Conectar

Ver Versão Completa : Montando um cj5



Rafael de Oliveira 1
27/11/2010, 20:31
Galera prazer meu nome é Rafael, acabei de comprar um willys cj5 ele veio apenas a carroceria,chassi,rodas originais,para brisa..

Preciso de ajuda para o seguinte objetivo:
Andar com o jdeep na estrada pelo menos a 100 Km/h e fazer algumas trilhas moderadas.

to pensando em:
motor opala 6 cc 4.1 alcool ( Fui ver hoje)
cambio ??? ( preciso de ajuda??? bom custo beneficio)
DH opala ( vem com o motor)
Direçao escamotiavel do opala ( vem com o motor)
Pedais do Opala (vem com o motor)
embreagem ??? ( preciso de ajuda??? bom custo beneficio)
Diferencial original
agora oque mais precisa de mecanica??


me ajudem por favor..

O motor do opala com as peças mensionadas o cara fe 2600,00, oq vcs acham?, nao posso gastar muito.\


obrigado
Rafael

rubensx
28/11/2010, 00:53
cara é complicado, tem de revisar diferenciais, pensar em freio a disco, hidrovácuo etc...

serio... não pense que menos de 10 a 15 mil de gasto vc monta algo confiável, lembra disso...

o motor 4.1 exige que os eixos estejam em dia senào moi tudo, lembra da t-case (caixa de transferencia 4x4) cambio seria bom um clarkette oud e chevette 4 ou 5 marchas

enfim dá uma pesquisada nos assuntos do forum e procura um mecanico de confiança pra fazer os orçamentos... há inúmeras configurações pro que vc quer montar, mas nenhuma delas é "econômica" então vai com calma e traça uma meta plausível focado em quanto quer gastar (ou pode) e o que tem disponivel no mercado para o minimo do carro andar

boa sorte

Gibson Pacelle
28/11/2010, 08:26
Opa, bem vindo ao forum Rafael...
Se fosse vc ia de opala 4cc com câmbio de c10 3 marchas. Essa é uma configuração simples, barata e qu resolve na maioria dos casos, e como vc disse que n quer gastar muito é uma boa solução.
OBS: olhar se o motor vem com distribuidor, carburador, radiador, etc.

Posta umas fotos de como o jeep esta para termos uma noção.

Rafael de Oliveira 1
28/11/2010, 09:46
amigo muito obrigado pela a sua ajuda, oque seria clarkettet oud?
o cambio do chevette seria melhor o de 4 ou 5 marchas? para a finalidade que eu quero( trilha leve moderada e 100 km/h na pista)
os eixos se eu revisar tudo certinho ficaria bom o 6cc?
qual o disco de freio que posso por?
oque seria hidrovacuo?
a caixa de transferencia uso a do jeep mesmo?, dese que eu revise certinho?

muito obrigado pela sua compreençao....vou postar fotos dele com detalhe..

muito obrigado

Rafael de Oliveira 1
28/11/2010, 09:54
caro gibson, muito obrigado pela sua ajuda,
achei um 6cc a alcool aqui perto de casa, ele esta redondinho e ja vem completo, por isso que quero colocar ele mesmo...
vou postar fotos pra voces me ajudarem, pois nao entendo nada e nao gostaria de opiniões de pessoas que quer empurrar coisas encalhadas para leigos como eu e sim opiniões como voces nesse forum que gosta de jipes..

muito obrigado
Rafael

Rodrigo Baratti
29/11/2010, 00:04
Rafael,

Parabens pelo jeep, ele te trara alegrias.
Mas pelo jeito vc tem bastante duvidas e ainda conhece pouco, mas isso não será problema, pois vc já começou bem consultando o Fórum.

Praticamente todas as suas duvidas mecanicas vc vai conseguir exclarecer no Fórum e existem muitos tópicos especificos para cada uma.

A melhor dica que posso te dar é aprender a usar a pesquisa, ela permitira vc explorar todos esses assuntos a fundo e o melhor evitar desperdiçar dinheiro.

Outra coisa, Willys e 100 km/h não combinam, alguem aqui do forum escreveu que o Jeep tem a estabilidade de um tijolo e é a mais pura verdade. Até 80 km/h vc anda em relativa segurança se o conjunto estiver revisado, mais que isso é besteira.

