Conectar

Ver Versão Completa : Discovey 3 Ajuda ao leigo

Maurilioas
23/11/2010, 20:28
Boas,...
estou precisando de informações sobre esta maravilha chamada Discovery 3. Como já andei lendo por aqui, fui "picado" pelo bichinho LR. Desculpem a total ignorância das perguntas, mas preciso fazê-las para quem entende, e eu já ví que aqui a galera sabe o que fala.
1 - Discovery HSE 2006 V8? com 57 mil km,..o que acham? Última revisão em concessionária 2mil km atrás, cor preta, interior preto,..pneus meia vida, leve amassado no parachoques traseiro, coisinha bem pequena,...mas sou chato: ( onde encontrar outro pra trocar? )....
2 - Tem GPS? Dá pra colocar? com viva voz? Tem bluetooth? dá pra conectar com o celular?....é possíve colocar TV digital?....
3 - Além de cambio e motor, o que eu devo prestar mais atenção?
4 - Dá pra revender ou terei que casar com ela,..rss?
Enfim,..o que puderem escrever sobre este carro,...escrevam POR FAVOR.

Adianto meu MUITO Obrigado.

Renato Franco
24/11/2010, 21:17
Olá amigo,

Também sou novato no "ramo", pois também fui "picado" pelo bichinho e comprei a minha há quatro meses (hse - tdv6 - 2008).

O que já posso te dizer:

1 - A quilometragem não assusta. 57 k para Discovery, ainda mais V8, é nada. Parachoque troca fácil, na concessionária ($$$) ou importando a peça, como explicam os tópicos específicos aqui no forum.

2 - Quanto ao GPS, já vem de fábrica, mas a base de dados fornecida pela LR é PÉSSIMA. Comprei um Garmin e coloquei no vidro e pronto. A tela central fica de decoração, com os parâmetros off-road (é bonitinho de ver). Tem bluetooth, mas poucos modelos compatíveis. TV Digital só se trocar a tela original e colocar kit multimídia. Não faria jamais. A eletrônica do carro é muito complexa para deixar na mão de instaladores. O som da HSE é ótimo. Recomendo não fazer NADA em relação à parte elétrica. O carro já é mais que completo.

3. Suspensão. As buchas desgastam rápido, especialmente em uso urbano.

4. Aqui na minha região (interior SP) a diesel tem muita procura. Não passa mais que 15 dias na loja. Raríssimas gasolina, embora tenham menos risco de 'engasgar' com o combustível nacional (eu já rodei 15 k, inclusive indo à Bahia, e não tive qualquer problema com combustível).

Quanto à parte boa, já tive Ranger, Pajero, Vitara (ainda tenho um 2009), Jetta, e não tem nada que se compare. Carro bom a gente conhece depois de 10 horas de estrada ou trilha, o estado que vc sai (risos). A v8 deve ser ainda mais confortável, pois não há qualquer ruído de motor.

Cuidado ao fazer test drive, pois leva o carro e o carnê junto . . .

Abs.

neilsonhenriques
24/11/2010, 22:58
Opa ... esse aí é meu departamento. :mrgreen:

O Renato Franco já te adiantou a maior parte das coisas e concordo totalmente com ele.

Minha única sugestão: NÃO FAÇA O TEST DRIVE.
A menos que esteja preparado pra comprar o carro imediatamente.

O Discovery 3 não tem concorrentes, sobretudo o HSE, seja TDV6 ou V8.
Depois de dirigí-lo, você vai comprá-lo batido, arranhado, sem motor, sem rodas ... enfim, é perigoso. :odedo:

57.000 km pra um Discovery é zero quilômetro, se tiver sido bem cuidado.
Leve o número do chassi em alguma concessionária e veja o que foi trocado nas manutenções. Muita gente leva na revisão e troca só o óleo pra ganhar o carimbo. :shock:

O meu está com 73.000 km, tratados a pão-de-ló, e é o mesmo carro que sempre foi. Vai ficar comigo até os 300.000 km quando trocarei por um Discovery 4 V8 HSE. :dance:

Se vai casar com ele ? COM CERTEZA !!! Separar, só se for pra comprar um Range Rover Vogue.

Abraço, :concordo:
Neilson

PS.: O lance do test-drive é MUITO SÉRIO. Não leve na brincadeira.

Maurilioas
25/11/2010, 21:11
Amigos, estou no local certo pra aprender sobre este carro,....
Valeu pelas primeiras dicas,.....pois é:
- o carro fez duas boas revisões,..nas demais só troca de óleo mesmo,..isso é muito ruim;
- o carro tem alguns detalhes,..e eu sou bem chato,..nao gosto de detalhes,..rssss......mas de fato a vontade de levar pra casa foi muito maior do que qq detalhe negatico que achei,...rsssss
- fiquei chateado pela informação do GPS,..gostaria de colocar pra funcionar,.....no fusion que tenho já passo pelo mesmo problema,.......mas o mais preocupante é saber que a opção de celulares para conexão bluetooth é pequena,......será que não dá pra atualizar o software na concessionária?
- parachoques eu achei usado,....preciso ver a peça,..quem sabe;

...até sábado eu vou ver e testar mais uma rover,..desta vez uma 2005 comkilometragem equivalente,....só que interior caramelo e já posui kit multimídia,.............

...algo de muito especialque eu deva inspecionar?.....pretendo fazer uma vistoria/revisão na concessionária antes de fechar o negócio....

.....assim que eu comprar a danada,...e VOU comprar.............posto os detalhes da festa de casamento,...rsss

abraço e obrigado novamente

neilsonhenriques
26/11/2010, 12:31
O GPS funciona sim, mas não substitui um Garmin porque a atualização é menos freqüente. É útil. Quando é possível rotear pela Discovery, eu prefiro. O sistema de navegação é excelente. Quando não dá, aí ligo o Garmin.

Usei 5 modelos (2 Nokia, 1 HTC e 1 iPhone) com bluetooth no Discovery e nunca deu problema com nenhum. Funciona igual relógio suíço.

De resto, é levar em um mecânico que entenda do carro pro sujeito ver quais foram os cuidados do antigo dono e qual a situação da mecânica. Isso pode te poupar muitos aborrecimentos futuros.

Abraço e boa sorte na compra ! :concordo:

Neilson

Maurilioas
27/11/2010, 18:12
Galera infelizmente o test drive das 2005 foram "parcialmente" agradáveis.
Andei em duas e embora estivessem em estados razoáveis, não me convenceram.
Fiquei chateado em não aprová-las para aquisição,...mas fiquei com muito mais vontade de comprar uma. Já que é pra enfiar o pé na lama,.......
Achei uma 2008, V8 HSE, que saiu da loja em março de 2009.
Hoje ela tem 12.700 km rodados,....acabou de sair da primeira revisão/segunda troca de óleo.............................................. ..........

O que eu espero agora é curtir este carro por muuuuuuuito tempo,...se eu conseguir,...e espero que sim(chega de trocar toda hora ). Sou um apaixonado(louco) por carros e esta é minha primeira 4x4 ( caminhão,..rsss ).......

Já tive passat, A8, BMW 540, fusion V6, focus, ômega, vectra,....aff.....confesso que sempre tive uma quedinha por sedans,.....uma M5 é um espetáculo,..mas meu bolso não corresponde a altura de uma ainda,......
....mas essa LR...............é demais!...conforto de sedan ( de luxo ),...torque, segurança,...tecnologia ( gosto da parafernalia eletrônica ),........

.....bem,...eu disse que achei,.....testei e aprovei,......mas ainda não paguei...rssss....

..posto novidades daqui alguns dias,......além de muitas perguntas, é claro...

abraços

gnomovet
27/11/2010, 18:46
Parabens Maurilio

Também já fui "contaminado pela Land Rover " so estou esperando mais alguns meses para comprar uma Discovery 3. Depois voce fala pra gente sobre o consumo da sua V8.
Abraços

antonio morais
28/11/2010, 20:39
Assim como vocês, caí na besteira de comprar uma disco 3 S 2009 com 40000 km, so bastou dar uma voltinha e pronto, ja tava louco pra comprar, o pior de tudo foi que fiquei tao louco , que depois de 40 dias, nao me aguentei e troquei por uma disco 4 3.0 HSE, putz, SHOW, nunca andei em nada parecido, conforto, forca, fora que a noite nao tem quem nao olhe os LEDS, enfim to casado, espero que a relacao seja repleta de alegrias, e que eu possa compartilhar com vcs!!

