Conectar

Ver Versão Completa : Freio a disco traseiro - adaptação

digobrazil
30/11/2010, 09:04
Ae pessoal, vou compartilhar com vocês um pouco o que eu sei sobre instalação de freio a disco traseiro no Fusca. Vou postar algumas fotos auto explicativas

É preciso um torneiro pra fazer adaptação para entrar no cubo traseiro dentro do disco que pode ser do Gol e neste caso, refazer a furação para 4x100. O freio de mão por ser obrigatório, recomendo utilizar as pinças do focus, golf, tempra, audi A3 ou outro que possuem o mesmo sistema a cabo. Se faz necessário o uso de pinças traseiras também pelo fato de que as pinças dianteiras serem maiores que as traseiras o que ocasionaria uma pressão maior nas rodas traseiras fazendo com que as mesmas travem, por isso devemos utilizar as pinças traseiras, que alem de ter o sitema de freio de mão, são menores e manter a equalização da frenagem em 70% do freio na dianteira e 30% na traseira.

na figura 01:
os furos mais afastados que estão do lado direito da foto são para prender as pinças do freio. Estes furos devem ser feitos depois de colocado o disco do freio para poder deixar as pastilhas alinhadas com o disco. A distância deste furos variam de um tipo de pinça para outro.

na figura 02:
mostra o suporte no lugar no seu devido lugar

na figura 03:
o calço é utlizado para deixar o disco centralizado entre as pastilhas. tem variações nas medidas deste calço. A medida vai depender do disco que esta utilizando em relação as pinças.

na figura 04:
mostra o cubo já no lugar. Lembrando que quando for levar o cubo para o torneiro, você também tem que levar o disco de freio para fazer na medida certa.

digobrazil
30/11/2010, 09:13
foto maior do suporte da pinça para melhor visualização das medidas

aleoliver
01/12/2010, 08:47
Fala digo, tenho muita vontade de colocar esse sistema na minha gaiola, tenho até as pinças traseira do tempra, mais pelo que li aqui vou ter que usar o disco de freio do gol? dai a furação não vai ser mais do fusca, com isso vou ter que trocar as rodas?

Denilson Maçaneiro
01/12/2010, 20:15
como eu faço essa furaçoes?
quais as medidas?

digobrazil
01/12/2010, 21:55
Fala digo, tenho muita vontade de colocar esse sistema na minha gaiola, tenho até as pinças traseira do tempra, mais pelo que li aqui vou ter que usar o disco de freio do gol? dai a furação não vai ser mais do fusca, com isso vou ter que trocar as rodas?

Infelizmente a furação tem que mudar sim. você pode até manter a mesma roda, porem teria que usar um adaptador.

digobrazil
01/12/2010, 21:56
como eu faço essa furaçoes?
quais as medidas?

todas as medidas e furos necessarios está nas imagens acima.
quais furações e medidas você se refere?

clecio rampelotti
01/12/2010, 22:54
Legal muito bem explicado e ilustrado, tambem coloquei discos no freio traseiro do fusca4x4 que tem um topico no forum somente fiz os suportes de um modo diferente, tem varias fotos la. a ideia é a mesma so que utilizei pinças dianteiras do gol com valvula reguladora de pressão e para o freio de mão uma valvula solenoide que quando piso no freio e aciono um interruptor ela não deixa o oleo retornar para o cilindro mestre e mantem as rodas freadas, desligando o interruptor libera o fluxo de oleo e destrava as rodas.

aleoliver
02/12/2010, 07:26
Serà que não tem como usar um disco de freio que posso aproveitar a furação do fusca? porque me deu um trabalhão inverter essas rodas e agora pra fazer outras acho que não dá..

antonio umino
02/12/2010, 08:25
Legal muito bem explicado e ilustrado, tambem coloquei discos no freio traseiro do fusca4x4 que tem um topico no forum somente fiz os suportes de um modo diferente, tem varias fotos la. a ideia é a mesma so que utilizei pinças dianteiras do gol com valvula reguladora de pressão e para o freio de mão uma valvula solenoide que quando piso no freio e aciono um interruptor ela não deixa o oleo retornar para o cilindro mestre e mantem as rodas freadas, desligando o interruptor libera o fluxo de oleo e destrava as rodas.

Bom dia.Por favor me informe : Vi que vc colocou uma valvula solenoide, pergunto qual valvula vc usou, pois estou precisando desta valvula. Ok.

Obrigado por me informar, desde já agradeço.. abç.

Costella
02/12/2010, 10:49
Coloquei freio a disco na trasira da minha gaiola tmb mas usei os discos do fusca com pinças do gol GIII, e o freio de mão fiz com um registro de tubulção de ar comprimido, piso no freio e feicho o resgistro que fica entre os banco no lugar do freio de mão origina, ai o fluido não retorna, abrindo o registro volta tudo ao normal, ficou muito bom.

juniorMG
02/12/2010, 12:17
Serà que não tem como usar um disco de freio que posso aproveitar a furação do fusca? porque me deu um trabalhão inverter essas rodas e agora pra fazer outras acho que não dá..
boa tarde, aleoliver. E possivel usar os disco do Fusca sim. porem vc tem que mandar um torneiro usinar o disco para encaixar no cubo da roda traseira e usinar o cubo tambem, fizemos na gaiola de um amigo e ficou muito bom. assim que possivel enviio as fotos para vc ver.

Denilson Maçaneiro
02/12/2010, 12:30
todas as medidas e furos necessarios está nas imagens acima.
quais furações e medidas você se refere?

Olá digo eu me referia aos furos de fixação da peça e fixação da pinça.
Mas acho que entendi, vc deve colocar a peça no local e marcar para fazer a furação.
valeu

Flávio Cadore
02/12/2010, 12:51

Também me interessei por estas válvulas, são as mesmas que usam em suspensões a ar?

digobrazil
02/12/2010, 14:59
Olá digo eu me referia aos furos de fixação da peça e fixação da pinça.
Mas acho que entendi, vc deve colocar a peça no local e marcar para fazer a furação.
valeu

è isso ai Denilson.....

procedimento de montagem
1ª colocar o suporte que vai a pinça.

2ª colocar o cubo já usinado

3ª colocar o disco

4ª colocar a pinça, marcar o furo, retirar a pinça, fazer o furo e fixar a pinça.

Obs. O parafuso sangrador da pinça tem sempre que ficar pra cima, OK!!!!!!!!!!!!!

aleoliver
02/12/2010, 22:13
boa tarde, aleoliver. E possivel usar os disco do Fusca sim. porem vc tem que mandar um torneiro usinar o disco para encaixar no cubo da roda traseira e usinar o cubo tambem, fizemos na gaiola de um amigo e ficou muito bom. assim que possivel enviio as fotos para vc ver.
Boa noite Junior, se puder me passar as fotos pra mim vou te agradecer muito..
Abraço!!!

juniorMG
02/12/2010, 22:32
Olá quando fizemos, tiramos poucas fotos mas vc vai entender com estas. E o suporte da pinça vai variar em função da pinça que esta usando, ai vc ou quem vai montar tem que definir a posição, distancia, area de contato das pastilha sobre o disco e assim em diante. Espero ter ajudado qualquer duvida se eu souber lhe passo. Abraço.

leobnaval
02/12/2010, 23:04
Pessoal esta válvula que o pessoal esta se referindo é simplesmente uma válvula que bloqueia ou não o fluxo de óleo (porém é uma válvula utilizada na pneumática) este sistema funciona perfeitamente, porém tem um problema neste caso que é de todo o sistema após esta válvula se utilizada como freio de estacionamento, ficará sob a pressão que o piloto aplicou quando acionou o freio, e este sistema reduz a vida útil dos componentes e principalmente dos flexiveis de freio, pois ele mantem uma certa pressão por um periodo muito grande e depois para rodar se alivia esta pressão, e essa variação de pressão no sistema pode até gerar uma ruptura por fadiga.

Tanto é que não é atoa que veiculos obrigatóriamente devem possuir sistema de freio de estacionamento mecânico, pois além de funcionar como freio numa emergencia independentemente do funcionamento do sistema hidráulico ele não pressuriza a linha de freio ele apenas gerar uma certa força sobre o material de frenagem (pinça ou lonas).

Abraços, Leo

aleoliver
03/12/2010, 13:06
Olá quando fizemos, tiramos poucas fotos mas vc vai entender com estas. E o suporte da pinça vai variar em função da pinça que esta usando, ai vc ou quem vai montar tem que definir a posição, distancia, area de contato das pastilha sobre o disco e assim em diante. Espero ter ajudado qualquer duvida se eu souber lhe passo. Abraço.
Valeu Junior me ajudou muito, vou mandar para o torneiro fazer pra mim, vou tirar fotos pra postar aqui..

clecio rampelotti
05/12/2010, 19:39
Fotos da valvula do freio de mão, a eletrovalvula utilizada é de sistema de gas para veiculos é mais antiga maior que as utilizadas hoje e funciona com abertura por corrente eletrica sendo que sem força esta fechada não permitindo o retorno do fluido por isso eu estou sem ela no sistema hoje ja que o fusca4x4 esta sem a eletrica para fazer os testes instalamos e colocamos uma bateria direta e funcionou perfeitamente. Na foto esta sobreposta ao lugar onde vai ser instalada.

leobnaval
05/12/2010, 22:46
Putz clecio e aquelas linhas de freio com solda????????????

clecio rampelotti
05/12/2010, 23:34
Putz clecio e aquelas linhas de freio com solda????????????
Vc acha que quebra?

leobnaval
06/12/2010, 00:36
Quebrar pode ser que não quebre, mas é uma das gambiarras piores que se pode fazer, pior que esta no freio só se fizer o mesmo nos componentes de direção, um linha de freio da diant. até a tras. do fusca eu paguei menos que R$8,00 e alguns trechos menores de 350 a 500 mm R$3,50, eu não acho de maneira alguma que linha de freio possa possuir imendas por solda isso é uma questao de segurança.

Reveja se vale a pena correr risco por tão pouco.

[]s

digobrazil
06/12/2010, 09:29
uma solda bem feita não tem problema nenhum........... mas que fica mais barato ter comprado a tubulação nova e pronta ficava..........rsrsrsr

Flávio Cadore
06/12/2010, 19:19
Para não correr o risco que quebrar deve-se colocar um caninho por fora do cano de freio e depois sim, "meter" solda nas duas pontas...soldar o cano de topo a topo é arriscado, ainda mais se o cano se mexer...

leobnaval
07/12/2010, 00:42
Não é atoa que por normas estes componentes não possam possuir soldas...

chuck
07/12/2010, 01:16
'' Possam possuir '' é boa hein léo heheheh
Olha eu já fiz essas emendas e não deram problema , mas foi um caso
de extrema dificuldade para encontrar linhas da medida .
É barato isso e o certo é novo .
Abs

leobnaval
07/12/2010, 02:56
Essa foi sem eu ler mesmo hehehehe

Você não precisa comprar na medida, pode comprar maior e depois cortar e flangear.
Para isso existe uma ferramenta para fazer as flanges nas pontas das conexões e deixa-las no comprimento adequado ou até mesmo fazer uma serpentina desde que o comprimento não seja tão exagerado.

[]s

chuck
07/12/2010, 12:19
Ah sim vc diz para fazer aquela ponta meio '' remachada '' e essa da serpentina eu já fiz num triciclo pra passar debaixo do banco , onde eu acho essa ferramenta pra comprar ?
Abs

juniorMG
07/12/2010, 12:56
Este kit pode ajudar existe outras marcar e valores. Mas e so você procurar em lojas de ferramentas.
http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=4830&cat=1&subcat=79

leobnaval
07/12/2010, 15:47
Exatamente este que o irapuan postou, inclusive este site tem muita ferramenta e muita coisa em conta, vale a pena dar uma olhada....

[]s

chuck
07/12/2010, 17:33
Muito bom galera , essa vai me servir muito bem .
Abrasss !!!

Flávio Cadore
07/12/2010, 19:12
Muito bom galera , essa vai me servir muito bem .
Abrasss !!!

Me desculpem por cortar o "barato" de vcs mas esta ferramenta não serve para os caninhos de freio. Esta ferramenta abre o tubo em forma de "V" e os caninhos de freio tem uma espécie de "bolota" na ponta.
É pouco provável que alguma ferramenta manual consiga fazer a ponteira certa. Onde trabalho são feitas máquinas para este tipo de conformação.
O negócio é comprar os tubos prontos para os Fusca e no caso das gaiolas vai solda, se fizer uma solda bem feita não quebra.

leobnaval
07/12/2010, 19:43
Flávio realmente você tem razão em este modelo não ser o mais adequado possivel, porém é muito melhor que o sistema que utiliza solda, além do mais a ponta que vêm nos modelos originais, da pra ser feita sim, tanto é que alguém tem que faze-lá daquele jeito né.