Vou listar algus conjuntos bem comuns
Motor => Ap ou GM (4 cil ou 6 cil)
Cambio => chevette ou C10
Reduzida => willys ou band
Eixos => Dana ou Band
Freios => disco nas 4, ventilados, solidos
Molas => band ou willys
E mais um monte de coisas, principalmente de segurança: bancos, cintos, sto antonio, eletrica,.....

Para cada conjunto vc vai achar coisas e pessoas a favor e contra, aí vai da sua necessidade e vontade (R$).

Pesquisa que será mais facil vc decidir e direcionar suas duvidas.

[]'s e boa sorte

Rodrigo Baratti
29/11/2010, 00:07
O motor do opala com as peças mensionadas o cara fe 2600,00, oq vcs acham?, nao posso gastar muito.

Dependendo do estado tá caro pacas.

[]

Gustavo de Olliveira
29/11/2010, 08:21
SE o motor vier completo , ou seja com td oque precisa pra funcionar e estiver em bom estado, mais as Direção Hidraulica e peças que vc citou , tá um preço razoável.

Pagani
29/11/2010, 09:43
E tem outra...

Quem vai fazer a adaptação?

chinelao4x4
29/11/2010, 10:05
Galera prazer meu nome é Rafael, acabei de comprar um willys cj5 ele veio apenas a carroceria,chassi,rodas originais,para brisa..

Preciso de ajuda para o seguinte objetivo:
Andar com o jdeep na estrada pelo menos a 100 Km/h e fazer algumas trilhas moderadas.

to pensando em:
motor opala 6 cc 4.1 alcool ( Fui ver hoje)
cambio ??? ( preciso de ajuda??? bom custo beneficio)
DH opala ( vem com o motor)
Direçao escamotiavel do opala ( vem com o motor)
Pedais do Opala (vem com o motor)
embreagem ??? ( preciso de ajuda??? bom custo beneficio)
Diferencial original
agora oque mais precisa de mecanica??


me ajudem por favor..

O motor do opala com as peças mensionadas o cara fe 2600,00, oq vcs acham?, nao posso gastar muito.\


obrigado
Rafael
amigo,
parabens pela nova viatura !!
recomendo um ótimo conjunto, e uma adaptação com pessoas experientes, pois andar á 100 km por hora com um cj ...
pense na segurança primeiro
troca dos feixes de molas pela da TOYOTA,
freios disco com hidrovacuo, alargadores de roda ,direçao hidráulica, bancos conchas, cintos 4 pontas, gaiola traz. e dianteira, mais ou menos isso,
6cc opala mais um cambio 4 marchas clark, fica otimo, procure nos topicos "adaptação "
ate um cj original anda 100 km POR HORA , quero ver parar, rsrsrs
ABRÇS

Rafael de Oliveira 1
29/11/2010, 11:11
A todos os novos amigos muito obrigado pela ajuda,

Minha maior duvida mesmo é sobre toda a mecanica...

Vamos la:

Motor => Ap ou GM (4 cil ou 6 cil) >> opala 6cc
Cambio => chevette ou C10 ?? >> qual o melhor 4 ou 5 marchas?? (vou preferir do chevette mesmo por causa do preço)
Reduzida => willys ou band ( reduzido pode ser a oroginal do jeep mesmo???)
Eixos => Dana ou Band ( a oroginal não fica bom do jeep???)
Freios => disco nas 4, ventilados, solidos
Molas => band ou willys ( vou por da toyota pode ser?)

Agora sobre a adaptação nao tenho ideia com quem fazer!!
Alguem ai pode me ajudar a indicar algum mecanico de confiança perto da regiao de Itatiba ou mesmo em Sao paulo??....E tambem se alguem sabe dessas peças que voces estao me falando para vender?? cambio, eixo, ate o motor tambem...

muito obrigado
Rafael

OBS: ja desisti de passar de 80 km por hora, muito obrigado pelas informações pois nao conheço nada de jipe.

Rodrigo Baratti
29/11/2010, 11:46
Rafael,

Opala 6 cil + cambio chevete não é uma adaptação comum, procure no tópico especifico sobre esse cambio Caixa de Chevette no Jeep (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11259) - use a pesquisa e leia o tópico todo antes de perguntar.

Reduzida willys vai bem, mas se vc tem que comprar uma procure uma de band e compare os preços.

