PDA

Ver Versão Completa : oque pode acontecer de colocar diesel no tanque de gasolina?

edwint
19/11/2010, 12:24
que pode acontecer de abastecer um pouco de diesel no tanque de gasolina?

ex: 9lts de diesel em 30lts de gasolina, da pra aproveitar a gasolina? ou só pra lavar pecas?

edgar
19/11/2010, 15:39
Deve soltar um pouco de fumaça e talvez suje as velas. Eu guardaria para usar num dia que fosse gastar os 40 litros duma vez...dai com o motor quente não deveria dar maiores problemas, quando acabar este 40, abastece e roda mais um pouco só com gasolina, para limpar as camaras de combustão.....
Mas certamente é bom esperar um pouco e ver alguem que ja tenha tentado uma coisa assim.

sallespickup
19/11/2010, 19:58
deixa pras peças,
vc vai ter velas sujas, carro falhando e intupimento no filtro de combustivel, que fecha rapidamente com a oleosidade do diesel

eu não andaria, economia boba em minha opinião

carlos salllespickup

jsoc
20/11/2010, 19:11
Caro... entre os problemas de sujar vela etc, vc tera uma queima incompleta na camara de combustão (dado o ponto de fulgor do diesel ser bemmmm mais alto) isso acarretara em descida do combustivel nao queimado pelas folgas dos aneis (por mais que seja um motor 0 bala tem folga!!) e consequentemente contaminaçao (diluiçao) do óleo lubrificante do carter... portanto penso que deve esgotar todo este combustivel e dar um sermão no frentista kkkkkkk sds

JOFRAN
20/11/2010, 20:14
Caros amigos,:mrgreen:
Comigo aconteceu de um frentista encher o tanque de uma SUBARU OUTBACK que eu tinha na época, com DIESEL PREMIUM.Isto se deu,porque a bomba da GAS.PREMIUM ficava junto com a do oleo DIESEL PREMIUM.Tive que esvasiar todo o tanque.Perdi a manhã já ocm as malas no carro para viajar.:evil:.
Tremenda mão de obra .No caso tem que retirar a boma de combustivel para poder esvasiar o tanque.
JOFRAN.

Rafaminc
22/11/2010, 11:14
que pode acontecer de abastecer um pouco de diesel no tanque de gasolina?

ex: 9lts de diesel em 30lts de gasolina, da pra aproveitar a gasolina? ou só pra lavar pecas?

Amigo com tanto lixo que colocam na gasolina (solvente, alcool, água), tira fora esse combustível, e a cada enchida de tanque, coloca uns 8 litros desta mistura que não vai dar nada (serão 1,8 litros de diesel em 40 de gasolina).
Já andei uma tarde inteira com um motor 2T rodando na querosene pura + oleo 2t, e nem ensopou vela ou carbonizou. Só fui notar por causa do aquecimento do motor.
Agora, se é um motor injetado moderno, eu diluiria mais um pouco, por causa dos sensores, sonda, etc.
:pipoca:

fabioband4x4
22/11/2010, 15:23
Mais jogo só lavar peças...aqui na cidade o dono de um posto de combustiveis colocou diesel num tanque(do posto) onde era gasolina, um cara foi abastecer sua pajero neste posto,conclusão: 12 mil pra retificar o motor da pajero,provavelmente ainda tinha gasolina no tanque ,essa mistura destruiu o motor da Mit...:putz:. Só não sei se o dono do posto pagou o prejú...

leobatisti
23/06/2015, 11:57
rapa...parei numa dessas bombas que tem tudo...gas, alcool, oleo, ao terminar de abastecer desconfiei do valor do tanque...e vi qtinha sido óleo...

seguinte...depois do tanque tem a bomba, filtro, bicos, vela...tudo feito pra gasolina liquida...imagina um óleo passando por isso tudo...

o frentista quis puxar com mangueira, fiz ele arriar o tanque!

Dic3
24/06/2015, 09:59
Meu primo passou por isso, abasteceu e caiu na Br, uns 5 km adiante percebeu o rastro de fumaca e na hora imaginou que o frentista tinha feito merda, voltou esses 5km de ré, tiraram todo o combustivel do tanque e colocaram gasolina novamente, ta andando até hoje. Motor de opala 4cil a gasolina

Willian Del Piero Rocha
24/06/2015, 10:23
Na minha opinião ,motores antigos suportam melhor esses erros e até uma misturada por erro ou intencional. A uns 25 anos atrás ,um amigo de meu pai tinha um corcel l ,e ele colocava 10 litros de diesel e completava com gasolina , ,fumaçava um bocado ,sei que ele rodou bastante tempo fazendo isso ,depois não tive mais noticia ,,,um motor moderno com injeção e cheio de sensores,não suportaria mesmo.

