PDA

Ver Versão Completa : Body Lift pra S10



Walter L. L. Casitta
13/04/2005, 20:09
Pro pessoal que gosta de S10...
Assim que a S10 do meu irmão voltar da oficina, (ta retificando o motor e isso deve levar umas 3 semanas), vamos instalar um Body Lift de mais ou menos 3” (é o que eu espero, mas isso vai depender da dificuldade). Prometo documentar e disponibilizar aqui no fórum...
A S10 dele é uma cabine estendida 97 e vai rodar, alias já estava rodando com 31. Já vou avisando que só esse body lift não será suficiente para os 33”.

Caio Castro Silva
14/04/2005, 10:54
Fala Walter.....tô doido pra ver uma S-10 , Blazer calçando uns 33".... :twisted:

Ele levantar +ou- 3" e manter os 31"?


[]´s boa sorte

Walter L. L. Casitta
14/04/2005, 11:49
Caio, 33” numa S10 é complicado. Tem que trocar as rodas, pra não levar multa tem que colocar alargadores de pára-lamas mesmo com body lifit. Fora a falta de potência do motor 2.5HSD. O 33” rouba no mínimo 14% de torque com o diferencial original.
Essas modificações chegam a ficar muito mais cara que o body lift. Só a retífica do motor já vai levar R$5200,00 e os 31”, que estão lá são 0KM então resolvemos deixar isso pra uma próxima etapa.

Nando
14/04/2005, 14:48
Vai manter os 31.... então pergunto.... pra que o Body Lift??? Só pra deixar ela mais instavel? Aplica a grana e faz tudo de uma vez, a S-10 vai ficar ridícula com +3" de lift e pneus 31.

Walter L. L. Casitta
14/04/2005, 20:03
Nando,
Eu espero que você esteja enganado, A S10 como a L200 e diferente da Ranger, tem o vão dos pára-lamas pequeno. Quando você coloca o 31” lá, a impressão é que os pneus são bem maiores. Acontece que quando se coloca o 31” alguma coisa tem que ser feita. Já colocamos jumelos na traseira, atochamos a barra de torção. Em resumo pioramos a S10.
O que queremos é aplicar a S10 a mesma receita usada na L200. A L200 é assim e não acho ridículo. Sei também que não se comparam, então vamos pagar pra ver.
O body lift é um artifício relativamente barato e esperamos não gastar muito mais que R$600,00 de material, não teremos custos com a mão de obra porque os serviços faremos nas horas de folga. Depois do body lift existem outras prioridades como um intercooler por exemplo, se ficar bom realmente e aparecer um jogo de coroa e pinhão...

Edintruder
17/04/2005, 22:52
Pelo que eu entendi vocês vão fabricar o body lift? Eu ando na volta para fazer um para a minha Ranger a partir dos arquivos que colocasses na área para download. Mas por hora estou transformando a minha moto em uma chopper, e como a mulher está grávida a grana encurtou em contas e juntando para o parto particular, daí as minhas coisinhas vão ter que esperar.

Miranda
18/04/2005, 16:49
o q são esses body lifts?

Nando
18/04/2005, 17:03
Pelo amor de deus! Pesquisa ai brother!

Pequeno jr
18/04/2005, 17:49
Bem, voltamos as conversas sobre os BL - Body Lift.

Walter, como vc tbm tem ranger e usa os pneus 33'' tinha q t contar q neste ultimo final de semana nao vi apenas umas ranger com os 33'' sem os "BL", mas vi duas ranger uma junta da outra.

No domingo em BSB rolou o trofeu masserati e os carros de resgate são duas rangers 2.5 com pneus 33'' sem BL da BF. ... por sinal ficaram muito bonitas.

Outra coisa, ... as rodas eram no "desenho" da original da XLT, ou seja, não sei se eram rodas originais pois poderia ser apenas o desenho original e com alteração na tala dela.

Walter L. L. Casitta
18/04/2005, 18:13
Ranger com 33” sem body lift, não funciona. Vejo o pessoal por aí dizendo que fez, que aconteceu, que o 33 não pega. Pega sim! Ou então a suspensão ficou uma merda. A verdade verdadeira é que Ranger com 33” só com body lift mesmo...
Isso também vale pra S10 com 31”
Podem falar o que quiserem... Não adianta apertar a barras de torção...

Wallace
19/04/2005, 09:28
Body lift ou kit de suspensão.

CLAUDIO-RIECK
23/04/2005, 22:35
Eu tenho uma S10 V6 4X2, e instalei um Body Lift de 3', coloquei jumelos maiores nos feixes de molas traseiros e dei uma leve apertada nas barras de torção da suspensão dianteira. Ficou bem alta e muito bonita pro meu gosto.
A minha idéia era colocar os pneus BF 33x12,50, mas na frente não tem como usar o 33 com as rodas originais porque raspa muito no chassis, não dá pra virar quase nada a direção.
Então estou andando com os 33x12,50 atrás e com 31x10,50 na frente. E estou procurando rodas para a S10 que tenham o off-set bem negativo para que tenha espaço pra colocar os pneus 33 na frente também. Mas não estou achando rodas para a S10 de 5 furos em lugar nenhum.... muito difícil mesmo já procurei por tudo.
Outra opção seria fazer uns espaçadores para as rodas............ Alguém conhece um lugar que faça isso?? Ou que tenha rodas pra S10???
Obrigado a todos.

Walter L. L. Casitta
23/04/2005, 23:02
Cláudio,
Se fizer opção por rodas de ferro, existem varias empresas especializadas em reformas de rodar que conseguem alargar e mudar o off-set das rodas. Pelo menos aqui em BH existe.
Pra fazer um espaçador é só procurar uma tornearia.

Coloca algumas fotos pra gente ver como ficou...

CLAUDIO-RIECK
24/04/2005, 15:38
E aí pessoal? Vejam aí as fotos da minha S10 com o Body Lift, mas ainda com as rodas originais e com os pneus 31 na frente:

CLAUDIO-RIECK
24/04/2005, 15:40
Mais uma:

CLAUDIO-RIECK
24/04/2005, 15:42
.......

Caio Castro Silva
25/04/2005, 10:44
P**A QUE PARIU! :shock:

FICOU LINDA...... JÁ TO SALVANDO AS FOTOS :lol:

PARABENS!!!!

Caio Castro Silva
25/04/2005, 11:14
É isso ae Cláudio!!!!

Cara, vc falou das dificuldades de encontrar as rodas..... eu sou leigo no assunto, mas aquelas rodas, DAYTONA não serveria????? (eu acho linda essas rodas... :D)

Não consegui copiar a foto então

http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=10683

Se não cabe, alguem sabe me explicar o pq?


[]s

CLAUDIO-RIECK
25/04/2005, 15:30
Caio, obrigado pelos elogios referentes a S10.... Ela realmente ficou muito linda e até hoje não vi nenhuma igual a minha, os donos de S10 geralmente deixam ela originalzinha ou rebaixam (horrível!!!).
Mas até que eu vejo várias S10 com a suspensão elevada e com pneus 31 por aqui, mas com Body Lift e 33 ainda não vi nenhuma além da minha.
Essas rodas que tu me sugeriu são muito bonitas são as que eu havia pensado em comprar, mas infelizmente só existe na furação de Ranger e F1000............ Tô pensando em mandar fazer um adaptador de furação pra poder instalar essas rodas com a furação de Ranger/F100.
Se alguém souber de quem faça esse tipo de adaptadores de furação para roda, ou como o outro companheiro sugeriu antes alteração do Off-Set de rodas de ferro, eu gostaria de saber.

Obrigado pela atenção de todos.

Wallace
25/04/2005, 19:20
A furação da Cherokee Sport e Wrangler são as mesmas.

Walter L. L. Casitta
30/04/2005, 19:31
Taí, recém chegada da retífica a nossa S10 que será a cobaia, pronta pra instalação do body lift. Essa será a última vez que será vista na rua, e já esta desmontada esperando pela confecção das peças do lift.

Edintruder
30/04/2005, 20:07
A S10 está muito legal, mas quando mostra a tua Ranger junta na mesma foto, daí parece pequena a ponto de dar idéia de ser do mesmo tamanho de uma saveiro...

Walter L. L. Casitta
30/04/2005, 20:26
O ângulo que foi tirado a foto, cria a ilusão de que a Ranger é muito maior. A Ranger é maior sim, mas nem tanto...

CLAUDIO-RIECK
30/04/2005, 21:45
Walter,

A S10 tá linda, acho muito maneiro S10 estendida com pneu grande. Legal tb a tela que tu colocou no lugar da tampa. Já decidiu se vai colocar 33 ou deixar os 31 mesmo???

Na minha eu fiz o Body Lift e deixei os 31 por um tempo mas fica meio estranha.... Falta pneu, ficam as caixas de rodas vazias, principalmente na traseira. E a tua S10 vai ficar MUITO alta depois do Body Lift porque ja está com os jumelos maiores......... e na frente tu apertou as barras????

Acho que tu deveria colocar os 33x12,50 :twisted: hehehehhehe

Cara vai ficar muito bonita quando pronta. Eu estou procurando ainda os alargadores ou as rodas com off set negativo.......

Quando a minha ficar pronta vou postar a foto da S10 calçada com os 33............

Vai ficar muito mais bonita que a Ranger................com todo respeito aos rangeiros.

Ah, mais uma coisa.... esses jumelos tu mandou fazer? Ou é de algum outro carro??? Me interessei..

Abraços.

Edintruder
30/04/2005, 22:23
Realmente, o ângulo da foto fez muita diferença. É como o Jean Claude Van Damme faz na hora de tirar fotos com fãs, ele dá um passo a frente para não parecer baixinho...

Walter L. L. Casitta
01/05/2005, 10:48
Cláudio,
Essa é a S10 do meu irmão e depois de gastar quase 6 paus com a retífica do motor, com certeza, pelo menos por enquanto vai ficar com os 31 mesmo.

Impressionou-me o quanto que os 31s raspam no chassi. Raspam quando a direção está totalmente esterçada, a ponto de impedir que a direção atinja os batentes e já não tem tinta nos ponto em que eles raspam. Na trilha os traseiros também raspam na parte interna do para lamas durante a torção do eixo.

Já estou achando que aqueles espaçadores só não são suficientes pra colocar os 33 nessa S10, alem do mais, ela é a diesel HSD2.5. 33 com esse motor tem que trocar os diferenciais. Mesmo com os 31 ela já sofre pra arrancar nas subidas.

As barras foram apertadas, os batentes foram rebaixados e os amortecedores endurecidos. Aqueles jumelos foram feitos sob encomenda por um cara que fabrica acessórios pra jipe aqui em BH. Aquilo não tem segredo, é só copiar o original usando barra chata de 3/8x2.5” alongando 3”.

CLAUDIO-RIECK
03/05/2005, 18:28
Walter,

A S10 do teu irmão tá raspando quando esterça o volante com os 31 porque tá com as barras de torção apertadas. Estão apertadas no máximo, não?
Acontece que quando tu levanta a dianteira apertando as barras de torção a roda se aproxima do chassis e por isso raspa. Na minha depois do Body Lift eu pude soltar um pouco os parafusos bas barras e os pneus 31 não raspam nada, nem com a roda esterçada ao máximo.
Com os espaçadores ou rodas com o off set bem negativo dá pra rodar com os 33 sem problemas...já vi aqui em Porto Alegre.

O problema só é o preço de pneu 33, mais roda.....vai longe essa brincadeira....

Abraço

suski
04/05/2005, 00:03
Qual kit de lift vc colocou para levantar 3"? Ou não foi nenhum, foram modificações separadas? É 4x2 ou 4x4? Vc fez o lift E mexeu na barra de torção para frente? POrque eu já mudei minha barra de torção para aumentar um pouco, mas quero colocar uns 31 e não sei se vai pegar, será que pega? Que fazer para não pegar?

Valeu,

Eduardo Suski

suski
04/05/2005, 07:57
Walter, eu também sou de BH e estou procurando um body lift para a minha S10. Apesar de ser 4x, já encomendei um diferencial auto-blocante da dana para melhorar a tração fora de estrada. Sei que não dá para fazer aquele off-road, mas para ir para aterra já está legal. Porém, preciso de um lift para caber os 31 legal. Então a pergunta principal é a seguinte: Qual kit vc vai por? 3"? E principalmente, ONDE vc vai fazer o serviço e QUANTO ficará tudo?

Abraços,
Eduardo Suski

Walter L. L. Casitta
04/05/2005, 08:50
Edu,
Não existe um kit específico pra S10 Nacional, então eu estou fazendo um, durante os fins de semana. Estou fazendo as peças e instalando em casa eu mesmo. Comecei neste último fim de semana e a S10 já está parcialmente desmontada.
Não sei ainda quando vai custar tudo, mas não deverá ficar caro não, já que não terei despesas com a mão de obra.
Se não aparecer imprevistos ou o dia das mães não atrapalhar espero ter 90% pronto no próximo fim de semana ficando para o próximo o acabamento e você pode ir lá pra ver como ta ficando, aproveitar e juntar o máximo de informações.
Se preferir, pode esperar mais um pouco que vou colocar todas as informações necessárias (descrição, desenho das peças e fotos e preços) aqui no fórum.

Wallace
04/05/2005, 10:03
Varia de modelo para modelo de S-10 mas já para ter uma ideia:
Kit de suspensão HDS de 2 polegadas com amortecedores, US$ 890,00
Body Lift de 2 polegadas para cabine extendida, US$ 210,00
Body Lift de 3 polegadas para cabine extendida, US$ 240,00

suski
04/05/2005, 19:41
Wallace, minha S10 é 4x2, cabine simples ano 99. Qual kit específico para ela vc tem? Além disso, moro em BH. Como ficaria o envio e instalação?

Obrigado pelas dicas,

Eduardo Suski

suski
04/05/2005, 19:44
Walter, eu vou quere ver um dia sim. Na verdade o que eu quero fazer na minha é levantar o suficiente para caber sem problemas um BFG 31", mas sem atochar a barra de torção dianteira. Atrás fica fácil levantar. Um calço já fica legal, mas qual boa solução para levantar a frente sem ser só pela barra de torção?

Valeu,

Eduardo Suski

Walter L. L. Casitta
04/05/2005, 21:38
Edu, S10 com 31”só funciona com body lift ou lift Kit.

Alexandre X
04/05/2005, 22:02
Edu, S10 com 31”só funciona com body lift ou lift Kit.

Eu estou querendo colocar pneus 40" em uma S10, alguem tem ideias?

suski
04/05/2005, 23:29
Claudio, que kit de body lift vc usou? Ou não foi kit? Como vc deixou sua frente tão alta? Quero colocar 31" e de acordo comko Walter vou precisar de um body lift. Mesmo se não precisasse eu queria fazer. Como vc fez? Na frente não foi só barra de torção, foi?

Valeu, Eduardo Suski

Wallace
05/05/2005, 10:44
Wallace, minha S10 é 4x2, cabine simples ano 99. Qual kit específico para ela vc tem? Além disso, moro em BH. Como ficaria o envio e instalação?