Maurilioas
03/12/2010, 11:11
É uma beleza!!!!!!!!!
Preciso entender muita coisa do funcionamento dela,...é claro,....haja manual pra ler,...putz...
Mas o que interessa é o "rodar" ,...como é bom! Veio com TV e navegador Navbras touch,....este último ainda não conseguí fazer funcionar,..tá com algum probleminha chato ou eu que sou o probleminha,....de resto tudo perfeito,..até demais.........o carro não faz um barulho,......e com 12k rodado não era pra fazer mesmo,............Consumo? não apurei ainda,...suspeito de uns 6 a 6,5 na cidade,.....
Agora é apreciar e aprender......
abraço

neilsonhenriques
03/12/2010, 12:15
Maurilioas,

Muito recomendável ler o manual. Experiência própria aprendida da pior forma. :mrgreen:

O carro é mesmo espetacular. Já dirigi carros acima da categoria do Discovery que sequer chegam perto do conforto dele. O bicho não tem concorrentes.

Faço idéia de como deve ser o Discovery 4. Nem fui fazer o test-drive pra não correr o risco de arrumar um carnêzinho porque certamente é isso que vai acontecer no dia que eu dirigir um.

Pelo consumo que você relata, comprou a gasolina ?

Parabéns pelo carro e qualquer dúvida, estamos sempre as ordens ! :palmas:

Neilson

neilsonhenriques
03/12/2010, 12:22
Assim como vocês, caí na besteira de comprar uma disco 3 S 2009 com 40000 km, so bastou dar uma voltinha e pronto, ja tava louco pra comprar, o pior de tudo foi que fiquei tao louco , que depois de 40 dias, nao me aguentei e troquei por uma disco 4 3.0 HSE, putz, SHOW, nunca andei em nada parecido, conforto, forca, fora que a noite nao tem quem nao olhe os LEDS, enfim to casado, espero que a relacao seja repleta de alegrias, e que eu possa compartilhar com vcs!!

Antonio,

Sua escolha é natural. Dos amigos que indiquei fazer test-drive no Discovery, nenhum deixou de comprar o carro. Foram uns 5 ou 6.

Agora, você deu um salto e tanto.

De um D3 S para um D4 HSE em 40 dias ... caraca !!! :palmas:

Parabéns pela compra ! Não dava pra ter sido melhor ! :twisted:

Neilson

George W
05/12/2010, 16:52
Amigos, nao sou um profundo conhecedor de carros. Por isso, tenho lido o maximo de informacoes no forum para decidir qual sera o meu proximo carro. Comecei vendo as Discos 3. Infelizmente, diante das informacoes que li envolvendo filtro de combustivel e preco das revisoes, acabei desistindo da compra. Resolvi baixar um pouco o meu "teto", e estou quase comprando uma Pajero Dakar. Afinal, de uma vez por todas, vale a pena comprar uma Disco e passar bons tempos com ela e outros tempos preocupado com o carro para ele nao quebrar e dar dor de cabeca pro dono? Ou vou fundo mesmo na Dakar? Estou querendo comprar o carro (Disco ou Dakar) ate o final desse mes. Conto com a ajuda e opinioes de todos! Abs

neilsonhenriques
05/12/2010, 19:07
George,

Parafraseando o Lothar: - Dirija os dois e depois escolha a Discovery. :concordo:

A Dakar é um Celta perto de um Discovery 3. Some no mapa. Não dá nem pra comparar.
SUV sem controle de estabilidade é um caixão com 4 rodas, bloqueio e reduzida. É preciso coragem pra botar sua família num carro sem tecnologia de segurança e ainda com air-bad duplo.

Se fosse um Pajero Full, aí tem briga, mas mesmo assim eu acho o Discovery 3 superior exceto pelo inconveniente do nosso diesel que o Pajero Full costuma tolear melhor.

Há de se dizer que muita gente aqui não teve problemas com o filtro de combustível. Se você abastecer sempre em postos com qualidade comprovada, a chance diminui muito.

Recentemente o nosso amigo Uxío postou um site que é dica de ouro pra quem se preocupa com isso:

http://www.petrobras.com.br/localizador

Observe que há opções para exportar os postos para o seu GPS e para o seu iPhone também. Os meus dois aparelhos já tem as marcações.

Se você for comprar carro baseado nos problemas que relatam no fórum, não vai sobrar nenhuma opção.

Abraço e boa escolha ! :concordo:
Neilson

George W
06/12/2010, 00:38
George,

Parafraseando o Lothar: - Dirija os dois e depois escolha a Discovery. :concordo:

A Dakar é um Celta perto de um Discovery 3. Some no mapa. Não dá nem pra comparar.
SUV sem controle de estabilidade é um caixão com 4 rodas, bloqueio e reduzida. É preciso coragem pra botar sua família num carro sem tecnologia de segurança e ainda com air-bad duplo.

Se fosse um Pajero Full, aí tem briga, mas mesmo assim eu acho o Discovery 3 superior exceto pelo inconveniente do nosso diesel que o Pajero Full costuma tolear melhor.

Há de se dizer que muita gente aqui não teve problemas com o filtro de combustível. Se você abastecer sempre em postos com qualidade comprovada, a chance diminui muito.

Recentemente o nosso amigo Uxío postou um site que é dica de ouro pra quem se preocupa com isso:

http://www.petrobras.com.br/localizador

Observe que há opções para exportar os postos para o seu GPS e para o seu iPhone também. Os meus dois aparelhos já tem as marcações.

Se você for comprar carro baseado nos problemas que relatam no fórum, não vai sobrar nenhuma opção.

Abraço e boa escolha ! :concordo:
Neilson

Neilson,

como disse anteriormente, não sou um profundo conhecedor de carros. Antes de comprar o meu atual, uma Pajero Sport 2008/2009, li bastante a respeito dele. Em parte, graças às respostas que obtive por aqui, estou hoje completando dois anos com a viatura sem qualquer tipo de arrependimento.

Como chegou a hora de trocá-lo, decidi novamente buscar a ajuda de pessoas mais experts nesse assunto do que eu. Entre alguns tópicos que já li, vi que você sempre se mostra equilibrado e sensato nas suas opiniões. Por isso, isso me faz ter ainda mais certeza do que eu vou adquirir logo à frente.

Com relação a Dakar, lembro de um post que você disse que ela era melhor - de uma forma geral - que a SW4. Então, resumo da ópera: a Pajero Dakar ficaria acima da SW4 e abaixo da Disco, certo?

Sobre a Disco 3, esse sempre foi o meu sonho de consumo. Acontece que procurei informações nestas páginas marrons, e não tive tanta disposição e $$$ de ir atrás dele. Conversei inclusive com Matsunai, chefe da oficina da PG Prime - Concessionária Land Rover, em Natal. Ele já havia afastado alguns "poréns" das minhas impressões. Mesmo assim, diante de alguns posts, fiquei com um pé atrás. Por isso, reduzi meu "teto" e fui atrás de algo que girasse em torno de 135K.

Sei que são dois carros bem distintos, Nielson. Mas, olhando pelo preço do mercado aqui da cidade e da webmotors, vejo que a média de uma Disco 3, SE, 2008/2009, é algo em torno de 155k. E, me corrija se estiver errado, estamos falando de um modelo que não será mais fabricado, já que a 4 veio para substitui-lo. Ou seja, com relação a Dakar 2009/2010 que está pintando como uma oportunidade, teria que desembolsar mais 20k. Pra tentar solucionar esse dilema, fiz um test-drive nas duas. Adiantou em saber que a Disco é mais carro do que a Dakar. Por outro lado, não sei se vale perder um ano do carro e talvez ganhar alguns cabelos brancos a mais com ele.

Como disse um cara por aqui, "Disco 3 é como um cachorro. Precisa ser cuidado todos os dias". Eis a bronca...

O meu racional e o meu bolso continuam me deixando em cima do muro.

Enfim, continuo na dúvida.:parede:

Abraços

enymuller
06/12/2010, 11:43
Oi George,

Olha, essas escolhas e decisões realmente são difíceis mesmo. Vou tentar te passar a minha experiência com um Discovery 3 TDV6.

Em relação ao diesel, eu nunca tive problemas. Minha mulher e eu viajamos bastante com o carro, inclusive até a Argentina e Atacama, abastecemos em vários lugares, estrada, cidade grande, cidade pequena e nunca tivemos problemas.

