ele mexeu.. mais amanhã devo ir lá na oficina... pergunto direitinho e posto aqui.
abs
marcusgarcia
30/11/2010, 21:26
Quando arrumei o Ar do meu Vitara acontecia isso também.. as vezes ele chegava até a morrer..... mais o mecânico fez uma regulagem rápida e ele voltou ao normal.... não sei ao certo onde ele mexeu.. mais amanhã devo ir lá na oficina... pergunto direitinho e posto aqui.
abs
aguardo anciosamente :palmas::palmas::palmas:
tks!
jorgeffn
01/12/2010, 21:09
Marcus, hoje passei lá na oficina e perguntei o mecânico o que ele tinha feito no meu carro quando deu esse problema... segunda ele é só regular a "válvula" (acho que foi isso mesmo que ele disse) da marcha lenta..... lembro que ele fez isso rapidamente.... agora quando liga o carro a rotação dele fica um pouco alta... (1.500 rpm).. mais em pouco tempo se estabiliza e fica normal..... e quando liga o ar... ele continua funcionando normalmente....
espero ter ajudado em alguma coisa...
abs
marcusgarcia
01/12/2010, 21:16
Marcus, hoje passei lá na oficina e perguntei o mecânico o que ele tinha feito no meu carro quando deu esse problema... segunda ele é só regular a "válvula" (acho que foi isso mesmo que ele disse) da marcha lenta..... lembro que ele fez isso rapidamente.... agora quando liga o carro a rotação dele fica um pouco alta... (1.500 rpm).. mais em pouco tempo se estabiliza e fica normal..... e quando liga o ar... ele continua funcionando normalmente....
espero ter ajudado em alguma coisa...
abs
Jorge, show de bola! vou verificar isso amanhã mesmo. Muito obrigado!!!
TCHEIGOR
01/12/2010, 23:15
eu tive um vitara e até perguntei por aqui já onde fica essa tal válvula da marcha lenta...vendi o vitara e até hoje não sei onde é rsrsrsrs
boa sorte
Marcus,
podes verificar se o módulo do ar condicionado está se comunicando com o módulo do motor, e avisando que o ar está ligado (fio amarelo/preto).
Não tenho certeza se o Vitara tem uma válvula de admissão de ar própria do AC como o Samurai, será?
No fim do pdf em anexo tem uma explicação do "algorítmo" do AC.
SDS
Renan
marcusgarcia
02/12/2010, 18:06
Marcus,
podes verificar se o módulo do ar condicionado está se comunicando com o módulo do motor, e avisando que o ar está ligado (fio amarelo/preto).
Não tenho certeza se o Vitara tem uma válvula de admissão de ar própria do AC como o Samurai, será?
SDS
Renan
JQest, obrigado!
Vou estudar os esquemas que você me passou, depois relatarei para vcs como resolvi (espero que resolva) hehehe
jorgeffn
02/12/2010, 21:08
ô Marcus... só esqueci de falar que o meu Vitara é 91 (Canadense), então pode ser que tenha alguma diferença no esquema, porque na verdade, ele não tinha ar condicionado original, e foi o primeiro modelo de Vitara com Injeção Eletrônica....
boa sorte ae!
abs
Concordo com o JQest,
Acho que seu modulo não esta recebendo a informação que o carro esta com o ar ligado para compensar a rotação. Por isso ela cai. Se vc mexer na marcha lenta, quando o carro estiver com o ar desligado vai ficar acelerado, logo consumo maior.
não esqueça de postar a solução.
jorgeffn
06/12/2010, 20:47
Concordo com o JQest,
Acho que seu modulo não esta recebendo a informação que o carro esta com o ar ligado para compensar a rotação. Por isso ela cai. Se vc mexer na marcha lenta, quando o carro estiver com o ar desligado vai ficar acelerado, logo consumo maior.
não esqueça de postar a solução.
Pois é... como eu disse... o meu não veio com Ar de fábrica... então essa pode ser a possível solução mesmo do problema... e não a válvula de marcha lenta... mais no meu caso... ele fica acelerado apenas assim que se dá a partida... depois de alguns segundos.. a rotação volta ao normal!
abs
vavarusso
24/12/2014, 22:12
Desenterrando! Alguém podia me ajudar? Bem comprei uma L200 2007 2008 GLS. Mas apresenta o seguinte problema: com a rotaçao ajustada para 1000 RPM quando liga-se o ar ela cai para uns 400 ou 500 RPM e fica tremendo muito e dando uns estalos tipo selenoide armando e desarmando. Também cai um pouco com o acionamento da direção e um pouquinho com o acendimento da luz alta. O que pode ser? Achei um conector femea de dosi fios desconectado mas nao descobrir o macho para fazer a conexão. Obs. retirei o filtro de ar e nao alterou nada, tb apresenta uma rachadura no mangote de entrada de ar onde esse conecta com a turbina.???? Ajude-me contando suas experiencias.
