PDA

Ver Versão Completa : Tração da Ranger...



elmestizo
10/09/2003, 17:01
Ops...


Poderoso ALL,

Estava navegando pelo site do CLube do Picapeiro Ford... e me surpreendo com esta informação: "14- Em dias de chuva, ligar a tração no modo normal, ajuda o carro a não escorregar na pista." (http://www.clubedopicapeiro.com.br/dicas/picapeiro.asp?pagIni=10&pagFim=20).

Agora pergunto... isso não estoura a tração??? Ou as picapes ford tem algo na mecanica que não conheço?!?!

[]s confusos e curiosos
LM - Ex-Bannnd 84 - SP

Pavani
11/09/2003, 11:08
Mas esse lance da tração... Já ouvi dizer também do Sportage também... Já vi muita gente engatar a tração pra não derrapar no asfalto...
Bão sei se funciona mesmo, mas tem audi a6 que tem tração 4x4 pra não derrapar....
Pavani

elmestizo
11/09/2003, 11:11
OPs...
Pavani, mas aí precisa ter diferencial central para compensar a diferença de distancia percorrida pelas rodas dianteiras e traseiras.. coisa que eu saiba inexiste na Ranger...

Ou seja.. acho que escreveram merd@ :twisted: :twisted: :twisted:

[]s
LM - Mestiço - SP

Brizio
13/04/2004, 22:08
Pessoal, ta no manual, ligar o 4x4 em pista seca ou asfalto acaba com o sistema de traçao e tb com o diferencial. ele é blocante, e so deve ser ligado na terra e de preferencia molhada. Reduzida entao merece mais atençao ainda. se for usada assim, so quando necessario na terra molhada, lama e situaçoes q se precisa mesmo, dai nunca vai quebrar.

Um abraço
Brizio

Wallace
13/04/2004, 22:59
Brizio,

Mais um furo do manual... o diferencial blocante está sempre trabalhando... não tem como desligar.

Caio
14/04/2004, 09:04
Pessoal,

Na Hilux o sistema é parecido com o da Ranger (part-time) e não é assim, quebra só de ver asfalto, o sistema é robusto. Se vc esquecer a tração ligada e fizer uma curva(este é o problema) ela vai cantar pneu,mas não vai estourar (claro, se enfiar o pé com tudo....).
Quem compensa a falta do diferencial central do sistema full-time (Lands, Nivas, Subarus,) é o piso.
Asfalto liso molhado com chuva fina vira um sabão, então o piso compensa a diferença de tração entre os eixos.
Vc só não vai esterçar demais ou monobrar com a tração ligada.

PS: Não estou chutando, já testei isso na prática e meu diferencial continua inteiro. Só estou com dúvida quanto ao bloqueio, pois a Hilux não tem bloqueio no diferencial traseiro. Quantos % que a Ranger bloqueia????

LauroRH
07/05/2004, 13:34
Pessoal,
É bem como o Caio falou... O bloqueio de diferencial central existe APENAS para deixar os carros que possuem tracao 4x4 integral (permanente, como as LANDs) IGUAIS aos 4x4 que podem desligar a tracao e que nao tem diferencial central, ou seja:

- na lama, evita que o eixo mais livre receba mais torque que o que está mais preso

Vamos ao exemplo, que acho que fica mais claro:

no Niva, todos sabem que ele é 4x4 integral, mas nao possui o diferencial central.

Experimente levantar uma das rodas com o macaco, e ele nao anda vai conseguir arrancar, pois o sistema de diferenciais somente nos eixos(traseiro e dianteiro) "pensa" que o eixo onde esta levantada a roda está mais livre e desvia a potencia toda p/ aquela roda, deixando as demais (que estao no chao) "mortas".

Os diferenciais dos eixos existem apenas para compensar esse efeito nas curvas (onde ai sim, um grupo de rodas gira mais e anda mais do que as outras)

O diferencial central apenas joga a potencia da caixa para o eixo que esta a girar ou andar mais. Bloquea-lo significa permitir que a potencia seja despejada (em determinada fracao) nos dois eixos, traseiro e dianteiro.

