Ver Versão Completa : MOTOR DIESEL PARA WILLYS 64
OLÁ PESSOAL,
PODERIAM ME INFORMAR QUAL O MOTOR DIESEL MAIS INDICADO PARA O JEEP WILLYS ANO 64, MAS QUE CONTINUASSE COM O 4X4 E A REDUZIDA?
E AONDE EU POSSO ENCONTRAR PARA COMPRA?
SDS
ARI[/list]
Elmer_Jeep
14/04/2005, 02:30
Hariba :!: Hariba :!: Hariba :!:
Seguinte cara modelos tem aos montes Eu uso motor da toyota bandeirante que saiu de 95 a 2001.
Em todos motores diesel adaptados da pra manter o 4x4 funcionando perfeitamente. :wink:
1 abraço e seja bem vindo. 8)
jose neto
14/04/2005, 08:33
E qto aos motores VW, seria tb uma boa opçâo?
Luiz Gustavo Mayr
02/05/2005, 16:45
eu acho e os de gm opala tb...
Elmer_Jeep
02/05/2005, 16:59
E qto aos motores VW, seria tb uma boa opçâo?
Uma boa discussão sobre os VW Diesel.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9207
eu acho e os de gm opala tb...
E Eu acho q esse tópico é sobre motores à Diesel. :wink:
Luiz Gustavo Mayr
02/05/2005, 17:58
Opa... foi mau...
acho que vc entende mais do que eu de motor a diesel...
fique a vontade...
Roberto Fazollo
02/05/2005, 18:26
Hariba, boa noite;
também estou querendo colocar motor diesel no meu Jeep e por coincidencia o meu Jeep é do mesmo ano do seu.
Pensei em dois modelos de motores, o da 608 - OM314 ou um Perkins Q20B que saiu na D20.
Para colocar o OM314 teria que reforçar a suspensão dianteira, cortar a parede corta fogo e etc... mais.
Então descartei o OM314 sobrou o Perkinho, estou procurando saber se a adaptação é mais simples a ponto que não precise alterar a estrutura da viatura.
Tem um colega aqui na região que tem um Jeep com motor de Van H100 e só precisou alterar os suportes do motor.
Alguém poderia dar umas opiniões!!!!!
sds
Fazollo
Markito Amato
03/05/2005, 11:50
Salve, pessoal!
Poucos sabem, mas os Willys tiveram uma versão Diesel de 64 a 68. O motor era o famigerado Perkinho. Ou seja, esse pode ser uma opção boa e barata. :wink:
Contudo, vale lembrar que havia várias diferenças entre os modelos à gasolina e a Diesel. A principal delas era o conjunto de feixes de molas dianteiro, que na versão do Perkinho era uma verdadeira parede. :(
Sinceramente, não vejo muita vantagem em colocar um motor Diesel em um veículo destinado à diversão. Mas, também, eu sou suspeito para falar qualquer coisa, pois não gosto de motorzinho. :D :D :D
Abraços,
cristiano
03/05/2005, 13:08
Por quanto será que sai um Perkins Q20B ? dá para continuar com o cambio original 4m ? ou tem que trocar o cambio tambem, qual ?
Elmer_Jeep
03/05/2005, 17:08
Por quanto será que sai um Perkins Q20B ? dá para continuar com o cambio original 4m ? ou tem que trocar o cambio tambem, qual
O correto é usar um cambio que tenha sido projetado pra esse motor.
Por ex: vc pode usar um cambio robusto num motor original(willys).
Agora usar um motor robusto com cambio original(willys) eu não aconselho.
[]'s.
cristiano
03/05/2005, 17:16
Tudo bem... mas você acha esse motor Perkins Q20B muito robusto para o cambio original do Jeep ? digo o 4 marchas....
Elmer_Jeep
03/05/2005, 17:40
Sim
Se vc não sabe esse motor Perkins Q20B saiu em algumas D-10, D-20, D-40 e caminhões VW 7.90 (aqueles 3/4). Acho q com esses exemplos dá pra ter uma idéia da robustez do motor :wink:
Rogério Tortato
03/05/2005, 22:12
vejam, eu não gosto nem um pouco desses motores antigos a diesel (baixo giro) são todos derivados de linha agrícola e adaptado para uso automotivo.
prefiro motores mais modernos. mesmo a diesel são leves, pequenos e até mais potentes, embora as vezes com menos torque.
mas...... se é para se falar em motor "de trator" eu tenho um amigo que instalou no jeep dele um motor MWM 229 tres cilidros, o mesmo que saiu no caminhaozinho agrale.
é um pouco pesado e tem que reforçar a suspensão e também vibra um pouco em lenta, mas não precisa alterar a parede corta fogo, pois ele é bem mais curto que o de 4 cilintro, e, ainda, cada pistão parece uma panela, o que lhe dá um enorme torque e um barulho muito legal igual de f1000.
o motor mwm 225 também é bom, porém um pouco mais fraco e ambos são relativamente baratos (se comparados com motores mais modernos)
salvo engano, meu amigo comprou o dele por cerca de R$ 3.000,00.
o cãmbio clark quatro marchas é plug & play, assim como também o cinco marchas e para ambos existe "kit" pronto para colocação da t-case do jeep. (embora não aconselhe o de cinco marchas para o caso e mais adiante explico a razão)
o disco de embreagem usado é de f1000, que dá quase o triplo da área de contado do original do jeep, de tão grande que é, o que torna quase impossível frita-lo.
a desvantagem (se é que isso é desvantagem) é que ele (o motor) é baixo giro, entre 2.5 e 3.0 rpm na máxima (esguelado - embora se possa alterar isso no avanço da bomba - mas não é aconselhavel exagerar), o que, entretanto lhe garante um enorme torque e se o jeep permanecer com o diferencial original original então vai ser um trator, porém terá sempre baixas velocidades (nada que uma troca de relação de diferencial não corrija).
só uma coisa. justamente por ser tal motor de baixo giro, não é conveniente colocar o cambio 5 marchas e sim o de 4 marchas da clark. ocorre que, como voce deve ter ouvido falar, dizem que o câmbio clark cinco marchas é "fraco" e não aguenta o motor diesel. isso é uma lenda de quem não sabe como funciona o câmbio. na verdade, muita gente colocou tal cambio no motor diesel mwm antigo e realmente o cambio, após algum tempo "abria o bico", mas o fato se deve ao projeto do cambio, feito pra trabalhar e ser corretamente lubrificado em alto giro, como nos motores a gasolina. em baixo giro, o cambio é deficitariamente lubrificado e acaba ficanco comprometido e até fundindo, mas não é por fragilidade e sim por uso inadequado. ou vão querer dizer que um câmbio que aguenta tranquilamente um motor 4.1 da silverado não vai aguentar um mwm 225 ou 229?
