PDA

Ver Versão Completa : pajero tr4 cambio"sobre marcha"



blessmann
28/11/2010, 10:00
Oi pessoal sou novo no forum,comprei uma pajero tr4 2004, li todo o manual, e fiquei com algumas duvidas que pretendo esclarecer com voces.
É meu primeiro carro automatico o que mais estranhei é que voce tira o pé do acelerador e ele reduz, isso causa creio eu, um consumo execessivo, ja no carro manual voce controla as marchas, existe alguma dica sobre isso? Tambem para que serve a sobre marcha? desde ja agradeço .

ricardo matheus
28/11/2010, 10:52
tenho carro automático há vários anos e nunca percebi redução de marcha quando simplesmente se tira o pé do acelerador. A redução pode ocorrer quando se pisa no freio em determinadas condições. Também ocorre redução quando se pisa de uma vez e até o fundo no acelerador.
Também tenho uma TR4 automática e não ocorre, pelo menos em condições normais, redução de marcha ao retirar o pé do acelerador.

blessmann
28/11/2010, 10:59
Obrigado Ricardo, talvez seja a minha inesperiencia com carro automatico, vou observar melhor, e quantoa sobre marcha para que serve?

ricardo matheus
28/11/2010, 18:06
a caixa automática "le" ou pelo menos é programada para ler as necessidades possíveis do motorista e tenta adaptar o seu regime de funcionamento. Em resumo significa que basta vc deixar em "D" que ela resolve tudo sozinha e só vai fazer o que estiver programada para fazer. Por isso as caixas automáticas dão menos problemas que as mecânicas, pois é mais protegida contra os esgoeladores de caixa. A sobremarcha é uma forma da caixa trabalhar em um giro mais alto facilitando uma resposta mais rápida do carro em ultrapassagens, subidas, etc.
Não estranhe ao sentir o carro meio "fraco" quando for subir uma ladeira muito íngrime - ex.: ladeiras de garagens de prédios. Aparentemente ele sai em 2ª marcha. Basta pisar no acelerador que vc vai sentir ele passando para a 1ª marcha. Se quizer, tb pode engatar a 1ª na alavanca e pisar de leve. Assim vai economizar mais. Essa saída em 2ª march facilita em atoleiro evitando que o carro patine muito.

Carlos A. C. Azevedo
28/11/2010, 21:54
Cara, não tenho carro automatico, mas esse negocio de redução ai o carro não ta com o 4x4 engatado? e a sobre marcha( é uma 4ª marcha) para deixar o carro com o motor em giro baixo pra economia de combustivel em viajem....

blessmann
29/11/2010, 09:22
agradeço ao Carlos e Ricardo, pelas respostas,voces acha que devo andar com a sobre marcha sempre ligada ou em off.

drbart
29/11/2010, 12:17
agradeço ao Carlos e Ricardo, pelas respostas,voces acha que devo andar com a sobre marcha sempre ligada ou em off.

Vc deve andar com a sobremarcha (overdrive) ligada. Vou falar de um modo mais simples para vc entender; o overdrive é a 4 marcha, assim convem vc manter ligado pois essa marcha proporciona economia de combustivel. Se vc for fazer um ultrapassagem , por exemplo em estrada vc aperta o botao ( ou pisa até em baixo no acelerador) e entao o overdrive é desligado ''OFF''. Se vc andar com a sobremarcha sempre em off seu carro só engata até a 3 marcha quando em D.

Carlos A. C. Azevedo
29/11/2010, 22:43
Resumindo ainda mais, na estrada liga o overdrive, na cidade dependendo do caso pode andar tanto com ele ligado quanto desligado...

blessmann
30/11/2010, 09:15
Agradeço a todos pelas informações, ok.

folador
30/11/2010, 09:50
Eu também não tinha tido nenhum automático antes da TR4 e não sabia o que significava o ODD OFF no painel, aí eu pensei: "bom se está desligado, está tudo certo", mas depois eu li no manual e vi que estava somente com 3 marchas aí liguei o overdrive! :putz:

Eu também percebo que quando você solta as vezes há ele sobe a marcha, fiquei testando na época dando só um toque no acelerador rápido e de leve e ele subia a marcha. Mas não peguei a manha direitinho, as vezes subia, as vezes não.

