PDA

Ver Versão Completa : Pivô quebrado



valeriano
24/11/2010, 15:54
Pra quem não está na lista de toyoteiros, segue o email de um camarada, enviado hoje. Sinistro! :shock:


Prezados amigos,

é com tristeza e alegria que escrevo este email.
Em casa nós tínhamos uma linda toyota branca CD, era o xodó da família, meus filhos sempre preferiam andar na toyota, minha esposa era apaixonada por ela e também era quem mais a utilizada para fazer compras, para levar e trazer as crianças do colégio, etc. Eu já gostava de viajar na toyota, íamos à praia, à fazenda e nas minhas pescarias.
Enfim, no último final de semana eu estava levando a toyota e o meu barco de Belém-PA para Goiânia-GO e sofri um grave acidente.
Estava em baixa velocidade, +- 80 Km/h, em linha reta, quando o pivô da direção da roda direita quebrou, perdi o controle da direção, a toyota cruzou a pista e desceu por um barranco de uns 30 m, bateu e capotou.

Dentro da toyota eu estava levando algumas caixas contendo livros, brinquedos e outras coisas. Fiquei preso dentro da toyota por uns 20 min, aos poucos fui conseguindo liberar espaço colocando o que podia para fora até que consegui sair sozinho por uma fresta que ficou entre a porta e a cabine da toyota.
Saí deste acidente com apenas um corte nos lábios e uma vértebra lombar que sofreu uma leve fratura, pelo que terei de usar um colete por 3 meses apenas e nada mais, considero-me ileso.

Estou enviando as fotos e abro espaço para discutirmos sobre o sistema de direção da toyota, o que teria levado esta peça a quebrar? Será que a diração é tão robusta e confiável como o restante do carro?
Todos os 5 pivôs da direção foram trocados a cerca de 2 anos por peças originais adquiridas numa concessionária Toyota aqui em Belém, todo o conjunto foi revisado antes da minha viagem.
Eu me lembro que a um ano atrás a minha esposa estava com a toyota estacionada e ao girar o volante ela quebrou aquele tripé da direção, ou pé-de-galinha onde fica o pino central.

Guiga Tostes
24/11/2010, 21:14
Muuuito sinistro!!!!:shock:

Ainda bem que o amigo Toyoteiro saiu "ileso", pois a coisa foi feia mesmo...pode-se dizer que teve muita sorte de sair vivo dessa!!!

E as fotos ilustram bem que uma boa gaiola interna cai muito bem para a aumentar a segurança nas Band:concordo:

Abrs

hercilio.neto
24/11/2010, 21:24
Caramba!!!
Nossa!!!
Tá loco!!!
Que que é isso???

Teve muita sorte...
Sorte até de estar sozinho na Band.

Julio Militão
24/11/2010, 22:13
Realmente, tinha uma gaiola interna na minha e na reforma atual, retirei.

Agora deu medo, vou pensar em coloca-la novamente.

Por isso acho boa a idéia de usar o pivô do caminhão 608.

Mas a peça não deu nennhum sinal de folga? Ou quebro no braço?

Não teriam uma foto do pivô quebrado?

Abraços preocupados.

Luiz André
25/11/2010, 10:10
Colegas a receita é simples, Braços de Munhão reforçado, escolham a marca que quiserem, e a barra de direção nova, no padrão dos caminhoes 608, e os terminais dos mesmo caminhões, resolve o problema, como usamos pneus maiores que os originais, tem de ser assim, um colega aqui da cidade teve o mesmo problema, por sorte estava bem de vagar e conseguiu corrigir, então a primeira solução seria essa, a não ser que algum colega informe um braço de munhão compativel com os terminais de direção do 608 que sirvam no lugar dos originais toyota!

Abrçs Vlw

Junior Toyota
25/11/2010, 21:52
André,
Voce utliza essa receita na sua Band?
Conta mais detalhes da instalação....

Abraço
Junior

Luiz André
26/11/2010, 09:05
eu nao utilizo, pois ainda estou montando a minha mas é um projeto que devo executar, esse mesmo colega que teve um susto tb, fez, mandou fazer os braços de munhão com a furação dos terminais do 608, claro q eu nao recomendo receita caseira, mas se possivel verifique os preços desses braços na esimec, ou lojas especializadas nesse tipo de reforço, os braços foram feitos no mesmo padrão do caminhão 608, realmente a forma da direção do caminhão é muito parecida com a toyota, com a diferença das bitolas das peças, muito mais reforçadas.

icojavali2009
26/11/2010, 10:47
Muuuito sinistro!!!!:shock:

Ainda bem que o amigo Toyoteiro saiu "ileso", pois a coisa foi feia mesmo...pode-se dizer que teve muita sorte de sair vivo dessa!!!

E as fotos ilustram bem que uma boa gaiola interna cai muito bem para a aumentar a segurança nas Band:concordo:

Abrs
Se fosse bebado, era protegido por São Benedito...mas o jipeiro é protegido por todos os Santos. Escapou de boa graças a Deus.

Acurvelo
30/11/2010, 14:24
Caramba!!!
Nossa!!!
Tá loco!!!
Que que é isso???

Teve muita sorte...
Sorte até de estar sozinho na Band.
Hercilio,

Tenho uma capota de lona como a sua!! Fico pensando numa situação dessas com carro sem capota, vão achar a cabeça num canto e o corpo no outro. Estou preparando uma gaiola com tubo de 2" com parede SCH-40. Cara não tem como verificar ponteira antes de acidentes, elas podem estar justas mas mesmo assim podem se quebrar. Vou montar minha gaiola agora nas ferias em Janeiro e evitar andar até lá, este acidente foi sinistro, mas com a gente seria fatal!!!