O que a gente faz é, sim, depois de cada uma viagem mais longa dessas, dar uma encostada no carro e fazer as trocas dos filtros de combustível, ar, etc. Nosso diesel pode mesmo ser bem ruim, eu já vi na concessionária um filtro de combustível que o pessoal até guardou lá para mostrar para as pessoas onde toda a parte inferior dele era uma gosma, uma gelatina marrom que se formou. Mas isso era de um camarada que nunca se preocupou em trocar, o filtro estava há alguns anos no carro. Aí é cruel mesmo.

Se você troca regularmente o filtro, não acredito que vá ter problemas com ele. Basta fazer a troca com uma freqüência um pouco maior do que faria com gasolina e ainda assim olhe lá. É verdade que nós trocamos mais até mesmo em função das viagens longas que fazemos com ele. Depende muito de como você vai usar o carro. Você quer para fazer o quê? Quanto mais intenso o uso, maior a sua necessidade de revisão e cuidado, antes e depois do uso. Mas isso é necessário com qualquer carro. Imagina o perrengue se der algum problema cruzando a cordilheira lá no alto, ou no meio do Jalapão?

Eu sinceramente não acredito que o Discovery seja como um cachorro que precise cuidar todo dia. É diferente de um Defender. Nós também tivemos um Defender então ficamos bem a vontade para comparar. Muito do que se diz de Land Rover é baseado na experiência com os Defenders e são carros (ou viaturas para quem prefere) bem diferentes tanto em concepção quanto em necessidades de manutenção, principalmente dos Defenders pré-2007, sem os motores eletrônicos. O cuidado que temos com o nosso Discovery não é diferente do que nós teríamos com uma SW4 ou Pajero.

Nem eu nem minha mulher somos do tipo que adora ficar fuçando no carro, mexendo, alterando, admiro quem faz e entende tanto assim para poder fazer isso, mas realmente não é nosso barato. Já perdemos muito tempo (ou ganhamos, de novo depende do enfoque) com os mecânicos debruçados sobre o capô do motor olhando, identificando, aprendendo, mas justamente para podermos solucionar alguma eventual roubada num lugar afastado.

Agora fora essas visitas e cuidados pré e pós viagens, nosso cachorro não exigiu nenhum cuidado especial além de ir lá e fazer um carinho nele de vez em quando :-) Nosso carro hoje tem uns 60.000 km mais ou menos e tá doido prá chegar aos 120.000, rsrs.

Desculpas até por me alongar no post mas o crucial mesmo é, qual seu uso para o carro? Pergunto pois nessas nossas viagens já encontramos donos de Pajeros e Toyotas e Jeeps e pudemos conversar e trocar idéias. Há outros aspectos importantes a considerar.

Quem quer meter o carro no meio do nada é um ardoroso defensor dos Defenders (desculpas pelo trocadilho) mas das pré-2007 com os motores sem eletrônicos. Ponto final. Mas fora isso, quando comparamos os carros mais novos com motores eletrônicos, eu vejo donos de Pajeros meio bronqueados com a assistência da Mitsubishi, ninguém fala muito bem dela não. Ok, não que a Land Rover Brasil seja melhor. Já uma grande vantagem dos Toyotas é a rede autorizada, não só no Brasil mas na América Latina. Na Argentina e Chile por exemplo, principalmente no primeiro país, você só vê Toyotas prá todos os lados. Land Rover lá e não vi nenhum em mais de duas semanas de viagem. Isso realmente é uma vantagem, ter uma rede de concessionárias ampla.

Já por outro lado tanto o conforto dos Land Rovers (muito bem-vindo em viagens longas) quanto a tecnologia e a facilidade com que o carro passa por obstáculos são impressionantes. Na Serra da Canastra vimos bem nas pedras e erosões como o carro mantém o contato com o solo tracionando enquanto as Pajeros por exemplo ficavam com as rodas no ar. Na lama, mesmo com os pneus de fábrica, o carro é valente e acha tração onde não tem, vc sente a eletrônica trabalhando e achando tração para manter o carro indo adiante. Fica quase sem graça, rsrs, e você fica se perguntando como ele passou.

Então no fundo você acaba tendo que fazer uma escolha. Conforto e facilidade nas situações que você vai passar ou uma rede maior no eventual caso de uma pane? Nós preferimos por enquanto a primeira opção do Discovery.

O único carro que nos faria pensar mesmo seria o SW4, apesar de estar num nível bem inferior ao Discovery tanto em conforto como em tecnologia. E mesmo assim sem considerar a Disco 4 S na mesma faixa de preço mas porque agora a S vem também com a suspensão pneumática e o Terrain Response, que em termos de offroad os colocam num nível diferente da SW4.

Desculpas pela post longo.
Abraços,

Marcelo

Maurilioas
06/12/2010, 14:42
....................................

Maurilioas
06/12/2010, 14:49
Neilson,

sim,..é gasolina,....mas acho que errei nos 6 km/l ....tá mais pra 5km/l.............
rsss......mas vale a pena mesmo assim,.....na Diesel eu pagaria de 20 a 30k a mais pra ter o carro,....fora a diferença do seguro,..que é enorme,................mais os cuidados ocm o carro,..etc...

neilsonhenriques
06/12/2010, 15:50
George,

Acho que a Mitsubishi perdeu uma grande oportunidade de destruir o mercado da SW4 com o Dakar porque ela tem tecnologia pra fazer muito melhor do que fez.
Do jeito que lançou o Dakar, é um carro novo, só que velho.
Agiu como a Toyota. Conservadora ao extremo.

O Discovery 4 é, basicamente, um Discovery 3 com (muito) melhor acabamento, mais motor, um face-lift e mais alguns apetrechos eletrônicos. Um excelente upgrade num carro que estruturalmente ganhou todos os prêmios que disputou, mas o fato de não fabricarem mais o Discovery 3 em nada muda o excelente carro que é.

Meu Discovery está com 73.000 km rodados. Nunca parou. Nunca fez nada demais senão as revisões normais e uma troca de pastilhas de freio.

Veja bem, não quero esculhambar o Dakar. Ele não está na mesma categoria do Discovery. Se estivessemos falando do Pajero Full, aí sim tinha muito papo ...

Então é isso. Tomando por base o post do Marcelo Muller (que não deixou dúvidas), a decisão é se você quer ter um carro de categoria acima um ano mais velho ou um carro de categoria abaixo sendo um ano mais novo. Aí é contigo ...

Abraço,
Neilson

neilsonhenriques
06/12/2010, 15:58
Neilson,

sim,..é gasolina,....mas acho que errei nos 6 km/l ....tá mais pra 5km/l.............
rsss......mas vale a pena mesmo assim,.....na Diesel eu pagaria de 20 a 30k a mais pra ter o carro,....fora a diferença do seguro,..que é enorme,................mais os cuidados ocm o carro,..etc...

Maurilio,

Depois que acostumei o meu pé, passou a consumir bem menos. O meu V8 faz entre 6,5 e 7 km/l na cidade e entre 9 e 9,5 km/l na estrada.

O problema é que dá uma vontade danada de pisar porque o bicho é quieto e gosta de andar rápido ... :mrgreen:

Abraço,
Neilson

George W
06/12/2010, 23:09
Amigos Marcelo e Neilson,

em primeiro lugar, muito obrigado! Muito obrigado pela atenção e sugestões com relação à dúvida que levantei entre os dois carros. Pra mim, quanto mais palavras, mais conhecimento. Gosto de ler e tentar aprender um pouco mais com gente que conhece do assunto.

Não sou um jipeiro all day. Moro numa cidade litorânea, e meu off-road fica mais restrito a passeios lights pela beira-mar. Vez ou outra, coloco o carro numa lama para dar gosto de ver na segunda-feira que eu soube aproveitar o final de semana. Por isso, preciso de um carro que se adeque ao pouco que eu faço de trilhas.

Vamos ao que interessa. Hoje, tive um dia corrido. E boa parte desse dia foi a bordo de uma Discovery 3, 08/09, SE, 2.7 e de uma Dakar 3.2, 09/10.

O LR foi oferecida a mim por 160K. A Pajero, depois de uma boa negociação na própria concessionária MIT, chegou a 132k.

Sei que os dois carros estão em faixas de preços bem diferentes e, consequentemente, apresentam características distintas que se sentem nitidamente. Por isso, resumidamente, escrevendo como um consumidor comum, passo a impressão dos dois carros que dirigi.