As vezes você pisa fundo e ela não reduz, isso já me deixou apreensivo na estrada.

folador
30/11/2010, 09:56
Só mais uma coisa

Eu acho que o overdrive só deva ser usado em caso do ultrapassagens:

Coloca em ODD OFF pisa fundo e ultrapassa aí você garante que não vai existir a 4 marcha dando mais segurança e força de aceleração na ultrapassagem

Pois ficar andando só com 3 marchas tanto em estrada como na cidade o consumo vai aumentar ainda mais, certo?

O fato de ter só 4 marchas já gera uma gasto de combustível considerável

As full e sport tem só 4 marchas também? Acho que não né?

Robertux
30/11/2010, 10:32
Já que o assunto é o câmbio automático, eu também tenho algumas dúvidas.
Comprei minha TR4 há aproximadamente 10 dias e no uso diário não tenho dúvidas, é só deixar o câmbio em D (drive) e se quiser uma resposta mais rápida numa ultrapassagem na rodovia é só desligar o Over Drive, assim o câmbio irá funcionar somente com 3 marchas, sem utilizar a 4ª que é a OV, correto?
Mas o que acontece se eu usar a alavanca do câmbio na posição 2?
Ele irá trabalhar apenas em 1ª e 2ª ou ficará travado na 2ª?
E se eu engatar "L" ele irá trabalhar somente em 1ª?
E para usar a reduzida? Ouvi falar que se deixar no "D" ele fica mudando de marcha a toda hora e acaba esquentando a caixa e a reduzida desengata e não engata mais até o câmbio esfriar, teria então que usar em 2 ou L é verdade?

folador
30/11/2010, 10:50
Já que o assunto é o câmbio automático, eu também tenho algumas dúvidas.
Comprei minha TR4 há aproximadamente 10 dias e no uso diário não tenho dúvidas, é só deixar o câmbio em D (drive) e se quiser uma resposta mais rápida numa ultrapassagem na rodovia é só desligar o Over Drive, assim o câmbio irá funcionar somente com 3 marchas, sem utilizar a 4ª que é a OV, correto?

Certo! :concordo:



Mas o que acontece se eu usar a alavanca do câmbio na posição 2?
Ele irá trabalhar apenas em 1ª e 2ª ou ficará travado na 2ª?


Pelo que eu sei ela fica somente em 2a. marcha, eu uso como freio motor para manter a velocidade nos 60 km/h em descidas ao passar por pardais eletrônicos e não ficar freiando e acelerando o tempo todo para manter a velocidade a 60 km/h. Também uso na estrada quando entro muito rápido em uma curva, uso como freio motor também.



E se eu engatar "L" ele irá trabalhar somente em 1ª?


Sim :concordo: trabalhará só na 1a. marcha, você deve usar em subidas íngremes em velocidade baixa ou até em descidas muito acentudas, também em velocidade baixa, para segurar o carro no motor e evitar que ele escorregue.



E para usar a reduzida? Ouvi falar que se deixar no "D" ele fica mudando de marcha a toda hora e acaba esquentando a caixa e a reduzida desengata e não engata mais até o câmbio esfriar, teria então que usar em 2 ou L é verdade?

:concordo: para usar a reduzida ou freio motor passa a para 2.
Para usar o L só em velocidades muito baixas ou quando está quase parando o carro.

Faça o teste ao chegar próximo de lombadas (obstáculos) ou mesmo para parar no sinaleiro (farol) coloque em 2 (70-80 km/h) e assim que a velocidade baixar mais (45-40 km/h) coloque em L.

Agora como usar cada uma em trilhas aí eu deixo para os professores do fórum, não é o meu forte! :)

Abraço!

drbart
30/11/2010, 15:02
Sim, mesmo na cidade andar só com 3 marchas vai aumentar o consumo de combustivel pois se vc passar por vias de transito rápido a partir de 60km/h vc já estaria em 4 marcha economizando combustivel comparado a estar em 3 marcha ....A Pajero Sport e Dakar assim como a Triton também só tem 4 marchas. Já a Full tem 5 no cambio AT. Agora interessante é que a relacao da 5 marcha da Full AT é a mesma da 4 marcha da TR4 AT (0,73). Até os concorrentes Hillux e SW4 só tem 4 marchas no cambio AT.


Só mais uma coisa

Eu acho que o overdrive só deva ser usado em caso do ultrapassagens:

Coloca em ODD OFF pisa fundo e ultrapassa aí você garante que não vai existir a 4 marcha dando mais segurança e força de aceleração na ultrapassagem

Pois ficar andando só com 3 marchas tanto em estrada como na cidade o consumo vai aumentar ainda mais, certo?

O fato de ter só 4 marchas já gera uma gasto de combustível considerável

As full e sport tem só 4 marchas também? Acho que não né?

