Conectar

Ver Versão Completa : Alterações Turbina SW4 - 1994 - HELP !!

schinzel
19/11/2010, 10:18
Bom dia Srs.

Li vários tópicos sobre turbinar as Hilux do ano da minha, concluí que cada caso é um caso.

Sobre o meu caso, comprei recentemente a Hilux e ela já veio turbinada.
Ela esta com uma Turbina Garrett 701 - 5001 (esses foram os códigos que encontrei)
Como estou utilizando no dia a dia, comecei a reparar nos detalhes.

Acontece o seguinte, utilizando na cidade, ela não enche, é como se a turbina não funcionasse, e ainda quando acelero bastante sai uma nuvem de fumaça preta.

No manômetro da pressão do turbo percebo que só começa e encher 0.2 - 0.4 bar quando atinjo 2800 - 3000 rpm, mas essa já é a faixa de troca de marcha, ou seja, acho que a turbina que estou utilizando esta mal dimensionada.

Já mandei um e-mail para o Mauricio da Rasch pedindo a opinião dele e perguntando sobre o serviço, mas ainda não tive resposta.

Agora gostaria de perguntar sobre a opinião e experiência de vocês.

O que posso mexer na turbina ?
Alguém recomenda um lugar bom e de confiança aqui em Curitiba ?
Sabem qual a medida que fica bom para uso na Hilux, meu uso é 80% cidade (dia a dia) e 20% viagens que fui o motivo da compra da Hilux.

Obrigado pessoal,

Abs.

mecamaniaco
19/11/2010, 10:55
Primeiramente procure por vazamentos na tubulação que vai da turbina para o motor. Caso esteja OK verifique se a válvula de escape da turbina (westgate) está devidamente regulada e presa.

Qlqr coisa eu posso te dar uma mão..... É só falar, sou de Ctba tbm!

Renato Camargo
19/11/2010, 16:21
Ola amigo, procure por vazamentos nessa rotação ela deveria estar com 1 quilo de pressão.

Leonardo Dic
19/11/2010, 17:04
Amigo, se ela estiver com o escape original, fica essa merda mesmo.

Hilux depois de turbinada pra ficar 100% tem q trocar o escape por no minimo um de 2,5pol com abafador direto para turbo e se possivel um filtro de ar de maior vazão. Eu usava do MB 709. Minha turbina era da Ranger 2.8, uma garret, mais hj iria atras da Garret TGV da Ranger 2.8, deve ficar um T.

Da pra vc fazer um teste, tira o filtro de ar e arranca o silencioso e da uma volta pra ver o comportamento dela.

schinzel
22/11/2010, 01:17
Mecamaniaco,

Obrigado pelas dicas, estive esse final de semana verificando a tubulação como sugeriu da Hilux, aparentemente não encontrei nenhum vazamento.

O que ela possui é um furo na tubulação de admissão do turbo e parece que esta com a junta do escapamento estragada, pois fica barulho de vazamento.

Quanto a sugestão da válvula até pesquisei na internet, mas não manjo de fazer algum ajuste nela !

Você trabalha com mecânica diesel, manutenções ? Pois estou precisando fazer uma regulagem nela.

Valeu,

Abs

schinzel
22/11/2010, 01:19
Renato,

Então, é como eu disse, estou achando bem estranho, durante essa semana, se der tempo pretendo desmontar toda a tubulação para procurar por defeitos.

Valeu

schinzel
22/11/2010, 01:22
Opa Leonardo,

Aparentemente ela esta com o escapamento original, acho difícil que os últimos donos não tenham achado estranho a performance dela, enfim, nesse final de semana conversei com um amigo que tem oficina de suspensão e escapamentos e pedi para ele um orçamento para fazer com 2,5" como sugeriu.

Quanto ao filtro do MB708, é realmente necessário para ela andar mais ? Sabe me dizer se é caro ?

Se der tempo durante essa semana vou fazer os testes que sugeriu e lhe aviso.