Eixos => dana (orig. willys) ok

Molas => band ok

Em Itatiba conheço de trilha o Tocaio, mecanico gente boa! Ele tem um Niva vermelho e não deve ser dificil encontrar, só não conheço o serviço.
Em Jundiai tem o Spina (4817-3315) e o Ronaldo (4607-3887).

Antes de comprar qualquer peça ache o mecanico que fara as adaptações, ele poderá dar boas dicas e referencias, depois cruze as informações que ele te passar com as que tem no Forum.

[]'s

Rafael de Oliveira 1
30/11/2010, 09:21
Obrigado novamente pelas indicações,

Alguem sabe onde posso encontrar ou comprar o gabarito do chassi do CJ5?

Valeu
Rafael

Rafael de Oliveira 1
30/11/2010, 09:26
Amigos alguem sabe onde posso encontrar o gabarito do Chassi do CJ5?

Obrigado
Rafael

Rodrigo Baratti
30/11/2010, 10:40
Rafael,

Deve ser piada né!! :shock:
Parece até trote de faculdade!?!? :lol::lol::lol:

Pesquise que vc acha as medidas para gabaritar o chassi.

[]'s

Rafael de Oliveira 1
30/11/2010, 14:27
Rodrigo
Obrigado pela ajuda!!!
Abraço Rafael

Rafael de Oliveira 1
01/12/2010, 19:29
amigos andei lendo sobre o motor opala 6cc com cambio de chevette 5m.
oque realmente eu preciso para fazer a adaptacao no cambio do chevette x motor de opala 6cc X reduzida do willys? precisa de qual peça para essas adaptaçoes?? alguem sabe me indicar onde vende??

Ari Willys
01/12/2010, 19:52
amigo, acredito que na gama4x4.com.br ou garra4x4.com.br deve ter as flanges ja prontas para adaptar motor de opala na caixa de chevete.

Espero ter ajudado.

Grato

Ari

Willian Del Piero Rocha
01/12/2010, 21:21
Tente na www.deeptec4x4.com.br (http://www.deeptec4x4.com.br) ......
Mas,,se pesquisar bastante,estudar sobre as adaptações que já forão feitas pelos companheiros do forum...
Acompanho o Forum hà bastante tempo e uso muito a pesquisa,ou mesmo ,vou voltando as "páginas" e quando encontro um tópico de um assunto que tenho dúvidas,leio até o final.
Boa leitura.:concordo:

Rafael de Oliveira 1
02/12/2010, 19:09
amigos falei com 3 mecanicos hoje, e me aconselharam a sair fora o opala 6cc + cambio chevette( disseram que o cambio nao aguenta).
andei pesquisando sobre cambio clark, vai ficar muito caro comprar o motor opala+clark+adptaçoes.
Oque voces me aconselham:

motor silverado 4.1 gasolina + cambio original da silverado?
motor ap 1.8 ou 2.0 + cambio chevette?

o ap sei que vai ser mais facil a adaptacao, o motor que eu vi da silverado ja vem com o cambio junto ( o cambio sa silverado é bom? ) oque eu preciso comprar mais para adaptar o motor + cambio da silverado no willys? tipo qual motor de partida? qual volante?qual caixa seca em fim???por favor estou para fechar o motor me ajudemmmm!!!!

obrigado

Cacá
02/12/2010, 22:31
Oi Rafael, tudo bem? Parabéns pela viatura, amigo - e bem-vindo ao mundo cruel das adaptações :twisted:. Vou dar as minhas opiniões, mas acho que levarei pedradas... hehehehehe...

1) JEEP é um carro no gerúndio. Vc vai estar sempre adaptando, melhorando, testando, quebrando e arrumando. POrtanto, parta do princípio que NADA que vc faça no Jeep será definitivo.

2) Isso posto, eu utilizaria a estratégia da recomposição do Jeep, e não a estratégia de adaptação logo de cara. Ou seja: colocaria no jeep o que seria original do ano dele: motor/cambio/reduzida, direção e suspensão.

3) Colocaria os kits de freio a disco do Berga - traseiros com freio de mão e dianteiros com duas pinças, por questões de segurança.

Daí pra frente, com a viatura andando e brecando, vc vai conhecer melhor o carro, podera fazer as adaptações que vc realmente sentir necessidade e não "amarra" uma adaptação na outra. Ja imaginou vc levar o seu jeep pra um mecânico e falar "bota pra rodar"??? Nossa, cê tá fud1d0! E ainda vai ficar lambendo a carroceria por uns 6 meses. Tá afim?

