PDA

Ver Versão Completa : DIREÇÃO



caj
19/03/2003, 16:07
OLá amigos
A dir. mec do santana é a mesma do gol? ambas ficam para fora do jipe?
ambas são macias em manobras? eu já guiei gol 1.0 e achei a direção dura em manobras. e aonde posso achar console central com porta-copos em S.paulo?
Grato

du
19/03/2003, 16:35
OLá amigos
aonde posso achar console central com porta-copos em S.paulo?
Grato
Caj,

Cosole central no CJ ? Nunca vi.

Abraços Du.

Fábio
20/03/2003, 11:22
Caj,

A caixa de direção do Santana é mais robusta do que a do Gol.

Essa caixa deixa a direção do Jeep bem macia, até mesmo em manobras, só não sugiro o uso delas com pneus largos, como os que tenho: Apesar da diração continuar leve com os pneus de 35"x12,5", o controle do veículo em erosões fica difícil e os trancos no volante perigosos. (Estarei instalando a caixa hidráulica do Opala em alguns dias...)

Sim, a montagem de ambas são externas, porém a caixa fica "escondida", debaixo da travessa (veja na foto).

Consoles para CJ são adaptados, montados, ou se forem originais, importados. Tire as medidas do seu carro e vá a caça em desmanches buscar o que melhor se adapta, ou algum que seja do seu gosto.

João Ricardo
02/04/2003, 11:58
:?: Fábio,
Tenho um CJ 63 e também tenho vontade de instalar a cx. de direção do Santana ou do Gol.
Existe diferença entre a cx. do Santana e a do Gol?
Voce poderia me informar qual o material necessário para esta adaptação?
Outra dúvida que eu tenho é sobre a fixação da caixa. Vc. poderia me dar maiores detalhes?
Vc. comprou algum kit pronto ou mandou fazer as peças necessárias?
Vc. tem uma idéia de custo?
Desde já, agradeço a sua atenção.
Forte abraço.
João Ricardo.

jose neto
04/04/2003, 13:13
Como fazer para instalar a direção do MAVERICK dentro do JEEP, sem
prejudicar a grade frontal? Existe outra que fique dentro do cofre do
motor? Pois não quero prejudicar sua estética.....já que tenho um guincho para coloca-lo: Espero sugestões.

monge
12/04/2003, 16:29
Já vi uma caixa do opala por dentro do jeep. A grade frontal não foi recortada, mas em compesação o paralama, na parte próxima a roda foi.

Já me disseram que se colocar a caixa do maverick antes do radiador e inverter o pitman dá, mas nunca vi. Só ouvi comentários.

[]'s

Eugênio

Luis Assis
12/04/2003, 18:55
Já vi uma caixa do opala por dentro do jeep. A grade frontal não foi recortada, mas em compesação o paralama, na parte próxima a roda foi.


Adaptei uma caixa de direção Hidráulica de Opala no meu Jipe, e não tive nem que cortar o paralama, muito menos ter que coloca-la para fora da grade. A única coisa que tive que fazer, foi afastar um pouco o radiador, fazendo outro suporte... Mas nada dificil... Detalhe, meu Motor é o Georgia... Acho que para um motor maior, a operação é mais complicada...

Giovani
12/04/2003, 22:09
Já vi uma caixa do opala por dentro do jeep. A grade frontal não foi recortada, mas em compesação o paralama, na parte próxima a roda foi.
Já me disseram que se colocar a caixa do maverick antes do radiador e inverter o pitman dá, mas nunca vi. Só ouvi comentários.
[]'s
Eugênio

:D Olá Eugênio!

:? Já vi uma de Maverick assim, dentro do cofre, não recomendo. O braço que liga a caixa até o munhão ficava na parte de trás do eixo. Com isso o braço tinha que ser ligado na roda esquerda! Imagine o tamanho desse braço, acho qua não tinha 30cm. Resultado: sempre que a suspensão mexia, o volante ia junto... :P Hoje, o dono desse jeep já pôs a direção lá na frente... :wink:

Vinicius Cruz
16/04/2003, 21:19
Ola pessoal, eu instalei no meu cj73 a caixa do opala hidr. dentro do cofre do motor, mas nao recomendo, pois tive de cortar um pouco da longarina dianteira :oops: (ok, fiz merda), mas ja foi, fiz alguns reforcos na mesma e esta tudo bem.
Ja vi em um jipe uma caixa h. muito parecida com a do opala, mas que dava para inverter aquele braco que sai do entalhado da caixa e vai para a barra (nao sei o nome), pois no opala ela é para traz, por isso nao dar para instalar, pois a barra pegaria no diferencial, esta caixa ja tinha o braco para frente que e o que serve para nossos cjs, me disseram que era da D40????, resta pesquisar. :wink:

monge
17/04/2003, 12:05
Não conheço a caixa de direção da D40. A barra que vc diz que inverte se chama pitman.