Nas 4x4 mais modernas, é possivel e aconselhavel, dentro de certas limitacoes de velocidade, e em condicoes de piso estavel, porem molhado, trafegar a veloc. moderadas com tracao ligada (sem reduzida), pois obtem-se controle maior do veiculo. Nesses, casos, porem, aconselha-se ligar o bloqueio do dif central, para que o carro possa "derrapar"os eixos de modo proporcional e fazer curvas mais fechadas com maior precisao/facilidade.

[]'s

LauroRH
07/05/2004, 13:37
Desculpem, onde falei que o Niva nao tinha difer. central, leia-se NAO TEM BLOQUEIO de dif. central.

Wallace
07/05/2004, 14:33
Oi Lauro,

Esta quase tudo errado... :(
O Niva a Land usam sistemas semelhantes.
Ou seja, são veículos onde só se pode andar em 4x4 (4x4 integral).
Então para isso eles possuem além dos diferenciais dos eixos o diferencial central que permite a diferença de rotação nos cardans. Ou seja o Niva tem sim o diferencial central ou não poderia ser um 4x4 Full-time.
Isso é necessário já que sem a diferença de rotação dos eixos a tendência é a tração alargar a curva (ou seja vai querer sair reto na curva).
Isso também evita quebras ou escorregamento de pneus em pisos com boa aderência.

Alguns veículos como algumas Pajeros e Cherokees tem sistemas similares só que ainda dispõem da opção de se andar em 4x2. Então não são 4x4 integral (pois podem andar em 4x2), mas tem diferencial central (então podem andar em 4x4 no asfalto na posição 4x4 Full-time) que ainda pode ser bloqueado (onde se fica na posição 4x4 Part-time).

Todos (Land, Niva, Pajeros, Cherokee) POSSUEM SIM uma forma de bloquear o diferencial central, ou seja, ficar com uma tração 4x4 semelhante aos CJ (Willys), Samurai, Vitara, etc...
Ou seja o 4x4 part-time sem diferencial central (ou com ele bloqueado). A desvantagem deste modo é que não se deve andar em 4x4 em pisos de boa aderência sob pena de ficar com o veiculo difícil de fazer curvas ou sujeito a quebras e desgaste prematuro (viu Fernando).
Mas fica com a vantagem de tracionar ambos os eixos sempre, ou seja, não perde toda a tração se somente uma das rodas ficar sem tração; que é o que acontece quando se está em 4x4 com o diferencial central trabalhando (sem estar bloqueado).

Mas existem algumas exceções como a algumas Cherokees que tem um diferencial central que trabalha sob demanda, ou seja, mesmo sem bloquear o diferencial central envia a tração para o eixo com tração e não para o eixo sem tração. Mas ainda tem a opção de bloquear o central se desejar.

E bloquear o diferencial central é fazer os cardans girarem na mesma rotação. O que vai de força para onde é função da aderência de cada pneu.
Com o diferencial central desbloqueado o que normalmente ocorre é que a rotação pode ser diferente e a força vai para onde for mais fácil (onde tiver menos tração).

