Ver Versão Completa : Parafuso da polia quebrou! L200
Dae pessoal, sou novo no forum, não comento muito os tópicos mas leio direto quase todos topicos sobre mit/L200, mas vamos ao assunto...
Tenho uma Sport 05/06 com 137milkm, esta impecável uso no dia a dia, viajo todos fim de semana uns 500km fazenda cidade/cidade fazenda...
nesta ultima sexta feira estou chegando perto uns 12km da casa quando escutei um barulho (parecia uma pedra saltando dos pneus) então não dei bola e segui viagem, chegando na porteira da casa o motor estava com um barulho diferente "ferro com fero" e vibrando muito....
fiquei preocupado e fui olhar, resumindo axei uma arruela no prato e fica embaixo da turbina, que era a arruela do parafuso da polia antivibratoria que é a polia que fica embaixo da helice.... a polia vibrava e batia por isso o barulho!
Então ai fiquei preocupado e aliviado, preocupado pq estava no interior com pouco recurso sem saber de fato o que estava acontecendo e aliviado pois o parafuso não me quebrou a hélice nem me furou o radiador, sendo com esta polia solta o dano no motor ia se "feio:cry: ".
No sabado leveia pra oficina da cidade especializada em MWM, e eles demontaram e viram que o parafuso quebrou dentro e que iria dar trabalho pra retiralo, a polia gastou por dentro e tive que comprar uma nova.
Na segunda o mecanico furou no centro do parafuso quebrado e retirou ele até que "facilmente", então foi so montar a polia e correias e retornar viagem.
Serviço otimo prestado pela oficina (NILDIESEL) fica em Tres Cachoeiras/RS ela trabalha em todo litoral norte do RS.
Custo da brincadeira R$ 850 reais
Ta ai então um relato... Ja to na terceira L200 e nunca tinha visto ocorrer isto!
Amigo
Se foi o parafuso do Vibrabrequim, uma cor de bronze trata-se de problema já conhecido das L200, troco da minha a cada 40.000km para náo ter surpresas desagradaveis, parafuso custa 20,00.
isso ae é o do virabrequim..... a partir de agora vo trocar frequentemente a cada traca de correia dentada....
valew pela dica, pq isso é a legitima surpresa desagradavel!
Carlos A. C. Azevedo
24/11/2010, 00:46
Cara, se fosse mesmo o da polia do virabrequim tu tava ferrado teu motor ia pra merda, esse parafuso que quebrou não foi das arvores antivibração?
Carlos,
o parafuso que quebrou é sim o da polia.... até agora não sei como não foi tudo pro espaço!!!! tanto é que comprei a polia nova pois ela desgastou por dentro, e o parafuso é o central da polia...
ele quebrou lá dentro mesmo... cerca de meio centimetro da ponta... a arruela saltou longe por isso achei o problema logo e não tive prejuizos maiores!! será que isso é defeito do parafuso ou desgate mesmo pela quilometragem do carro??
Carlos A. C. Azevedo
27/11/2010, 10:30
Cara, tem muita mais muita sorte mesmo, por que as outras que quebraram o mesmo parafuso perderam o motor...:shock::shock::shock:
Pequeno jr
27/11/2010, 14:21
Tu deu muita sorte, pois no outro dia até funcionou o carro para levar numa oficina.
Devem ter uns 5 relatos de quebra deste parafuso aqui no forum e o motor foi para o saco.
Tu deu muita sorte, pois no outro dia até funcionou o carro para levar numa oficina.
Devem ter uns 5 relatos de quebra deste parafuso aqui no forum e o motor foi para o saco.
Pois é posso me considerar um sortudo então, se ja ouve relatos de parafuso quebrado e motor que foi pro saco.... mas é um susto enorme...
mas valeu pelos esclarecimentos da turma ai.... a cada troca de correia dentada o parafuso "este" vai estar na lista decompra de peças!! kkkk
o seguro morreu de velho!
martinasso
07/01/2011, 15:47
Pessoal, boa tarde.
Tive o mesmo problema neste final de ano. Em 2 oportunidades (outubro e dezembro), também quebrou o parafuso da polia da minha L200.