Discovery 3, 2.7, Diesel - O carro está novo. Tem apenas 24 mil rodados. Parte da vida dele se deu em estradas do interior. Não há riscos e nem foi batido. O torque e a estabilidade foram pontos positivos logo de cara. O consumo eu achei alto. Segundo o dono, dentro da cidade, gira em torno de 6km/l, em média. Na estrada, chega a 10km/l. O acabamento é de couro negro. Assim que entrei, a Disco me pareceu muito mais larga do que qualquer outro 4x4. Talvez seja a mesma impressão de quem entra num Hummer, pela primeira vez.:)

Dakar 09/10, 3.2, Diesel - O carro está muito novo. Com cheiro e tudo de 0KM. Até o plástico na tela do computador de bordo, o antigo dono não fez questão de tirar. O carro rodou somente 20 mil km. Gostei do câmbio e da suave troca de marchas. As retomadas foram satisfatórias, e os 165 cavalos começaram a pular quando passei dos 130KM/h. Justamente, assim que entrou a quarta marcha.

Comprar numa Land Rover é romper uma barreira entre dois mundos: os carros que você já teve e o que você está adquirindo. Sei disso e vocês, Marcelo e Neilson, souberam descrever muito bem - e racionalmente - o que isso significa. É um carrão, sem dúvida.

A Pajero Dakar me surpreendeu muito positivamente. Minha Sport 08/09 ficou para o passado, depois que dirigi o novo modelo da MIT.

A minha decisão agora está sendo tomada por um motivo bem racional:

1 - Até onde eu posso chegar ($$)?

Financiando 50% da Discovery 3, ou seja, 80 mil reais, eu teria uma prestação mensal de R$ 4.000. Já financiando 50 mil, dos 132 da Dakar, teria uma prestação mensal de R$ 2.550. É uma diferença razoável, levando em consideração que essa prestação irá se estender por dois anos.

Decidi, portanto, adiar o sonho da Discovery. E realizar uma boa compra na Dakar, no custo x benefício. Daqui a dois anos, quando decidir vender a Dakar, quem sabe eu não vá além da Discovery 3. Quem sabe eu não chegue numa 4.

É isso, amigos. Mais uma vez, muito obrigado pelas palavras.

Abraços:concordo:

Maurilioas
07/12/2010, 12:53
imagino que não tenha sido uma decisão nada fácil. O mais importante é que vc deve estar MUITO satisfeito com o carro novo e isso é o que mais importa no momento. Eu também me balancei pela possibilidade de adquirir uma Dakar. ( já viu a branca?...fantástica, linda). Mas sinceramente não cheguei a pesquisar muito sobre ela...e o pouco que pesquisei me deixou a impressão de ser apenas um upgrade do modelo sport ( Um EXCELENTE upgrade, diga-se de passagem ).....minha sisma com o Diesel tbem é outro problema,......como já disse, menor consumo mas maior seguro, mais atenção em manutenção e um carro mais caro....daí minha opção pela D3 V8 mesmo,...
Apenas fechando o comparativo,..paguei 150k por uma 08/08,...com 12.500km rodados,...cheira a carro zero...
O que eu preciso agora é andar com os pés do Neilson,..rssss pra ver se chego nos 6.5km/l,....

abraço e bom proveito com seu carro novo!

neilsonhenriques
07/12/2010, 13:07
George,

Muito racional a sua decisão. :palmas:

Não é uma escolha fácil realmente e há pesos e medidas de todos os lados.

Abraço e boa sorte com a nova viatura ! :concordo:
Neilson

neilsonhenriques
07/12/2010, 13:10
O que eu preciso agora é andar com os pés do Neilson,..rssss pra ver se chego nos 6.5km/l,....

Maurilio,

Seu carro é 0 km e por esse preço é um achado !

O V8 é nervoso. :twisted:
É difícil andar devagar mesmo.

Dá uma olhada nesse tréco aqui:
http://www.plxkiwi.com/product/

Se você seguir o que ele te orienta, vai chegar fácil no meu resultado.
E ainda ganha um scanner OBD de lambuja.

Abraço,
Neilson

George W
07/12/2010, 19:55
Amigos,

Quando era mais novo, sempre ouvia essa frase: "A dúvida dorme, enquanto a noite acorda". Não é bem um ditato, até porque não me lembro de ter ouvido ou lido isso em outro lugar. Acontece que ontem à noite, depois de escrever aquele extenso post lá em cima, a dúvida dormiu.

Existem milhões de outros motivos para nos deixar felizes nessa curta vida. Quase todos eles passam longe das aquisições materiais. Sei disso. Sei ainda que um carro - para muitos e muitos - pode significar apenas um meio de transporte. Mas para quem vive o mundo 4x4 (e olha que ainda sou um recém-nascido nesse mundo aí) sabe o quanto ele pode proporcionar momentos marcantes com nossas mulheres, nossos filhos, nossas famílias, nossos amigos. Momentos que não se guardam em um álbum de fotografia nem nos arquivos digitais de um CD.

Carro não é investimento. Investimento é casa, terreno, apartamento, CDB, Bolsa, etc. Quantas vezes já não ouvimos isso? Se olhar unicamente para os números, temos de concordar. Mas se a gente for analisar tudo aquilo que um 4x4 pode oferecer (quantos lugares e pessoas diferentes podemos conhecer, quantos finais de semana podemos passar off-line e ON-LIFE), saberemos o quanto vale cada centavo investido nesse sonho de consumo.

Ontem, a dúvida dormiu. A noite acordou. E, hoje pela manhã, em frente à concessionária Mitsubishi, desisti de comprar a Pajero Dakar. Não foi fácil. Afinal, já tinha um mundo desenhado para ela na minha cabeça. Mas desisti.

Racionamente, desisti agora de uma boa compra para realizar um sonho mais adiante.

Vou ter paciência.Vou esperar a poeira abaixar. Vou trabalhar e juntar mais uma grana para lá na frente poder acordar em um outro final de semana qualquer, abrir a garagem e sair para mais uma nova trilha a bordo de um Discovery 4.

Mais uma vez, obrigado a todos!:concordo:

neilsonhenriques
07/12/2010, 21:54
George,

... acho que nunca li algo desse tipo aqui no fórum. :shock:

Dá pra perceber o que te incomoda ...

Por medo, não dirigi a Discovery 4 pra não correr o risco de sair de lá com um carnêzinho porque é isso que vai acontecer, pela terceira vez.

Fui na concessionária BMW fazer o test-drive numa X3 e acabei dirigindo foi uma Freelander 1 usada que me conquistou de imediato.
Se você procurar minhas mensagens verá fotos de onde fui com muito conforto e segurança, por isso sei o que você está falando.

Além disso, comprei um carro, ganhei vários amigos.

Na Argentina, outros landeiros vinham conversar comigo, perguntar se precisava de ajuda com alguma coisa, davam dicas de lugares que não estavam em roteiros conhecidos, perguntavam sobre o carro (lá não tinha Freelander V6) e etc.

Mas satisfeito com a Freelander, não iria trocá-la tão cedo quando dei uma volta num Discovery 3 e aqui estou. :pipoca:

Se você me permite uma sugestão, percebe-se que você também tem prazer em dirigir. Pense se não vale a pena comprar um D3 HSE usado, mesmo um 2007 é um excelente carro e cabe no seu bolso. Com calma, dá pra achar um em bom estado e ele é muito resistente. Se bem cuidado, com 40.000 km ainda irá fazer sua segunda revisão daqui a 8.000 km, ainda está amaciando.
Terá um carro a altura da sua expectativa e poderá esperar com menos ansiosidade pelo D4. Provavelmente nem terá aprendido tudo que ele é capaz de fazer quando for trocá-lo.
Essa é a minha realidade também. :mrgreen:

E olha, dizem um bocado sobre todos os Land Rovers.
Que o carro é uma bosta, que é duro, ruim de dirigir, que dá muito defeito, que entope o filtro de diesel, que explode a bomba de vácuo, que a manutenção é cara, que se quebrar você quebra junto, que a Land Rover é indiana e está falindo, caramba, é tanto blá blá blá .......

A verdade é que, por enquanto, os carros que que eles fazem, seduzem muito. Incomoda conhecê-los e não tê-los na garagem.

Não há um só dia que eu veja meu Discovery e pense: esse carro é muito foda.
Pensava a mesma coisa do Freelander 1 e pensarei a mesma coisa do futuro Discovery 4.