Para isso é necessário uma flangeador duplo (especialmente aplicado em freios) o modelo custa caro, porém pode ser fabricado (usinado).

Segue um link explicando como flangear linha de freio com flangeador duplo e deixando do comprimento adequado e com as pontas com "bolota"...
http://www.carcraft.com/howto/50919/index.html

Lembrando tambem que linha de freio não é pra ser feita com tubo de cobre e sim com tubos de aço sem costura e com proteção contra corrosão o ideal é ser bicromatizado (aquela cobertura meio amarelada).

[]s

Flávio Cadore
07/12/2010, 21:57
E não é que existe mesmo uma ferramenta manual...a empresa onde trabalho fabrica máquinas CNC para fazer este tipo de serviço...pena que eu não possa mostrar fotos das máquinas...estamos fabricando 4 no momento...mas são bem maiores....hehehhe.

Consultei o site da empresa e achei estas...

http://www.emt.ind.br/?nav=detalhes&cod=12

aleoliver
17/01/2011, 13:24
Retomandop o topico, já fiz a usinagem do cubo e do disco de freio do fusca, agora estou quebrando a cabeça com o suporte da pinça da tempra SW com o freio de estacionamento, alguem pode me ajudar?:parede:

digobrazil
17/01/2011, 14:12
Retomandop o topico, já fiz a usinagem do cubo e do disco de freio do fusca, agora estou quebrando a cabeça com o suporte da pinça da tempra SW com o freio de estacionamento, alguem pode me ajudar?:parede:

o suporte esta no 1º post deste tópico. la tem fotos e a explicação de como frazer o suporte. da uma lida com atenção que acredito que vai entender como fazer, mas qq coisa pode perguntar?

juninhofavero
04/09/2012, 20:21
galera minha gaiola tem roda de s-10 atras e estava pensando qual é o melhor kit de freio a disco para coloca nas rodas de traz lembando q a roda é 5 furos.

miguéh
05/09/2012, 00:01
o disco da kombi é 5 furos, tbm tem o do gol, vectra, mas acho que o da kombi vai servir melhor na furação da s10

juninhofavero
05/09/2012, 12:11
o disco da kombi é 5 furos, tbm tem o do gol, vectra, mas acho que o da kombi vai servir melhor na furação da s10

mais o da kombi para adapta não tem q ter na traseira homocinética ?

miguéh
05/09/2012, 12:37
não precisa ser homocinetica, só que o disco tem que encaixar no lugar do tambor, eu coloquei na minha com disco do gol msm e tive que cortar todo aquele suporte das sapatas e tornear o cubo pra encaixar dentro do disco, depois só fazer um suporte pra pinça e ta pronto

juninhofavero
05/09/2012, 12:40
não precisa ser homocinetica, só que o disco tem que encaixar no lugar do tambor, eu coloquei na minha com disco do gol msm e tive que cortar todo aquele suporte das sapatas e tornear o cubo pra encaixar dentro do disco, depois só fazer um suporte pra pinça e ta pronto

então vo da uma caçada aqui na minha região v c acho o de kombi vlw pela dica.

LORD EVIR
07/09/2012, 12:44
Olá amigos do Forum!!! esta semana terminei a adaptação do freio a disco na traseira da Princesa!!!

Pinça do Golf
Disco dianteiro da Variant II (mais pode ser do santana, gol ou de outro que a furação bater)

Primeiramente dei um passe com o torno nos discos de freio pra tirar as imperfeições

Retirei no diametro das campanas, já que eram pra tambor de freio.

Para fabricação do suporte utilizei um perfil dobrado em "L" de #1/4" com as dimenções de 35mm X 45mm X 125mm
369209
36921936921836921736921636921536921436921336921236 9211369210Vejam as fotos, se precisarem de esclarecimentos estou a disposição!

RONIE_VALIM
07/09/2012, 21:34
Olá amigos do Forum!!! esta semana terminei a adaptação do freio a disco na traseira da Princesa!!!

Pinça do Golf
Disco dianteiro da Variant II (mais pode ser do santana, gol ou de outro que a furação bater)

Primeiramente dei um passe com o torno nos discos de freio pra tirar as imperfeições

Para fabricação do suporte utilizei um perfil dobrado em "L" de #1/4" com as dimenções de 35mm X 45mm X 125mm

Vejam as fotos, se precisarem de esclarecimentos estou a disposição!

Fala colega, tudo certo?

Estou montando uma gaiola com a mesma suspensão traseira sua e será também com disco.

Me tire uma dúvida por favor: O disco dianteiro da brasília se encaixa perfeitamente nas estrias do eixo traseiro? Ou ele não tem estrias e sim, apenas rolamentos? Será que consigo utilizar disco de brasília?

Outra coisa: Você utilizou esta cantoneira por opção, certo? Pois muita gente usa esse tipo de adaptador da foto em anexo... Pretendo também fazer uma pessa dessa para evitar uso de solda...

Como não entendo nada dessas compatibilidades, conto com a compreensão!

369252

miguéh
07/09/2012, 22:09
tem que tornear o disco da brasa é com cubo junto, tem que tornear o disco e o cubo pra eles se encaixarem bem certinho

leobnaval
08/09/2012, 17:07
Ronie, esta página está bem explicativa quanto a instalação de freio a disco na tras. ::Freios a disco na traseira:: (http://planetabuggy.com.br/mecanica/freiodiscotras.htm)

Quanto a usar a peça da foto que você postou concerteza é a melhor opção de suporte para pinça (sem soldas).

[]s

RONIE_VALIM
09/09/2012, 23:57
Beleza Leo, valeu!

Muito bom o link, mas como eu ainda não tive contato com as peças ainda, estou ainda com dúvidas...
Mas deu para perceber que não é difícil...

gustavozm
11/09/2012, 13:01
É isso ai mesmo!
Tenho um baja com suspensão traseira de kombi e estou com planos de colocar disco na traseira, tenho um amigo que ja colocou e ficou ótimo, se nao me engano ele usou pinça e disco de kadet ou monza.
Assim que eu colocar na minha posto fotos.

gaiolarodan
11/09/2012, 13:29

Pinça do Golf

369209
36921936921836921736921636921536921436921336921236 9211369210Vejam as fotos, se precisarem de esclarecimentos estou a disposição!

Na dianteira tem freios tambem ?

O burrinho mestre qual voce usa ? precisa de mais pressão para freio a disco nas 04 rodas ?

Boa semana !

Flávio Cadore
11/09/2012, 19:24
É isso ai mesmo!
Tenho um baja com suspensão traseira de kombi e estou com planos de colocar disco na traseira, tenho um amigo que ja colocou e ficou ótimo, se nao me engano ele usou pinça e disco de kadet ou monza.
Assim que eu colocar na minha posto fotos.

Gustavo, bem vindo ao fórum!
Vc sabe qual cilindro mestre oseu amigo usou?

vinijost
11/09/2012, 22:51
Gustavo, bem vindo ao fórum!
Vc sabe qual cilindro mestre oseu amigo usou?

Cara, tenho um amigo que usou no baja dele o cilindro mestre do gol (sem o hidro-vácuo) e ficou filé. e ele usa a pinça dianteira da brasilia (na verdade o quadro inteiro dela) e atraz o disco da brasilia e a pinça do gol.

o freio fico bem em cima e bem seco. freia na hora. Abraços..

gaiolarodan
12/09/2012, 09:59

Pinça do Golf

369209

Observo que a pinça fica deitada em cima do eixo, no caso quando é original ela fica em pé, essa mudança de posição interfere no funcionamento da pinça ?

A adaptação que vou fazer usa os braços traseiros da variante 2.

O problema são as juntas deslizantes que são muito caras para comprar .....

Boa semana

RONIE_VALIM
12/09/2012, 10:04
Observo que a pinça fica deitada em cima do eixo, no caso quando é original ela fica em pé, essa mudança de posição interfere no funcionamento da pinça ?

Boa semana

Também vou adaptar freio a disco na traseira da variant 2, o que seria braço deslizante?

leobnaval
12/09/2012, 10:27

Na verdade a pinça funciona em qualquer posição, porém deve se observar e respeitar o ponto de fixação do sangrador da pinça, para que ele fique na parte superior da pinça, caso contrário será praticamente impossivel fazer o sangramento (e retirar todo o ar do sistema de freio).

Nesses caso tem que se fazer o sangramento com a pinça fora da fixação e depois instalar ela na posição correta, o que é muita gambiarra...

[]s

gaiolarodan
12/09/2012, 14:35
Também vou adaptar freio a disco na traseira da variant 2, o que seria braço deslizante?

Junta deslizante é a junta homocinetica, ou popular " bolacha " ....

Boa semana

RONIE_VALIM
12/09/2012, 14:56
Ah tá! rs

Aproveitando, estive olhando as peças hoje em uma autopeças e me surgiu uma dúvida:

Se eu tornear o cubo traseiro afim de fazer ele encaixar dentro do disto dianteiro da brasília, ele não ficará comprometido próximo a rosca dos prisioneiros da roda?

RONIE_VALIM
12/09/2012, 15:05
Para ser mais claro, não sei qual disco foi usado, mas pretendo usar tudo da brasilia para permanecer com a furação 4x130.

Olhem a foto, será que com a furação 4x130 do fusca eu consigo?

370062

vinijost
12/09/2012, 15:16
Para ser mais claro, não sei qual disco foi usado, mas pretendo usar tudo da brasilia para permanecer com a furação 4x130.

Olhem a foto, será que com a furação 4x130 do fusca eu consigo?

370062

não ficará fraco não.. pode usar a furação 4x130 certamente. vlw!

gaiolarodan
12/09/2012, 15:24
Ah tá! rs

Aproveitando, estive olhando as peças hoje em uma autopeças e me surgiu uma dúvida:

Se eu tornear o cubo traseiro afim de fazer ele encaixar dentro do disto dianteiro da brasília, ele não ficará comprometido próximo a rosca dos prisioneiros da roda?

Na minha gaiola usei o disco solido do gol, e "flange" onde é parafusada a roda o disco foi parafusado por dentro dela, ou seja fez uma furação e rosca na "flange" para parafusar o disco por dentro dela .... tem que fazer isso porque o diamentro do disco não é suficiente para parafusar a roda com furação 4 x 130 .

Espero ter ajudado, é que eu não tenho fotos de quando fiz a adaptação......

RONIE_VALIM
12/09/2012, 15:28
Na minha gaiola usei o disco solido do gol, e "flange" onde é parafusada a roda o disco foi parafusado por dentro dela, ou seja fez uma furação e rosca na "flange" para parafusar o disco por dentro dela .... tem que fazer isso porque o diamentro do disco não é suficiente para parafusar a roda com furação 4 x 130 .

Espero ter ajudado, é que eu não tenho fotos de quando fiz a adaptação......

Sua furação é 4x130?

Então tenho que usar o cubo de roda traseiro da brasilia para adaptar ao eixo da gaiola com o disco do gol, assim sendo, faço nova furação no disco do gol para ficar 4 x 130?

leobnaval
12/09/2012, 15:42
Ronie, é muito mais fácil usar o seu cubo tras. com furação 4x130 e apenas usinar os disco de freio da brasilia, pode tornear todas aquelas ranhuras internas mesmo, deixa ele liso só com a furação que já é 4 x 130.

Depois passa uma broca na furação dos disco para retirar a rosca, assim o parafuso de roda irá prensar a roda contra o disco e contra o cubo e vai rosquear apenas no cubo (como é originalmente no sistema a tambor).

[]s

vinijost
12/09/2012, 15:43
Ronie, é muito mais fácil usar o seu cubo tras. com furação 4x130 e apenas usinar os disco de freio da brasilia, pode tornear todas aquelas ranhuras internas mesmo, deixa ele liso só com a furação que já é 4 x 130.

Depois passa uma broca na furação dos disco para retirar a rosca, assim o parafuso de roda irá prensar a roda contra o disco e contra o cubo e vai rosquear apenas no cubo (como é originalmente no sistema a tambor).

[]s

isso que eu estava tentando dizer.. mais eles (gaiolarodan e ronie) não entenderam.. hehe

Valeu leo. boa explicação.

RONIE_VALIM
12/09/2012, 15:54
É exatamente isso que eu quero fazer, mas o problema é saber se o cubo 4x130 da brasilia vai entrar no disco entendeu? Mesmo usidando o disco, o diâmetro interno talvez será pequeno entendeu? Acho que foi isso que o gaiolarodam tentou explicar

Veja a foto: Só não sei se o disco que usaram era de brasilia, porque se foi, acho que esse esquema não dá leo...