Pelos relatos dos integrantes do fórum entende que se trata de algum problema de projeto da L200. Vou acionar a Mitsubishi na Justiça para provocar um Recal (se necessário). Quem tiver alguma informação sobre este problema, favor encaminhar para o meu email: martinasso@peta.com.br. Abraços e bom ano a todos.
Paulo
Nao acho que seja motivo para recall é apenas mais 1 item que precisa ser trocado de tempos e tempos, ou seja item de desgate.
Carlos A. C. Azevedo
08/01/2011, 22:33
X2, por que a força que apertam esse bicho ai.. putamerda.. quando fui trocar daqui da L200.. fiquei até com medo de quebrar ele de tão apertado que tava ... :shock:
Carlos
Esse parafuso precisa ser apertado com torquimetro e NM correto, caso contrario quebra na instalacao.
Nos sertoes esses parafusos sao trocados direto......
Carlos A. C. Azevedo
09/01/2011, 22:29
Posso entender o porque, mas junto com essa troca vai tambem a polia e o virabrequim junto né HUAHUAHUAHUUHUHA:putz:. Imaginar aqueles motores girando lá em cima o tempo todo é de imaginar a quantidade de peças que são trocadas a cada parada em uma competição dessas..:shock::shock:
Carlos
Ate que a polia e outros nao quebram nao eh que o parafuso sofre um enorme esforco devido ao motor preparado e diversas arrancadas a milhao coisa que nao acontece num carro de rua.
neilobao
27/03/2013, 20:10
Tenho uma 2007 Outdoor e aconteceu também e estava com 175.000 km.Estava no interior a trabalho quando percebi o tal barulho.Andei mais 3 km e no dia seguinte me dirigir até uma oficina.Ao quebrar o parafuso que prende a polia do Virabrequin,o messsaram-se 15 dias e já andeimo foi lançado juntamente na paleta da ventuinha, quebrando 02 paletas e quase perfura o radiador.O parafuso e a arruela foi encontrado do lado direito do motor.Estava quebrado e a outra parte teve de ser retirada dentro do eixo.O mecânico soldou com eletrodo outro parafuso no que restou do que foi quebrado.Felizmente o mesmo com muita paciência e habilidade conseguiu retirar.Como não havia onde comprar outro parafuso original, o mecânico arrumou outro diferente mas de aço.Quanto a polia, houve um desgaste e o proprio mecânico fez um enchimento com solda e assim pude continuar a viagem.Hoje, passaram-se mais de 15 dias e só agora estou vendo o orçamento; O parafuso original custa R$ 56,00,Polia do Virabrequin R$ 1.700,00, Ventuinha R$ 470,00.Falta a mão de obra. Não há qualquer observação no manual sobre a troca desse parafuso.Mas é um alerta e pretendo troca-lo toda vez que for trocar as correis dentada.abç a todos. Nei Lobão Salvador-ba
Anderson07
27/03/2013, 23:04
Cara se for questão de Sorte eu nasci com a bunda virada pra Lua vou relatar alguns probleminhas.....
Já travou bicos abertos 1 quebra fiz o motor troquei cabecote,valvulas,jogo de aneis, jg de bronzinas, e jogo de junta
ja estou mangueira d'gua, apenas troquei a junta e fiz os bicos
coloquei kit gelo turbina nova original que eu usava uma de d20 e junta de aco
recentimente ela quebrou o parafuso da polia do cabeçote custo um parafuso novo e regulagem de valvula e pe na lata viajei
depois de 400 km perdeu a forca e ocilava muito, rodei 30 km pra cidade para fazer orcamento na maqnelson catalao
eles condenaram a bomba injetora 7 mil com troca, mas nao sou otario, conversei com uns amigos e voltei pra casa 300 km falhando sem forca, nas subidas, mas na reta era 120 toda hora hehe
voltei levei na oficina resultado os bicos troquei e so alegria de novo, já rodei 40 mil km com a l200 ela esta com 149 mil mais ou menos cuido muito dela, eu que sou o mecanico dela, tive que me especializar, pois todos cobram caro para arruma-la
O Carlos tem muitos anos que tem a dele, e ele vai saber que alguns problemas aqui que relatei e nao tive quebras e de agradeçes a Deus pela benção.