Obrigado pelas dicas,

Eduardo SuskiPara 4x2 o kit de suspensão é mais barato.
Kit inclui 2 molas helicoidais, 4 amortecedores e jumelos traseiros maiores OU lamina extra (add-a-leafs).
US$ 710,00 + frete de Floripa até você.
A instalação fica por sua conta.

CLAUDIO-RIECK
06/05/2005, 00:07
Claudio, que kit de body lift vc usou? Ou não foi kit? Como vc deixou sua frente tão alta? Quero colocar 31" e de acordo comko Walter vou precisar de um body lift. Mesmo se não precisasse eu queria fazer. Como vc fez? Na frente não foi só barra de torção, foi?


Caro Eduardo, eu usei um kit de Body Lift de 3´, jumelos maiores na traseira e as barras de torção levemente apertadas. Não dá pra apertar muito que fica horrível a suspensão....Agora só me faltam rodas mais largas com off set negativo ou espaçadores pra colocar 33 na frente tb.

Mas se tu quiser usar 31 dá pra ser sem o Body Lift sim. Eu andei durante mais de um ano na minha S10 com as barras de torção apertadas e jumelos na traseira, rodando tranquilo com os 31.

Tem uns caras que colocam parafusos maiores nos reguladores das barras de torção e abrem em cima o limitador que tem ali.....Também dá pra inverter a posição dos pivôs superiores da suspensão, isso te dá um ganho de uns 3 cm de altura na dianteira, então dá pra levantar no total uns 6 cm ou talvez até um pouco mais na barra de torção e cabe os 31 na boa. O problema é que a suspensão fica bem dura e tem que fazer a cambagem nas rodas. Outro problema é que isso acelera um pouco o desgaste das peças da suspensão dianteira os pivôs principalmente.

Tem os pontos negativos mas é uma opção bem barata pra instalar os pneus 31 com folga, tem um cara que conheci que colocou 33 com essas modificações!!!!

Mas se tu quiser gastar mais e ficar com a camionete bem mais confortável instala um Body Lift, como eu fiz que vale a pena.




Eu estou querendo colocar pneus 40" em uma S10, alguem tem ideias?



Tá falando sério mesmo??? Vai ser a S10 mais bruta do Brasil.........

Eu acredito que com um Kit de Lift na suspensão de 6´ junto com um Body Lift de 4´ ............Além de rodas de tala 10´ com o off set beeeem negativo deve ser possível. Alguém me corrija se eu estiver errado.

Abraço a todos.

CLAUDIO-RIECK
06/05/2005, 00:21
Vejam só essa S10 com pneus BF 35 .......[/img]

suski
06/05/2005, 10:07
Wallace, vc me passou o preço do kit de suspensão. E de body lift? Quanto que fica um kit de body lift de 3"? Além disso, vc acho que amortecedores HDS são bons para S10 com maior uso em cidade e pequenas saídas off-road?

E Claudio, vc comprou o kit ai mesmo? Quanto pagou? Ficou mais instável, balançando mais?

Valeu,
Eduardo Suski

Alexandre X
06/05/2005, 10:14
Vejam só essa S10 com pneus BF 35 .......[/img]
Eu tava pensando em montar uma S10 como essa para fazer trilhas com a familia:

Alexandre X
06/05/2005, 10:15
... mas contei os trocados e cheguei a conclusão que teria que vender o X Mobile. Como ele já é uma lenda e possui alma :shock: , não posso me desfazer... :D

Walter L. L. Casitta
21/05/2005, 18:22
Finalmente a S10 ficou pronta...
O melhor da história é que foram gastos pouco mais de R$200,00 de peças. No arquivo PDF abaixo, coloquei a lista do material e mais alguns detalhes.

Luiz Antonio
21/05/2005, 18:34
Walter L. L. Casitta, parabens amigo, ficou show a S10 e o preço melhor ainda, e parabens tbm. pela beleza de trabalho na postagem aqui no forum.

[]'s :D :D :D

Bianor
22/05/2005, 06:06
Prezado quantas polegadas levantou ?
A S-10 ainda esta usando os Pneus BF 31?
Esta raspando na parte interna do chassis ?
O ventilador do motor ficou no mesmo lugar pois é preso do chassis e o radiador subiu junto com a carroceria não eh? Como resolveu isso?
Sds

Bianor
22/05/2005, 06:17
CLAUDIO-RIECK, prezado gostei da ideia do pivo do braçao superior qual foi o modelo do pivo que o seu amigo colocou ?

Walter L. L. Casitta
22/05/2005, 10:03
Prezado quantas polegadas levantou ?

3"


A S-10 ainda esta usando os Pneus BF 31?

Sim. 33” nem pensar, o body lift não abre espaço para o 33”


Esta raspando na parte interna do chassis ?

Continua raspando sim, mas deve diminuir. Ainda não desapertamos as barras de torção.


O ventilador do motor ficou no mesmo lugar pois é preso do chassis e o radiador subiu junto com a carroceria não eh? Como resolveu isso?

O ventilador acompanhou o motor e o chassi, o radiador subiu coma carroceria. Nada precisou ser feito e isso ainda criou um espaço embaixo pra instalação de um intercooler (veja a foto...)

ojaneri
23/05/2005, 17:51
Walter,

Muito dez a S-10. Agora me diz uma coisa, a diferença do BL da Ranger pra esse da S-10 é muito grande? Da pra compensar os R$ 1.800,00 :roll: que cobram por ele? :-P

CLAUDIO-RIECK
23/05/2005, 19:15
CLAUDIO-RIECK, prezado gostei da ideia do pivo do braçao superior qual foi o modelo do pivo que o seu amigo colocou ?

Caro Bianor, o pivô superior é o original da S10, só que é invertido para que a suspensão dianteira ganhe alguns cm a mais na altura. Vou ver se consigo algumas fotos para ilustrar melhor.


[/quote]Finalmente a S10 ficou pronta...
O melhor da história é que foram gastos pouco mais de R$200,00 de peças.[quote]

Parabéns pela S10 Walter, ficou muito bonita realmente um trabalho bem feito. Mas fiquei impressionado como foi barato, gastou só R$ 200,00 para um trabalho tão bom....... Não entendo como a KEKO vende aquele Body Lift para a Ranger por R$ 2.000,00.
O mercado para Off Road no Brasil percisa de mais opções, eu as vezes até penso em investir no desenvolvimento de um kit de Body Lift ou de suspensão para uso nas nossas pick ups.......mas atualmente não possuo todo o capital necessário para isso.
Mas quem sabe no futuro.......

Walter L. L. Casitta
23/05/2005, 19:29
Agora me diz uma coisa, a diferença do BL da Ranger pra esse da S-10 é muito grande? Da pra compensar os R$ 1.800,00

Não sei. O Body Lift da Ranger é um bem mais complexo. O da Ranger usa por exemplo parafusos de M12x210mm de comprimento, que só por encomenda, tem os suportes do radiador, levantador do estepe, o do pára-choque que é feito de chapas de ¼”com dobras e cortes complicados, impossíveis de se fazer em casa, e que não precisei na S10.

Alem do mais o da Keko que tem acabamento de primeira e manual de instalação e é vendido aqui em BH com a mão de obra de instalação, margem pra revenda e impostos incluídos.

O que eu gostaria mesmo era que mais alguém aqui na lista que não tem a disposição e as ferramentas que tenho a minha disposição construísse um kit pra Ranger só pra saber se o da Keko vale ou não os R$1800,00.

Bianor
23/05/2005, 21:01
Prezado Walter L. L. Casitta tinha uma foto velha do pivo e fui olhar e realmente ele entra por cima, posso ate retirar com a furadeira e depois recoloca-lo com parafusos e mandar alinhar de novo.
Sera que consigo quantos cm a mais de altura ?
Sds

Walter L. L. Casitta
23/05/2005, 22:58
Bianor,
Infelizmente eu não estou mais com a S10 aqui poder ter uma idéia de quanto. Mas pelo desenho abaixo, até que a idéia de mudar as posições dos pivôs parece boa e pra que isso dê algum resultado, você vai ter que abaixar os dois e principalmente o pivô inferior de cada lado.

De qualquer modo o ganho na altura vai ser proporcional ao quanto você conseguir baixar os pivôs inferiores, já que é no braço inferior que esta a barra de torção.

O Cláudio desse que conseguiu 3cm. Achei otimista, mas se for bem feito e funcionar com certeza vai ficar muito melhor, mas muito melhor mesmo que ficar apertando a barra de torção.

Teoricamente, se conseguir 1” (2,5cm) na altura, isso quer dizer que você poderá usar pneus 2” maior que o original. Ou melhor: Considerando que diâmetro do pneu original é de 29”, então com 1” a mais na altura da suspensão, você poderia usar pneus de 31” de diâmetro.

Bianor
24/05/2005, 20:28
Prezado Walter L. L. Casitta dei uma olhada e tirei mais algumas fotos.
O pivô superior foi montado por cima e o inferior pega por baixo como ainda são os originais veio assim mesmo.
O que se pode fazer é montar o superior por baixo, acho que não muda a altura só a geometria ?
Acho que a altura só mudaria se eu montasse o superior por baixo e colocasse uma luva entre o inferior e o braço inferior da suspençao, poderia ser feita com um pivô velho onde seria serrado na espessura do suporte mesmo ai montaria com um parafuso maior.
Sds

Walter L. L. Casitta
24/05/2005, 21:08
Bianor,
A princípio é isso que teria de ser feito mesmo. Só que pelo que estou vendo na foto (que não bate 100% com o desenho do catálogo da GM), só isso é pouco e me parece que não vai passar muito mais de 1cm, não compensaria o trabalho.

Se quiser fazer assim mesmo, por segurança, use parafusos de aço de verdade. É mais fácil encontrar o do tipo allen de aço mais resistente que 10.9 e faça com que os pivôs fiquem bem assentados no braço da suspensão não deixando folgas entre eles, mesmo que os parafusos estejam bem apertados.

ojaneri
25/05/2005, 13:36
Faltou o preco para BL de Ranger pós 97. Tem pra argentina não?

DanOnTuba
25/05/2005, 17:21
Prezado Walter, Belo trabalho! O arquivo com os detalhes da instalação e fotos do Body Lift na S10 é um raro exemplo de espírito cívico. Parabens!

Luiz Antonio
26/05/2005, 16:43
Walter L. L. Casitta, tudo bem aí amigo ???
me tira umas duvidas por favor, no seu avatar vejo que não usa as rodas de ferro(originais) então com os pneus 33, com BL , e usando as rodas originais sem espaçadores existe a possibilidade de pegar por dentro quando esterçando a viatura ?
grato

[]'s

Walter L. L. Casitta
26/05/2005, 17:13
Luiz,
Eu uso as rodas da Explorer 94, que tem exatamente as mesmas medidas da roda de 15x7” de alumínio da Ranger. Com essas rodas o 33”, encosta levemente quando se esterçado até os batentes da direção. Mas nada com que se preocupar.

As rodas de ferro são mais estreitas (15x6,5”), o 33” pega bem mais. Eu acho que o ideal seria trocar por roda de 15x8”.
Pretendo, quando os 33” chegaram ao fim mudar para rodas de 16x8 ou 16x7” com BF 285x75x16 que tem praticamente o mesmo diâmetro do 33” e são um pouco mais estreitos (11,8").

Bianor
26/05/2005, 18:30
Prezado Walter L. L. Casitta estive observando mais atentamente o pivo inferior sa S-10 e acho que da pra fazer uma luva adaptadora de uns 2 ou 3 cm e colocar entre o pivô e o braço inferior e ainda colocar o superior por baixo do braço superior, acho que isto levantaria a frente é claro que depois deveria fazer um alinhamento.
Sds

Walter L. L. Casitta
26/05/2005, 21:23
Bianor,
Também existe a possibilidade de você instalar um body Lift de 1”. Acredito que um body lift de apenas 1” você não precisaria das outra modificações que tive que fazer para o de 3”.
Com um body lift de 1” você ganharia o espaço necessário pro 31”mantendo a suspensão e o resto da S10 original.
Acho que não gastaria R$50,00 com as peças.

Luiz Antonio
26/05/2005, 22:17
Walter L. L. Casitta,
Rodas de Aluminio :15X7,0" =mais largas
Rodas de Ferro: 15X6,5" = mais estreitas

e ainda assim pegam mais ???
[]'s :?:

só se devido a largura das rodas ficarem mais baixas montadas....

Walter L. L. Casitta
26/05/2005, 22:43
Sim, porque o offset da 15x6.5 é mais positivo não proporcional a largura, mas para que
fique com o mesmo back sapace da 15x7.
Como as duas rodas tem o mesmo back space a banda de rodagem do pneu fica mais próxima ao chassi com a 16x6.5.

Luiz Antonio
26/05/2005, 22:52
Walter L. L. Casitta, perfeitamente entendido......
grato. :lol:

nesse site aí tem exatamente o que vc me explicou....

http://www.rodassantarita.com.br./info%20tecnicas.htm

Luiz Antonio
01/06/2005, 11:26
Walter L. L. Casitta, tudo bem amigo

consegui aqui em Sampa na Andaluz o BL da KEKO instalado por R$ 2.500,00 em 4X e um prazo de uma semana pra instalar, pelo que li aqui vc pagou bem menos que isso, faz muito tempo que instalou na sua Ranger ? que acha do preço ? o Wallace tem um preço bem melhor, mas não tenho ideia de quanto seria pra instalar na minha viatura, vc teria a noção de preço de M/O ?

http://andaluzacessorios.com.br/


grato

[]'s

Walter L. L. Casitta
01/06/2005, 11:49
Walter L. L. Casitta, tudo bem amigo

consegui aqui em Sampa na Andaluz o BL da KEKO instalado por R$ 2.500,00 em 4X e um prazo de uma semana pra instalar, pelo que li aqui vc pagou bem menos que isso, faz muito tempo que instalou na sua Ranger ? que acha do preço ? o Wallace tem um preço bem melhor, mas não tenho ideia de quanto seria pra instalar na minha viatura, vc teria a noção de preço de M/O

O BL aqui em BH custa R$1830,00 instalado na Capotaria Guajajaras http://www.capotariaguajajaras.com.br/ (31) 3291-5177.
Eles dividem também...

andressricardo
06/03/2006, 23:37
Finalmente a S10 ficou pronta...
O melhor da história é que foram gastos pouco mais de R$200,00 de peças. No arquivo PDF abaixo, coloquei a lista do material e mais alguns detalhes.

andressricardo
12/03/2006, 13:06
Walter, paraben pela S10 cab est do seu irmão....ficou tão linda que eu salvei as fotos e quero fazer na minha igualzinho(aliás a minha S10 é cab est 4.3 V6 e verde, rs compl igual)....mas gostaria de manter as rodas originais aro 15 e os pneus 255 75 15 ou 235 75 15 o que vc me recomendaria fazer para que eu tb gaste um valor baixo e fique com esse visual?
Alias essa S10 est foi feito o chamado body lift de 3" ?
Poderia me esplicar o que é pneu 31, 33, 35?nao consigo entender nada dessas medidas pois so entendo por 235 e 255 ...
O meu carro é a gas , poderia ter algum problema por causa dos cilindros?
Vc recomendaria alguem em SP p isso?


