PDA

Ver Versão Completa : MEU JEEP NAO PARA DE DAR XIME

napoleao
12/04/2005, 14:56
JA TENHO UM JEEP WILLYS CJ5 1960 TODO EQUIPADO TEM UNS 2 ANOS
MAS EU JA TENTEI TUDO E O TAL DO XIME VOLTA
JA TROQUEI TODOS OS PIVOS....AMORTECEDOR DE DIRECAO, BUCHAS....MAS NADA RESOLVE......ALGUEM PODE AJUDAR??? :(

Beto Lacerda
12/04/2005, 15:03
todo equipado ... , tem jumelão ??? ja verificou o angulo de caster ???
[]'s

napoleao
12/04/2005, 15:12
RS...EUTENHO ELE A AULGUM TEMPO MAS NAO SEI O QUE VC ESTA FALANDO....CASTER???....COMO POSSO BOTAR UMA FOTO PRA VC TER UMA IDEIA DE COMO ELE É...???

napoleao
12/04/2005, 15:26
POSSO MANDAR FOTO PARA SEU E-MAIL

Beto Lacerda
12/04/2005, 15:26
RS...EUTENHO ELE A AULGUM TEMPO MAS NAO SEI O QUE VC ESTA FALANDO....CASTER???....COMO POSSO BOTAR UMA FOTO PRA VC TER UMA IDEIA DE COMO ELE É...??? para colcoar fotos use o botão anexar , as fotos não podem ser maior que 640X480 e tem que ser .jpg , e tira o cpas lock se não parece que vc tá "GRITANDO" :lol: :lol:
[]'S
ps.: se não conseguir me manda no email que eu dou um jeito

napoleao
12/04/2005, 15:32
vou tentar mandar foto.......mandei pro seu e-mail....mas fala ai.....o que é a tal "caster"...???

napoleao
12/04/2005, 16:01
deu a minha hora......fico no aguardo da resposta....e desculpe a falta de geito...é a primeira vez que entro aqui....mas vou voltar sempre...ate porque quem tem jeep, sempre tem duvidas..valeu!!!

Beto Lacerda
12/04/2005, 16:27
caster é o angulo de giro do munhão em relação ao eixo , é o angulo que o pino mestre do munhão faz com a tubeira , qdo coloca-se jumelos maiores ele é alterado e isso causa um shimmi bravo ... , faz uma pesquisa no forum tem bastante coisa sobre isso , sobre shimmi então ...
[]'s

Sergio Rocha
12/04/2005, 18:33
Fala napoleao

Benvindo ao forum. Como vc é novo por aki , vou te dar uma dica.
Vai no google e digita "shimmy site:4x4brasil.com.br" , clro q sem as aspas.
Deve resolver os seus problemas. :wink:

[]'

Beto Lacerda
12/04/2005, 18:49
Napoleão recebi sua foto , aqui vaio ela , e na boa pela foto fica dificil ver onde pode estar o problema , tira uma foto do feixe dianteiro , que apareça o jumelo
[]'s achando que o shimmi do colega e caso de jumelão ..

napoleao
13/04/2005, 10:59
de ontem pra hoje eu troquei o amortecedor de direcão e resolvi 90% do problema e eu recebi umas dicas do Mauro Darezzo e acho que hoje mesmo eu resolvo 100% do problema......muito obrigado a todos.....

geleia
13/04/2005, 12:24
:P BLZ. CARO AMIGO TIVE UM PROBLEMA IGUAL A ESSE, O MEU JEEP ERA 100% AI RESOLVI COLOCAR UNS JUMELOS MAIORES, FOI SO PROBLEMAS O CARRO ERA SO XIME, POIS OS JUMELOS QUE COLOQUEI NAO ERA AQUELES EM FORMA DE " U ". VOLTEI OS JUMELOS E TUDO FICOU COMO ANTES

napoleao
14/04/2005, 11:23
o meu problema era mesmo o amortecedor de direcão...foi só trocar faser alguns apertos que ficou 10........

judison
14/04/2005, 14:01
Olá,

Amortecedor de direção não arruma shimmy, shimmi, xime nem chime :)

Ele simplesmente mascara o problema, segurando um pouco as coisas :?

Embora eu não possa falar muito... (também estau com amortecedor de direção) o correto seria você ir atraz do que esta causando isso, talvez o jumelo como nosso colega disse....

[]'s e fique atento... :!:

Beto Lacerda
14/04/2005, 15:19
Olá,

Amortecedor de direção não arruma shimmy, shimmi, xime nem chime :)

Ele simplesmente mascara o problema, segurando um pouco as coisas :?