Mas estamos ai, reclamo nao gosto da minha caminhonete, me leva onde eu quero ir.
Abraços
PauloLimited
27/03/2013, 23:19
Tenho uma 2007 Outdoor e aconteceu também e estava com 175.000 km.Estava no interior a trabalho quando percebi o tal barulho.Andei mais 3 km e no dia seguinte me dirigir até uma oficina.Ao quebrar o parafuso que prende a polia do Virabrequin,o messsaram-se 15 dias e já andeimo foi lançado juntamente na paleta da ventuinha, quebrando 02 paletas e quase perfura o radiador.O parafuso e a arruela foi encontrado do lado direito do motor.Estava quebrado e a outra parte teve de ser retirada dentro do eixo.O mecânico soldou com eletrodo outro parafuso no que restou do que foi quebrado.Felizmente o mesmo com muita paciência e habilidade conseguiu retirar.Como não havia onde comprar outro parafuso original, o mecânico arrumou outro diferente mas de aço.Quanto a polia, houve um desgaste e o proprio mecânico fez um enchimento com solda e assim pude continuar a viagem.Hoje, passaram-se mais de 15 dias e só agora estou vendo o orçamento; O parafuso original custa R$ 56,00,Polia do Virabrequin R$ 1.700,00, Ventuinha R$ 470,00.Falta a mão de obra. Não há qualquer observação no manual sobre a troca desse parafuso.Mas é um alerta e pretendo troca-lo toda vez que for trocar as correis dentada.abç a todos. Nei Lobão Salvador-ba
Cara fiz esse serviço na MIT e paguei "só" 900 e poucos na polia, essa está muito caro.
euclidesneto
12/04/2013, 15:46
Agora fiquei preocupado. A minha está com 160kkm e nunca troquei esse maledito.
fc_candido
12/05/2013, 22:10
Esse parafuso se refere as l200 a gasolina ou diesel ou tanto faz?
As pajeros sport acontece isso tambem?
E sendo a diesel tem corrêa dentada?
Desculpem as pergunta é que peguei uma pajero sport 2.5 diesel faz pouco tempo.
bizarromovel
26/01/2014, 05:11
Amigos a minha pajero 2.5 teve o parafuso da polia do virabrequim quebrado ,li em outros topicos que isso acontece mesmo essa quebra é realmente normal?
Vantil Jr
28/01/2014, 14:20
Boa Tarde...
Na L200 Outdoor 2007 do meu pai tbm aconteceu o mesmo problema ... quebrou o parafuso da polia do virabrequim e ficou fazendo uma barulho qndo dava partida ... já faz exatamente uns 20 dias q esta no mecânico e pelo geito vai ficar mais de 3.000 reais pra consertar !!!
pelo q li na internet acontece isso nesses motores...
saiu uma matéria na revista mecânica2000 falando sobre esses motores com esses problemas...
acho q deveria ter um recall sobre esse problema nesses motores !!!!
bizarromovel
29/01/2014, 21:13
É estou até com medo agora ,vou trocar o parafuso toda troca de correia.Agora estou pra ver um carro tão vagabundo quanto a l200 o meu pai tem uma também sport 2006 se eu tivesse andado ñ tinha deixado ele comprar o carro sem conforto e duro .ñ lembra em nada a pajero.
naldoabreu
30/01/2014, 23:55
Ola pessoal, sou novo no fórum contudo sou um quase feliz proprietário de uma L200 SPORT HPE 2005 PRATA. Segue meu relato:
Comprei ela a quase 4 meses, sou o 2° dono e a camionete é muito inteira. Porem tirei minhas férias agora em Janeiro resolvi conhecer o balneario de Picarras em Santa Catarina, até aí tudo bem, porem de Picarras resolvi conhecer São Bento do Sul, quase divisa com o Paraná aí deu problema. Ao subir a serra escutei um barulho e após o barulho passei com o pneu em cima de alguma coisa que aparentemente havia caído da camionete, mas segui viagem em alto giro tudo bem, porem ao chegar no centro da cidade percebi que a camionete estava falhando e apagou, isso em pleno Domingo as 11:00 da manhã e 700 Km de casa. Em resumo o que aconteceu foi que quebrou o danado do parafuso da polia do virabrequim e com ele o sensor de rotação. Também foi necessario retirar o resto do parafuso que estava no virabrequim, com uma furadeira bem boa foi possivel retirar o parafuso quebrado.