Valeu

Walter L. L. Casitta
12/03/2006, 15:30
andressricardo.

Pra gastar o mínimo possível, procure entender todos os pontos modificados, a função de todas as peças, e certifique-se que todas servirão no modelo a gasolina, antes de tudo. Principalmente como ficará a nova posição da alavanca do câmbio.
Depois identifique os fornecedores de todas as peças que você vai precisar.

Por fim encontre um bom mecânico e discuta todos os detalhes das modificações pra se certificar que tudo será feito como desejado. Infelizmente, como não conheço SP não poderia te indicar ninguém.

Deixe pra escolher o tipo dos pneus por último. No máximo o 31x15,5x15 ou mesmo o 255x75x15.
Um pneu de 31x10,5x15:
31 é o diâmetro total do pneu em polegadas
10,5 é a largura do pneu em polegadas
15 é o diâmetro da roda.
Um pneu 255x75x15:
255 é a largura em milímetros.
75 é a medida da do perfil desse pneu que é proporcional a largura. No caso 75% da largura de 255mm.
15 é o diâmetro da roda em polegadas.

O cilindro do gás vai dificultar um pouco instalação o BL na caçamba, mas nada que braços fortes e um pouco de jeito não resolvam.

andressricardo
12/03/2006, 15:37
Walter, gostaria de comprar o kit que esta em PDF, vc é quem vende?minha S10 cab est é mod 98 ano 97 esse kit é p ela né? qanto daria entao para envia-lo p mim aqui em Sp capital?

Terei algum problema em relação a legislação, digo, pego muita estrada de asfalto p viajar aonde a policia rodoviária tem costume de sempre parar pickups....isso é permitido ou posso ter o carro multado por estar levantado? devo alterar alguma coisa no documento do carro?

A inspeção do gas que e feita todo ano pode reprovar uma pickup levantada?

Qual a medida e a marca do pneu da S10 cab est da foto me parece um 255 75 15 mas vc mencionou que era um 31" fiquei confuso ainda....são o mesmo?

Qual seria o pneu mais fino e mais alto entre o 255 75 15 e o 31" 15,5 15?mesmo que seja pouca diferença ainda prefiro o mais fino e mais alto entre esses 2....vc poderia dizer a alt e larg em cm dos 2...se n for abusar de mais é claro....Lembrando que manterei as rodas aro 15 originais...

a Firestone que é uma marca que eu adoro so chega no 255 75 15 e quem faz o 31 ou o 265?

obs prefiro pneu de aprox 75% asfalto....se vc puder me indicar um site que tenha pneu ficaria grato, pois ja daria uma espiada....

Desculpe o excesso de perguntas.....

valeu[/b]

Walter L. L. Casitta
12/03/2006, 18:38
Eu não vendo nada, mas você poderia tentar comprar com o Wallace.

Eu ando com um BL na Ranger a uns 3 anos e ainda não tive nenhum tipo de problema. Nem eu nem meu irmão com a S10 dele. Mesmo assim é possível ir ao imetro para avaliação e ficar resguardado. Se fosse um kit de suspensão, com certeza não aprovariam e talvez não aprovem pneus muito maiores que o original como um 33” por exemplo.

O pneu da foto é o BFGoodrich 31”AT.

Teoricamente o 31” é mais largo 11mm, mas na prática não faz diferença.

Pessoalmente, gosto e só uso os pneus BFGoodrich AT 50/50% mesmo só andando no safalto, mas poderia recomendar os Michelin ou Pirelli. Coreanos, Firestone e Goodyear nunca gostai. Todas as marcas têm sites fáceis de encontrar.

andressricardo
12/03/2006, 21:32
Ola Wallace,

Tenho 2 informações, ou melhor, preços, sobre kit BL p S10 cab est 98.

Gostaria de saber o seu melhor preço instalado do Kit Body Lift S10 Cab Ext. 3"
Quanto tempo demora e aonde fica sua oficina....endereço e tel...
Minha S10 cab est tem 2 cilindreos de gás na caçamba, tvz tenha que desmontalos tb né?

Gostaria tb de saber se poderei ter algum problema com a policia rodoviária qdo pegar rodovias caso seja parado? suspender o carro é ilegal?

vc instala farois de milha no sto antonio? precisaria de 2 pretos redondos....se sim, qto custaria?

andressricardo
12/03/2006, 21:47
Ola Claudio,

Qto gastou de material e de mao de obra para levantar sua S10?

Qual kit usou, 3"e de qual marca , seria BL?



valeu

andressricardo
12/03/2006, 22:52
Wallace,
Estou interessado no Body Lift S10 Cab Ext. 3"

Gostaria que minha S10 cab est ficasse igualzinha a da foto acima do irmao do Walter.....a minha tb é verde e cab est...ano 98

Qto fica para instalar...mao de obra + equipamento, achei U$240 um pouq puxado pois no downlood do Walter ele mostra um kit por um valor relativamente barato, o resto do valor e por conta da trabalheira toda?

Lembrando que tenho 2 cilindros de gas na caçamba....o que pode dificultar

Vc demora qto tempo p instalar?

Existe alguma lei que proiba suspender o carro 3"...posso ter algum tipo de multa ou problema com a policia rodoviária nas estradas ou com a vistoria anual do gas?

Aonde fica sua oficina? vc poderia me dar seu email ou tel para estudarmos as possibilidades...[/b]

grato por enquanto

ate mais

IGORFROTA
13/03/2006, 09:36
Wallace

Qnt é o BL para uma S10 2000 ?
A instalação é fácil ?
Já vem com solução para o câmbio ?
Agradecido

andressricardo
03/04/2006, 05:53
Walter,

Gostaria de saber 2 coisas...

No caso dessa S10 que vc levantou 3"....viajando nas estradas, a policia rodoviária pode criar algum tipo de problema? querer apreender ou multar ou sei la...outra coisa qqer?

Vc disse q o pneu da frente fica raspando...? é pqe eu tb vou subir 3" a minha e usar pneus 255 75 15 e fiquei na duvida de prejudicar os pneus ou estragar outra coisa...?

Valeu

Walter L. L. Casitta
03/04/2006, 07:51
Até hoje não tivemos nenhum problema com a polícia rodoviária...

Na S10 os pneus rapam na longarina com a direção totalmente esterçada.

ariel kleinubing
24/04/2006, 15:25
Fabriquei e instalei um body lift em minha ranger 1999, 11D, em dois dias e meio, gastei pouco mais de 200,00. Como já tinha pneus Goddyear Wrangler Mud, 33x112,5, ficou esteticamente bonita e muito boa.
Se alguém quiser dicas, só pedir.
Valeu ao Walter pelas dicas da instalação na S-10, ajudaram muito.

Abraços

cbridi
24/04/2006, 16:46
ariel kleinubing,

Posta umas fotos pra gente ver o serviço!

E bem-vindo ao fórum.

[]'s

ariel kleinubing
25/04/2006, 09:08
As fotos estão no computador de casa, assim que copiá-las envio.
Como em toda instalação "caseira", tive um probleminha com o parachoque dianteiro, que agora ficou um pouco caído nas extremidades laterais. Já estou corrigindo.
Abraços.

ariel kleinubing
26/04/2006, 16:20
Não consigo anexar fotos JPG, tampouco colar fotos, do Word ou tipo página da internet.

Alguém pode me explicar como fazer.

Obrigado

claudio wellington
26/04/2006, 17:11
tenho uma s 10,cd 99,e queria saber quais pneus seriam melhor para andar no asfalto,e também como essa e m,inha primelra picape queria saber se relmente existe uma pequena folga no volante?obrigado

cbridi
26/04/2006, 18:16
Não consigo anexar fotos JPG, tampouco colar fotos, do Word ou tipo página da internet.

Alguém pode me explicar como fazer.


No suporte (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewforum.php?f=3) vc encontra ajuda, verifique os primeiros tópicos (fixos).

[]'s

IGORFROTA
27/04/2006, 10:14
Se vc quiser, pode enviar-me por mail e eu coloco aqui para vc.
Talvez as fotos estejam muito grandes e o site nao aceita.
Senao, tenta ir no album e la clica no link :

Galerias Pessoais dos Usuários » Sua Galeria Pessoal

dai vai anexando as fotos e enviando.


Mas se as fotos estiverem muito grandes, vai ser preciso vc usar um programa para reduzilas antes de enviar

Como eu ja disse, se quiser me enviar por mail, eu coloco aqui.

igorfrota@uol.com.br

Flw

IGORFROTA
27/04/2006, 15:56
Seguem as fotos do Ariel.

Seria ótimo se vc tivesse mais fotos das adaptações e da montagem do kit.

ariel kleinubing
28/04/2006, 14:48
Conforme solicitação do Igor, estou descrevendo suscintamente a minha experiência em instalar o Body Lift (de agora em diante só BD) em minha Ranger 11D (caçamba 7 pés), ano 1999, 4x4:

*antes de começar, peço desculpas pela qualidade das fotos que mandei, já deu para perceber quenão sou bom fotógrafo. Já enviei novas (um pouco melhores) para o Igor, que por gentileza se dispôs a inseri-las para mim, o que desde já agradeço.

1. A primeira coisa que fiz, foi procurar nos sites americanos e em fotos do Kit da Keko, as peças que constam dos Kits deles e que seriam necessárias (aproximadas) para a instalação na minha. O impulso final eu tive quando li a reportagem da presente discussão, em que o Walter instalou o BD na S10, o que foi fundamental para me motivar.

2. Depois de ter idéia das peças que teria que fazer e mexer na Ranger, fui até um comerciante de sucatas (é isso aí) e comprei o que aqui na cidade chamam de "tarugo", que é uma peça cilindrica de nylon denso, com 55 mm de diâmetro (já descobri que pelo menos na dianteira da Ranger tem que utilizar 65 mm de diâmetro, estou trocando).

3. De posse de tal barra, mandei um torneiro aqui da cidade, o Berga, cortar em peças de 2 polegadas, perfurando-as com brocas de 12,5 mm. E assim estavam prontos os calços (até agora a despesa de 69,00 do "tarugo" e 30,00 do Berga).

4. Depois comprei os parafusos, no total de 12, 6 para a caçamba (16 cm de comprimento por 12mm, de aço, que irão servir nas mesmas porcas originais) mais 06 para a cabine (06 de 14 cm x 12mm) e diversas arruelas. (despesa= 40,00).

5. Até aí tudo beleza, já tinha analizado a Ranger por baixo e achei que daria trabalho, mas não seria difícil. Já tinha experiência com JEEP, pois já montei dois e o meu atual, um CJ3A, 1948, foi completamente desmontado por mim, quando comprei, e outra vez quando capotei ele (cinco tombos que me renderam 45 dias imobilizado - bacia quebra, costelas e diástase), porém é bem diferente, no JEEP dá pra usar a talhadira e o martelo sem dó.

6.Iniciei os trabalhos sozinho em uma quinta feira, por volta de 06 da tarde, sendo que sexta era feriado de Tiradentes. Até as 10 da noite, estava tudo solto, parachoque dianteiro fora, todos os parafusos soltos, exceto os da caçamba, por causa do protetor, que para ser tirado tinha que ser entre dois.

7. No dia seguinte (sexta) comecei a soltar o radiador e pensar nos suportes. Também comecei a suspender a cabine para soltar os calços originais, conferir se estavam em bom estado e colocar os calços de Nylon entre os calços originais e a lataria. Até o meio dia estavam colocados, porém um calço da dianteira encravou e consumiu mais de 03 horas para que eu conseguisse soltá-lo (o calço do lado do caroneiro que aparece na foto acima) Nesta ocasião quase desisti, mas pensei no trabalho para refazer o que já havia feito e resolvi continuar - era mais fácil.

8. Final da tarde e a cabine (ou será gabine - não sei!!) já estava com as desejadas duas polegadas a mais de altura. Olhe para dentro do cofre do motor e me debruço sobre o radiador. Não tenho certeza, mas acho que as Ranger duplas tem o suporte inferior do radiador como uma única barra, enquanto que a minha (castelhana) tem um "triângulo" como suporte. Não queria cortar nada, a fim de possibilitar a reversão quando fosse vender, mas não tive escolha, depois de pensar, pensar, pensar e pensar, a única opção foi passar a serra neste dito suporte, que por sorte tinha quase 10 cm, assim cortei 5 e ele ainda ficou com tamanho suficiente. Foi a única coisa que foi cortada, mas guardei o que sobrou, em caso de reversão, é só soldar, fica "quase" original, ou comprar só o suporte no desmanche. Quanto ao suporte superior, barbada, só confeccionar duas barras pequenas, com dois furos e distância de 2 polegadas entre elas. Solta o suporte, coloca a barra, mais dois parafusos pequenos com porcas (mais alguns R$, os que usei são da minha caixinha de surpresas!!!) e está pronto o radiador.

9. Dia seguinte (sábado) faltava a caçamba e os demais detalhes (alongador do câmbio e parachoques). A caçamba foi complicado, pois quem disse que os parafusos soltavam, acho que ainda não tinham sido mexidos, usam uma chave especial que nem sei o nome. Mas força daqui, arranha dedo dalí e os desgraçados soltaram. Na sequencia levanta a caçamba - calço de nylon - parafuso novo - aperto - baixa a caçamba e: PRONTO.

10 . Pega a Ranger, corre para o Berga e Das Dores (torneiros famosos aqui de Santa Rosa, fazem milagre com JEEP) e confecciona o alongador. Já tinha soltado o console e deixado a alvanca solta. (mais aproximadamente 40,00, não sei o preço exato porque fiz outras coisas junto, fora do BD.

11. Ufa!!!, só faltam os parachoques. Suporte para o dianteiro não deu certo, acho que é diferente da nacional, então faz um furo em cada suporte original (não faz mal nenhum, já que já existem vários no suporte, de fábrica) e o parachoque dianteiro está pronto. Primeiro ficou um pouco caído, depois com umas arruelas, tudo certo.

13. Conclusão: Como o Kit da Keko tem 2,5 polegadas (acho), não tive a necessidade de fazer suportes para cabo de freio, para flexível de freio, tampouco alongador da barra de direção, já que esta somente esticou na sua articulação mais ou menos 2 cm, sendo que o total da articulação é 12 cm (sobrou ainda 10 cm). Fiz fora de casa o alongador do câmbio e tive ajuda para fixar o parachoque dianteiro (o traseiro ainda não fiz, gostei assim quando enjoar, vou subir ou colocar aquela lata - deixar sem parachoque). Gasto final: ALÉM DA MINHA MÃO DE OBRA (MUUIIIITO ESPECIALIZADAÉ CLARO!!!!!), gastei um pouco mais de 200,00 reais e o resultado, apesar das fotos terem ficado ruins, ao vivo ficou muito bom, na minha opinião, é claro. Os pneus continuam raspando um pouco na barra estabilizadora, porque o meu pneu é o 15 x 6,5 de ferro original, pretendo trocá-los para resolver o problema. As constantes raspadas na lataria e caixa de rodas foram resolvidas, a pick up ficou mais macia e eu ganhei um espelho de altura das outras rangers normais. Podia ter ficado melhor, com 3 polegadas, mas a patroa, proprietária da Ranger (tinha esquecido de contar isto), já que o meu veículo de trabalho é o JEEP, aceitou as 2 polegadas depois de muita insistência e promessas diversas.