Gerson 666
24/06/2015, 13:01
Exatamente, se for motor antigo, não costuma dar problema, mas parece uma maria fumaça pois a queima fica imcompleta. Porém, se a quantidade for grande(de diesel), pode ocasionar calço hidráulico. Ja vi usar gasolina batizada com diesel pois o tambor que usaram pra colocar gasolina tinha um pouco de diesel, e o pessoal aproveitou esse "combustível" num motor cht carburado tranquilamente, mas com muita fumaça. Depois que acabou aquele tanque, seguiu normal. 9 pra 30, é uma mistura forte, uns 9 pra 60 não acredito que seja o caso de secar o tanque, a não ser que seja motor mais novo.

Jeep83
15/03/2016, 17:57
Eu usava sistematicamente no jeep com motor OHC. fui testando e o jeep suporta ate 50% de diesel. Foi necessário atrasar o ponto. Fumava BASTANTE... fumaça branca.
o principal problema é sujar a vela muito rápido, praticamente a cada tanque tem que limpar velas. E o jeep ficou com mais torque e menos giro, consequência do ponto mais atrasado.
O cuidado que tive foi passar a usar óleo lubrificante para motor a diesel.

Arildo MT
16/03/2016, 00:44
Eu usava sistematicamente no jeep com motor OHC. fui testando e o jeep suporta ate 50% de diesel. Foi necessário atrasar o ponto. Fumava BASTANTE... fumaça branca.
o principal problema é sujar a vela muito rápido, praticamente a cada tanque tem que limpar velas. E o jeep ficou com mais torque e menos giro, consequência do ponto mais atrasado.
O cuidado que tive foi passar a usar óleo lubrificante para motor a diesel.

Pergunta besta, porque fazia isso?

Jeep83
16/03/2016, 08:34
Dois motivos:
- Para economizar;
- Experimentar na pratica.

Tinha um interesse em combinar dois combustíveis: alcool-Diesel, mas desisti. Os dois são imiscíveis, só conseguia uma emulsão que se mantinha por alguns minutos adicionando detergente de cozinha.

Oliver
16/03/2016, 10:39
Turma,

Os motores a gasolina antigos, carburados e com baixa compressão, bebiam qualquer coisa e funcionavam normalmente. Obviamente o rendimento era baixíssimo, água, óleo, querosene, eram tempero para gasolina, o motor engasgava, tossia e xingava, mas não parava. Hoje em dia a realidade é bem diferente.

Quando garoto, eu tive um Chevette 79 com motor 1.4, a ultima coisa que ele viu foi gasolina boa, e mesmo assim nunca me deixou na mão.

Abraço

arseniosilva
10/10/2018, 03:19
simples seu carro vi pegar fogo perda total

Aristides Jr
10/10/2018, 11:14
Minha opinião baseado em algumas experiencias:-
Etanol, diesel ou querosene:-

1- Carro antigo carburado, até vai andar mais não vale a pena! Vale esvaziar o tanque, pode ser com mangueirinha, depois abasteça até a boca com gasolina e tudo bem, não deixará sequelas.

2- Carro novo injetado, micro processado... Nem tente ligar o motor! Vale a pena gastar com guincho, acionar o seguro, levar numa oficina para desmontagem, remoção e limpeza do tanque! Não esqueça de incluir um diagnóstico do sistema com análise dos códigos de erro, se houver. Volte para um novo diagnóstico depois de dois tanques pode ter novos códigos de erros. Só a partir daí fica tudo bem!

3- Observação:- Carro flex (etanol e gasolina) que só utiliza um tipo de combustível por mais de 20 mil km também pode "reagir mal" na mistura.
Se precisar evite a mistura! Espere o tanque estar bem vazio para reintroduzir outro combustível!
Ao contrário do que parece mais intuitivo ou seja "ir acostumando" o motor. Ele vai assimilar melhor sem misturas

4- Só lembrando que estamos todos em má situação, gasolina tem 28% de álcool, e o etanol (o meu preferido) a gente sabe que é uma "garapa mixuruca".