Cara, começa pelo caminho mais fácil, mesmo que vc coloque um motor grande, uma suspa da toy, etc, vc nunca vai parar de mexer mesmo... acho que dessa maneira vc já deixa de jogar fora uma boa grana :dance:

Bão, antes que vc pergunte quem é o Berga, vou dar um conselho de amigo para vc não levar patada da galera: USE A FERRAMENTA PESQUISAR. Vá na home do Fórum, entre na seção que vc quer e pesquise. tem muita coisa boa já postada, dá pra vc ler 1 mes sem parar fácil, fácil. Ok? Não leve a mal, é um hábito entre os foristas sugerir a pesquisa para evitar duplicidade de posts :concordo:

No mais, mantenha contato por aqui e vá reportando os seus grilos, a gte tá aqui pra trocar informações e fazer novas amizades.

abraço!

Rafael de Oliveira 1
03/12/2010, 00:22
caca muito obrigado pela informaçoes, o problema que meu jipe nao veio absolutamente nada...apenas chassi sem suspencao com os diferencial , toda a lataria mais nada...acho que a reduzida veio tb....mas do resto nao veio nada nada....tenho que colocar toda a mecanica, eletrica etc etc....por isso que ja queria colocar alguma coisa razoavel nele......mas enfim to ferrado mesmo.....

muito obrigado pelas ajudas e acho que vou demorar muitoooo para montar essa viatura tao esperada....

obrigado novamente caca.

Rodrigo Baratti
03/12/2010, 11:22
Rafael,

Receita de bolo.
A bagaça vai andar, mas não reclame que não era o que vc esperava ok? :concordo:

Coloca AP 1.8 ou 2.0 (o que tiver mais facil) já com injeção + cambio Chevette + reduzida jeep - provavelmente o conjunto mais barato e facil de adaptar

Todas as flanges para essa adaptação vc encontra nas lojas especializadas em 4x4 ou no Spina e Casa das Peças que citei lá atras.
Se tiver duvidas sobre essas flanges de uma olhada nos sites da:
DEEPTEC (http://www.deeptec4x4.com.br/default.asp)
ADAP BRASIL (http://www.adapbrasil.com.br/)

Suspensão use de Toy, monte SPUA :mrgreen: que é mais simples e adequado para o uso leve, os amortecedores pesquise no fórum.

Direção use da S10, simples adaptação e vc usa a bomba do AP mesmo.

Os freios use do Berga, melhor relação custo/beneficio.

Com tudo isso + um bom mecanico o jeep vai andar.

De novo, use a pesquisa que vc terá mais acertividade na escolha, vai aprender muito e economizar mais ainda.

[]'s

JCJ
03/12/2010, 15:23
Jipeiro é tudo igual !

Primeiro chega falando que não pode gastar muito e algumas mensagens depois já ta falando em motor e câmbio de silverado ! :mrgreen:

Vai na lenta se não vc perde o controle da coisa ! :concordo:

:arrow: Para todas as dúvidas desse tópico até o momento, tem resposta no fórum a vontade !

Se não começar a pesquisar e entender do que vc esta falando, a galera vai parando de ajudar !

[]´s
JCJ

Rodrigo Baratti
03/12/2010, 17:39
Se não começar a pesquisar e entender do que vc esta falando, a galera vai parando de ajudar !

Ultimamente ando bem paciente!!:mrgreen:

[]'s

Gibson Pacelle
03/12/2010, 18:08
Minha opinião continua sendo motor opala 4cc + c10 3 marchas e se quiser bota um DIS, esse conjunto uso no meu jeep e nunca me deixou na mão, vlw

Rafael de Oliveira 1
03/12/2010, 19:17
de novo obrigado pelas ajudas!!!nao precisam se preocuparem que vou parar de perguntar sobre mecanica...ja comprei um 6cc de opala 4.1 + cambio da C10 5m+ caixa seca da C10 + DH opala + pedal de corcel + Escamoteavem de Vectra....espero nao ter feito cagada.......vou pesquisar agora sobre o resto qualquer duvida posto aqui e se alguem tiver saco de ajudar um novato que nao entende nada vai ser muito bem vindo e agradecido por isso...quem sabe a todos que me ajudaram podemos nos encontrar para tomar uma gelada para ver o jpe que montamos juntos rss.......\

bom galera de novo agradeço pela paciencia...e vou continuar a pesquisar..

valeu!!!!

