Ver Versão Completa : Bomba de vácuo - problema contínuo
vicentemelo
22/11/2010, 18:25
Pessoal,
minha Land Defender 110 / 2000, com 150.000 km.
A bomba de vácuo original foi trocada com 110.000 km, comprei original (Wabco) em revenda LR em BH, durou 40.000 km e pau de novo.
Comprei outra na Calmac - SP (Wabco), paguei 1.480, durou 500 km (!!!), liguei para Calmac, trocaram a peça (outra Wabco na caixa com juntas, completa), atenderam super bem e prontificaram na garantia, sem problema algum. Instalei na semana passada e hoje pau novamente com 300 km (!!!).
Sintomas:
...freio duro e sem ação (como das outras vezes)
...barulho de vibração do pistão da bomba quando atinge 2.000 rpm
...carro parado em neutro, duas aceleradas até 3.000 rpm, bomba volta a funcionar e freio fica normal. (das outras vezes não aconteceu isso)
...depois deste procedimento fica um dia sem problema e volta a acontecer novamente.
Detalhes:
...fluído de freio ok
...sistema sangrado e conferido
...nenhuma rachadura no hidrovácuo
...mangueiras e flexíveis ok
...pastilhas novas (originais)
...não tem nenhum vazamento
...todas as bombas apresentaram defeito abruptamente, não deram nenhum sinal de fadiga, apenas a primeira original que estava no carro vazou óleo.
Aguardo opniões e dicas de todos.
Abçs
Vicente
vicentemelo@gmail.com
Defender 110 / SW / azul teto branco
Toyota Band Longa / OM 364
Aconteceu comigo, só que comprei na bearmach uma original wabco, que não durou nada. Coloquei uma argentina que está funcinando muito bem. Até o Luiz Fraga, hoje, não recomenda a original, mas esta argentina. Se eu fosse vc procuraria uma dessas ou aquela recondicionada pela perim, tem carro com ela h[a mais de 80.000 klm.
abçs
vicentemelo
22/11/2010, 19:49
Caique,
a argentina que vc refere é a fabricada pela Rafaela Motores?
Se positivo, sabe como funciona o esquema e venda x transporte x pagamento?
Jaylson Freitas
22/11/2010, 20:22
Caro Vicente,
Eu tive um problema com a minha bomba de Vácuo da minha Defender 110/2000, a mesma vazava muito óleo -chegava a ser anti-social as pôças que ela deixava nos estacionamentos da vizinhança- pois bem, eu sempre lia aqui no Fórum problemas relatados com a troca de válvulas por diversos motivos. Então eu decidí que trocaria a peça mas tentaria dar um ultimato a dita cuja. Levei meu carro num mecânico bem habilidoso (e obediente-coisa rara) e pedí para que ele desmontasse a peça, qual não foi a minha surpresa, existiam dois rebites com folga excessiva que, segundo a minha análise, poderia estar causando o vazamento. Bom foram retirados todos os demais rebites e posteriormente montamos usando silicone Locktite alta temperatura e substituimos os rebites por parafusos allen com arruelas de pressão. Conclusão: estou rodando a mais de 4 meses e garanto, o freio ficou melhor do que antes.
Vale salientar que antes de fazer estas adaptações o freio não mostrava nenhum outro problema como freio pesado/duro.
Na minha opinião se o problema persiste mesmo trocando diversas peças, talvez algo além da mesma esteja causando este desgaste prematuro.
Se você ainda estiver com a antiga bomba, tente fazer esta modificação, não custa nada e talvez você encontre a solução.
Lembre-se que a instalação da bomba requer um posicionamento correto do motor.
Abraço,
Jaylson.
Vicente, creio que a bearmach tem, pois foram eles mesmos que me enviaram para trocar a original wabco, que estava na garantia. Acho que é essa rafaela mesmo.
Mas hj eu tentaria tb a perim (www.perimpecas.com.br), pois eles usam material bem superior que as originais.
abçs
Caique,
a argentina que vc refere é a fabricada pela Rafaela Motores?
Se positivo, sabe como funciona o esquema e venda x transporte x pagamento?
vicentemelo
22/11/2010, 22:13
Caro Vicente,
Lembre-se que a instalação da bomba requer um posicionamento correto do motor.
Abraço,
Jaylson.
Muito bom seu comentário, no meu problema, não tenho vazamento, mas o posicionamento do motor, isso não posso garantir que houve, pois estava longe da mecânica. Poderia definir esse posicionamento melhor?
Abç
Vicente,
um grande problema da bomba de de vácuo, é a entrada de poeira no sistema do freio, ela costuma entrar por micro fissuras/trincas na carcassa do hidrovácuo, próximo ao cilindro mestre.. Basta colocar um pouco de silicone e pronto. Elas aparecem mas não aumentam. Outro culpado pela entrada da poeira é um pequeno filtro (espuma) na entrada do servo freio que "respira" o ar da cabine a cada freada. Este tem que ser limpo a cada 100mil KM, esta no no cronograma de man. da LR.
Finalmente, ao trocar a bomba, recomendo limpar com ar comprimido toda linha de vácuo. Feito isso é reza um pouco. Este é um daqueles fátasticos erros de projeto. Deveria virar RECALL.
Eu topo fazer um barulho e assim garantir o direito de garantia estendida para este item.
Abraços
PS: nunca tive problemas com esta bomba. Toc Toc Toc na madeira!
Carlão Rover
23/11/2010, 00:21
Meu colega, seu problema pode ser na bomba de óleo do carter. Entupida ou sem pressão.
Sugira isso ao seu mecânico.
Abraço.
Carlão Rover
23/11/2010, 00:40
Posicionamento no motor:
Ponto morto superior no pistão.
Abraço.
vicentemelo
23/11/2010, 10:48
Vicente,
um grande problema da bomba de de vácuo, é a entrada de poeira no sistema do freio, ela costuma entrar por micro fissuras/trincas na carcassa do hidrovácuo, próximo ao cilindro mestre.. Basta colocar um pouco de silicone e pronto. Elas aparecem mas não aumentam. Outro culpado pela entrada da poeira é um pequeno filtro (espuma) na entrada do servo freio que "respira" o ar da cabine a cada freada. Este tem que ser limpo a cada 100mil KM, esta no no cronograma de man. da LR.
Finalmente, ao trocar a bomba, recomendo limpar com ar comprimido toda linha de vácuo. Feito isso é reza um pouco. Este é um daqueles fátasticos erros de projeto. Deveria virar RECALL.
Eu topo fazer um barulho e assim garantir o direito de garantia estendida para este item.
Abraços
PS: nunca tive problemas com esta bomba. Toc Toc Toc na madeira!
Valeu pela aula, Gauer, a limpeza da linha de vácuo e vistoria no hidrovácuo foi feita na última troca, porém, o filtro na entrada do servo freio, não sei se houve limpeza ai.
Quanto ao erro de projeto, não sei, pois a que veio na viatura durou 110 mil kms, é tempo de sobra para a vida útil. Mas para garantir direito de consumidor e se a postura for correta, estou dentro, podemos fazer barulho sim!
Vou fazer todas as vistorias e comunico que houve.
Abç
Vicente
vicentemelo
23/11/2010, 10:51
Posicionamento no motor:
Ponto morto superior no pistão.
Abraço.
Grande Carlão,
vou seguir a voz da experiência e checar este dois itens.
Sempre a luz no fim do túnel, quanto a bomba do carter, acho improvável pois troquei a 2 meses atrás. E outro detalhe, troco óleo e filtros sempre com 6.500 kms, utilizo sempre o Top Turbo Lubrax.
