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Ver Versão Completa : Cardã dianteiro do troller.



JEFFCATUNDA
25/11/2010, 13:22
Colegas.

Tenho pesquisado sobre folga do cardã dianteiro no troller pois na revisão dos 20 mil km do meu a autorizada me informou que estava com folga e, ao ler no manual de revisão do troller,li que todos possuem uma folga que deve ser monitorada... Quando questionei isso na autorizada eles disseram que não era imediantamente necessária a troca, mas que tinham que me informar disso.... Só que a forma de informar deles é colocando o valor do serviço direto na nota de serviço...:evil:

Ouvi então de alguns colegas que a principal causa do aumento desta folga é o uso de graxas ruins, destas que se colocam em lava-jatos, e do pouco uso...

Mas o que ouvi que considerei mais concreto foi que entre o eixo e a luva existe um anel, uma camada de nylon endurecido, ou sei lá o que, que por conta do pouco uso da tração dianteira, faz com que deforme irregular, o que aumenta a folga e desbalanceia o eixo, pois o tal anel fica oval...

A autorizada não faz reparo nesta peça, e cobra 2.700,00 reais em uma nova... Dizem ainda que esta folga pode vir a quebrar a caixa por conta do trabalho desbalanceado...

Outros colegas, mecânicos, falam que todos os trollers tem folga neste anel, uns mais e outros menos, mas que é muito dificil, dificilimo, é que isso venha a quebrar a caixa.... E que basta monitorar a folga e compensar com graxa específica.... E, em ultimo caso, é possivel a retifica desta peça...

O que os colegas especialistas tem a acrescentar a este assunto?

JEFFCATUNDA.

Vermeio
25/11/2010, 18:17
jeff
aonde exatamente é essa folga?
na luva e espiga, na junta cv ou nas pontas?
abraço

chuvinho4x4
25/11/2010, 18:53
Amigo...quando comprei meu troller a 2 anos atras ele tb estava com folga no cardan diant., e era muita, mas muita folga mesmo, na epoca levei o troller pra oficina e o mecanico me disse que nao teria problema em andar assim....mas que ele ia acabar quebrando...resumindo...andei com o jipe dois anos , fiz varias trilhas e o cardan nao quebrou...a dois meses atras resolvi concertar o cardan, recondicionei a junta CV e troquei o conjunto Luva e espiga, Gastei R$570,00...ficou novo!!!

heartland
25/11/2010, 22:18
Por 2700 reais com certeza eu levaria pra consertar em outro lugar ou tentaria ver qual a peça. pq nao há justificativa para esse preço, penso eu.

RHL
25/11/2010, 23:22
Como é notada essa folga? vou fazer um teste com o meu.

JEFFCATUNDA
26/11/2010, 01:52
Amigo...quando comprei meu troller a 2 anos atras ele tb estava com folga no cardan diant., e era muita, mas muita folga mesmo, na epoca levei o troller pra oficina e o mecanico me disse que nao teria problema em andar assim....mas que ele ia acabar quebrando...resumindo...andei com o jipe dois anos , fiz varias trilhas e o cardan nao quebrou...a dois meses atras resolvi concertar o cardan, recondicionei a junta CV e troquei o conjunto Luva e espiga, Gastei R$570,00...ficou novo!!!
Cara, mas ese valor é o total, ou só das peças?

Manda mais detalhes ai companheiro...

JEFFCATUNDA
26/11/2010, 01:54
A ferramenta de procura desse site é muito ruim. Eu sabia que já havia lido um tópico sobre isso, mas não consegui encontrar pelo botão de pesquisa daqui....


Quando fui pesquisar mais pelo GOOGLE, ai veio este tópico daqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45103...

TylerNTL
26/11/2010, 08:10
Não tenho mais informações sobre o preço da peça, mas o serviço para trocá-la não é nem 0,5 hh. Se for em uma oficina normal fica por uma gorjeta para quem fez o serviço.

chuvinho4x4
26/11/2010, 12:15
Esse valor é total...todo o serviço foi feito num torneiro...c nao me engano, ele cobrou R$220,00 de serviço e R$350,00 em peças... Foi usado a espiga da D20 e a luva da C-10...ah...detalhe, o cardan eu mesmo tirei, 10 min de serviço e uma chave 13mm..rsrsr

chuvinho4x4
26/11/2010, 12:21
Lemberi de uma coisa...meu mecanico tem um dardan diant. do troller guardado (esta novo)...ele tinha oferecido pra mim mas prefiri concertar o meu...c tiver interesse posso falar com ele e ver o preço! VLW

JG4X4
28/11/2010, 15:52
Jeffcatunda,

Quando o meu carda "estragou", em vez de arrumar eu mandei fazer um novo no torneiro sem luva, uma coisa bem simples, assim nunca mais encomodou! era so um ferro com com uma cruzeta cada ponta!
Custou 700,00...

