Ver Versão Completa : Marcha-lenta Vitara caindo quando ligo ar-condicionado
marcusgarcia
30/11/2010, 19:38
Olá pessoal,
Meu Vitara tem a marcha-lenta entre 800 a 1000 RPM, creio que esteja até normal, concordam?
No entanto, ao ligar o ar-condicionado a marcha-lenta vai para casa dos 200 a 300 RPM.
Lí em um forum que o problema poderia ser aterramento... na minha viatura o que tenho é excesso de terra mesmo (hehehe).
Brincadeiras a parte, levei em um eletrecista para ele testar o alternador e minha bateria, ambos estão em perfeito estado.
Alguém já passou por isso?
abs,
jorgeffn
30/11/2010, 21:19
Quando arrumei o Ar do meu Vitara acontecia isso também.. as vezes ele chegava até a morrer..... mais o mecânico fez uma regulagem rápida e ele voltou ao normal.... não sei ao certo onde ele mexeu.. mais amanhã devo ir lá na oficina... pergunto direitinho e posto aqui.
abs
marcusgarcia
30/11/2010, 21:26
Quando arrumei o Ar do meu Vitara acontecia isso também.. as vezes ele chegava até a morrer..... mais o mecânico fez uma regulagem rápida e ele voltou ao normal.... não sei ao certo onde ele mexeu.. mais amanhã devo ir lá na oficina... pergunto direitinho e posto aqui.
abs
aguardo anciosamente :palmas::palmas::palmas:
tks!
jorgeffn
01/12/2010, 21:09
Marcus, hoje passei lá na oficina e perguntei o mecânico o que ele tinha feito no meu carro quando deu esse problema... segunda ele é só regular a "válvula" (acho que foi isso mesmo que ele disse) da marcha lenta..... lembro que ele fez isso rapidamente.... agora quando liga o carro a rotação dele fica um pouco alta... (1.500 rpm).. mais em pouco tempo se estabiliza e fica normal..... e quando liga o ar... ele continua funcionando normalmente....
espero ter ajudado em alguma coisa...
abs
marcusgarcia
01/12/2010, 21:16
Marcus, hoje passei lá na oficina e perguntei o mecânico o que ele tinha feito no meu carro quando deu esse problema... segunda ele é só regular a "válvula" (acho que foi isso mesmo que ele disse) da marcha lenta..... lembro que ele fez isso rapidamente.... agora quando liga o carro a rotação dele fica um pouco alta... (1.500 rpm).. mais em pouco tempo se estabiliza e fica normal..... e quando liga o ar... ele continua funcionando normalmente....
espero ter ajudado em alguma coisa...
abs
Jorge, show de bola! vou verificar isso amanhã mesmo. Muito obrigado!!!
TCHEIGOR
01/12/2010, 23:15
eu tive um vitara e até perguntei por aqui já onde fica essa tal válvula da marcha lenta...vendi o vitara e até hoje não sei onde é rsrsrsrs
boa sorte
Marcus,
podes verificar se o módulo do ar condicionado está se comunicando com o módulo do motor, e avisando que o ar está ligado (fio amarelo/preto).
Não tenho certeza se o Vitara tem uma válvula de admissão de ar própria do AC como o Samurai, será?
No fim do pdf em anexo tem uma explicação do "algorítmo" do AC.
SDS
Renan
marcusgarcia
02/12/2010, 18:06
Marcus,
podes verificar se o módulo do ar condicionado está se comunicando com o módulo do motor, e avisando que o ar está ligado (fio amarelo/preto).
Não tenho certeza se o Vitara tem uma válvula de admissão de ar própria do AC como o Samurai, será?
No fim do pdf em anexo tem uma explicação do "algorítmo" do AC.
SDS
Renan
JQest, obrigado!
Vou estudar os esquemas que você me passou, depois relatarei para vcs como resolvi (espero que resolva) hehehe
jorgeffn
02/12/2010, 21:08
ô Marcus... só esqueci de falar que o meu Vitara é 91 (Canadense), então pode ser que tenha alguma diferença no esquema, porque na verdade, ele não tinha ar condicionado original, e foi o primeiro modelo de Vitara com Injeção Eletrônica....
boa sorte ae!
abs
Concordo com o JQest,
Acho que seu modulo não esta recebendo a informação que o carro esta com o ar ligado para compensar a rotação. Por isso ela cai. Se vc mexer na marcha lenta, quando o carro estiver com o ar desligado vai ficar acelerado, logo consumo maior.
não esqueça de postar a solução.
jorgeffn
06/12/2010, 20:47
Concordo com o JQest,
Acho que seu modulo não esta recebendo a informação que o carro esta com o ar ligado para compensar a rotação. Por isso ela cai. Se vc mexer na marcha lenta, quando o carro estiver com o ar desligado vai ficar acelerado, logo consumo maior.
não esqueça de postar a solução.