Com relação a posicão do motor na hora da montagem, hum, só o mecânico pra falar, vou checar.
Valeu pelas dicas.
Abç
Vicente
Carlão Rover
23/11/2010, 11:15
Olha Vicente, o fato de ter trocado a bomba do cárter e depois aparecer o problema seguido em duas bombas de vácuo sugere uma possível relação.
Eu realmente gostaria de entender o raciocínio para afirmar que o erro de projeto causa o problema em uma bomba a vacuo que durou 110 mil Km, depois a outra durou 500 Km e a última 300 Km. Com todo respeito e humildade eu realmente pergunto: Qual a linha de raciocínio para afirmar que o problema da bomba a vácuo é um erro do projeto?
Abraço.
É simples Carlão,
o manual da oficina da LR, e tampouco a tabela de manutenção da LR, sugerem inspeção ou troca preventiva desta bomba.
Como esta falha acarreta na parcial perda de eficiência de frenagem, este é um item que deveria durar muito mais do que meros 100mil km e com garantia, como é verdade nos outros veículos, sejam estes 4x4, passeio etc...
É uma bomba mal feita. Só da Wabco existem CENTENAS de casos com falhas muito anteriores.
Até hoje dei sorte, mas até quando continuarei sortudo. Além do alternador, sempre carrego uma destas bombas de reserva..
Abraços
Olha Vicente, o fato de ter trocado a bomba do cárter e depois aparecer o problema seguido em duas bombas de vácuo sugere uma possível relação.
Eu realmente gostaria de entender o raciocínio para afirmar que o erro de projeto causa o problema em uma bomba a vacuo que durou 110 mil Km, depois a outra durou 500 Km e a última 300 Km. Com todo respeito e humildade eu realmente pergunto: Qual a linha de raciocínio para afirmar que o problema da bomba a vácuo é um erro do projeto?
Abraço.
vicentemelo
23/11/2010, 15:29
É simples Carlão,
o manual da oficina da LR, e tampouco a tabela de manutenção da LR, sugerem inspeção ou troca preventiva desta bomba.
Como esta falha acarreta na parcial perda de eficiência de frenagem, este é um item que deveria durar muito mais do que meros 100mil km e com garantia, como é verdade nos outros veículos, sejam estes 4x4, passeio etc...
É uma bomba mal feita. Só da Wabco existem CENTENAS de casos com falhas muito anteriores.
Até hoje dei sorte, mas até quando continuarei sortudo. Além do alternador, sempre carrego uma destas bombas de reserva..
Abraços
Gauer,
qual alternador vc carrega como reserva?
Este esquema de trocar pelo alternador da S10, acoplando a bomba de vácuo nele, é ok?
obs- nunca tive problema com alternador (toc toc toc) o meu é original
vicentemelo
23/11/2010, 15:33
Olha Vicente, o fato de ter trocado a bomba do cárter e depois aparecer o problema seguido em duas bombas de vácuo sugere uma possível relação.
Eu realmente gostaria de entender o raciocínio para afirmar que o erro de projeto causa o problema em uma bomba a vacuo que durou 110 mil Km, depois a outra durou 500 Km e a última 300 Km. Com todo respeito e humildade eu realmente pergunto: Qual a linha de raciocínio para afirmar que o problema da bomba a vácuo é um erro do projeto?
Abraço.
Realmente as duas últimas panes com bomba foi depois da troca da bomba do cartér. Se a pressão do óleo não estivesse ok, certamente o led no painel acusaria (certo?), obs - meu painel funciona tudo.
É muito azar, comprar numa das melhor revendas LR do Brasil, a bomba de óleo e duas bombas de vácuo e ter pau nas 3 peças.
Achei a argentina por 1.070, e Perim recondiciona a minha por 350, que tal?
Tudo foi conferido hoje, sem rachaduras no hidrovácuo, linha de vácuo limpa, filtro ok, falta aferir a pressão do óleo.
Não é a pressão do óleo.
A bomba de vácuo é lubrificada apenas pelo óleo residual do comando de válvulas. Ou seja, ela não está no circuito de óleo pressurizado, logo se o problema fosse lubrificação/pressão de óleo, o motor estaria batendo e fundido a esta altura do campeonato.
Abraços
Clemente
Realmente as duas últimas panes com bomba foi depois da troca da bomba do cartér. Se a pressão do óleo não estivesse ok, certamente o led no painel acusaria (certo?), obs - meu painel funciona tudo.
É muito azar, comprar numa das melhor revendas LR do Brasil, a bomba de óleo e duas bombas de vácuo e ter pau nas 3 peças.
Achei a argentina por 1.070, e Perim recondiciona a minha por 350, que tal?
Tudo foi conferido hoje, sem rachaduras no hidrovácuo, linha de vácuo limpa, filtro ok, falta aferir a pressão do óleo.
alexx.files
23/11/2010, 15:56
É simples Carlão,
o manual da oficina da LR, e tampouco a tabela de manutenção da LR, sugerem inspeção ou troca preventiva desta bomba.
Como esta falha acarreta na parcial perda de eficiência de frenagem, este é um item que deveria durar muito mais do que meros 100mil km e com garantia, como é verdade nos outros veículos, sejam estes 4x4, passeio etc...
É uma bomba mal feita. Só da Wabco existem CENTENAS de casos com falhas muito anteriores.
Até hoje dei sorte, mas até quando continuarei sortudo. Além do alternador, sempre carrego uma destas bombas de reserva..
Abraços
Clemente qual a vida útil que deveríamos esperar da bomba de vácuo? A minha está com 124K e está pingando um pouquinho de óleo, mas gerando vácuo normalmente.
Vc sabe quanto dura a bomba de vácuo da Sprinter e da Ranger que tem motores "semelhantes" ao Defender?
[]´s
Alex
As da Sprinter e cia residem no alternador, que por sua vez é reforçado.
São quase eternas, pois usam sistema de palhetas com lubrificação forçada.
Abraços
Clemente qual a vida útil que deveríamos esperar da bomba de vácuo? A minha está com 124K e está pingando um pouquinho de óleo, mas gerando vácuo normalmente.
Vc sabe quanto dura a bomba de vácuo da Sprinter e da Ranger que tem motores "semelhantes" ao Defender?
[]´s
Alex
Carlão Rover
24/11/2010, 00:50
É simples Carlão,
o manual da oficina da LR, e tampouco a tabela de manutenção da LR, sugerem inspeção ou troca preventiva desta bomba.
Como esta falha acarreta na parcial perda de eficiência de frenagem, este é um item que deveria durar muito mais do que meros 100mil km e com garantia, como é verdade nos outros veículos, sejam estes 4x4, passeio etc...
É uma bomba mal feita. Só da Wabco existem CENTENAS de casos com falhas muito anteriores.
Até hoje dei sorte, mas até quando continuarei sortudo. Além do alternador, sempre carrego uma destas bombas de reserva..
Abraços
A média de durabilidade de uma bomba a vácuo (de qualquer veículo) é de 100 a 120 mil Km.Pode pesquisar que vai achar sempre esta média.
Seguindo seu raciocínio, embora não concorde com ele em princípio, porque a Land Rover não trocou esta bomba antes de surgir o novo motor puma na New Defender? Se realmente fosse um problema crônico da Land Rover, com certeza todos já teriam brigado por isso e ganho a causa. Vou te responder porque não é assim.
Primeiro que esta bomba ficou de 1995 a 1998 lá na maioria dos países que não o Brasil. Depois já entrou o TD5. Só aqui continuou até 2006.