JCJ
03/12/2010, 19:54
Ultimamente ando bem paciente!!:mrgreen:

[]'s

É o espirito natalino ! :odedo:

[]´s

Rodrigo Baratti
04/12/2010, 07:58
de novo obrigado pelas ajudas!!!nao precisam se preocuparem que vou parar de perguntar sobre mecanica...ja comprei um 6cc de opala 4.1 + cambio da C10 5m+ caixa seca da C10 + DH opala + pedal de corcel + Escamoteavem de Vectra....espero nao ter feito cagada.......vou pesquisar agora sobre o resto qualquer duvida posto aqui e se alguem tiver saco de ajudar um novato que nao entende nada vai ser muito bem vindo e agradecido por isso...quem sabe a todos que me ajudaram podemos nos encontrar para tomar uma gelada para ver o jpe que montamos juntos rss.......\

bom galera de novo agradeço pela paciencia...e vou continuar a pesquisar..

valeu!!!!

Comprou um belo conjunto!! Parabéns! :shock:
Dosa o pé com essa maquina hein! :twisted: Ela passa dos 100 facil!

Já definiu quem vai fazer a montagem?

O problema não é ter duvidas e sim não usar a pesquisa, todos temos duvidas e o forum nos ajuda, mas use a pesquise que vc economiza tempo seu e nosso, numa boa!
Não se preocupa não que o saco ainda tá vazio, mais perto do Natal o bicho pega! :mrgreen:

[]'s e vai perguntando. :concordo:

Guilherme Kyrillos
05/12/2010, 14:14
Rafael, saudações.
Parabéns pelo conjunto. Na miha opinião, fez uma ótima escolha.
Tenho um um conjunto igual a esse seu e usei um adaptador da Deeptec pra montar com a t-case Wyllis.
Uso pneus 31 recapados com VJ900 e relação 9X44 nos diferenciais, acho que ficará bom.
Só não está pronto por que estou com dois problemas pra resolver:
1. retirei da grade a caixa suporte do radiador original e mesmo assim não deu espaço pra instalar o eletroventilador.
2. transmissão traseira (eixo cardã).
Tenho duas saídas, QUE JA FORAM INTENSSAMENTE DISCUTIDAS AQUI NO FÓRUM: alongar o chassi - que não vou fazer, e alongar a frente do CJ5 (pára-lamas e capô), essa em estudo.
Pense nisso.
[]ss

Rafael de Oliveira 1
05/12/2010, 22:08
Guilherme obrigado pelas informaçoes,

Hoje tive uma grande tristeza quando fui mostrar as peças para o mecanico, ele me falou que meu chassi nao tem condiçoes de reforma.....esta condenado...
oque eu faço????

Robertux
05/12/2010, 22:22
Não é impossível um chassi condenado, mas é bem dificil. Depois que vi a reforma de um chassi todo podre na X4 e ficou zero bala, acho dificil condenar um chassi, talvez esteja dificil de recuperar e o mecânico não tenha as condições necessárias, mas condenar? Só se estiver totalmente podre e isso acho que vc teria visto.
Poste umas fotos para a gente.

Dê uma olhada nesse link, seu chassi está pior do que este?
http://www.x4aventura.com.br/veiculos_view.asp?id=19

Rafael de Oliveira 1
06/12/2010, 09:52
bom dia amigos,
alguem sabe me informar sobre o chassi e o kit de suspenção da cinfel?http://www.cinfel.com.br/
Se alguem puder me passar informações sobre essas peças fico muito agradecido, pois estou achando que a melhor solução $$ ..

Obrigado
Rafael

Rodrigo Baratti
06/12/2010, 10:44
Não é impossível um chassi condenado, mas é bem dificil. Depois que vi a reforma de um chassi todo podre na X4 e ficou zero bala, acho dificil condenar um chassi, talvez esteja dificil de recuperar e o mecânico não tenha as condições necessárias, mas condenar? Só se estiver totalmente podre e isso acho que vc teria visto.
Poste umas fotos para a gente.

X2

Já vi cada chassi ser recuperado!!:shock:



alguem sabe me informar sobre o chassi e o kit de suspenção da cinfel
:discordo: Tem varios tópicos especificos sobre esses assuntos, pesquisa que vc acha.

[]'s