é isso aí, espero ter ajudado, ou ao menos dado alguma idéia.
abraços.
Rogério Tortato
03/05/2005, 22:19
esqueci de dizer.
o meu jeep tem um motor a diesel pequeno, 2.0 de alumínio e de alto giro com cambio clark cinco marchas. o motor é meio fraco, mas o cambio e a relação de diferencial compensam esse deficiência e eu estou satisfeito.
ademais o "bixinho" faz mas de 12km/l.
um tanque de cinquenta litros dá para várias trilhas.
outra observação. se prepara para um tanque de inox, pois o original do jeep é facilmente corroído (ferrugem) com o diesel.
abraços.
cristiano
04/05/2005, 07:40
Rogério, em que veículo saiu esses motores MWM 229 e 225 ? para ter uma referênca na hora de procurar...
12km/l está bom, qual motor e cambio está usando ?
Elmer_Jeep
04/05/2005, 09:20
MWM 229 F1000 e F4000 até 1994 eu acho. Saiu nos caminhões 3/4 Agrale e novamente nos VW 7.90(alguns VW usavam o Perkins outros MWM).
MWM 225 aplicações agrícolas, Tratores Massey Ferguson. Acho q só e esse 225 é bem antigo, já encerrou a fabricação faz muito tempo pois foi substituído pelo 229(que já não é tão novo assim).
Agora uma opinião particular, todos esses(Perkins, MWM) são beeem pesados pra usar num Jeep, lembrando que não adianta apenas reforçar o feixe de molas dianteiro, uma adaptação dessas exige muita coi$a.
[]'s
Rogério Tortato
04/05/2005, 11:15
Elmer.
na verdade, no tópico acima estava me referindo ao motor 3 cilindros. o que saiu no veículos por voce mencionados foi o de 4 cilinddros.
o tres cilindros é um pouco mais leve, embora ainda muito pesado e também um pouco mais curto que o de quatro cilindros.
cristiano.
o motor mwm 3 cilindros 229 saiu na linha automotiva, que eu me lembre, no caminhãozinho agrale, entretanto ele teve muita utilização na linha agrícola em tratores valmet e também como estacionários. nestes caso seria precio alterar o passo da bomba.
abraços.
Roberto Fazollo
04/05/2005, 12:26
Senhores, boa tarde
Qual seria o peso do motor Q20B ??? e qual é o peso do BF 161????
sds
Fazollo
cristiano
04/05/2005, 13:16
Com relação ao MWM 229, como fica as peças de reposição ? ainda acha ?
Rogério Tortato
04/05/2005, 13:48
as peças de reposição são extremamente baratas e vem em kis contendo pistão, camisas, aneis e tudo o mais.
abraços.
Paulo de Tarso
06/05/2005, 18:50
PESSOAL :D :D
QUE ADAPTAÇÕES SÃO NECESSÁRIAS PARA O MOTOR Q20B (PERKINS) :?: REFORÇANDO A PERGUNDA DO ROBERTO QUAL O PESO :?:
ABRAÇO JEEPEIRO :D
Cara pensei que eu era o unico loco em pensar de por um 229 3 caneco num CJ :D
Bom entao jah tem gente que fez isso e anda por ai certo? Funciona bem? Muita adaptaçao na instalaçao? Que cambio usa? Acredito que a parte onde junta o motor com o cambio (nao sei o nome) seja a mesma tanto pro 3, 4, ou 6 cilindros entao daria pra usar um de F1000 mas nao eh muito grande e pesado esses cambios? Queiria saber tambem uma relacao de pesos com os motores originais dos CJ, perkinho, OM 314 (acho que eh esse o nome) e alguma outra opçao diesel. O MWM 229 tem uma tabela nesse endereço www.mwm.com.br/site/bra/produtos.asp?idp=13&ttb=0 Mas acho que ele eh muito pesadao 340 kg :shock: acredito que de pra se consiguir um por um preço bom em desmanches, ferro velhos e talz (nao esquece da nota :wink: ) acredito tambem que ele possa ser bem economico comparando com um perkins que eh 3.9 e faz +- 11km/L e o 229 eh 2.94 entao deve economizar pacas, mas esse dado do consumo do perkins foi um amigo que passou (acredito estar errado mas tomara que nao), economia vai ter que ser um dos fortes do jeep se eu comprar pois vai ser carro do dia a dia :D
Tomara que voces possam responder minhas perguntas :D
[]'s pensando seriamente num CJ5 diesel :D
Rogério Tortato
09/05/2005, 22:26
Insane.
foi um amigo meu quem colocou o 3 caneco mwm no jeep.
como já disse, o câmbio é clark 4 marchas, original da f1000, dos mais robustos.
a capa seca é sim da f1000 e é plug&play, assim como também a empbreagem (talvez seja preciso trocar o volante do motor, dependendo de onde voce o trouxer, principalmente se for agrícola).
tem muito torque e é muito economico, acho que faz uns 14 km/l.
no jeep dele eu não gosti pq ele colocou a relação do diferencial original da f1000, que é bastante longo (para compensar o baixo giro do motor) acho que a relação original do jeep (é só palpite) ficaria muito curto. talvez o ideal seria uma intermediária como a do maveco, mas isso só testando.
não tenho dados para comparar este motor com outros, mas mwm é mwm, apesar de, repito, não simpatizar muito com os velhos pesadões.
abraços.
Felipe Salomão
12/05/2005, 10:48
Quero colocar um motor toyota dos mais novos no meu CJ5. Queria saber quais adaptações seriam necessarias? valor médio de um motor desses? e se seria a melhor opção?
Grato.
Elmer_Jeep
12/05/2005, 11:17
Felipe, vc quer saber sobre os motores Hilux ou da Bandeirante mesmo :?: , se for das toyota bandeirante mais novas é o motor 14B.