O que gastei:
Guincho R$ 50,00
Polia paralela R$ 300,00
Sensor de rotação paralelo R$ 260,00
Parafuso da Polia R$ 60,00
Retentor do virabrequim R$ 50
Mão de obra R$ 310,00.
Em resumo estou um pouco aborrecido com a camionete e um pouco com medo de que ela venha me incomodar.
Abraço a todos.
de_correa
31/01/2014, 01:27
Cara na hilux do meu irmao 2.8 aconteceu a mesma coisa da um trabalho da porra tem que tirar o motor, na l200 meu mecanico aperta na marreta kkk mas na vdd oque acontece e que tem apertar com torque correto se vc trocou correia dentada recentemente foi falta de aperto ele começa a soltar ai polia quebra ele e depois nao sai de dentro facil!!
bizarromovel
01/02/2014, 06:40
Estou desconfiado que o meu eixo empenou a ponta isso pode ter sido a causa da quebra ,mais tenho visto que são muitos relatos de quebra isso deve ser uma doença cronica desses motores.
Meu parafuso tbm quebrou semana passada, por sorte não tive problema da polia escapar pois um pedaço dele ficou preso lá dentro.Agora é fazer a troca da polia / arruela / chaveta e parafuso. gasto de R$ 380 com peças. No meu caso parece que já foi trocado uma vez pois a arruela não casa com a polia, diâmetros diferentes, estava com uma provável folga.
curiosidade: Polia virabrequim nova na BRABUS : R$ 2.035,00 ou seja , impossível de se comprar original.
Junior-L200Power
14/03/2014, 01:41
Esse problema da Polia do Vira parece que é crônico nas L200 Outdoor hein!!
Troquei a original com 110.000km e agora com 115.000km parece que já tá roncando de novo!!
E olha que troquei a polia e o parafuso tbm, por paralela mas paralela de primeira qualidade digamos assim...foi numa oficina especializada em Mit!!
Agora to grilado com isso!!
Vou esperar mais um tempo e trocar novamente...se der prego dnovo aí vou ter que apelar pra original mesmo!!
Isso é muito aborrecente!!
Hoje tentamos trocar a polia, porém acho que veio com defeito e ficou um barulho estranho no carro e aparentemente girava desalinhada. Colocamos a velha e o barulho sumiu, amanha vou tentar trocar a polia e ver se uma outra da o mesmo problema.
Junior-L200Power
14/03/2014, 18:46
Hoje tentamos trocar a polia, porém acho que veio com defeito e ficou um barulho estranho no carro e aparentemente girava desalinhada. Colocamos a velha e o barulho sumiu, amanha vou tentar trocar a polia e ver se uma outra da o mesmo problema.
Colocaram uma dessa na minha e depois de poucos KM rodados começou esse barulho chato pra caralho!!
Parece que tem um plástico ou chapa de metal batendo por baixo do motor...não é isso?!
Vou aguentar mais uns dias e trocar ela por uma de melhor qualidade, pois a original custa mais de 1000,00...absurdo!!
Colocaram uma dessa na minha e depois de poucos KM rodados começou esse barulho chato pra caralho!!
Parece que tem um plástico ou chapa de metal batendo por baixo do motor...não é isso?!
Vou aguentar mais uns dias e trocar ela por uma de melhor qualidade, pois a original custa mais de 1000,00...absurdo!!
Sim, o barulho é incômodo mesmo...no meu caso fiz a troca da polia e resolveu o problema, acredito ter vindo com defeito de fabricação. Agora ta zerada de novo
pessoal, estou precisando de ajuda!