Uso a do maverick há mais de um ano, e até hoje só tive um problema com ela, aquele courinho que vai no acoplamento, se chama acoplamento da caixa, uma vez rasgou comigo, mas o meu ainda era o original do maverick tava todo ressecado, e rasgou...

Troquei e nunca mais tive problema, nem folgas, nem direção pesada... só com perguntas idiotas do pessoal on-road :roll:

Tipo: "Ei, pra que serve este motorzinho aqui na frente do jeep", ou "que que é isso?" "O que isso faz..." e por æ vai longe...

[]'s

Eugênio

caj
18/04/2003, 08:56
OLá amigos
Eu queria saber: a direção do gol que algumas pessoas usam seria do gol mais velho 89 por exemplo do que do gol mais novo? pois a direção do gol 89 mecânica era super macia e do gol novo bem pesada. por que a volks mexeu na direção? seria para forçar as pessoas a pagarem por hidráulica?
Abraços

Marcelo
24/06/2003, 21:17
Eugênio,

Tenho no meu CJ-5 direção de Maverick, porém sem aqueles amortecedores que o pessoal coloca. Pretendo colocá-lo, mas não sei qual amortecedor é utilizado e se é fácil de fazer o serviço. :?:
Basta soltar os terminais da direção e adaptar o amortecedor? Seria um amortecedor para cada barra da direção? O seu tem isso? :?: :?: :?:

Obrigado e abraços, :D

Marcelo

Carlos
24/06/2003, 21:39
Oi pessoal,
Uso o da kombi (original). Comprei um kit de adptação no site da ruralwillis. Eu mesmo instalei. É muito Fácil.

monge
25/06/2003, 01:24
Fala Marcelo, tudo blz? :)

Na minha direção original tinha o dito amortecedor de direção. Depois que mudei para o sistema do Maverick, conservei o amortecedor do mesmo jeito que ele era antes. :)

Uma ponta ia no chassis e a outra ficava na barra de direção...

Um belo dia este amortecedor quebrou, então o retirei e nunca mais pensei em colocá-lo novamente. :)

Não vi diferença, este amortecedor é usado apenas para disfarçar o shimy, ocultando assim um problema que digamos seja no mínimo preocupante. :? :?

Posso ver no meu amortecedor quebrado as especificações dele e postar aqui, pois pra falar a verdade nem eu sei se era original ou não.... :D

[]'s

Eugênio

Marcelo
25/06/2003, 08:24
Olá Eugênio,

Já ouvi diversos fatos sobre esse amortecedor: :?

- É recomendado para Jeeps com penus maiores que 31" (o meu tem 33")
- Diminui a mínima oscilação (folga) que tem a direção de Maverick
- Alivia alguns impactos

Não sei até onde isso é verdade. :?: Vou procurar me informar mais a respeito antes de colocar o dito amortecedor. :lol:
Se você conseguir me passar o modelo do que tinha no seu jeep seria bastante útil. :D

Obrigado e abraços!!

Marcelo

Leandro
25/06/2003, 11:37
Olá PessoALL.
Logo que adaptamos a caixa de direção do Maverick em nossa Rural, ainda sem o amortecedor, quando passavamos em uma lombada ou valeta na rua, a Rural tremia inteira, não, tremia é pouco :shock: , balançava mesmo :? , e ela está com os pneus Argentinos. Depois do episódio, fomos direto instalar o amortecedor.
Bom, era isso. Abraços

monge
25/06/2003, 12:05
Só se for agora!!!! :D

O amortecedor de direção que estava no meu jeep era da COFAP.

tem as seguintes numerações:

22 00 1
e
12 - A - 5

Como eu disse, nào sei se era o original, mas em comparação com o que o Fábio está usando, os meus são BEM menores. :)

Quanto ao que o Leandro disse, isso que acontecia é o famoso shimy. Meu amortecedor quebrou justamente por tentar segurar este maldito. :?