Eu tenho um no meu Jeep e na F75 do meu pai também :D
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5344
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7237&postdays=0&postorder=asc&start=80
Se for esse mesmo o motor q vc procura informações digita na http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pes_Azul.jpg a palavra 14B :wink:
[]'s
Rogério Tortato, mas e o peso? esse motor pesa 340kg :shock: como ele reforçou a suspença?
[]'s valeu :D
Rogério Tortato
14/05/2005, 17:50
não fez muita coisa não.
acho que aumentou o número de molas do feixe e só. se fez algo mais eu não fiquei sabendo.
eu não sei se é esse o peso do motor. estou acreditando em você.
pela lógica, o tres cilindros, necessariamente é mais leve que o de quatro cilindros. pois bem, tem gente que poe o 229 quatro cilindros.
ainda, posso estar falando besteira, mas tem gente colocando o 4.9 gasolina, que antigamente era motor de caminhão (os antepassados dele) e não duvido nada que o peso do 4.9 não se aproxime do peso do tres cilindros.
veja, quanto a isso eu não posso te ajudar, apenas faço estas comparações que não sei se estão certas.
abraços.
É nao tinha me ligado do peso dos 4.9 que nao devem ser nada leves mesma coisa para os V8 que alguns tem. A vantagem pra este motor seria mesmo o comprimento reduzido coisa boa para um CJ. O baixo consumo tambem deve ser levado em conta. Como desvantagem seria a velocidade final baixa. Nao conheço nada sobre custos de manutençao diesel mas me parece que MWM eh bastante duravel esses 229 entao deve dura pacas levandoem conta que é aplicado tambem em tratores que chegam a durar 10 15 anos em trabalho nada leve.
Falando em tratores com esse motor semana passada fui visitar um tio meu que tem um trator Valmet com esse motor pena que esquecid e pedir detalhes sobre o motor mas eh um baita motor e nao eh pequeno nao olhando parece indestrutivel :D
Uma coisa que foi questionada varias vezes neste topico e nao foi respondida foi a questao do peso do Perkinho que tambem me intereça saber.
Mas acredito que, se o comprimento nao incomode, valha mais a pena por um perkins ou um s4 que estao na mesma faixa de peso e possuem uns 30 hp a mais porem tem a questao do coraçao como o incrivel ruido caracteristico de trator que me faz a cabeça, se um 229 4 cilindros faz akele ruido numa F1000 imagina um 3 cilindros :D
[]'s valeu :D
Olá pessoal!
Aos interessados no MWM 229 3 canecos:
Esses dias passando por uma retificadora,vi um motor desses já montado e recém retificado.Obviamente solicitei informações...
Bem,fiquei surpreso com algumas coisas que ouvi sobre "peso" desse motor.O funcionário,quando lamentei o grande peso do motor,disse que somente a caixa seca e comando e algo da embreagem(não lembro o q) já pesa 90kg!!!E se somar também a bomba hidraúlica passa dos 100kg!!!Ou seja se esse peso de 340kg for integral,passaria para uns 249kg!!!Bem eu vi a caixa seca e disco,e uma coisa posso dizer,e um trambolho!!!E a bomba hidrúlica também é só pra trator.Será que existe essa diminuição de peso?Seria bom!E afinal,QUANTO PESA UM BF???
VALEU!!!
E ai pessoal!Estou ressucitando esse tópico que muito me interessa!
Lembrei de um fato muito importante para os interessados no 3 caneco MWM:-certa vez trabalhando em um evento conheci um sargento da Brigada prolongou uma conversa sobre sua Rural que tinha esse tal motor,e então demos uma fugida e ele me mostrou a danada.
Bem,o pouco que me lembro é que o espaço deu tranqüilo :palmas: ,os feixes ele não havia modificado :parede: mas perdeu um pouco de curso :putz: :putz: .Os btentes ficavam quase grudados no eixo! :parede: :parede: Quando ele ligou não achei que fosse muit barulhento :discordo: ,entretanto pode ser que seja meio chato quando levanta o giro... :putz: :putz:
Perguntei sobre velocida final,parece que andava na estrada a cento e vários :putz: (uns 120 não lembro...)Adptação:falou que não teve muita dificuldade(ele disse que era mecanico),usou capa seca do mwm e caixa original da rural e disse que tava tranquilo :dance: :dance: .Fazia 18km/l :palmas: :palmas: segundo ele(estrada).Também ele comprou o motor novo no inícoa da década de 90.O motor também não tremia tanto em lenta :discordo: (colocou calços de 608,se não me engano :dance: )To pensando em procurá-lo para ver de perto novamente sua adptação diesel.
Opiniões??!!!?!? :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Rogério Tortato
16/07/2005, 20:44
eu de novo.
o que posso te dizer é que meu amigo que adaptou não se arrependeu. ele tem outro carro, mas praticamente só anda de jeep e não dá oficina nunca.
eu também pensei em colocar um desses no meu, mas daí apareceu um toyotinha 2.0 diesel, moderno e leve, que não resisti.
mas 18 km/l??? se for verdade vale a pena mesmo.
abraços.
Roberto Fazollo
01/08/2005, 12:16
Rogerio, boa tarde;
Por quanto comprou o motor 2.0 e de qual veículo ele saiu??
Teve que fazer muitas modificações??
Quanto gastou??
Desde ja agradeço
sds
Fazollo
Rogério Tortato
01/08/2005, 22:03
o meu motor eu comprei em Cuiabá/MT por cerca de R$ 3.200,00.
era de um automóvel corola. ocorre que é proibida a importação de veículos e peças usadas, sendo que a receita federal apreende veículos irregulares, ou motores com esta procedência, irregularmente instalados em veículos. aí fazem leilão e quem compra fica regularizado.
o cara que me vendeu, pelo jeito, tem os caminhos destes leilões.
ele tinha nissan 2.0. também um nissan 2.0 turbo com mais de 120 cv, mas aí já pedia, na época, mais de R$ 5.000,00.
tinha também um toyota como o meu, porém turbo de fábrica, com mais de 120 cv.
tinha uns nissans diesel 6cc que aparentemente são muito fortes, e tem o tamanho de um motor de opala.
tinha uma caixa de nissan patrol que serve perfeitamente nos motores nissan de 4 e 6cc e, pelo que soube, são praticamente "inquebráveis", mas são mais caras que os motores. as saídas dos cardãs ficam exatamente na mesma posição do jeep.
quanto a mim, optei, realmente pelo motor mais barato.
a caixa é uma clark 5m 2205 com kit deep tec e foi adaptada em torneiro.
não tem segredo.
espero ter ajudado.
abraços.
p.peleje
03/08/2005, 09:47
Alguém sabe me dar alguma informação do 2.7 diesel da besta? E se dá pra usar o próprio cambio 5 marchas dele com tcase willys?