E eu quero usar 4 x 130 pois comprei as rodas gauchas de buggy 4 x 130 entendeu...

vinijost
12/09/2012, 15:56
É exatamente isso que eu quero fazer, mas o problema é saber se o cubo 4x130 da brasilia vai entrar no disco entendeu? Mesmo usidando o disco, o diâmetro interno talvez será pequeno entendeu? Acho que foi isso que o nosso novo amigo mineiro tentou me explicar...

mais se o disco tem a furação 4x130, e sobra espaço entre o furo e a lateral do disco, o cubo terá espaço suficiente para fazer isto.

Valeu

RONIE_VALIM
12/09/2012, 16:00
Olhem a foto, tenho certeza que o cubo é da brasilia, mas o disco eu não sei...
Eu queria fazer isso, porém com cubo e disco da brasilia...
Claro que quando tornear o cubo, vai ficar proximo da rosca, mas será que chega a perder o furo?
Alguém já fez isso?

370111

leobnaval
12/09/2012, 16:07
Agora entendi o seu outro receio.

Porém como ambas peças possuem furação 4x130 é perfeitamente possivel encaixar o cubo dentro do disco (usinado sem ranhuras) o único inconveniente é que pode ser que precise ajustar o cubo para encaixar dentro do disco, nada que uma usinagem para diminuir o diâmetro do cubo não resolva e além disso não vai interferir na rosca pois como disse ambas as peças possuem furação 4x130 e tem uma sobra de material após a rosca.

[]s

RONIE_VALIM
12/09/2012, 16:12
Agora entendi o seu outro receio.

Porém como ambas peças possuem furação 4x130 é perfeitamente possivel encaixar o cubo dentro do disco (usinado sem ranhuras) o único inconveniente é que pode ser que precise ajustar o cubo para encaixar dentro do disco, nada que uma usinagem para diminuir o diâmetro do cubo não resolva e além disso não vai interferir na rosca pois como disse ambas as peças possuem furação 4x130 e tem uma sobra de material após a rosca.

[]s

Agora você entendeu!

Meu receio é ficar pouco material devido a usinagem, olha da foto, pequei esses discos dessa marca na mão hoje... ele cabe, mas vai ficar com pouco material, ou seja, será que dá certo?

370112

vinijost
12/09/2012, 16:14
Agora você entendeu!

Meu receio é ficar pouco material devido a usinagem, olha da foto, pequei esses discos dessa marca na mão hoje... ele cabe, mas vai ficar com pouco material, ou seja, será que dá certo?

370112

Vai ficar material o suficiente para fazer a adaptação. não teras problemas quanto a isso.

RONIE_VALIM
12/09/2012, 16:15
Acho que pelo menos uns 5mm fica... O jeito é colocar a mão na massa!

leobnaval
12/09/2012, 16:18

É isso aí, pode fazer que fica bom....

[]s

LORD EVIR
12/09/2012, 21:23

Boa semana

olá amigo gaiolarodan, a posição não interfere no funcionamento da pinça não ... o que vc tem q observar é se o corpo dela irá enconstar no braço deslizante... lembrando que as pinças tem lados, direito e esquerdo.
O fato da pinça estar em cima pode reduzir a eficácia de frenagem pois o ideal para a pinça é ficar a frente uma vez que a pinça dianteira fica atras, assim ao acionar o pedal de freio geraria uma força que tenderia fixar ainda mais as 4 rodas no chão.... Quem conhece de física sabe que a força centrífuga será aplicada conforme o posicionamento da pinça.... Veja o desenho.
370156:safari-rig:
Teóricamente a força exercida na minha gaiola com a pinça em cima será a V3 se eu colocasse a pinça atrás a tendência da traseira da gaiola na hora da frenagem seria ficar mais leve pois a força seria aplicada para cima V1.

Espero ter ajudado em alguma coisa... caso eu tenha falhado na aula de física me desculpe e me diga para aprendermos juntos....

Lembrando que nossos brinquedos têm que ter a SEGURANÇA em PRIMEIRO LUGAR!!!!!:rally:

FUKETEIRO
12/09/2012, 22:03
Olá, vai numa autopeças e olha os discos traseiros do Vectra de 5 furos.....ja leva o cubo de Fusca junto....vc vai ter uma suspresa...hehe, abraço.

leobnaval
12/09/2012, 22:16
Olá, vai numa autopeças e olha os discos traseiros do Vectra de 5 furos.....ja leva o cubo de Fusca junto....vc vai ter uma suspresa...hehe, abraço.

O fuketeiro poderia ser mais claro...

Últimamente você está muito enigmático kkkk

[]s

FUKETEIRO
12/09/2012, 22:22
O fuketeiro poderia ser mais claro...

Últimamente você está muito enigmático kkkk

[]s
kkkkk, o disco traseiro do Vectra 5 furos da certinho no cubo do Fusca, só precisa fazer a furação 4X130 e ajustar no torno o miolo centralizador e o furinho do parafuso de fixação do disco no cubo, aí só fazer o suporte da pinça do Golf...hehe, abraço.

leobnaval
12/09/2012, 22:28
O fato da pinça estar em cima pode reduzir a eficácia de frenagem pois o ideal para a pinça é ficar a frente uma vez que a pinça dianteira fica atras, assim ao acionar o pedal de freio geraria uma força que tenderia fixar ainda mais as 4 rodas no chão.... Quem conhece de física sabe que a força centrífuga será aplicada conforme o posicionamento da pinça.... Veja o desenho.
370156:safari-rig:
Teóricamente a força exercida na minha gaiola com a pinça em cima será a V3 se eu colocasse a pinça atrás a tendência da traseira da gaiola na hora da frenagem seria ficar mais leve pois a força seria aplicada para cima V1.

Espero ter ajudado em alguma coisa... caso eu tenha falhado na aula de física me desculpe e me diga para aprendermos juntos....

Isso aí tá tudo errado, não existe isso de força centrífuga no momento de frenagem deixar a roda mais leve ou mais presa ao solo.

A pinça pode ser fixada em qualquer posição que ela terá a mesma "eficiência de frenagem" entre aspas porque a localização da pinça influencia na sua refrigeração, assim como em veículos off-road o acúmulo de barro nas pinças também pode prejudicar, por isso existem modelos que usam a pinça na parte superior.

Ao se acionar o pedal o circuito hidráulico irá movimentar os pistões das pinças que irão exercer uma força de compressão no disco de freio (uma mordida) com o atrito das pastilhas contra o disco, o movimento de rotação da roda tende a diminuir ou parar, para isso ocorrer independe do ponto de fixação da pinça, pode reparar que muito usam as pinças a frente do disco outros atrás, outros na parte superior é simplesmente questão de facilidade de montagem e refrigeração.

[]s

RONIE_VALIM
12/09/2012, 22:30
Huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuum! Fuketeiro, o diâmetro do disco é igual?

Estou analisando comprar tudo isso já pronto, achei o kit por 800,00 tudo com pinças recondicionadas do tempra ou tipo (creio que sejam novinhas).

O único problema é que o suporte da pinça é feito sob medida pra um disco especifico, se eu precisar de reposição do disco, terei que comprar exclusivamente deste fornecedor, ai vem o medo de não ter isso daqui 2 ou 3 anos por exemplo...

Se eu fizer o meu kit usando peças de linha, sempre terei apenas que fazer os ajustes no torneiro

O que acham ser a melhor escolha?

leobnaval
12/09/2012, 22:31
kkkkk, o disco traseiro do Vectra 5 furos da certinho no cubo do Fusca, só precisa fazer a furação 4X130 e ajustar no torno o miolo centralizador e o furinho do parafuso de fixação do disco no cubo, aí só fazer o suporte da pinça do Golf...hehe, abraço.

E esse disco não é ventilado?
Entre refazer a furação 4x130 ou usinar o cubo do fusca, não sei não heim. Capaz de apenas usinar o cubo seja mais fácil e barato.

[]s

FUKETEIRO
12/09/2012, 22:40
E esse disco não é ventilado?
Entre refazer a furação 4x130 ou usinar o cubo do fusca, não sei não heim. Capaz de apenas usinar o cubo seja mais fácil e barato.

[]s
Eu optei por usar num Fusca meu os discos traseiros do Honda Accord porque ganhei as pinças e os discos, só precisei dar um pequeno passe na parte externa do cubo para encaixar o disco e fazer a furação 4X130 e ainda fiz a furação 4X100 nos cubos...hehe, mas depois disso descobri que os discos traseiros solidos do Vectra que usa 5 furos é só refazer a furação 4x130 e os 5 furos do vectra são iguais aos da Kombi, dá certinho no cubo traseiro da Kombi sem fazer nada...hehe, tem um modelo de cubo da Brasília que precisa dar um passe para encaixar o disco, vai num auto peças e testa para ver...hehe, abraço.

gaiolarodan
13/09/2012, 08:06
Sua furação é 4x130?

Então tenho que usar o cubo de roda traseiro da brasilia para adaptar ao eixo da gaiola com o disco do gol, assim sendo, faço nova furação no disco do gol para ficar 4 x 130?

Na minha gaiola é furação 4x130

O que fiz foi parafusar o disco solido do gol por dentro da "flange" onde na brasilia fixa a campana do freio, e a roda é parafusada igual se fosse na brasilia, mas lembrando que os parafusos de roda foram encurtados para não forçar o disco que ficou por dentro da flange.

RONIE_VALIM
13/09/2012, 08:40
Na minha gaiola é furação 4x130

O que fiz foi parafusar o disco solido do gol por dentro da "flange" onde na brasilia fixa a campana do freio, e a roda é parafusada igual se fosse na brasilia, mas lembrando que os parafusos de roda foram encurtados para não forçar o disco que ficou por dentro da flange.

Cara, desculpe mas meu raciocínio não está acompanhando! Não consegui entender ainda...
Tira umas fotos pra gente ver essa adaptação sua...

gaiolarodan
13/09/2012, 10:53
Cara, desculpe mas meu raciocínio não está acompanhando! Não consegui entender ainda...
Tira umas fotos pra gente ver essa adaptação sua...

Encontrei uma foto do freio, unica coisa que falta é a chapa para fixar a pinça de freio ...370221 agora da para ter uma noção do que estou tentando explicar .....

vinijost
13/09/2012, 11:00
Encontrei uma foto do freio, unica coisa que falta é a chapa para fixar a pinça de freio ...370221 agora da para ter uma noção do que estou tentando explicar .....entendi.. mais para não forçar o disco que fica por trás da pra fazer um furo no disco onde fica as roscas do cubo.. para o parafuso passar .. Valeu..

mali9ski
13/09/2012, 15:03
O freio a disco traseira, é moleza, quando fizemos na mecanica VW preferimos usar os discos da brasa para ficar as 4 rodas iguais alem que a furação 4x130 por ser mais longe os furos é mais resistente......

usamos o disco da brasilia torneado para caber no cubo traseiro e foi feito um suporte simples para prender uma pinça do gol na traseira.....

valew

gaiolarodan
13/09/2012, 15:23
O freio a disco traseira, é moleza, quando fizemos na mecanica VW preferimos usar os discos da brasa para ficar as 4 rodas iguais alem que a furação 4x130 por ser mais longe os furos é mais resistente......

usamos o disco da brasilia torneado para caber no cubo traseiro e foi feito um suporte simples para prender uma pinça do gol na traseira.....

valew

Mali9ski, a pinça traseira do golf da certo nos discos de freio da brasilia ?

mali9ski
13/09/2012, 15:31
Mali9ski, a pinça traseira do golf da certo nos discos de freio da brasilia ?

Eu acho que não se o do golf for ventilado, não deve dar certo....

valew

leobnaval
13/09/2012, 16:39
Acho que nem tem golf com freio a disco tras. ventilado, pelo menos só conheço com freio traseiro à disco sólido. Portanto dá certo.

[]s

RONIE_VALIM
13/09/2012, 18:04
Bom, basicamente vou gastar:

2 cubos de brasilia = R$70,00 (varga)
2 discos de brasilia = R$130,00 (varga)
2 pinças de citroen = R$400,00 (não está confirmado, mas é o que meu fornecedor de freio em geral tem, vou tentar ir ver amanhã)
Pastilhas para as 2 rodas = R$50,00
Torneiro aproximadamente = R$150,00

Total de R$800,00 para montar com peças "de mercado", tenho pelo mesmo preço o kit com pinças do tempra e discos "próprios" que só encontro com este fornecedor.

Estou tendendo a usar o kit feito em casa mesmo para saber onde achar peças de reposição, o que acham?

Posso fazer o seguinte também para eliminar o trabalho de fazer tudo: Comprar um par de disco extra e deixar guardado, duvido que vou gastar um par de disco tão rápido assim. O gasto para ter garantia de não faltar peça é cerca de uns R$150,00 o par de disco reserva.