Robertux
01/12/2010, 10:21
Certo! :concordo:



Pelo que eu sei ela fica somente em 2a. marcha, eu uso como freio motor para manter a velocidade nos 60 km/h em descidas ao passar por pardais eletrônicos e não ficar freiando e acelerando o tempo todo para manter a velocidade a 60 km/h. Também uso na estrada quando entro muito rápido em uma curva, uso como freio motor também.



Sim :concordo: trabalhará só na 1a. marcha, você deve usar em subidas íngremes em velocidade baixa ou até em descidas muito acentudas, também em velocidade baixa, para segurar o carro no motor e evitar que ele escorregue.



:concordo: para usar a reduzida ou freio motor passa a para 2.
Para usar o L só em velocidades muito baixas ou quando está quase parando o carro.

Faça o teste ao chegar próximo de lombadas (obstáculos) ou mesmo para parar no sinaleiro (farol) coloque em 2 (70-80 km/h) e assim que a velocidade baixar mais (45-40 km/h) coloque em L.

Agora como usar cada uma em trilhas aí eu deixo para os professores do fórum, não é o meu forte! :)

Abraço!

Valeu folador, obrigado.

Realmente no uso diário acho que não tenho mais dúvidas, o câmbio deve ser usado no D e a alavanca da caixa de tração no 4X2 para situações normais.
Em caso de pistas muito escorregadias, como em chuvas torrenciais, com risco de aquaplanagem, ou lama ou ainda neve, deve-se colocar a alavanca da tração em 4X4 ou 4X4 bloqueado, conforme a necessidade (atentar para o limite máximo de velocidade na posição bloqueado).
Em uma rodovia de pista simples, no momento da ultrapassagem é só desligar o Over Drive que ele reduz para 3ª marcha dando uma resposta mais rápida e segura.
Para situações que exigem freio motor, como descida de serras por exemplo coloca-se na posição 2 e para descidas ou subidas muito íngremes deve-se usar a alavanca na posição L.

Na situação off-road, acho que a alavanca da caixa de tração deve ficar na posição 4X4 bloqueado e reduzido e a do câmbio em L ou 2 conforme a necessidade.
Eu só gostaria de confirmar se realmente pode dar problema utilizar a tração reduzida com o câmbio na posição D ou se é lenda. Se alguém puder me esclarecer eu agradeço.

folador
01/12/2010, 15:38
tração reduzida com o câmbio na posição D ou se é lenda

Eu acredito ser a situação de uso mais normal usar em D, mas sempre respeitando a velocidade limite da tração reduzida.

O que eu não sei se é lenda ou não é o fato de mudar para N quando com o carro parado (em sinaleiro/farol) e devolta para D para arrancar.
Dizem que preserva mais a vida do câmbio.
Faz um pouco de sentido, mas eu não sei se faz tanta diferença.

Bechara
01/12/2010, 18:21
Eu acredito ser a situação de uso mais normal usar em D, mas sempre respeitando a velocidade limite da tração reduzida.

O que eu não sei se é lenda ou não é o fato de mudar para N quando com o carro parado (em sinaleiro/farol) e devolta para D para arrancar.
Dizem que preserva mais a vida do câmbio.
Faz um pouco de sentido, mas eu não sei se faz tanta diferença.

É lenda...
Já tive mais de 05 carros com câmbio AT e nunca fiz isso e não tive nenhum tipo de problema! Inclusive tenho um conhecido que era diretor na GM, responsável também pela parte câmbio, e ele me confirmou que isso é lenda!

Quanto à desligar o OD em ultrapassagens, não acho que é o ideal!
Primeiro porque se vc apertar o acelerador até o fim, ela já vai reduzir uma ou duas marchas de acordo com a necessidade (quick down) e se vc mantiver o pedal pressionado as marchas serão trocadas e "esticadas" também de acordo com a sua necessidade.
Já, se vc desligar o OD, poderá precisar da 4ª marcha para continuar aumentando a velocidade e ela não estará disponível, limitando o carro a uma velocidade bem mais reduzida!