Acredito que tenha contribuido com os amigos com minha experiência, concluindo que dá trabalho sim, para quem não dispõe de ferramental e grandes conhecimentos de mecânica como eu, mas é possível e até dá pra dizer que é relativamente fácil e possível.

Abraços, e me coloco humildemente a disposição pra qualquer esclarecimento.

ARIEL.

Walter L. L. Casitta
28/04/2006, 16:28
Como o Kit da Keko tem 2,5 polegadas (acho), não tive a necessidade de fazer suportes para cabo de freio, para flexível de freio, tampouco alongador da barra de direção, já que esta somente esticou na sua articulação mais ou menos 2 cm, sendo que o total da articulação é 12 cm (sobrou ainda 10 cm).


Ariel,
Antes de tudo, meus parabéns pelo serviço.
Eu tive que colocar um extensor a coluna de direção da minha. Ela não tinha essa folga toda...
Se você tivesse entrado no fórum antes, poderia ter te enviado o manual do BL da Keko que é de 3” e isso poderia ter facilitado muito o seu trabalho.

Edintruder
01/05/2006, 09:23
Salve Walter.
Graças as fotos enviadas pelo Walter, estou a ponto de finalizar o meu Body Lift de Back Yard. Hoje vou fazer o alongador da caixa e da coluna de direção numa barra de 1" de diâmetro, esmerilhadeira com disco de corte, furadeira e MUITA paciência...
Depois que estiver todo pronto vou postar as fotos todas aqui.

ariel kleinubing, Em relação aos calços da cabine, eu tinha com 60mm de diâmetro e achei muito fino para a responsabilidade deles, contactei o Walter e ele me informou que terial cerca de 3", então decidi fazer cubos de apoio de 80 x 80 x80mm com furação 1/2" para o parafuso.
Como está tudo pronto, vou usar os cubos e ver como ficará.
Na montagem eu posto as fotos junto.

José Augusto
01/05/2006, 12:48
Walter,

Gostaria de saber 2 coisas...

No caso dessa S10 que vc levantou 3"....viajando nas estradas, a policia rodoviária pode criar algum tipo de problema? querer apreender ou multar ou sei la...outra coisa qqer?

Vc disse q o pneu da frente fica raspando...? é pqe eu tb vou subir 3" a minha e usar pneus 255 75 15 e fiquei na duvida de prejudicar os pneus ou estragar outra coisa...?

Valeu

Para colocar pneus 255 75 15, não precisa fazer BL, é só pedir para um funileiro rebater pouca coisa os paralamas dianteiros e pronto.

Pega um pouco na parte externa da longarina quando se esterça o limite do volante

IGORFROTA
02/05/2006, 13:53
Ariel, valw muito pela iniciativa e descricao da mudanca.

Edi, se nao for pedir demais, tenta fotografar o maximo possivel cada ponto da alteracao e depois detalha aqui pra gente.

Abraço

Edintruder
04/05/2006, 21:03
IGORFROTA,
Está quase tudo pronto. Só falta o alongador da caixa. Hoje comprei os parafusos e gastei R$76,00.
Foram:
Qde > Diâm x Comp
10 > 1/2" x 200 mm
4 > 1/2" x 180 mm
16 > 10mm x 1,5"
6 > 8mm x 1"
Todos com arruelas lisas e arruelas de pressão.

Nas fotos aparece os calços. A madeira usada foi imersa em diesel e óleo queimado para não apodrecer no futuro e colocada dentro dos calços na base da porrada mesmo! Os furos nos tacos de madeira nos calços farei na hora da instalação com broca 12mm para ficar bem firme contra os parafusos que deverão passar pela madeira na porrada também.
Os calços da cabine eu fiz cordões de solda com medida de 80mm x 80mm x 80mm e os calços da caçamba medem 80mm x 80mm x 65mm e apenas pontiei os pedaços de ferro.
Fiz apartir de um metalom e meio de 2,40m x 40mm x 80mm.
Os suportes dos parachoques eu dobrarei, furarei e cortarei durante a instalação também pois não tenho um gabarito de medidas para poder fazer de antemão.
Usei refugo de metal das oficinas lá da empresa e o material que o Walter enviou.
Barbada de fazer.

Walter L. L. Casitta
04/05/2006, 21:17
Qde > Diâm x Comp
10 > 1/2" x 200 mm
4 > 1/2" x 180 mm
16 > 10mm x 1,5"
6 > 8mm x 1"


Edi,

Gostei das medidas norma eDINtruder desses parfausos cotados em milímetros e polegadas ao mesmo tempo. :lol: :lol: :lol:

Edintruder
04/05/2006, 22:21
É que na verdade é 12,9mm de diâmetro, então é mais fácil deixar 1/2" mesmo...
Pois é... agora que falasses que eu me dei de conta que misturei tudo, pois fui comprar parafusos de aço que é tudo em milímetros, porém não tinham 12mm de diâmetro com mais de 150mm de comprimento, então tive que optar por parafusos galvanizados que vêm em polegadas, e daí virou a salada de frutas aí de cima...

O mais interessante é que apesar de tudo, ainda dá para comprar parafusos assim! :mrgreen:

cbridi
04/05/2006, 22:39
E aí Edin!? Bela iniciativa! Mas fiquei com uma pulga atrás da orelha: a madeira não vai reter umidade e ser uma fonte de oxidação dos calços?

[]'s parabenizando pela iniciativa e pelo compartilhamento das informações

Edintruder
04/05/2006, 22:48
Na verdade eu pintei os calços, e o óleo absorvido pela madeira dura bastante tempo, tanto que em barcos de pesca, se usa muito madeira fervida em óleo para fazer a bucha de vedação do eixo do hélice, e dura cerca de 4 anos com pouco desgaste na madeira em atrito com o eixo e ainda por cima não apodrece. Depois de um ano será interessante eu tirar um calço para ver o estado dele, mas por enquanto eu vou colocar assim como forma mais barata e eficiente de fazer o BL com segurança. A madeira está ali mais para ter certeza que os calços não vão sofrer deformações com freadas, batidas ou torções do chassis, mas o ponto da oxidação pela retenção de umidade vou ter que avaliar no futuro.

IGORFROTA
05/05/2006, 08:14
Vlw pelos detalhes.
Parece que vai ficar muito bom.
Não teria sido mais prático utilizar pedaços de naylon no lugar das madeiras?
Inclusive, no kit montado pelo Walter na S10, ele não utilizou nem os reforços de ferro. Para a Ranger é mesmo necessário ?
Vc teve algum trabalho com o tanque, estepe, etc... ?

Aproveitando a deixa:

Walter, no Kit da Keko, os calços também são quadrados ?
Qual o material usado neles ? Tb são revestidos de chapas de ferro ?
Talvez eu tenha perdido alguma parte aqui no forum, entao vou perguntar :
Vc ja disponibilizou o manual e/ou a lista de componentes do Kit?
Eu li anteriormente em algum lugar que vc queria preservar os direitos e tal...

Salientando que esta não é minha última participação neste tópico em relação a dúvidas.....

Abraçpo a todos...

Walter L. L. Casitta
05/05/2006, 08:54
Igor,
Eu fiz os calços da S10 iguais aos da Keko e são feito de polipropileno, que é até mais baratos que o nylon. Lá em cima tem até o preço deles.
Também coloquei em algum lugar no forum o manual do BL da http://www.performanceaccessories.com do qual acredito a Keko copiou.

Edintruder
05/05/2006, 19:24
Eu fiz quadrado pois era a solução mais barata. Na verdade a barra de Polietileno de alta densidade de 3" de diâmetro iria custar por volta de R$90,00. O ferro e a madeira foram de graça! :wink:
Em relação a ser quadrado ou redondo não altera o produto final. Até agora eu gastei 5 discos de corte, 1/3 de disco de desbaste, um pouco de solda Mig, parafusos, 1/4 de lata de tinta, óleo queimado da minha moto e 1 litro de diesel e umas 12 horas totais de trabalho.
Acreditem! Esse é o BL mais barato do mercado! Vendo por R$500,00!!! :mrgreen:

Edintruder
06/05/2006, 12:47
Como a minha esposa está me pentelhando dizendo que não vai conseguir entrar na caminhonete com a altura extra, vou ter que colocar estrivos. Olhando as fotos do site que o Walter postou ali em cima, eu notei uma F150 com uns estribos iguais aos instalados numa Chevy Tacoma 95 no Overhauling.

http://www.performanceaccessories.com/images/photogallery/customers/ford/f23b.jpg

Alguém já viu esse tipo de estribos por aí? Bem, de qualquer forma vou arranjar um tubo de 1" e fazer essas dobras, e criar um suporte para prender no assoalho. Fazer 4 estribos ainda vai ser mais interessante que colocar esses "comerciais" que todo mundo tem, fora que ficam bem discretos e diferentes.

ojaneri
06/05/2006, 20:25
ariel kleinubing,

Tem fotos desse alongador do cambio? Estou tentadissimo a tentar fazer o bodylift, mas tenho medo dessa peça. E como não tem muito torneiro bom por aqui, queria saber como é a peça e a dificuldade da mesma. Talvez se desse ainda pro Berga fazer uma dessa e mandar pra cá...mas ai seria pedi demais ! :oops: Acho que a dificuldade seria só essa, como uso 255/75 na Ranger (quase 31"), os 2" seriam suficientes e eu poderia baixar as barras de torsão, tendo mais conforto com a grandona.

Edintruder,
Já vi algumas Land Rovers com estribos parecidissimos com esse, inclusive na traseira. Tem até uns retrateis que seriam ótimos para trilha (pois eles encolhem quando não em uso).

Edintruder
07/05/2006, 15:29
O alongador do câmbio eu ia fazer ontem, mas preciso de uma broca 18mm. Então deixei para faer no serviço e instalar o kit na semana que vem.
O alongador do câmbio é basicamente um macho e fêmea cujo pino é cilíndrico de 18mm de diâmetro e 1 1/4" de comprimento. Precisa apenas fazer um furo e soldar uma porca para passar um parafuso trava de 8mm com cento em 15mm a partir da borda inferior. Em cima no macho deve-se fazer um rebaixo com o mesmo fim. Mas dá para fazer a medida que se instala.
Esse estribo retratil poderia ser feito com uma mola de retorno, porém para acertar o pé fica duvidoso... Talvez com uma trava manual para recolher quando se vai para uma trilha, sem perigo de estragar nada. Essa é uma boa idéia...

Wallace
07/05/2006, 16:43
Nos EUA tem uns estribos tipo escada que abrem (ou abaixam) automaticamente quando se abre as portas.

Edintruder
07/05/2006, 23:14
Wallace,
Sabes como é o funcionamento? Eu pensei em algo elétrico, porém fica meio duvidoso com o passar do tempo... Um bom tipo de acionamento seria por solenóde (automático do arranque do Corcel) com um sistema que engata e desengata por um pulso. Mas vai complicar muito, então se alguém tivesse uma sujestão mais simples...

IGORFROTA
08/05/2006, 08:18
Vlw Walter L. L. Casitta

Edintruder,
Sentiu muita diferenca no desempenho e consumo do carro com os Pneus maiores ?
Aproveitando a deixa:
Walter, ja vi seus comentarios a repeito da troca de pneus e sei dos 14% de perda de torque, mas te pergunto :
Meu comparativo sempre é a S10: Seu carro com os pneus 33" ficou mais lerda do que a S10 com os pneus originais ?
Sabe como é neh, ja to querendo migrar pra Ranger pra ganhar uma forcinha....


ojaneri e

Tb sou aqui de Fortaleza e te digo com certeza que lah no Raimundo faz tudo vc pode fazer qualquer peça dessas do BL sem medo de ser feliz.
Penso que esse tipo de peça tem que ser feito em um profissional, principalmente o alongador da barra de direcao.
E não é tão caro não.

Agora, o ideal é vc projetar td e ver o que vai precisar mandar ele fazer para negociar td de uma vez....

Com certeza eu vou fazer um BL logo que trocar meu carro numa ranger.

Vc tah pensando em colocar quais pneus ?

Vi uns 32" Pirelli A/T na Gerardo Bastos por R$ 500,00.
Segundo o vendedor, eles cabem na Ranger sem modificações....
Mesmo assim, indo de 32"ou 33"quero fazer o BL pois alem de ficar mais agressivo, acredito que facilita a subida em dunas, uma vez que o cara pode entrar com maior velocidade em subidas ingremes.....

Walter L. L. Casitta
08/05/2006, 09:02
Mesmo com 33” a minha Ranger anda na frente da S10 2.5 original, mas a S10 2.5 com intecooler do meu irmão anda mais.

ojaneri
08/05/2006, 11:17
OI Igor,

Voce já fez algum serviço lá?
Espero que não, pois lá qualquer coisa é 3 digitos para cima. Todos os serviços que fui tentar fazer lá, orçamento carissimo, atendimento horrível, e outros agravantes mais.

Fora que é demorado, qualquer coisa lá pode botar uns 2 dias, preciso da peça antes de começar a desmontar, pois tentarei fazer em um domingo.

Eu prefiro ir num torneiro de fundo de quintal do que lá...:-P

Quanto ao vendedor da Gerardo Bastos, ele não sabe de nada. Pode ate caber os 32" nela, mas vai ficar batendo, raspando. Pelo menos um BL de 1" para caber sem problemas, ou então subir as barras de torsão (o que a maioria faz).

Osvaldo



ojaneri e

Tb sou aqui de Fortaleza e te digo com certeza que lah no Raimundo faz tudo vc pode fazer qualquer peça dessas do BL sem medo de ser feliz.
Penso que esse tipo de peça tem que ser feito em um profissional, principalmente o alongador da barra de direcao.
E não é tão caro não.

Agora, o ideal é vc projetar td e ver o que vai precisar mandar ele fazer para negociar td de uma vez....

Com certeza eu vou fazer um BL logo que trocar meu carro numa ranger.

Vc tah pensando em colocar quais pneus ?

Vi uns 32" Pirelli A/T na Gerardo Bastos por R$ 500,00.
Segundo o vendedor, eles cabem na Ranger sem modificações....
Mesmo assim, indo de 32"ou 33"quero fazer o BL pois alem de ficar mais agressivo, acredito que facilita a subida em dunas, uma vez que o cara pode entrar com maior velocidade em subidas ingremes.....

IGORFROTA
08/05/2006, 13:12
Caramba Walter, então quer dizer que esses pneus roubam muito mesmo do carro. Ao ponto de deixar a Ranger proximo de uma S10. Se nao me engano, a S10 do seu irmao esta ainda com pneus 31".
Mesmo de saida a S10 tah andando melhor. O intercooler so deveria ajudas em velocidades maiores....

ojaneri,

Ja mandei fazer algumas coisas por lah e nao achei caro nao.
Mas se achar alguem mais barato e de confianca.....to dentro.....