VAVARUSSO,
Seu carro tem ar de fabrica? nos veículos mais modernos quando a gente liga o ar um fio manda um sinal para o modulo da injeção eletrônica. Sabendo que o ar esta ligado, ou seja, que o compressor vai exigir mais do motor. Assim o modulo compensa aumentando a rotação do motor. O que pode acontecer é que alguém tenha mexido na parte elétrica do seu ar e ele não esta mais se comunicando com o modulo. Procure alguém que saca de Ar e de Mit
boa sorte
vavarusso
25/12/2014, 22:30
VAVARUSSO,
Seu carro tem ar de fabrica? nos veículos mais modernos quando a gente liga o ar um fio manda um sinal para o modulo da injeção eletrônica. Sabendo que o ar esta ligado, ou seja, que o compressor vai exigir mais do motor. Assim o modulo compensa aumentando a rotação do motor. O que pode acontecer é que alguém tenha mexido na parte elétrica do seu ar e ele não esta mais se comunicando com o modulo. Procure alguém que saca de Ar e de Mit
boa sorte
Boa noite, feliz natal e obrigado pela resposta. Tem ar de fábrica sim. Acho que o problema é por aí mesmo. Só que desconfio que a bomba foi trocado por uma que equipa as L200 quadradinha e que nao tem comando eletronico pra avisar ao módulo para aumentar os RPMs por causa do compressor de ar.
Marcus,
SDS
Renan
Olá pessoal,
ressuscitando o tópico outra vez, estou com o mesmo problema, rotação caindo com o AC, utilizei esses arquivos em anexo e verifiquei o seguinte, com o AC desligado e medindo a tensão entre o fio Amarelo/preto e o terra do próprio módulo dá 12v mas quando ligo o AC a tensão é zero. Esse contato é normalmente fechado ou aberto?
Vellasco
24/02/2015, 20:04
BTMEC (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/29116-btmec/),
O meu tava assim também, quando dava a partida demorava uns 2min pra aceleração normalizar e quando ligava o ar ela caia muito, aliás não só com o ar mas em reduzidas também. Era só o aterramento da solenoide do sistema de bypass de ar da injeção que estava desconectado. É um fiozinho verde e preto que conecta na carcaça da válvula termostática.
BTMEC (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/29116-btmec/),
O meu tava assim também, quando dava a partida demorava uns 2min pra aceleração normalizar e quando ligava o ar ela caia muito, aliás não só com o ar mas em reduzidas também. Era só o aterramento da solenoide do sistema de bypass de ar da injeção que estava desconectado. É um fiozinho verde e preto que conecta na carcaça da válvula termostática.
O meu funciona bem, quando ligo frio ele vai a 1500rpm, a medida que vai esquentando ele normaliza, mas quando ligo o AC a rotação cai, que era para acontecer o contrario.
Vou verificar se o meu tem esse fiozinho que você falou.
Mas o seu voltou ao normal? A rotação aumenta quando liga o AC?
Vellasco
24/02/2015, 21:14
Se a rotação ta em 1500 alguém já deve ter mexido na regulagem da marcha lenta, de acordo com o manual ela deve ficar entre 900 e 1000 rpm.
Sim o meu voltou ao normal, quando dou partida fica em 900 rpm e qnd ligo o ar sobe um pouquinho acima de 1000.
Se a rotação ta em 1500 alguém já deve ter mexido na regulagem da marcha lenta, de acordo com o manual ela deve ficar entre 900 e 1000 rpm.
Sim o meu voltou ao normal, quando dou partida fica em 900 rpm e qnd ligo o ar sobe um pouquinho acima de 1000.
Bom dia
Tenho um Vitara JLX 1.6 8V 1995 e estou com esse problema na marcha lenta também que cai a rotacao o para 200 rpm com o ar ligado
Nao consigo achar a conexao entre a ecm eo moduloAC.Parece que ecm nao recebe o terra do modulo do AC
Alguem tem fotos que ajude localizar ?