Ver Versão Completa : Ranger: common rail X bico injetor
marcelinoDF
19/11/2010, 16:29
Prezados foristas,
dei uma olhada nos tópicos do Fórum e não achei um comparativo entre as duas tecnologias, que ao que parece são beeeeem diferentes; sendo a common rail (Power Stroke)mais nova, a partir de 2005.
Peço, humildemente, a ajuda dos proprietários/usuários que conhecem bem as duas para me esclarecerem sobre:
a) custos de manutenção são equivalentes?
b) durabilidade do motor para uso em trabalho são aproximados?
c) diferença de tecnologia vale o custo maior para uso em trabalho de fazenda com trecho pequeno que necessita de tração (10Km)?
d) quando tem problema no meio do mato, acredito que a Power Stroke não dá para mexer no "motor"... Só guinchando?
Antecipadamente grato pela ajuda.
Imperador!
19/11/2010, 23:56
Na visão de um mero usuário:
a) O custo de manutenção do common rail é bem maior. Quer dizer, o custo quando dá problema é maior.
b) A durabilidade é a mesma, tendendo para a maior durabilidade do common rail. Contudo, o CR exige cuidados extras não necessários para os sistemas de bomba injetora.
c) Isso não tem influência nenhuma em relação à aplicação. É a simples evolução dos motores diesel para injeção eletrônica.
d) Depende do problema. Como sempre.
Pesquise no fórum tem muito tópicos sobre Ranger com BI e CR.
eduardo1968
20/11/2010, 18:14
O Common Rail veio para poluir menos, andar mais e consumir menos que o sistema BI. Porém, aqui ele é mais caro de manter por conta do combustível ser, no Brasil, ainda de tecnologia mais antiga. Ex: A maioria dos CR é pra diesel Euro IV, que não tem aqui no Brasil pra vender nos postos. Outra causa do custo de manutenção do CR ser maior, é tecnologia empregada nas peças ou nos módulos. Ex: um bico injetor de CR manda diesel na câmara a uma pressão de 1200 Bar, enquanto no sistema BI o bico manda 300 Bar. Além disso, as peças são patenteadas, e pagam Know How, ou para a Bosh ou para a Siemens ou outra fabricante, encarecendo mais ainda.
Carlos A. C. Azevedo
20/11/2010, 22:04
Resumindo esse bando de filhudaputa de fabricante que tem motor com CR bota um sistema de filtração porcaria altamente vagabundo, sabendo das condições imundas de como o diesel chega para nós consumidores acomodados com esse governo vagabundo, que não fiscaliza e deixa tudo como está...
Deivid/silveira
20/11/2010, 23:39
A obrigação deles é fabricar e vender eo resto é que se fod@.
Imperador!
21/11/2010, 10:26
Resumindo esse bando de filhudaputa de fabricante que tem motor com CR bota um sistema de filtração porcaria altamente vagabundo, sabendo das condições imundas de como o diesel chega para nós consumidores acomodados com esse governo vagabundo, que não fiscaliza e deixa tudo como está...
Sinceramente não vejo dessa forma.
Tudo bem que o carro é pessimamente preparado para o nosso combustível, mas o problema não é esse.
O problema é que os carros - CR - foram feitos para ser abastecidos com diesel de especificações Euro III e IV (ou o que vier superior). No Brasil, acho que não se produz nem diesel Euro II. A maioria das picapes são carros mundiais, então a pergunta: se todo mundo pode ter combustível de qualidade, por que a gente ainda não, ainda mais com a tão falada autosuficiência?
O dever é do governo de determinar que as petrolíferas produzam diesel de acordo com as especificações vigentes internacionalmente, não produzir o mesmo diesel que abastecia a rural do seu tataravô em 1940.
Se não for assim, só restaria nacionalizar todas as montadoras, como a GM e produzir carros + atrasados tecnologicamente ainda, tudo por culpa do governo que, para não necessitar investir, mantém uma produção com níveis altamente poluentes e desnecessários.
