Ver Versão Completa : Meu novo Niva 95
Marcelo J Manente
24/11/2010, 20:33
Como alguns já devem ter visto no tópico do Ushuaia eu finalmento estou de Niva de novo.
Comprei um Niva 95, com a lata muito boa, tem apenas um ponto com problemas onde o estribo entortou e amassou a caixa de ar.
O Niva veio com quebra mato, bagageiro e engate para reboque. Tem um som(zinho), bancos revestidos que parecem ser de couro, vidro elétrico, trava eletrica manual (fecha a porta e a outra fecha junto).
O painel moderno tem pontos quebrados como a maioria dos Nivas, pneus 195/75 r16 de desenho Argentino (não frontiera). Não gostei do teto forrado de um tecido preto. As forrações laterais estão em bom estado sem trincas nem quebras, apenas um buraco que parece que fizeram para criar um porta treco.
A pintura em volta do carro está em bom estado mas com riscos normais de anos de uso, mas o capo e o teto está com a pintura bem queimada. Estou analisando se mais tarde eu pinto apenas as partes ruins ou ele inteiro. Tambem estou pensando em colocar provisoriamente um filme vermelho no capo e branco no teto (pra esfriar a cuca :-) .
Ele está no momento fazendo a revisão: troca de óleo dos diferenciais, caixa, motor, fluido de freio, correia, verificação e esticamento da corrente, verificação do carburador, troca de filtros e etc.
Resta a questão do apelido. Eu pensei em Morcego Vermelho, lembram, do Peninha?
Ou ainda, em Guará, aquela ave vermelhissima do litoral nordestino. Tem a ver pois é raro e bonito (afinal a beleza está nos olhos de quem vê).
Pensei em The Flash, só por sacanagem . Tem também aquele do filme, o Hellboy.
Ou ainda, o Shazam, o capitão Marvel, para os antigos como eu( pois só com mágica para ir até o Ushuaia). kkkkkkk
Bem é isso, estou alegre e satisfeito.
Um abraço.
GARCIA/SP
24/11/2010, 22:37
Como alguns já devem ter visto no tópico do Ushuaia eu finalmento estou de Niva de novo.
Comprei um Niva 95, com a lata muito boa, tem apenas um ponto com problemas onde o estribo entortou e amassou a caixa de ar.
O Niva veio com quebra mato, bagageiro e engate para reboque. Tem um som(zinho), bancos revestidos que parecem ser de couro, vidro elétrico, trava eletrica manual (fecha a porta e a outra fecha junto).
O painel moderno tem pontos quebrados como a maioria dos Nivas, pneus 195/75 r16 de desenho Argentino (não frontiera). Não gostei do teto forrado de um tecido preto. As forrações laterais estão em bom estado sem trincas nem quebras, apenas um buraco que parece que fizeram para criar um porta treco.
A pintura em volta do carro está em bom estado mas com riscos normais de anos de uso, mas o capo e o teto está com a pintura bem queimada. Estou analisando se mais tarde eu pinto apenas as partes ruins ou ele inteiro. Tambem estou pensando em colocar provisoriamente um filme vermelho no capo e branco no teto (pra esfriar a cuca :-) .
Ele está no momento fazendo a revisão: troca de óleo dos diferenciais, caixa, motor, fluido de freio, correia, verificação e esticamento da corrente, verificação do carburador, troca de filtros e etc.
Resta a questão do apelido. Eu pensei em Morcego Vermelho, lembram, do Peninha?
Ou ainda, em Guará, aquela ave vermelhissima do litoral nordestino. Tem a ver pois é raro e bonito (afinal a beleza está nos olhos de quem vê).
Pensei em The Flash, só por sacanagem . Tem também aquele do filme, o Hellboy.
Ou ainda, o Shazam, o capitão Marvel, para os antigos como eu( pois só com mágica para ir até o Ushuaia). kkkkkkk
Bem é isso, estou alegre e satisfeito.
Um abraço.
Marcelo,
Parabéns pelo niva!:palmas: Aos poucos, sem pressa, vc o deixa em ordem. Priorize a parte mecânica.
Qto. ao apelido, voto em "Morcego Vermelho". O Peninha era show...hehe
Abs:concordo:
Renato/SP
Flugêncio
24/11/2010, 22:46
Marcelo,
Parabéns pelo niva!:palmas: Aos poucos, sem pressa, vc o deixa em ordem. Priorize a parte mecânica.
Renato/SP
Marcelo,
"Morcego Vermelho" nele!
Marcelo,
Renato/SP
Eu também me divertia muito com o Peninha/Morcego Vermelho, mas acho o nome inadequado. Se considerarmos o fato de que morcegos chupam sangue, você estaria desde já reconhecendo que este Niva vai lhe dar prejuízo, ou seja, vai "chupar o seu sangue"! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
BACALHAU
25/11/2010, 00:19
Os morcegos hematófagos são minoria.