alguns meses atrás postei aqui que o parafuso da polia do vira da minha Sport HPE quebrou do nada e com isso a polia foi para o saco. Troquei a polia e parafuso, porém logo que coloquei a polia nova (paralela -Miltfort) percebi que ela gira torta e fazendo barulho....solução: desmontamos tudo de novo e trocamos a polia por outra na loja, essa nova ficou boa...rodei uns 1.000 km e a polia quebrou do nada na base dela, aonde encaixa no vira...Devolvi para a loja e peguei outras peças que tinham estraga da ultima vez, comprei a roda fônica, o espaçador e as chavetas, comprei a polia então em outro lugar (Império) polia muito boa, material superior a primeira....Depois de tudo isso o carro ficou zero de novo, mas essa semana de novo , após 2 meses e aproximadamente 3.000 km, voltei de guincho para casa de novo. Parei o carro no farol e a rotação ficou doida, o RPM subia e baixava chegando a morrer o carro, além de ter acendido a luz de anomalia no motor (amarelinha). Bom, para nossa surpresa quando abrimos o capo, a polia do vira estava frouxa e quando ligava ficava uma barulheira danada, desmontamos tudo de novo, e foi um sufoco danado para tirar o parafuso da polia, pois a rosca estragou talvez com o impacto da polia, não sei....enfim, conseguimos tirar sem que o parafuso quebrasse lá dentro....quando tiramos tudo percebemos que a polia estava gasta na parte de dentro e a chaveta toda gasta tbm, conclusão a chaveta comeu a polia, e o fato de o RPm ter ficado doido foi por conta do sensor de rotação, mas ele não estragou... Agora, depois de tudo isso, já não sei mais qual o defeito do meu carro, pois se continuar desse jeito daqui a 3 meses lá se vão todas essas peças novas de novo. Alguém pode me ajudar? Qual seria a causa da quebra da polia ou do desgaste dessa vez. Seria alguma coisa no eixo virabrequim???
OBRIGADO
L200 SPORT HPE A/T 04/05
KM: 156.000 KM
e ai pessoal, alguém me da uma ajuda, estou até desanimando já...
Junior-L200Power
02/06/2014, 20:04
Amigo, a única dica que posso te dar nessa situação é verificar se o eixo virabrequim não está desbalanceado!!
Pq pra estar estragando tanta polia e tão rápido assim , não vejo outra coisa!!
Dá uma olhada nisso...ok? Virabrequim desbalanceado!!
Na silverado 6cc o virabrequim deu muita dor de cabeça a muitos donos, muitas vzs fazia um bom estrago no motor!!
Então checa isso, pode ter que trocar o virabrequim!!
Grande abraço!!
Também estou achando que possa ser alguma coisa no eixo junior...existe alguma ferramenta especifica pra testar o vira??
guinatba
02/06/2014, 22:54
Amigo, com certeza o defeito está na ponta do eixo do virabrequim, estou com a minha na mesma situação já perdi duas polia roda fônica e tudo mais, a unica solução é retirar o vira e encher a ponta em especialista, ou trocar o mesmo ou se conseguir e der certo um torneiro para encher as polias tirando toda folga e trocando chavetas, colocando parafuso original possa ser que de certo eu fiz isto detectei o defeito consultei um técnico da mit ele disse que o correto era mandar encher mas eu fui pro outro lado de não ter que desmontar o motor agora vamos ver se resolve ainda não ficou pronta mas o torneiro fez chaveta sobre medida troquei outra chaveta por nova e enchi as polias são três e todas devem estar justas ...
espero que ajuda abraço estou a disposição, guinatba@hotmail.com!!!
SAPO-BOMBA
03/06/2014, 00:28
O problema é que muito mecânico afrouxa essa porca pra alguma manutenção que seja, e na hora de dar o aperto, o faz sem usar TORQUÍMETRO...
TEM QUE USAR TORQUÍMETRO nesse parafuso, senão vc lasca o vira, lasca o parafuso e SE LASCA!
Fique atento tb que tem muito "espertinho" de oficina que pega o parafuso original, que é de material bom, e coloca outro genérico no lugar, que com o tempo vai partir. Os genéricos sequer aguentam o torque de aperto dos originais.
Daí a razão pq ou o parafuso folga com o tempo ( falta de aperto ) ou quebra ( aperto indevido e má qualidade do material )
OBrigado pela resposta de todos!
Guinatba, pelo jeito nosso problema é o mesmo então, pois são as mesmas peças que sempre troco, as mesmas que vc trocou...Se puder vá me atualizando aqui a respeito do seu carro, se ficou bom!
abraço a todos, tbm vou postando aqui sobre a minha.