X2
[]'s

Sergio Rocha
14/04/2005, 20:22
Se ele tivesse seguido o meu conselho de pesquisar, saberia disso.
[]'

marcello
21/04/2005, 19:37
O problema com shime do meu jeep resolvi tirando o empeno no chassi, custei a descobrir. Boa sorte companheiro!!!

napoleao
04/05/2005, 14:10
realmente so trocar o amortecedor de direcao nao foi o suficiente.....o xime, ou seja la como for que se escreve,....voltou e voltou pior ainda

napoleao
04/05/2005, 14:18
mas tambem nao era jumelão como disse o amigo......pois os jumelos sao normais, meu jeep é mais alto em função das rodas aro 16 e pneus kandango.....porem eu tinha rodas de liga leve e nessa epoca ele nao dava xime...so passou a tremer depois que coloquei rodas de ferro.....achei que era balanciamento e alinhamento......fiz e nao deu certo....agora o jeeep esta no mecanico desmontando a suspensao dianteira para remontar e regular para ver se resolve o problema....

adames
24/05/2005, 21:52
O meu jeep está com a configuração original de suspenção, porém com peças novas e mesmo assim estava dando shimmy, ninguém conseguia tirar, resolvi fazer um teste e deu certo, aumentei um pouco a convergência das rodas e pronto, tchauzinho pro shimmy, no meu caso deu certo e acho que não custa tentar, já que é uma coisa muito fácil de se fazer.

Thiago Serpa
25/05/2005, 12:01
No meu caso, os pneus estavam deformados, fora de centro, o que causava o shimy... Coloquei um jogo de sapatos novos e acabou o problema!! :D

adames
25/05/2005, 12:09
deixa eu te perguntar uma coisa NAPOLEAO, o seu jeep esta dando shimmy simplesmente de andar em linha reta, em alta velocidade, baixa velocidade ou só quando pega determinador buracos ou ondulações na pista?

leopoldo
25/05/2005, 12:28
Verifique e ajuste as folgas e pré-cargas dos rolamentos de roda e munhão, põe o ângulo de caster entre 3 e 4º e o shimmy some.

SmootH_
26/05/2005, 18:08
meu jeep tambem ta com um poco de shimmy, mas como ele ta no mecanico, e ele q tava dirigindo qdo deu isso, ele vai ve o que é isso
no meu caso nao é por chassi empenado, nem por jumelo alto

Marcelo Sandim
16/05/2006, 14:50
Meu jeep estava 100%...peguei uma estrada de terra de lascar! Bastante buraco mesmo....Na verdade fui até Gonçalves e terminei voltando para São José dos Campos pelo asfalto...até aí tudo bem!
Parei o Jeep na garagem e dois dias depois fui andar no danado e o Shime apareceu... Achei estranho, pois havia andado 80 Km no asfalto e nada....depois de dois dias andei uns 500mts e já começou a tremedeira! :shock:
Vou trocar os terminais pra ver no que dá...
[]s.

Beto Lacerda
16/05/2006, 15:08
confere o aperto dos grampos de mola e dos parafusos do jumelo
[]'s

Carlos ZN
18/05/2006, 20:54
Olá Amigos,

Como o mestre Leopoldo falou o meu em linha reta a 40 kl/h parecia que o volante ia pular era os rolamentos do munhão!!!!

Marcelo Sandim
19/05/2006, 22:19
confere o aperto dos grampos de mola e dos parafusos do jumelo
[]'s

Perfeito Beto!! :palmas:
Apertei o Jumelo e o danado sumiu....
Obrigado!
De qualquer forma eu troquei os terminais , fiz rodizio de pneus e alinhei... :mrgreen:
Dai fui dar uma volta e achei que o carro estava estranho....na hora que parei um cheiro de queimado... :putz: foi então que percebi que havia esquecido de soltar o freio de mão.... :shock:
De qualquer forma o p´roblema foi resolvido...segunda eu interno ele novamente na garagem para fazer um transplante! Vou colocar freio a disco na criança!
:dance: []s

edwint
22/05/2006, 16:15
meu problema c/ xime (tipo pendular), se resolveu quando troquei os feixes de mola dianteiros e amortecedores

LÊ BACALHAU
01/02/2008, 19:58
O Meu So Parou Quando Fiz Um Bom Alinhamento

Julinot
01/02/2008, 22:29
Por mais ajustado que esteja, sempre pode haver uma recaidita - acho que é da natureza desse tipo de veículo. Mas não há dúvida - experiência própria - que jumelos, molas, amortecedores, direção, alinhamento, etc e tal... tem que estar tudo direitinho: senão dança mesmo.