O cara da Gerardo Bastos deve ter contato com o artificio da barra.
Bem, como soh vou poder fazer qq coisa depois que trocar o carro, vou ficar apenas nas pesquisas por enquanto...
Acho que vou pegar carona nas suas descobertas e experiencias no quesito BL Made in Ceara....heheh..
Mas precisando de alguma ajuda, estamos aqui tb.

ariel kleinubing
08/05/2006, 15:11
E daí Ojaneri, tudo beleza.

O adaptador para o câmbio é simples, já foi descrito acima o procedimento, não tem segredo.

Se achar interessante, liga pro Berga (ou pro Das Dores) aqui em Santa Rosa, que ele te faz um e manda por Sedex. Em 03 dias você está com a peça. Tel 55 3512 3991.

Vale a pena fazer o Body Lift e teu custo será baixissimo.

Valeu.
Ariel

Edintruder
08/05/2006, 22:02
Edintruder,
Sentiu muita diferenca no desempenho e consumo do carro com os Pneus maiores ?

Ficou um pouco arrastada para acelerar, mas reduzindo as marchas compensa. Parece mais pesadona com o rodar mais macio. Gostei da diferença.
O consumo ainda não fiz pois ainda estou no primeiro tanque pós 33".

ojaneri,
O torneiro de fundo de quintal já tá na mão. :wink:

mmxplorer
09/05/2006, 16:47
Fica tranquilo que a extensão do câmbio qualquer torneiro faz. Dependendo de quanto vc vai calçar vai precisar fazer o mesmo com a coluna de direção. No meu BL de 4'' tive que fazer. Vou ver se acho as fotos...

[]'s
MM=Marco Mendonça
Xplorer

mmxplorer
09/05/2006, 21:44
taí, tem mais fotos no tópico das SUV's

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=254567#254567

[]`s
MM=Marco Mendonça
Xplorer Controltrack
Atibaia-SP

Edintruder
11/05/2006, 19:42
Fica tranquilo que a extensão do câmbio qualquer torneiro faz. Dependendo de quanto vc vai calçar vai precisar fazer o mesmo com a coluna de direção. No meu BL de 4'' tive que fazer. Vou ver se acho as fotos...


Qualquer um mesmo!

Rafael Trindade
19/05/2006, 21:58
Caio, obrigado pelos elogios referentes a S10.... Ela realmente ficou muito linda e até hoje não vi nenhuma igual a minha, os donos de S10 geralmente deixam ela originalzinha ou rebaixam (horrível!!!).
Mas até que eu vejo várias S10 com a suspensão elevada e com pneus 31 por aqui, mas com Body Lift e 33 ainda não vi nenhuma além da minha.
Essas rodas que tu me sugeriu são muito bonitas são as que eu havia pensado em comprar, mas infelizmente só existe na furação de Ranger e F1000............ Tô pensando em mandar fazer um adaptador de furação pra poder instalar essas rodas com a furação de Ranger/F100.
Se alguém souber de quem faça esse tipo de adaptadores de furação para roda, ou como o outro companheiro sugeriu antes alteração do Off-Set de rodas de ferro, eu gostaria de saber.

Obrigado pela atenção de todos.


CLÁUDIO,

Vi que a sua é 4.3 V6 como a miha...

Qual o lit que você usa? Fez o seu também como os amigos aqui do fórum ou comprou algum?

Quais as dificuldades que você encontrou para colocar o seu kit? Alongou o q?

Grato

Te add o MSN, tudo bem?

Abço

vinicius picapeiro
20/05/2006, 13:19
gostaria de saber do que preciso pra fazer 31' numa s-10 CD diesel tranquilo, apos ver todo mundo falando de ranger num topico de s-10(sou s-10zeiro mesmo). Vou ter que alongar cambio, e barra de direcao? A pergunta e pq todos os exemplos dados eram ou simples ou estendida.

PS: todo respeito aos rangeristas pois quase comprei uma xplorer em sampa mes passado!

Edintruder
20/05/2006, 14:40
Só colocar os 31" que não dá nada. As caixas de rodas são iguais em todas elas.

vinicius picapeiro
21/05/2006, 06:54
Mas ainda assim terei que fazer o body lift ou nao? Ela calçaria 31' sem o body lift? E o papo da rapaziada que raspa na longarina? Apesar de eu ter percebido que a 4x4 (o meu caso) esterça menos do que as (4x2) - parece ate o CJ5 que eu tive...

vinicius picapeiro
21/05/2006, 06:59
Eu vi que a Blazer do Jose Augusto nao precisou fazer o body-lift mas teve que dar umas marretadas no para-lamas pra nao arrastar... Mesmo assim pelas fotos acho que ficou meio justo. Nesse caso acho que teria que chamar as barras dianteiras na xinxa e arquear os feixes de molas traseiros pra ficar razoavel, nao?

Walter L. L. Casitta
21/05/2006, 10:42
Vinícius,
Na S10 os 31” sempre vão pegar em algum lugar, mas isso não quer dizer que é impossível. Tem gente que consegue conviver com os 31” na S10 apenas adaptando o seu modo de dirigir. Se procurar pelo fórum vai encontrar um monte de soluções intermediárias ao BL que melhoram a convivência da S10 com os 31”, mas solução que prefiro é manter o toda a suspensão original e ir pro BL mesmo que com apenas 1”.

vinicius picapeiro
22/05/2006, 07:08
Pois e Walter, eu ja tinha ate lido e pensado nas minhas proprias soluções como trocar jumelos, arquear feixe de molas e a tão criticada atochada nas barras da suspensão dianteira (ja fiz). Quanto ao modo de dirigir e aquela historia: eu vou ate saber lidar com isso mas tenho que achar o melhor modo pois a dona Maria tbem dirige a bruta e ja sei que vai chover reclamacao na primeira arrastadinha...
Vou tentar contatar o Renato Fraga pra ver qual foi a solucao magica que ele criou.
Grato,

Vinicius.

PS.: do jeito que esta ja voa baixo no areiao de Massambaba com o FSRzinho humilde, com 31' vai ficar igual a Urutu no deserto.

José Augusto
22/05/2006, 15:45
Vinicius, na trazeira não pega nada, fiz alguns passeios e trilhas leves e numa trilha (Rio do Ouro, aqui e SAMPA) a suspensão torceu tanto que a barra estabilizadora soltou (quando percebi, soltei os 2 lados, e amarei a barra para cima), depois disso os pneus entravam muito na caixa de rodas (o pessoal de jipe até falava -Olha como a danada torce, que suspensão!!!) mas não rasparam em lugar nenhum.

Na diânteira fica bem justo, mas só pega nas longarinas quando se esterça tudo, mesmo com a suspensão trabalhando a roda entra na caixa e não raspa (porem tem que aumentar uns 2 cm no espaço da parte superior da caixa de rodas).

No meu ponto de vista, aumentar altura só se for para colocar pneus maiores, mas para colocar pneus maiores as transformações teriam que ser radicais, pois não valeria a pena muito trabalho para pular de 31" para 33", aí no mínimo seria uns 35", kit de suspensão gringa procomp de 6" ou 8" (dependendo to tamanho dos pneus), mais um BL" de 2", rodas com offset mais negativos, troca dos eixo por (flutuante) com relação de diferencial diferente (dependendo do tamanho dos pneus), ano passado já tinha feito a lista, estudado as mudanças e levandado os custos.

Para pneus acima de 31" os semi eixos não aguentam ou não tem segurança suficiente.

[]s contentes com o 31" na BLAZER.

vinicius picapeiro
23/05/2006, 06:43
Caro Jose,
Agora vc me esclareceu o que eu queria saber. Fiquei receoso de mexer no feixe de molas e mexer na barra dianteira e depois ficar com ela sobrecarregada pela atochada a mais (o feixe de molas aguenta legal, mas na frente sabemos que e outro papo).
Mas onde vc aumentou o espaco? Na lataria superior do para lama dianteiro ou na beirada dele? Quanto a raspada quando esterçando ao maximo, isso da pra administrar.
Eu pensei que uma solucao seria colocar umas rodas mais negativas, mas ai rasparia na beirada do para-lama (e teriamos mais um paradigma para os para-lamas - parafraseando o acessorio com o problema...). Pelo seu relatorio e algo que da pra conviver na boa. Inclusive se nao estou errado antes de fazer o body lift o irmao do Walter Casitta chegou a rodar com a dele com 31".
Fora isso o que que vc viu de alteracao no desempenho (consumo e veloc)?

João Pedro
23/05/2006, 08:56
Walter.
Vamos lá meu guru, me diga uma coisa.
O que, efetivamente, posso fazer para robustecer, dar mais solidez à suspensão dianteira da S10?
Quero dizer, teria que optar por um bl ou isto é apenas uma questão estética, e que acabaria incorrendo em um preço a pagar quanto a estabilidade e dirigibilidade.
Já até me acostumei "cara no chão" de minha picape, mas a fragilidade e moleza da susp. dianteira não transmite segurança.
Dizem que às novas são mais rígidas. mas o que foi trocado nelas? Só os amortecedores? É estranho ter sido só eles, pois a função específica deles não é dar solidez estrutural à suspensão.
Então, o que se pode fazer para não se ter o medo de estar andando com uma suspensão manteiga?

Meu sonho de consumo: Uma S10 com suspensão de Ranger.

S10, 2.8l. CDTDI, 4x4, Executive, 2003.

Walter L. L. Casitta
23/05/2006, 09:45
João Pedro,

O BL serve para permitir pneus maiores ou para efeito estético apenas.
Pra tornar a suspensão mais firme tem que trocar os amortecedores por outros mais rígidos e talvez substituir a barra estabilizadora por uma outra mais grossa.
Não saberia dizer o que fazer para tornar a suspensão mais robusta. Acredito as articulações de uma suspensão mais rígida dure um pouco mais.

José Augusto
23/05/2006, 11:54
Vinicius picapeiro, pela sua assinatura a sua deve ser aquele modelo mais novo, posso até estar enganado mas no seu caso acho que não pega no paralama dianteiro.

Como foi a história dos 31”:

Antes dessa BLAZER eu tive outra só que 4x2, meu cunhado estava trocando os 31" do engesa dele por 33", aí eu coloquei estes na BLAZER (ficou muito bonita, mudou a caminhonete), mas pegava no paralama da frente andamos 1 semana e minha esposa reclamando que dependendo do buraco ou lombada o pneu pegava no paralama, resultado, retiramos os 31" da frente mas deixamos atrás, mesmo só na traseira o desempenho do carro ficou muito bom.

Quando trocamos a antiga BLAZER pela atual à 4 anos, mandamos vir os RANCHOS e instalamos, eu já havia montado um esquema, outro colega garantiu que dava para colocar os 31" na frente, eu comprei os BF's na rede Zacharias de pneus eu contei o que pretendia e eles balancearam e alinharam, subiram a barra de torção cerca de 3 polegadas para que eu pudesse levar no funileiro, saindo dali fui no funileiro que começou a rebater o paralama, pega macaco jacaré levanta um lado, levanta outro, torce daqui e dali, gira o volante para um lado gira para outro, rebate de novo, enfim quando parou de raspar, fomos fazer teste na rua, aí descobrimos que a cabeça de um parafuso embaixo pegava quando em curva fechada na subida no lado interno, como era muito pouco demos uma rebatida na lata e esmerilhamos a cabeça deixando sem pontas, não pegou mais.

Voltamos a Zacharias outro dia pedimos para baixar a frente 2 polegadas, baixou, conferiu o alinhamento e fomos fazer alguns novos testes, aí voltou a pegar no paralama, voltamos no funileiro que rebateu um pouco mais, passa giz por dentro da caixa de rodas, vai dar umas voltas, sente se raspa volta lá rebate mais um pouco até que deu certo.

José Augusto
23/05/2006, 12:10
Completando, cuidado com radares pois o velocimetro acaba marcando menos cerca de 10%, o que posso falar é que o desempenho geral fica muito bom, acho que até mais estável, no passeio/trilha surpreende e o consumo não sentimos diferença.

rfdex
24/05/2006, 16:59
Pessoas, tenho acompanhado há tempos esse tópico e estou disposto a levantar um pouquinho a minha pickup (S10 2.2 MPFI cabine simples) somente para fins estéticos. Todavia, acho que terei problemas em relação à coluna de direção, vez que a minha é aquela rígida, ou seja, não é escamoteável. O que vocês sugerem ? Outra coisa, para levantá-la, penso em utilizar um macaco hidráulico ao ir substituindo os calços, o que acham ? A minha é a versão básica, só possui direção hidráulica, vez que é item de série! Desde já agradeço por toda a ajuda. Abraços a todos!

Edintruder
24/05/2006, 19:34
A coluna não altera nada na S-10 pois para levantar um pouco tem curso na haste que liga a coluna da direção com o setor.

Walter L. L. Casitta
24/05/2006, 21:47
rfdex,

A coluna de direção não tem nada a ver com o fato do volante ser o não escamoteavel, A coluna telescópica é um item de segurança obrigatório em todos os veículos e como disse o Edi você não terá problemas com ela.
Pra não deformar a carroceria, levante com o macaco 2 o 3 centímetros alternado entre os pontos de fixação da carroceria até a altura desejada. Levante totalmente um lado pra depois levantar o outro.

docerrado
20/03/2007, 12:46
Para reacender a boa e velha discussão,
após ler toda a briga, bate boca e respostas deste tópico trago uma dúvida.
Acabei de comprar uma S10 CS 4X4 2.5, meu ideal é de fazer expedições (grandes distancias em asfalto e passagem por estradas de terra ruins).
Não tenho em mente em fazer trilhas, como a galera aqui em Brasília faz, tipo caminhos onde quem se da bem são os bons e velhos Jeep’s.
Pelo fato de percorrer longas distâncias penso em não levantar muito a s10 (Estabilidade no asfalto e consumo), mas preciso levantar um pouco pelo fato das estradas de terra com alguns obstáculos (Passar em rio, erosões e pedras).
Mas nada de Rock Crawling hehehe....

E qual a dica? Body Lift do menor? Tem mesmo que alterar câmbio e direção?

E outra, S10 original ta parecendo um chevete... ta froids

ramonpoa
20/03/2007, 14:15
Para reacender a boa e velha discussão,
após ler toda a briga, bate boca e respostas deste tópico trago uma dúvida.
Acabei de comprar uma S10 CS 4X4 2.5, meu ideal é de fazer expedições (grandes distancias em asfalto e passagem por estradas de terra ruins).
Não tenho em mente em fazer trilhas, como a galera aqui em Brasília faz, tipo caminhos onde quem se da bem são os bons e velhos Jeep’s.
Pelo fato de percorrer longas distâncias penso em não levantar muito a s10 (Estabilidade no asfalto e consumo), mas preciso levantar um pouco pelo fato das estradas de terra com alguns obstáculos (Passar em rio, erosões e pedras).
Mas nada de Rock Crawling hehehe....

E qual a dica? Body Lift do menor? Tem mesmo que alterar câmbio e direção?

E outra, S10 original ta parecendo um chevete... ta froids

pois é... a gente sempre fica tentado em "levantar". Fiz isso com a tracker (3 polegadas e pneus maiores) Fui com ela para Bolivia, Peru, Chile, etc... Sul do chile e por aí vai.