JEFFCATUNDA
28/11/2010, 19:31
Lemberi de uma coisa...meu mecanico tem um dardan diant. do troller guardado (esta novo)...ele tinha oferecido pra mim mas prefiri concertar o meu...c tiver interesse posso falar com ele e ver o preço! VLW
Chuvisco.... manda ver ai quanto teu meca quer na peça dele....

obrigado.... envie por e-mail:

jeff.catunda@uol.com.br

MARCELOLUCHESI
30/11/2010, 17:33
Lemberi de uma coisa...meu mecanico tem um dardan diant. do troller guardado (esta novo)...ele tinha oferecido pra mim mas prefiri concertar o meu...c tiver interesse posso falar com ele e ver o preço! VLW


Amigo tudo bem, sou de Caxias do Sul, estou com o mesmo problema em um Wrangler, já troquei luva e espiga, mas o problema "acho que está na junta CV" Quem recondicionou ela para você.
Pode passar o contato?
Abs
Obrigado

chuvinho4x4
30/11/2010, 17:44
Enviei uma MP pra vc...

MARCELOLUCHESI
30/11/2010, 17:46
:concordo:

fernando pelegrini
03/01/2011, 22:34
O cardan dianteiro do meu T4 começou a vibrar. Na concessionaria pediram 2700. :parede: Na Lotus Cardans em Campinas ficou 570 um novo, feito sob medida, balanceado. peças + mao de obra + instalaçao :grin:
Na verdade, foi usada a junta CV do antigo que foi recondicionada (leia-se trocado o rolamento), pois nao tinha a peça a pronta entrega.

JEFFCATUNDA
04/01/2011, 00:07
O cardan dianteiro do meu T4 começou a vibrar. Na concessionaria pediram 2700. :parede: Na Lotus Cardans em Campinas ficou 570 um novo, feito sob medida, balanceado. peças + mao de obra + instalaçao :grin:
Na verdade, foi usada a junta CV do antigo que foi recondicionada (leia-se trocado o rolamento), pois nao tinha a peça a pronta entrega.
Interessante o relato. Você sabe se usaram a luva e o fresado originais, ou se colocaram outro modelo???

fernando pelegrini
04/01/2011, 08:01
A empresa que me atendeu é especializada em todo tipo de cardã. Desde os mais simples aos mais complexos (articulados).
Foi feito um carda novo, com luva e espiga originais. Como ficaria o mesmo $$ retirar do tubo velho e soldar num novo, aproveitamos e fizemos tudo novo. Apenas a junta CV foi reaproveitada apos a troca do rolamento.
Resultado: ficou 100%!
Recomendo

FGarcia
27/07/2015, 21:37
Ressuscitando !

Minha vtr começa a vibrar quando chego aos 90km/h, como se fosse problema de balanceamento, inclusive a vibração diminui aos 110km/h. Acontece que já fiz vários balanceamentos e está tudo ok.

Pergunto aos amigos do fórum: o cardan com problema pode causar esta vibração ? Pode ser por conta do ângulo por causa do lift na suspensão ?

homerohermida
27/07/2015, 23:15
O dianteiro está parado. Se for o traseiro, retire-o e faça o teste. Se não parar, pode ser balanceamento mal feito. Eu já fiz três vezes e ainda não ficou bom. Começou com a colocação de pneus novos. MO no Brasil é complicado...

Fabio_Roberto
28/07/2015, 08:59
Ressuscitando !

Minha vtr começa a vibrar quando chego aos 90km/h, como se fosse problema de balanceamento, inclusive a vibração diminui aos 110km/h. Acontece que já fiz vários balanceamentos e está tudo ok.

Pergunto aos amigos do fórum: o cardan com problema pode causar esta vibração ? Pode ser por conta do ângulo por causa do lift na suspensão ?

Amigo, isso é cruzeta, o meus estava assim, mesmo engraxando o bicho vibrava de 60 - 80 km/h, troquei as cruzetas e problema resolvido.

