Conectar

Ver Versão Completa : Ranger - Ascendendo a luz do óleo.



Gonca
28/11/2010, 22:52
Pessoal,
Tenho uma Ranger 2006, 3.0, eletrônica, 4x4.
Ela está com 230.000 km.
Há uns dois meses atraz ouvi um barulho diferente no motor, alguma coisa parecida com junta do coletor queimada, escapando pressão...
Levei a camionete para o mecânico e ele me falou que a vedação de um dos bicos tinha pifado. Acabou colocando um grude parecido com piche em volta do bico, o que solucionou provisoriamente a perda de pressão.
Agora voltou a aparecer o ruido da perda de pressão e durante uma viajem que fiz, a luz do oleo começou a piscar e depois acabou ascendendo. Parei a camionete e revisei o nível do óleo e estava normal. A temperatura do motor não foi alterada em momento algum. Acabei lembrando da questão da perda de pressão direta do cilindro através do bico. Penso que esta perda acabou fazendo ligar a luz do óleo.
Uma coisa interessante, é que ao vir em uma marcha devagar, entrando na cidade, ao acelerar para ultrapassar um carro, apagou a luz do óleo para em seguida voltar a ascender. Quer dizer, no momento em que aumentou a pressão do motor, apagou a luz...
Minha dúvida é com relação aos danos que isso pode causar ao motor.
Lógico que vou encaminhar para concerto, mas preciso saber se posso andar um pouco com ela ou não.

abraço

Edintruder
29/11/2010, 00:21
O melhor a fazer no momento é levar ela numa oficina especializada diesel e pedir pra medir a pressão da linha de óleo lubrificante, pra ter certeza se é pressão baixa ou falha do sensor de pressão. Se a pressão estiver baixa, manda trocar a bomba de óleo lubrificante antes de pensar em fazer retífica. Muitas vezes a bomba pode sofrer um desgaste prematuro e acaba ocorrendo isso. Se a luz está piscando com a rpm baixa, sempre que precisares usar ela, mantém uma rpm mais elevada, mas faz isso amanhã mesmo ou o mais breve possível, pois dependendo do problema pode trancar alguma biela no virabrequim e abrir um buraco no bloco.

Jera
29/11/2010, 01:41
tb aconteceu isso comigo, só não acendeu a luz. estava vazando ar e um pouco de óleo pelo bico. rodei uns 30milkm assim sem nenhum problema. o mecanico falou que era só trocar um anel de vedação que tem no bico. é coisa simples e barata. ele ja tinha feito isso em outras rangers.

Walter L. L. Casitta
29/11/2010, 07:02
Quando a luz do óleo acende tem que parar o veículo imediatamente e chamar um reboque. A vedação dos bicos não tem nada a ver com isso...

TylerNTL
29/11/2010, 08:09
Tô com o Walter.

Bico injetor vazando pressão não tem nada haver com a lubrificação do motor.

Existem diversos relatos e comentários de dificuldades para desmontar os bicos desse motor. Se os desse motor nunca foram desmontados, sugiro uma atenção especial nesta operação, preferencialmente executada por um mecânico que tenha conhecimento e experiência nesta situação específica.


Dúvidas:
O mecânico colocou um grude no encaixe do bico no cabeçote? Resolveu por quanto tempo?
Num motor velho onde a injeção de diesel não tem 1/3 da pressão desse daí só se consegue vedar direito mexendo nas arruelas de vedação nesse seu com não sei quantos PSI esse de arranjo técnico não devia durar nem 2 minutos.

Outra dúvida a central não detectou nenhuma falha devido a perda de pressão nos bicos? Motor não entrou em modo de segurança nem nada?

Carlos A. C. Azevedo
29/11/2010, 21:13
Agora pra luz apagar com rpm alta, ou tem alguma coisa errada com a bomba que ta muito estranho ou nem passa perto, ou tem obstrução na linha do óleo, o que é mais provavel...

Pra segurar essa pressão pequena de 1800 BAR , nem super bond dá jeito:mrgreen: :mrgreen:

Imperador!
29/11/2010, 22:15
Quando a luz do óleo acende tem que parar o veículo imediatamente e chamar um reboque. A vedação dos bicos não tem nada a ver com isso...
X2.

Antes resolver o problema mais simples do que ter prejuízo maior depois.
Falha no sistema de pressão de óleo é reboque, até se verificar qual a razão pela qual o sensor disparou.