Neilson

antonio morais
08/12/2010, 08:14
Pode ter certeza, que quando vc esta no interior da D4 , vc pensa, olha onde eu cheguei, é uma realizaçao, qdo vc aperta o botao pra dar partida e coloca o carro pra rodar, a suavidade e o silencio sao coisas indescritiveis, é um motor diesel com barulho de V6 a gasolina, e ao pisar, qdo vc cola no banco ai sim, é so curtir, so quem tem sabe o que estou dizendo, e eu sou do tipo, se vc ta usando, o que é que custa dar manutençao!!
Se afinal tudo que da prazer tem um custo, nao importa o que seja!!

enymuller
12/12/2010, 18:12
É rapaz, realmente o carro impressiona sim, o desempenho dele é muito bacana. Ontem mesmo fizemos uma pequena trilha com vários carros, Discovery, TR4, Nissan Frontier, Defender, Pajero, vários. Você vê a facilidade com que o carro passa nos obstáculos, pedra, descidas, erosões, a Eletronica dele faz um serviço muito bacana, da gosto de ver e você nota as outras pessoas vindo perguntar e comentar demonstrando interesse pelo carro e pelo que ele faz. Minha esposa e eu estamos bem satisfeitos com ele.

Mas...

Tenho que dar uma de advogado do diabo com ele.

Uma dificuldade que nós notamos. Estamos planejando Amazônia com ele em abril. Lá o buraco é mais embaixo no que se refere a lama. O pneu padrão dele não segura a onda em uma lama braba, não. E aí que entra a dificuldade. Vai procurar um pneu Mud ou mesmo AT pra ele! Não acha! Não tem aqui no Brasil nenhum fabricante que traga os pneus na medida dele, tanto aro 19 como 18. Isso é um problema se você tem a intenção de usar o carro numa situação onde você queira tirar todo o proveito das coisas que a Eletronica te possibilita.

Estou ainda pesquisando na Argentina, Uruguai, Paraguai, ver onde se pode encontrar um pneu para ele, mesmo que seja o Goodyear Wrangler MTR 255/55/19. Se alguém souber ate agradeço a ajuda.

Mas enfim, achei relevante mencionar pois essa é uma limitação relevante para o carro, dependendo do uso que você pretender dar a ele.

Abraços,
Marcelo

rafaelfernandez
12/12/2010, 21:14
É rapaz, realmente o carro impressiona sim, o desempenho dele é muito bacana. Ontem mesmo fizemos uma pequena trilha com vários carros, Discovery, TR4, Nissan Frontier, Defender, Pajero, vários. Você vê a facilidade com que o carro passa nos obstáculos, pedra, descidas, erosões, a Eletronica dele faz um serviço muito bacana, da gosto de ver e você nota as outras pessoas vindo perguntar e comentar demonstrando interesse pelo carro e pelo que ele faz. Minha esposa e eu estamos bem satisfeitos com ele.

Mas...

Uma dificuldade que nós notamos. Estamos planejando Amazônia com ele em abril. Lá o buraco é mais embaixo no que se refere a lama. O pneu padrão dele não segura a onda em uma lama braba, não. E aí que entra a dificuldade. Vai procurar um pneu Mud ou mesmo AT pra ele! Não acha! Não tem aqui no Brasil nenhum fabricante que traga os pneus na medida dele, tanto aro 19 como 18. Isso é um problema se você tem a intenção de usar o carro numa situação onde você queira tirar todo o proveito das coisas que a Eletronica te possibilita.

Estou ainda pesquisando na Argentina, Uruguai, Paraguai, ver onde se pode encontrar um pneu para ele, mesmo que seja o Goodyear Wrangler MTR 255/55/19. Se alguém souber ate agradeço a ajuda.

Mas enfim, achei relevante mencionar pois essa é uma limitação relevante para o carro, dependendo do uso que você pretender dar a ele.

Abraços,
Marcelo

Nao seria possivel recapar um pneu para esta finalidade? Imagino o que um desenho agressivo nao faria por uma D4. :pensativo: :pipoca:

[]´s
Rafael

antonio morais
13/12/2010, 08:43
Imagine o que seria pra mim colocar a minha D4 na lama com pneus 255/50 R20, pense num sacrificio!!!

enymuller
13/12/2010, 10:33
Oi Rafael, sim os pneus recapados seriam uma possibilidade. Inclusive um amigo nosso ate sugeriu as bandas da Vipal e um modelo específico, o VJ900. Ele é jipeiro e trilheiro de longa data e me falou que o pessoal nas trilhas vem gostando bastante do desempenho dele.

Cheguei a pensar nisso mas estou deixando como uma segunda opção em função de um pequeno detalhe. Colocando um recapado a gente resolve uma coisa e acaba perdendo outra. Você fica limitado na velocidade no asfalto. Por exemplo, aquele pneu mesmo que eu mencionei o Wrangler MTR tem um limite de velocidade S, ele é um 111 S que, se não me falha a memória, vai a 140 km/h. Não que eu rode tão rápido com meu carro nas estradas, geralmente 110 ou 120, mas já seria uma coisa que um recapado não permitiria.

Por isso a primeira opção seria por um pneu desses e estamos deixando um recapado como segunda opção. Mas seria uma solução tbm, concordo contigo.

enymuller
13/12/2010, 10:40
É Antônio, se com o 19 já complica, imagina o 20 né. O problema mesmo são as pedras, aí que o bicho pega. Nós já fomos na Serra da Canastra tbm como o colega aqui que escreveu e disse que perdeu dois pneus lá. A gente deu sorte e acabou não rasgando nenhum mas que deu medo deu. Imagina com o 20.

Eu já soube de um colega de expedições nosso que chegou a perder o aro da roda no ripio da Patagônia. Abriu um buraco na roda e o ar escapava por ali acredita?

Eu esqueci de colocar no post anterior, tinha colocado em outro tópico mas vou colocar aqui de novo a relação de todos os pneus de todos os aros que cabem no Discovery 3:
http://www.disco3.co.uk/wiki/index.php/Tyres_suitable_for_the_Discovery_3

Abraços,
Marcelo

Renato Franco
13/12/2010, 21:27

Mas...

Abraços,
Marcelo
Olá amigos,

Andei meio sumido do site, mas vi que o debate está animado.

Enymuller, me deparei com o mesmo problema dos pneus após cortar dois originais em pedras na Serra da Canastra (já vi comentários seus que conhece o local e sabe o que estou dizendo).

Solução: consegui um jogo de rodas originais da Disco 3 S 2007, com 17". Tem pneu MUD da Yokohama na medida 265/70 R17. Se for AT tem de várias marcas, até o excelente LTX da Michelin (que provavelmente irei comprar). Ainda estou rodando com os originais da Disco S (235/70), porque o cara que me vendeu colocou aquelas rodas de 22" (arrghh) para dar voltinha na cidade (vi logo de cara que não era do ramo, só queria impressionar as meninas).

Abraços.

Renato Franco
13/12/2010, 21:33
Ah,

Vou dar outra sumida do site, pois quarta de manhã estou saindo para uma voltinha S. J. Rio Preto, San Pedro de Atacama e San Martin de Los Andes. 12 mil km. 25 dias.

Quando voltar relato os problemas (ou, se Deus quiser, a ausência deles).

Abraços.

enymuller
16/12/2010, 11:33
Oi Renato,

Bacana a viagem, posta aqui as informações para a gente acompanhar. Já fui pra Atacama também, indo pelo Passo Jama e voltando pelo Sico. Adoro aquela paisagem, impressionante! Boa viagem para você.

Olha, dos pneus o problema do que você falou é que ele muda a medida do original que é o 235/70/17, ou seja o 265/70 vai ficar um pouco mais alto. Aí já viu né, como o carro ta na garantia ainda, qualquer coisa o pessoal vai usar a desculpa de que ele estava fora das especificacoes, do recomendado, do uso correto, blá, blá, blá, perdeu a garantia e o seguro também não cobre no caso de alguma zica. E da uma diferença no odômetro e no velocímetro tambem já que o diâmetro do conjunto roda e pneu ficou maior.

Passei em algumas lojas em SP mas nada, não existe mesmo pneu para ele no Brasil. Mesmo quem importa não achou nada para ele para poder trazer aqui e que fosse homologado no pais, podendo assim passar na alfândega.

Passei em duas concessionárias em SP e idem, nada, nenhuma idéia, recomendação nada. Muito pelo contrário, o pessoal ate falou que já viram pessoas perguntando e tentando isso antes e nunca soube de ninguém que conseguiu.