Tenta girar o cardan com a mão para ambos os lados e veja se tem folga na cruzeta, se tiver o minimo de folga ja é sinal de cruzeta gasta.

JAIME
29/07/2015, 19:14
Ressuscitando !

Minha vtr começa a vibrar quando chego aos 90km/h, como se fosse problema de balanceamento, inclusive a vibração diminui aos 110km/h. Acontece que já fiz vários balanceamentos e está tudo ok.

Pergunto aos amigos do fórum: o cardan com problema pode causar esta vibração ? Pode ser por conta do ângulo por causa do lift na suspensão ?

O meu acontece exatamente isto nas mesmas velocidades. Alterei a pressao dos pneus para mais e acabou. Meus pneus estão proximos da troca.Conclui que é pneu.

thunderstorm
13/08/2015, 11:40
Trolleiros, estou com o mesmo problema mo bendito cardã dianteiro. O meu problema maior é a junta CV com muiiiita folga... Andei olhando em alguns ferro velho aqui da região e encontrei um cardã semi novo por 800 reais.... Vale a pena? Aproveitando, é possível reparar a junta cv?

homerohermida
13/08/2015, 15:26
Trolleiros, estou com o mesmo problema mo bendito cardã dianteiro. O meu problema maior é a junta CV com muiiiita folga... Andei olhando em alguns ferro velho aqui da região e encontrei um cardã semi novo por 800 reais.... Vale a pena? Aproveitando, é possível reparar a junta cv?
Até é possível, mas conheço alguns que estão rodando a muito tempo sem a mesma, com zero problemas no currículo. A junta é a mesma do Jeep Cherokee XJ e é facilmente encontrado nas lojas on line americanas. Mas com o dólar no preço que está, não compraria.

JAIME
13/08/2015, 16:08
So gostaria de entender o seguinte: com o 4x4 desligado e a roda livre desacoplada, não deve haver vibração, uma vez que o eixo não gira, não há movimento. No meu caso mesmo assim havia vibração. Aumentei a pressão dos pneus e a vibração diminuiu e mudou o patamar de velocidade em que ocorre. Procede?

homerohermida
13/08/2015, 20:14
So gostaria de entender o seguinte: com o 4x4 desligado e a roda livre desacoplada, não deve haver vibração, uma vez que o eixo não gira, não há movimento. No meu caso mesmo assim havia vibração. Aumentei a pressão dos pneus e a vibração diminuiu e mudou o patamar de velocidade em que ocorre. Procede?
Não é o cardam dianteiro. Isso é certo.

thunderstorm
15/08/2015, 16:36
So gostaria de entender o seguinte: com o 4x4 desligado e a roda livre desacoplada, não deve haver vibração, uma vez que o eixo não gira, não há movimento. No meu caso mesmo assim havia vibração. Aumentei a pressão dos pneus e a vibração diminuiu e mudou o patamar de velocidade em que ocorre. Procede?

Homero obrigado pela ajuda, e aproveitando Jaime, também concordo com o Homero, provavelmente não é o teu cardã que esta com problema....

JAIME
15/08/2015, 16:50
Sim, so quis reforçar que e uma forma simples de verificar se é o cardan ou pneu.

thunderstorm
08/12/2015, 18:59
Reabrindo o tópico, consegui resolver meu problema com o cardã... Procurei varias soluções e nada de conseguir recuperar a tal e junta CV. Por sorte consegui comprar um cardã semi novo de um T4 2012 em ótimo estado.
Porém vi que la fora é super comum o pessoal recuperar essa junta. Segue o video (em ingles) https://www.youtube.com/watch?v=bf56ScM2BFo


Um abraço a todos

Jefferson Frutuoso
10/12/2015, 11:20
Amigos estou pensando em comprar um troller 2001 ap gasolina. ele esta em leilão da prefeitura da minha cidade. lance inicial de 4500. o único problema dele segundo uns amigos mecanicos da prefeitura é a caixa de marcha e de transferência. o que vocês acham? compensa comprar? onde encontro caixa de marcha e de transferencia e cardã pra por nele?

Jeronetto
25/06/2018, 21:04
Amigos, estou procurando o reparo da junta CV, aquele da esfera...obrigado...

Junior_Itz
15/11/2018, 16:55
Ressuscitando !

