Conectar

Ver Versão Completa : JIMNY fumando e oscilando a lenta

BrunoSouza
21/11/2010, 11:31
Ola a todos Jimnyzeiros e usuarios do Forum 4x4.

Preciso de ajuda :)

Comprei um jimny Ano 98 Mod. 99 SOHC 1.3 16V. Fiz o motor inteiro Bloco, Virabrequim, Bielas, Pistao, Aneis, Cabeçote, Guias de valvula e escape tudo novo. Meu motor esta com 100 km rodados e estou com um problema. O carro liga normalmente e sua lenta vai imediatamente para 2000 e depois abaixa gradativamente até 1500, até ai gostaria de saber se isso é normal. O problema é quando começo a rodar com o jimny do nada ele começa a oscilar a lenta e FUMAR MUITO, e quando desligo motor e ligo no outro dia ele esta normal até eu começar a rodar um pouco acontecer o mesmo problema. Pesquisei em foruns que falam sobre o Sensor de rotação do virabrequim, Atuador da marcha lenta, Valvula de Admissão Escapamento, Regulador de Pressão entre outros... Não entendo quase nada de mecanica e gostaria da opinião de outros que entendem para que eu não gaste dinheiro a toa, até porque não posso comprar tudo isso.

Atenciosamente,
Bruno Souza

BrunoSouza
21/11/2010, 11:34
Preciso de ajuda :)

Comprei um jimny Ano 98 Mod. 99 SOHC 1.3 16V. Fiz o motor inteiro Bloco, Virabrequim, Bielas, Pistao, Aneis, Cabeçote, Guias de valvula e escape tudo novo. Meu motor esta com 100 km rodados e estou com um problema. O carro liga normalmente e sua lenta vai imediatamente para 2000 e depois abaixa gradativamente até 1500, até ai gostaria de saber se isso é normal. O problema é quando começo a rodar com o jimny do nada ele começa a oscilar a lenta e FUMAR MUITO, e quando desligo motor e ligo no outro dia ele esta normal até eu começar a rodar um pouco acontecer o mesmo problema. Detalhe que ele fuma somente quando começa esse problema de oscilar a lenta. Pesquisei em foruns que falam sobre o Sensor de rotação do virabrequim, Atuador da marcha lenta, Valvula de Admissão Escapamento, Regulador de Pressão entre outros... Não entendo quase nada de mecanica e gostaria da opinião de outros que entendem para que eu não gaste dinheiro a toa, até porque não posso comprar tudo isso.

Atenciosamente,
Bruno Souza

Maurício Fernandes
22/11/2010, 10:15
Bruno, a oscilação deve ser na injeção (sensor de rotação, bobina, cabos, ECU). Mas fumar não. Isso é da parte mecânica.
Verifique também a sonda lambda.
Espero ter ajudado.

ps. quanto gastou para fazer este motor?

Giovanni Morano
23/11/2010, 17:25
O Jimmy tem o mesmo sistema de bobina do GV - tracker?
Ou é bem diferente?

MATOSWR
24/11/2010, 00:24
Olá Bruno... meu não conhece bem esse motor 99 SOHC 1. Mas estou achando esse aceleração de lenta alta... é normal quando liga a aceleração ir la em cima e depois cair, mas era para cair mais.

Bem marcha lenta irregular pode ser um monte de coisa..a primeira é o atuardor de marcha lenta...pode estar falhando ou com problema..mas o sintoma só aparece quando vc não ta com o pé no acelerado...uma vez q é nessa hora q ele funciona. Se o carro falha, mesmo com voce acelerando ai e outra coisa...
se só falha fora do acelerador pode ser um monte de coisas.. mas eu testaria...
atuador de marcha lenta, filtro de ar, limpeza da tbi, vela, cabo de vela e bobina e sonda lambida...

sonda lambda e sensor de rotação apresentam sintomas mesmo quando voce acelera...(falhas)

Bem mas fumar como o amigo disse acima é problema mecanico...o mecanico q fez seu motor pode ter deixado algo fora do lugar.... pra saber faça a seguinte busca...