Como ultimo recurso tentei o Land Rover Assistance, para ver se a fabrica pelo menos consegue me ajuda a utilizar o carro. Imagina se saiu algo de lá? Foi uma daquelas conversas desanimadoras. A menina sugeriu ligar na Goodyear para saber, mas disse a ela que já tinha feito isso e que eles não me responderam (zero para a Goodyear alias que coloca um sac no site e não responde as solicitações...).

No final a menina, apesa de solicita no inicio, me informou que a Land Rover não fabricava pneus, informação que eu achei deveras interessante e util, portanto a Land Rover Brasil não teria nada a ver com o assunto. Falei com eles que exatamente por saber que talvez a maioria dos usuários não utilizasse seu carro para fora de estrada, o que é meio irônico ate se a gente pensar mas sabemos que é assim, é que pedia a ajuda deles para poder me ajudar a usar o carro exatamente da forma que foi projetado. Ela disse que isso seria um uso atípico meu, que então eu deveria ver isso por minha própria conta. A marca se posiciona como sendo essencialmente offroad, o carro possui uma eletronica invejável, mas infelizmente você não pode utilizar o pleno potencial dele e tudo que a Eletronica dele permite pois não tem pneus para ele. O conceito da responsabilidade do fabricante com o uso de seu produto obviamente passa longe da Land Rover Brasil. Eles não entendem que o ponto em questão era a "usabilidade" do produto e não o fornecimento de um pneu. Cheguei a citar os Discovery G4 que usam os pneus MTR da Goodyear, mas ela disse que aquilo era só marketing. Cheguei a informar que não estava querendo nenhum patrocínio deles, eu quero comprar o pneu não ganhar, que só queria a ajuda deles para ver se conseguiria de alguma forma obter esses pneus aqui apenas para usar o produto deles como tão alardeado e anunciado por eles.

No final ela me deu o telefone de uma loja de pneus em SP. Frustrante! É como escrevi mais acima, a situação é parecida com alguém te vender um tênis e dizer que não existe cadarço para ele, só de sapato social. Uma empresa que te vende um produto mas não se preocupa em fechar as parcerias corretas com fornecedores para oferecer os acessórios adequados para ele para mim não demonstra um foco no cliente mas sim um foco em vendas e ponto.

Pode ate parecer que estou sendo meio inocente em achar isso, "um grande fabricante mais interessado em vendas que no cliente", puxa que novidade... Mas uma marca que vende carros de até R$ 400.000,00 tem que ter esse tipo de preocupação, ainda mais para um item como os pneus, que quase não tem importância num carro.

Resumindo...

Infelizmente eu digo e chego a conclusão que comprei o carro errado. O meu conselho para qualquer pessoa que pense em alguma coisa um pouco mais fora de estrada com esse carro é, não compre. A Eletronica é fantástica, o desempenho dele é impressionante, conforto sem igual, devora longas distâncias como nenhum outro, mas, o terreno que você pode enfrentar com ele se limita ao que um pneu de estrada faz. Fica a pergunta para que encher de tecnologia o carro, para no máximo tentar chegar junto ao que um pneu A/T faria, mas não muito mais que isso, principalmente na lama. Melhor comprar um outro carro com menos tecnologia, melhor suporte, "menos caro", com rede autorizada maior e possibilidade de pneus adequados que no final você terá um carro com desempenho bem melhor que um Discovery com sua tecnologia.

Para nós que queremos um carro de expedição que nos permita atravessar lugares difíceis, a solução é ficar de olho no novo Land Cruiser Prado que está com quase tanta tecnologia e sistemas e conforto quando o Discovery. Da uma olhada no site dos hermanos onde o carro já é vendido http://www.toyotaprado.com.ar Fiquei bem impressionado com os recursos dele, depois olha os vídeos que demonstram os sistemas dele que sao os mesmos no Land Cruiser 200 em http://www.landcruiser200.com.ar
Ah sim, e existem opções de pneus no Brasil para ele. Na Argentina então nem se fala, onde a Toyota domina.

Pena que não vendam o Land Cruiser 200 aqui e tomara que não demorem para lançar o Land Cruiser Prado.

Abraços desapontados,
Marcelo

neilsonhenriques
16/12/2010, 12:29
Marcelo,

Papo de maluco esse da Land Rover. Realmente impressionante o descaso da marca e o posicionamento vazio. :parede:

Mas não me deixa surpreso porque aqui na aldeia é assim mesmo. Já disse antes e reforço: ter carro de primeiro mundo aqui embaixo perto do quinto mundo é sempre pedir pra sofrer. Tem que importar peças, fazer figa pra ter abastecido com um combustível melhorzinho, se limitar a aceitar o que as concessionárias fazem, enfim.

Nesse caso em específico, a Toyota nem precisaria se envolver caso você tivesse um Land Cruiser, mas arrisco dizer que se fosse uma pergunta um pouco mais específica, o tipo de resposta seria o mesmo. E assim seria com todas elas sem excessão, porque aqui é Brasil e a desfaçatez é geral.

Acabei de passar pela Ponte Rio-Niterói e adivinha o que eu vi no porto ?
10 Land Cruisers americanas (iguais ao 200 da Argentina), todas pretas, modelo 2011. :twisted:

Será ? Será ? Será ? :pipoca:

Sobre os pneus, já pensou em comprar em Pedro Ruan Caballero ? Dá pra aproveitar e fazer uns passeios pela região que é muito bonita e de quebra ainda volta de sapatinhos novos.

Neilson

enymuller
18/12/2010, 12:05
Já pensou rapaz se chegarem aqui mesmo?
Não sei, acho difícil as LC200 por aqui...
Vamos ver o que vêm por aí. Fiquei curioso mesmo com as Land Cruisers.

Estou com um telefone de uma loja no Paraguai, vou tentar ver com eles se dá prá arrumar por lá os pneus.

Grande abraço,
Marcelo

Thiago Macedo
26/12/2010, 02:41
Tava vendo o site www.disco3.co.uk e me deparei com isso...

http://www.disco3.co.uk/gallery/albums/userpics/15746/Maroc-8.JPG

Não seria uma solução viável? BF com R16 em uma outra roda.

A foto está na página 6 desse tópico bem legal: http://www.disco3.co.uk/forum/topic53027.html

enymuller
27/12/2010, 14:17
Oi Thiago,

Muito bacana esse tópico hein, cada Discovery muito bacana por lá!

Pelo que eu lí desse carro parece que o camarada colocou uns "spacers" para a roda caber. Acho que isso cairia na mesma situação das rodas 265/70/17 que o Renato tinha sugerido mais acima.

Eu passei na concessionária da LR e perguntei sobre essa questão do pneus, para saber se ao utilizar uma medida diferente, como essa do pneu 235/70/17 original x 265/70/17, acarretaria algum problema com a garantia.

Pelo que me explicaram na concessionária, voce pode regular na cpu, computador ou sei lá que nome tem isso no carro, um tamanho diferente dos pneus. O que eles precisam confirmar ainda e ficaram de me falar são as medidas disponíveis. Se houver o tamanho lá, então não imagino que exista algum problema, pois o carro já estará adaptado para o novo diâmetro dos pneus, ajustando velocímetro, odômetro, torque, aceleração de acordo.

Agora só me falta arrumar umas rodas aro 17" para colocar os pneus... :???:

Renato Franco
27/12/2010, 21:29
Olá Amigos,

De volta um pouco antes do programado, por conta de problemas em familia que forçaram a antecipação do retorno (a parte do sul do chile tive que suprimir).

Como prometido, seguem os problemas apresentados pelo carro: .

Isso mesmo, nenhum.

Rodei 8.700 k em 13 dias (acabou ficando puxado, dado o retorno antecipado), cerca de 500 em areia e ripio. Tocada média de 110/120, alguns trechos no pampa a 130. Média de consumo: 10,1 km/l (diesel).

Voltando aqui ao tema dos pneus, fiz a viagem com os 235/70 originais da versão S que recebi junto com as rodas. Muito ruins em curvas (e peguei muitas). A performance dos aro 19 (como seria de se esperar) é muito melhor.

Quanto aos novos pneus que pretendo colocar (265/70), a informação que tenho é que cabem sem qualquer alteração na suspensão (espaçadores, etc.). Ainda não consultei sobre a possibilidade de reprogramar o software para essa medida. Vou checar e posto o que conseguir.

Se o carro tem o ajuste para a medida, não vejo porque negar garantia ou seguro, o que somente ocorreria se fosse realizada alguma adaptação (ou estou enganado?).

Abraços e Feliz 2011 a todos.