Pois é... como eu disse... o meu não veio com Ar de fábrica... então essa pode ser a possível solução mesmo do problema... e não a válvula de marcha lenta... mais no meu caso... ele fica acelerado apenas assim que se dá a partida... depois de alguns segundos.. a rotação volta ao normal!
abs
vavarusso
24/12/2014, 22:12
Desenterrando! Alguém podia me ajudar? Bem comprei uma L200 2007 2008 GLS. Mas apresenta o seguinte problema: com a rotaçao ajustada para 1000 RPM quando liga-se o ar ela cai para uns 400 ou 500 RPM e fica tremendo muito e dando uns estalos tipo selenoide armando e desarmando. Também cai um pouco com o acionamento da direção e um pouquinho com o acendimento da luz alta. O que pode ser? Achei um conector femea de dosi fios desconectado mas nao descobrir o macho para fazer a conexão. Obs. retirei o filtro de ar e nao alterou nada, tb apresenta uma rachadura no mangote de entrada de ar onde esse conecta com a turbina.???? Ajude-me contando suas experiencias.
VAVARUSSO,
Seu carro tem ar de fabrica? nos veículos mais modernos quando a gente liga o ar um fio manda um sinal para o modulo da injeção eletrônica. Sabendo que o ar esta ligado, ou seja, que o compressor vai exigir mais do motor. Assim o modulo compensa aumentando a rotação do motor. O que pode acontecer é que alguém tenha mexido na parte elétrica do seu ar e ele não esta mais se comunicando com o modulo. Procure alguém que saca de Ar e de Mit
boa sorte
vavarusso
25/12/2014, 22:30
VAVARUSSO,
Seu carro tem ar de fabrica? nos veículos mais modernos quando a gente liga o ar um fio manda um sinal para o modulo da injeção eletrônica. Sabendo que o ar esta ligado, ou seja, que o compressor vai exigir mais do motor. Assim o modulo compensa aumentando a rotação do motor. O que pode acontecer é que alguém tenha mexido na parte elétrica do seu ar e ele não esta mais se comunicando com o modulo. Procure alguém que saca de Ar e de Mit
boa sorte
Boa noite, feliz natal e obrigado pela resposta. Tem ar de fábrica sim. Acho que o problema é por aí mesmo. Só que desconfio que a bomba foi trocado por uma que equipa as L200 quadradinha e que nao tem comando eletronico pra avisar ao módulo para aumentar os RPMs por causa do compressor de ar.
Marcus,
podes verificar se o módulo do ar condicionado está se comunicando com o módulo do motor, e avisando que o ar está ligado (fio amarelo/preto).
Não tenho certeza se o Vitara tem uma válvula de admissão de ar própria do AC como o Samurai, será?
No fim do pdf em anexo tem uma explicação do "algorítmo" do AC.
SDS
Renan
Olá pessoal,
ressuscitando o tópico outra vez, estou com o mesmo problema, rotação caindo com o AC, utilizei esses arquivos em anexo e verifiquei o seguinte, com o AC desligado e medindo a tensão entre o fio Amarelo/preto e o terra do próprio módulo dá 12v mas quando ligo o AC a tensão é zero. Esse contato é normalmente fechado ou aberto?
Vellasco
24/02/2015, 20:04
BTMEC (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/29116-btmec/),
O meu tava assim também, quando dava a partida demorava uns 2min pra aceleração normalizar e quando ligava o ar ela caia muito, aliás não só com o ar mas em reduzidas também. Era só o aterramento da solenoide do sistema de bypass de ar da injeção que estava desconectado. É um fiozinho verde e preto que conecta na carcaça da válvula termostática.
BTMEC (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/29116-btmec/),
O meu tava assim também, quando dava a partida demorava uns 2min pra aceleração normalizar e quando ligava o ar ela caia muito, aliás não só com o ar mas em reduzidas também. Era só o aterramento da solenoide do sistema de bypass de ar da injeção que estava desconectado. É um fiozinho verde e preto que conecta na carcaça da válvula termostática.
O meu funciona bem, quando ligo frio ele vai a 1500rpm, a medida que vai esquentando ele normaliza, mas quando ligo o AC a rotação cai, que era para acontecer o contrario.
Vou verificar se o meu tem esse fiozinho que você falou.
Mas o seu voltou ao normal? A rotação aumenta quando liga o AC?
Vellasco
24/02/2015, 21:14
Se a rotação ta em 1500 alguém já deve ter mexido na regulagem da marcha lenta, de acordo com o manual ela deve ficar entre 900 e 1000 rpm.
Sim o meu voltou ao normal, quando dou partida fica em 900 rpm e qnd ligo o ar sobe um pouquinho acima de 1000.
Se a rotação ta em 1500 alguém já deve ter mexido na regulagem da marcha lenta, de acordo com o manual ela deve ficar entre 900 e 1000 rpm.
Sim o meu voltou ao normal, quando dou partida fica em 900 rpm e qnd ligo o ar sobe um pouquinho acima de 1000.
Bom dia
Tenho um Vitara JLX 1.6 8V 1995 e estou com esse problema na marcha lenta também que cai a rotacao o para 200 rpm com o ar ligado
Nao consigo achar a conexao entre a ecm eo moduloAC.Parece que ecm nao recebe o terra do modulo do AC
Alguem tem fotos que ajude localizar ?
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