amithai
11/05/2004, 21:30
quem sabe vc não poderia me dar uma resposta se lhes expusesse um problema. Meu carro é uma ranger xlt 4x2 2000 CD com motor maxion 2,5. Recentemente eu, irritado com o motor 2.5, troquei meu motor pelo powerstroke. Troquei meu cambio por um 4x4 . O motor e cambio sao de ano 2002. Fiz as alteracoes e ele virou um 4x4. Troquei o chicote principal, coloquei o eixo dianteiro, etc... Meus diferenciais são de relação 1:4,1 ....como na versão à gasolina. Meu carro tem um tranco, algo assim: vc acelera ele faz TUM, tira o pe do acelerador e ele faz de novo TUM, acelera TUM, solta TUM. Já conferi tudo, coxins, cruzetas, rolamentos, tudo! A pergunta é: Vc acha que pode ser o câmbio( eu já cheguei engatar uma vezinha só a reduzida com ele quase parado) fazendo esse TUM( nao eh barulho, eh um tranco..tipo folga de transmissao..) ou eh o diferencial? O diferencial é zero...mas andaram me dizendo que o diferencial das ranger com powerstroke sao autoblocantes com menos folga que os outros.... E aí, tem diferença no diferencial por causa do motor ou eh o mesmo modelo de diferencial tanto para o maxion 2,5 quanto para o powerstroke 2,8. Gostaria de obter ajuda pois o próximo passo seria abrir o cambio ou trocar o diferencial e eu nao queria abrir meu cambio. Gostaria q alguem me dissesse a causa exata do problema. So resta cambio ou diferencial...vcs acham q esse diferencial com relacao a gasolina1:4,10 pode estar fazendo esse tranco? Parece q a relacao das rangers a diesel , motor powerstroke é 1:3,73, mais longa ainda, é verdade?
Muito Obrigado
Amithai

Wallace
11/05/2004, 21:54
Oi Amithai,

O blocante (ou a falta dele) não pode ser.
Você já verificou se não está em 4x4 o tempo todo?
Os coxins são os corretos e esta tudo ok?
E chutaria que é o diferencial com folga.
Não adianta o diferencial ser zero se não montaram direito...
Mas o ideal é alguém ficar no veiculo e você de fora observar o barulho... fica mais fácil de localizar onde é.
O diferencial da Diesel deve-se mais logo sim, pois um motor a gasolina tem mais rotação... assim o diesel tem que ter o diferencial mais longo para andar na mesma velocidade.
De toda forma ninguém vai poder lhe dar certeza nenhuma, principalmente via internet... se fosse possível eu estaria lhe vendendo um serviço e não lhe passando dicas de graça.
Mas um mecânico competente lhe daria a causa provável em alguns poucos segundos.

amithai
11/05/2004, 22:09
Pois nenhum mecânico sabe de nada...pelo menos aqui no Rio. Debaixo do carro, o tum parece ser na caixa de transferencia mas também eu o ouço no diferencial. O diferencial autoblocante da ranger parece que foi feito para o powerstroke pois dizem q tem um ajuste melhor, nao sei......as folgas das carretas da caixa de satelites sao menores...me parece. Gostaria de saber se isso eh a causa pois já chequei tudo. Se vc souber um lugar onde eu possa levar me fale....
Diferente do q vc disse, a relacao dos carros ano 2000 para gasolina eh 1:4,10 mais looongaa.... e do diesel 1:`4,56...mais curta. Mas eu olhei no cd da ford e so encontrei a relacao 1:3,73 do powerstroke. Fiquei encucado pois ja acho a minha(1:4,10) loonga e ja ia trocando para 1:4,56 achando que a relacao do diesel 2,5l eh igual a do 2,8l. Me ajude,
abraços
Amithai

Wallace
11/05/2004, 22:22
Se você pergunta aqui... ou aceite a resposta ... ou não... mas retrucar a resposta que quem de boa vontade só queria lhe ajudar é uma puta sacanagem

Você esta muito chorão é não acreditou no que escrevi ou não perguntaria novamente.

Não vou escrever a mesma coisa duas vezes... se não gostou ou não acha que é o que escrevi, não é problema meu.

A relação antiga do diesel era mais curta pois o motor era mais fraco... ou não foi por isso que você teve um puta trabalho e gastou uma boa grana para trocar tudo.

amithai
12/05/2004, 23:48
Não tenho culpa se vc genralizou os diesels 2,5 e 2,8 dizendo que todas as relações diesel eram longas. Eu estou chorão e vc está muito ofendidinho e sensível. Obrigado por responder. Vc sabe se a relação da ranger com PS é 1:3,73? É isso que eu quero saber.

Edintruder
31/01/2005, 21:57
Ops...