Segundo; culturalmente na Europa a maioria que compra um Defender já sabe o que tem na mão. Aqui ficamos com um hiato muito grande desde a volta das importações e somente com a montagem em SBC que apareceram muitas viaturas. Assim até hoje a maioria quer usar o Defender como um SUV. Não critico quem pensa assim; mas tem que saber que irá gastar mais e antes do tempo nas manutenções.
Tem muita coisa que diminui a vida útil da bomba de vácuo antes de colocarmos a culpa no projeto. Pode pesquisar que vai ver que a bomba de óleo do cárter entupida ou sem pressão diminui ou inutiliza a bomba a vácuo.
Abraço.
Cuidado Carlão,
a maioria dos carros sequer tem bomba de vácuo. A maioria dos que possuem são por correia ou direto por engrenagens (MWM Sprint) e não possuem desgaste (palhetas lubrifcadas). O LR e a Kombi Diesel são os poucos que utilizam o péssimo sistema Wabco.
Pesquise. 120mil Km é MUITO pouco para um um item que não consta no planilha de manutenção. O mesmo vale para a chave do farol. Amigo meu acaba de trocar a 3a chave com o sistema 100% original de uma puma 2009. Se bem que você vai argumentar que o modo de dirigir vai impactar na vida da chave! rsrs
Vale lembrar que a MUITAS fábricas fizeram recall de chaves de farol e sistema de vácuo do freio. Como o mercado de Defender é pequeno e muitos donos pensam como você, o resultado é este; um monte de gente com problema em um item de segurança, desembolsando fortunas até a próxima falha.
Não tenho nada contra sua linha de raciocínio, apenas lamento perceber que você se contenta com tão pouco em razão do que considera ser um carro perfeito, ou pela simples falta de oportunidade de comparar com algo melhor construído.
Eu reforço, se a bomba de óleo do motor estiver fraca ou inoperante, o motor estragará MUITO antes da bomba de vácuo, sendo que a última nem na linha de lubrificação pressurizada está (estude o esquema). Se existir pressão para a luz do painel apagar, existirá um enorme volume de óleo fluindo para a bomba de vácuo. Estude o manual antes de fazer especulações sem qualquer embasamento.
Aqui não é lugar de fazer contribuição errada.
Não é sempre que existirão pessoas dispostas a corrigir eventuais erros, ainda mais quando se trata dos FREIOS!
Abraços e mais seriedade.
A média de durabilidade de uma bomba a vácuo (de qualquer veículo) é de 100 a 120 mil Km.Pode pesquisar que vai achar sempre esta média.
Seguindo seu raciocínio, embora não concorde com ele em princípio, porque a Land Rover não trocou esta bomba antes de surgir o novo motor puma na New Defender? Se realmente fosse um problema crônico da Land Rover, com certeza todos já teriam brigado por isso e ganho a causa. Vou te responder porque não é assim.
Primeiro que esta bomba ficou de 1995 a 1998 lá na maioria dos países que não o Brasil. Depois já entrou o TD5. Só aqui continuou até 2006.
Segundo; culturalmente na Europa a maioria que compra um Defender já sabe o que tem na mão. Aqui ficamos com um hiato muito grande desde a volta das importações e somente com a montagem em SBC que apareceram muitas viaturas. Assim até hoje a maioria quer usar o Defender como um SUV. Não critico quem pensa assim; mas tem que saber que irá gastar mais e antes do tempo nas manutenções.
Tem muita coisa que diminui a vida útil da bomba de vácuo antes de colocarmos a culpa no projeto. Pode pesquisar que vai ver que a bomba de óleo do cárter entupida ou sem pressão diminui ou inutiliza a bomba a vácuo.
Abraço.
Esqueci,
não acho nenhum pouco bacana suas gratuitas e repetidas insinuações em relação ao conhecimento que temos ou não sobre LR.
Três anos trás, era você perguntava aqui neste mesmo fórum, onde ficava a correia dentada.
Respeite aqueles que estão aprendendo, todos nós um dia estivamos na posição que elguns dos colegas estão.
Comece pelo menos contribuindo com informações corretas e suficiente fundamentação técnica.
Se quiser dizer que alguém não sabe o que tem nas mãos, seja direto e não generalize suas críticas.
Abraços
Clemente
Segundo; culturalmente na Europa a maioria que compra um Defender já sabe o que tem na mão.
Vicente,
carrego um alternador original de reserva. Porém o meu projeto é trocar o alternador original pelo da Sprinter 120A com bomba de vácuo acoplada (se tiver espaço). Se der certo resolverei dois grande problemas de uma vez só ao preço de uma bomba de vácuo nova.
Me falta só o tempo para sair à caça das peças... Algum colega do clube fez este upgrade.
Vale a pena. Tivemos uma Hilux 2.8 por 282mil Km.. Nenhum dos dois itens deu problema, assim como o resto das peças que ficam debaixo do capô. Infelizmente era um carro apertado e sem muito charme. Hoje esta mesma Hilux completou 500mil Km, tudo continua perfeito, sem qualquer substituição de peças, apenas o braço pitman; algo crônico nos modelos de eixo rígido.
Em resumo nenhum 4x4 é perfeito. Se existir a opção de fazer upgrades sem alterar a originalidade do carro, podendo um dia reverter a alteração sem qualquer mácula, vale cada centavo investido.
Segurança não tem preço.
Abraços
Gauer,
qual alternador vc carrega como reserva?
Este esquema de trocar pelo alternador da S10, acoplando a bomba de vácuo nele, é ok?
obs- nunca tive problema com alternador (toc toc toc) o meu é original
Jaylson Freitas
24/11/2010, 17:05
Pessoal vamos pegar leve com os comentários.
O fórum existe para que os participantes contem suas experiências, vivências adaptações,etc...
Eu já deixei de participar deste fórum por um tempo, porque existem alguns participantes que confundem o propósito das discussões, que é a troca de experiências, e acham que sabem mais do que os outros, tudo na base do achismo. E a partir daí começam com ofensas, que não levam a lugar nenhum.
Devemos levar em conta, com humildade, que na maioria das vezes somos amadores apaixonados pelo mesmo carro.
Eu, antes de qualquer ida em um mecânico, procuro sempre ler alguma coisa relacionada em postagens antigas aqui no fórum para me guiar.
O Defender é um carro cheio de defeitos e nunca vem completo de fábrica, e aí é que está a graça da coisa. Se você quer um carro que não precise de dar uma mexida, um "upgrade", então você com certeza não vai ser um landeiro realizado. procure outra viatura e seja feliz.
Abraço a todos,
Jaylson.
vicentemelo
25/11/2010, 11:16
Vicente,
carrego um alternador original de reserva. Porém o meu projeto é trocar o alternador original pelo da Sprinter 120A com bomba de vácuo acoplada (se tiver espaço). Se der certo resolverei dois grande problemas de uma vez só ao preço de uma bomba de vácuo nova.
Me falta só o tempo para sair à caça das peças... Algum colega do clube fez este upgrade.
Vale a pena. Tivemos uma Hilux 2.8 por 282mil Km.. Nenhum dos dois itens deu problema, assim como o resto das peças que ficam debaixo do capô. Infelizmente era um carro apertado e sem muito charme. Hoje esta mesma Hilux completou 500mil Km, tudo continua perfeito, sem qualquer substituição de peças, apenas o braço pitman; algo crônico nos modelos de eixo rígido.
Em resumo nenhum 4x4 é perfeito. Se existir a opção de fazer upgrades sem alterar a originalidade do carro, podendo um dia reverter a alteração sem qualquer mácula, vale cada centavo investido.
