PDA

Ver Versão Completa : Respiro do BF 161



p.peleje
12/04/2005, 23:53
Olá galera,

Estava pensando em canalizar o respiro do BF 161 ou pra trás da viatura ou fazer aquele esquema de jogar para dentro do filtro de ar. Pois os gases que o motor solta acabam contribuindo pra quem está dentro do jeep ficar bem fedido depois de alguns km rodados, sem esquecer do cheiro de gasolina :evil: que estou quase conseguindo eliminar :lol: .

Queria saber se existe problema em fazer essa adaptação :?:. De qual forma seria melhor e até mesmo se alguém já fez isso 8).

[]s

Peleje

Pagani
13/04/2005, 00:15
AE !

Realmente gases dentro do veiculo é muito ruim, além de uma tremenda sacanagem...

Mas já vou avisando que não fui eu !!!! :oops:

Pagani
de mão amarela e sem perder a piada

leopoldo
13/04/2005, 08:36
Consulte a seção de downloads, 3º página, manual de manutenção do jeep, parte do motor 3.0 maverick, e veja o esquema de recirculação dos gases desse motor.

p.peleje
14/04/2005, 10:24
Consulte a seção de downloads, 3º página, manual de manutenção do jeep, parte do motor 3.0 maverick, e veja o esquema de recirculação dos gases desse motor.

Valeu Leopoldo,

Nem lembrava que poderia encontrar isso no manual....o problema é que ñ consigo descompactar os arquivos que estão na sessão de dowloads.
Faço o dowload normal, baixo tudo pra mesma pasta, faço a descompactação como gustavo explicou só que dá pau, acho que é pq uso plataforma MAC. De qquer forma obrigado.

[]s,

Peleje

andretomasi
14/04/2005, 14:21
Pelego,

No MAC abre igual, acho que a culpa é que o piloto do micro não é bração só no jipe :twisted: :twisted: :twisted:

Me procura no MSN hoje à noite que eu te mando o arquivo inteiro, aí garante que abre aí :wink:

[ ]´s

Marcelo
04/06/2007, 20:49
Pessoal,

Ressucitando o tópico...
Procurei no referido Manual e não encontrei essa seção onde fala do respiro do cárter do BF-181.

Eu imagino que a forma correta para fazer os respiros do BF seria:

- Duto de circulação na lateral do bloco: puxar uma mangueira do mesmo diâmetro para o filtro de ar;
- Respiro da tampa de abastecimento de óleo, situada na tampa de válvulas: puxar uma mangueira do mesmo diâmetro para a mufla do carburador.

Seria isso? Alguém poderia me ajudar?

[s] respirados,

edgar
04/06/2007, 21:23
Lembrando dos tempos da minha Brasilia...eu ligaria somente a saida lateral do bloco no filtro de ar.

O respiro da tampa do oleo, manteria como esta...assim quando o motor esfria, o ar pode entrar por ali.

Marcelo
05/06/2007, 20:23
Edgar,

Obrigado pela dica!
Mas se estiver ligado o respiro da tampa do óleo na mufla, o que poderia impedir o ar de entrar?

[s]

edgar
06/06/2007, 10:59
É...tens razão, o ar entraria pelo filtro, mas penso que durante o funcionamento deve existir um caminho para o ar circular no motor....entra pela tampa de oleo, que tem uma palha de aço suja de oleo e que serve de filtro....sai pelo tubo lateral do bloco. Só para manter um caminho....alguem deve ter pensado desta maneira, durante o funcionamento existir uma "corrente" de ar para levar os vapores de oleo queimado e vapores de agua para fora do bloco.....hoje só se recicla estes vapores, queimando eles denovo, a agua continua saindo, só que pelo escape e os vapores de oleo saem mais cozidos
Na finada brasilia era assim e tambem juntava uma borra na entrada de ar/oleona entrada de ar/oleo, depois de muita dor de cabeça aprendi que tinha que manter aquele ponto sempre limpo senão vazava oleo nas capas das varetas.
Acho que no BF não deve sujar tanto, afinal o bloco+cabeçote é beeeem mais alto, dai as borras oleosas não devem chegar no cabeçote e por consequencia na palha de aço da tampa de oleo.
Uma vez pensei em fazer isto, mas como uso o filtro original a oleo, achei que ia ficar em complicado, fazer um furo ali e soldar um bocal para ligar um mangote.
Qual filtro de ar voce usa ?

Marcelo
06/06/2007, 20:55
Grande Edgar,

Eu uso o filtro da S-10 à diesel, daqueles modelos separados ligado à mufla por um mangote de borracha. A idéial é puxar o respiro da tampa do óleo para essa mufla, onde já existe uma conexão pra isso. Só não posso esquecer desse filtro de palha de aço, mas acho que, como o ar que entra por esse local já passa pelo filtro principal, não haveria necessidade de outro filtro.

Bom, a minha principal dúvida era quanto ao duto lateral, se ele deveria ir para o filtro ou não, mas já está resolvida. Agora vou bolar um jeito para fazer esse da tampa do cabeçote. Sei que no Maverick a tampa já vem com uma conexão para a mangueira, mas onde encontro uma dessa?

[s]

Marcelo
09/06/2007, 20:59
Pessoal,

Fiz o respiro da forma como imaginava porém encontrei dois empecílhios:


1. Como o duto do respiro do cárter tem 1" de diâmetro tive que usar uma mangueira muito grossa, o que dificulta a passagem e a acomodação da mangueira.

edgar
09/06/2007, 21:11
Deve ser um tipo de perversão que acompanha alguns jipeiros desde a adolescencia....mas teria fotos do ato ?

Marcelo
11/06/2007, 11:19
Edgar,

Hehehe... imaginei que você fosse pedir isso, mas vou ficar devendo, até porque eu retirei a mangueira que coloquei por dois motivos: como ficou próxima ao coletor de escape acabou furando, e também pelo fato daquele óleo que ficou acumulado dentro da mangueira.

[s]