PDA

Ver Versão Completa : Jumelos... em toyota..

falcanbhz
19/11/2010, 11:14
Pessoal.... troquei todas as ponteiras da direção da minha band.... e consequentemente ela ficou toda desalinhada..

Sendo assim hoje pela manhã levei a band para dar uma alinhada...

Como ela tem jumelos..... ela não deu alinhamento pois estar jogando os eixos mais fechados...

Minha dúvida é a seguinte.... a toy com jumelos não pula mais. Pois pelo que estava reparando os eixos acabam sendo empurrados um pouco para trás e com isso deixa ela ainda mais curta..

Qual a maior vantagem de ter os jumelos ou não..

Grato pela ajuda de todos com as repostas..:pipoca::pipoca:

OBS>:estou aprendendo ainda sobre minha viatura... pois a adquiri no inicio do ano....

fabioband4x4
19/11/2010, 11:26
Se sua suspensão é original o uso de jumelos é padrão...sejam eles originais ou maiores ,segundo o moleiro quanto maior o jumelo mais pulos irão acontecer...pra ser sincero não entendi bem sua dúvida:pensativo:

falcanbhz
19/11/2010, 11:53
Deixa ver se consigo explicar melhor.... minha band hoje tem pneus 33 MUD e agora quando fui tentar alinhar... e claro que alinhamento em jeep é quase missão impossivel mais o alinhador me mostrou que as rodas dianteiras estão muio para tras.... e as traseiras muito para frente....

Sendo assim concluimos que por conta dos jumelos talvez os eixos tenham sido empurrados para trás.... ou não... ..

Isso pode ser verdade ou não....:shock:

dinhorlf
19/11/2010, 12:01
bom, tambem não entendi, vamos la , os jumelos tem que ficar inclinados no sentido do comprimento da mola, se tiver virado pra tras,(dianteiro) esta errado pula mesmo, pode até quebrar o chassis.

vicentemelo
19/11/2010, 12:16
Deixa ver se consigo explicar melhor.... minha band hoje tem pneus 33 MUD e agora quando fui tentar alinhar... e claro que alinhamento em jeep é quase missão impossivel mais o alinhador me mostrou que as rodas dianteiras estão muio para tras.... e as traseiras muito para frente....

Sendo assim concluimos que por conta dos jumelos talvez os eixos tenham sido empurrados para trás.... ou não... ..

Isso pode ser verdade ou não....:shock:

Tenho Band a vários anos, te falo de cadeira ou melhor de banco, viatura Band com pneus de medida acima de 265, esquece, alinhamento e problema nas ponteiras/direção sempre vão existir. Com 33 quando vc cair no barro..humm...Se fosse vc trocaria os Mud 33, para 265/75/16 são excelentes, e agora nessa medida só tem o km2 da BF que é show. Terra, pedrisco, pedras, água, lama, asfalto, não tem medida e marca melhor...Abç

Guiga Tostes
19/11/2010, 13:39
Amigo,

acredito que seus feixes de molas possam estar muito arqueados, fazendo assim com que o jumelo fique na vertical ou voltado para "dentro" do carro e por isso o efeito das rodas deslocadas para tras e para frente.

Verifique o angulo dos seus jumelos com o carro em terreno plano e rodas alinhadas para frente, o angulo ideal depende dessa inclinação, segue foto para ilustrar:

http://ep.yimg.com/ca/I/coolfj40_2130_471428195

Abrs

falcanbhz
19/11/2010, 14:22
All... vou postar fotos para ilustrar mais como o guiga demonstrou com fotos o meu não está na vertical não .. aparentemente estão conforme figuras ilustrativas....

Sobre os pneus..... lá vai dúvidas....realmente acho que estes sapatos 33 são demais para a band... e até pensei em reduzir... queria um pneu de uso mais misto pois pretendo usar a band no dia-a-dia... e também fazer passeios.... agora qual o tipo e marca que vocês acham mais indicado...

Lembrando que minha roda hoje é aro 15....