E agora, qual escolher?

Flávio Cadore
13/09/2012, 20:06
Cara, usa tudo do Gol, sai muito mais barato...um tempo atrás eu comprei dois discos e duas pinças de Gol BX por por 100,00... com estes preços a tua gaiola vai custar 30.000,00 Reais.

2 pinças de citroen = R$400,00 (não está confirmado, mas é o que meu fornecedor de freio em geral tem, vou tentar ir ver amanhã)

Total de R$800,00 para montar com peças "de mercado", tenho pelo mesmo preço o kit com pinças do tempra e discos "próprios" que só encontro com este fornecedor.

Estou tendendo a usar o kit feito em casa mesmo para saber onde achar peças de reposição, o que acham?

Posso fazer o seguinte também para eliminar o trabalho de fazer tudo: Comprar um par de disco extra e deixar guardado, duvido que vou gastar um par de disco tão rápido assim. O gasto para ter garantia de não faltar peça é cerca de uns R$150,00 o par de disco reserva.

E agora, qual escolher?

leobnaval
13/09/2012, 22:43
Cara, usa tudo do Gol, sai muito mais barato...um tempo atrás eu comprei dois discos e duas pinças de Gol BX por por 100,00... com estes preços a tua gaiola vai custar 30.000,00 Reais.

Com pinças de gol ele não terá freio de estacionamento via cabo... (não vale a pena).

leobnaval
13/09/2012, 22:54

E agora, qual escolher?

Ronie, eu optaria por:

Usinar o seu próprio cubo da variant.
Usinar os discos de brasilia.
E comprar pinças tras. usadas ou recondicionada, desde que o vendedor dê garantia (pode ser de golf, omega, kadett, audi A3, tempra, etc.)

Onde achou o kit pronto por R$800,00 tem site, anúncio, fotos?
Dependendo você descobre qual disco que o cara usa na adaptação, pois não pode ser que ele fabrique um disco de freio, acho que ele apenas usina algum existente no mercado, e aí esta se torna a melhor opção.

[]s

FUKETEIRO
13/09/2012, 23:09
Ronie, eu optaria por:

Usinar o seu próprio cubo da variant.
Usinar os discos de brasilia.
E comprar pinças tras. usadas ou recondicionada, desde que o vendedor dê garantia (pode ser de golf, omega, kadett, audi A3, tempra, etc.)

Onde achou o kit pronto por R$800,00 tem site, anúncio, fotos?
Dependendo você descobre qual disco que o cara usa na adaptação, pois não pode ser que ele fabrique um disco de freio, acho que ele apenas usina algum existente no mercado, e aí esta se torna a melhor opção.

[]s
Olá, esse pessoal usa o traseiro do Astra/Vectra no cubo da Brasília.

RONIE_VALIM
14/09/2012, 01:26
O que sai por 800,00 já montado é desse pessoal de Bragança:

Kit Freio A Disco Traseiro Para Fusca Brasilia Kombi Barato - R$ 380,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437550509-kit-freio-a-disco-traseiro-para-fusca-brasilia-kombi-barato-_JM)

É uma opção usar os cubos da variant, porém eles tem furação do passat, lembra? rs 4x100.

E dois cubos custam tão pouco, achei hoje por 55,00 os dois....

E não tenho os discos, veio sem...

Ou seja, terei que comprar tudo!

Observação: Só tenho 2 pinças com pastilhas dianteiras do gol com dois discos dianteiros do gol...

leobnaval
14/09/2012, 09:47
O que sai por 800,00 já montado é desse pessoal de Bragança:

Kit Freio A Disco Traseiro Para Fusca Brasilia Kombi Barato - R$ 380,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437550509-kit-freio-a-disco-traseiro-para-fusca-brasilia-kombi-barato-_JM)

É uma opção usar os cubos da variant, porém eles tem furação do passat, lembra? rs 4x100.

E dois cubos custam tão pouco, achei hoje por 55,00 os dois....

E não tenho os discos, veio sem...

Ou seja, terei que comprar tudo!

Observação: Só tenho 2 pinças com pastilhas dianteiras do gol com dois discos dianteiros do gol...
Nossa Ronie, eu acho que seria muito mais fácil manter a furação 4x100 então.

Porque rodas você acha do tipo, modelo e preço que quiser (é a furação mais comum)
Os cubos tras. você já tem, dá pra usar disco de freio diant. do gol na tras. que já é 4x100 e custa menos da metade dos de brasilia e não precisa usinar.
Na diant. você usa os disco de brasilia e manda refurar para 4x100.

Enfim você tem diversas opções, resta você pesar e ver qual é mais fácil, barato e prática.

[]s

RONIE_VALIM
14/09/2012, 10:18
Leo, concordo plenamente contigo, mas eu vou usar rodas 4x130 que inclusive já foram encomendadas e eu liguei agora lá e eles não possuem 4x100.

E também eu quero fazer o mínimo de adaptação possível.

Acho que vou fazer o seguinte:

Cubo de brasilia torneado pra ficar menor e disco de brasilia torneado pra encaixar no cubo (e retirar a rosca do disco conforme você falou).

Eu só ficaria mais feliz com essa receita se o cubo não perdesse tanto material... Olhe na foto, será realmente que não fica fraco? Tomara que não...

leobnaval
14/09/2012, 10:55
Ronie o cara que vende o kit completo de Bragança que você mandou o link, eu perguntei que disco ele usava:

(http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437550509-kit-freio-a-disco-traseiro-para-fusca-brasilia-kombi-barato-_JM) Kit Freio A Disco Traseiro Para Fusca Brasilia Kombi Barato (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437550509-kit-freio-a-disco-traseiro-para-fusca-brasilia-kombi-barato-_JM) R$ 38000
Pergunta Amigo este kit para furação 4x130, qual o disco que você usa nele, se eu precisar trocar depois? É algum disco de algum veículo usinado?

Resposta Olá amigo, disco de fusca, usinado, ok.

Ou seja ele tambem usa o disco de brasilia usinado, pode fazer igual está na foto aí:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=370359&stc=1&thumb=1&d=1288536411 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=370359&d=1347628723)

Vai ficar bom, e o cubo vai aguentar sim, pois estas peças são superdimensionadas, além de a parede do cubo ser grossa e você vai apenas retirar na parte externa do cubo, ou seja é a parte que menos sofre solicitação de força e 5mm de raio em volta da rosca é mais que suficiente (vide que uma porca M12 possui aprox. 4 mm de parede externa).

[]s

RONIE_VALIM
14/09/2012, 11:13
(vide que uma porca M12 possui aprox. 4 mm de parede externa).

[]s

Juro que peguei uma porca m12 na mão para avaliar isso esses dias! rs

Acho que eu mesmo vou fazer então...

Eu reparei que o disco possui uma superficie com bastante imperfeição... Estava pensando em dar um passe por dentro do disto e deixar liso, se eu tirar uns 2mm no disco posso ganhar + uns 2mm no cubo, tudo em pró a segurança dos parafusos da roda... Claro, sem comprometer o disco também né...

leobnaval
14/09/2012, 11:30
Eu reparei que o disco possui uma superficie com bastante imperfeição... Estava pensando em dar um passe por dentro do disco e deixar liso, se eu tirar uns 2mm no disco posso ganhar + uns 2mm no cubo, tudo em pró a segurança dos parafusos da roda... Claro, sem comprometer o disco também né...

Pode usinar um pouco mais o interno dos discos sim, porque aquelas ranhuras são apenas para deixar maior espessura para as roscas, como no seu caso quem vai fixar a roda será o cubo não tem problema usinar mais ali.
O importante é centrar bem no torno para garantir o paralelismo da face externa com a interna, assim o disco não ficará torto na hora que montar o cubo e a roda.

[]s

RONIE_VALIM
14/09/2012, 11:36
É isso que vou fazer... Mas vou usinar somente quando chegar a estrutura do colella para, assim sendo, tentar zerar o alinhamento (distância) do suporte da pinça com a distância para o disco. Se possível, vou tentar fazer esse alinhamento na usinagem do disco para não ter que ficar calçando o suporte da pinça e tal...

Vou tentar ir ver a pinça do citroen que mencionei anteriormente. R$400,00 o par recondicionado com 6 meses de garantia e usa-se pastilha universal, que segundo ele serve no golf, c3, tempra etc... Vou conferir pessoamente isso... Mas eu queria mesmo é achar uma mais convencional tipo a do golf, tempra, stilo etc... Com preço bom, mas não tá fácil não.

juninhofavero
14/09/2012, 11:38
caracas lendo aqui tive uma aula de adaptação de freio apesar de não entende nada disso rs vou fazer o cara q faz serviço de torno para mim ler esses post para fazer a adaptação do freio na minha gaiola.

parabéns galera

RONIE_VALIM
14/09/2012, 11:44
Falei Leo, ensinar alguém que não sabe nada (eu), pelo menos tem um ponto positivo... Outras pessoas que também tem dúvidas vão aprender!

leobnaval
14/09/2012, 12:48
Vou tentar ir ver a pinça do citroen que mencionei anteriormente. R$400,00 o par recondicionado com 6 meses de garantia e usa-se pastilha universal, que segundo ele serve no golf, c3, tempra etc... Vou conferir pessoamente isso... Mas eu queria mesmo é achar uma mais convencional tipo a do golf, tempra, stilo etc... Com preço bom, mas não tá fácil não.

Ronie, você que está em SP fica fácil, mais tem que perder umas horinhas para ir nos ferro velhos...
Pede por pinça tras. e fala que é para adaptar que calquer uma serve, o pessoal faz preço bom, aí você só escolhe uma que venha completa e com pastilha (mesmo que você troque depois, assim não irá faltar as travas e presilhas das pastilhas).

R$400,00 num par de pinça está salgado o preço.

No mercado livre acha por uns 300,00 o par.

[]s

RONIE_VALIM
14/09/2012, 12:51
Vou dar uma procurada melhor, mas eu quero nova (recondicionada com garantia) entendeu...

FUKETEIRO
14/09/2012, 13:48
Vou dar uma procurada melhor, mas eu quero nova (recondicionada com garantia) entendeu...
Bom, pelo visto minhas opiniões não serviram para nada mesmo, obrigado.

leobnaval
14/09/2012, 14:03

Entendi, então acho mais fácil e barato você comprar o kit completo do cara de Bragança, porque lá já vem tudo que será preciso por R$800,00 é isso?
Se for acho que vale a pena porque não terá dor de cabeça com peças, com adaptação, fazer flange no torneiro, etc...
É só comprar e montar...

E depois se você precisar trocar o disco, você já sabe que ele tem ou apenas compra os disco de brasilia e manda num torneiro para usinar e deixar igual ao que vêm no kit.

[]s

RONIE_VALIM
14/09/2012, 14:20
Bom, pelo visto minhas opiniões não serviram para nada mesmo, obrigado.

Fuketeiro, você falou algo sobre pinça? Se falou desculpe, eu não vi...

Sobre os discos, achei mais complicado ir atras de um com furação diferente (tanto sua opinião do vectra como a do leo do gol, que inclusive eu já tenho).

Complicado pois teria que fazer a furação e eu já vi recentemente um cara furando o disco errado e perdendo o mesmo entendeu...

Da forma que escolhi apenas vou mininuir o cubo e limpar o disco da brasilia! E isso não tem erro! É ir usinando e testando ao vivo! QUando der, deu!

A respeito de pinças de freio, se souber algum lugar que venda recondicionada com garantia, estou atirando para todo lado atrás disso agora!

RONIE_VALIM
14/09/2012, 14:21
Entendi, então acho mais fácil e barato você comprar o kit completo do cara de Bragança, porque lá já vem tudo que será preciso por R$800,00 é isso?
Se for acho que vale a pena porque não terá dor de cabeça com peças, com adaptação, fazer flange no torneiro, etc...
É só comprar e montar...

E depois se você precisar trocar o disco, você já sabe que ele tem ou apenas compra os disco de brasilia e manda num torneiro para usinar e deixar igual ao que vêm no kit.

[]s

Tenho aproximadamente 1 semana para achar as pinças que sirvam legal, se não achar vou de kit pronto mesmo...

mali9ski
14/09/2012, 16:01

Sobre os discos, achei mais complicado ir atras de um com furação diferente (tanto sua opinião do vectra como a do leo do gol, que inclusive eu já tenho).

Complicado pois teria que fazer a furação e eu já vi recentemente um cara furando o disco errado e perdendo o mesmo entendeu...

Da forma que escolhi apenas vou mininuir o cubo e limpar o disco da brasilia! E isso não tem erro! É ir usinando e testando ao vivo! QUando der, deu!

A respeito de pinças de freio, se souber algum lugar que venda recondicionada com garantia, estou atirando para todo lado atrás disso agora!

na época fizemos assim é muito simples e depois faz o suporte parafusa sangra e proto......