Sem falar nos postos de combustíveis bastante antigos, sem serem fiscalizados, com tanques de metal contaminando o combustível e litros e mais litros de sujeira dentro.
Por fim, produzir o combustível da qualidade que se espera não é bom só pra nós (carros sem problemas e mais econômicos), é também bom para o meio ambiente (poluem muito menos)
eduardo1968
21/11/2010, 18:44
Um exemplo do atraso tupiniquim é o de que na Argentina vc pode escolher, ou diesel comum (R$1,65 L) ou diesel EURO IV (R$2,10 L). Isso eu mesmo presenciei e tem essa opção em qualquer posto de lá.
O EURO IV compensa pelo consumo melhor e maior desempenho, tipo a diferença da nossa gasolina pra deles.
Walter L. L. Casitta
21/11/2010, 20:33
Um exemplo do atraso tupiniquim é o de que na Argentina vc pode escolher, ou diesel comum (R$1,65 L) ou diesel EURO IV (R$2,10 L). Isso eu mesmo presenciei e tem essa opção em qualquer posto de lá.
O EURO IV compensa pelo consumo melhor e maior desempenho, tipo a diferença da nossa gasolina pra deles.
Não é bem assim. em todos podem escolher. Motores antigos, tem que rodar com diesel comum e os motores com catalizador feitos para o EURO IV não podem rodar com diesel comum.
Aqui no Brasil também vai ter que ser do mesmo jeito. Um tipo de diesel para as diferentes tecnologias dos veículos...
eduardo1968
21/11/2010, 20:44
Valter
Vc já usou diesel Euro IV na sua ranger?
Walter L. L. Casitta
21/11/2010, 21:49
Valter
Vc já usou diesel Euro IV na sua ranger?
Eu não faria isso. O sistema de injeção da Ranger 2001 foi feito para diesel com enxofre. Ele precisa da propriedades lubrificantes do enxofre e o diesel Eurio IV diminui a vida útil da bomba e dos bicos...
Carlos A. C. Azevedo
21/11/2010, 22:06
Tem as diferenças de cores o vermelho é S500 e o amarelo é S50 ou alguma coisa assim...
eduardo1968
21/11/2010, 22:39
Valter
Esse foi o motivo pelo qual não quis usar o euro IV na minha ranger 2.5, quando fui lá, porém o bombista me disse que o pessoal usa nas 2.5 e 2.8 e que melhora o desempenho na estrada visivelmente.
É esta hai o problema do combustivel, na minha opinião temos dois problemas em um só que quem acaba pagado são os patos
1º problema as montadoras colocam no mercado um veículo global que não presta para o combustivel local, não avisam que deve ser usado combustivel apropriado, não cumprem a garantia por alegar combustivel de má qualidade, não tem diagnostico seguro para os motores eletronicos, que são espetaculares até dar problema, para quem roda muito é um perigo, o velho mecanico é mais recomendado o 2.8 é ideal.
2º problema o combustivel, a culpa é da petrobras que não produz o euto V, é dos postaos que batizam é do tamque de aço ou de plástico, e ai .
Hai é como coloquei na minha postagem de 11/11/2010 "Ranger sempre Falhando", ou ´nós consumidores nos unimos e iniciamos um movimento seja para a melhoria da qualidade do combustivel seja pelo barateamento das manutenções, ou então devemos optar pelos motores mecanicos antigos o melhor a meu ver o 2.8 até termos combustivel digno para os motores eletronicos.
Pequeno jr
22/11/2010, 10:12
Caminho sem volta essa questão de termos 2 tipos de combustíveis para cada tipo de sistema, mas o problema é que quando isso vai começar???
Como tudo no Brasil nada é planejado. Se querem isso para 2012 já tinham que estar avisando aos postos de combustíveis para começarem a se preparar com compra de novos tanques, bombas e etc .. mas .. cade o governo avisar???