Renato

ka2
28/12/2010, 00:40
Olá Amigos,

De volta um pouco antes do programado, por conta de problemas em familia que forçaram a antecipação do retorno (a parte do sul do chile tive que suprimir).

Como prometido, seguem os problemas apresentados pelo carro: .

Isso mesmo, nenhum.

Rodei 8.700 k em 13 dias (acabou ficando puxado, dado o retorno antecipado), cerca de 500 em areia e ripio. Tocada média de 110/120, alguns trechos no pampa a 130. Média de consumo: 10,1 km/l (diesel).

Voltando aqui ao tema dos pneus, fiz a viagem com os 235/70 originais da versão S que recebi junto com as rodas. Muito ruins em curvas (e peguei muitas). A performance dos aro 19 (como seria de se esperar) é muito melhor.

Quanto aos novos pneus que pretendo colocar (265/70), a informação que tenho é que cabem sem qualquer alteração na suspensão (espaçadores, etc.). Ainda não consultei sobre a possibilidade de reprogramar o software para essa medida. Vou checar e posto o que conseguir.

Se o carro tem o ajuste para a medida, não vejo porque negar garantia ou seguro, o que somente ocorreria se fosse realizada alguma adaptação (ou estou enganado?).

Abraços e Feliz 2011 a todos.

Renato
Buenas Renato!

Bela viagem. Quando vamos combinar de ir ao Jalapao?

Abs
SPP

enymuller
28/12/2010, 03:03
Oi Renato, bem-vindo de volta!

Que pena que teve que voltar antes. Espero que esteja tudo bem com sua família agora.

Interessante a sua observação do desempenho dos pneus em curvas.

É, o 265/70 entra direto sim, não raspa nem nada, segundo disse o pessoal do Disco 3 naquele link mais acima. Eu dei uma busca no site inglês para um post falando da reprogramação do software em função do diâmetro diferente dos pneus. Um trecho de um dos comentários mais interessantes é o do representante ou fabricante do Faultmate, um dispositivo que lê os códigos de erro do carro quando conectado a ele, nos mesmos moldes do outro chamado Hawkeye da Bearmach (dispositivo super útil aliás para uma viagem no meio do nada):

Traduzido:
"Apesar de ser possível alterar a unidade de NAVegação, que é independente do resto do veículo, há vários outros sistemas no carro que são afetados pela mudança no tamanho do pneu ou o raio da roda e pneu. Principalmente o conjunto de instrumentos no que se refere à exatidão dos velocímetro e odômetro.
O "auto box"(transmissão?), gerenciamento do motor, EAS e vários outros sistemas também estarão incorretos.
Todos esses obtém as informações sobre o raio da roda e pneu do CCF, que somente um Faultmate pode ajustar."

O original abaixo:
"Although it may well be possible to alter the NAV unit, which is pretty independent of the rest of the vehicle, there are many other systems on the vehicle that are affected by a change in Tyre size or Rolling Radius. Most notably the Instrument pack in respect of speedometer and odometer accuracy.
The Auto Box, Engine Management, EAS and many other systems will also be out.
All these get the Rolling radius data via the CCF which only a faultmate can adjust."
http://www.disco3.co.uk/forum/topic59060.html

Era a isso que o pessoal da concessionária se referia.
Agora, se no CCF você pode colocar as medidas do pneu e roda que você vai colocar ou se você tem apenas algumas opções pré-definidas no software que você escolher, isso eu não sei. Foi o que eu pedi para o pessoal da LR confirmar para mim.

Eu concordo contigo, existindo o ajuste não imagino que tenhamos algum problema com garantia. Mas depois das pérolas que eu ouvi do Land Rover Assistance, que levar o carro off-road era uso específico... quero isso confirmado por eles.

Renato Franco
28/12/2010, 10:34
Olá Marcelo,

Vamos aguardar as informações. Enquanto isso vou tentar descobrir algo com o pessoal daqui (estranha essa história do off-road ser uso específico, pois o concessionário local parece que entendeu que LR é para isso, tanto que organiza passeios e tal - não é à toa que é a empresa que mais cresceu no ramo no último ano - Eurobike).

Ademais, qualquer recusa da LR em prestar garantia para uso em off-road, a meu ver, seria típica situação de propaganda enganosa, pois, afinal, o grande mote da marca é esse, sendo absurda a alegação de que o uso nessas condições prejudica o carro (não confundir com competições, que efetivamente afastam a garantia). Se eles me disserem isso, no dia seguinte estou na Justiça.

Abraços.

PS: ka2 - te enviei mensagem em pvt sobre proximas expedições

enymuller
29/12/2010, 01:59
É Renato, a Land Rover Assistance é que não entende muito esse conceito. Mas enfim, deixa esse povo prá lá.

Consegui passar na concessionária hoje e verificamos melhor essa história do ajuste dos pneus. Eles entraram em contato com o consultor na central da LR e o que acontece é o seguinte:

Nas concessionários, utilizando o software para escanear o carro, o tal do IDS, você somente tem algumas opções pré-configuradas de pneus que você pode colocar no setup do carro. 265/70 não era uma delas. Mas, ligaram para a central da LR e segundo o consultor do suporte às concessionárias, o que se precisa fazer é utilizar um código de desbloqueio que eles passariam a concessionária e aí sim o mecânico consegue inserir o aro 17" e passar a ter outras medidas dos pneus para alterar no CCF do carro. Passaram a medida, 265/70/17, e segundo ele, depois de fazer umas consultas, disse que dá para configurar isso no carro sim sem problemas. Eles até usaram a informação para ajustar uns "pobreminha" numa Range Rover Sport que o proprietário tinha mudado a medida do pneu sem fazer nenhuma alteração.

Bom, tá aí, o caminho das pedras é esse.
Prá mim agora só falta arrumar as rodas aro 17"...
Quer me vender as suas não Renato, rsrsrs.

Grande abraço e curta bastante as viagens,

Renato Franco
29/12/2010, 09:53
Olá amigo,

Obrigado pelas dicas.

Vou falar com o pessoal daqui e ver se eles obtem esse codigo de programação.

Quanto às rodas, vou ficar ligado por aqui. Pode ser que apareçam outras nas mesmas condições, pois o pessoal costuma trocar as originais da versão S (anterior a 2007) para colocar rodas das SE e HSE, dando um "up" no visual do carro (e, inegavelmente, como pude constatar na prática, na performance em asfalto).

Abraços.

neilsonhenriques
31/12/2010, 11:32
Já pensou rapaz se chegarem aqui mesmo?
Não sei, acho difícil as LC200 por aqui...
Vamos ver o que vêm por aí. Fiquei curioso mesmo com as Land Cruisers.

Se vierem, é um concorrente a altura do Discovery.

Mas que estavam lá no porto, paradinhas, estavam ... :pipoca:

Vou assuntar isso com um conhecido que é dono de concessionária ...

Neilson

enymuller
31/12/2010, 17:14
Tô bem curioso com esse Prado...
Dois motivos:
Motor, pneus e talvez os acessórios rsrs.

Vamos ver agora se o desempenho chega junto.
Qualquer coisa que você descobrir conta aí!

Abraços,

_portela
31/12/2010, 17:48
O dia que venderem Land Cruiser de verdade no Brasil, ou seja, o 70 ou o (agora) 200, acho que eu deixarei de ser amante da Land Rover:rolleyes:

Só falta o charme e a "tocada"da Land Rover, mas [é duro admitir] é muito mais carro!

http://www.toyota.com.au/landcruiser-200

Abs.

neilsonhenriques
01/01/2011, 13:20
Portela,

Sempre quis ter um Toyota. Não esses que são vendidos aqui e sim um LC de verdade.

Não tenho o que reclamar da Land Rover. Sempre que precisei da assistência fui bem atentido, mas a Toyota é mais sólida no país.

Preocupa a pequena rede de assistência da LR no Brasil e o foco da marca em se apresentar como veículos de shopping e de madame (vai o Lothar me zoar ...) quando na verdade são autênticos off-road (exceto o Freelander). Mais ou menos a raiva que o Marcelo Müller passou no episódio dos pneus.

Duro é que sou fã incondicional do acabamento e do conforto do Discovery e isso a LC ainda não conseguiu tirar a diferença.
Também não consegui entender o que é a suspensão KDSS da Toyota, mas duvido que um sistema de molas consiga ser mais macio, versátil e eficiente que as bolsas de ar, embora menos problemáticos.