1- o nivel do oleo do motor ta baixando muito?
2 - veja se a saida do seu escapamento ta borrando de oleo..passa a mão se sujar de fluligem é normal, mas se lambuzar com algo viscoso é oleo.
3 - tire as velas, uma a uma e veja se estao sujas de oleo.

bem caso a resposta pra o numero acima seja sim, vc ta com problemas motor.

Huma pergunta...quando fez o motor colocou peças originais ou genericas chinesas?? isso pode explicar!

boa sorte e poste o resultado

trilha doida
24/11/2010, 10:49
quando alguma coisa ligado a injeção esta com problema...ela pode injetar muito combustível...e ai também sai uma fumaceira danada por excesso de combustível...

+ ñ tem jeito...só um mexanico para avaliar...+ tente achar um q entende realmente de suzuki...ou pelo menos d motor japones...

---------------------------------------
cumprimentos lamas e buracos
-------------------------------
TRILHADOIDA.
side5p/AP/1.8álcool/gnv/2+2=31...já rodando...
O LESMA

RicardoBR
27/11/2010, 02:00
A oscilação do meu em marcha lenta foi culpa dos bicos injetores, troquei os orings (anéis de vedação) e fiz uma limpeza em todo o sistema de admissão. Resolveu.

BrunoSouza
27/11/2010, 09:30
Bruno, a oscilação deve ser na injeção (sensor de rotação, bobina, cabos, ECU). Mas fumar não. Isso é da parte mecânica.
Verifique também a sonda lambda.
Espero ter ajudado.

ps. quanto gastou para fazer este motor?

Gastei uma grana... Comprei o bloco e o vira do samurai standart em bom estado de conservação. "Planei"( não sei se é assim mesmo que escreve ) o cabeçote e o resto é tudo novo e original jogo de aneis, jogo de pistão, jogo de biela, jogo de junta, bobinas, cabo de vela. Por volta de cinco mil reais... Não revisei nada de Atuador de Lenta, Sensor de Rotação do Girabrequim, Sonda Lambda, Limpeza dos Bicos Injetores... Mas agora, o motor esta com 700km e acabou todos os sintomas de oscilação da lenta e ficar fumando. Mas mesmo assim a lenta ta muito alta to fazendo a média de 8km por litro com motor zeradinho... imagino que esse alto consumo seja devido a essa lenta, pois o contagiro fica no 2000 depois de 30 segundos volta para 1200, como em curitiba volta para e arranca toda hora o cara fica na sua maioria do tempo em 2000... Se eu passar o carro no scanner ele por falar qual seria o ou os problemas ? E outro coisa como funciona o lance do scanner, qualquer scanner funciona em qualquer carro ?

Agradeço a todos que estão me ajudando.

Atenciosamente,
Bruno

BrunoSouza
27/11/2010, 09:39
O Jimmy tem o mesmo sistema de bobina do GV - tracker?
Ou é bem diferente?

Na real não entendo do sistema de bobina, mas as bobinas de injeção do Jimny eu comprei na Crestana e Crestana no braz em SP. Paguei R$ 85,99 cada, acho que isso foi a unica coisa barata que consegui para o jimny. Caso alguem necessite entra no site deles.
file:///tmp/moz-screenshot.jpg
file:///tmp/moz-screenshot-1.jpg BOBINAS DE IGNIÇÃO - IMPORTADO Bobina de Ignição Suzuki/Hyndai (EURO30590)

BrunoSouza
27/11/2010, 09:46
Olá Bruno... meu não conhece bem esse motor 99 SOHC 1. Mas estou achando esse aceleração de lenta alta... é normal quando liga a aceleração ir la em cima e depois cair, mas era para cair mais.