Gonca
30/11/2010, 15:18
Falei com o mecânico com mais calma e ele me disse que aquele grude que apareceu alí nada tem a ver com o conserto da primeira vez. Diz ele que é material do próprio motor que está escapando pelo bico. Parece um pixe. Falou ele que da primeira vez trocou a arruela para vedar os bicos. (acho que não fez). Explico. O cara não conseguiu tirar os bicos na primeira vez e meteu alguma coisa ali para "segurar" a pressão, mas não deu certo.
Agora ele tirou um bico e vai tirar o outro, mas terá que utilizar um estrator. E para isso, os bicos irão direto para regulagem...(600,00)

Depois que acertar essa parte dos bicos, vamos ver a parte do óleo. Só que dei uma olhada no manual do motor 3.0 e não aparece a bomba de óleo, apenas um cano de sucção no carter. Como é que funciona isso??? Tem ou não tem a bomba de óleo?

abraço

Madureira
01/12/2010, 12:19
rpz, tbm me aconteceu isso, ranger 3.0 06/07, começou a piscar a luz do óleo aos 50.000km, ainda estava na garantia, levei na ford e disseram q não era nada, com 70.000k deu problema na bomba de óleo(parou a lubrificação) e ai vcs imaginam, motor foi embora. trocado em garantia.

abraço

TylerNTL
01/12/2010, 14:41
Depois que acertar essa parte dos bicos, vamos ver a parte do óleo. Só que dei uma olhada no manual do motor 3.0 e não aparece a bomba de óleo, apenas um cano de sucção no carter. Como é que funciona isso??? Tem ou não tem a bomba de óleo?

abraço

Claro que tem!
Ela é acoplada a tampa da caixa de distribuição.

Sugiro a leitura da seguinte literatura de referência:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1228008

Pequeno jr
02/12/2010, 23:08
Não querendo dizer que é, mas to achando que teu motor foi dessa para outro lugar.

O vazamento de pressao nos bicos ocorreram nas primeiras eletronicas

Gonca
07/12/2010, 07:50
Pessoal,
A questão dos vazamentos de pressão foi solucionado. Retirado os bicos (depois de muito trabalho e com extrator), foi colocada novas arruelas de "encosto" e por aí encerrou esse capítulo.
A questão da luz do óleo: Trocamos o filtro. Não ascendeu mais a luz.
Tava feio o filtro usado.
Acho que foi por ai.
Fiquei preocupado, mesmo assim, afinal de contas não considerei normail e ela pode estar perdendo eficiência (ou pressão). Dessa forma, acredito que vou trocar a bomba antes que ela me ferre. A camionete está com 230 - 240.000 km. (não sei bem porque o cigano que me vendeu mandou mexer no odómetro).
No mais, apareceu outro problema agora.

O motor não ficou batendo parelho em marcha lenta.
Os bicos foram calibrados e recolocados no motor.
Na lenta os pistões 3-4 estão batendo certo, porém os 1-4 não. Ficaram muito fora. A pressão dos 3-4 ficou em torno de 0,7 e para o 1 em 0,6 e para o 4 em 1,4(mais do que o dobro). Quando acelera, emparelha tudo em 0,98.
To desconfiado de um bico.

abraço

Imperador!
07/12/2010, 09:48
Não querendo dizer que é, mas to achando que teu motor foi dessa para outro lugar.

O vazamento de pressao nos bicos ocorreram nas primeiras eletronicas
X2...

Que bom que você resolveu o problema, mas antes de ficar gastando muito dinheiro com carro, é bom você pensar em botar ela pra frente.

Se ela tem 240k km (e você acha que o odômetro foi alterado), provavelmente ela já deve estar perto dos 500 mil km.

Esses probleminhas que estão começando a aparecer tem tudo para piorar... quem sabe até fazer o motor dela. Por isso, comece a pensar em vender ela.

____________________________
Um(ou +) dos bicos que você colocou não estão bons. É a razão pela qual ela falha em lenta. Na verdade, ela está falhando em alta também, só que a potência do motor encobre a falha.

Gonca
09/12/2010, 11:30
X2...

Que bom que você resolveu o problema, mas antes de ficar gastando muito dinheiro com carro, é bom você pensar em botar ela pra frente.

Se ela tem 240k km (e você acha que o odômetro foi alterado), provavelmente ela já deve estar perto dos 500 mil km.

Esses probleminhas que estão começando a aparecer tem tudo para piorar... quem sabe até fazer o motor dela. Por isso, comece a pensar em vender ela.

____________________________
Um(ou +) dos bicos que você colocou não estão bons. É a razão pela qual ela falha em lenta. Na verdade, ela está falhando em alta também, só que a potência do motor encobre a falha.