No meu jeep nem precisava passar em buracos ou lombadas... passava de 40 km/h no asfalto e começava a tremedeira.... parecia que ia desmontar tudo. :(

Quando fiz o SPOA este problema sumiu por completo, por isso hoje ando sem o amortecedor.... :)

[]'s pensando em recolocá-los

Eugênio

Marcelo
25/06/2003, 16:03
O meu jeep não apresenta shimmy... :)

Mas mesmo assim, estou pensando em adaptá-lo.
Acho que vou ter que pagar pra fazerem o serviço... :cry:

Obrigado pessoal!
Abraços,

Marcelo

fpandur
25/06/2003, 17:31
Como tenho pneus 33", não confiei em usar o amortecedor do Fusca/Passat. Eu uso o amortecedor de direção da D-20. Serve como uma "luva" no sistema do Maverick. É bem simples de instalar, você mesmo pode fazer isso, pois o amortecedor já vem prontinho p/ instalar, com pino de encaixe e tudo. O que você terá que fazer:

- substitua o terminal de direção simples que vai no pitman da caixa por um terminal duplo.
- no furo central do terminal duplo você encaixa uma ponta do amortecedor. como disse, o amortecedor já vem com o pino cônico junto a ele, então é só comprar uma porca castelo na medida e uma trava.
- a outra ponta do amortecedor eu prendi na travessa logo abaixo do radiador. Terá que fazer um furo p/ fixar o parafuso (que também já vem fixo no amortecedor). Novamente aqui basta comprar uma porca na medida deste parafuso.

Pronto ! Está instalado ! Só tome cuidado de deixar o amortecedor a meio-curso e a direção reta na hora de fazer a medida p/ furar a travessa. Senão você pode correr o risco do amortecedor travar o esterço das rodas ... :?

Dica: quando mais na horizontal você conseguir deixar o amortecedor, melhor será sua atuação. :wink:

Eu paguei R$ 20,00 em um amortecedor usado em bom estado, em desmanche.

Abraços

Marcelo
25/06/2003, 19:45
Olá Flávio,

Onde posso conseguir esse terminal duplo? É um componente da caixa de direção do Maverick? :?:

De resto acho que entendi, bem simples. 8)

Obrigado pela dica!
[]s

Marcelo

fpandur
25/06/2003, 19:59
Marcelo

Não, este terminal é do próprio sistema de direção do Jeep. Na barra que liga a caixa ao munhão direito, você deve ter um terminal simples em cada ponta dela. Então você deve trocar o terminal do lado da caixa por um duplo.

Hum, somente um detalhe que me ocorreu agora: precisa verificar se o terminal simples que está no pitman é rosca esquerda ou direita, pois há os 2 modelos ... de qualquer forma, se for isto, basta você inverter a barra, deixando o terminal c/ rosca esquerda na barra e trocar o terminal c/ rosca direita (já que o terminal duplo também tem rosca direita). Vixi, acho que ficou confuso ... :x

Caso tenha dúvidas, escreva ! Mando em anexo, fotos do terminal simples e duplo.

Abraços

Mauricio Mei
25/06/2003, 20:17
Realmente a instalação "interna" da caixa de direção é desaconselhável :? Meu primo caiu na história de um mecanico que disse que a diferença era apenas estética....realmente foi estetica até que em curvas mais fechadas e/ou buracos o braço da direçào tocava no diferencial. Alem disso o terminal da direção neste caso fica inclinado, dominuindo sua resistencia. :x

Resultado ele mandou refazer e colocar do lado de fora..... :!:

Abracos

Mauricio

Marcelo
26/06/2003, 15:30
Flávio,

Vou ter que olhar como é o terminal da minha direção, mas acho que não vou ter problemas. :D

Obrigado pelas dicas e qualquer coisa te aviso!! 8)

Abraços,

Marcelo

ribon
17/09/2003, 09:36
Todos,

Quem vende kit de direção Santana(mecanica), para adaptar no jipe cj-5?

Abraço...

Fábio
17/09/2003, 10:56
Ribon,

A Zezo tem o kit pronto: www.zezo4x4.com.br.

Se precisar só da caixa, eu tenho uma encostada: Faço um precinho bem legal.

[]´s

ribon
17/09/2003, 13:06
Fábio,

Obrigado.

ribon
18/09/2003, 10:13
All,

Alguém já usou este kit do zezo4x4? É bom?

Abraço...

Marcelo
19/09/2003, 09:02
Grande Flávio,

Depois de garimpar muito (mas muito mesmo :evil: ) consegui comprar o amortecedor de direção da D-20 (novo, na caixa :lol: ) e comprei também o terminal de direção duplo (esse sem muito esforço :P ). Agora estou pra fazer a adaptação, porém no que analisei na viatura fiquei sem entender onde fixar a outra ponta do amortecedor que vai presa ao chassis. :?: :?: :roll: :roll:

Você mencionou que é na travessa embaixo do radiador, porém é embaixo dela, ou de lado? Embaixo acho que não, porque senão quando a barra descer, vai forçar o chassi, certo? :?: :roll: :?: Se for ao lado, a travessa é num formato "L" assim o amortecedor vai raspar nessa "berada" da travessa. :roll: :roll: :roll:

Pode me ajudar? Se tiver fotos da adaptação seria muito bom!!!