Segurança não tem preço.
Abraços
Gauer,
não tenho 10% do seu conhecimento, mas a idéia me parece excelente e sou parceiro em seguir os passos do projeto. Onde moro é praticamente longe de tudo e de centros grandes, por isso o acesso a lojas, mecânicos especialista é tudo difícil, mas vou dar uma olhada no que posso ajudar.
Vamos em frente com idéia e quem sabe conseguimos alguns seguidores.
Abç
Vicente
A bomba da minha defender está praticamente sem pressão alguma. Deixei agora cedo no mecanico para que desmontasse. Lendo aqui neste tópico ví que é possível recondicionar ou reparar a bomba na Perim (ví que tem uma loja em Ribeirão, perto daqui).
Meu mecanico é experiente e já fez manutenção (reparo) numa bomba de kombi... a pergunta é: quanto isso é complicado? O que sugerem? troca? reparo? peça da argentina?
Desculpem as perguntas amadoras, estou aprendendo sobre o LRD...
Obrigado!!
O mecânico tirou a bomba (WABCO original), encomendei uma na Perim, falei com o Eduardo. Eles fazem a base de troca, por R$300. Parece ser a melhor opção.
abs
Ka2
alex.cunha
29/11/2010, 12:54
O mecânico tirou a bomba (WABCO original), encomendei uma na Perim, falei com o Eduardo. Eles fazem a base de troca, por R$300. Parece ser a melhor opção.
abs
Ka2
Pode confiar, as bombas da Perim são excelentes, talvez melhores que as originais, pois existe lubrificação do eixo e o êmbolo é duplo. Usei por vários mil Km na minha antiga 110 e nunca tive problemas.
Boa sorte
Alex
vicentemelo
03/12/2010, 14:15
Pode confiar, as bombas da Perim são excelentes, talvez melhores que as originais, pois existe lubrificação do eixo e o êmbolo é duplo. Usei por vários mil Km na minha antiga 110 e nunca tive problemas.
Boa sorte
Alex
Bela informação Alex, estarei enviando uma para recondicionar na próxima semana, valor do serviço 350.
Ka2 quando instalar a sua, diga como ficou, ok?
Quanto vc pagou?
henrique wamser
03/12/2010, 16:25
quando comprei a 90tinha,com 101mkm, troquei a bomba só porque estava "melada", por uma rafaela, 5000kms atrás.
guardei a outra porque estava funcionando muito bem de "reserva". até me arrependi de ter sido precipitado, já que uma pequena fuga pelo selo da mesma não chega a ser problema.
vamos combinar assim: se der problema, informaremos, para formar um banco de dados confiavel sobre a durabilidade das peças:concordo:
abc
Henrique
Boa noite Clemente
minha primeira land que ainda possuo tambem é uma 110 97, e estava com freios durissimos, então levei a um mecânico e ele disse ser a bomba e o preço era na epoca 900,00, fiquei uns dias rodando com o freio horrivel uns dias quando o proprio mecanico me chamou lá e fez a sugestão de colocarmos o sistema da sprinter. o conj novo alternador com bomba e mao de obra saiu por 1100,00 fiquei com um alternador de 95 e uma bomba que troca reparos caso venha a perder pressão.
porem aumentou mais a mão de obra pois junto foi kit de pistoes e pastilhas, te garanto que freia super bem mesmo, vc coloca uma tampa no lugar da bomba antiga, ou se desejar deixa a mesma no lugar, substitui o parafuso da turbina pra um com dois furos assim alimenta a bomba tb e so tem de fazer um retorno no karter para colocar a mangueira, o espaço é suficiente, e fazer uma nova mangueira do hidrovacuo.
se futuramente vc encontrar uma bomba original com um preço muit bom, e qiser reverter, é somente reisntalar, a bomba retirar a bomba acoplada e fica com o alternador, sei que tira a originalidade, mas funciona
tenho uma 110 2004 tb e a bomda ja deu pau com 160mil, um mecanico abriu, trocou uns rolamentinhos internos por de outra, e em 5 meses abrimos 3 vezes, ate que apareceu uma de um carro virado 2005 por 500,00 eu coloquei, e ja ta melando. porem hj a conjunto da sprinter esta na base de uns 1400, vale a pena pensar no custo beneficio, com a da sprinter ja tive de trocar o retentor ai vai oleo pro alternador e compromete ele, mas o reparo de uma alternador é 200,00 330,00 inves de 1000 de uma bomba
e te dig aqui em fortaleza, tds meus amigos ja tiveram pro com bomba , tds dão ou vão dar defeito, e mela. isso é certo, so se vc num usa seu carro, a sim ele fica uma eternidade
Vicente,
carrego um alternador original de reserva. Porém o meu projeto é trocar o alternador original pelo da Sprinter 120A com bomba de vácuo acoplada (se tiver espaço). Se der certo resolverei dois grande problemas de uma vez só ao preço de uma bomba de vácuo nova.
Me falta só o tempo para sair à caça das peças... Algum colega do clube fez este upgrade.
Vale a pena. Tivemos uma Hilux 2.8 por 282mil Km.. Nenhum dos dois itens deu problema, assim como o resto das peças que ficam debaixo do capô. Infelizmente era um carro apertado e sem muito charme. Hoje esta mesma Hilux completou 500mil Km, tudo continua perfeito, sem qualquer substituição de peças, apenas o braço pitman; algo crônico nos modelos de eixo rígido.
Em resumo nenhum 4x4 é perfeito. Se existir a opção de fazer upgrades sem alterar a originalidade do carro, podendo um dia reverter a alteração sem qualquer mácula, vale cada centavo investido.
Segurança não tem preço.
Abraços
Paguei 300 pela peça (deixei a minha para reciclarem), e mais 80 pro meu mecanico trocar.
Eu tinha ate esquecido o que é ter freio :-) A peça esta funcionando super bem, me parece que é de ótima qualidade mesmo.
Abraços
vicentemelo
06/12/2010, 18:52
Paguei 300 pela peça (deixei a minha para reciclarem), e mais 80 pro meu mecanico trocar.
Eu tinha ate esquecido o que é ter freio :-) A peça esta funcionando super bem, me parece que é de ótima qualidade mesmo.
Abraços
Blz, tô enviando a minha hj. Vamos torcer prá ser nota mil.
Nelson Defender 110
10/12/2010, 18:00
Caros colegas,
no workshop Manual 300 TDi, há uma nota sobre posicionar os cilindros do motor para facilitar a remoção da bomba.
Alguém sabe exatamente o que significa e como se faz?
A pagina do manual está anexa.
Abração a todos,
Nelson
Nelson
A ordem de ignição do motor 300 tdi é 1-3-4-2 com rotação em sentido horário. Quando o pistão N°1 está no ponto morto superior o excêntrico da bomba de vácuo está no ponto morto inferior, com isto a mola da bomba de vácuo não transmite esforços par os parafusos de fixação, conseguindo fácilmente retirar e depois colocar a bomba. Fora de este ponto não conseguiremos encaixar a bomba no lugar. Par ver si o pistão N°1 está no ponto morto superior, desligar a bateria, retirar a tampa por onde se coloca óleo no motor e com uma chave especial movimentar o virabrequim até que as válvulas do pistão N°1 estejam fechadas. Este serviço até hoje não fiz, com 168.000 km estou rodando com a bomba de vácuo original, tenho uma nova na caixa de ferramentas aguardando o momento.