Com a Ranger só botei os pneus 31 (fui com ela a Ushuaia, atacama, etc...)

Nos dois casos (sobe e desce cordilheira), ôs pneus maiores lhe sacrificam a embreagem.... (claro que eu sentava a pata). Tive problemas de embregagem na Ranger no Atacama (sempre aparecem no meio da viagem) e com a Tracker subindo para Puerto Montt.

Nos dois casos troquei o sistema e não enfrentei mais.....

Na Ranger só coloquei os pneus maiores. Gostei, pois nào mexi na suspensão original.

Na Tracker o levantamento de 3 polegadas deixou o carro imponente, gostoso, se sentia "outro" dentro... mas ficou uma "barca". Mesmo com pneus maiores, amortecedores redimensionados e feito por um especialista.

Hoje, se fosse utilizar para VIAGENS longas, NÃO mexeria na suspensão original não (tem aquela do cara que diz "se o carro sair de fábrica com roda quadrada, deixo assim, porque um engenheiro testou e aprovou)...

Colocaria, talvez, pneus maiores, até não encostar (tua embreagem tem que estar bala)....

No mais, o custo para fazer um bom levantamento e a "durabilidade" e confiança do sistema (ainda mais para viagens longas) não sei se compensa. Estabilidade não é o forte da S10 (tive uma blazer V6 - um navio...)e não me arriscaria a mexer não... só nos pneus...

rfdex
20/03/2007, 14:25
Olá colega, tudo bem ? Também sou de Brasília/DF. Vi que postou um tópico dizendo que comprou uma S10 2.5 4x4. Por acaso sua pickup é uma azul escuro, com bancos de couro e que estava anunciada no site "queroveiculos.com.br" ? Se for, quase a comprei. Só não fechei negócio porque busco uma 2.8 (MWM). Estava muito bacana a pickup, espero que tenha sorte com ela e que desfrute das maravilhas de nosso país a bordo dela! Grande abraço.

docerrado
20/03/2007, 14:42
opa Rfdex,
cara não é azul não, eu vi esta mas acabei pegando outra de um amigo.
A foto da danada:
http://www.picapesgm.com.br/forum/files/s10_1_952.jpg
Parecendo um chevete ainda, agora ela esta adesivada.

Abraços e va no Terraço Shoping nas quintas a noite, la a galera se encontra!

docerrado
20/03/2007, 14:43
Boa dica, me falaram o mesmo. Se levantar ia penar ou detonar o carro mais rapido. Me falaram do pneu 255, fica mais bacana e não pega.
Agora penso levanto ou não...hehehe

Obrigado pela resposta!

Walter L. L. Casitta
20/03/2007, 21:00
Modificar a suspensão da picape não é uma boa opção mesmo, mas um body lift é. Eu já andei mais de 100.000Km com BL. Com 31” e depois 33”, mais de 140.000Km. Nunca tive problema na suspensão e muito menos na embreagem por causa disso.
O trabalho e o gasto pra um BL de 3” ou 1” é o mesmo, então quem quiser tem que ir direto no de 3”.
Na S10 só cabem pneus 235x15 e nem um BL resolve esse problema. O que detona a suspensão da S10 não é o BL nem pneus grandes e sim a própria S10, portanto se pretende ter uma picape pra viagens longas e expedições, a S10 é a pior opção.

docerrado
21/03/2007, 09:47
É a questão de a S10 ser ou não um carro para expedição é um tópico para outro post, mas vamos la.

Quem faz expedição não é o carro e sim o cuidado com ele e a prudência do motorista:
Ate porque tenho amigos que foram para o Chile em uma Parati ano 91 com motor AP a gasolina, foram e voltaram so tiveram problemas com a regulagem do motor quando chegaram em alta atitude, na troca da pastilhas de freio quando chegaram la e alguns pneus furados durante a viagem. Mas curtiram duas semanas de Snowboard.
Também tenho como exemplo aqui em Brasília onde muitos OffRoad’s que possuem carros 4x4 de custo elevados e que ditos ideais para expedições chegam em uma estrada de terra e quando dão de cara com um rio param o carro e vão para a cachoeira andando. Presenciei este fato na ultima ida para Cavalcante-GO e cheguei na boca da cachoeira com uma saveiro, mesmo tendo que subir pirambeiras de ré.

Outro fato é o custo ate onde seu bolso pode pagar:
Exemplo disso sou eu mesmo, tinha uma Bandeirante ano 81 motor 608, depois de algumas viagens percebi que tal motor não é para viagens longas, pois chegar a 100km por hora é coisa rara e força muito o Jeepão, mas ela tem o mérito nas trilhas, ótimo carro.

Vendi a Band querendo pegar outro carro ate onde o bolso alcançava, ou seja, sem financiamento ou sem pedir grana emprestada, como dizem aqui na “bucha”. Então peguei 30.000,00 em uma S10 cabine simples motor 2.5 4x4, agora sim ando a mais que 100 por hora, mesmo ainda não tendo pegado trilhas pesadas já passei por estradas onde vi um L200 parada em um atoleiro que a lama ia ate a metade da porta. Conclusão que o cara resolveu passar pelo pior caminho.

Mas voltando ao assunto sobre levantamento, já entrei em contato com uma empresa aqui de Brasília. Vou levanta-la um pouco, quero deixar a frente na altura da traseira so para dar um ângulo de saída melhor.

Aqui um link de uma S10 levantada com kit e com pneu 3”:
http://www.tracaototal4x4.com.br/servicos/s10.htm#fotos

E se tivesse grana mesmo para fazer exepedições com carros $uper poderosos não estaria trabalhando agora....hehehehe

Abraços e obrigado pelas dicas

docerrado
21/03/2007, 10:54
Exemplo de um ideal para Expedições:
http://www.olrg.org.uk/daan_off/10.html

Eduardo Eustaquio
21/03/2007, 14:33
Prezado [Flávio Martins], Conforme o colega [Walter L.L. Casitta] falou, o problema das S10 é mais a fundo do que tentar andar cuidadosamente, pois em suas expedições pode acontecer de você necessitar utilizar tração, precisar de um bom conjunto de cambio ou suspensão para atravessar alguns trechos.

Hoje, após apanhar por diversos anos com a S10, eu so a indico para quem ou mexe com compra e venda de carros usados, ou para quem so anda estritamente no asfalto. Se você pensa em fazer o mesmo ou que tenha a mesma resistência que sua ex-Bandeirantes, pode esquecer. So se, você quer investir em equipar a sua S10, mas você vai gastar tanto para deixa-la boa que valeria mais a pena pegar um carro de outra marca como Ranger ou L200.

Veja esse tópico depois, onde faço alguns comentários.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26328 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26328)

docerrado
21/03/2007, 14:50
Opa Eduardo, muito bom seu tópico e esclarecedor.
Ja estou migrando para o seu tópico o que penso sobre tal assunto.
Abraços

josiel linx
26/04/2007, 20:14
Prezado, vc tem algum kit 3" que adaptar-se-ia numa c-20?

quanto custa?

com a instalação, perco ainda mais a estabilidade do camburão ?

no caso da S10 como kit há também uma perda de estabilidade?

Abcs




Como assim a conta não bate?
US$ 250,00
Dolar Oficial 2,43
250 * 2,43 = 607,50
Tem mais 2% de IOF o que fica R$ 619,65... que é uns 600 reais... o que não esta batendo?
Só se for seus R$ 2.000,00 do kit Keko que virou agora R$ 1.830,00

Quem aparentemente é enrolado é o Sr.
Sempre fui claro com todos, clientes ou não, sempre com informações claras e sempre informando os preços corretos.
Não entendo de onde tirou que eu não coloco o preço real.
Não entendo porque sua raiva.
Por favor, procure manter um bom nivel e não agrida os outros.
A marca normalmente é HDS.
Que é nossa marca. Compramos as peças direto dos fabricantes e montamos nosso kit sem ter que pagar pela etiqueta de ninguem.
Isso muitas vezes permite modificar e melhorar o kit também.
Pode pesquisar no forum e perguntar para quem já pediu cotação ou mesmo para quem já comprou.
Algumas vezes não conseguimos dar o preço ou demoramos muito, pois temos o cuidado de confirmar se os kit são compativeis com os veiculos fabroicados aqui.

Mas como sempre seguem alguns preços de BL, incluindo alguns que custam uns R$ 350,00...
Body Lift S10 cab. Ex. 2" US$ 210,00
Body Lift S10 Cab Ext. 3" US$ 240,00
Body Lift p/ Dakota 3" US$ 450,00

Alguns de "Marca"
Body Lift Trail Master CJ5 9338 3" US$ 140,00
Body Lift Performance 2" CJ5 / Willys 912 US$ 140,00
Body Lift Performance 2" Wrangler TJ 952 US$ 190,00
Body Lift Performance 3" Wrangler TJ 953 US$ 198,00
Body Lift Trail Master Wrangler TJ 9375 3" US$ 230,00
Body Lift Calmini 3" Vitara PN: SK19600 US$ 200,00
Body Lift Sky Mfg 2" Vitara US$ 200,00

R$ 2.000,00 é cerca de US$ 800,00, por isso tenho até alguns kits de suspensão:
Grand Cherokee ZJ HDS 1.5" (ZJ685N) espaçadores de mola c/ amortc. US$ 340,00
Grand Cherokee WJ HDS 2.0" (WJ695N) espaçadores de molas c/ amortec. US$ 340,00
Cherokee Sport XJ HDS 3.0" (XJ670N) c/ add-a-leaf e blocos na traseira c/ amortec. US$ 670,00
Cherokee Sport XJ HDS 4.5" (XJ623N) c/ add-a-leaf e blocos na traseira c/ amortec. US$ 880,00
Cherokee Sport XJ Superlift Kit 3" XJ K291 sem amortec. US$ 690,00
Cherokee Sport XJ Skyjacker Kit 3" XJ JC301K c/ amortec. US$ 765,00 (isso mesmo, a marca mais chique de kit de suspensão com um kit completo, até com amortecedor)
HDS (CJ605) 2.5" Susp. Kit CJ5 Willys sem amortec. US$ 780,00
Wrangler TJ 98 - 2001 HDS 1.5" (TJ650N) c/ amort. US$ 390,00
Wrangler TJ 98 - 2001 Susp. Kit Expl.ProComp 2" Stage1 (K3055) c/ amortec. US$ 745,00
Susp. Kit Calmini Samurai 3" PN: SS1550 US$ 880,00
Calmini Kit Spoa Bolt-on Basic Samurai 5" P# 14505 US$ 590,00

Chevrolet S10 2" HDS c/ amort. e braços superiores US$ 895,00
Ranger até 97 4x2 4" HDS c/ blocos c/ amort. US$ 860,00
Ranger até 97 4x4 4" HDS c/ blocos c/ amort. US$ 860,00
Ranger até 97 4x4 4" HDS c/ feixe de molas c/ amort. US$ 1230,00
Chevrolet S10 p/ pneu 33x12,5 Superlift de 6" K328 US$ 3.100,00

Todos os preços são colocados em Florianopolis que é onde fica a importadora. Sempre é bom consultar o preço antes de pedir, pois pode ter pequenas variações.

josiel linx
26/04/2007, 20:24
Prezado Walter, parabéns pelo trabalho realizado...

aproveito sua experiência para fazer duas perguntas:

tenho uma c-20 que gostaria de levantar, inicialmente comprei um kit 4x4 engesa mas desisti pois a minha suspensão (96) estava zerada e ainda por cima teria que trocar o freio a disco original por tambor e as molas helicoidais por feixe...
Um bL seria uma opção para meu caso? lembrando que o camburão tem quase 6 metros e, está com maxion s4T, resultado : samba um pouco nas curvas ...

Servindo o BL qual pneu vc recomendaria? tenho jogo de rodas 15 e 16...

Haverá um comprometimento ainda maior na estabilidade ou não tem nada a ver uma vez que suspenderei só a carroceria, sem mexer na suspensão?
me corrija por favor...


detalhe : a quem interessar possa, tenho um kit engesa 4x4 para linha A/C/D chevrolet completo!!! R$ 4.000,00 abcs.

Josiel



Modificar a suspensão da picape não é uma boa opção mesmo, mas um body lift é. Eu já andei mais de 100.000Km com BL. Com 31” e depois 33”, mais de 140.000Km. Nunca tive problema na suspensão e muito menos na embreagem por causa disso.
O trabalho e o gasto pra um BL de 3” ou 1” é o mesmo, então quem quiser tem que ir direto no de 3”.
Na S10 só cabem pneus 235x15 e nem um BL resolve esse problema. O que detona a suspensão da S10 não é o BL nem pneus grandes e sim a própria S10, portanto se pretende ter uma picape pra viagens longas e expedições, a S10 é a pior opção.

Walter L. L. Casitta
26/04/2007, 21:38
Prezado Walter, parabéns pelo trabalho realizado...

aproveito sua experiência para fazer duas perguntas:

tenho uma c-20 que gostaria de levantar, inicialmente comprei um kit 4x4 engesa mas desisti pois a minha suspensão (96) estava zerada e ainda por cima teria que trocar o freio a disco original por tambor e as molas helicoidais por feixe...
Um bL seria uma opção para meu caso? lembrando que o camburão tem quase 6 metros e, está com maxion s4T, resultado : samba um pouco nas curvas ...

Servindo o BL qual pneu vc recomendaria? tenho jogo de rodas 15 e 16...

Haverá um comprometimento ainda maior na estabilidade ou não tem nada a ver uma vez que suspenderei só a carroceria, sem mexer na suspensão?
me corrija por favor...


Caro Josiel,

Sem dúvida o BL iria muito bem na C20 com a vantagem de não sacrificar tanto o conforto como seria no caso do kit da Engesa, inclusive temos planos de instalar um numa A10.
O pneu ideal na minha opinião seria o BF33” AT com as rodas 15”, mas não sei caberiam mesmo com o BL.
Na minha Ranger a estabilidade ficou comprometida mais pelo tamanho dos pneus de 33” do que pelo BL, mas nem tanto assim e rapidinho se acostuma.

rfdex
26/04/2007, 23:19
Walter, volto a incomodá-lo sobre o BL, mas ainda tenho dúvidas. Tenho uma S10 cabine simples gasosa (modelo antigo). Penso em fazer o BL, mas tenho receio em algumas questões. Uma delas é a barra de direção. Estive olhando, existe uma borracha sanfonada em uma parte, como estive cobrindo algo móvel, como um deslizante fresado. Ao levantar a cabine, a tal barra não irá trabalhar forçada ou existe alguma cruzeta no caminho que eu ainda não descobri ? Tentei olhar pelo manual GM, mas não ficou claro. Poderia me responder ? Abração.

Walter L. L. Casitta
27/04/2007, 09:28
Walter, volto a incomodá-lo sobre o BL, mas ainda tenho dúvidas. Tenho uma S10 cabine simples gasosa (modelo antigo). Penso em fazer o BL, mas tenho receio em algumas questões. Uma delas é a barra de direção. Estive olhando, existe uma borracha sanfonada em uma parte, como estive cobrindo algo móvel, como um deslizante fresado. Ao levantar a cabine, a tal barra não irá trabalhar forçada ou existe alguma cruzeta no caminho que eu ainda não descobri ? Tentei olhar pelo manual GM, mas não ficou claro. Poderia me responder ? Abração.