Bem marcha lenta irregular pode ser um monte de coisa..a primeira é o atuardor de marcha lenta...pode estar falhando ou com problema..mas o sintoma só aparece quando vc não ta com o pé no acelerado...uma vez q é nessa hora q ele funciona. Se o carro falha, mesmo com voce acelerando ai e outra coisa...
se só falha fora do acelerador pode ser um monte de coisas.. mas eu testaria...
atuador de marcha lenta, filtro de ar, limpeza da tbi, vela, cabo de vela e bobina e sonda lambida...

sonda lambda e sensor de rotação apresentam sintomas mesmo quando voce acelera...(falhas)

Bem mas fumar como o amigo disse acima é problema mecanico...o mecanico q fez seu motor pode ter deixado algo fora do lugar.... pra saber faça a seguinte busca...

1- o nivel do oleo do motor ta baixando muito?
2 - veja se a saida do seu escapamento ta borrando de oleo..passa a mão se sujar de fluligem é normal, mas se lambuzar com algo viscoso é oleo.
3 - tire as velas, uma a uma e veja se estao sujas de oleo.

bem caso a resposta pra o numero acima seja sim, vc ta com problemas motor.

Huma pergunta...quando fez o motor colocou peças originais ou genericas chinesas?? isso pode explicar!

boa sorte e poste o resultado

Comprei o bloco e o vira do samurai standart em bom estado de conservação. "Planei"( não sei se é assim mesmo que escreve ) o cabeçote e o resto é tudo novo e original jogo de aneis, jogo de pistão, jogo de biela, jogo de junta, bobinas, cabo de vela. Por volta de cinco mil reais... Não revisei nada de Atuador de Lenta, Sensor de Rotação do Girabrequim, Sonda Lambda, Limpeza dos Bicos Injetores... Mas agora, o motor esta com 700km e acabou todos os sintomas de oscilação da lenta e ficar fumando. Mas mesmo assim a lenta ta muito alta, to fazendo a média de 8km por litro com motor zeradinho... imagino que esse alto consumo seja devido a essa lenta, pois o contagiro fica no 2000 depois de 30 segundos volta para 1200, como em curitiba para e arranca toda hora o carro fica na sua maioria do tempo em 2000... Se eu passar o carro no scanner ele por falar qual seria o ou os problemas ? E outra coisa como funciona o lance do scanner, qualquer scanner funciona em qualquer carro ?

Agradeço a todos que estão me ajudando.

Atenciosamente,
Bruno

BrunoSouza
27/11/2010, 09:48
quando alguma coisa ligado a injeção esta com problema...ela pode injetar muito combustível...e ai também sai uma fumaceira danada por excesso de combustível...

+ ñ tem jeito...só um mexanico para avaliar...+ tente achar um q entende realmente de suzuki...ou pelo menos d motor japones...

---------------------------------------
cumprimentos lamas e buracos
-------------------------------
TRILHADOIDA.
side5p/AP/1.8álcool/gnv/2+2=31...já rodando...
O LESMA

Beleza ! Vou verificar isso, obrigado pela dica.

BrunoSouza
27/11/2010, 09:49
A oscilação do meu em marcha lenta foi culpa dos bicos injetores, troquei os orings (anéis de vedação) e fiz uma limpeza em todo o sistema de admissão. Resolveu.

Hmmm vou fazer isso e postar o resultado. Obrigado

Maurício Fernandes
27/11/2010, 10:05
Na real não entendo do sistema de bobina, mas as bobinas de injeção do Jimny eu comprei na Crestana e Crestana no braz em SP. Paguei R$ 85,99 cada, acho que isso foi a unica coisa barata que consegui para o jimny. Caso alguem necessite entra no site deles.
file:///tmp/moz-screenshot.jpg
file:///tmp/moz-screenshot-1.jpg BOBINAS DE IGNIÇÃO - IMPORTADO Bobina de Ignição Suzuki/Hyndai (EURO30590)

Bruno, isto é um achado, pois essas bobinas custas R$360,00 no mercado.
Contudo, embora meu jimny esteja com bobina de corsa, tenha elas aqui em casa e vi que o código impresso na peça é diferente: 33410-6600 4128.