Walter L. L. Casitta
22/11/2010, 10:21
É esta hai o problema do combustivel, na minha opinião temos dois problemas em um só que quem acaba pagado são os patos
1º problema as montadoras colocam no mercado um veículo global que não presta para o combustivel local, não avisam que deve ser usado combustivel apropriado, não cumprem a garantia por alegar combustivel de má qualidade, não tem diagnostico seguro para os motores eletronicos, que são espetaculares até dar problema, para quem roda muito é um perigo, o velho mecanico é mais recomendado o 2.8 é ideal.
2º problema o combustivel, a culpa é da petrobras que não produz o euto V, é dos postaos que batizam é do tamque de aço ou de plástico, e ai .
Hai é como coloquei na minha postagem de 11/11/2010 "Ranger sempre Falhando", ou ´nós consumidores nos unimos e iniciamos um movimento seja para a melhoria da qualidade do combustivel seja pelo barateamento das manutenções, ou então devemos optar pelos motores mecanicos antigos o melhor a meu ver o 2.8 até termos combustivel digno para os motores eletronicos.
Isso não é verdade.
Só porque você possa ter passado por alguma experiência desagradável não quer dizer que todo mundo vai ter o mesmo problema.
Não vamos generalizar. A Petrobras não pode ser culpada se alguns distribuidores adulteram ou acondiciona mau o combustível.
Nem sempre os fabricantes podem ser culpados por uma ou outra oficina cheia de funcionários incompetentes.
Nunca tive problema nenhum com diesel ou sistema de injeção. Se fosse assim o Brasil estava parado, cheio de Ônibus e caminhões parados pelas estradas...
Walter L. L. Casitta
22/11/2010, 10:25
Caminho sem volta essa questão de termos 2 tipos de combustíveis para cada tipo de sistema, mas o problema é que quando isso vai começar???
Como tudo no Brasil nada é planejado. Se querem isso para 2012 já tinham que estar avisando aos postos de combustíveis para começarem a se preparar com compra de novos tanques, bombas e etc .. mas .. cade o governo avisar???
Isso aí é manobra pra protelar a mudança mais ainda. Vai ser dureza sair por aí de picape 0Km não encontrar diesel adequado. No início Muita gente vai meter diesel comum mesmo...
Marcelo-HPE
22/11/2010, 13:12
O problema é que os sistemas de injeção dos caminhões e de algumas picapes C.R de alguns fabricantes provam ser mais robustos que de outros fabricantes .
Esse sistema siemens da ranger 3.0 é muito sensível e problemático a MWM já era parater trocado por sistema bosch como nas outras picapes .
Aqui a ranger 3.0 é chamada de Feitiço !! pois é difícel de diagnosticar os problemas .
Aqui perto de casa tinha um lojista com uma 3.0 2006 prata a venda , coisa linda a picape , mas com os bicos ferrados , o lojista disse que gastou uma nota no carro e que deu prejuizo para ele é bom para esses picaretas aprenderem . hehehe.
Eduardo Eustaquio
22/11/2010, 22:38
De certa forma, não concordo. Como já comentei antes, o universo de usuários que freqüentam aqui é muito menor que a realidade do dia a dia. Se vocês andarem um pouco pelo interior do Brasil, verificarão que este problema no Diesel ocorre com com todas as marcas e praticamente nas mesmas proporções.
O sistema mais caro que tenho escutado é o da Nissan. A troca do sistema completo dela hoje deve chegar perto dos R$ 18.000,00 e isso se a pessoa der sorte de ter tudo em mãos.
Já do lado mais barato estão os sistemas da S-10 e Ranger. A facilidade de achar os componentes dos sistemas delas é um fator decisivo hoje para a utilização destes a trabalho.
Mas como disse anteriormente, todas tem dado problema. Não fiquem achando que apenas um sistema é mais sensível que outro.
Agora uma coisa interessante é que a minha primeira Hilux tive 1 problema devido ao Diesel. A primeira triton de meu irmão 3x e aquela ex-Ranger dele 1 vez (peneira).