A barra da direção da S10 é telescópica e tem folga suficiente pra um BL de 3”. É só desconectar e reconectar depois do BL instalado. Pelo menos foi assim na nossa S10 97...

Edintruder
27/04/2007, 11:39
Se na montagem não quiser desconectar ok, mas tem que tomar cuidado quando elevar a carroceria com o macaco para não estender demais a barra de direção e danificá-la. Digo isso pois quando meto a mão busco simplificar as coisas, então vale o conselho para tomar cuidado na operação caso desejam simplificar a MO e não terminar complicando mais.

josiel linx
27/04/2007, 15:29
Walter, vc poderia me indicar onde posso orçar as peças para o BL da C-20... quais seriam as especificações e ainda quem faria este trabalho ?

aliás, vc toparia esta empreitada???

estou num momento crucial, pois tenho que comprar pneus nos próximos 10 dias e esta idéia do BL, mudaria radicalmente o tipo de pneu...

no caso do pneu 33" terei que ter cuidado redobrado nas curvas, correto?

Valeu...



Caro Josiel,

Sem dúvida o BL iria muito bem na C20 com a vantagem de não sacrificar tanto o conforto como seria no caso do kit da Engesa, inclusive temos planos de instalar um numa A10.
O pneu ideal na minha opinião seria o BF33” AT com as rodas 15”, mas não sei caberiam mesmo com o BL.
Na minha Ranger a estabilidade ficou comprometida mais pelo tamanho dos pneus de 33” do que pelo BL, mas nem tanto assim e rapidinho se acostuma.

murilloaquino
27/04/2007, 17:37
Hahaha...
Já pagaram CARO para o Walter e o Edi Fazerem os BL´s e eles nao aceitam...
:P

Edintruder
27/04/2007, 17:56
Se quiseres eu faço um e te envio pelo correio, mas tenho que fazer um orçamento do material primeiro, mas acredito que R$ 600,00 paga tudo.

murilloaquino
27/04/2007, 22:14
o PROB nao é nem o material, que vc pode ate colocar aqui no forum as peças e agente comprar.O prob é arrumar um meca com mao de obra confiavel...

Edintruder
27/04/2007, 23:28
Do material, o complicado é fazer os alongadores do câmbio o barra de direção.

Walter L. L. Casitta
30/04/2007, 12:40
Walter, vc poderia me indicar onde posso orçar as peças para o BL da C-20... quais seriam as especificações e ainda quem faria este trabalho ?

aliás, vc toparia esta empreitada???

estou num momento crucial, pois tenho que comprar pneus nos próximos 10 dias e esta idéia do BL, mudaria radicalmente o tipo de pneu...

no caso do pneu 33" terei que ter cuidado redobrado nas curvas, correto?


Josiel,

Infelizmente não posso te ajudar, ainda não tenho as especificações. Para o BL que pretendemos instalar na A10 ainda não existe um projeto. Só vontade por enquanto.
O que posso te adiantar que terá no mínimo 4” e não te preocupa com os pneus de 33”, a perda na estabilidade nem é tenta assim...

josiel linx
30/04/2007, 12:57
Josiel,

Infelizmente não posso te ajudar, ainda não tenho as especificações. Para o BL que pretendemos instalar na A10 ainda não existe um projeto. Só vontade por enquanto.
O que posso te adiantar que terá no mínimo 4” e não te preocupa com os pneus de 33”, a perda na estabilidade nem é tenta assim...


Walter, tenho os calços da Engesa que seriam usados no feixe de mola traseiro para compensar a altura, caso eu instalasse o Kit 4x4... )
Posso usar estes calços para suspender a traseira? são instalados entre os suportes da mola e o chassi... ficaria faltando compensar a dianteira...
o camburão vai ficar "embicado" pra baixo... será que se eu usar uma mola mais alta na dianteira combinada com amortecedores rancho posso quebrar a bandeja ou longarina ?

Abcs

Walter L. L. Casitta
30/04/2007, 14:00
Walter, tenho os calços da Engesa que seriam usados no feixe de mola traseiro para compensar a altura, caso eu instalasse o Kit 4x4... )
Posso usar estes calços para suspender a traseira? são instalados entre os suportes da mola e o chassi... ficaria faltando compensar a dianteira...
o camburão vai ficar "embicado" pra baixo... será que se eu usar uma mola mais alta na dianteira combinada com amortecedores rancho posso quebrar a bandeja ou longarina ?


Na traseira tudo bem, nas na dianteira é bem mais complicado. Se simplesmente colocar uma mola maior todas as outras peças irão trabalhar fora da posição e toda geometria se perderia. Pra funcionar bem, todo agregado da suspensão (travessa e bandejas...) deveriam ser rebaixados em relação ao chassi e nesse caso o body lift se torna bem mais simples de construir e ainda com a vantagem de manter a suspensão original o centro de gravidade mais parecida com o da picape original.

Guilherme Studart
01/05/2007, 10:37
Walter,

Com um BL de 2" dá para calçar bem os 33"?

A roda ideal seria de 8"?

Guilherme Studart
01/05/2007, 13:12
Estou falando da Ranger.

Walter L. L. Casitta
02/05/2007, 10:40
Walter,

Com um BL de 2" dá para calçar bem os 33"?

A roda ideal seria de 8"?

Se for fazer um BL, faça de 3” porque o trabalho e o custo é mesmo...
A roda ideal é 8,5" mas pra Ranger não existe no Brasil nem de a 8"

josiel linx
02/05/2007, 12:53
Na traseira tudo bem, nas na dianteira é bem mais complicado. Se simplesmente colocar uma mola maior todas as outras peças irão trabalhar fora da posição e toda geometria se perderia. Pra funcionar bem, todo agregado da suspensão (travessa e bandejas...) deveriam ser rebaixados em relação ao chassi e nesse caso o body lift se torna bem mais simples de construir e ainda com a vantagem de manter a suspensão original o centro de gravidade mais parecida com o da picape original.

Prezado Walter,

Olhando melhor os calços, percebo que eles são instalados entre o feixe de mola e o eixo... então teríamos 3 opções:

1) calços entre o feixe de mola e o eixo
2) calços entre os suportes do feixe e o chassi
3) calços entre o chassi e a carroceria...

o BL, basicamente seria colocar os calços entre a carroceria e o chassi???
mantendo assim a geometria original?

um outro detalhe:

as molas e amortecedores dianteiros são da D-20, pois troquei os originais da C-20 quando coloquei o Maxion s4T plus...

vou aguardar o camburão sair da reforma e leva-lo a um revendedor de pneu e ir testando Pneus a partir do 31"... de repente consigo levantar mais um pouco só com pneus...

Abcs

leofs
16/06/2008, 09:28
Andei sondando os preços de BL pra S10 por aí e os preços orçados foram muito altos e os prazos para entrega absurdos.
Então resolvi fabricar meu próprio kit (graças ao manual do Walter) e por a mão na massa. Já estava com o kit pronto a algum tempo e nesse final de semana resolvi intalar o BL.
Instalei sozinho e levei +- 20h de mão de obra.

Tirei umas fotos mas não estão muito boas, assim q lava-la, tiro outras.

adams
16/06/2008, 10:03
[quote=leofs;629582]Andei sondando os preços de BL pra S10 por aí e os preços orçados foram muito altos e os prazos para entrega absurdos.
Então resolvi fabricar meu próprio kit (graças ao manual do Walter) e por a mão na massa. Já estava com o kit pronto a algum tempo e nesse final de semana resolvi intalar o BL.
Instalei sozinho e levei +- 20h de mão de obra.

Como voce fez com a alavanca de cambio e a barra de direcao??

Walter L. L. Casitta
16/06/2008, 10:08
[quote=leofs;629582]Andei sondando os preços de BL pra S10 por aí e os preços orçados foram muito altos e os prazos para entrega absurdos.
Então resolvi fabricar meu próprio kit (graças ao manual do Walter) e por a mão na massa. Já estava com o kit pronto a algum tempo e nesse final de semana resolvi intalar o BL.
Instalei sozinho e levei +- 20h de mão de obra.

Como você fez com a alavanca de cambio e a barra de direcao??

Não precisei fazer nada na barra da direção, ela tinha comprimento suficiente.

Também não precisei mexer na alavanca do câmbio porque a S10 não tinha console...

leofs
16/06/2008, 10:58
Confirmando o q foi dito e feito pelo Walter, nada é feito na barra de direção.
Porém a minha tem o console central, então alonguei a alavanca inferior do cambio pra que tudo ficasse certinho.
Pretendo fazer um manual parecido com o que o Walter fez para o caso de S10 2.2 já que encontrei algumas diferenças do modelo apresentado por ele.

Mas o que posso dizer é q o custo é MUITO baixo! E a diversão garantida!

Ontem mesmo fiz um teste com o carro, primeiro uma volta lenta no quarteirão e depois rodei uns 40km (veloc max de 80km/h). Tudo normal.

Se alguém aqui do Rio/Niteroi quiser fazer um BL em S10, posso dar o caminho das pedras e ajudar na instalação.

abraços

Thiago Pereira
16/06/2008, 11:22
Confirmando o q foi dito e feito pelo Walter, nada é feito na barra de direção.
Porém a minha tem o console central, então alonguei a alavanca inferior do cambio pra que tudo ficasse certinho.
Pretendo fazer um manual parecido com o que o Walter fez para o caso de S10 2.2 já que encontrei algumas diferenças do modelo apresentado por ele.

Mas o que posso dizer é q o custo é MUITO baixo! E a diversão garantida!

Ontem mesmo fiz um teste com o carro, primeiro uma volta lenta no quarteirão e depois rodei uns 40km (veloc max de 80km/h). Tudo normal.

Se alguém aqui do Rio/Niteroi quiser fazer um BL em S10, posso dar o caminho das pedras e ajudar na instalação.

abraços

Leo,

Sua S10 é V6?
Gostaria de fazer um BL na minha, mas já me falaram que para a V6 é muito complicado por causa do radiador. Será q é vdd?

Abraço,
Thiago

leofs
16/06/2008, 12:00
Oi Thiago,

A minha é 2.2 (L4). Acho que foi a primeira aqui do fórum a ganhar um BL de 2".
A do irmão do Walter é 2.5 diesel e a do Claudio-Rieck é 4.3 V6 (4x2). Essas receberam um BL de 3".

Thiago Pereira
16/06/2008, 15:29
Oi Thiago,

A minha é 2.2 (L4). Acho que foi a primeira aqui do fórum a ganhar um BL de 2".
A do irmão do Walter é 2.5 diesel e a do Claudio-Rieck é 4.3 V6 (4x2). Essas receberam um BL de 3".

Obrigado Leo!
Vou entrar em contato, pq parece q as diferenças para a V6 são grandes e complica bastante o serviço.

Um abraço,
Thiago

Bruno-guliver
24/07/2008, 18:04
Walter gostaria de levantar a minha s10 também , onde vc fez o serviço? moro no rj
tem algum contato? demorou quanto tempo p/ ficar pronto ? comprometeu a estabilidade do carro?
abraço

Bruno-guliver
24/07/2008, 18:05
Finalmente a S10 ficou pronta...
O melhor da história é que foram gastos pouco mais de R$200,00 de peças. No arquivo PDF abaixo, coloquei a lista do material e mais alguns detalhes.
Walter gostaria de levantar a minha s10 também , onde vc fez o serviço? moro no rj
tem algum contato? demorou quanto tempo p/ ficar pronto ? comprometeu a estabilidade do carro?
abraço

Edintruder
24/07/2008, 23:21
Bruno, ele fez em casa. Sempre que parte da massa do veículo é elevada, a estabilidade diminui um pouco... Quase imperceptível só no BL. Pneus 33" pioram mais do que o BL.

Bruno-guliver
25/08/2008, 21:38
Moro no Rj e nao encontro o kit bodylift para a minha s10 cabine simples , ja pesquisei em tudo q é lugar ...e nada, no site da keko consta como as duas lojas a veluplast e a gbg ,e elas nao instalam mais e nem vendem...
se alguem souber...
abraço:dance:

leofs
31/08/2008, 16:59
Oi Bruno,

Fiquei uns meses sem acessar o site. Qual o modelo da sua S10?
Eu levantei a minha em casa e fiz o kit seguindo as dicas do manual preparado pelo Walter e adaptando pro modelo 2.2

[]'s

Pequeno jr
31/08/2008, 17:36
Tinha um cara em Niteroi que uma vez postou aqui no forum. Vou tentar achar o post dele e mando para vcs.

Adriano da c Siqueira
14/09/2008, 17:18
Edu,
Não existe um kit específico pra S10 Nacional, então eu estou fazendo um, durante os fins de semana. Estou fazendo as peças e instalando em casa eu mesmo. Comecei neste último fim de semana e a S10 já está parcialmente desmontada.
Não sei ainda quando vai custar tudo, mas não deverá ficar caro não, já que não terei despesas com a mão de obra.
Se não aparecer imprevistos ou o dia das mães não atrapalhar espero ter 90% pronto no próximo fim de semana ficando para o próximo o acabamento e você pode ir lá pra ver como ta ficando, aproveitar e juntar o máximo de informações.
Se preferir, pode esperar mais um pouco que vou colocar todas as informações necessárias (descrição, desenho das peças e fotos e preços) aqui no fórum.
Walter
Cara possuo uma S10 cs 4x4 2.5 e pretendo fazer um bL nela mas não sei como, quando a sua estiver pronta me da um sinal. Valeu

adams
04/10/2008, 20:02
Prezados membros
Gostaria de tirar algumas duvidas a respeito da s10.
Todos os modelos possuem Ventoinha ao inves de helice.
O sistema de direcao e a alavanca de cambio e o mesmo em todos os modelos.
Grato
sandro

Bruno-guliver
26/10/2008, 10:15
Oi Bruno,

Fiquei uns meses sem acessar o site. Qual o modelo da sua S10?
Eu levantei a minha em casa e fiz o kit seguindo as dicas do manual preparado pelo Walter e adaptando pro modelo 2.2

[]'s

A minha s10 é cabine simples dlx 96 ta inteirona ,mais queria levantar ,deixar altona com esses kits ,mais nao acho em lugar nenhum aqui no rj!!
abraçoo

Bruno-guliver
26/10/2008, 10:17
A minha s10 é cabine simples dlx 96 ta inteirona ,mais queria levantar ,deixar altona com esses kits ,mais nao acho em lugar nenhum aqui no rj!!
abraçoo

adams
16/11/2008, 15:40
Prezado Walter
Comprei algumas peças de S10 para para fazer um BL.


Alma e o plastico do para-choques,
Barra de direção,
Parafusos da cabine e caçamba.
Mangueiras do tanque
Suporte do parachoques trazeiro.

O para-choques dianteiro é fixado por 04 parafusos. Num suporte soldado ao chassis.
Ideia - Colocar 04 calcos e levanta-lo na altura do bl.