Miltonsamor
03/06/2014, 12:01
Amigos,
A duas semanas atras estava eu na Rodovia Fernão Dias, com a minha l200 HPE Sport 2006, quase chegando em Mairiporã na pista sentido norte, quando subitamente senti o volante endurecer o freio ficou duro e sem ação e todas as luzes indicadoras no painel se acenderam dai percebi que havia acontecido algum problema, a princípio pensei ser correia, mas quando fui verificar com detalhes, vi a polia do virabrequim solta. Chamei o SOS da autopista e me levaram de guincho até Mairiporã, lá procurando uma oficina, me indicaram o "Ratão", mecânico muito prestativo que não se negou em deixar o que estava fazendo para me dar uma atenção quando retirou a polia, percebeu que havia quebrado o parafuso dentro do virabrequim. Como estava longe da minha residência, uns 120 Km, pois sou de São Vicente/SP litoral, achei melhor trazer o carro em guincho e deixa-lo na oficina próximo de minha casa pois estaria mais tranquilo para administrar os custos, fazendo isso ao levar o carro no mecânico, o mesmo conseguiu retirar a ponta do parafuso, porém me assustei ao saber o preço da polia original, pois a que estava havia tido desgaste até mesmo na canaleta da chaveta o que me pareceu rodar um tempo já solta, enfim me pediram pela polia original o valor de R$ 2.480,00, somente na polia. Achei um absurdo uma peça de ferro fundido custar tanto, 5% do valor do carro. Comprei uma paralela mas percebi que a vibração do motor ficou mais intensa, levo a crer de ser este o fato da polia não ter um amortecimento adequado. Acho que deveríamos acionar a Mitsubishi, pois se o problema é crônico, merece recal ou uma melhor assistência, fornecendo tais peças com custo menor.
Milton
Junior-L200Power
03/06/2014, 14:39
Encontrei a Polia original na css por R$1290,00, achei absurdamente caro, então coloquei uma paralela por 450,00 que ainda achei caro!!
No Mercado Livre vc encontra várias polias a diversos preços, procurando bem vc acha polia com amortecimento a partir de 299,00...ok?!
Devido essa peça ter um papel importante no motor, não é legal colocar uma peça muito vagabunda!!
Abraço e boa sorte!!
e ai pessoal, alguém tem mais alguma informação?
de acordo com meu mecânico, o problema está na ponta do vira que gastou (diametro) assim existe uma folga entre a polia e o eixo. Alguém conhece alguma solução sem ter que abrir o motor??
Ettore
se for isso nao tem como nao abrir o motor.. Eu recomendo ate ( nao sei quanto custa ) voce colocar um virabrequim novo a menos que voce tenha alguem que consiga fazer um enchimento perfeito e as medicoes ( algo bem dificil)....Se a polia esta quebrando por causa do virabrequim pode estar gerando vibracoes ate nos cilindros e ai piora um bocado...
Pessoal, revivendo o tópico...
Parece que encontramos uma solução simples para o problema da folga entre a polia e o vira. Usamos um eliminador de folgas líquido (vende em qualquer autopeças) , é usado para montagem de rolamentos e outras peças , a fim de eliminar a folga.
Compramos polia, chaveta, roda fonica, tudo novo e instalamos com esse eliminador de folgas, passamos na parte de dentro da polia e apertamos. Resultado, por motivo de ter ocorrido um problema no sensor de rotação, tivemos que sacar a polia no dia seguinte a instalação e foi um sufoco só, pois esse eliminador realmente funcionou tirando toda folga entre a polia e o vira, sendo assim que só conseguimos tirar ela com um sacador e mesmo assim estava bem duro...