Aliás, falando em pneus, as rodas da LC200 são 285/60R18. Temos pneus pelo menos AT no Brasil nessa medida ? :pensativo:

Neilson

enymuller
04/01/2011, 22:12
Ver esses carros no site da Toyota Australiana e da Argentina dá até gosto. Pena que não vem nem a 200 nem a 70 como na Austrália...

Eu ví um pneu nessa medida, Toyo Open Country A/T.
Uma dica bacana prá você pesquisar os pneus aqui no Brasil O banco de dados dele parece atualizado:
http://www.pneusfacil.com.br

Pelo que meu parco entendimento de reles mortal captou do KDSS, é um sistema hidráulico que conectado nas barras estabilizadoras (?) dianteira e traseira atua de duas formas de acordo com a condição de direção, on road e off road, para limitar ou permitir o curso da suspensão. Leia-se, para atenuar a rolagem em curvas on road e ao contrário no offroad permitir que as rodas mantenham o contato com o solo e tbm amenizar as vibrações no carro em função das irregularidades.

Como ele faz isso? Ele atua nas barras estabilizadoras (?). O sistema hidráulico tem dois cilindros interconectados (dianteiro e traseiro) com o fluido circulando livremente entre os dois cilindros. Dessa forma identificam se há um diferencial entre eles, que vai determinar a atuação do sistema ou não. Na estrada, os reservatórios estão iguais e permitem a atuação, deixando a suspensão do mesmo lado rígida. Em off road há diferença e eles atuam permitindo o curso total da roda, na verdade até forçando a roda para baixo através da barra estabilizadora em função da circulação do fluido hidráulico entre os cilindros.

Dá uma olhada nesse vídeo que dá para entender direitinho como ele atua.
http://www.believe.co.nz/videos/kdss

Abraços,

Thiago Macedo
04/01/2011, 22:21
Só uma dúvida... não consideram a Prado 120 que vendeu aqui como uma LC "de verdade"?

Renato Franco
05/01/2011, 11:25
Olá,

Obrigado pela dica do site. Encontrei nele um pneu que acredito ser o ideal para as rodas 17" na Discovery: Yokohama 255/65 G012 (A/T - 50/50). Dá exatamente o mesmo diâmetro dos originais 255/55 R19, mantendo a largura da banda, dispensando assim ajustes no software do carro. Assim que passar o mês dos "I" (IPVA, IPTU, etc.) vou encomendar um jogo desses.

Absç

Ver esses carros no site da Toyota Australiana e da Argentina dá até gosto. Pena que não vem nem a 200 nem a 70 como na Austrália...

Eu ví um pneu nessa medida, Toyo Open Country A/T.
Uma dica bacana prá você pesquisar os pneus aqui no Brasil O banco de dados dele parece atualizado:
http://www.pneusfacil.com.br

Pelo que meu parco entendimento de reles mortal captou do KDSS, é um sistema hidráulico que conectado nas barras estabilizadoras (?) dianteira e traseira atua de duas formas de acordo com a condição de direção, on road e off road, para limitar ou permitir o curso da suspensão. Leia-se, para atenuar a rolagem em curvas on road e ao contrário no offroad permitir que as rodas mantenham o contato com o solo e tbm amenizar as vibrações no carro em função das irregularidades.

Como ele faz isso? Ele atua nas barras estabilizadoras (?). O sistema hidráulico tem dois cilindros interconectados (dianteiro e traseiro) com o fluido circulando livremente entre os dois cilindros. Dessa forma identificam se há um diferencial entre eles, que vai determinar a atuação do sistema ou não. Na estrada, os reservatórios estão iguais e permitem a atuação, deixando a suspensão do mesmo lado rígida. Em off road há diferença e eles atuam permitindo o curso total da roda, na verdade até forçando a roda para baixo através da barra estabilizadora em função da circulação do fluido hidráulico entre os cilindros.

Dá uma olhada nesse vídeo que dá para entender direitinho como ele atua.
http://www.believe.co.nz/videos/kdss

Abraços,

Maurilioas
05/01/2011, 16:48
Pois é,..depois de andar numa D3, consigo entender que meu próximo carro terá de ser uma D4.
Toyota no Brasil é sólida sim. Pra quem anda de corolla, hilux ( e olhe lá,... ).
Claro que sei que LR tem assistência difícil,..etc.....mas também sabemos que o pós venda no Brasil, seja o carro que for, é uma verdadeira m......( desculpem o m......pois me empolguei né,....mas falei a verdade,...rsss)...
..sendo um carro de baixo giro, o que seria a LC 200, 70, Prado,....os problemas são praticamente os mesmos....
Quanto á questão dos pneus,...acho que este tópico enriqueceu mais ainda os conhecimentos da galera e cumpriu com sua finalidade,...parabéns aos pesquisadores.

Dizia um amigo meu que: carro é tão fácil de fazer que até quem não sabe faz,....mas "automóveis" só alemães(mercedes, BMW...) e italianos(ferrari, Lambo,...),......e arte, só ingleses(Aston, RR, LR...)...

..não é a pura verdade,...mas dá pra pensar bem no assunto,....

abraços

enymuller
07/01/2011, 02:44
...ideal para as rodas 17" na Discovery: Yokohama 255/65 G012 (A/T - 50/50). Dá exatamente o mesmo diâmetro dos originais 255/55 R19...

Cara não tô achando essas rodas em lugar nenhum!!! Pô que dificuldade. Já olhei um monte!!!

Pena que você vai colocar pneus A/T nos seus 17". Se fosse mud eu até tentaria fazer um "aluguel" de rodas contigo. Pagaria a metade dos seus pneus novos, usaria na Amazônia em abril e te devolveria rodas e pneus na volta. Cara de pau, né?

Acredita que tô até vendo de pegar um outro carro prá poder fazer a viagem? Plano B né, porque do jeito que a coisa anda tá mais fácil trocar de carro que arrumar as danadas das rodas... Tudo bem, já tem gente me chamando de doido mesmo só por eu pensar em ir de Discovery para a Amazônia. Trocando de carro eu resolvo a viagem, os pneus e ainda me livro do manicômio...

Abraços,

Renato Franco
07/01/2011, 19:33
Oi,

Retirei onde o carro da revisão, e consegui falar com o cara que conseguiu as rodas para mim. Ele disse que, no momento, não se lembra de ninguém, mas ficou de dar uma olhada nas fichas de clientes que tem Disco S anterior a 2007 (as que vinham com aro 17") e ver se descobre alguma coisa.

Até abril tem muito tempo (risos). Vc acha mesmo que precisa de pneu mud? Os recursos da Disco permitem que ela faça coisas com pneu liso que 4x4 "normais" não fazem com A/T. Acho que o mesmo se aplica em relação à Disco com A/T em relação à "normais" com MUD, sem contar que a durabilidade e conforto em asfalto é MUITO superior no AT.

Se não conseguirmos nada nos próximos dias, podemos tentar uma solução "societária", mas não sei se tem o G001 da Yokohama na medida 255.

Abs.

Cara não tô achando essas rodas em lugar nenhum!!! Pô que dificuldade. Já olhei um monte!!!

Pena que você vai colocar pneus A/T nos seus 17". Se fosse mud eu até tentaria fazer um "aluguel" de rodas contigo. Pagaria a metade dos seus pneus novos, usaria na Amazônia em abril e te devolveria rodas e pneus na volta. Cara de pau, né?

Acredita que tô até vendo de pegar um outro carro prá poder fazer a viagem? Plano B né, porque do jeito que a coisa anda tá mais fácil trocar de carro que arrumar as danadas das rodas... Tudo bem, já tem gente me chamando de doido mesmo só por eu pensar em ir de Discovery para a Amazônia. Trocando de carro eu resolvo a viagem, os pneus e ainda me livro do manicômio...

Abraços,

Thiago Macedo
07/01/2011, 22:40
Menos radical que vender o carro é arrumar outra roda que não Land Rover no mesmo offset.

enymuller
08/01/2011, 00:15
Não encontro. Só existe com 22", 20", 19" no máximo.

enymuller
08/01/2011, 00:28
Vc acha mesmo que precisa de pneu mud? Os recursos da Disco permitem que ela faça coisas com pneu liso que 4x4 "normais" não fazem com A/T. Acho que o mesmo se aplica em relação à Disco com A/T em relação à "normais" com MUD...

É precisa sim, a lama lá é braba. Já andei bem na lama com esse carro, até com o Discovery 4 tbm inclusive com mud e deu prá conhecer até onde ele vai. Naquele lugar precisa de coisa melhor sim.

Mas eu tô me virando, procurando por aqui e até fora do Brasil tbm.

Abração!