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Ver Versão Completa : Diferencial cantando!!!!! Alguma solução paliativa????



Renato Fraga
27/11/2010, 14:17
Olá a todos,

Recentemente venho notando meu diferencial fazendo barulho em altas velocidades, aquele barulho típico de coroa e pinhão.

Já pedí para conferir o ajuste, troquei o óleo e nessas inclusive notamos um problemão com o pino das satélites.

MAs apesar de tudo o barulho continua.

Admito ter ouvido várias "dicas", tal como banana verde, molycote, entre outros.

Gostaria de saber da galera daqui as experiências para ver se tiro algum proveito.

Abraços

Casa da transmissão4x4
27/11/2010, 14:32
Olá a todos,

Recentemente venho notando meu diferencial fazendo barulho em altas velocidades, aquele barulho típico de coroa e pinhão.

Já pedí para conferir o ajuste, troquei o óleo e nessas inclusive notamos um problemão com o pino das satélites.

MAs apesar de tudo o barulho continua.

Admito ter ouvido várias "dicas", tal como banana verde, molycote, entre outros.

Gostaria de saber da galera daqui as experiências para ver se tiro algum proveito.

Abraços

Fala Renato !!! Qual o problema do pino ? Você resolveu ?

Renato Fraga
27/11/2010, 16:31
Pois é, o pino foi substituido simplesmente. Minha atribuição é de uso abusivo.

Vale lembrar que esse diferencial está comigo apenas a 3 anos.

MAs o desgaste excessivo soltou muita limalha o que certamente provocou desgaste acentuado nas engrenagens.

Ficou agora o barulho.

Abraços

Casa da transmissão4x4
27/11/2010, 17:43
Pois é, o pino foi substituido simplesmente. Minha atribuição é de uso abusivo.

Vale lembrar que esse diferencial está comigo apenas a 3 anos.

MAs o desgaste excessivo soltou muita limalha o que certamente provocou desgaste acentuado nas engrenagens.

Ficou agora o barulho.

Abraços

Você já pensou em passar a coroa e pinhão da dianteira para a traseira ? Ou não dá ?

Renato Fraga
27/11/2010, 18:12
Dianteira é reverse cut high pinion e vira o tempo todo!!!!!!

Casa da transmissão4x4
27/11/2010, 18:56
Dianteira é reverse cut high pinion e vira o tempo todo!!!!!!

Havia esquecido disto ! a coroa tem o lado certo de rodar !! :pensativo::pensativo:
Quando você desmontou a caixa satelite a coroa tinha alguns pequenos furos na pista ?

Renato Fraga
27/11/2010, 21:40
Não, o aspecto das pistas das engrenagens é normal. Bem lisinho e brilhante.

O mecanico conferiu folgas, etc etc mas não encontrou nada de errado.



Valeu pela preocupação.


Abraços

zeca_cj
27/11/2010, 21:52
Renatao,
qnd abriu vc olhou o estado dos 4 rolamentos? Vc trocou?

Kim
28/11/2010, 00:40
Renato!

É para vender?

2 bananas com casca e um punhado de pó de serra, o quanto cabe na concha da mão.:shock:

Num ronca mais, mais se abrir um dia, sobra somente a carcaça!!!:mrgreen: :odedo:

O sistema da carne moida fede muito!:putz:

Renato Fraga
28/11/2010, 03:22
Pois bem amigos, os rolamentos estão em ordem, não foram torcados mas foram examinados com cautela.

Não pretendo vender não, gostaria de atenuar o barulho até poder trocar a coroa e pinhão.

Essa da banana verde que conheço d muito tempo atrás mas sei que não resolve, é só paliativo.

Entretanto ouvi falar também de aditivos para o óleo tal como o molycote. Gostaria de saber se alguém aqui tem experiência.


Abraços

Casa da transmissão4x4
28/11/2010, 08:32
Pois bem amigos, os rolamentos estão em ordem, não foram torcados mas foram examinados com cautela.

Não pretendo vender não, gostaria de atenuar o barulho até poder trocar a coroa e pinhão.

Essa da banana verde que conheço d muito tempo atrás mas sei que não resolve, é só paliativo.

Entretanto ouvi falar também de aditivos para o óleo tal como o molycote. Gostaria de saber se alguém aqui tem experiência.


Abraços

Renato tembem ouvi falar neste molycote, estou tambem recisando colocar no meu cambio para poder ficar mais leve os engates e parar o ronco na 4ª macha.

Kim
28/11/2010, 09:43
Opa Renato!

O silêncio é a melhor forma de expressão!

Desculpe pelo post de ontem.

Cheguei animado de um churras.

Mais, o que posso te ajudar, é que quando minha ranger estragou o rolamento de pinhão, a anta do meca somente trocou o rolamento, e não verificou a profundidade do rolamento.
Resultado, a 100km/h não tinha como conversar, escutar rádio, impossível.

Retirei o diferencial em casa e levei para outro meca, que alinhou o pinhão, coroa e retirou uma calosidade da coroa com uma fresa, pois como havia viajado, marcou-a.

Depois do serviço feito, ficaram resquícios, mais tinha que atentar, se não, passava batido!

Mais eu a vendi!

Abraços.

Kim.

Renato Fraga
28/11/2010, 13:06
Opa galera, valeu pelos posts.

Ontem conversei bastante com vários amigos, e a conclusão é de que terei que levar em outro mecânico para ver se o primeiro fez o serviço corretamente.