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
http://img205.imageshack.us/img205/9307/bombadevcuo.gif
George Marques Fernandes
11/12/2010, 00:03
Pode confiar, as bombas da Perim são excelentes, talvez melhores que as originais, pois existe lubrificação do eixo e o êmbolo é duplo. Usei por vários mil Km na minha antiga 110 e nunca tive problemas.
Boa sorte
Alex
Meu caro,
Manda o contato dessa Perim pra ver se eles podem fazer o serviço pra quem mora em Fortaleza.
George
Nelson Defender 110
11/12/2010, 10:26
Hugo,
obrigado pela explicação. Estou numa situação semelhante a sua. Tenho um DEF 110 ano 1997 (fab. inglesa) e a minha bomba ainda é original e esta funcionando normalmente apesar dos 230 mil Km. Encomendei uma nova na www.paddockspares.com (http://www.paddockspares.com) (por cerca de R$ 220,00 + frete de R$ 110,00 e rezando para não parar na alfandega!) e estou aguardando.
Vou deixa-la no carro para viagens longas ou até a velha dar sinais de possivel quebra.
Não sei se a pergunta é idiota mas em relação a movimentar os cilindros para a posição desejada, será que não é possível, deixando a polia do motor livre (isto é sem as correias) movimenta-la ?
A dica da PERIN também achei muito boa. Liguei para lá e me cobraram R$ 350,00. Parecem fazer um excelente trabalho e tem tradição.
Abração a todos,
Nelson
rafaelfernandez
11/12/2010, 14:54
Minha bomba de vacuo tambem é original, ja esta com + de 175000km.
Com relacao as bombas recondicionadas da PERIN, gostaria quem as esta usando, que relate as experiencias que tem tido. Se possivel incluindo a km que a bomba nova ja rodou.
[]´s
Rafael
O contato e a explicação do que fazem está no link abaixo.
http://www.territoriooffroad.com.br/territoriooffroad/index.php?option=com_kunena&Itemid=16&func=view&catid=3&id=5
A minha está 100%, mas acabei de trocar, como sabem...
henrique wamser
13/12/2010, 20:34
não precisa olhar bosta nenhuma
é só tirar uma e colocar a outra....hahaha como posso ser tão mau!!!!?
Para quem gosta de olhar, tem em http://www.landroverclub.com.ar/viewtopic.php?t=119569&postdays=0&postorder=asc&start=15 uma bomba aberta.
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
alex.cunha
15/12/2010, 22:57
Meu caro,
Manda o contato dessa Perim pra ver se eles podem fazer o serviço pra quem mora em Fortaleza.
George
George, você recebeu o contato? Se ainda n'ao ligou: http://www.territoriooffroad.com.br/territoriooffroad/index.php?option=com_kunena&Itemid=16&func=view&catid=3&id=5
Como já informado, podem confiar, eu vi pessoalmente o processo de recuperação, das bombas. É muito bem feito!:concordo:
Eduardo Lopes
21/12/2010, 21:15
Estava lendo este post e vi que muitos dos problemas relatados ja tive no meu carro, atribuo a "perda" da bomba a pressao de oleo, porque??? JA ACONTECEU COMIGO. apos uma troca de oleo rotineira a bomba que vinha funcionando 100% passou a fazer um barulho esquisito parrecendo uma metralhadora quando o motor estava acima de 2000rpm, principalmente quando subia algum viaduto, numa dessas decidas de viaduto foi quando ela me abandonou, corri e comprei uma Rafaela para fazer a troca, no outro dia quando fui pegar a bomba no correio, a "antiga" (original wabco com 3000km pois a que veio no carro dancou com 100.000 exatos) pasmem a bomba voltou a funcionar, fiquei muito desconfiado e mantive a Rafaela no carro para qualquer emergencia, no outro dia a bomba parou novamente, fui ao mecanico que havia feito a troca e a primeira coisa que ele fez foi verificar o nivel de oleo, realmente nao estava baixo mas estava no limite, ele completou ate ficar dentro do parametro mas um pouco acima do meio entre o baixo e o alto (digamos a 3/4) e a bomba voltou a funcionar e nao parou mais, segundo ele ela precisa da pressao do oleo para funcionar, se certo ou errado isso nao interessa, sei que no meu caso funcionou, e funciona a 30.000km mas a Rafaela esta dentro do carro para qualquer emergencia, grande abraco.
SGT_BARCELOS
15/03/2011, 19:36
Amigo, estou pela primeira vez participando deste forum. Peço que me desculpe se estiver fazendo algo errado e peço-lhe também que me oriente caso isto ocorra.
Estava lendo seus comentários e acho que vc pode me orientar.
Bom sou militar do exército, e tenho sob meus cuidados uma land rover 130, não militarizada ou seja igual a todas.
Estou com problemas na chave de farol, diferencial traseiro, freio de estacionamento, pneus dianteiros estragando por dentro ou seja tá complicado para mim.
Levo a vtr em oficinas, mas escuta cada bobagem que prefiro eu mesmo dando jeito.
Agora estou com um problemão, justamente os freios, ta uma mercadoria ou seja totalmente inoperante. Quando o pedal não desce até o fim e a vtr segue seu destino ele fica borrachudo, elastico, sei lá, só sei que não é normal.
Tenho minhas duvidas justamente sobre esta bomba de vácuo. Mandei a vtr para uns amigos arrumar o motor, pois conseguiram estragar o virabrequim e depois disto o freio ficou desta maneira.
Consegue me orientar ou me dar dicar para eu tentar solucionar este e os outros problemas ???
Desde já agradeço e fico no aguardo
Abraços
Barcelos :concordo:
É simples Carlão,
o manual da oficina da LR, e tampouco a tabela de manutenção da LR, sugerem inspeção ou troca preventiva desta bomba.
Como esta falha acarreta na parcial perda de eficiência de frenagem, este é um item que deveria durar muito mais do que meros 100mil km e com garantia, como é verdade nos outros veículos, sejam estes 4x4, passeio etc...
É uma bomba mal feita. Só da Wabco existem CENTENAS de casos com falhas muito anteriores.
Até hoje dei sorte, mas até quando continuarei sortudo. Além do alternador, sempre carrego uma destas bombas de reserva..
Abraços
Luciano Valois
17/03/2011, 17:08
Amigo, estou pela primeira vez participando deste forum. Peço que me desculpe se estiver fazendo algo errado e peço-lhe também que me oriente caso isto ocorra.
Estava lendo seus comentários e acho que vc pode me orientar.
Bom sou militar do exército, e tenho sob meus cuidados uma land rover 130, não militarizada ou seja igual a todas.
Estou com problemas na chave de farol, diferencial traseiro, freio de estacionamento, pneus dianteiros estragando por dentro ou seja tá complicado para mim.
Levo a vtr em oficinas, mas escuta cada bobagem que prefiro eu mesmo dando jeito.
Agora estou com um problemão, justamente os freios, ta uma mercadoria ou seja totalmente inoperante. Quando o pedal não desce até o fim e a vtr segue seu destino ele fica borrachudo, elastico, sei lá, só sei que não é normal.
Tenho minhas duvidas justamente sobre esta bomba de vácuo. Mandei a vtr para uns amigos arrumar o motor, pois conseguiram estragar o virabrequim e depois disto o freio ficou desta maneira.
Consegue me orientar ou me dar dicar para eu tentar solucionar este e os outros problemas ???
Desde já agradeço e fico no aguardo
Abraços
Barcelos :concordo:
Caro colega, em seu Estado (São Paulo) existe bons mecânicos espacializados em Defender. Eu aconselharia você procurar o Ronald, sua oficina fica em Cotia se não me engano, é muito recomendado pelo pessoal aqui do fórum que possui Defender. Se eu estivesse com esses problemas em minha Defender eu faria isso.