LuizDP
11/10/2018, 09:54
Minha opinião baseado em algumas experiencias:-
Etanol, diesel ou querosene:-

"garapa mixuruca".

Gostei do termo!!!! kkkk.

Infelizmente é verdade.

Sergio c
11/10/2018, 10:25
Pois é, o etanol em si acho que é 60% de etanol e 40% de água, poderia ser mais puro.

thyagovieira
11/10/2018, 10:54
O etanol tem 5% de água na composição. Problema é que quando chega no tanque já tem bem mais água do que quando saiu da distribuidora... Brasil sil sillll

Aristides Jr
16/10/2018, 18:32
Não suporto o cheiro da Gasolina!
Tenho meu Cj3A 51 com motor original Go-devil, dá vontade de experimentar Etanol nele!
Já está com tanque de plástico!
Pensei em modificar apenas a carburação, tenho aqui um DF 446 (original de um opala 4cc a alcool) precisa de revisão pois está parado a 25 anos, mas por outro lado tenho a frange/base para adaptação, para instalar é plug&play!
Meu motor está em ótima forma e com a compressão até um pouco elevada!
Será que vai funcionar bem?

rodrigoevaldo
17/10/2018, 13:31
Tem alguém do sul que gostaria de me ajudar fazer um projeto experimental? Eu sou engenheiro de automação, trabalho com turbinas industriais. Pensei em fazer uma modificação em motor a combustão carburado para rodar com diesel ou sistema hibrido gasolina/diesel. Como falei algo experimental... Até pensei comprar um motor de fusca colocar em bancada para fazer a instrumentação, necessito que alguém me ajuda na parte mecânica.

Sydney66
17/10/2018, 20:36
Não suporto o cheiro da Gasolina!
Tenho meu Cj3A 51 com motor original Go-devil, dá vontade de experimentar Etanol nele!
Já está com tanque de plástico!
Pensei em modificar apenas a carburação, tenho aqui um DF 446 (original de um opala 4cc a alcool) precisa de revisão pois está parado a 25 anos, mas por outro lado tenho a frange/base para adaptação, para instalar é plug&play!
Meu motor está em ótima forma e com a compressão até um pouco elevada!
Será que vai funcionar bem?

Boa noite Aristides;
O que você chama de compressão um pouco elevada? Esses motores antigos a gasolina trabalhavam com taxa algo em torno de 7, o OHC do jeep, mais moderno, a taxa é 8, um motor a álcool (não flex) é 9 a 10. Então não é simplesmente usar um carburador para álcool, a curva de avanço também é diferente e as velas também, são de grau térmico maior, então pode ocorrer de você sentir o seu motor mais fraco e mais beberrão. Mas se você atentar para esses pontos, pode ter melhores resultados. O próprio OHC a álcool não muda apenas o que lhe falei, mas até o cabeçote tem diferença na câmara de combustão.
Eu consegui todas essas peças nos anos de garimpagem, todas novas, menos o distribuidor, mas ainda não tive coragem de fazer essa modificação, talvez compre outro motor para fazer a experiência separado, rsrsrs.
Abraços

Sydney66
17/10/2018, 21:01
Tem alguém do sul que gostaria de me ajudar fazer um projeto experimental? Eu sou engenheiro de automação, trabalho com turbinas industriais. Pensei em fazer uma modificação em motor a combustão carburado para rodar com diesel ou sistema hibrido gasolina/diesel. Como falei algo experimental... Até pensei comprar um motor de fusca colocar em bancada para fazer a instrumentação, necessito que alguém me ajuda na parte mecânica.

Rodrigo, boa noite;
Não sou do sul, mas apenas para ajuda, o ciclo de trabalho dos motores a gasolina são diferentes dos motores a diesel, ciclo otto e ciclo diesel respectivamente. Mesmo que por meio de automação consiga fazer essa alteração, os motores a gasolina/álcool não suportam o regime de trabalho de um motor diesel, a câmara é diferente, a taxa é absurdamente diferente, os anéis de pistão não são os mesmos nem na mesma quantidade, os pistões são muito mais robustos como também é o cabeçote. E não funciona em carburador, os carburadores não conseguem pulverizar o diesel devido ser mais "pesado" está na categoria dos óleos, por isso o nome óleo diesel.
Abraços

Aristides Jr
19/10/2018, 08:50
Bom dia Sidney!