RicardoBR
27/11/2010, 13:55
Hmmm vou fazer isso e postar o resultado. Obrigado

Só pra constar: Os bicos do meu não são originais, pois os originais custam os olhos da cara! Mas não tive problemas com a adaptação. Aliás, nem sei qual foi, é de algum carro da FIAT.

BrunoSouza
27/11/2010, 18:51
Bruno, isto é um achado, pois essas bobinas custas R$360,00 no mercado.
Contudo, embora meu jimny esteja com bobina de corsa, tenha elas aqui em casa e vi que o código impresso na peça é diferente: 33410-6600 4128.

É a mesma bobina da Suzuki Genuine Parts, mesma furação, tamanho, uma cópia identica. Eu acho que o pessoal da Suzucar vende essa mesmo por 380 conto.

rafaellouro
27/11/2010, 19:11
Boa tarde amigo.em relaçao a fumaça apos a retifica pode ser varios fatores um deles e uma quantidade muito grande de oleo na descarga com o tempo a tendencia e a fumaça sumir outra possibilidade e o cabeçote os vedantes ?trocaram?os guias de valvulas estavam dentro do parametros?se continuar queimando existe uma grande possibilidade de a causa ser cabeçote.ja a oscilaçao de marcha lenta e parte de injeçao pode ser muitas coisas mas eu apostaria num tbi empenado. confira!um abraço

BrunoSouza
04/12/2010, 17:05
Boa tarde amigo.em relaçao a fumaça apos a retifica pode ser varios fatores um deles e uma quantidade muito grande de oleo na descarga com o tempo a tendencia e a fumaça sumir outra possibilidade e o cabeçote os vedantes ?trocaram?os guias de valvulas estavam dentro do parametros?se continuar queimando existe uma grande possibilidade de a causa ser cabeçote.ja a oscilaçao de marcha lenta e parte de injeçao pode ser muitas coisas mas eu apostaria num tbi empenado. confira!um abraço

O meu mecanico me passou a seguinte informação, quando o carro fuma constantemente é problema no anel e quando fuma só de vez em quando é cabeçote... Procede a informação ?

TCHEIGOR
05/12/2010, 03:41
bom se parou de fumar e só demora à baixar a rotação pode ser o mesmo que hove no meu vitara, o cabo do acelerador tava desfiando então trancava dentro do conduíte e ia voltando aos poucos. sempre que eu acelerava mais fundo a lenta ficava lá em cima e depois caía devagar. dá uma copnferida no cabo.
abrassss
Igor

MATOSWR
30/01/2011, 01:06
É a mesma bobina da Suzuki Genuine Parts, mesma furação, tamanho, uma cópia identica. Eu acho que o pessoal da Suzucar vende essa mesmo por 380 conto.

Bruno e pessoal. Hoje comparei essas bobinas, e verfiquei que não são iguais.
Possivelmente essa bobina servia bem no Jimny com motor G13B, mas não encaixa perfeitamente no motor M13A. Seria preciso tirar umas pontas e o plug também precisa de desbastes e mesmo assim encaxia apertado. Esses dois motores tem modelos de bobinas levemente diferentes, creio que a do M13A se sirva bem no G13B, pois é um pouco menor nas arestas.

Contudo nos dois modelos o valor da resistencia secundária de acordo com a o fabricante deve ficar entre 7,5 e 14 Koms.
Bem o modelo vendido na suzucar esta dentro desse padrão (medi 11,5), mas o modelo EURO30590 ficou bem abaixo...5,8. (valor encontrado em duas bobinas da mesma marca)

Assim vale usar a bobina da suzucar (não tenho relação com eles rs) e a propria Crestana informa que essa bobina não bate com o numero de serie do jimny M13A

Bem fotos das bobinas em anexo, com destaque das diferenças

Maurício Fernandes
31/01/2011, 10:31
Matosw, São bobinas diferentes sim.
No meu adaptei de carro nacional e tá funcionando bem.