FUKETEIRO
14/09/2012, 21:44

Olá, se vc usinar o cubo para colocar disco de Gol já era sua furação 4x130, se vc usar o disco do Astra vc vai gastar uma única vez para refurar os discos, que é a coisa mais simples de fazer, depois vc compra os discos novos, pega os refurados coloca de ponta cabeça em cima dos novos, marca os furos com uma caneta para metal que custa R$2,00 e vc mesmo fura com uma broca 14mm e coloca em cima do cubo usinado da Variant II e está pronto, os de Brasília vc vai ter que mandar tornear tudo de novo o miolo e se o torneiro não fizer na mesma espessura vc se lascou porque a pinça não vai ficar centralizada, entendeu? Eu tenho no meus fusca feito assim só que com os discos do Honda Accord, quando eu quiser trocar os discos eu simplesmento só refaço a furação e pronto, pegou a idéia? Quanto as pinças eu recomendo vc olhar o preço das pastilhas, as do Golf que prestam custam em média R$100,00 da Cobreq, tem umas marcas xing ling por bem menos, fica a seu critério, se quiser tiro foto do meu Fusca para vc ver, abraço.

RONIE_VALIM
14/09/2012, 22:27
Huuuuuuuuuuum entendi........ Agora você me convenceu! É que nos outros posts você estava meio misterioso! kkkk

Não precisa usinar nada no centro desses discos?

Qual exatamente é o disco que devo comprar? (mais barato, claro)

Olhe a foto, se eu mandar usinar o da brasilia, vai encaixar perfeitamente... O que você está indicando como ficará?

FUKETEIRO
14/09/2012, 22:37
370465
Huuuuuuuuuuum entendi........ Agora você me convenceu! É que nos outros posts você estava meio misterioso! kkkk

Não precisa usinar nada no centro desses discos?

Qual exatamente é o disco que devo comprar? (mais barato, claro)

Olhe a foto, se eu mandar usinar o da brasilia, vai encaixar perfeitamente... O que você está indicando como ficará?
Olá, vc pura e simplesmente vai usinar o cubo neste círculo vermelho e uns 5mm na parte extrema do cubo para o disco casar em cima, fazer o furinho 6mm para fixar o disco no cubo e fazer a furação no disco 4x130, pera aí que vou ver se tenho foto no meu HD e ja coloco, abraço.

RONIE_VALIM
14/09/2012, 23:00
Entendi, então mesmo assim tenho que diminuir um pouco do cubo no diâmetro externo? Como se fosse usar o disco da brasilia?

A diferença é que o disco que você está indicando só precisarei fazer a furação e mais nada?

Vou tentar então ir na casa de freio que sou cliente e pedir para testar vários discos até achar um que o cubo entre sem problema, ai realmente será só as furações.

Estou certo ou ainda viajando?

RONIE_VALIM
14/09/2012, 23:01
Tenho discos de frontier e hilux guardados, se não fossem ventilados iriam ser eles mesmos, ai eu quero ver não caber! kkk :evil:

leobnaval
14/09/2012, 23:12
Olá, se vc usinar o cubo para colocar disco de Gol já era sua furação 4x130,
Por isso que ele teria que usar os discos de brasilia. Realmente para usar disco de gol só se for furação 4x100.

se vc usar o disco do Astra vc vai gastar uma única vez para refurar os discos, que é a coisa mais simples de fazer, depois vc compra os discos novos, pega os refurados coloca de ponta cabeça em cima dos novos, marca os furos com uma caneta para metal que custa R$2,00 e vc mesmo fura com uma broca 14mm e coloca em cima do cubo usinado da Variant II e está pronto
O procedimento está correto, porém as coisas não são tão simples quanto parecem, pois uma broca para aço rápido de 14 mm custa na faixa de R$80 a R$100 e outra por ela ser paralela o diâmetro no ponto de fixação da furadeira também é de 14 mm, a maioria das furadeiras "de mão" comuns e as pequenas de bancada possuem mandril de 1/2" = 12,7 mm e não dá pra fixar a broca de 14 mm nelas, sendo assim necessário o uso de um ferramental mais adequado ou acabar caindo novamente na mão de um torneiro mecânico.

os de Brasília vc vai ter que mandar tornear tudo de novo o miolo e se o torneiro não fizer na mesma espessura vc se lascou porque a pinça não vai ficar centralizada, entendeu? Eu tenho no meus fusca feito assim só que com os discos do Honda Accord, quando eu quiser trocar os discos eu simplesmento só refaço a furação e pronto, pegou a idéia?
Exatamente, quando usinar os discos tem que manter a espessura de usinagem para não descentralizar das pinças nas trocas.

Quanto as pinças eu recomendo vc olhar o preço das pastilhas, as do Golf que prestam custam em média R$100,00 da Cobreq, tem umas marcas xing ling por bem menos, fica a seu critério, se quiser tiro foto do meu Fusca para vc ver, abraço.
Por isso que eu optaria pelas pinças traseiras da linha GM, o jogo de pastilhas originais acha até por R$30,00.

[]s

FUKETEIRO
14/09/2012, 23:13
Entendi, então mesmo assim tenho que diminuir um pouco do cubo no diâmetro externo? Como se fosse usar o disco da brasilia?

A diferença é que o disco que você está indicando só precisarei fazer a furação e mais nada?

Vou tentar então ir na casa de freio que sou cliente e pedir para testar vários discos até achar um que o cubo entre sem problema, ai realmente será só as furações.

Estou certo ou ainda viajando?
É isso mesmo, só fazer a furação e ajustar o cubo pro disco caber em cima, vc reparou na foto do meu Fusca, ta feita a furação 4x130, foi a única coisa que eu fiz no disco, o do Astra/Vectra é o que dá mais certo, abraço.

FUKETEIRO
14/09/2012, 23:16
Por isso que ele teria que usar os discos de brasilia. Realmente para usar disco de gol só se for furação 4x100.

O procedimento está correto, porém as coisas não são tão simples quanto parecem, pois uma broca para aço rápido de 14 mm custa na faixa de R$80 a R$100 e outra por ela ser paralela o diâmetro no ponto de fixação da furadeira também é de 14 mm, a maioria das furadeiras "de mão" comuns e as pequenas de bancada possuem mandril de 1/2" = 12,7 mm e não dá pra fixar a broca de 14 mm nelas, sendo assim necessário o uso de um ferramental mais adequado ou acabar caindo novamente na mão de um torneiro mecânico.

Exatamente, quando usinar os discos tem que manter a espessura de usinagem para não descentralizar das pinças nas trocas.

Por isso que eu optaria pelas pinças traseiras da linha GM, o jogo de pastilhas originais acha até por R$30,00.

[]s
Putz, verdade, eu só não tenho o torno em casa....rsrs, abraço.

RONIE_VALIM
14/09/2012, 23:28
Leo, acho que agora o mais correto a fazer é isso mesmo que o Fuketeiro falou...

Em uma futura reposição minha dor de cabeça será apenas refazer a furação.

Só que agora pra casar perfeito vou tentar achar um disco que cabe por cima do cubo sem usinar nada no disco e no cubo.

Uma pergunta: Se o diâmetro do furo central do disco for maior do que o ressalto do cubo, vou perder alguma resistência? Veja a foto...

Tenho 99% de certeza que não, mas... Vai saber... opiniões....

RONIE_VALIM
14/09/2012, 23:37
Pelo que vi a do Fuketeiro está "solta" dando encaixa nenhum, apenas pelos parafusos de roda e parafuso guia.

leobnaval
14/09/2012, 23:40
Na verdade o centro da roda que você fosse usar deveria encaixar no centro do cubo, restando aos parafusos apenas apertar a roda contra o cubo e quem garantia a resistência seria o contato da roda com o cubo....mas sabemos que muitas vezes isso não ocorre, até mesmo alguns veículos saem originais sem esta característica, sendo realizada a fixação apenas pelos parafusos ou pelos prisioneiros e porcas.

Portanto pode usar praticamente qualquer disco pois a maior furação que se acha no mercado (para veículos leves) seria a furação 6x139,7 (que já utilizado em camionetes e utilitários), sendo assim a maioria dos discos iram ter um diâmetro menor que cairá dentro da furação 4x130.
Mesmo que eles não casem com o cubo isso não será problema. Afinal se tiverem o centro menor que o alojamento do cubo você terá que usinar e se for maior você terá apenas que refazer a furação 4x130.
Isso será indeferente para você, porque o que realmente vai fixar a roda será os parafusos.

[]s

leobnaval
14/09/2012, 23:57
Reparem que se usar o disco de vectra 5 furos e for fazer a furação 4x130, 2 furos ficaram muito próximos ou até mesmo irão se interligar dependendo do diâmetro do furo. Tá certo que serão apenas para fixar o disco ao cubo, mais mesmo assim fica um serviço bastante "estranho".

O desenho que fiz ficou com as linhas meio fracas quando dei print screen, mais acho que dá pra vizualizar.
370470

[]s

RONIE_VALIM
15/09/2012, 00:19
vou fazer um molde com a furação 4 x 130 e levar quando for ver o disco, e levar o cubo também pra ver se entra sem usinar...

FUKETEIRO
15/09/2012, 07:56
Pelo que vi a do Fuketeiro está "solta" dando encaixa nenhum, apenas pelos parafusos de roda e parafuso guia.
Amigo não tem nada solto não que não faço gambiarra no meu carro...hehe, o parafuso de fixação está do lado direiro, vou tirar outra foto para vc ver...rsrs, abraço.

Ps. Olha dentro das letras R A no disco e verá o parafuso de fixação....hehe

FUKETEIRO
15/09/2012, 08:05
vou fazer um molde com a furação 4 x 130 e levar quando for ver o disco, e levar o cubo também pra ver se entra sem usinar...
Olá, estes dão certo....

Discos E Pastilhas Traseiras Honda Civic 2005 2006 - R$ 130,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-432552633-discos-e-pastilhas-traseiras-honda-civic-2005-2006-_JM)

leobnaval
15/09/2012, 09:09
Amigo não tem nada solto não que não faço gambiarra no meu carro...hehe, o parafuso de fixação está do lado direiro, vou tirar outra foto para vc ver...rsrs, abraço.

Ps. Olha dentro das letras R A no disco e verá o parafuso de fixação....hehe

Fuketeiro ele disse o fato de estar "solto" referindo-se a não estar usinado para encaixar no cubo, o disco estar apenas sobreposto e fixado pelo parafuso guia e depois que se coloca a roda os parafusos de roda que fazem a fixação.

[]s

FUKETEIRO
15/09/2012, 10:05
Fuketeiro ele disse o fato de estar "solto" referindo-se a não estar usinado para encaixar no cubo, o disco estar apenas sobreposto e fixado pelo parafuso guia e depois que se coloca a roda os parafusos de roda que fazem a fixação.

[]s
Leo, o cubo foi usinado para casar certinho no disco como se fosse o cubo original do disco, eu acompanhei o serviço no torno, se quiser eu tiro o disco para tirar foto, se vc reparar na foto só o disco está furado porque estes cubos aí são originais da Variant II e só tem a furação 4x100, eu fiz dois cubos novos de Brasília para estes discos e foi feita a furação 4x100 neles para eu poder usar os dois tipos de rodas que eu tenho, as do Porsche 356 (4x130) e as 17" furação 4x100, abraço.

RONIE_VALIM
15/09/2012, 11:07
Fuketeiro, você entendeu o que eu disse :odedo:

FUKETEIRO
15/09/2012, 11:21
Fuketeiro, você entendeu o que eu disse :odedo:
NÃO....kkkkk, fala qual é sua dúvida? Abraço.

RONIE_VALIM
18/09/2012, 12:22
Pessoal, finalmente achei as pinças traseiras.
São do Tempra, recondicionadas com 6 meses de garantia!

Mais uma dúvida:

Tentem imaginar elas montadas, pelo que eu entendi (me corrijam se eu entendi errado) terei que montar elas na frente das rodas para que o cabo do freio de mão fique voltado para frente em linha reta ou então montar atrás das rodas e assim sendo, os cabos ficarão curvados... Pergunta: Em qualquer das opções o freio funcionará perfeitamente desde que o sangrador fique para baixo, correto?

Vejam as fotos reais da pinça:

vinijost
18/09/2012, 12:29
Pessoal, finalmente achei as pinças traseiras.
São do Tempra, recondicionadas com 6 meses de garantia!

Mais uma dúvida:

Tentem imaginar elas montadas, pelo que eu entendi (me corrijam se eu entendi errado) terei que montar elas na frente das rodas para que o cabo do freio de mão fique voltado para frente em linha reta ou então montar atrás das rodas e assim sendo, os cabos ficarão curvados... Pergunta: Em qualquer das opções o freio funcionará perfeitamente desde que o sangrador fique para baixo, correto?

Vejam as fotos reais da pinça:

o sangrador tem que ficar para cima..

RONIE_VALIM
18/09/2012, 12:33
Desculpe, me confundi... Se ficar para baixo a pinça nunca ficará 100% completa de óleo em uma sangria normal...

A real dúvida é se possso montar tanto pela frente ou por trás da roda e se a posição do cabo do freio de mão não vai complicar minha vida usando essas pinças...

leobnaval
18/09/2012, 12:35
o sangrador tem que ficar para cima..

Exatamente Vini...
Ronie o sangrador é pra cima, para o ar poder sair quando sangrar o freio.
Monte o cabo e veja qual a melhor posição dele, respeitando a posição do sangrador.

[]s

RONIE_VALIM
18/09/2012, 12:38
Blz.. Então essas pinças do tempra devem dar certo né... Achei elas bem resistentes pelo visual... Veja que o apoio do cabo (capa / canduite) é um furo na própria pinça e somente o gancho do cabo é em chapa, enquanto as outras sempre são tudo chapa, fácil entortar creio eu...

leobnaval
18/09/2012, 12:54
Acredito que de certo sim...

Só aproveitando para levantar uma lebre rsrsrs
Qual cilindro mestre você vai usar? porque dependendo do modelo pode ficar com muito curso no pedal...devido ao freio a disco tras.

[]s

RONIE_VALIM
18/09/2012, 13:02
Leo... Isso ainda está por vim! rsrs

Eu tenho um cilindro mestre do gol e está impecável... Não sei se ele funciona sem o hidrovácuo, mas se der, queria usar ele.
E também estava pensando em mandar uma linha independente para cada roda traseira (o cilindro do gol tem 4 saídas) e aproveitar e já instalar 1 válvula em cada linha para ter um freio seletor sem precisar ficar indo e voltando com vários canos...

Se quiser ver isso já desde agora vamo embora! Mas se quiser deixar para depois, por mim blz! rsrs (estou falando como se vocês já fizessem parte do projeto! rsrs

Valeu rapaziada pela ajuda...

FUKETEIRO
18/09/2012, 13:42
Leo... Isso ainda está por vim! rsrs

Eu tenho um cilindro mestre do gol e está impecável... Não sei se ele funciona sem o hidrovácuo, mas se der, queria usar ele.
E também estava pensando em mandar uma linha independente para cada roda traseira (o cilindro do gol tem 4 saídas) e aproveitar e já instalar 1 válvula em cada linha para ter um freio seletor sem precisar ficar indo e voltando com vários canos...

Se quiser ver isso já desde agora vamo embora! Mas se quiser deixar para depois, por mim blz! rsrs (estou falando como se vocês já fizessem parte do projeto! rsrs

Valeu rapaziada pela ajuda...
Olá, esse cilindro mestre de Gol não funciona no Fusca e derivados devido a suspensão do veículo (Fusca não tem raio negativo de rolagem) O melhor é usar o da Kombi, mas vc terá que fazer um ajuste na haste de acionamento do pedal do Fusca...hehe, abraço.

leobnaval
18/09/2012, 14:15
Olá, esse cilindro mestre de Gol não funciona no Fusca e derivados devido a suspensão do veículo (Fusca não tem raio negativo de rolagem)

E o que o cilindro mestre tem a ver com o tipo de suspensão???? (essa é nova....)

[]s

FUKETEIRO
18/09/2012, 14:42
E o que o cilindro mestre tem a ver com o tipo de suspensão???? (essa é nova....)

[]s
No Gol o sistema de freio é em X e no Fusca e Kombi é dianteiro/traseiro, da uma pesquisada, hehe, abraço.

RONIE_VALIM
18/09/2012, 15:32
AH, então dá certo, porque gaiola não é nem gol, nem kombi e nem fusca, é um emaranhado de tudo isso ai e com peças made-in-home !!!

leobnaval
18/09/2012, 15:35
No Gol o sistema de freio é em X e no Fusca e Kombi é dianteiro/traseiro, da uma pesquisada, hehe, abraço.

Concordo com você, mais nada impede de usar o cilindro mestre do gol.

O que não se pode fazer é a ligação cruzada do dutos de freio ou seja em "X" freio diant. esq. com tras. direita e diant. dir. com tras. esq. numa aplicação como o fusca/kombi, etc. que não possui raio negativo de rolagem.

Repito nada impede de usar o cilindro mestre que quiser. E deve usar sempre o sistema de cilindro mestre duplo (obrigatório no Brasil desde 1977). É só realizar a ligação de freio em paralelo, um circuito para traseira e outro para diant., embora no caso de falha de um circuito este sistema seja muito mais ineficiente que o sistema cruzado, este é o tipo de ligação mais adequado para veículos que não possuem raio negativo de rolagem.

E digo mais no caso do Ronie eu faria o possivel para usar o hidrovácuo do gol com o cilindro mestre dele também, só que implicaria numa adaptação das pedaleiras. Já o duto de vácuo ele puxa uma mangueira do local original do motor 1.6 flex.

[]s

FUKETEIRO
18/09/2012, 16:11
Concordo com você, mais nada impede de usar o cilindro mestre do gol.

O que não se pode fazer é a ligação cruzada do dutos de freio ou seja em "X" freio diant. esq. com tras. direita e diant. dir. com tras. esq. numa aplicação como o fusca/kombi, etc. que não possui raio negativo de rolagem.

Repito nada impede de usar o cilindro mestre que quiser. E deve usar sempre o sistema de cilindro mestre duplo (obrigatório no Brasil desde 1977). É só realizar a ligação de freio em paralelo, um circuito para traseira e outro para diant., embora no caso de falha de um circuito este sistema seja muito mais ineficiente que o sistema cruzado, este é o tipo de ligação mais adequado para veículos que não possuem raio negativo de rolagem.

E digo mais no caso do Ronie eu faria o possivel para usar o hidrovácuo do gol com o cilindro mestre dele também, só que implicaria numa adaptação das pedaleiras. Já o duto de vácuo ele puxa uma mangueira do local original do motor 1.6 flex.

[]s
Certo, só tem um detalhe, os cilindros traseiros do Gol são pequeninhos.... e da Kombi são bem maiores...., o diâmetro do cilindro mestre do Gol é bem menor que da Kombi....hehe, abraço.

leobnaval
18/09/2012, 16:28
Realmente os da kombi são maiores (só os da kombi carat que são identicos ao do gol)

Segue os diâmetro dos êmbolos dos cilindros mestres:

Brasilia e fusca 77/... : 19,05 mm
Gol 94/... e Kombi Carat 87/... : 20,64 mm
Kombi 83/... : 23,81 mm

Fonte: Catálogo TRW

[]s

RONIE_VALIM
18/09/2012, 17:20
É simples... Monto com o cilindro mestre do gol e se não der certo coloco outro depois.

Eu só não entendo direito a diferença de como funciona os cilindros duplos ou simples

Como disse, pretendo fazer cada roda traseira independente para ter a chave "bloqueadora" de cada roda ali entre os bancos...

Funcionará no sistema convencional da brasilia / fusca caso o cilindro do gol não dê certo?

Obs.: O cilindro do gol tem 4 saídas.

leobnaval
18/09/2012, 18:00
É simples... Monto com o cilindro mestre do gol e se não der certo coloco outro depois.

Eu só não entendo direito a diferença de como funciona os cilindros duplos ou simples

Como disse, pretendo fazer cada roda traseira independente para ter a chave "bloqueadora" de cada roda ali entre os bancos...

Funcionará no sistema convencional da brasilia / fusca caso o cilindro do gol não dê certo?

Obs.: O cilindro do gol tem 4 saídas.

É facil...
A diferença do cilindro mestre duplo do simples é apenas que o sistema duplo possui 2 reservatórios separados, assim caso falhe um sistema o outro ainda mantém o funcionamento, para não ficar sem freio no caso de uma falha, rompimento da linha de freio, etc.

Você só vai precisar usar uma linha de freio para cada roda e ligar a chave nas linhas traseiras independente.
Embora eu não goste desse sistema porque precisa freia o veículo para acionar a válvula e depois voltar ao movimento. Se é para usar como bloqueio, eu prefiro selecionar no cabo do freio de mão mesmo, com acionamento individual. Assim você freia a roda que quiser a qualquer momento sem precisar acionar o freio no pedal.

[]s

FUKETEIRO
18/09/2012, 18:07
Realmente os da kombi são maiores (só os da kombi carat que são identicos ao do gol)

[]s
Leo, não sei se vc entra no fórum do www.fusca4ever.com.br (http://www.fusca4ever.com.br) lá foi amplamente discutido e testado essa variações de cilindros e ligações no sistema de freio, oque mais funcionou testado por um usuário foi o cilindro da Kombi e com sistema normal de ligação dos canos, o sistema em X ninguém aprovou porque a freiada fica totalmente instavel, abraço.

leobnaval
18/09/2012, 18:15
Leo, não sei se vc entra no fórum do www.fusca4ever.com.br (http://www.fusca4ever.com.br) lá foi amplamente discutido e testado essa variações de cilindros e ligações no sistema de freio, oque mais funcionou testado por um usuário foi o cilindro da Kombi e com sistema normal de ligação dos canos, o sistema em X ninguém aprovou porque a freiada fica totalmente instavel, abraço.

Já acessei algumas vezes este forum, mais não tenho costume de entrar lá...além de ter que logar para ter acesso as infos.
Este da kombi concerteza deve ficar bom pois tem um bom diâmetro de 23,81 mm ante 19,05 da brasilia e fusca...

Quanto a ligação, já concordamos que o melhor para o fusca, brasilia, kombi, etc. é a ligação em paralelo mesmo, nem devendo ser usada a ligação em X.

[]s

Flávio Cadore
18/09/2012, 18:28
Eu uso cilindro mestre de Gol e não freia bem mesmo, já ví vários reclamando também, quando eu fiz a minha gaiola cheguei a trocar o cilindro mestre por outro novo e o problema continuou...o freio lá em baixo.
Vou ter que trocar pelo da Kombi.A impressão que dá é que falta fluído mesmo...

Fuketeiro, tu que é o cara, o cilindro mestre da Kombi serve no servo do Gol?

RONIE_VALIM
19/09/2012, 00:33
É facil...
A diferença do cilindro mestre duplo do simples é apenas que o sistema duplo possui 2 reservatórios separados, assim caso falhe um sistema o outro ainda mantém o funcionamento, para não ficar sem freio no caso de uma falha, rompimento da linha de freio, etc.

Certo, mas é somente "duplo reservatório?" se por acaso o oleo do reservatório 1 vazar por algum motivo terá o reservatório 2, mas não irá vazar também pelo mesmo motivo visto que eles serão responsáveis por acionar a mesma linha de freios? Ou eles funcionam tipo: reservatório 1 para frente e reservatório 2 para trás? Se for assim, tudo certo e entendido!

Você só vai precisar usar uma linha de freio para cada roda e ligar a chave nas linhas traseiras independente.
Embora eu não goste desse sistema porque precisa freia o veículo para acionar a válvula e depois voltar ao movimento. Se é para usar como bloqueio, eu prefiro selecionar no cabo do freio de mão mesmo, com acionamento individual. Assim você freia a roda que quiser a qualquer momento sem precisar acionar o freio no pedal.

Nada impede de ter os dois já que as linhas de freio estarão ali do lado! rssssss Mas concordo contigo, o mecânico é bem mais funcional e tem uma oficina de gurgel aqui pertinho de casa que o cara já se prontifiou em fazer uma alavanca dessas pra mim...

leobnaval
19/09/2012, 08:59
Certo, mas é somente "duplo reservatório?" se por acaso o oleo do reservatório 1 vazar por algum motivo terá o reservatório 2, mas não irá vazar também pelo mesmo motivo visto que eles serão responsáveis por acionar a mesma linha de freios? Ou eles funcionam tipo: reservatório 1 para frente e reservatório 2 para trás? Se for assim, tudo certo e entendido!
Exato tem 2 reservatórios ligados nos sistemas separados. O cilindro é duplo por ter 2 êmbolos separados com reservatórios que se comunicam, mais se vazar restará fluido para um sistema atuar.
Um reservatório e linha no seu caso vai acionar somente os freios da roda tras. e o outro os freios diant. caso um sistema falhe ou vaze você continuará com freio no outro sistema.

Se tudo falhar o que é bem raro, você ainda terá o freio de estacionamento (mão), por isso é obrigatório ter freio de estacionamento via cabo.

Nada impede de ter os dois já que as linhas de freio estarão ali do lado! rssssss Mas concordo contigo, o mecânico é bem mais funcional e tem uma oficina de gurgel aqui pertinho de casa que o cara já se prontifiou em fazer uma alavanca dessas pra mim...
Ótimo, ter os 2 sistemas...

[]s

RONIE_VALIM
19/09/2012, 09:24
Contagem regressiva! Se tudo der certo e o Colella cumprir o prazo, ele tem até o dia 28 deste mês para me entregar o kit...
Ai nem sei por onde começo! Tem tudo para fazer... rsrs

juninhofavero
19/09/2012, 09:42
Falando com o cara q constrói as gaiolas collela e perguntando sobre freio a disco traseiro para gaiola ele não me recomendo fazer essa modificação falo q o freio vai piora vai freia menos agora fiquei na duvida coloca ou não ? rs

leobnaval
19/09/2012, 09:48
Falando com o cara q constrói as gaiolas collela e perguntando sobre freio a disco traseiro para gaiola ele não me recomendo fazer essa modificação falo q o freio vai piora vai freia menos agora fiquei na duvida coloca ou não ? rs

kkkkkkkkkk, alá Ronie rsrsrsrsrs
Juninho, realmente se não for bem feito, trocado cilindro mestre, etc...fica pior mesmo.

Mais se a gaiola será usada em trilhas, principalmente com barro e travessias de rios o sistema à disco é muito mais eficiente e resistênte a sujeira, porém como disse depende de uma correta adaptação e não somente da colocação de disco na tras.

Este tópico tem bastante material a respeito.

[]s

juninhofavero
19/09/2012, 09:59
Juninho, realmente se não for bem feito, trocado cilindro mestre, etc...fica pior mesmo.

Mais se a gaiola será usada em trilhas, principalmente com barro e travessias de rios o sistema à disco é muito mais eficiente e resistênte a sujeira, porém como disse depende de uma correta adaptação e não somente da colocação de disco na tras.

[]s

eu to acompanhando o topico e procurando um cara para fazer a adaptação para mim e como estou perto de limeira liguei no collela ai o cara me fala isso rs para quem não conhece é dificil entra em um acordo sobre o assunto hahahaha
mais vo na de vcs vo coloca o freio só falta acha quem faça rs

RONIE_VALIM
19/09/2012, 10:16
Galera, o Colella não gosta de adaptação, não faz adaptação e não vende peças para adaptação.

Pelo menos pra mim essas foram as respostas...

Eu não tenho coragem de gastar quase o valor da adaptação dos discos montando tambores de freio uma vez que eu não tenho nenhum peça de freio ainda...

Então pra mim o disco já está definido...

mali9ski
19/09/2012, 11:42

[]s

Eu tinha freio a vacuo do gol, e tambores na traseira quando havia mal terminado a gaiola uns 4 anos atras, fiz os freios num dia e abri uma trilha depois, não tinha mais lonas já estavam no rebite, jogamos tudo fora e fizemos disco, o freio melhorou 200% travava as 4 sempre a qualquer hora, alem de ser baratinho trocar pastilhas e rapido e simples......

para trilha o certo é fazer o freio auxiliado a vacuo e a disco nas 4 rodas depois de pouco tempo o investimento vale a pena alem da segurança.....

valew

RONIE_VALIM
19/09/2012, 16:43
Será que é viável mesmo usar o servo freio? (Qual é a dificuldade alem do espaço pequeno e a mangueira que tem que vir do motor?)

Se realmente for, eu posso muito bem adaptar as pinças dianteiras do gol, servo freio do gol, cilindro mestre do gol e pinças traseiras do tempra.

Ai o que ficará em aberto quanto a compatibilidade será apenas o curso do pedal e as pinças traseiras.

E também terei que adaptar a chavinha da luz de freio, que no gol é no pedal...

E digo mais, tenho a pedaleira suspensa inteira do gol, o duro é adaptar a embreagem, mas creio que nada seja impossível! Existe a possibilidade de fazer a embreagem hidráulica, olhem o vídeo que bacana...

https://www.youtube.com/watch?v=KkuLXwGNDGs

leobnaval
19/09/2012, 17:07
Será que é viável mesmo usar o servo freio? (Qual é a dificuldade alem do espaço pequeno e a mangueira que tem que vir do motor?)

Se realmente for, eu posso muito bem adaptar as pinças dianteiras do gol, servo freio do gol, cilindro mestre do gol e pinças traseiras do tempra.

E também terei que adaptar a chavinha da luz de freio, que no gol é no pedal...

A dificuldade de usar o servo é essa aí espaço e mangueira.
As pinças diant. recomendo usar da brasilia mesmo, as do gol não vão servir na manga de eixo, elas são para disco ventilado, etc...

Quanto a luz de freio pode usar a chavinha no pedal (mais fácil) ou o sensor do fusca no cilindro mestre (se sobrar alguma saída no cilindro)

E digo mais, tenho a pedaleira suspensa inteira do gol, o duro é adaptar a embreagem, mas creio que nada seja impossível! Existe a possibilidade de fazer a embreagem hidráulica, olhem o vídeo que bacana...

Sim se fosse usar a pedaleira inteira do gol seria mais fácil usar embreagem hidráulica, tem tópico sobre isso:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/92302-embreagem-hidraulica-na-gaiola-tem-como.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/103462-embreagem-hidraulica-no-cambio-do-fusca.html

Aí o colella fica louco de vez hehehehe.

[]s

juninhofavero
19/09/2012, 17:12
O collela não gosto muito quando eu liguei la sobre o freio a disco imagina com isso tudo ? hahaha
a gaiola do cara vai passa de 40 mil rs

RONIE_VALIM
19/09/2012, 17:15
O collela não gosto muito quando eu liguei la sobre o freio a disco imagina com isso tudo ? hahaha
a gaiola do cara vai passa de 40 mil rs

To até pensando em suspender a pintura e trazer sem pintura..... Depois de tudo adaptado eu levo e ele pinta!

Sobre o preço, ai que você se engana, estou tentando usar peças do gol que comprei completo... O motor já está por 2k :mrgreen:

RONIE_VALIM
19/09/2012, 17:17
Leo... Acho que o disco do gol é sólido, por isso pensei neles... Vou verificar... Sobre a pinça, não posso falar nada, só chegando mesmo para posicionar no lugar e tentar bolar um suporte tipo o da traseira...

FUKETEIRO
19/09/2012, 18:02
Leo... Acho que o disco do gol é sólido, por isso pensei neles... Vou verificar... Sobre a pinça, não posso falar nada, só chegando mesmo para posicionar no lugar e tentar bolar um suporte tipo o da traseira...
Olá, tira uma foto da pinça dianteira do Gol para sabermos qual o modelo, tem uma que é só refurar que da certinho, só tem um detalhe, dependo do pneu que vc colocar na frente, se for com poucas garras vai travar no barro e vc vai retinho....hehe, abraço.

Flávio Cadore
19/09/2012, 18:33
Tem disco sólido de Gol( Gol BX )e os mais novos são ventilados, eu tenho os dois tipos e as pinças servem no mesmo suporte.

Adaptação de Freio a Disco Traseiro no Fusca - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=maJp57wE0NY&feature=player_embedded)

Flávio Cadore
19/09/2012, 18:36
Olá, tira uma foto da pinça dianteira do Gol para sabermos qual o modelo, tem uma que é só refurar que da certinho, só tem um detalhe, dependo do pneu que vc colocar na frente, se for com poucas garras vai travar no barro e vc vai retinho....hehe, abraço.

Fuketeiro, vc sabe se o cilindro mestre a Kombi serve no servo freio do Gol?

leobnaval
19/09/2012, 18:48
Pelo que eu vi o gol 1.6 tem disco ventilado na diant. desde 2001.

Tem disco sólido de Gol( Gol BX )e os mais novos são ventilados, eu tenho os dois tipos e as pinças servem no mesmo suporte.

Flávio mais as peças que ele tem são de um Gol 1.6 Flex 2008/2009, e ele quer instalar na diant. da gaiola.

[]s

RONIE_VALIM
20/09/2012, 12:43
Leo, são ventilados mesmo... Não dá.

RONIE_VALIM
20/09/2012, 12:45
Pessoal, achei um disco que deu perfeitamente certo e ainda tem 4 furos, ou seja, os furos 4 x 130 não serão prejudicados de forma alguma! Só precisa acertar a furação agora... É o disco da Filder...

Porém a pista de frenagem é 6mm menor do que a pastilha do tempra, a pista tem 32mm, será que vou ter problema? Sei que vai gastar errado, mas a frenagem poderá ficar comprometida?

371378

leobnaval
20/09/2012, 13:32
Porém a pista de frenagem é 6mm menor do que a pastilha do tempra, a pista tem 32mm, será que vou ter problema? Sei que vai gastar errado, mas a frenagem poderá ficar comprometida?

Quanto menor o diâmetro e menor a área de contato da pastilha com o disco menor o poder de frenagem, isso é fato (calculado e comprovado).

Quanto a pista ser menor que a largura das pastilhas, com o desgaste das pastilhas elas podem se tocar e acabar não tendo mais atrito com o disco ou você pode prever a seção das patilhas que não terá contato com o disco e comer o material antes de montar (o que eu considero uma gambiarra rsrsrs).

Será que você não acha outro disco...

[]s

RONIE_VALIM
20/09/2012, 13:35
Testamos todos os que tinham na loja...

Vou procurar em outra loja agora... Mas tá dificil encontrar viu, em lojas de auto-peças em geral não tem nada... Esta loja que achei trabalha só com freio...

leobnaval
20/09/2012, 13:40
Ainda bem que ainda tem a opção dos discos de brasilia hehehehe

E eles são bem grandes, possuem 278 mm de diâmetro (o que resulta em ótimo poder de frenagem)...

[]s

RONIE_VALIM
20/09/2012, 13:42
Sim... Só que vendo essa foto encaixando perfeitamente sem usinar o cubo dá uma dó pensar em diminuir o cubo que você não faz idéia!

Bom, pelo menos a gaiola chega só semana que vem, então eu tenho um bom tempo para procurar mais...

Se alguém tiver mais sugestão dá um toque...

RONIE_VALIM
20/09/2012, 13:43
Fuketeiro, os discos do vectra não encaixaram perfeitamente, tem que usinar um pouco do cubo também e os furos do disco ficam colados quase se unindo com a nova furação...

FUKETEIRO
20/09/2012, 13:45
Pessoal, achei um disco que deu perfeitamente certo e ainda tem 4 furos, ou seja, os furos 4 x 130 não serão prejudicados de forma alguma! Só precisa acertar a furação agora... É o disco da Filder...

371378
Olá, vc não achou do Astra/Vectra? Quanto a pastilha vc pode cortar elas antes de instalar, vc pode cortar com uma serrinha, o pessoal que corre no veloterra corta as dianteiras originais do Fusca para menor atrito e não travar as rodas dianteiras nas frenagens....(ABS de pobre) hehehe, abraço.

RONIE_VALIM
20/09/2012, 13:46
Escrevi lá atrás... Achei mas tem que usinar o cubo (pouco, mas tem) e também a furação dos parafusos da roda ficam muito próximas, quase se unindo...

FUKETEIRO
20/09/2012, 13:48
Fuketeiro, os discos do vectra não encaixaram perfeitamente, tem que usinar um pouco do cubo também e os furos do disco ficam colados quase se unindo com a nova furação...
Hummmm, vou comprar destes daí então, eu tenho as pinças do Golf, vou colocar no meu outro Fusca, hehe, abraço.

FUKETEIRO
20/09/2012, 13:52
Fuketeiro, vc sabe se o cilindro mestre a Kombi serve no servo freio do Gol?
Olá, servir serve, vc só precisa tomar cuidado com a regulagem da haste interna de acionamento, vc precisa ajustar com um paquímetro o curso e deixar com no máximo 2mm de folga, se ficar menos vai começar a ficar freado, abraço.

FUKETEIRO
20/09/2012, 13:56
Escrevi lá atrás... Achei mas tem que usinar o cubo (pouco, mas tem) e também a furação dos parafusos da roda ficam muito próximas, quase se unindo...
Perdão...hehe, vou comprar os da Toyota mesmo, baratinho baratinho, olha só...hehe, abraço.

Kit Combo Disco + Pastilha Freio Tras Corolla Fielder 03/08 - R$ 156,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-244903051-kit-combo-disco-pastilha-freio-tras-corolla-fielder-0308-_JM)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-434112157-disco-de-freio-traseiro-toyota-corolla-fielder-_JM

RONIE_VALIM
20/09/2012, 13:59
Fuketeiro e Leo... Faz um favor... Vejam o vídeo postado anteriormente a partir de 35 segundos e tirem suas conclusões....

Primeiro mostra o cubo usinado e encaixado no disco da brasília.