[]s
Peleje
Ae galera blz?
Que bom que reviveram este topico :D
Gurizada é o seguinte, tava numa visitinha tecnica numa retifica de motores quando vi um motor 3 cilindros jah de cara suspeitei que era diesel de primeira pensei no MWM 229 mas desconfiei um pouco do tamanho porque o motor era um poco menor dai pedi pro meu professor que motor era e ele me disse que era um Perkins 3 cilindros que equipa uns tratores da Massey Ferguson. Na epoca (faz um tempinho ja) voltei aki neste topico mas ele estava abandonado dai receei escrever tal coisa. Porem nao deixei de pesquisar alguma coisa na internet so que deu em nada, nao achei um rastro se quer desse motor.
Bom entao fica ai a ideia se ajudar alguem jah tah beleza :D
Ah quase me esqueço, Alguem sabe quanto custa esse MWM 229 3 cil ou o Perkins 3 cil? pelo jeito dah pra por em CJ5 e em Rural, entao vi um topico ai de molas de band pra por em CJ e Rural/F75 que era de 3 laminas acho que colocando 4 na frente jah ficaria ok que que voces acham?
Certo :concordo: Abraços
Bom, sou proprietario de um Cj5, eu tenho essa ideia de colocar um motor a diesel no meu jipe
Tem um cara q tem um willys com motor da kia 2.7 , eh o serginho da Adrenalama.
bom ele coloco esse motor 2.7 e e tbm o cambio(ou seja toda a mecanica), eu estive conversando com um dos caras, e me falaram que soh trocaram o coxim
O que voces acham dessa adaptaçao
Valew
Com certeza pois há uma grande diferença entre um Kia 2.7(deve ter um pouco mais que 150kg) e um 229-3cc(+ou- 350kg)!Um motor com esse peso(kia) provavelmente fica na faixa de peso do própio Willys.se não mais leve,por que é um chumbo esse Willys6cc.Se torna totalmente compreensível troca simples dos coxins... :dance:
Bom, o meu jipe eh um cj5 79 com motor OHC 4cilindro, serah q se eu coloca esse motor da kia, eu terei faze mais adapitaçoes??
a diferença de peso do motor 6 e 4 caneco vai influencia nesta "troca de coxim"?
valew
Carvalho
23/08/2005, 21:47
Seria interessante uma tabela com pêso e tamanho de motores adaptáveis no Jeep!
Seria interessantíssimo!!!!
O mais difícil acho que deve ser o "bf"!
Eu me arrependo de não ter pesado o meu quando desmontei minha RURAL :putz:
Flavio Miranda
23/08/2005, 22:58
Cabras,
Por hora, obtive a informação num anúncio da Inet de que o BF-161 pesa aprox 200 kg.
Detalhe : se o motor da Kia-Besta for o mesmo do Sportage, tomem cuidado com o câmbio... Segundo o pessoal da Cambio Técnico, não aguenta muito o tranco... Fora o custo das peças...!!!!!!!!
[ ] s
Bem...
BF-161 :arrow: ~200kg
MWM229-3 CILINDROS :arrow: 336kg
MWM229-4 CILINDROS :arrow: 395kg
MWM 2.8 SPRINT :arrow: 198kg
MWM 4.2 SPRINT :arrow: 259kg
Q20B4 :arrow: :?:
PERKINS(PERQUINHO) :arrow: :?:
ST4 :arrow: :?:
S4 :arrow: :?:
ST4-PLUS :arrow: :?:
MAXION 2.5 :arrow: :?:
...A LISTA TEM QUE COMEÇAR DE ALGUMA FORMA...
**No caso do pessoal da adrenalama eu achu que o cambio num eh do sportage naum, pq os cara faz cada trilha q se num tivesse gravado , ninguem acreditaria
Eu tambem fiquei meio com o peh atras quando me falaram do motor da KIA, se quebra o custo vai ser alto, serah que as peças são faceis d acha??.Segundo o Flavio se o cambio for igual do sportage num vai aguenta o tranco
Neste caso, qual motor e cambio melhor pra adapta e que aguente o tranco
abraço
Mario Liberato
12/09/2005, 12:25
Pegando uma carona no tópico:
No caso do motor da L200 ou da LandRover, qual seria o melho para se adaptar em um Cj5
Rogério Tortato
13/09/2005, 23:59
eu fico com o da l200.
já vi algumas com mais de um milhão de kilômetros sem nunca ter sido aberto.
já esse maxion hoover da land é bonzinho, mas não aguenta muito não, tem que ter muito cuidado com ele. se abusar ele abre o bico. mas se cuidar também vai longe.
abraços.
Elmer_Jeep
14/09/2005, 09:19
O motor da Land é o mesmo Maxion HSD das primeiras S10, Ranger e de algumas F1000 diesel.
Eu não gosto de nenhum dos dois, o da L200 por ser importado deve ser uma dificuldade pra encontrar peças.
[]'s sem ajudar :?
Mario Liberato
14/09/2005, 11:04
Agradeço a opinião do senhores, mais acho que devo ficar com o da L200, pois ja conheço o desempenho e resistência.
Renato Freire
18/09/2005, 01:06
Rogério Tortato
Qual motor vc usa na sua viatura q faz 12km/l, estou pensando num a Diesel , neste tive interece? :concordo:
Rogério Tortato
18/09/2005, 10:59
jipeiro RR -
a l2oo atualmente é montada em Catalão/GO, próximo a goiânia, sendo, portanto, veículo nacional. quanto as peças, podem até ser meio caras, mas dificilmente se vai precisar comprar, pois o motor é robusto.
Renato Freire - o meu motor, como já disse anteriormente neste tópico, é um toyota 2.0. é muito bom e robusto, afinal é um toyota, mas estou quase arrependido de ter comprado, pois ele é meio fraco. acho que o ideal seria um de cilindrada que ficasse entre 2.5 e 3.0.
pra falar a verdade, acho que o da l200 é o ideal para mim.
abraços.