Nas nossas atuais camionetes, até agora não tivemos problemas, sendo que estamos com quilometragem superior de quando tivemos problemas nas camionetes anteiores.. Será que há alguma diferença nos componentes deste sistema das camionetes de 2009 para cá?
O que acham?
Ah sim, como o Walter disse, temos vários caminhões já com este sistema e apenas 2 tiveram problemas que está mais para o uso de combustível batizado do que problema de projeto.
Imperador!
22/11/2010, 23:45
Nas nossas atuais camionetes, até agora não tivemos problemas, sendo que estamos com quilometragem superior de quando tivemos problemas nas camionetes anteiores.. Será que há alguma diferença nos componentes deste sistema das camionetes de 2009 para cá?
O que acham?
Ah sim, como o Walter disse, temos vários caminhões já com este sistema e apenas 2 tiveram problemas que está mais para o uso de combustível batizado do que problema de projeto.
Acho que é por aí.
Provavelmente as montadoras deram uma ajustada no projeto para adaptar o motor ao nosso diesel. Isso explicaria a maior resistência das picapes mais novas ao nosso combustível.
NGDaniel
23/11/2010, 08:42
O sistema mais caro que tenho escutado é o da Nissan. A troca do sistema completo dela hoje deve chegar perto dos R$ 18.000,00 e isso se a pessoa der sorte de ter tudo em mãos.
Já do lado mais barato estão os sistemas da S-10 e Ranger. A facilidade de achar os componentes dos sistemas delas é um fator decisivo hoje para a utilização destes a trabalho.
Mas como disse anteriormente, todas tem dado problema. Não fiquem achando que apenas um sistema é mais sensível que outro.
Agora uma coisa interessante é que a minha primeira Hilux tive 1 problema devido ao Diesel. A primeira triton de meu irmão 3x e aquela ex-Ranger dele 1 vez (peneira).
.
Interessante essas constatações..
Os anti-Rangers ficam batendo o pé aqui no forum que o sistema de injeção é ruim, que os bicos são caros e etc... e, no fim das contas, o que mais se tem aqui são relatos de PENEIRA entupida... desde la, as primeiras NGD eletronicas..
Os bicos ainda são caros, claro.. mas, mais barato, somente os da S-10.. o resto são TODOS mais caros...
abs,
eduardo1968
23/11/2010, 22:02
Na minha opinião o Brasil não vende o Euro IV por outros fatores, que não o técnico. É só tirar o diesel aditivado, que pra mim só é mais caro que o comum, e colocar o Euro IV nas bombas, sem mistérios...
Carlos A. C. Azevedo
24/11/2010, 00:51
O negocio é a petrobras que ainda não começou a refinar o diesel pra Euro IV no minimo...
juliodabr
30/05/2011, 14:35
Aconselho a todos que possuem veículos a diesel pouco utilizados a utilizarem tratamento uma vez ao ano da ACTIOIL, já com registro na ANP e licença do IBAMA. Caso contrário serão a alegria dos fabricantes das caríssimas peças de injeção, sejam common rail ou injeção direta. O contato pode ser feito pelo telefone 21.99958258
O problema é politicop sempre mas meu amigo que trampa em plataforma disse que temos problemas tecnicos grandes tb.
O nosso petroleo, autosuficiente, é um oleo grosso, de alto custo de craqueamento.
Os oleos da Arabia por exemplo são extremamente finos e com isso seu custo de produção e a qualidade final do combustivel é muito melhor.
Assim precisamos importar desse oleo fino para misturar com o grosso e facilitar o refino.
Ja no pre-sal o oleo é quase similar ao do oriente medio e por isso tanto bafafá no assunto.
O amigo que quer saber das picapes com ou sem injeção na minah opinião é o seguinte: se puder pagar, compre a melhor. A melhor sempre é mais dificil de dar problema.
Quer confiabilidade? Compra uma toyband >1985 e pronto...vtr apocaliptica!
Acho que o problema maior é o bolso. O Diesel S50 ou Euro IV vem bem mais caro que o comum. E o biodiesel? Babou?