Fica aqui a dica, vou testar por mais um tempo e depois posto novos resultados, mas pode ser uma solução sem ter que abrir o motor!
evertonpastel
11/07/2014, 21:20
vendo as postagem dos amigos me identifiquei muito com esse problema, pois ja me aconteceram duas vezes esse mesmo problema e o pior em menos de 6messes. Inclusive nesse exato momento meu carro esta na oficina. na primeira vez o parafuso quebrou a correia soltou quebrou a helice furou radiador foi tremenda dor de cabeça. fui na mit e quase caio pra tras com os preços da peça, só a polia custava 2.040 reais um absurdo o jeito foi recorrer ao mercado paralelo. E agora exatamente 5 messes depois o mesmo problema se alguem souber alguma solução definitiva me avisem. eu comprei desta vez apenas a polia no mercado paralelo as chavetas o parafuso e a aruela comprei na mit. vamos ver no que vai dar... rs
F. Oliveira
11/07/2014, 21:34
Meu Deus....pq eh assim!? Pq TODAS as css cobram preços impraticáveis?...o q diabos acontece nesse país? O cara atravessa uma fronteira pra ir (desculpe o termo) prum c.. de judas como o Paraguai e as próprias CSS de lá tem preços bem mais atrativos.
SAPO-BOMBA
11/07/2014, 21:54
Se alguém tiver uma foto do dito "parafuso original" quebrado, por gentileza posta aqui pra gente observar...
Como eu já disse tempos atrás, muitos desses carros já sofreram algum tipo de manutenção em que tiveram que tirar fora a polia, e a principal causa da quebra é sempre o aperto inadequado.
Pra piorar, já soube de casos em que os carros param pra fazer algum serviço e alguns "gatunos" de oficina trocam o parafuso original por outro paralelo. E continuam apertando sem uso de torquímetro... Claro que vai dar m*rda, concordam?
Copiei minha resposta no outro tópico e vou mandar aqui.... O problema não é a qualidade da polia ou do parafuso que o faz quebrar constantemente como no caso evertonpastel, que tem o problema idêntico ao meu, que troquei 3 polias, parafuso e chavetas em menos de 3 meses, e usei marcas diferentes... o problema está na ponta do virabrequim que sai de medida e ai a polia deixa de entrar com interferência, causando a constante quebra. segue minha solução:
Parece que encontramos uma solução simples para o problema da folga entre a polia e o vira. Usamos um eliminador de folgas líquido (vende em qualquer autopeças) , é usado para montagem de rolamentos e outras peças , a fim de eliminar a folga.
Compramos polia, chaveta, roda fonica, tudo novo e instalamos com esse eliminador de folgas, passamos na parte de dentro da polia e apertamos. Resultado, por motivo de ter ocorrido um problema no sensor de rotação, tivemos que sacar a polia no dia seguinte a instalação e foi um sufoco só, pois esse eliminador realmente funcionou tirando toda folga entre a polia e o vira, sendo assim que só conseguimos tirar ela com um sacador e mesmo assim estava bem duro...
Fica aqui a dica, vou testar por mais um tempo e depois posto novos resultados, mas pode ser uma solução sem ter que abrir o motor!
evertonpastel
13/07/2014, 01:43
Infelizmente não é uma solução definitiva. Pois ainda não foi testa. Mad mesmo assim fica a dica e como ainda vão montar o meu carro vou ver se ainda da tempo de usar essa técnica. tomara que de certo pois esse problema parece ser crônico. ..
DEUSVALDO
21/07/2014, 23:46
Amigo no motor 4d45 existem dois balanceiros que quando está fora do ponto ou correia dentada quebrada deixa o motor vibrar bastante.
voltando para dar um feedback!
Após 6.000 km rodados, não tive mais problemas com a folga entre o eixo e a polia, graças ao eliminador de folgas. Aconselho quem está com esse problema que tente esta solução, pra mim até agora está resolvendo...Acredito que não vou ter mais problemas.
abraço
Ettore
e foi usado parafuso original? A polia nao tem tanta importancia (desde que boa e balanceada), na minha Ex-Outdoor 2007 troquei ao 40, 80 e aos 95 quebrou, sorte que estava devagar e foi so parafuso, chaveta e polia. Mas na Miltfort foram 4 polias para achar uma boa, parafuso so MIT.
E claro TORQUIMETRO, nao existe aperto na força, caso contrario quebra de novo.
Não o parafuso não foi o original, mas um de boa qualidade...Quanto a polia, também tive problema com as da miltfort, foram 3 quebradas... Depois mudei de fornecedor e deu pra ver nitidamente que a polia era bem superior, mesmo assim ainda houve um desgaste nela...Agora depois de colocar tudo novo mais uma vez e com o eliminador de folgas, não tive mais problemas e meu carro está normal.