Poderoso ALL,

Estava navegando pelo site do CLube do Picapeiro Ford... e me surpreendo com esta informação: "14- Em dias de chuva, ligar a tração no modo normal, ajuda o carro a não escorregar na pista." (http://www.clubedopicapeiro.com.br/dicas/picapeiro.asp?pagIni=10&pagFim=20).

Agora pergunto... isso não estoura a tração??? Ou as picapes ford tem algo na mecanica que não conheço?!?!

[]s confusos e curiosos
LM - Ex-Bannnd 84 - SP


Tem certeza que se referia a pista de asfalto? No manual preza muito o cuidado com a tração em pisos de boa aderência, eles pode estar se referindo a pista de terra ou saibro.

amithai
01/02/2005, 11:20
Pode ter sido asfalto sim...em pista molhada não há muita aderência
Outra coisa a tração da ranger é inquebrável!
Abraços
Amithai
Eu sei pq já liguei a reduzida andando...fez um estrondo e até então funciona q é uma beleza...

Luiz Antonio
31/03/2005, 15:07
olá.....sou novato em 4X4 e tenho uma ranger 4X4 CD diesel 2001, um dia desses notei que ao ligar a tração 4X4 mesmo na areia, e esterçar o volante ela tende a travar, poderia me dizer se isso é normal.
grato
abraços






Oi Lauro,

Esta quase tudo errado... :(
O Niva a Land usam sistemas semelhantes.
Ou seja, são veículos onde só se pode andar em 4x4 (4x4 integral).
Então para isso eles possuem além dos diferenciais dos eixos o diferencial central que permite a diferença de rotação nos cardans. Ou seja o Niva tem sim o diferencial central ou não poderia ser um 4x4 Full-time.
Isso é necessário já que sem a diferença de rotação dos eixos a tendência é a tração alargar a curva (ou seja vai querer sair reto na curva).
Isso também evita quebras ou escorregamento de pneus em pisos com boa aderência.

Alguns veículos como algumas Pajeros e Cherokees tem sistemas similares só que ainda dispõem da opção de se andar em 4x2. Então não são 4x4 integral (pois podem andar em 4x2), mas tem diferencial central (então podem andar em 4x4 no asfalto na posição 4x4 Full-time) que ainda pode ser bloqueado (onde se fica na posição 4x4 Part-time).

Todos (Land, Niva, Pajeros, Cherokee) POSSUEM SIM uma forma de bloquear o diferencial central, ou seja, ficar com uma tração 4x4 semelhante aos CJ (Willys), Samurai, Vitara, etc...
Ou seja o 4x4 part-time sem diferencial central (ou com ele bloqueado). A desvantagem deste modo é que não se deve andar em 4x4 em pisos de boa aderência sob pena de ficar com o veiculo difícil de fazer curvas ou sujeito a quebras e desgaste prematuro (viu Fernando).
Mas fica com a vantagem de tracionar ambos os eixos sempre, ou seja, não perde toda a tração se somente uma das rodas ficar sem tração; que é o que acontece quando se está em 4x4 com o diferencial central trabalhando (sem estar bloqueado).

Mas existem algumas exceções como a algumas Cherokees que tem um diferencial central que trabalha sob demanda, ou seja, mesmo sem bloquear o diferencial central envia a tração para o eixo com tração e não para o eixo sem tração. Mas ainda tem a opção de bloquear o central se desejar.

E bloquear o diferencial central é fazer os cardans girarem na mesma rotação. O que vai de força para onde é função da aderência de cada pneu.
Com o diferencial central desbloqueado o que normalmente ocorre é que a rotação pode ser diferente e a força vai para onde for mais fácil (onde tiver menos tração).

amithai
31/03/2005, 22:43
da p eu botar um 31(255 aro 15) na ranger sem mexer na suspensao?

cbridi
01/04/2005, 00:38
da p eu botar um 31(255 aro 15) na ranger sem mexer na suspensao?