:cry:
Tens razão. Vou providenciar em pegar outra.
Só pra ilustrar, pifou a bomba d'agua, e me ralei, esquentou . Tem um pouquinho de espuma (muito pouca mesmo) no depósito e acho que a junta começou a ir pro brejo.
Vou trocar a junta e assentar as valvulas e cair fora.

É por ai?
abraço

Imperador!
09/12/2010, 11:36
É isso mesmo.
Bota o carro pra frente que a tendência é piorar.

NGDaniel
09/12/2010, 16:58
Putz.. nessa situação, acho que vc arrumou um casamento..

Não sei como é ai no sul, mas se fosse por aqui ia ser difícil vender, viu..

Madureira
09/12/2010, 17:05
A minha a ford fez o motor em garantia e entreguei na própria toy, até que pagaram bem na época 61mil. Aqui na BA o mercado de ranger he fraco, custa a vender.

abraço

Pequeno jr
09/12/2010, 17:05
240.000 km/rodados !??/

Esse motor ta lá pra frente e voc~e não sabe. Se você comprou o carro a pouco tempo e foi em revenda de carro, basta pedir a garantia.

Se não, manda pra frente.

Esse motor com certeza tem que ser feito completo.

NGDaniel
09/12/2010, 18:52
240.000 km/rodados !??/

Esse motor ta lá pra frente e voc~e não sabe. Se você comprou o carro a pouco tempo e foi em revenda de carro, basta pedir a garantia.

Se não, manda pra frente.

Esse motor com certeza tem que ser feito completo.



ou fazê-lo completo..

vai gastar uns 8-10 mangos... mas se fizer um trabalho bem feito vai ter viatura para anos e anos...

Acredito que é uma boa pedida pra quem tem experiencia em mecanica, se nao for o teu caso, caia fora..

abs,

Imperador!
09/12/2010, 21:43
240.000 km/rodados !??/

Esse motor ta lá pra frente e voc~e não sabe. Se você comprou o carro a pouco tempo e foi em revenda de carro, basta pedir a garantia.

Se não, manda pra frente.

Esse motor com certeza tem que ser feito completo.
Ele mesmo já falou que suspeita do odômetro do carro ser adulterado.

Se isso for verdade, o carro tem, por baixo, 500 mil rodados. Passando da hora de retificar.

Jorge Silva da Conceição
14/11/2019, 12:11
Tenho uma ranger 2008/2009 cd , a luz de óleo vem acendendo no painel, porém o óleo está no nível e em dia, o que pode ser está anomalia, a gasolina.

leoss
17/11/2019, 22:03
Pode ser problema no interruptor de pressão do óleo, problema no chicote, painel, ou na própria bomba de óleo. Mas comece pelo mais simples evite andar com o carro, pois nao sabes onde esta o problema, tem qe medir a pressão do óleo pra ver se não tem nenhum problema de fuga de pressão ou de bomba de óleo senão tiver aí avalie o interruptor de pressão

crmendesme
21/11/2019, 20:55
Remova o plug do sensor e com um multímetro verifique se ele esta fechando quando tem pressão de óleo e para saber se o problema é no chicote encoste ele no bloco ou carroceria.

eberle
04/11/2020, 15:35
Pessoal, vou relatar aqui um problema que tive na Ranger e, de repente, ajudar quem está passando pelo mesmo problema.

Desde que comprei a Ranger, em 2016, a luz do óleo ascendia de vez em quando. Fiz de tudo. Troquei o sensor da pressão, lavei o motor com querosene, troquei a bomba do óleo e nada..... de uns tempos para cá. Desde que começou a pandemia, a Luz começou a ascender com mais frequência. Conversei com o mecânico, e ele me disse para trocar o coletor do óleo. Que provavelmente estava entupido etc.... Já havia comentado com ele existia um vazamento de óleo e por esse vazamento, havia como se tivesse um espirrado de óleo até no reservatório de agua do radiador.... achei estranho ... mas vida que segue.... ele me disse que fez um reaperto nos parafusos da frente do motor, pois tinha trocado o kit da corrente do comando, etc etc....... Minha Ranger está com quase 400k .... isso explica muita coisa....mas motor MWM AGUENTA .... até que um dia, cansado de ver a luz do óleo ascender .... e sempre que ascendia, bastava pisar no acelerador e logo ele apagava.... notei que existia uma folga na TAMPA DO ÓLEO DO MOTOR... taí....vou trocar essa bagaça.... entrei no ML e comprei uma original....R$ 46,00 ...... SOLUCIONADO O PROBLEMA.... o carro ganhou potência e nunca mais ascendeu a p. da luz do óleo....somente ascende agora quando ligo o carro antes de dar a partida.....