Grato:pipoca::pipoca:

Albieri,R.J.
19/11/2010, 14:27
Fal,

posso estar falando besteira, mas quando colocam pneus 33" o pessoal mexe na suspensao da band pros pneus nao baterem na lataria. Entao aumentam o numero de molas no feixe, trocam jumelos, as vezes colocam calços (lifts), e dai por diante. Isso pode acarretar alguns problemas. Aconteceu comigo tambem quando comprei minha band (que vieram com 33"). Mas no meu caso consegui dar alinhamento sim. A posição dos jumelos estao bem ilustradas nas fotos que o Guiga postou. E como o Vicente ressaltou, esses penus nao ficam legal na band, ainda mais se usar no dia a dia. Com pneus menores voce pode tirar algumas molas e deixa-la infinitamente mais confortavel, sem socar tanto. Fiz isso e to achando maravilhoso. Se voce achar que seus eixos estao fora da posição ou os jumelos estão causando problemas, leve a band em um moleiro de qualidade que ele pode te dar uma explicação e provavelmente resolverá o problema. Espero ter ajudado!

()S a todos

Rafael

Albieri,R.J.
19/11/2010, 14:31
Completando minha resposta, eu troquei os pneus e aros (que tambem eram 15 - vendi as rodas e comprei 16). Se quiser continuar com os aros 15, acho que uma boa opçao é o BF all terrain 31" 10.5"... Ja com aro 16 vc tem mais opçao, de pneus altos e nao tao largos... Mas sou fã dos BF...

guilhermeabreu
19/11/2010, 17:38
Tive uma BAND que usei rodas de lida 15" e pneus BF A/T 31" X 10,5" X 15" usava 26 libras de pressão e com jumelos do caminhão 1313 , ficou um espetáculo .

Tenho amigos que usaram o pneu 33" e teve que mexer em lata ou elevar a suspensão ou a carroceria .

Daniel Gomes
19/11/2010, 22:07
pessoal hoje ando de pneus 235x70xR16, acho muito bom porém 100% asfalto ..
pois são muito baixos, tb ainda fico pensando em colocar os 33 ou os 265 ...duvida eterna minha ..

guilhermeabreu
20/11/2010, 01:23
pois são muito baixos, tb ainda fico pensando em colocar os 33 ou os 265 ...duvida eterna minha ..

CARO DANIEL GOMES

Com todo respeito pq gosto não se discute , mas BAND com pneus 235x70x16 , fica parecendo uma PIAÇOCA , ou seja HORRÍVEL , fica parecendo uma gorda com canela fina .

MAS COM TODO O RESPEITO AO SEU GOSTO .

ABRAÇO e bom fim de semana

vicentemelo
20/11/2010, 16:58

Prezado Daniel,
pneu ideal, show de bola, para Band:
BF MUD KM2 265 / 75 /16, 24 lbs e ponto final!
235 / 70, estreito e baixo.
Acima de 265 um exagero, arrebenta ponteiras, direção e quando cai na lama, já era, muita área de atrito. Afinal Band não é um big foot!

Sergioporto
20/11/2010, 21:59
CARO DANIEL GOMES

Com todo respeito pq gosto não se discute , mas BAND com pneus 235x70x16 , fica parecendo uma PIAÇOCA , ou seja HORRÍVEL , fica parecendo uma gorda com canela fina .

MAS COM TODO O RESPEITO AO SEU GOSTO .

ABRAÇO e bom fim de semana
Interessante ,eu tenho um jogo de 265/16 at p/ asfalto e pra trilho uso 33/15 Maxx e tenho jumelao sem acrescentar mais molas ,só coloquei a mola helicoidal do gol quadrado no eixo traseiro ,nao tenho problema de alinhamento ,toy anda que é um cao ,estabilidade ,nao galeia ,ou seja a carroceria nao deita tanto nas curvas ,noto que na trilha os 33 pegam na carroceria mas mola mestra e a segunda estao muito gastas ,se arquear logo voltam ao que era !Vou trocar as duas ,de cada lado e tá resolvido.
Acredito que o colega aqui de Bh esteja levando em moleiro que nao entende nada de nada só quer tirar dinheiro dele !Passa teu telefone p/ mensagem privaada e te dou dica de moleiros bons.:concordo:

THBrutus
21/11/2010, 02:04
Fique tranquilo amigo, se estiver tudo certo com o munhão dela ( calços ), quantidade de molas, e qualidade dos amortecedores( tanto o dos eixos quanto o da direção ) é so acertar bem o arqueamento das molas que ela vai dar alinhamento, mesmo com os 33", uso 35" na minha e o alinhamento é 10. Há, em relação aos jumelos todas tem, peça para seu moleiro misturar as molas na hora de arquear e evitar deixar os jumelos muito na vertical. Forte abraço!!!!!