Lucas.PantaleaoGLS
19/09/2014, 10:17
Nunca aconteceu na minha, 95 Unico dono, aliás, ela nunca quebrou conosco.
Depois de mais um tempo, meu carro continua zero! nunca mais tive problemas com a quebra da polia/parafuso! Fica a solução....
Boa tarde companheiros....Má notícia, essa semana fiquei na mão de novo, a polia quebrou mais uma vez. O eliminador de folgas ajudou , mas apenas prolongou a quebra da polia, antes quebrava depois de um mês instalada, dessa vez levou mais 7 meses, mas quebrou! Agora a solução vai ser a troca do virabrequim, preciso de ajuda quanto a marca, consegui da marca MOBIS ( disseram que era original do carro) 2.300 reais e um outro da marca CRANK SHAFT por 1.410 reais na loja WM.
Fora isso, já tenho na lista brozina de mancal e bronzina das bielas, retentores do vira...
O que me dizem? falta o que na lista?
abraço
alguém?? cade o mestre SAPO?
Prezados, tenho uma l200 outdoor 2008.
Quebrou por 2 vezes a polia do eixo virabrequim. Na primeira, original, estourou a borracha. Na segunda, paralela, houve deformação na parede interior do furo, provavelmente pelo uso de material de baixa qualidade. Agora me parece que a ponta do eixo do virabrequim foi danificada, perdendo secção transversal e gerando 0,5 mm de folga. Segundo os mecânicos, não é possível preencher a ponta do eixo e ajusta-lo, pois o aço é muito duro e corre o risco de quebrar. Alguém sabe de alguma solução que não seja a troca do eixo? Fico muitíssimo agradecido se alguém puder me ajudar.
jacquesfreitas
10/08/2015, 22:18
O problema é que muito mecânico afrouxa essa porca pra alguma manutenção que seja, e na hora de dar o aperto, o faz sem usar TORQUÍMETRO...
TEM QUE USAR TORQUÍMETRO nesse parafuso, senão vc lasca o vira, lasca o parafuso e SE LASCA!
Fique atento tb que tem muito "espertinho" de oficina que pega o parafuso original, que é de material bom, e coloca outro genérico no lugar, que com o tempo vai partir. Os genéricos sequer aguentam o torque de aperto dos originais.
Daí a razão pq ou o parafuso folga com o tempo ( falta de aperto ) ou quebra ( aperto indevido e má qualidade do material )
Qual seria o torque correto, se alguém precisar fazer em uma oficina não MIT!?
vavarusso
10/08/2015, 22:31
Qual seria o torque correto, se alguém precisar fazer em uma oficina não MIT!?
Meu caro, segundo o mecânico amigo meu, que fez a troca das correias da minha, diz ser 12kg.
Marcos Rodrigues De souza
29/12/2017, 21:42
Boa noite tenho uma outdoor 2008 e é a segunda vê que quebra o parafuso do vira só que agora identifiquei que a polida está com muita folga .mas só vi essa folga depois já estava desanimado com a minha
domcesar
25/07/2018, 13:38
Companheiros,
Tive o mesmo problema com minha L200 Outdoor HPE ano 2007. Descobri que o parafuso da polia havia quebrado porque a correia do alternador ficou solta. Levei a caminhonete ao mecânico Fabiano da Topp Diesel de Niterói (tel. 98760-4611), que providenciou um parafuso e polia novos, kit de correias e ainda fez uma revisão completa com scanner. Fiquei com o carro uma semana na oficina até reunir as peças mas valeu a pena, agora é cair na estrada e curtir a pick-up.
Gabriel Barcos
29/12/2020, 17:06
Boa tarde pessoal! Tive a infeliz experiência de quebrar o parafuso da polia que vai no virabrequim da minha L200 2007 GLS OUTDOOR. Comprei um novo no mercado livre, me parece ser paralelo, pois o valor deu uns 50 reais e o original está custando na média de 300 reais na MIT.
A minha dúvida é a seguinte, qual é o torque recomendado para esse parafuso original? e se devo reduzir um pouco o torque devido ao parafuso que colocarei não ser o original.
Agradeço desde já! Abraço.
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