Tem o Luiz Fraga da The specialist também, creio que é na capital.
Um abraço e boa sorte.:concordo:
Pessoal
Pesquisando sobre a bomba de vácuo, vi que os motores MWM Sprint sofrem com este item assim como as nossas Land´s. Minha 110 ainda está com a bomba original (175.000km) e das consultas posso repassar o seguinte:
Para lubrificar os componentes internos e para garantir a vedação de suas partes móveis, a bomba de vácuo requer alimentação de óleo através do circuito de óleo do motor (ver diagrama em anexo e em http://www.wabco-auto.com/uploads/media/Product_Brochure-Vacuum_Pumps.pdf).
Existe um injetor rosqueado no bloco do motor que envia um jato de óleo para o excêntrico que aciona a bomba e para a parte inferior da mesma. Parte deste óleo entra na bomba que após a lubrificação retorna ao cárter junto com o ar aspirado pelo servo freio.
Quando trocamos ou quando a bomba de vácuo tem duração curta devemos verificar:
- Que o óleo e a parte interna do motor estejam limpos, isto depende da idade do motor, da frequencia de troca de óleo, filtro de oleo, de ar, da qualidade do combustível, do óleo e da combustão).
- Que o filtro de ar do servo esteja limpo e integro.
- Que a tampa da bomba, a carcaça do servo e a mangueira que liga o servo à bomba não tenham vazamentos (entradas de ar e sujeira).
- Que o injetor de óleo esteja desobstruído e lubrifique bem tanto o excêntrico como a parte inferior da bomba.
Este último ponto é o que na maioria das vezes encurta a vida das bombas.
http://img197.imageshack.us/img197/4522/circuitodeleo.jpg (http://img197.imageshack.us/i/circuitodeleo.jpg/)
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
Luciano Valois
30/03/2011, 10:05
- Que o filtro de ar do servo esteja limpo e integro.
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73[/QUOTE]
Bom dia colega Hugo,
Esse filtro de ar do servo freio ficaria dentro do HIDROVÁCUO (SERVO FREIO)????
Estou com essa peça retirada da minha viatura em razão de freio duro que a mesma vem apresentando. No teste minha bomba de vácuo apresentou bastante sucção, creio não ser ela o problema. O servo vai para um teste hoje e vou aguardar o resultado porém queria verificar esse filtro do servo mais não sei onde fica localizado.
Um abraço.
Luciano.
rafaelfernandez
30/03/2011, 12:08
- Que o filtro de ar do servo esteja limpo e integro.
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
Bom dia colega Hugo,
Esse filtro de ar do servo freio ficaria dentro do HIDROVÁCUO (SERVO FREIO)????
Estou com essa peça retirada da minha viatura em razão de freio duro que a mesma vem apresentando. No teste minha bomba de vácuo apresentou bastante sucção, creio não ser ela o problema. O servo vai para um teste hoje e vou aguardar o resultado porém queria verificar esse filtro do servo mais não sei onde fica localizado.
Um abraço.
Luciano.
De uma olhada com carinho no servo, perto dos parafusos de fixação. Lá é onde costuma rachar, normalmente por excesso de torque no aperto. Uma boa solda amarela resolve o problema. :concordo:
[]´s
Rafael
Luciano Valois
30/03/2011, 15:40
De uma olhada com carinho no servo, perto dos parafusos de fixação. Lá é onde costuma rachar, normalmente por excesso de torque no aperto. Uma boa solda amarela resolve o problema. :concordo:
[]´s
Rafael
Valeu Rafael,
Poxa, pelo que verifiquei não tem nenhuma rachadurra externa no servo, olhei bastante os pontos de fixação dos parafusos e nada encontrei.
Esse freio esta me encucando. Ainda não tive o resultado do teste do servo.
O próximo passo, conversando com meu mexânico, é retirar as pinças de freio. Alguém tem algum conselho sobre essa retirada das pinças?? Adianta?? Tempo perdido?? Não vai mudar nada???
Pode ser AR no sistema???
Um abraço e agradeço aos expert's.
Luciano.
PS: Meu veículo é de dezembro de 2004.
Modelo 2005 e está com 126.000 KM
rafaelfernandez
30/03/2011, 20:12
Luciano,
Nao vejo como retirar as pinças poderia resolver. Se o freio esta funcionando, estando somente duro demais, tem algo de errado no sistema de auxilio(servo freio/bomba de vacuo). No Defender é bem comum rachar o servo, e as vezes a rachadura é bem pequena e de dificil detecção.
Você mesmo ja testou a bomba de vacuo? Retire a magueira que se conecta no servo e tampe a mesma com o dedo(motor funcionando). Da pra sentir a sucção da bomba se estiver tudo ok.
Se nao for a bomba, é no servo freio o problema. Ar no sistema deixaria o freio esponjoso e não duro.
[]´s
Rafael
Luciano Valois
30/03/2011, 22:25
Luciano,
Nao vejo como retirar as pinças poderia resolver. Se o freio esta funcionando, estando somente duro demais, tem algo de errado no sistema de auxilio(servo freio/bomba de vacuo). No Defender é bem comum rachar o servo, e as vezes a rachadura é bem pequena e de dificil detecção.
Você mesmo ja testou a bomba de vacuo? Retire a magueira que se conecta no servo e tampe a mesma com o dedo(motor funcionando). Da pra sentir a sucção da bomba se estiver tudo ok.
Se nao for a bomba, é no servo freio o problema. Ar no sistema deixaria o freio esponjoso e não duro.
[]´s
Rafael
Valeu Rafael,
Eu mesmo junto com meu mecânico fizemos o teste retirando a mangeira do servo e pudemos verificar que tinha bastante sucção. Quanto ao servo freio, levamos hoje em dois lugares diferentes e o teste no servo constatou que o mesmo esta bom. Pois é, não sei que mistério é esse.
caso alguem tenha mais alguma dica agradeceria bastante.
Obrigado.
Luciano
PS: o disco de freio está irregular, precisando de um passe. As pastilhas estão comendo de forma irregular, apenas pelo meio.
Posso fazer o passe neste disco ou não é recomedável???
Bom dia colega Hugo,
Esse filtro de ar do servo freio ficaria dentro do HIDROVÁCUO (SERVO FREIO)????
Estou com essa peça retirada da minha viatura em razão de freio duro que a mesma vem apresentando. No teste minha bomba de vácuo apresentou bastante sucção, creio não ser ela o problema. O servo vai para um teste hoje e vou aguardar o resultado porém queria verificar esse filtro do servo mais não sei onde fica localizado.
Um abraço.
Luciano.
Luciano
Esse filtro é uma espuma que fica dentro da Land na haste que é acionada pelo pedal do freio.
http://img94.imageshack.us/img94/8666/servo2.jpg (http://img94.imageshack.us/i/servo2.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
http://img18.imageshack.us/img18/5166/servo.png (http://img18.imageshack.us/i/servo.png/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
http://www.youtube.com/watch?v=KpluirDq3CQ
http://www.youtube.com/watch?v=chPXe1BrKBA
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
rafaelfernandez
31/03/2011, 14:57
Valeu Rafael,
Eu mesmo junto com meu mecânico fizemos o teste retirando a mangeira do servo e pudemos verificar que tinha bastante sucção. Quanto ao servo freio, levamos hoje em dois lugares diferentes e o teste no servo constatou que o mesmo esta bom. Pois é, não sei que mistério é esse.
caso alguem tenha mais alguma dica agradeceria bastante.
Obrigado.