Bruno alemão
06/12/2010, 15:48
Amigos,

Tenho uma Hilux 99/2000 e costumo ter muitos problemas com os pivôs, ja tive 3 deles quebrados, por sorte nunca sofri nenhum acidente mais grave, a primeira estava rodando na cidade onde moro, Campos dos goytacazes-RJ, tropecei num bueiro sem tampa, resultado: um pivô inferior se soltou. Isso mesmo, por incível que pareça foi isso mesmo que aconteceu, ele não se quebrou, e sim se desalojou da parte que segura a bola do pivô.
Na segunda vez estava andando na areia num trilha a beira da praia com batnantes subidas e descidas, sempre ando bem rápido nessa trilha mas nesse dia na terceira quicada que a moleca deu, enterrou a cara no chão, a moçada que tava de carona tomou um susto danado, mas ninguem se machucou, quando desci vi a roda de lado deitada, e analisando logo vi o que tinha acontecido. Tive que chamar um mecânico amigo pra trocar a peça no outro dia depois de o carro dormir por alí memesmo e ter que voltar com a galera de ônibus pra casa. Quando retirei a peça percebí que ja estava trincada a algum tempo, metade dela estava enferrujada e a outra metade bem nova (pedaço que partiu nesta trilha).
E pra completar ainda perdí mais uma estava estava na próximo da oficina, o pivô já estava com bastante folga e eu estava muito preocupado após bater num buraco na rua, fui pro mecânico e tive a roda solta em sua porta.
Após essas esperiências faço a troca praticamente de seis em seis meses, ja busquei várias marcas, agora estou tentando utilizar uma calibragem menor mesmo na cidade, 28 LBS, quero ver se vale a pena no desgaste do pneus, sempre usei 32 a 35, O manual manda 25 mas sinceramente não gosto, o carro fica bambo demais e acaba com meus umildes 215/80 R16 muito rápido.
Gostaria de saber se alguém conhece uma marca de preparação destas peças além desta possibilidade do 608 e se esta serve para hilux.

Abraços.

Inner
06/12/2010, 15:57
Desculpe a pergunta mais os pivôs que você tem usado são originais? pois se não forem talvez seja essa a resposta caso contrário de uma olhada no alinhamento do chassi as vezes um pequeno empeno até imperceptível, compromete toda a suspensão. um abraço Inner
Amigos,

Tenho uma Hilux 99/2000 e costumo ter muitos problemas com os pivôs, ja tive 3 deles quebrados, por sorte nunca sofri nenhum acidente mais grave, a primeira estava rodando na cidade onde moro, Campos dos goytacazes-RJ, tropecei num bueiro sem tampa, resultado: um pivô inferior se soltou. Isso mesmo, por incível que pareça foi isso mesmo que aconteceu, ele não se quebrou, e sim se desalojou da parte que segura a bola do pivô.
Na segunda vez estava andando na areia num trilha a beira da praia com batnantes subidas e descidas, sempre ando bem rápido nessa trilha mas nesse dia na terceira quicada que a moleca deu, enterrou a cara no chão, a moçada que tava de carona tomou um susto danado, mas ninguem se machucou, quando desci vi a roda de lado deitada, e analisando logo vi o que tinha acontecido. Tive que chamar um mecânico amigo pra trocar a peça no outro dia depois de o carro dormir por alí memesmo e ter que voltar com a galera de ônibus pra casa. Quando retirei a peça percebí que ja estava trincada a algum tempo, metade dela estava enferrujada e a outra metade bem nova (pedaço que partiu nesta trilha).
E pra completar ainda perdí mais uma estava estava na próximo da oficina, o pivô já estava com bastante folga e eu estava muito preocupado após bater num buraco na rua, fui pro mecânico e tive a roda solta em sua porta.
Após essas esperiências faço a troca praticamente de seis em seis meses, ja busquei várias marcas, agora estou tentando utilizar uma calibragem menor mesmo na cidade, 28 LBS, quero ver se vale a pena no desgaste do pneus, sempre usei 32 a 35, O manual manda 25 mas sinceramente não gosto, o carro fica bambo demais e acaba com meus umildes 215/80 R16 muito rápido.
Gostaria de saber se alguém conhece uma marca de preparação destas peças além desta possibilidade do 608 e se esta serve para hilux.

Abraços.

moswaldo
06/12/2010, 15:57
Meu amigo Bruno, se fosse voce só usaria Pivôs originais! Estas peças são muito exigidas e não preciso nem dizer o perigo que é utilizar peças paralelas destes componentes (Suspensão).

Caso voce ainda não conheça a America Peças dê uma ligada para lá e compare os preços dos componentes originais com os preços das concessionárias.

America Auto Peças - 67 - 3431-3641 (Entregam em todo o Brasil)

Abraços

Marco Oswaldo

Renatopami
06/12/2010, 18:45
Pivô de suspensão so original.....vendi uma hilux 2001 com 200 mil km e nunca troquei pivô.....ABS!!!!

Bruno alemão
07/12/2010, 09:31
Pois é pessoal, a verdade é que eu nunca avaliei o preço desses pivôs originais, sempre com a idéia que originais são demasiadamente caros, mas a verdade é que a segurança vem em primeiro lugar. Obrigado pelas dicas.