Caso o problema persista, acho que terei que trocar o conjunto.

ps.: Kim, depois de um churasco, heheheh, é a melhor hora pra escrever aqui, heheheheheh!!!!!!! Abração

Edintruder
29/11/2010, 00:26
O meu sogro teve uma LADA laika que fazia um ronco tenebroso a partir dos 40km/h. Casca de banana não ajudou em nada! Ahahaha! Metemos uma dúzia pra dentro!

O caso é desmontar tudo, revisar e remontar conferindo o ajuste de profundidade do pinhão em relação à coroa. Se ficar muito profundo o diferencial fica "duro", ronca mais que cachorro gordo e tem desgaste muito prematuro, com o ajuste muito "raso", o diferencial fica com uma baita folga e ronca em velocidades mais altas apenas.

Girti
29/11/2010, 00:48
Tive um problema parecido, e o Molykote, embora não tenha solucionado totalmente o problema, reduziu consideravelmente o ruído!

zeca_cj
29/11/2010, 11:25
Renatão,

boa sorte ai!

Eu ia falar justamente o que voce postou... Leva em outro meca, de preferencia um que tenha experiencia com diferenciais, e pede pra ele avaliar.

O ronco só pode ser coroa&pinhão ou rolamentos.

Nava
29/11/2010, 14:00
REnato, eu tinha um niva e o cambio fazia ruido de rolamento.
Tirei o oleo 90 e coloquei 140.
Em dias frion, o cambio ficava mais "firme" para trocar marchas, tinah de usar mais tempo. Mas depois q aquecia ficava bom. O ruido diminui uns 80%. Fiquei com ele assim 2 anos.

No diferencial, como não tem peças de ajsute fino, acho que o 140 ia de boa. E é um teste barato e fácil de fazer e se nao ficar bom é reversivel, pois é oleo e nao porcarias...

Renato Fraga
29/11/2010, 14:22
É, cada vez que alguém dá uma dica eu tiro a conclusão de que meu problema é mais chato de resolver do que eu imaginava.

Quando detectei o barulho pela primeira vez, foi durante uma viagem, e parei em um posto e pedi para conferir o nível de todos os fluídos da transmissão, diferenciais, câmbio e tcase.

Ao tirar a tampa do diferencial trazeiro para esgotar o óleo, notamos uma quantidade significativa de limalhas e foi quando pela primeira vez observei problemas com o pino das satélites.

Nessa hora o cara, acostumado a lidar com caminhões insistiu comigo que o óleo correto para usar no diferencial seria o 140.

E lá foi, porém de nada adiantou. Terminei a viagem da mesma forma que comecei com o "canto" do diferencial.

Tô vendo que o jeito vai ser trocar minha coroa e pinhão mesmo.

Obrigado a todos

Nava
29/11/2010, 14:47
O oleo certo ta especificado no diferencial ou no manual.
Acho bem improvavel a dakota ser 140...
Geralmente 90, 75w90 ou 85w90...

Um dia fui na onda de ouvir o "especialista do posto" e meti oleo 90 na t-case. Isso que tava escrito ATF na carcaça! Corri la e mudei...

Renato Fraga
29/11/2010, 15:11
É isso mesmo, mas o diferencial da minha Dakota não é mais o original e sim o de um Troller antes 2001.

[]s

sallespickup
30/11/2010, 10:23
renato,

cofere de novo os rolamentos, as vezes as pistas internas ja estão gastas tem de tirar um dos roletes pra ver, se todos os rolamentos estiverem ok, ai é coroa e pinhão mesmo, e uma vez roncando, ja era, não adianta mudar regulagem nem nada, oleo 140 sempre montei em diferenciais, não tira barulho algum, apenas conserva mais por ser mais grosso e afinar menos em trabalhos pesados, agora MOLIKOTE NÂOOOOOO!!!!
o tranqueira, a primeira vista ele resolve, mas depois ele empregna em tudo e não sai nem ferrando, diminuindo folgas e dando consequente desgaste.

solução é uns tapa ouvidos, até o bolso tiver condições da troca da coroa e pinhão :lol::lol::pipoca:

carlos sallespickup

Renato Fraga
30/11/2010, 12:42
É verdade, concordo com o que você diz.

Um amigo meu me questionou se eu tenho certeza que o barulho vem do diferencial, se não seria câmbio ou Tcase.

Pra ser sincero fico na dúvida mas em vista dos acontecimentos acho mais plausível ser o diferencial.
O barulho só aparece depois dos 100km/h e quando estou acelerando. Se tiro o pé ou solto o carro o barulho não se manifesta.

Câmbio e Tcase estão com o lubrificante Ok e sem alterações perceptíveis ao passo que o diferencial eu ví tanta limalha no óleo que parecia grafite.

Abraços

Edintruder
30/11/2010, 13:50
Em relação à limalhas, na Ranger deu bastante de um rolamento de roda que praticamente se desmanchou. Chegou ao ponto de trancar o rolamento.

Giba Diesel
07/12/2010, 16:35
Prezados Amigos,

Tive o problema do diferencial "cantando" há 2 semanas atrás. O barulho ficou terrível em pouco tempo. O "culpado" da historia foi o retentor que quebrou e eu nao vi.

Final da história: R$ 2.450,00 mais pobre :( numa oficina de confianca

Quando eu receber a nota da oficina, relaciono tudo que foi trocado aqui

Abraços

Renato Fraga
08/12/2010, 00:27
Opa, não deixe de postar essa relação!!!!!!

[]s