Renato Freire
18/09/2005, 19:09
Ok Rogerio, obrigado vou procurar uns motores entre 2.5 e 3.0 como vc ta falando :mrgreen:
Aki perto em Goiânia estão adaptando o motor (eletrônico) diesel do vw golf com câmbio e tudo por 9.000,00 (peças + m.o), ele faz quase 20km/l e a pouca potência (relativa) da versão aspirada (90cv) é compensada pelo baixíssimo peso do conjunto e com um torque sem igual entre os de igual peso.
Já vi Jeep, Rural, F75 q foram la so para adaptar este motor e voltam já legalizadas.
valeu
Pedro Freitas
18/09/2005, 20:53
Aí dero, mande uma foto do conjunto completo, tem como? fiquei curioso agora! Abraços e Obrigado! :wink:
Bem...
BF-161 :arrow: ~200kg
MWM229-3 CILINDROS :arrow: 336kg
MWM229-4 CILINDROS :arrow: 395kg
MWM 2.8 SPRINT :arrow: 198kg
MWM 4.2 SPRINT :arrow: 259kg
Q20B4 :arrow: :?:
PERKINS(PERQUINHO) :arrow: :?:
ST4 :arrow: :?:
S4 :arrow: :?:
ST4-PLUS :arrow: :?:
MAXION 2.5 :arrow: :?:
...A LISTA TEM QUE COMEÇAR DE ALGUMA FORMA...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=217368#217368
valeu
leonidas candido jr
20/01/2008, 13:20
Pretendo Montar Um Willys Com Motor Diesel E Alongar A Carroceria Para Deixar Os Eixos Mais Longes Ouve Dizer Que A Proximidades Deles Facilita Capotar :?:
Elmer_Jeep
21/01/2008, 11:42
Leonidas, isso é o que chamamos de "alongar o entre-eixos" dê uma pesquisada no fórum que vc vai encontrar informações sobre este assunto.
[]'s
vi um anuncio aqui no forum de um motor toyota 2.4D (2L) e também vi um classificado no jornal de londrina de outro motor desses. alguem tem maiores informações sobre este motor ? fiz uma pesquisa aqui no forum mesmo mas não encontrei muita coisa. O anuncio no jornal era de motor e cambio por alguma coisa abaixo de 5 mil, nem cheguei a ligar pro dono, mas agora estou pensando a respeito.
Outra coisa que me passou pela cabeça foi no motor das primeiras Hilux o 2.8D (3L). Sei que é um motor robusto, acho que tem 77hp mas o torque eu não sei. Imagino que o valor seja algo entre 5 e 6 mil, mas ainda não vi nenhum montado num CJ. Será que T-case willys aguenta?
AdrianoJPX
14/05/2008, 11:07
vi um anuncio aqui no forum de um motor toyota 2.4D (2L) e também vi um classificado no jornal de londrina de outro motor desses. alguem tem maiores informações sobre este motor ? fiz uma pesquisa aqui no forum mesmo mas não encontrei muita coisa. O anuncio no jornal era de motor e cambio por alguma coisa abaixo de 5 mil, nem cheguei a ligar pro dono, mas agora estou pensando a respeito.
Outra coisa que me passou pela cabeça foi no motor das primeiras Hilux o 2.8D (3L). Sei que é um motor robusto, acho que tem 77hp mas o torque eu não sei. Imagino que o valor seja algo entre 5 e 6 mil, mas ainda não vi nenhum montado num CJ. Será que T-case willys aguenta?
Vc já pensou em adaptar um motor de JPX no seu CJ? Dê uma pesquisada a respeito. Se precisar de um eu tenho. Ele já está com up-grade e não esquenta.
Pensar eu já pensei, inclusive pensei em colocar num niva.
Mas para o CJ a idéia é um motor robusto, pra colocar e esquecer. Por isso a ideia dos motores toyota. Sei que uma alternativa seria os VW 1.9 do golf, uma vez que já tenho o AP 2.0 no CJ. Mas o custo da manutenção e onde realizar é que fica complicado...
Adriano, qual as dificuldades de botar o motor do JPX no CJ5 ? Ja fez algum ? Como fica a adaptação na caixa original ? Veja que minha velocidade de cruzeiro nunca é maior que uns 80 km/h, então acho que turbina é desnecessária....mas voce é que entende deste motor...dai diga sua receita e quanto custa. Logico que não pretendo levar o CJ ai... mas fazemos a instalação via internet
abs
conforme o preço do diesel hoje mais o preço do motor, acredito eu que ja nao valha mais a pena investir no diesel mais...
Que vcs acham???
Elmer_Jeep
14/05/2008, 17:58
Hoje mesmo um cara me falou isso e fiquei pensando nesse lance dos valores do litro de combustível, outra coisa que pesa nos motores diesel atuais é o consumo...
[]'s pensando em fazer um GM250 mexido
poise tenho uma nissan xterra com o pe maneiro andando a 100kmh faz 11km/l
imagine o jeep..
Maurício Fernandes
16/05/2008, 20:09
o motor diesel que tenho é o melhor custo x benefício.
leve, econômico e aturável.
Maurício Fernandes
16/05/2008, 20:12
uma pesquisa que fiz, ainda incompleta:
Motor
turbo/intercooler
peso
Marca
HP
torque
14b – 3,7 – band 94/01
não
??
toyota
102 a 3400 fase II
96 a 3400 fase III
25,5 a 2000 fase II
24,4 a 2000 fase III
Motor
turbo/intercooler
peso
Marca
HP
torque
Om364 - band 91/93
??
??
??
??
??
Motor
turbo/intercooler
peso
Marca
HP
torque
OM314 fase 2 – band 86/90
??
??
??
??
??
Motor
turbo/intercooler
peso
Marca
HP
torque
XUD
Turbo
+/- 200
peugeot
90,5 Cv a 4000 RPM
17,4 Kgfm a 2.250 rpm
Motor
turbo/intercooler
peso
Marca
HP
torque
Maxion HS 2.5 turbo (veio na S10)
Turbo
205
maxion
95 cv a 3800rpm
22,4 a 1800
Motor
turbo/intercooler
peso
Marca
HP
torque
Maxion HS 2.5 Tcc
Ti
205
Maxion
115 cv a 4000rpm
27 a 1800
Motor
turbo/intercooler
peso
Marca
HP
torque
Maxion HS 2.5 eletronic
ti
205
maxion
126 cv a 4000rpm
30,5 a 2000
Motor
turbo/intercooler
peso
Marca
HP
torque
S4 4.0
Turbo
325
Maxion
92 a 2800
28,1 a 1600
Motor
turbo/intercooler
peso
Marca
HP
torque
S4t 4.0 gm 91>
Turbo
340
Maxion
120 a 2800
38 a 1600
Motor
turbo/intercooler
peso
Marca
HP
torque
S4t plus 4.0
Turbo
340
internacional
150 a 2800
46,5 a 1400
Motor
turbo/intercooler
peso
Marca
HP
torque
Q20b, 3,8 litros – GM até 1991 [1] (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=609736&posted=1#_ftn1)
??