Guiga Tostes
21/11/2010, 02:06
Amigos,

só para aquecer mais a discussão e para constar aqui quanto aos pneus...eu usei pneus BF 33" Mud por 10 anos na minha Band, rodei mais de 200mil km neste período com estes pneus(foram 2 jogos + 2 pneus), entre estradas, cidade, trilhas etc e nunca tive nenhum componente de direção(terminais, braços, barras, etc) ou dos eixos(pontas, rolamentos, homocinéticas, semi-eixo, diferencial etc) danificados por conta dos pneus 33".

A Band em sua essência é um carro muito forte e com muitos componentes "super dimensionados", e com isso os 33" não representam uma ameaça para a durabilidade do carro...desde que este esteja com sua manutenção em ordem:concordo:...digo isso com base na minha experiencia pessoal e quilometragem.

O unico problema que tive foi de o pneu pegar na caixa de rodas traseiras quando torcia em trilhas...mas isso antes de usar jumelos maiores atras e calços 1"pol maiores que os originais.

Agora quanto a estética, gosto é gosto...mas eu jamais trocaria por pneus menores que 33":mrgreen:..o visual é outra coisa!

Gosto tb do visual com pneus aro 16, só que os que são mais altos e dão um visual meio Australiano para as Band, como é o caso da Band do amigo Bira aqui do Forum que usa 235 85 R16.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=226343&d=1274333558

E se me permitem uma dica ao amigo que não quer arriscar pneus muito grandes e quer um bom jogo de pneus no quesito durabilidade e desempenho misto, recomendo para aro 15 os BF31" All Terrain ou se for aro 16 os mesmos da Band do Bira.

...uso os BF 31" AT na minha SW4 há 3 anos e não tenho do que reclamar...vale lembrar que não é um pneu para lama:concordo:

Putz...já falei demais...fui!

Abrs

guilhermeabreu
21/11/2010, 20:12
Amigos,

só para aquecer mais a discussão e para constar aqui quanto aos pneus...eu usei pneus BF 33" Mud por 10 anos na minha Band, rodei mais de 200mil km neste período com estes pneus(foram 2 jogos + 2 pneus), entre estradas, cidade, trilhas etc e nunca tive nenhum componente de direção(terminais, braços, barras, etc) ou dos eixos(pontas, rolamentos, homocinéticas, semi-eixo, diferencial etc) danificados por conta dos pneus 33".

A Band em sua essência é um carro muito forte e com muitos componentes "super dimensionados", e com isso os 33" não representam uma ameaça para a durabilidade do carro...desde que este esteja com sua manutenção em ordem:concordo:...digo isso com base na minha experiencia pessoal e quilometragem.

O unico problema que tive foi de o pneu pegar na caixa de rodas traseiras quando torcia em trilhas...mas isso antes de usar jumelos maiores atras e calços 1"pol maiores que os originais.

Agora quanto a estética, gosto é gosto...mas eu jamais trocaria por pneus menores que 33":mrgreen:..o visual é outra coisa!

Gosto tb do visual com pneus aro 16, só que os que são mais altos e dão um visual meio Australiano para as Band, como é o caso da Band do amigo Bira aqui do Forum que usa 235 85 R16.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=226343&d=1274333558

E se me permitem uma dica ao amigo que não quer arriscar pneus muito grandes e quer um bom jogo de pneus no quesito durabilidade e desempenho misto, recomendo para aro 15 os BF31" All Terrain ou se for aro 16 os mesmos da Band do Bira.

...uso os BF 31" AT na minha SW4 há 3 anos e não tenho do que reclamar...vale lembrar que não é um pneu para lama:concordo:

Putz...já falei demais...fui!

Abrs

CARO GUIGA TOSTES

Concordo plenamente que gosto é gosto e cada um tem o seu , a minha BAND eu adorava o visual dela com os BF MUD 31" x 10,5" x 15" , não precisei de mexer em nada e o visual não ficou parecendo mulher gorda com perna fina

ABRAÇÃO , e sua jóia preciosa continua mais linda do que nunca .

mourao
19/09/2020, 06:29
Bom dia a todos! Estou precisando acertar a suspensão(feixes de mola),alguém aqui do Rio sabe indicar um bom moleiro?

Denise Ávila
19/09/2020, 20:36
Indico a Jknust em Nova Friburgo, procure pelo Diego. Minhas duas Bsnds já passaram pelas suas mãos
22)25271104
(22)25271930
E vários colegas ja falaram muito bem da Molas Carioca. Fica em Ramos, nas imediações da Av. Brasil.
(21)38671048

mourao
19/09/2020, 23:34
Ok obrigado Denise!