[s] direcionalmente amortecidos,

fpandur
19/09/2003, 09:35
Olá Marcelo !

A outra ponta (a do chassis) vai na travessa do radiador mesmo. Seguinte: a travessa tem uma beirada de uns 3 cm, onde são fixados os rebites que unem as partes de cima e de baixo da travessa. Eu furei essa borda e fixei o pino do amortecedor na travessa. O pino fica um pouco torto, mas como ele está apoiado em buchas de borracha, não tem problema. Não esqueça de deixar o amortecedor a meio-curso e a direção reta p/ marcar o lugar da furação, senão você corre o risco do amortecedor dar fim de curso quando esterçar p/ algum lado ... :wink:

Não tenho fotos e estou sem camera digital .... :? Fiz um desenho "xumbrega" no Word e estou mandando em anexo. Qualquer coisa, escreva novamente que eu tento explicar melhor.

Abraços

fpandur
19/09/2003, 09:41
O anexo não está indo ... :x Acho que o sistema não aceita extensão DOC. :? Me informe seu e-mail que eu te envio em PVT ....

Marcelo
19/09/2003, 09:51
Flávio,

Anota ai: guereta@uol.com.br.

'brigadão,

Marcelo
19/09/2003, 10:56
Flávio,

Olhei o documento, exatamente como tinha entendido nessa última explicação... :lol: :lol: mas me restou uma dúvida: esse amortecedor não precisa ter um jogo de sobe-desce? Quando a suspensão baixar, não vai forçar esse ponto? :roll: :?: :roll: :?: :roll:

[s]

fpandur
19/09/2003, 18:59
Grande Marcelo !

Sendo bem sincero .... não sei ! :D O pino que vai no chassis está envolvido em uma bucha de borracha. Não sei te dizer se quando a suspensão abaixa no limite, isto é o suficiente. Mas pensando c/ um pouco mais de detalhes, deve ser sim. Lembre-se que na ponta da barra do munhão há os terminais de direção. Além disso, no pitman também há outro terminal. Então os terminais teriam que dar fim de curso p/ somente aí o amortecedor ser puxado p/ baixo.

Enfim, como disse, não tenho muita certeza. O que eu sei é que já estou há quase 01 ano usando desse jeito e nenhum problema, trinca na travessa, nada, nada, nada ... :wink:

Abraços

Marcelo
19/09/2003, 20:48
Flávio,

Ok!! Devo colocar o amortecedor amanhã. :lol:
Depois digo como ficou. :wink:

Grande Abraço e mais uma vez, obrigado pelas dicas. 8)

[s] esclarecidos,

Marcelo
27/09/2003, 23:10
Flávio,

Conclui a adaptação do amortecedor na direção de Maveco do Jeep. Ficou muito boa! :P :P
A diferença foi que, ao invés de prender na travessa embaixo do radiador, como você me explicou, eu mandei fazer um pequeno "L" de ferro e soldei (com solda elétrica, claro :lol: ) no chassi, próxio à junção com a travessa do radiador. Assim o parafuso não ficou inclinado e o amortecedor ficou bem na horizontal. :P :P :P Bem bacana! 8)

Obrigado pelas dicas, :wink:
[s] amortecidos,

fpandur
30/09/2003, 14:22
É isso aí Marcelo !! Eu também havia pensado nesta hipótese do suporte, mas 2 motivos me levaram a adotar aquela solução que passei:

1) não tinha máquina de solda elétrica em casa naquela época. E como gosto de fazer tudo eu mesmo ...
2) pura preguiça de fazer o suporte e levar p/ alguém soldar ... :oops: :roll:

Esses dias mesmo, quando estava colocando o guincho, eu fiquei estudando o sistema e verificando se iria fazer um suporte destes. Bem, novamente a preguiça bateu mais forte e deixei do jeito que está ... 8)

Abraços

ramil2007
08/10/2003, 19:25
Olá galerinha,

Hoje eu fui comprar umas coisinhas na Avenida Cursino, comprei o sistema hidrovácuo da D20, bom aproveitei e dei uma passada no Maurão da Suzuka(Mecânica de Jeep), bom trocando uma idéia com ele, e perguntei se ele fazia a adaptação de direção de santana, disse que não, pois a caixa do santana foi projetada para rodas de pouco peso, e sua capacidade de peso é baixa, e colocando em um Jeep ela teria folgas nos terminais e na caixa muito rápidamente.

O que me Dizem dessa?

Valeu

Ramil

Eduardo Chaves
08/10/2003, 20:57
Ramil,

Este assunto já foi amplamente discutido aqui no fórum, clique em pesquisa, que com certeza suas dúvidas serão sanadas, ok ? :wink:

[]'s... :lol: