PDA

Ver Versão Completa : Rádios: Todas as dúvidas possíveis



Inner
29/11/2010, 00:39
Aos amigos do fórum gostaria de opiniões para a compra de um rádio para por na viatura, pode ser novo ou usado preciso saber que tipo de equipamento devo comprar para viagens pelo Brasil que começarei a fazer mais agora, sendo a 1ª Porto Seguro em dezembro e em abril Jalapão e nordeste.
É o seguinte leio modelos como PY, PX, wats de saída, digitais ou não enfim, para poder me comunicar entre outros carros caminhões na estrada ou postos de polícia, ou socorro quando necessário, qual seria o modelo que licenças devo ter, há necessidade de cursos para a operação. Grato a todos Inner :?:

Rico SW4
29/11/2010, 13:37
Tenho as mesmas duvidas do companheiro Inner, estou querendo colocar um radio e ainda nao decidi qual. Estou mais puxado pro lado do PX ou dual band, pois o PX e mais utilizado por caminhoeiros e acredito que seja mais util rodando em estradas.

Tambem, se possivel, algum lugar ou alguem que faca instalacao de PX no Distrito Federal.

Obrigado.

Nava
29/11/2010, 15:30
Para asfalto o ideal é o PX.
Um investimento na faixa de 300 completo...recomendo o Cobra, mas o Voyager e outros é tudo igual por dentro...risos.. são generosos 5W. Nao requer licenca...ninguem fala nada. Transmite em AM...som meio ruim. Tipo radio am....

O PY é equipamento mais pro. Precisa de licensa da anatel, tem de ver se o radio é homologado, etc.
Depende da categoria de sua licença de 50 ate 200w.

Tem um alcance bom, transmite som mais claro via FM

pmarc
30/11/2010, 00:32
Para asfalto o ideal é o PX.
Um investimento na faixa de 300 completo...recomendo o Cobra, mas o Voyager e outros é tudo igual por dentro...risos.. são generosos 5W. Nao requer licenca...ninguem fala nada.


Opa, precisa de licença sim. Custa R$ 13 e pouco por ano. Só precisa preencher um formulário e mandar cópia de RG, CPF e comprovante de endereço.
Consulte o site da Anatel, na seção radiocomunicação/Radio do Cidadão.



Transmite em AM...som meio ruim. Tipo radio am....
Parece AM porque é AM.



O PY é equipamento mais pro. Precisa de licensa da anatel, tem de ver se o radio é homologado, etc.
Depende da categoria de sua licença de 50 ate 200w.

Tem um alcance bom, transmite som mais claro via FMTodos os equipamentos de telecomunicação no Brasil precisam ser homologados pela ANATEL.

Alcance depende da potência, da frequência, da antena, das condições de propagação e da qualidade da instalação

Potência para a classe C ("iniciante") é máximo 100 watts.

FM é mais claro, mas qualquer modo SSB é perfeitamente usável.

Mantenha-se dentro da lei e não terá dor de cabeça.
É fácil: tenha licença da estação, opere de acordo com as normas e não "abra" ou "chucrute" o rádio, não interfira e seja educado.

O básico que tem que saber de legislação é Lei Geral de Telecomunicações (leia pelo menos uma vez na vida) e o regulamento do serviço do qual for permissionário. (tem tudo no site da Anatel)