Sim, tenho 31x10.5x15 sem nenhuma modificação na suspensão e lata e não pega em nada. Pode botar tranquilo.

[]'s

Luiz Antonio
01/04/2005, 13:50
e aí picapeiros !!!
alguem pode responder a minha dúvida ???
grato...
abraços



olá.....sou novato em 4X4 e tenho uma ranger 4X4 CD diesel 2001, um dia desses notei que ao ligar a tração 4X4 mesmo na areia, e esterçar o volante ela tende a travar, poderia me dizer se isso é normal.
grato
abraços






Oi Lauro,

Esta quase tudo errado... :(
O Niva a Land usam sistemas semelhantes.
Ou seja, são veículos onde só se pode andar em 4x4 (4x4 integral).
Então para isso eles possuem além dos diferenciais dos eixos o diferencial central que permite a diferença de rotação nos cardans. Ou seja o Niva tem sim o diferencial central ou não poderia ser um 4x4 Full-time.
Isso é necessário já que sem a diferença de rotação dos eixos a tendência é a tração alargar a curva (ou seja vai querer sair reto na curva).
Isso também evita quebras ou escorregamento de pneus em pisos com boa aderência.

Alguns veículos como algumas Pajeros e Cherokees tem sistemas similares só que ainda dispõem da opção de se andar em 4x2. Então não são 4x4 integral (pois podem andar em 4x2), mas tem diferencial central (então podem andar em 4x4 no asfalto na posição 4x4 Full-time) que ainda pode ser bloqueado (onde se fica na posição 4x4 Part-time).

Todos (Land, Niva, Pajeros, Cherokee) POSSUEM SIM uma forma de bloquear o diferencial central, ou seja, ficar com uma tração 4x4 semelhante aos CJ (Willys), Samurai, Vitara, etc...
Ou seja o 4x4 part-time sem diferencial central (ou com ele bloqueado). A desvantagem deste modo é que não se deve andar em 4x4 em pisos de boa aderência sob pena de ficar com o veiculo difícil de fazer curvas ou sujeito a quebras e desgaste prematuro (viu Fernando).
Mas fica com a vantagem de tracionar ambos os eixos sempre, ou seja, não perde toda a tração se somente uma das rodas ficar sem tração; que é o que acontece quando se está em 4x4 com o diferencial central trabalhando (sem estar bloqueado).

Mas existem algumas exceções como a algumas Cherokees que tem um diferencial central que trabalha sob demanda, ou seja, mesmo sem bloquear o diferencial central envia a tração para o eixo com tração e não para o eixo sem tração. Mas ainda tem a opção de bloquear o central se desejar.

E bloquear o diferencial central é fazer os cardans girarem na mesma rotação. O que vai de força para onde é função da aderência de cada pneu.
Com o diferencial central desbloqueado o que normalmente ocorre é que a rotação pode ser diferente e a força vai para onde for mais fácil (onde tiver menos tração).

Walter L. L. Casitta
01/04/2005, 14:05
Isso é normal sim. Em todo 4x4 que não tem diferencial central ou quando tem e esta bloqueado.

Luiz Antonio
01/04/2005, 14:07
valew amigo...obrigado

Edintruder
02/04/2005, 16:21
olá.....sou novato em 4X4 e tenho uma ranger 4X4 CD diesel 2001, um dia desses notei que ao ligar a tração 4X4 mesmo na areia, e esterçar o volante ela tende a travar, poderia me dizer se isso é normal.
grato
abraços


Normalíssimo! A tal falta do diferencial central.