Quanto a andar com o câmbio na reduzida em D também não tem problema nenhum!

patto
01/12/2010, 23:22
também vou dar meu pitaco...

andar com o overdrive desligado para ultrapassagens ou qualquer outro motivo, realmente é bobagem...o quick down realmente reduz uma ou duas marchas, dependendo da velocidade do carro e não da necessidade e, conforme alivia o pé ou mantém a pressão, ele segura a marcha até perto do limite de giro do motor.

outro detalhe, não, a TR4 não segura a 3ª marcha, quer dizer, se pisar fundo e o giro subir muito, perto da casa dos 6mil rpm, mesmo com OD OFF, a 4ª marcha será engatada, para preservar o motor...

agora, embora não tenha experiência no uso off-road, até onde puder perceber e testar, é bem mais fácil o câmbio esquentar com 4x4 bloqueado do que com reduzida, pelo simples fato da reduzida "segurar" mais a marcha, no único teste que fiz, andei a 60km/h com a reduzida e o carro não trocou de marcha, mesmo pisando mais forte, aliviando o pé, nada...já no 4x4HLc (bloqueado), troca-se de marcha tranquilamente e é isto que força e esquenta o sistema

abs

Wil
02/12/2010, 11:05
Pessoal,
Estou na iminência de adquirir uma TR4 - 2004 automática. Como não sou nenhum expert em veículos 4x4, gostaria de saber de quem tem ou teve TR4 a opinião sobre o carro. É um bom carro? O câmbio automático quebra fácil em trilhas? Há diferença entre os modelos 2004 e 2007 além da estética (faróis e lanternas)?
Desde já obrigado pela atenção.
Abs.

folador
02/12/2010, 16:16
Pessoal,
Estou na iminência de adquirir uma TR4 - 2004 automática. Como não sou nenhum expert em veículos 4x4, gostaria de saber de quem tem ou teve TR4 a opinião sobre o carro. É um bom carro? O câmbio automático quebra fácil em trilhas? Há diferença entre os modelos 2004 e 2007 além da estética (faróis e lanternas)?
Desde já obrigado pela atenção.
Abs.

Aí Wil! Vai fundo! Comprei a minha TR4 2004 automática no final do ano passado e só tenho alegrias! Faça sempre a manutenção preventiva e é só alegria! O meu está com 100 mil km e está redondo, sinceramente acho que dá pra ficar com ele pra sempre ou mais 100-150 mil km pelo menos! A impressão que eu tenho é essa, porque o carro é robusto! Eu até acho estranho, pergunto para o meu mecânico: "não tem nada pra fazer? tá tudo certo?" e ele fala "nada, relaxa!" :dance:

Eu não uso (ainda) o meu em trilhas, mas logo logo vou dar uma ajeitada nele, não vou aguentar muito tempo! :mrgreen:

Boa sorte!

Wil
03/12/2010, 11:20
Folador,
obrigado pela atenção. Com relação a diferença de uma 2004 para uma 2008. Além de faróis e lanterna, mudou mais alguma coisa? Acha que vale a pena pagar R$12.000,00 a mais?

Robertux
03/12/2010, 12:32
Olá Wil, até onde eu sei as diferenças entre a 2004 e a 2008 são as lanternas trazeiras, os farois e a tecnologia Flex na 2008. Mas eu estou achando essa diferença de R$ 12.000,00 muito pequena entre a 2004 e a 2008.
Eu comprei a minha 2008 Flex há exatos 15 dias e paguei R$ 48.500,00. Na mesma concessionária tinha uma 2007, em muito bom estado por R$ 38.900,00 e na mesma época meu amigo comprou uma 2005 muito boa, em São Paulo, por R$ 35.000,00.
Só para vc ter algumas referências em preço.

Thiago Macedo
03/12/2010, 13:21
Esse site é muito bom, sempre tem umas dicas excelentes.

http://www2.uol.com.br/bestcars/ct2/overdrive.htm

Meu carro quando coloca em D, o overdrive já está ligado. Aí li o manual quando ia pegar a serra pela primeira vez com o carro e tudo indicava usar D3, limitando até a terceira marcha.

Subi e desci a BR040 em D. Na subida o carro manteve em 4ª e só reduzia quando eu fazia kick down. Na descida eu tocava no freio e ele já reduzia pra terceira marcha.

Esses câmbios são bem "inteligentes". Eu só uso em D mesmo e deixo ele fazer a função dele... se não, eu volto pro carro manual. Carro automático é controlável com o acelerador.

dscpl
03/12/2010, 14:11
Eu sempre deixo o overdrive ligado por padrão, situações do dia a dia.
Agora se eu for subir um serra, onde o carro na quarta perde velocidade ou fica indeciso entre a 3 e 4, eu desligo o overdrive para ter mais rotação no motor, consequentemente mais força. Em estrada de terra onde não é possivel passar dos 40km/h eu uso o cambio na posição 2 e quando tem subida forte no L, novamente, para ter rotação. Vejo que é melhor para o motor e o cambio trabalharem com mais giro, ou seja, leves do que forçando os componentes numa marcha alta. Seria o mesmo principio do cambio manual, você encara uma subida de 1 e 2, não de 4 ou 5. O overdrive off também serve numa descida de serra forte, desligando ele, o carro segura com a terceira poupando freio. Assim como o 2 e L, que eu costumo usar no fora de estrada em baixa velocidade.