MORCEGO VERMELHO nele. :concordo:
Só não pode estacionar de cabeça para baixo. :mrgreen:
Cadê as fotos ???
Os morcegos hematófagos são minoria.
MORCEGO VERMELHO nele. :concordo:
Só não pode estacionar de cabeça para baixo. :mrgreen:
Cadê as fotos ???
Quem sabe vendo a foto anexa vocês se convencem de que o apelido "Morcego Vermelho" pode trazer problemas... :mrgreen:
Parabens amigo... tudo de bom com o carro novo ae e seja muito feliz.
Gostei do nome... bem legal.
O meu tem o mesmo quebra-mato e bagageiro desse da foto ae... rs
Abraços
Marcelo J Manente
25/11/2010, 12:35
A pedidos vão as fotos (de celular) do Morcego Vermelho.
Abraços
GARCIA/SP
25/11/2010, 13:20
Abraços
Marcelo,
Tá bonito o niva:palmas:. Só quero fazer um reparo: esse desenho de pneu não é argentino. Parece ser o Genius 1001, da Geninho. Mas isso é detalhe...o que importa é o estado do carro. Essas rodas são show...
Abs
Renato/SP
Caramba, o meu é 90/91 e tem um monte de diferenças desse dai.
Eu sempre achei q essas lanternas traseiras eram adaptações e não de fabrica... legal hein.
Abraços
GARCIA/SP
25/11/2010, 15:54
Caramba, o meu é 90/91 e tem um monte de diferenças desse dai.
Eu sempre achei q essas lanternas traseiras eram adaptações e não de fabrica... legal hein.
Abraços
Cirdan,
Os Nivas, a partir de 95, sofreram algumas mudanças (tampa do porta-malas e lanternas traseiras, painel de instrumentos, console, volante, etc).:concordo:
Lembro também que até 92, vinham com platinado. De 93 em diante, ignição eletrônica. Os 98, e alguns raríssimos 99 (os últimos modelos importados para cá), já dispunham de motorização diferente, 1.7i...
Abs
Renato/SP
Abraços
Cacilda, este bagageiro é tão reforçado que deve dar para levar outro Niva nele, como reserva! :mrgreen:
Marcelo, tenho a impressão de que estes pneus são pesadíssimos, devem colaborar bastante para piorar desempenho e consumo do seu Chupa Cabras! :twisted:
jorgeffn
25/11/2010, 21:22
Marcelo,
Tá bonito o niva:palmas:. Só quero fazer um reparo: esse desenho de pneu não é argentino. Parece ser o Genius 1001, da Geninho. Mas isso é detalhe...o que importa é o estado do carro. Essas rodas são show...
Abs
Renato/SP
X2, esses pneus não são "argentinos" ou é o que o colega acima citou... ou são o BlackStar Guyane.....
no mais o Niva tá bonitão.... Parabéns! e Boa sorte com a nova Viatura!!
abs
Marcelo J Manente
25/11/2010, 21:43
Cacilda, este bagageiro é tão reforçado que deve dar para levar outro Niva nele, como reserva!
Marcelo, tenho a impressão de que estes pneus são pesadíssimos, devem colaborar bastante para piorar desempenho e consumo do seu Chupa Cabras!
Acho que o bagageiro é um da Keko das antigas, mas não achei nehuma inscrição nele.
Acredito que deva piorar o desempenho sim Gil. Mais tarde devo trocar estes pneus, ou logo, se eu achar um comprador. Estava pensando nuns pneus que vi na net (não lembro onde) 205/55. Será que são muito baixos?
Acho que são um recape feito pela Geninho, mas não tenho certeza.
Um abraço
(...)ndo nuns pneus que vi na net (não lembro onde) 205/55. Será que são muito baixos? (...)
http://www.voxwheels.com/
Marcelo J Manente
19/12/2010, 20:28
Meu Niva já voltou e já foi de novo da oficina. Esqueci de pedir pra ver os freios e parece que eles estão mau, com um barulho de ferro contra ferro. O bom é que rodei pouquinho desse jeito.
Vai um resumo do que foi feito;
Os cardãs eu troquei mesmo, levei numa empresa de balanceamento e eles não deram jeito. Agora está com cardãs de Opala na dianteira e traseira (ui).
Trocado o óleo dos diferenciais, caixas, motor, fluido de freio e embreagem. Trocados filtros de oleo e gasolina. Trocada a corrente e dois esticadores (estavam bens ruins e fazendo um belo ruido). Trocada a bomba dagua e todas as mangueiras de combustivel e de fluidos de freio e embregem. Ajustada uma pequena folga no volante e ajustado o carburador antigo (que é dificil de regular). Ajustada folga nas pinças de freio dianteiras que faziam um barulho irritante ao rodar em estradas esburacadas. Verificada a suspensão e trocadas buchas necessárias.