E aí, tem diferença no diferencial por causa do motor ou eh o mesmo modelo de diferencial tanto para o maxion 2,5 quanto para o powerstroke 2,8


Sim, o Power stroke é Dana e bloqueio de discos com 75% e o 2.5 é diferencial Ford Corona alto torque sem bloqueio. Os tum tum são característicos de cruzetas. Experimenta engatar a 1a marcha e com ela no chão virar com força as rodas para frente e para trás no embalo, quando trancar o conjunto e fizer tlec ou tum, quer dizer que existe folga em algum ponto da transmissão. O mais barato e que dura menos são as cruzetas. Muitas vezes com as mãos não dá para sentir folgas mas elas existem.

amithai
03/04/2005, 16:29
normalissimo Luis.......eh assim mesmo...isso nao eh feito para poder usar estercando tudo a nao ser em piso muito escorregadio.....lembre-se q ela nao tem diferencial central e o bloqueio eh o tempo todo...
\



CESAR.... qual a marca dos seus pneus?

amithai
03/04/2005, 16:35
Edintruder, meu carro tinha o motor original 2.5 e trokei pelo powerstroke e ele esta com uma folga na transmissao...ja chequei tudo, inclusive cruzetas e continua a folga......parece q deve-se ao tipo de diferencial.....me parece q o blocante eh esclusivo do powerstroke e eh ele que nao deixa aparecer essa folga.....q acha?
meu turbo ta produzindo um silvo chatissimo...tb ja chequei tudo.....q vc acha q eh?
deem opinios por favor,
obrigado
Amithai
ps: meu diferencial continua original do 2.5 maxion

Edintruder
03/04/2005, 19:56
As folgas (se existirem) é entre o pinhão e a coroa, então não terá diferença se for bloqueado ou não, as cruzetas da minha estavam acabadas mas forçando com a mão não dava para sentir, tanto que acreditava que o cardã estivesse empenado e ia trocá-lo. Quando o mecânico desmontou é que viu que estavam péssimas.

Ainda bem que escutas o silvo, a minha essa semana começou a fazer um barulho mais grave quando acelera e o silvo da turbina quase não se escuta, o problema é que com o barulho mais forte a potência reduziu bastante, sabe quando o rpm chega a 1800 e ela dá aquela desenvolvida bacana?, pois é, parece a gasolina, é constante, não tá dando aquela puxada do torque, mas a turbina está ok, andei olhando todos os filtros e está tudo ok, assim que tiver tempo pretendo levar na oficina, mas estou pensando em desmanchar a frente do motor para ver a tensão da correia do comando, vai que pulou um dente em algum lugar... como nunca mexi no maxion, estou a fim de meter a mão antes de largar na oficina. Ah, quando acelero com o motor solto ele não está passando de 4500 RPM, não sei até quando ia quando estava ok, mas acredito que deve ser por aí mesmo, mas se alguém já meteu o pé para ver pode me dizer se é isso mesmo ou está dando menos rpm que deveria. Devia ter feito isso antes... :roll:

Luca
03/04/2005, 23:09
...um dia desses notei que ao ligar a tração 4X4 mesmo na areia, e esterçar o volante ela tende a travar, poderia me dizer se isso é normal.
Luiz, talvez vc tenha que se explicar melhor. Quem tende a travar? A pick-up? A tração? A direção, que fica mais pesada?
A Ranger num tem diferencial central. Ao fazer curvas de raio reduzido. estando com 4x4 acionado, você sentirá o carro mais pesadão, pois estará forçando a transmissão. Uma das rodas estará sendo arrastada.
Num sei se é a isso que vc chama de "travar".
[]´s

amithai
05/04/2005, 12:51
Calma ai ED....eh 4500 quando da o corte da bomba.....vc quer quebrar tudo?
A minha quando chega a 4200 motor solto(nao recomendavel) eu ja acho demais...
o seu motor eh maxion 2.5 WG.....ja abriu o turbo? O meu ja desmontei peca por peca e esta tudo bem...mas eh um silvo muito alto.
Abraços
Amithai

cbridi
05/04/2005, 13:22
CESAR.... qual a marca dos seus pneus?

Ops, só agora vi a pergunta...

São Dunlop GrandTrek AT2. Não recomendo para o barro, na estrada e na areia são bons.