Renato_SM
03/12/2010, 21:29
Olá pessoal!
Em subidas íngremes e/ou longas faço como o DSCPL, forço a redução de marcha na alavanca do câmbio (O/D Off, 2 ou L) quando noto que o motor está trabalhando constantemente em baixo giro, pois há risco de superaquecimento do câmbio. Nessa situação o LED da posição N começa a piscar e é necessário encostar a viatura e aguardar alguns minutos. Já passei por isso.
Um câmbio com 5 marchas (+ ré) faz falta.

Robertux
04/12/2010, 09:13
Olá pessoal!
Em subidas íngremes e/ou longas faço como o DSCPL, forço a redução de marcha na alavanca do câmbio (O/D Off, 2 ou L) quando noto que o motor está trabalhando constantemente em baixo giro, pois há risco de superaquecimento do câmbio. Nessa situação o LED da posição N começa a piscar e é necessário encostar a viatura e aguardar alguns minutos. Já passei por isso.
Um câmbio com 5 marchas (+ ré) faz falta.

Valeu Renato_SM, era exatamente isso que eu havia ouvido, que o câmbio superaquecia e tinha que parar para esperar esfriar, só que a pessoa que me falou disse que era quando usava a reduzida, mas então é sempre que forçar o motor em marcha leve em subidas íngremes, independente de estar com a reduzida engatada ou não. Esse meu amigo que me relatou isso tem uma 2010 e teve o problema subindo de Parati para Cunha e ele estava com a reduzida engatada, usando o câmbio em D e o câmbio superaqueceu e a reduzida parou de funcionar e só voltou novamente quando o câmbio esfriou. O segredo então é, em subidas íngremes, tirar da posição D e colocar em 2 ou L conforme sentir a necessidade, não deixar em D senão ele fica indeciso, mudando à toda hora e acaba superaquecendo, é isso?

Marcio Medina
04/12/2010, 17:29
Para resolver o problema de aquecimento do câmbio da TR4, basta colocar um radiador de câmbio da L200 RS. Barato, fácil e resolve definitivamente.

A questão de qual marcha usar em trilhas, depende da trilha, do tipo de terreno etc. Eu sou fã de reduzida. Ando em "D" reduzida em várias trilhas. Economiza motor, câmbio, etc. Dizer que usar a reduzida sempre pode acabar com o câmbio é lenda.

Só não pode usar em terrenos de alta aderência pelo fato da TR4 bloquear, obrigatoriamente, o diferencial central quando engata-se a redução. Esse é um ponto que gosto mto na Defender: vc usa reduzida e bloqueia o diferencial central se quiser, caso contrário, só 4x4 reduzida com diferencial central desbloqueado, ou seja, se precisar puxar um carro pesado no asfalto, não prejudicará sua transmissão usando esse recurso, ao contrário do que acontece com a TR.

Na areia, principalmente, "D" reduzida e velocidade média com 14lbs nos pneus. A "L" reduzida da TR é bem forte. Na maioria das trilhas uso a segunda reduzida. O lance é sair sem causar "estardalhaço", usar a tração para o que ela realmente serve: tracionar! Avaliação do terreno e experiência do piloto tb contam mto. Nos EUA tem o Campeonato BAJA, com veículos de tração 4x2 que andam tranquilamente na areia em que pessoas com 4x4 acabam atolando. Eu já "miFU" nas areias de Ubatuba (SP) e Maricá (RJ).

Abs,

Birigui
06/12/2010, 22:06
Cordiais saudações!

Em algumas situações e ultrapassagens, desligo o "over drive" para que o motor fique mais tempo em giro alto, o que ao meu entender melhora a resposta, dando uma esticada, o que não é possível se colocar a sobre marcha.

Também para a tomada em curvas fechadas em que venho em boa velocidade e preciso dar aquela "alicatada", pois ajuda no freio motor.

Gugu7
16/12/2010, 23:00
Para resolver o problema de aquecimento do câmbio da TR4, basta colocar um radiador de câmbio da L200 RS. Barato, fácil e resolve definitivamente.
Abs,
:stop:
Conseguir solução para problemas de aquecimento devia ser função dos engenheiros da MIT e não do consumidor.