Minha vtr começa a vibrar quando chego aos 90km/h, como se fosse problema de balanceamento, inclusive a vibração diminui aos 110km/h. Acontece que já fiz vários balanceamentos e está tudo ok.

Pergunto aos amigos do fórum: o cardan com problema pode causar esta vibração ? Pode ser por conta do ângulo por causa do lift na suspensão ?
Conseguiu resolver o problema? Comprei um Troller ano 2010, com 160 mil km, há uma semana. Quando testei o carro não percebi pois só andei em baixa velocidade e dentro da cidade. Mas quando peguei a estrada ele apresentou estes mesmos problemas de vibração. Isso tá me tirando o sono, por favor me ajudem. O que pode ser? Como verifico essa folga do cardã e da cruzeta? Já mandei alinhar e balancear, mas o problema persiste. Detalhe, gastei quase todo meu dinheiro na compra do jipe:cry:

Juliano Barbon
06/09/2019, 09:15
Alguém com experiencia pode me ajudar?

De dentro do troller 2011 consigo ouvir o cardã girar, não tem barulho de ferro batendo e nem vibração, só consigo ouvir a peça girando quando paro de acelerar e o jeep está em movimento. Isso é normal?

Ando sempre com a RL no 4x2 e a tração eletrônica no 4x2, sendo assim gira o cardã da frente também?

Se alguém puder me tirar essas dúvidas fico muito agradecido.

Abs

brunobatt
06/09/2019, 16:39
Alguém com experiencia pode me ajudar?

De dentro do troller 2011 consigo ouvir o cardã girar, não tem barulho de ferro batendo e nem vibração, só consigo ouvir a peça girando quando paro de acelerar e o jeep está em movimento. Isso é normal?

Ando sempre com a RL no 4x2 e a tração eletrônica no 4x2, sendo assim gira o cardã da frente também?

Se alguém puder me tirar essas dúvidas fico muito agradecido.

Abs


Juliano, voce consegue mesmo ouvir o cardan girar? tem certeza que é o cardan?

Faça um teste com ele levantado e girando os pneus na mao. E tambem com as rodas livres ligadas para girar o dianteiro. Com a tração no 4x2 e as rodas livres (desligadas) 4x2 o cardan dianteiro nao deve girar!

Faça esses testes e nos conte depois.

abs

Juliano Barbon
09/09/2019, 07:58
Juliano, voce consegue mesmo ouvir o cardan girar? tem certeza que é o cardan?

Faça um teste com ele levantado e girando os pneus na mao. E tambem com as rodas livres ligadas para girar o dianteiro. Com a tração no 4x2 e as rodas livres (desligadas) 4x2 o cardan dianteiro nao deve girar!

Faça esses testes e nos conte depois.

abs


Oi Bruno, bom dia.

Fiz o que você falou e está tudo Ok, não tem barulho, testei o 4x4 e roda o cardã dianteiro e traseiro, 4x2 só rodou o traseiro.

Conversando com um amigo no trabalho que tem uma frontier, ele me perguntou sobre os pneus, o meu jeep está com mud, fiz o teste e quando corto a aceleração do motor e ainda estou no embalo é o pneu que faz um barulho tipo um zumido, acreditei que fosse o cardã girando. Peço até desculpas, tenho o jeep a apenas 6 meses e estava grilado.

Agradeço por sua resposta e sugestão de elevar o jeep para verificar, me ajudou a entender um pouco mais.

Boa Semana.

JAFER2014
28/10/2019, 20:15
Juliano, voce consegue mesmo ouvir o cardan girar? tem certeza que é o cardan?

Faça um teste com ele levantado e girando os pneus na mao. E tambem com as rodas livres ligadas para girar o dianteiro. Com a tração no 4x2 e as rodas livres (desligadas) 4x2 o cardan dianteiro nao deve girar!

Faça esses testes e nos conte depois.

abs


Olá amigos

Meu Troller 2008 esta com barulho de metal ao acionar o 4x4 e roda livre , parece uma ´´minibritadeira´´ , tenho o veiculo ha 5 anos e esse barulho apareceu depois de deixar o carro parado ha alguns meses , nao ficou totalmente parado , mas ficou sem acionar o 4x4 ha uns 6 meses ...descobri semana passada pois fui testar o 4x4 pois iria usar em uma viagem e veio a surpresa

Esse Troller esta comigo desde 2013 ...nao estava com esse barulho.