Resumo inicial de custo R$ 2107,00.
Agora O Morcego Vermelho está novamente na oficina pra ver os freios que eu esqueci de pedir pra verificar. E tbm para trocar o carburador pelo Weber 450 que acabou de chegar.
Depois quero trocar o motor do limpador de parabrisas que está muito devagar, junto vou trocar as lâmpadas por uma 100/80W e ainda trocar as buzinas, que ainda são aquelas paquerinhas, ou bibi (ninguém escuta).
E como sou professor e estou de férias, quero desmontar e limpar tudinho além de colocar uma manta para o isolamento do calor e ruidos. Vou colocar tbm o porta objetos do Palio nas portas e tbm botões dos vidros elétricos no braço de apoio.
Ainda tem o GNV, mas esse eu devo demorar mais para colocar pq senão meu bolso não aguenta. Apesar que o kit de GNV vem de meu Corsa mesmo.
Ou seja, tenho muito divertimento para minha férias.
O investimento inicial vai ser grande, mas acredito que vai compensar.
Assim durante o ano vou fazendo o restante para preparar o carro para a viagem ao Ushuaia.
Um abraço.
Marcelo J Manente
01/01/2011, 19:00
Férias, descanso, tranquilidade, nenhum esforço.
Pra quem tem Niva nem sempre...
Comecei as minhas férias dando um trato no Niva.
Primeiramente levei o russo para trocar as lâmpadas do farol por lâmpadas 100/80 W junto com o relê adequado.
No mesmo dia troquei o motor do limpador de parabrisas que estava meio fraco por motor do limpador do Chevete, serve perfeitamente. O problema foi conseguir fazer com que as 3 velocidades, temporizado, normal e rápida, funcionassem. O eletricista teve de fazer com que a temporizada e a normal fossem acionadas na alavanca normal do Niva e a rápida num botão extra que ficou na moldura do quadro do velocímetro. Ficou muito bom.
Continuando, troquei as buzinas originais (que logo colocarei a venda) pois eram muito fracas. A seguir, depois de desmontar o banco traseiro e a lateral esquerda, adaptei um reservatório de água generico para o esguicho traseiro. E por fim mandei arrumar as luzes internas que não acendiam quando a porta se abria.
Bem esse foi o trabalho do eletricista. Depois disso começou o meu: com o banco traseiro retirado tirei os tapetes, as forrações laterais, os bancos dianteiros e forrações embaixo do painel. Após isso feito peguei uma mangueira e mandei ver. Lavei todo o interior e sequei, passei anti ferrugem nos poucos pontos que achei (e que ótimo, foram poucos pontos mesmo). Pintei com spray as partes que estavam mais cinzas do que pretas e dei lustro nos bancos com produto apropriado. O banco traseiro de meu Niva é de couro, não sei de que carro ele é, mas está cheio de riscos desbotado em alguns lugares, tenho de verificar como resolver isso.
Comprei uma manta antitérmica e antiruido de 4 mm, daquelas que se colocam embaixo das telhas, e coloquei em toda a lateral embaixo das forrações, embaixo dos tapetes dianteiros e traseiro e no porta malas. Já fiz isso no meu antigo Niva, melhora o calor e o nível de ruidos dentro do habitáculo.
Também fiz a adaptação do tanque de combustível para ver se ele não mais engasga no abastecimento. Fiz diferente do que descrito na internet. Eu tinha aqui em casa um T de tubo de cobre que sobrou da instalação do circuito de água quento do banheiro. Comprei um metro e meio de cano de 3/4 e substitui o cano anterior por duas partes deste cano e no meio coloquei o T de cobre. Coloquei na ponta que sobrou do T o restante do cano e fiz ele sair do carro pela lateral traseira baixa direita.
Já melhorou a entrada de combustível, mas como o marcador não está funcionando (proximo coisa para resolver) não tenho certeza de que o tanque estava totalmente cheio. Ainda não pude fazer uma média por este motivo.
Próximos passos: arrumar o marcador de combutível, trocar os pneus por uns de cidade.
Bom é só,
Abraços.
Flugêncio
01/01/2011, 19:48
Marcelo,
Vai assim que chegar em Ushuaia será moleza :concordo::concordo:
Marcelo J Manente
02/04/2011, 13:01
Zeeeeeebra
Pessoal,
Deu zebra, queimou a junta do cabeçote do Niva.
E vou ter que revisar o cambio por a 3a. está escapando muito.
Acho que não vai dar para ir para Ushuaia este ano.
Abraços
Ps.: conversei com meu Niva e dei uma intimada, se ele não se comportar melhor até o meio do ano vai pra fita. Venderei o russo.