Semelhante ao s4
perkins
87 cva 2.800 rpm
28,5 a 1600rpm
Motor
turbo/intercooler
peso
Marca
HP
torque
HS 2.8 L (wastegate) EURO II
TI
205
MWM
132 cv (97 kW) @ 3800 rpm
36,2 kgf.m (355 Nm) @ 1600 rpm
Motor
turbo/intercooler
peso
Marca
HP
torque
HS 2.8 L (TGV) EURO II
TI - Turbo Intercooler com Geometria Variável
208
MWM
135 cv (99 kW) @ 3800 rpm
38,2 kgf.m (375 Nm) @ 1400 rpm
Motor
turbo/intercooler
peso
Marca
HP
torque
NGD 3.0E – EURO III
Turbo Intercooler
208
MWM
140 - 185 cv (104,4 - 138 kW) @ 3800 rpm
34,7 - 44,9 kgf.m (340 - 440 Nm) @ 1600 - 2200 rpm
Motor
turbo/intercooler
peso
Marca
HP
torque
NGD 3.0E – EURO 4
TGV Intercooler, cooled EGR
218
MWM
190 cv (141,7 kW) @ 3.800 rpm
420 Nm (42,8 kgf.m) @ 1.400 ~ 2.200 rpm
Motor
turbo/intercooler
peso
Marca
HP
torque
Power Stroke 3.0– EURO III
Turbo Intercooler
200
MWM
163 cv (120 kW) @ 3800 rpm
38,7 kgf.m (380 Nm) @ 1600 - 2200 rpm
Motor
turbo/intercooler
peso
Marca
HP
torque
SPRINT 4.07 TCE – 2.8L – EURO III
Turbo Intercooler
213
MWM
115 - 160 cv (85,8 - 119,3 kW) @ 3500 rpm
30,6 - 36,7 kgf.m (300 - 360 Nm) @ 1800 - 2400 rpm
Motor
turbo/intercooler
peso
Marca
HP
torque
Série Sprint 4.08 > Euro IV – 3.0
Turbo Intercooler
230
MWM
150 cv (112 kW) @ 3.400 rpm
420 Nm (42,8 kgf.m) @ 1.700 ~ 2.200 rpm
Motor
turbo/intercooler
peso
Marca
HP
torque
Série Sprint 4.08 > Euro III – 3.0
Turbo Intercooler
211
MWM
120 - 180 cv (89,5 - 134,2 kW) @ 3500 rpm
34,7 - 40,8 kgf.m (340 - 400 Nm) @ 1700 - 2100 rpm
AdrianoJPX
16/05/2008, 20:20
Adriano, qual as dificuldades de botar o motor do JPX no CJ5 ? Ja fez algum ? Como fica a adaptação na caixa original ? Veja que minha velocidade de cruzeiro nunca é maior que uns 80 km/h, então acho que turbina é desnecessária....mas voce é que entende deste motor...dai diga sua receita e quanto custa. Logico que não pretendo levar o CJ ai... mas fazemos a instalação via internet
abs
Fala Edgar,
Só agora é que eu li o post...
O JPX utiliza Câmbio Clark, semelhante ao da C10, Chevete, Opala,etc...Se vc tiver um câmbio desses no seu CJ, é plug & play. Uma turbina é sempre bem vinda pra melhorar o torque. No caso eu tenho um motor que está faltando apenas o cabeçote e o resto é tudo novo desde o piston com anéis, até turbina, BI, bicos etc.O cabeçote vc consegue na net. eu tirei o motor por que vou instalar outro zero km. Qualquer coisa manda uma msg PVT.
Maurício Fernandes
18/05/2008, 16:38
no meu CJ com motor XUD a caixa é original 4 marchas.
Tenho um CJ com Motor da Topic que é similar ao da Besta...
Encaixa como uma luva...
|Bom Tprque, bom desempenho
Soneca
Maurício e Soneca ! Tem flange entre o motor e a caixa ? Fotos ? Por cima, por baixo....
abs
Maurício Fernandes
18/05/2008, 20:59
tem fotos do jipe desmonstado, por ocasião da reforma.
veja no link.
matrakaum
22/05/2008, 00:48
Desculpa me intrometer, ainda não tenho Cacife$$$$ para estas brincadeiras, vou ficando com o Bf mesmo...
Veja sobre importação...é proíbido vc. importar para vender mas, para uso próprio, é permitido. Tem a Burrocracia mas dá para fazer... e pelo valor que vc. vai pagar em um motor destes usados lá fora, talve, valha a pena.
Já andei pensando até em importar uma Hilux de um amigo, Cabine Dupla, Diesel turbo, ar e tdo que tem direito ano 96/97..agora pasmem...o cidadão estava vendendo por 1.500,00 euros...o problema é que a direção é do lado direito...mão inglesa. Um carro destes aqui vale fácil 45.000,00
Pergunta: O que é T-case??????????
ninguém fala do mwm 2.8 sprint ? a restrição dele seria "somente" ao custo elevad. (como se o somente fosse pouco hahahah)?
matrakaum= t- case é o nome do conjunto caixa de transferencia 4x4 + caixa de tração (reduzida)
valew
foram leiloados na semana passada
110 São Paulo (SP) - MOTOR CUMNINS 168 28 R$ 2.101,00 0,00 2 15:01:16
111 São Paulo (SP) - MOTOR MWM 198 30 R$ 1.750,00 0,00 2 15:05:11
112 São Paulo (SP) - MOTOR MWM 133 31 R$ 2.550,00 0,00 2 15:05:40
sempre tem motores neste leilao
Põe o endereço eletrônico ou telefone desse leilão colega!