Mandei para uma oficina especializada em 4x4 aqui em SP justamente para resolver o problema , dai o carda foi removido e o mecanico disse que estava com folga na ponteira e luva , fiz o serviço de reparo com um ´´especialista´´ pois o mecanico disse que ele nao trabalha reparo de carda , ainda trocamos os retentores do cubo e fizemos limpeza na roda livre , trocamos tambem bieletas , buchas da suspensao , trocamos oleo do motor e fez o alinhamento , alias o alinhamento tambem nao ficou bom , agora a direçao esta mais pesada e com um pouco de shime que o carro nao tinha ...

Fui buscar o carro hoje com pressa e ao acionar o 4x4 e a roda livre quando cheguei na rua de casa o barulho estava igual :-?

(Obs : eu sei que nao é bom ligar o 4x4 e roda livre no asfalto , mas nao passei de 30 km/h , foi só para testar ...)

Liguei para o mecanico e ele disse que é normal fazer esse barulho ao acionar o 4x4 e roda livre no asfalto e pediu para deixar o carro lá novamente que ele irá verifivcar tudo de novo ! O serviço esta na garantia , mas o que me preocupa é que o serviço já nao me agradou no inicio ...e deixar o carro lá de novo é complicado ...

Alguem sabe se é mesmo normal esse barulho ? é um barulho perceptivel no carda dianteiro , principalmente ao aliviar o pedal de acelerador apos acelerar ...

Abraço a todos

franco_huts
28/10/2019, 22:16
Olá amigos

Meu Troller 2008 esta com barulho de metal ao acionar o 4x4 e roda livre , parece uma ´´minibritadeira´´ , tenho o veiculo ha 5 anos e esse barulho apareceu depois de deixar o carro parado ha alguns meses , nao ficou totalmente parado , mas ficou sem acionar o 4x4 ha uns 6 meses ...descobri semana passada pois fui testar o 4x4 pois iria usar em uma viagem e veio a surpresa

Esse Troller esta comigo desde 2013 ...nao estava com esse barulho.

Mandei para uma oficina especializada em 4x4 aqui em SP justamente para resolver o problema , dai o carda foi removido e o mecanico disse que estava com folga na ponteira e luva , fiz o serviço de reparo com um ´´especialista´´ pois o mecanico disse que ele nao trabalha reparo de carda , ainda trocamos os retentores do cubo e fizemos limpeza na roda livre , trocamos tambem bieletas , buchas da suspensao , trocamos oleo do motor e fez o alinhamento , alias o alinhamento tambem nao ficou bom , agora a direçao esta mais pesada e com um pouco de shime que o carro nao tinha ...

Fui buscar o carro hoje com pressa e ao acionar o 4x4 e a roda livre quando cheguei na rua de casa o barulho estava igual :-?

(Obs : eu sei que nao é bom ligar o 4x4 e roda livre no asfalto , mas nao passei de 30 km/h , foi só para testar ...)

Liguei para o mecanico e ele disse que é normal fazer esse barulho ao acionar o 4x4 e roda livre no asfalto e pediu para deixar o carro lá novamente que ele irá verifivcar tudo de novo ! O serviço esta na garantia , mas o que me preocupa é que o serviço já nao me agradou no inicio ...e deixar o carro lá de novo é complicado ...

Alguem sabe se é mesmo normal esse barulho ? é um barulho perceptivel no carda dianteiro , principalmente ao aliviar o pedal de acelerador apos acelerar ...

Abraço a todos


Boa noite JAFER! Antes de mais nada esse serviço foi feito no cardã dianteiro certo? Isso é um problema bastante comum nos Trollers que aparece na luva do cardã dianteiro. Também costuma acontecer se ficar muito tempo sem usar a 4x4 e o cardã dianteiro estiver sem graxa ou com graxa velha.
Não é normal esse barulho acontecer em asfalto como ele informou... Vc pode usar a 4x4 um pouco em asfalto sem problemas, apenas evite fazer curvas fechadas... principalmente com a reduzida engatada.

franco_huts
28/10/2019, 22:21
Verifique junta CV e folga na cruzeta (girando o cardã para os lados com a mão)... Talvez pode ter acontecido de terem arrumado o cardã e montaram desalinhado :pensativo:

JAFER2014
29/10/2019, 01:21
Boa noite Franco , agradeço a atençao , sim ,serviço no carda dianteiro , irei verificar a junta CV e a folga junto ao mecanico e depois postarei o resultado

abs