Eis as imagens (retiradas do ClubRanger argentino)
http://www.clubranger4x4.com.ar/images/neumaticos/images/IMG_5542_JPG.jpg

http://www.clubranger4x4.com.ar/images/neumaticos/images/IMG_5541_JPG.jpg


Comprei no Paraguai, confere no tópico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7340

[]'s

mak (SP/ZN)
05/04/2005, 13:36
Luiz Antonio"]olá.....sou novato em 4X4 e tenho uma ranger 4X4 CD diesel 2001, um dia desses notei que ao ligar a tração 4X4 mesmo na areia, e esterçar o volante ela tende a travar, poderia me dizer se isso é normal.
grato
abraços



travar é uma coisa... ficar mais PESADA é outra... todo 4x4 quando é ligada a tração fica com a direção mais pesada... tenho um Militar que é bloqueado nas 4 que a direção fica um ELEFANTE quando traçado! :D

respostas em listas de discução e em foruns costumam ser demoradas... até alguem que saiba algo sobre o assunto achar esse topico demosra pracas... ou vc convive com isso ou esquece e busca solução ou dica pessoalmente com algum mecanico de confiança... [/quote]

Pequeno jr
05/04/2005, 14:18
da p eu botar um 31(255 aro 15) na ranger sem mexer na suspensao?

Sim, tenho 31x10.5x15 sem nenhuma modificação na suspensão e lata e não pega em nada. Pode botar tranquilo.

[]'s

Pode usar tranquilo q to a + de 1 ano usando na minha sem problema nenhum

amithai
05/04/2005, 15:07
o 31X10,5 eh o 255?

Luiz Antonio
05/04/2005, 19:32
legal.....é exatamente isso que aco :D ntece o carro fica pesadão.....matou a charada....grato
abraços




...um dia desses notei que ao ligar a tração 4X4 mesmo na areia, e esterçar o volante ela tende a travar, poderia me dizer se isso é normal.
Luiz, talvez vc tenha que se explicar melhor. Quem tende a travar? A pick-up? A tração? A direção, que fica mais pesada?
A Ranger num tem diferencial central. Ao fazer curvas de raio reduzido. estando com 4x4 acionado, você sentirá o carro mais pesadão, pois estará forçando a transmissão. Uma das rodas estará sendo arrastada.
Num sei se é a isso que vc chama de "travar".
[]´s

Edintruder
05/04/2005, 20:39
ja abriu o turbo? O meu ja desmontei peca por peca e esta tudo bem...mas eh um silvo muito alto.


Ainda não, mas pelo visto vai ser isso que vou acabar fazendo se estiver tudo ok na correia dentada. O problema é o correto assentamento da bucha e do eixo, se estiver com folga pode piorar. Antes de desmontar ela vou colocar um medidor de pressão para poder saber exatamente se está colocando pressão ou não. O silvo da tua não é pelo escapamento? Se o escapamento for mais curto ou mais livre ele aumenta o ruido da turbina, fica igual a caminhão.

amithai
05/04/2005, 21:15
Nao ED...eh tudo original igual o carro q sai de fabrica...um belo dia comecou o silvo e ai nao parou mais ..eu ja abri o turbo mil vezes.....tem folga no eixo sim mas ja levei pra muita gente q fala q a folga existe e eh normal. As paletas nunca arranharam a carcaça.....agora parece q o turbo , a parte fria andou ficando melada de oleo....
cara ja nao sei mais....dentro do eixo parece estar tudo normal...sem sinais de trauma, corrosao....um novo custa uns 4 mil....

Edintruder
10/04/2005, 15:40
Como é o sistema de válvula de alívio da turbina TGV? Seria possível estar perdendo pressão por essa válvula e causar esse assobio?

amithai
10/04/2005, 18:54
Cara eu nao sei com eh esse sistema de alivio...eh uma turbina diferente. Deve ser no
diafragma mesmo...eu estou com a tgv na cabeça q me esqueci como eh a waste gate. Vc pode me dizer como funciona o alivio passo a passo na WG? Ai a gente compara.