Voce tem razão em todas as suas considerações!
Inlcusive já tive uma F100 ano 83 com motor Georgia OHC a alcool de fábrica, lembro que vinha com ignição eletrônica, funcionava super bem, achava ela econômica! Quando conseguir montar o seu tenho certeza vai gostar do resultado.

Sobre o motor GoDevil quando fiz um teste de compressão com manômetro se não me engano mediu 180 psi, na época achei alta.

Sydney66
19/10/2018, 20:29
Aristides, boa noite;

Realmente Aristides, mesmo conhecendo pouco o Go-Devil, o BF-161 que tem taxa de 7,6 trabalha na faixa de 120 a 140 psi, então 180 psi já significa uma taxa maior que 8. Como nossa gasolina hoje já tem 27% de etanol, trabalham bem em taxas antes não suportadas sem atrasos na ignição. Está muito bem esse motor.
Sim, os motores OHC a álcool vinham de fábrica com duto de aquecimento do coletor e admissão de ar, ignição eletrônica e ventilador com polia magnética. Tenho uma pampa 1994 a álcool que hoje está encostada, mas que trocava o óleo de motor dela a cada 10.000 km, o óleo saía limpo, quase como novo. Já meu jeep que troco o óleo a cada 5.000 km o óleo sai preto, nossa gasolina é muito ruim, se passar 2 semanas parado quando vou ligar a gasolina já virou uma borra no carburador. A pampa passou 6 meses parada, isso mesmo, só desliguei a bateria, quando fui ligar não tinha gasolina no reservatório de partida a frio, puxei o afogador e ela pegou no primeiro arranque, gosto de carros a gasolina, mas tenho que admitir que nosso combustível verde-amarelo é mais limpo e estável no tanque, pena que enferruja o tanque todinho, rsrsrs.

Aristides Jr
20/10/2018, 17:57
Olá Sidney!

Meu Go-Devil ficou taxado por conta dos "passes" no cabeçote, já fiz serviço de plaina até no bloco para "casar" bem! ainda assim troco a junta preventivamente a cada 10 anos! Se passar disso ele começa a fazer "milk-shake".
Este motor tem muito desgaste na parte de cima, ele tem curso muito longo então os pistões e anéis percorrem praticamente o dobro do caminho dos outros motores. Meu bloco foi encamisado e está STD tudo novo denovo!

Sobre o motor Georgia, voce fez eu voltar no tempo!
Me lembrei deste detalhes da F100! Tinham aquelas mangueiras de água na tubagem! e a Hélice virava "boba" e quando esquentava fazia um barulho até alto, um téc daí que ela travava! a minha logo deixou de funcionar a partida a frio, nunca concertei, porque ela pegava super bem!

Ficamos com esta caminhonete até o fim!
Na pista um jovem de 18 anos num Gol acertou a traseira dela com tanta força que mesmo carregada com 25 mourões de concreto (uns 800 kg) a traseira saiu do chão e tirou a pickup da estrada capotou... Ninguem se machucou mas para a caminhonete foi o fim deu Perda Total.

mauro balmiza
28/08/2019, 08:15
ontem sem querer coloquei uns 4 a 6 litros de diesel no jeep OHC....o carro começou a falhar e ficou com motor muito fraco. mas eu tinha que chegar em casa de qualquer jeito, pisei muito fundo no acelerador, e na reduzida andei uns 10 km....será que perdi o motor ? ( só percebi o erro quando em casa cheguei )

Sergio c
28/08/2019, 09:03
Acho que não afetou em nada seu motor. Só drenar toda essa mistura de combustível, colocar gasolina nova e dar a partida.
ontem sem querer coloquei uns 4 a 6 litros de diesel no jeep OHC....o carro começou a falhar e ficou com motor muito fraco. mas eu tinha que chegar em casa de qualquer jeito, pisei muito fundo no acelerador, e na reduzida andei uns 10 km....será que perdi o motor ? ( só percebi o erro quando em casa cheguei )

Aristides Jr
28/08/2019, 14:43
Mauro Balmiza, Não estraga nada!
Se não voltar ao normal apenas trocando o combustível, limpe e descarbonize as vela!
É só isso!
Depois conte para nós como foi!
Abraço Aristides Júnior