Calcos de cabine e caçamba
Fabrica-los com 80mm de diametro, caçamba e cabine.

Suporte do Para-choques trazeiro
Refazer com lazer uma nova peça. Aumentando sua distancia entre o para-choques e o chassis.

barra de Direção:
Minha duvida fica por conta da barra de direção, não sei se daria para levantar 03" sem ter que usar um alongador. O que voce pensa???

Alavanca de Cambio:
Procurei na Concecionaria de picapes batidas Pedroso (Blumenau SC), as capelas do cambio com a alavanca interna. Pelo que me disse o amigo "Neguinho" la do Pedroso são 03 modelos:


2.2 e 2.5
2.8
4.3
Pretendo fabricar a alavanca interna na usinagem.
Com o pescoço antes da rosca alongado 3" ou 04" o que precidar???

Um abraço

Sandro

Walter L. L. Casitta
16/11/2008, 17:56
Prezado Walter
Comprei algumas peças de S10 para para fazer um BL.


Alma e o plastico do para-choques,
Barra de direção,
Parafusos da cabine e caçamba.
Mangueiras do tanque
Suporte do parachoques trazeiro.

O para-choques dianteiro é fixado por 04 parafusos. Num suporte soldado ao chassis.
Ideia - Colocar 04 calcos e levanta-lo na altura do bl.

Calcos de cabine e caçamba
Fabrica-los com 80mm de diametro, caçamba e cabine.

Suporte do Para-choques trazeiro
Refazer com lazer uma nova peça. Aumentando sua distancia entre o para-choques e o chassis.

barra de Direção:
Minha duvida fica por conta da barra de direção, não sei se daria para levantar 03" sem ter que usar um alongador. O que voce pensa???

Alavanca de Cambio:
Procurei na Concecionaria de picapes batidas Pedroso (Blumenau SC), as capelas do cambio com a alavanca interna. Pelo que me disse o amigo "Neguinho" la do Pedroso são 03 modelos:


2.2 e 2.5
2.8
4.3

Pretendo fabricar a alavanca interna na usinagem.
Com o pescoço antes da rosca alongado 3" ou 04" o que precidar???

Um abraço

Sandro

Sandro,

Na S10 que fiz com 3", não tive que fazer nenhuma modificação na barra de direção, mas tive que fazer um alongador com dois joelhos para a mangueira de abastecimento do tanque de combustível.

Na S10 2.5HSD ainda tive que modificar o suporte do filtro de combustível e alongar um das mangueiras do arrefecimento.

Em algum tem todas as fotos.

Tem um arquivo .pdf na verdade: http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=13204&d=1116710533

leofs
17/11/2008, 06:42
A minha s10 é cabine simples dlx 96 ta inteirona ,mais queria levantar ,deixar altona com esses kits ,mais nao acho em lugar nenhum aqui no rj!!
abraçoo


Oi Bruno, desculpe a demora (tenho acessado o site muito pouco).
Eu fabriquei meu kit de 2" tendo como base o arquivo postado pelo Walter, alterando pro modelo 2.2, vou te mandar uma MP com meu cel.

abraços

adams
25/11/2008, 13:07
Coisas da internet.

Angelo Tomachewski
22/03/2009, 21:22
Finalmente a S10 ficou pronta...
O melhor da história é que foram gastos pouco mais de R$200,00 de peças. No arquivo PDF abaixo, coloquei a lista do material e mais alguns detalhes.

Ficou show de bola to pensando em fazer na minha 97 cs mas ficou uma duvida e o parachoque como você fez?:concordo:

KitiU.
02/05/2009, 13:00
Dae Galera...
Sei que o tópico não é sobre pneu, mas como estão falando bastante...

Tenho uma S10 2.8 4x4 cab. simples ano 2006 e estou afim de colocar os BF 31"

A dúvida é, cabe pneu 31" na S10????
O que precisa faze pra usa os 31"???
E sem ter que faze BL... qual a medida de pneu da pra usa na S10???

Se possível gostaria de ver fotos de uma S10 original com 31".

Forte abraço!

leofs
03/05/2009, 00:13
Olá Christian e Adams,

Eu tenho uma S10 com BL de 2" e pneus 31", não raspam em lugar algum.
Providenciarei fotos atuais.
Vi as fotos do BL de 3" feito pelo Adams e o carro ficou muito bonito.

KitiU.
05/06/2009, 14:53
Olá Christian e Adams,

Eu tenho uma S10 com BL de 2" e pneus 31", não raspam em lugar algum.
Providenciarei fotos atuais.
Vi as fotos do BL de 3" feito pelo Adams e o carro ficou muito bonito.

Dae Galera...

A + ou - 3 semanas fui visitar los hermanos, e acabei trocando os pneus...

Eu queria colocar o 245/70 R16, porém só tinha o 245/75 R16 ou o 235/70 R16...

Bem o 245/75, ficava encostando no chassis quando virva toda a direção dae fui obrigado a por o 235/70.

A dúvida é, mesmo erguendo a carroceria com BL como faze pra não enrroscar o pneu no chassis???

Pois observei que no meu caso, a bandeja esta reta, ficando assim a roda na distância máxima longe do chassis, sendo que muitos erguem toda a suspensão deixando a bandeja apontada para baixo diminuindo assim a distância da roda com o chassis...

Minha S10 é 2006, as do modelo mais antigo tem o chassis diferente???
Pois ao meu ver não adianta nada faze BL... e até piora se vc erguer muito a dianteira...

Sendo assim, a única alternativa para se por um pneu 31" ou maior seria uma roda com off-set negativo!! e dae quem sabe fazer BL...

adams
05/06/2009, 16:44
Prezado Amigo

O marcelo da mxv.com.br, tem largadores de roda para S10.
Outra opção é aquela que voce colocou acima. Rodas com um off set diferente.
Um abraço
Sandro Adams

LOIRO2.8
18/08/2012, 18:48
Existe algum com lista (ou) foto dos ingredientes para fazer o BL numa s10 2.2 com ar condicionado...principalmente o aumento da alavanca de câmbio!365303
essa imagem achei no Google....é mais ou menos isso?

Antonio Alexandre Ribeiro
12/09/2013, 22:28
Boa noite, não pude deixar de notar seus comentários sobre os pneus 31" em s10 ou blazer, mas eu coloquei 31" na minha blazer e só apertei as barras de torção e ficou bom...
É porque depende muito do gosto do cara né...

djailson
02/11/2013, 21:38
oi bom dia eu adore voce ter bublicado estes detalhes body lift s10, pois tenho uma 97 cab estendida, e vou tentar fazer isto obg

Valdenir_Alves
26/11/2013, 17:11
Olá Claudio.
Parabens pela picape. Ficou show.
Eu sei que esse tópico é antigo mas é que eu estou tentando fazer o mesmo na minha e não sei onde encontrar o kit para levantar a carroceria.
Você poderia me indicar.
Obrigado pela atenção.

alisson alves ramalho
09/01/2014, 20:17
Mais uma:
voce pos body lift de 3" ? mas ela parece mais alta que isso, vc fez algo mais para ela estar dessa altura?? qual o vao livre minimo do solo agora??

filipekeyboard
27/05/2014, 20:48
Os prezados poderiam me ajudar numa questão? Quero instalar os BF 31x10.5R15 porém queria instalar um Body Lift de '2 mais light para que fique compatível com o pneu 31 e que fique confortável. Alguém sabe dizer se esse kit abaixo funciona numa Blazer ?

Zone Offroad 2" Body Lift Kit 98 99 00 01 02 03 04 Chevy GMC S10 Blazer Jimmy | eBay (http://www.ebay.com/itm/Zone-Offroad-2-Body-Lift-Kit-98-99-00-01-02-03-04-Chevy-GMC-S10-Blazer-Jimmy-/261459916033?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3ce039b501&vxp=mtr)

Fernando Rabelo
20/06/2014, 17:45
boa tarde gente sou novo no fórum, mais já acompanho o fórum desde 2012.
Eu queria montar um bl 2 na minha S 10 a questão sera q vai precisar alongar o cambio e o tecnil è bom para fazer os claços
desde ja agradeço

opala66joao@hotmail.com
19/05/2015, 17:52
Finalmente a S10 ficou pronta...
O melhor da história é que foram gastos pouco mais de R$200,00 de peças. No arquivo PDF abaixo, coloquei a lista do material e mais alguns detalhes.

Se eu fizer um body-lift de 5cm,dara problema com ar condicionado e outras mangueiras ?

rfdex
19/05/2015, 21:21
Faz um suspension lift. Nao precisara mexer na cabine. Acho ate mais facil. Veja na gparts. Abraco

opala66joao@hotmail.com
20/05/2015, 10:48
Faz um suspension lift. Nao precisara mexer na cabine. Acho ate mais facil. Veja na gparts. Abraco

Já tenho a suspensão erguida e uso pneus 235/85 R16 MUD. Mas eles enchem a caixa de roda,queria dar uma livrada. por isso o body lift mais "manerado",só uns 5cm.

rfdex
20/05/2015, 12:41
acho que as mangueiras do gargalo do tanque. Mas eh simples de resolver.

Fernando Rabelo
22/05/2015, 11:53
essa semana fiz um bl de 5 cm na minha S10 ficou top o resultado

opala66joao@hotmail.com
22/05/2015, 15:17
essa semana fiz um bl de 5 cm na minha S10 ficou top o resultado

Que maravilha hem.... você tem fotos? Precisou mexer muita coisa além do bocal de combustivel,parachoques e alavanca de cambio? Pode passar as fotos via wats: (14) 9 9806-0629

Agradeço.
Abraço!

opala66joao@hotmail.com
25/05/2015, 10:57
finalmente a s10 ficou pronta...
O melhor da história é que foram gastos pouco mais de r$200,00 de peças. No arquivo pdf abaixo, coloquei a lista do material e mais alguns detalhes.

​esse arquivo em anexo serve pra cabine dupla ano 2011 ???

Fernando Rabelo
26/05/2015, 09:22
passo sim opala

opala66joao@hotmail.com
09/06/2015, 21:29
http://i.imgur.com/RzglDK1.jpg

opala66joao@hotmail.com
09/06/2015, 21:30
http://i.imgur.com/78oibMg.jpg

opala66joao@hotmail.com
09/06/2015, 21:31
http://i.imgur.com/jptxYuD.jpg

opala66joao@hotmail.com
09/06/2015, 21:31
http://i.imgur.com/D0Olzyo.jpg

opala66joao@hotmail.com
09/06/2015, 21:32
http://i.imgur.com/UcVtXEJ.jpg

opala66joao@hotmail.com
09/06/2015, 21:33
Ergui 6cm,e a barra de direção ainda está longe do compressor. Apesar da assinatura 4x4 (que é só no adesivo) ela é 2.4 flexpower.

http://i.imgur.com/gT3CJal.jpg

opala66joao@hotmail.com
09/06/2015, 21:34
A barra de torção apertada no maximo,o parafuso sai até agua... kkkk

http://i.imgur.com/N9SgDFR.jpg

Guima-MS
09/06/2015, 22:20
A barra de torção apertada no maximo,o parafuso sai até agua... kkkk

http://i.imgur.com/N9SgDFR.jpg

vai detonar sua suspensao dianteira andando com ela no max assim , alem de ficar dura , experiencia propria .
ficou file a s10 com o lift .

opala66joao@hotmail.com
10/06/2015, 00:08
Então Guima... hoje andando percebi que ela faz um barulho,depois que apertei mais.... amanhã vou dar uma aliviada.

opala66joao@hotmail.com
27/07/2015, 11:31
Se eu trocar o parafuso que aperta a barra de torção por um maior (mais comprido) o que acontece? Será que para a barulheira?

opala66joao@hotmail.com
06/08/2015, 20:54
http://i.imgur.com/S5eVltr.jpg


Alguem consegue deixar uma frente alta igualando a traseira?

Athua
19/11/2016, 16:06
Se eu trocar o parafuso que aperta a barra de torção por um maior (mais comprido) o que acontece? Será que para a barulheira?


Muito tri a S-10!! Parabéns!!

Me tira uma dúvida, qual o mair kit que consigo botar em uma Cabine simples 2.2 sem ter que trocar rodas e pneus, mantendo os originais de fabrica? Fica bem alta e confiável para rodar?

Edintruder
21/11/2016, 16:31
Athua, procura o Leonardo da GRParts aí em POA que ele te indica. Pra rodar fica mais desconfortável no sentido de balançar mais nos buracos, mas compensa. Só por enxergar além dos carros da tua frente, já se antecipa muita coisa no trânsito. Isso já justifica o investimento.

Sobe uns 5 cm que ainda dá pra manter os pneus originais, ou sobe 8cm e coloca pneus um pouco maiores no futuro.

OtavioBastos
02/12/2016, 12:59
tenho uma s10 cab. dupla 2.8 2004
Quero levantar ela umas 2'' ou 3'' . na traseira vou colocar jumelo no feixe de molas.. agora na dianteira queria colocar calço, pois não queria apertar a barra de torção (suspensão fica muito dura). Alguém tem alguma dica para que eu possa levantar a dianteira dela sem mexer na barra de torção.
aguardo.

Athua
05/08/2017, 22:17
tenho uma s10 cab. dupla 2.8 2004
Quero levantar ela umas 2'' ou 3'' . na traseira vou colocar jumelo no feixe de molas.. agora na dianteira queria colocar calço, pois não queria apertar a barra de torção (suspensão fica muito dura). Alguém tem alguma dica para que eu possa levantar a dianteira dela sem mexer na barra de torção.
aguardo.
Dae cara, queria saber a mesma coisa que tu... Tenho uma 2.2 96, minha torção ta meio dedo do maximo, mas eu queria levantar mais uns 4 dedos na frente e uns 3 atras, mantendo meu aro 15.

Athua
05/08/2017, 22:24
Athua, procura o Leonardo da GRParts aí em POA que ele te indica. Pra rodar fica mais desconfortável no sentido de balançar mais nos buracos, mas compensa. Só por enxergar além dos carros da tua frente, já se antecipa muita coisa no trânsito. Isso já justifica o investimento.

Sobe uns 5 cm que ainda dá pra manter os pneus originais, ou sobe 8cm e coloca pneus um pouco maiores no futuro.

Valeu tchê, dei uma subida nela com a torção, porem queria ganhar mais um pouco, coisa de 4 dedos na frente e uns 3 atras. Gosto da S-10 reta, não com a traseira mais alta. Vou procurar esse Leonardo da Gparts, pois nunca ouvi falar.

paulista_22
26/12/2017, 12:33
Finalmente a S10 ficou pronta...
O melhor da história é que foram gastos pouco mais de R$200,00 de peças. No arquivo PDF abaixo, coloquei a lista do material e mais alguns detalhes.
Boa tarde, sou novo no forum! Quanto me cobraria para confeccionar um kit deste para ums S10 pitbull? vc teve problema com a alavanca do cambio?

HCampos-1980
14/09/2021, 03:25
Pessoal desculpe encomodar mas alguem conhece o kit levantar suspensao da gpartsbr para s10 velha ?