Luciano
PS: o disco de freio está irregular, precisando de um passe. As pastilhas estão comendo de forma irregular, apenas pelo meio.
Posso fazer o passe neste disco ou não é recomedável???
:pensativo: Estranho...
Se tem vacuo e o pedal esta duro, so pode ser o servo-freio. :parede:
Para tirar a duvida de vez, seria bom pegar o servo do carro de um amigo cujo freio esteja bom e instalar no seu carro. Dai daria para tirar alguma conclusão.
Pra descargo de consciencia, de uma verifica no estado das manqueiras e na borracha no buraco que encaixa a mangueira no servo.
Para o pedal ficar duro o vacuo tem que estar escapando por algum lugar... :pipoca:
Quanto ao disco, pode dar o passe sim, mas certifique-se que ele vai ficar dentro ainda da especificação.
[]´s
Rafael
AleBelchior
10/05/2014, 19:15
Boa noite à todos.
Meu tio comprou um LR Defender 110 CSW 2001/2001. Ele quer umas dicas de oficina e manutenção pra poder revisar o carro dele que está com 220.000 kms. E se possível indicar oficinas no estado de Mato Grosso do Sul ou até mesmo no estado de São Paulo. Aguardo resposta. Obrigado.
Ontem durante uma pequena viagem (120Km) o pedal de freio ficou duro e a frenagem ficou bem prejudicada.
Segui com cautela até a garagem.
Hoje pela manhã fui ver o que poderia ser e, ao chegar logo vi uma poça de óleo no chão.
De cara pensei... me f*!
Ao abrir o capô logo observei que a tampa da bomba só estava presa por 1 único pop. Os outros 5 estouraram! Com isso não dava vácuo e o freio não funcionava direito (me corrijam se estiver errado!).
Como não tinha como consertar na hora, arrumei uma forma de amarrar a tampa para não cair e segui estrada.
Agora preciso consertar e para isso peço ajuda de vocês.
Qual o procedimento?
Para ter acesso a bomba tenho que retirar a turbina, então eu poderia retirar as conexões da bomba direto ou tenho que fazer algo para não vazar óleo?
Quanto a tampa da bomba, para travá-la no lugar eu poderia com a furadeira retirar as sobras dos pops e rebitar outros somente? Tem algum tipo de vedação necessária (tipo oring ou silicone loctite)? Tem como no lugar dos pops, abrir o furo e prender com parafuso, porca e arruela de pressão?
Seguem as fotos.
489476489477
Aguardo o retorno, obrigado.
O pessoal da perim quando recondiciona a bomba de vácuo colocam no lugar dos arrebites parafusos com porcas auto travante, aqueles dois selos um superior e outro inferior são para se soltarem caso haja calço no motor,eles podem ter sido colados de forma errada e os rebites se soltaram.
SergioMedeiros
14/01/2015, 18:47
Ontem durante uma pequena viagem (120Km) o pedal de freio ficou duro e a frenagem ficou bem prejudicada.
Segui com cautela até a garagem.
Hoje pela manhã fui ver o que poderia ser e, ao chegar logo vi uma poça de óleo no chão.
De cara pensei... me f*!
Ao abrir o capô logo observei que a tampa da bomba só estava presa por 1 único pop. Os outros 5 estouraram! Com isso não dava vácuo e o freio não funcionava direito (me corrijam se estiver errado!).
Como não tinha como consertar na hora, arrumei uma forma de amarrar a tampa para não cair e segui estrada.
Agora preciso consertar e para isso peço ajuda de vocês.
Qual o procedimento?
Para ter acesso a bomba tenho que retirar a turbina, então eu poderia retirar as conexões da bomba direto ou tenho que fazer algo para não vazar óleo?
Quanto a tampa da bomba, para travá-la no lugar eu poderia com a furadeira retirar as sobras dos pops e rebitar outros somente? Tem algum tipo de vedação necessária (tipo oring ou silicone loctite)? Tem como no lugar dos pops, abrir o furo e prender com parafuso, porca e arruela de pressão?
Seguem as fotos.
489476489477
Aguardo o retorno, obrigado.
Se o carro estiver parado e frio, não vai vazar óleo pois estará tudo no çarter. Talvez vaze pouca coisa.
Por que tirar a turbina pra mexer na bomba? Ela fica do outro lado...
Pode sim fazer tudo que comentou... tirar os rebites e colocar parafuso e porca. A questão é ver se sua bomba não danificou devido a tampa solta. Não custa tentar...faz o procedimento, dá partida e vai lá no cano de vácuo que liga na panela ver se tá fazendo vácuo. Só não tira a bomba do bloco pois aí terá que deixar o motor em PMS e arranjar uma junta nova.
Se o carro estiver parado e frio, não vai vazar óleo pois estará tudo no çarter. Talvez vaze pouca coisa.
Por que tirar a turbina pra mexer na bomba? Ela fica do outro lado...
Pode sim fazer tudo que comentou... tirar os rebites e colocar parafuso e porca. A questão é ver se sua bomba não danificou devido a tampa solta. Não custa tentar...faz o procedimento, dá partida e vai lá no cano de vácuo que liga na panela ver se tá fazendo vácuo. Só não tira a bomba do bloco pois aí terá que deixar o motor em PMS e arranjar uma junta nova.
Boa noite companheiros!
Agradeço pela da Perin ENOC.
Sérgio, na correria escrevi turbina, mas me referia ao filtro de ar.
Agora, como poderia fazer para "limpar" os arrebites quebrados sem tirar a bomba do lugar? Acho que mesmo sem o filtro de ar, não teria ângulo para a furadeira.
Quanto a junta, é só a que fixa ela no bloco ou tem alguma (junta ou o-ring) na tampa também?
Procurei no Microcat e nada achei...
Se tiver que retirá-la, como proceder para deixar o motor em PMS? Quanto a nova junta, seria possível fazer uma recortada de papel e adesivo tipo loctite?
Quanto ao funcionamento da bomba, creio não ter dado problema, pois depois de "amarrar" a tampa para seguir viagem o pedal do freio ficou macio novamente, talvez não como antes, mas um pouco melhor.
Obrigado mais uma vez!
SergioMedeiros
15/01/2015, 09:57
Boa noite companheiros!
Agradeço pela da Perin ENOC.
Sérgio, na correria escrevi turbina, mas me referia ao filtro de ar.
Agora, como poderia fazer para "limpar" os arrebites quebrados sem tirar a bomba do lugar? Acho que mesmo sem o filtro de ar, não teria ângulo para a furadeira.
Quanto a junta, é só a que fixa ela no bloco ou tem alguma (junta ou o-ring) na tampa também?
Procurei no Microcat e nada achei...
Se tiver que retirá-la, como proceder para deixar o motor em PMS? Quanto a nova junta, seria possível fazer uma recortada de papel e adesivo tipo loctite?
Quanto ao funcionamento da bomba, creio não ter dado problema, pois depois de "amarrar" a tampa para seguir viagem o pedal do freio ficou macio novamente, talvez não como antes, mas um pouco melhor.
Obrigado mais uma vez!
Bom, se não consegue refaze-la no lugar então é legal tira-la....
Deve estar em PMS para que a bomba não esteja sobre pressão do eixo de comando. Para isso, em baixo da caixa seca tem um orifício, que provavelmente esteja aberto. Caso esteja com um bujão, remova-o. Ali voce vai ver o volante do motor, que quando está em PMS aparece um sulco do volante alinhado com o orifício. Esse ponto é o PMS, onde o primeiro pistão está no seu ponto morto superior.