Depois ele mostra o cubo usinado para encaixar o disco do gol, e depois ele mostra encaixado no disco da brasília...

Se for só isso de usinagem tá ótimo po!!! Só a abinha do cubo...

Só não entendi pra que + 4 furos mais próximos no disco da brasília...

Ai depois ele mostra os discos novos!

Carai, mó salada esse vídeo ou eu estou moscando? rsrs

RONIE_VALIM
20/09/2012, 14:03
Tá ai o vídeo pra facilitar...

Adaptação de Freio a Disco Traseiro no Fusca - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=maJp57wE0NY)

leobnaval
20/09/2012, 14:15
Tá ai o vídeo pra facilitar...

Adaptação de Freio a Disco Traseiro no Fusca - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=maJp57wE0NY)

Nossa Ronie esquece esse vídeo, o cara misturou tudo...ele pegou fotos na internet e misturou com fotos dele...
A furação mais próxima ele faz porque queria usar furação 4x100.

No vídeo do 1:20 ao 1:35 seria as usinagens que você precisaria fazer para usar o disco de brasilia e cubo.

[]s

RONIE_VALIM
20/09/2012, 14:23
Quer saber... Vou acabar indo de disco de brasília mesmo... Fazer o que né, é o que tem pra hoje!

leobnaval
20/09/2012, 14:25
Quer saber... Vou acabar indo de disco de brasília mesmo... Fazer o que né, é o que tem pra hoje!

kkkkkkkkkkkkk
Pode ir que fica bom...

FUKETEIRO
20/09/2012, 14:27
Eu vou colocar do Corolla mesmo, o para custa mais barato que da Brasília e não tem custo de usinagem, só do acerto do cubo mesmo, depois se precisar trocar os discos é facinho....hehe, abraço.

juninhofavero
20/09/2012, 14:37
Pessoal alguém conhece algum carro q use disco 5x127 traseiro ?

Flávio Cadore
22/09/2012, 23:06
Olá, servir serve, vc só precisa tomar cuidado com a regulagem da haste interna de acionamento, vc precisa ajustar com um paquímetro o curso e deixar com no máximo 2mm de folga, se ficar menos vai começar a ficar freado, abraço.

Hehehehe, eu sei porque eu já passei por isto da primeira vez que troquei...na verdade o meu cilindro mestre é de Saveiro que tem 22,22 mm de diâmetro ( Kombi tem 23,xx mm), vou ter que fazer umas contas antes de trocar...

Fuketeiro, uma dúvida que me surgiu agora...nos cilindros duplos, circuitos independentes e tal mas quando se faz a sangria do sistema o freio vai lá em baixo, e neste momento estamos sem freio? "ainda bem que não se sangra freios andando, né" Será que seria possível ter só freio nas dianteiras com cilindro mestre duplo, pelo amor de Deus não é para testarem isto em casa ou na trilha.

leobnaval
22/09/2012, 23:11
Hehehehe, eu sei porque eu já passei por isto da primeira vez que troquei...na verdade o meu cilindro mestre é de Saveiro que tem 22,22 mm de diâmetro ( Kombi tem 23,xx mm), vou ter que fazer umas contas antes de trocar..

Flávio postei na pág 12, os diâmetros de alguns cilindros mestres:

[]s

Flávio Cadore
22/09/2012, 23:16
Eu tinha visto.

FUKETEIRO
23/09/2012, 20:47
Hehehehe, eu sei porque eu já passei por isto da primeira vez que troquei...na verdade o meu cilindro mestre é de Saveiro que tem 22,22 mm de diâmetro ( Kombi tem 23,xx mm), vou ter que fazer umas contas antes de trocar...

Fuketeiro, uma dúvida que me surgiu agora...nos cilindros duplos, circuitos independentes e tal mas quando se faz a sangria do sistema o freio vai lá em baixo, e neste momento estamos sem freio? "ainda bem que não se sangra freios andando, né" Será que seria possível ter só freio nas dianteiras com cilindro mestre duplo, pelo amor de Deus não é para testarem isto em casa ou na trilha.
Olá, quando vc começa a sangria sim, depois o pedal vai subindo e se vc abrir oque já sangrou o pedal não vai na tábua...hehe, abraço.

leobnaval
24/09/2012, 11:02
quando se faz a sangria do sistema o freio vai lá em baixo, e neste momento estamos sem freio?

Precisa-se fazer a sangria no sistema de freio por ele ser um sistema hidráulico, e "teoricamente" o flúido é incompressivel. Enquanto que o ar é compressive, ou seja o ar estando no sistema de freio, quando você exercer uma força no pedal o ar irá absorver parte disso comprimindo e "roubando" força e deslocamento das pastilhas e/ou lonas.
Por isso o sistema de freio só funciona adequadamente quando se retira todo o ar do sistema.

Quanto ao pedal baixar durante a sangria é absolutamente normal, pois você está abrindo um ponto da linha para escoar o fluido e possiveis bolhas de ar.
O procedimento que eu realizo para sangrar o freio é necessário 2 pessoas. Uma fica acionando o pedal de freio e a outra abrindo e fechando os sangradores.
A pessoa do pedal deve bombear o pedal cerca de 3x e segurar acionado o pedal, enquanto se abre a válvula para sangrar, depois de fechada a válvula a pessoa pode soltar o pedal e bombear e segurar acionado novamente.
Deve-se repetir este procedimento em todo o sistema quando se mecher com o fluído ou em todos os pontos no caso de montar um sistema novo. Inclusive deve-se sangrar nos bicos do cilindro mestre, pois o ar tende a subir.
E sempre se atentar para o nível do flúido no reservatório, porque se abaixar muito pode entrar ar no sistema devido a falta de fluido e aí precisa-se começar tudo novamente.

Após o procedimento o freio deve ficar com um acionamento curto no pedal e nunca deve dar batente em algum componente antes de o acionamento total do freio.

[]s

miguéh
25/09/2012, 02:05
falo td leo, estou querendo por freio de mão na minha tenho atras 2 pinças dianteiras do gol bola, vo lá no ferro velho ver se arrumo 2 de freio traseiro e ver se o veinho aceita o brique nas minha ahuahuha as vezes o freio de mão faz uma falta desgraçada ainda mais na minha que tem servo-freio ahi quando morre o motor tem que pisar no pedal com os 2 pes e a bixa num para hahahah

mali9ski
27/09/2012, 12:39
falo td leo, estou querendo por freio de mão na minha tenho atras 2 pinças dianteiras do gol bola, vo lá no ferro velho ver se arrumo 2 de freio traseiro e ver se o veinho aceita o brique nas minha ahuahuha as vezes o freio de mão faz uma falta desgraçada ainda mais na minha que tem servo-freio ahi quando morre o motor tem que pisar no pedal com os 2 pes e a bixa num para hahahah

A minha é a vacuo e não é tão pesado desligada....hahaha...eu desço a serra sempre com ela desligada, que ela ta bebendo um alcool desgraçado...hahahah

Thomas
13/02/2013, 18:57
Encontrei uma foto do freio, unica coisa que falta é a chapa para fixar a pinça de freio ...370221 agora da para ter uma noção do que estou tentando explicar .....

gaiolarodan,

gostei da sua solução para fixação do disco... você não consegue mais fotos? Obrigado, Thomas

oliveiraideal
19/04/2013, 23:19
Galera, li e reli isso aqui... simplificando.. tenho na minha traseira um tambor da kombi "moderna" com homocinéticas, quero instalar o freio a disco, qual o conjunto que devo utilizar? se eu pegar o conjunto do disco do gol ele dá certo? conseguirei mandar tornear para encaixar certo no fresado da ponta de eixo traseira da kombi? quero manter uma furação só.. pode ser a do gol ou a do fusca.. mas quero manter só uma furação! tenho pneus do fusca na frente e da ford ranger atrás.. (kombi).. e estou com dúvidas nisso! abraços!

FUKETEIRO
20/04/2013, 07:53
Galera, li e reli isso aqui... simplificando.. tenho na minha traseira um tambor da kombi "moderna" com homocinéticas, quero instalar o freio a disco, qual o conjunto que devo utilizar? se eu pegar o conjunto do disco do gol ele dá certo? conseguirei mandar tornear para encaixar certo no fresado da ponta de eixo traseira da kombi? quero manter uma furação só.. pode ser a do gol ou a do fusca.. mas quero manter só uma furação! tenho pneus do fusca na frente e da ford ranger atrás.. (kombi).. e estou com dúvidas nisso! abraços!
Olá, coloca o disco no Civic ou do Vectra cinco furos que da certo, se precisar fazer algum ajuste é bem pouco, abraço.

oliveiraideal
20/04/2013, 13:33
fureteiro.. eu estou querendo fazer todo o sistema de uma furação só.. no caso da frente, o sistema é de disco da brasília.. quero deixar uma furação só.. nesse caso eu mandaria refurar o disco dianteiro pra por a furaçao do vectra?..

mali9ski
22/04/2013, 11:01
Olá, coloca o disco no Civic ou do Vectra cinco furos que da certo, se precisar fazer algum ajuste é bem pouco, abraço.

nós usamos o disco da kombi mesmo foi só dar umas torneadinhas....

valew

william lima
11/06/2013, 18:24
Boa noite pessoal,gostaria de tirar algumas duvidas estou pensando em coloca freio a disco na traseira da gaiola,uso caixa de fusca,ai minha duvida consigo usar meus cubos para tornea?416358meus cubos ja sao 4x100 pois uso rodas de marea 15''.
Ou vou ter q trocar os cubos por de brasilia416360se irei trocar vai dar certo na minha ponta de eixo?

william lima
11/06/2013, 20:14
Boa noite pessoal,gostaria de tirar algumas duvidas estou pensando em coloca freio a disco na traseira da gaiola,uso caixa de fusca,ai minha duvida consigo usar meus cubos para tornea?416358meus cubos ja sao 4x100 pois uso rodas de marea 15''.
Ou vou ter q trocar os cubos por de brasilia416360se irei trocar vai dar certo na minha ponta de eixo?
?????????????

vinijost
11/06/2013, 20:24

Cara so precisa do cubinho.. dai pode usar o disco dianteiro da brasilia e tornear o centro dele para caber no cubo do fusca. dai é so fazer o suporte da pinça e partir pro abraço!!

vinijost
11/06/2013, 20:25
Cara so precisa do cubinho.. dai pode usar o disco dianteiro da brasilia e tornear o centro dele para caber no cubo do fusca. dai é so fazer o suporte da pinça e partir pro abraço!!

Desculpe.. nao vi que usa a furação 4x100.. pode tornear o cubo do fusca por fora e colocar o disco solido do gol. dai fica 10

william lima
11/06/2013, 21:06
Desculpe.. nao vi que usa a furação 4x100.. pode tornear o cubo do fusca por fora e colocar o disco solido do gol. dai fica 10
Era essa minha duvida,se o tornero consegue fazer tudo no cubo em q eu uso q eo de fusca.
Isso mesmo era minha ideia disco e pincas de gol.
sera q dah?

vinijost
11/06/2013, 23:22
Era essa minha duvida,se o tornero consegue fazer tudo no cubo em q eu uso q eo de fusca.
Isso mesmo era minha ideia disco e pincas de gol.
sera q dah?

Pode colocar a pinça do gol também. valeu!

william lima
12/06/2013, 00:08
Pode colocar a pinça do gol também. valeu!
valew vini! ahh bela maquina ta fazendo...

vinijost
12/06/2013, 00:15
valew vini! ahh bela maquina ta fazendo...

Valeu!! estou trabalhando duro para ficar Shoow

dfsilva803
04/04/2015, 15:47
boa tarde galera gostaria de adaptar disco na traseira da minha gaiola mas fiquei na duvida de qual disco utilizar

dfsilva803
04/04/2015, 15:48
pois as lonas de freio nao durao sou novo de gaiola conto com a ajuda de vcs

vinijost
07/04/2015, 21:53
pois as lonas de freio nao durao sou novo de gaiola conto com a ajuda de vcs

se usa a furacao do fusca.. usa um disco dianteiro de brasilia e torneia o miolo para tirar onde vai os rolamentos e poe no seu cubo traseiro..

qualquer torneiro competente consegue fazer. dai vai manter a furacao do fusca.

valeu!!

natangalvao
26/04/2015, 11:30
Estou analisando comprar tudo isso já pronto, achei o kit por 800,00 tudo com pinças recondicionadas do tempra ou tipo (creio que sejam novinhas).
dae ronie poderia me passar em que lugar vc conseguio esse kit pronto obrigado

roby alves
01/09/2015, 13:42
O disco de freio do gol precisa pasar no torno ou ele da certo na traseira do fusca

tiracop
21/09/2015, 22:29
Como fica o esquema na variant 2 ?