Abs
http://www.centraldeleiloes.com.br
http://www.centraldeleiloes.com.br/pages/agenda/lstcatalogoonline.aspx?void=14/5/2008%2008:28:19&IDLeilao=1122&IDLote=0&CategoriaLote=72
ae esta, esta pagina é referente ao leilao, ja é a segunda vez que vejo destes motores a diesel no leilao em menos de 2 meses.
acredito que sempre tera mais alguns...
BOA SORTE, BOAS COMPRAS...
Elmer_Jeep
23/05/2008, 16:05
foram leiloados na semana passada
110 São Paulo (SP) - MOTOR CUMNINS 168 28 R$ 2.101,00 0,00 2 15:01:16
111 São Paulo (SP) - MOTOR MWM 198 30 R$ 1.750,00 0,00 2 15:05:11
112 São Paulo (SP) - MOTOR MWM 133 31 R$ 2.550,00 0,00 2 15:05:40
sempre tem motores neste leilao
Todos de caminhão... :rolleyes:
[]'s
...quem sabe não dá uma dentro...
Estão muito caros os motores diesel...
Elmer,
Você conhece bem o 14b não é?
Poderia falar sobre sua manutenção, durabilidade, desempenho, consumo e etc.?
Abraço
Dei uma olhada e tem várias caminhonetes à diesel :
ranger, sprinter, f-250, S10, blazer...
Mas só pra SP...
Abs
Cláudio Brasília
23/05/2008, 19:38
Galera,
Aqui vai minha contribuição, pequena, para a elaboração da tabela de características de motores Diesel adaptáveis em CJs. Bom proveito a todos e bons sonhos.
Cláudio Brasília
23/05/2008, 19:42
...durma, neném, com um barulho destes...hahaha...
Elmer_Jeep
23/05/2008, 22:47
Elmer,
Você conhece bem o 14b não é?
Poderia falar sobre sua manutenção, durabilidade, desempenho, consumo e etc.?
Abraço
Aproveitando que já me fizeram essa pergunta fui pesquisar... a resposta completa está aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=379041#post379041
Mais alguns comentários meus:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=273672#post273672
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=78522#post78522
[]'s
http://www.centraldeleiloes.com.br
http://www.centraldeleiloes.com.br/pages/agenda/lstcatalogoonline.aspx?void=14/5/2008%2008:28:19&IDLeilao=1122&IDLote=0&CategoriaLote=72
ae esta, esta pagina é referente ao leilao, ja é a segunda vez que vejo destes motores a diesel no leilao em menos de 2 meses.
J
Jacredito que sempre tera mais alguns...
BOA SORTE, BOAS COMPRAS...
Bela dica, edwint !
Esse leilão é eletrônico ou do tipo no qual o interessado precisa comparecer pessoalmente ?
Acabei de retornar de um passeio de 5 dias em Buenos Aires, Argentina.......
Vi muitos veículos com motores diesel rodando pela cidade, incluindo os nossos VW Saveiro e Gol (1,9 SD) assim com a linha Fiat Siena, fabricados no Brasil, sem falar da linha Peugeot, motores modernos que nem emitem um píu....... bem como motores diesel veiculares equipando taxis da linha Peugeot mais antigos, e por conseguinte, da geração mais barulhenta.
Dado essa dificuldade de acharmos motores diesel no Brasil, há alguma restrição para um cidadão Brasileiro importar um motor desses da Argentina, pagando todos os impostos, é claro ?
Pelo que andei sondando, não é difícil encontrar motores veiculares diesel no ferro velho, com preços a partir de 2.500 (dois mil e quinhentos) reais.
Bela dica, edwint !
Esse leilão é eletrônico ou do tipo no qual o interessado precisa comparecer pessoalmente ?
Acabei de retornar de um passeio de 5 dias em Buenos Aires, Argentina.......
Vi muitos veículos com motores diesel rodando pela cidade, incluindo os nossos VW Saveiro e Gol (1,9 SD) assim com a linha Fiat Siena, fabricados no Brasil, sem falar da linha Peugeot, motores modernos que nem emitem um píu....... bem como motores diesel veiculares equipando taxis da linha Peugeot mais antigos, e por conseguinte, da geração mais barulhenta.
Dado essa dificuldade de acharmos motores diesel no Brasil, há alguma restrição para um cidadão Brasileiro importar um motor desses da Argentina, pagando todos os impostos, é claro ?
Pelo que andei sondando, não é difícil encontrar motores veiculares diesel no ferro velho, com preços a partir de 2.500 (dois mil e quinhentos) reais.
nunca participei mas parece que aceita lance online, corre que amanha 04/06/2008 parece que tem mais 3 motores a diesel:mrgreen::mrgreen:
nunca participei mas parece que aceita lance online, corre que amanha 04/06/2008 parece que tem mais 3 motores a diesel:mrgreen::mrgreen:
Não consegui achar os 3 motores diesel, mas apenas um MWM Sprinter 4 cilindros, e parece que é o mesmo que foi arrematado no último leilão para cerca de 2.300 reais.... e está sendo relançado com lance mínimo de 4.500 reais !
Alguem sabe informar sobre os trâmites legais para trazer um motor diesel da Argentina ? Para mim, serve perfeitamente um Peugeot aspirado ou turbinado, o qual que vem rodando há anos em táxis e camionetes Argentinos......peças de reposição em toda parte .......
Esses mais modernos dotados de injeção eletrônica da linha VW, Fiat, Peugeot etc...devem ser bem mais caros....e tenho dúvida se compensa tanto assim.....
Não consegui achar os 3 motores diesel, mas apenas um MWM Sprinter 4 cilindros, e parece que é o mesmo que foi arrematado no último leilão para cerca de 2.300 reais.... e está sendo relançado com lance mínimo de 4.500 reais !
etao na pagina de leiloes p/ hj http://www.centraldeleiloes.com.br/pages/agenda/lstcatalogoonline.aspx?void=4/6/2008%2010:48:18&IDLeilao=1151&IDLote=0&CategoriaLote=72
itens 94,95 e 96 mas parece que a turma ja encontrou o caminho das pedras... realmente os lances subiram bastantes...
Elmer_Jeep
04/06/2008, 11:22
Não vi nenhum Sprint...
Nº Lote: 096
MOTOR MWM 04 CILINDROS MODELO: 4.12TCAE
Detalhe, Fotos Meramente Ilustrativas
o 95 parece com o Sprint
http://www.centraldeleiloes.com.br/Fotos/Lotes/Normal/Imagem478774.jpg
e o 96 parece um Série 10
http://www.centraldeleiloes.com.br/Fotos/Lotes/Normal/Imagem478775.jpg
Mas na descrição de ambos está como 4.12TCA...