Para chegar nele, levante uma roda dianteira, engate a quinta marcha com o carro desligado e pede pra alguém ir girando a roda, até chegar nesse ponto.
Na tampa pode usar uma junta liquida, loctite.
Na conexão com o bloco, o ideal é uma junta de papel mesmo. Até hoje não vi ninguem usar junta liquida ali, então não sei dizer se funciona.
Faz o teste no cano de vacuo, com o dedo depois de tudo montado.
Abs
Sergio
Novamente obrigado Sérgio.
Como a vtr está prejudicada e o final de semana vem vindo, fica complicado aguardar a entrega da junta.
Então resolvi comprar o papel velumóide para recortar uma.
Alguém sabe informar qual a espessura da junta original?
Obrigado.
Aproveitando o domingo em casa, fui conferir o vazamento de óleo da bomba.
489817
Comecei colocando uma Bohemia pra gelar e, logo fui reunir as ferramentas para o serviço.
Primeiro tive que arrumar uma outra furadeira menor visto que a Makita era grande demais e não tinha espaço para ela trabalhar.
Acabei pegando uma manual, que para tirar o pop funcionou bem.
489819
Abri todos eles, tirei a tampa da bomba e fui limpá-la.
O O-ring da tampa estava danificado e eu não consegui outro na cidade.
Para substituí-lo usei Loctite 999 (formador de junta de cor cinza).
489820
Após limpei a parte interna da bomba, pois como trabalhou aberta, acabou entrando um pouco de sujeira.
Limpeza feita, silicone já curado, estava na hora de prender a tampa na carcaça.
Como meu filho que adora minhas ferramentas andou buscando parafusos em minha caixa, fiquei sem eles para fechar a tampa. Tive que prender com rebites novamente.
489821
Tudo montado, deixei curara mais um tempo como dito pelo Loctite.
Final do dia liguei a vtr e nenhum vazamento, e o freio ficou perfeito novamente!
Próximo passo é trocar os terminais de direção e as buchas do amortecedor de direção.
Domingo que vem volto para a garagem.
Abs.
Mandou muito bem Muskitu..Parabens...
Acho que num consigo chegar neste nivel...rs..
SergioMedeiros
19/01/2015, 19:17
:palmas::palmas::palmas:
Muito bom!!!
Aproveitando, que tipo de rebite é esse que utilizou?
Obrigado Abel e Sérgio,
mas esse serviço foi moleza pois não tive que retirar a bomba do bloco do motor.
Se tivesse que retirá-la só aumentaria o trabalho, até porque não tinha a junta que coloca entre ela e o bloco, com isso eu teria que fazer uma.
Como não retirei ela, foi só sacar as sobras, limpar, substituir o o-ring pelo silicone 999 e prender novamente.
O rebite usado foi o de repuxo aberto em alumínio, na medida 7/32 polegadas.
Dá para colocar o 5/16 também, mas meu alicate não tinha o encaixe para essa medida.
Abs.
A minha bomba foi pro saco fis uma viajem curta no domingo correu tudo ok, segunda não usei a LR sai com a Band hoje terça fui sair com a LR e quando pisei no freio senti ele duro andei um pouco e ficou um pouco macio piso logo em seguida e esta duro, bomba de vácuo melecada de óleo, resumindo acho que vou atrás de um hidrobuster, pelo menos sei que ficara bom por muitos anos (R$ 1.300,00) novo.
Alguém já usou bomba recondicionada tem uma que e do Perim R$ 389,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-665281589-bomba-de-vacuo-exaustor-do-freio-land-rover-defender-disco1-_JM .
Eduardo Tescarollo
30/06/2015, 17:29
Alguém já usou bomba recondicionada tem uma que e do Perim R$ 389,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-665281589-bomba-de-vacuo-exaustor-do-freio-land-rover-defender-disco1-_JM .
Eu uso e tem muita gente que usa. É da Perim auto peças. http://www.perimpecas.com.br/
Att.
importei uma wabco , levou 40 dias pra chegar , 900 reais...
tava com um perim que ia colocar (tava demorando muito) , me falaram muito bem dela..
Valeu pessoal vou comprar esta do Perim, pretendo viajar com ela nestas ferias de julho, ai com calma pensamos no futuro rsss.
A entrega do Perim (Sedex) foi super rápida comprei ontem dia 01/07/15 as 9hs e chegou hoje 02/07/15 as 13hs, agora vamos instala a amanham sexta feira e vamos ver qt dura rsss..
Bomba trocada, acreditem se quiser na que retirei a bomba tinha Durepoxi na tampa e deram acabamento e pintaram, pura gambiarra e segundo o proprietário anterior tinha comentado que tinha trocado a bomba de vácuo recentemente, mas tem um outro problema que o mecânico detectou o hidrovacuo esta com vazamento, teste simples que ele fez com o carro em funcionamento pise no freio e segure desligue o motor e continuando a segurar o pedal do freio, no meu caso o pedal esta bem mole (macio) começou a empurrar o pedal do freio de volta e ficar duro rapidamente, ou seja o vácuo do sistema acaba bem rápido.
Outra coisa que fiquei impressionado e com a bomba o em bulo que vai ser acionado pelo comando do motor tem uma resistência impressionante fiz um teste nele antes de instalar para aciona-lo tive que colocar uma força descomunal sobre a bomba, fico imaginando o quanto isto tira de potencia do motor pois a resistência e muito grande, com calma irei procurar um hidrobuster sem duvida alguma p/ mim este e um sistema que ficaria excelente p/ LR de fácil instalação, a deus bomba de vácuo e hidrovacuo. Se alguém tiver ou souber de alguma p/ vender a um preço razoável eu compro.
kk...a minha tinha durepoxi tb...
Bomba trocada, acreditem se quiser na que retirei a bomba tinha Durepoxi na tampa e deram acabamento e pintaram, pura gambiarra e segundo o proprietário anterior tinha comentado que tinha trocado a bomba de vácuo recentemente, mas tem um outro problema que o mecânico detectou o hidrovacuo esta com vazamento, teste simples que ele fez com o carro em funcionamento pise no freio e segure desligue o motor e continuando a segurar o pedal do freio, no meu caso o pedal esta bem mole (macio) começou a empurrar o pedal do freio de volta e ficar duro rapidamente, ou seja o vácuo do sistema acaba bem rápido.
Outra coisa que fiquei impressionado e com a bomba o em bulo que vai ser acionado pelo comando do motor tem uma resistência impressionante fiz um teste nele antes de instalar para aciona-lo tive que colocar uma força descomunal sobre a bomba, fico imaginando o quanto isto tira de potencia do motor pois a resistência e muito grande, com calma irei procurar um hidrobuster sem duvida alguma p/ mim este e um sistema que ficaria excelente p/ LR de fácil instalação, a deus bomba de vácuo e hidrovacuo. Se alguém tiver ou souber de alguma p/ vender a um preço razoável eu compro.
Joaquim Carvalho
07/07/2015, 22:35
Caro. Estou com esse problema na minha Land. Falei com dois excelentes mecânicos que trabalharam na ladpnd Rover. Eles falaram que na troca da bomba devemos trocar também o servo freio. Confio muito neles, pois sãompessoas sérias, mas gostaria de ouvir a opinião técnica dos colegas.
eu troquei a bomba recentemente em um especialista aqui no rio .. e ele nao falou nada do servo...
Denilsom
08/07/2015, 14:29
Tambem nunca vi falar, mas Talvez seja por precauçao pois acredito que dependendo do estado da bomba ruim manda oléo de motor junto com o vácuo causando defeito no servo freio.
sei não... não seria melhor trocar de mecanico?
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