André F
16/12/2010, 23:59
:stop:
Conseguir solução para problemas de aquecimento devia ser função dos engenheiros da MIT e não do consumidor.

Não creio que seja problema, mas uma adaptação para um tipo específico de uso é bem válida, especialmente com veículos fora de estrada.

Agora o pessoal confunde muito - overdrive ou sobremarcha é uma marcha com relação maior que 1, para economizar combustível, manter a temperatura do motor, etc. E não faz diferença, na estrada, desligar o OD - se usar o kickdown, o efeito será o mesmo.

Outra característica que o pessoal confunde é o uso do câmbio - estando na posição L ou 1, somente a 1a será usada, mas na posição 2 serão usadas 1a e 2a marchas, assim como na posição D ou 3 serão usadas 1a, 2a e 3a marchas e assim por diante. O Pajero Sport tem um botão para sair em 2a. E os únicos câmbios que permitem uma marcha única são os mais modernos, como os tiptronic, automatizados dsg, etc, em geral com borboletas no volante.

Nada melhor que o próprio manual da viatura, leitura obrigatória :concordo:

Gugu7
17/12/2010, 22:14
Não creio que seja problema, mas uma adaptação para um tipo específico de uso é bem válida, especialmente com veículos fora de estrada.


Ok André, mas quem chamou de problema de aquecimento do câmbio da TR4 foi o nosso amigo Márcio Medina, eu apenas opinei.
Mas eu concordo plenamente quando vc diz: uma adaptação para um tipo específico de uso é bem válida. Comprar um carro e querer participar de competições é um caso.
:stop: Mas esquentar o cambio apenas por subidas muito fortes ou mesmo, longas.

Imagine vc comprar um carro off Road 0/KM e ter que trocar o radiador porque eventualmente voce poderá subir uma serra, ou o pior, ter que ficar parado numa subida de uma serra ( geralmente sem acostamento) pra esfriar o câmbio AT.
Porque a MIT não vende o carro logo com esse radiador que o Márcio citou e pronto?!!!
:concordo:

André F
17/12/2010, 22:54
...Porque a MIT não vende o carro logo com esse radiador que o Márcio citou e pronto?!!!

Agora entendo teu ponto de vista, e concordo contigo - afinal, porque não usar se ajuda a melhorar o produto no seu aspecto mais importante, a confiabilidade?

Usei vários TR4, por vários anos, de modelos diferentes. Nunca tive superaquecimento. O TR4 tem suas limitações físicas, o cofre é apertado e o motor é pequeno. Apresentaram alguns problemas, é verdade, mas o superaquecimento eu atribuo a dois fatores: tipo de uso (requer preparação para uso intenso/pesado), ou mau uso. Principalmente há alguns anos atrás, tinha proprietário que confundia o TR4, um utilitário, com carro esporte, e aí não tem jeito - vai dar problema. Hoje não é tanto - o povinho mudou para os crossovers - estes são mais apropriados para os apressados do shopping (ou, às vezes, do hospital).

O principal problema da Mit nos modelos nacionais e que eu percebi, é a qualidade de componentes específicos e da montagem em vários aspectos. Algumas economias burras como essa do radiador - às vezes dá raiva mesmo. Nos últimos anos melhorou um pouco.

Saudações.

Robertux
21/12/2010, 22:47
A informação que tive sobre superaquecimento do câmbio foi de um amigo que comprou uma TR4 2010 zero km. Como ele tem barco em Parati, sempre que pode ele volta por Cunha e usando a reduzida com a alavanca em D o câmbio aqueceu e a reduzida escapou e não engatou mais.
Ele ficou parado sem saber o que fazer, quando o câmbio esfriou voltou a funcionar, consultando a concessionária a funcionária lhe explicou que era uma característica do carro, ele fico P da vida, depois descobriu que deixando o câmbio e L o problema fica resolvido. Pelo menos foi isso que entendi quando ele me contou por isso busquei mais informações aqui.

Ana Rosa
02/03/2017, 15:12
Olá

eu tenho uma dúvida, sobre a sua resposta, Faça o teste ao chegar próximo de lombadas (obstáculos) ou mesmo para parar no sinaleiro (farol) coloque em 2 (70-80 km/h) e assim que a velocidade baixar mais (45-40 km/h) coloque em L.

eu faço isso com a velocidade normal, sem colocar o pé no freio?