Elmer, parece o X10 esse último, mais o caracol da turbina do X10 não é próximo ao radiador?
Pessoal, cuidado com esse leilão, tem um forista que teve problemas com eles...
É o touche padeiro!
Elmer_Jeep
04/06/2008, 16:18
Elmer, parece o X10 esse último, mais o caracol da turbina do X10 não é próximo ao radiador?
Nas F1000 o caracol fica deslocado, nos caminhões VW é igual na foto... Mas de qualquer forma as fotos não são do lote...
Nas F1000 o caracol fica deslocado, nos caminhões VW é igual na foto... Mas de qualquer forma as fotos não são do lote...
Eu tenho dois desses 'Serie 10, 4 cilindros, turbinados com after-cooler' instalados no meu barco de 6,5 toneladas. 'Estiquei' as bombas injetoras mecânicas, rotativas Bosch VE-4 para 170 HP. Motor valente e comparativamente leve e compacto, se formos comparar com a Série 229 (jamanta !) da MWM.
A versão VW caminhão da Série 10 4 cilindros tem a posição da turbina conforme se vê na foto. Não conheço a versão F-1000.
Mas voltando a minha pergunta inicial .........dá para trazer um motorzinho de 1,9 a 3 litros, de uso automotivo, de médio giro (pelo menos 3000 RPM), moderno (inj. eletrônica) ou semi-moderno (inj. mecânica).................do país vizinho e amigo, ARGENTINA ??????
O motor precisará ser necessáriamente 0 KM...............ou poderá ser 'remanufaturado' ????
Só temos técnicos nesse Forum ou há gente também com suas antenas ligadas à outras oportunidades ?????
Pagar 13 pau num MWM Sprinter de 2,8 litros não é comigo não....nem se eu ganhasse na Loteca !
Tive um com motor de topic 2.7
ficou xou de bola
recomendo
zzzzZZZZZ
OLÁ PESSOAL,
PODERIAM ME INFORMAR QUAL O MOTOR DIESEL MAIS INDICADO PARA O JEEP WILLYS ANO 64, MAS QUE CONTINUASSE COM O 4X4 E A REDUZIDA?
E AONDE EU POSSO ENCONTRAR PARA COMPRA?
SDS
ARI[/list]
Marcos ET
12/06/2008, 17:10
... depois de andar num JPX com motor Volkswagen 1.9 TDI minha vida mudou ...
Qualquer coisa que eu tente falar sobre este motor será insuficiente...
Posso tentar arriscar falando que "É O BIXO". (nao é atoa que é usado na AVIAÇÃO)
cRiPpLe_rOoStEr
02/04/2009, 23:53
... depois de andar num JPX com motor Volkswagen 1.9 TDI minha vida mudou ...
Qualquer coisa que eu tente falar sobre este motor será insuficiente...
Posso tentar arriscar falando que "É O BIXO". (nao é atoa que é usado na AVIAÇÃO)
tem foto de algum avião com esse motor? quais são as modificações necessárias para homologar para aviação?
Marcos ET
03/04/2009, 09:20
tem foto de algum avião com esse motor? quais são as modificações necessárias para homologar para aviação?
Bródi, eu tinha um "pdf" com todas estas informações... mas apaguei do meu e-mail... vou pedir para o dono do JPX com o 1.9TDI VW que mande novamente... assim que receber, posto aqui!
Lembro que era uma empresa do sul que convertia aviões leves para motor diesel como uma saída economica de voo...
Mazaropi-RJ
03/04/2009, 17:47
Alguem tem ideia de quanto sai um motor VW 1.9 TDI completo ? Andei dando uma espiada por aí e achei mtas disparidades.
Por este valor, motor e caixa? Conseguiu mais alguma informação? Tenho interesse neste motor e se souberem de algo me avisem. Grato.
Por este valor, motor e caixa? Conseguiu mais alguma informação? Tenho interesse neste motor e se souberem de algo me avisem. Grato.
eu havia visto o anuncio na Folha de Londrina, mas isso já faz mais de 1 ano, como disse nem cheguei a ligar para o dono do motor. continuo sem maiores informações do motor toyota 2L
o último motor diesel que vi a venda aqui em londrina foi um Q20b por 6.500 e o motor se encontrava aberto, para que o comprador visse que o mesmo foi todo retificado, podendo coferir medidas e tudo mais e o vendedor entregaria o mesmo montado
[]'s acertando meu AP no alcool
rstortelli
21/11/2018, 23:54
Boa noite,
quero colocar um MWM 229 na minha F75, peso de +- 400kg, pegunto a vcs, alguém ouviu falar de algum problema gerado por ele? quebra do eixo dianteiro ou coisa assim?
José Gustavo
05/12/2018, 16:33
Boa tarde. Talvez nem apareça alguém para lhe responder, mas como uso num CJ5 um motor Mercedes OM 314, que tem praticamente o mesmo peso e torque pouco menor, posso lhe responder. Não uso meu CJ para trilhas e sim para trabalho pesado, puxando reboque, tive que colocar sistema com homocinética na dianteira devida à quebras de cruzetas que na maioria das vezes acaba levando à quebra as orelhas do semi eixo, e dias atrás meu semi eixo traseiro chavetado se partiu do nada, também foi mudado para flutuante, tive o cardan traseiro torcido também, fora todas as alterações na suspensão, direção, troca de câmbio, adequação ou substituição da caixa de transferência, reforço no chassi que devem ser feitos para garantir um serviço confiável. Para trilhas não é o ideal, devido ao peso, mas a força bruta em baixa rotação, a confiabilidade e a economia de combustível proporcionadas por esses motores antigos que equipavam tratores muito me deixam satisfeito por todas as alterações que fiz.
Clovis Garcia
09/03/2020, 17:21
Aki perto em Goiânia estão adaptando o motor (eletrônico) diesel do vw golf com câmbio e tudo por 9.000,00 (peças + m.o), ele faz quase 20km/l e a pouca potência (relativa) da versão aspirada (90cv) é compensada pelo baixíssimo peso do conjunto e com um torque sem igual entre os de igual peso.
Já vi Jeep, Rural, F75 q foram la so para adaptar este motor e voltam já legalizadas.
valeu
Você sabe informar quem faz essa adaptação em Goiânia?