Obrigado,

Abs

sergiopincelli
30/11/2010, 12:28
Shinzel, paguei pelo filtro do 709 completo R$ 165,00, ainda não instalei portanto não sei se melhora o desempenho. No momento preciso trocar a turbina que com 45000km está com muita folga ( não comprem BIAGGIO)e apesar de não ter dado coro no motor babou. Estou comprando uma T2 da masterpower. Assim que trocar a turbina vou redimensionar o cano de descarga e colocar o filtro , mas preciso ir de dev$$$$$agar pois não está sobrando.

schinzel
30/11/2010, 15:49
Sergio,

Comprou novo pelos R$ 165,00 ?
Tenho procurando por aqui, mas ainda não achei, se puder me dar um dica de onde achar com preço bom eu agradeço.

Obrigado,

guilhermeabreu
01/12/2010, 10:35
Sergio,

Comprou novo pelos R$ 165,00 ?
Tenho procurando por aqui, mas ainda não achei, se puder me dar um dica de onde achar com preço bom eu agradeço.

Obrigado,

Tb comprei este filtro para colocar no meu ENGESA com MWM 2.8 , este filtro é o mesmo aplicado no trator MASSEY FERGUSSON 850 , na BAND 14B e no caminhão 709 , tb paguei R$165,00 , só que comprei na loja de tratores .

HAAAAAAAAAAAA , LEMBRANDO , MUITO IMOORTANTE , este filtro tem um filtro de segurança interno que deve ser retirado qdo colocado em MOTORES TURBINADOS

schinzel
01/12/2010, 14:07
Guilherme,

Valeu a dica.

Vou pesquisar em lojas de peças de tratores daqui.

Abs.

Pitão
01/12/2010, 18:37
Schinzel,

na minha modesta opinião, as turbinas T2 são as ideais para o motor 3L, caso vc. queira um carro com um bom torque em baixa (uso urbano) e sem precisar de uma preparação extrema.

Ou seja, baixo custo de preparação e sem grandes riscos de quebra de motor.

Converse com o pessoal da Turbo Anhanguera (www.turboanhanguera.com.br) aqui de São Paulo. Eles montam turbinas com o miolo Garret em uma carcaça de fabricação própria. Com isso o preço fica mais baixo que uma turbina Garret completa, mas com a mesma qualidade e com fácil manutenção.

O escapamento certamente ajuda, mas não me parece ser o seu maior problema. Se sua turbina só chega a 0,4 de pressão, e a 3.000 giros, ela não está te servindo de nada e não vai ser o escapamento que vai resolver. Vc. deve estar com algum vazamento de pressão ou sua turbina já era...

[ ]s

schinzel
02/12/2010, 11:01
Pitão,

Então, a minha é uma Garret, não sei o modelo certo.
Hoje vou levar a Hilux em uma oficina de turbina que me recomendaram.
Espero que o problema seja simples.

Tendo novidades eu aviso.

Abs

mecamaniaco
02/12/2010, 11:12
Talvez a sua turbina esteja apenas desregulada. Depois não esqueça de postar o que fez para resolver o seu prob.

Se precisar de algo é só falar, não sou mecânico mas fiz Eng. e entendo de turbinas e motores.

schinzel
02/12/2010, 14:55
Mecamaniaco,

Pode deixar, tendo novidades lhe aviso.

Obrigado pela força, conforme for, falo contigo para resolvermos o problema da Hilux.

Abs.

DieselPower
04/12/2010, 23:15
Com certeza o problema não é o escape...
Aposto em vazamentos na pressurização.
Vá até uma Bosch Truck Center (tem em todas as cidades) que eles fazem o teste de vazamentos.

schinzel
22/12/2010, 16:01
Pessoal,

Levei umas 2 semanas para resolver tudo, mas ficou filé

Deixo minha indicação para todos, pois utilizei os serviços e estou bem satisfeito.
O Rodi possui uma oficina mecânica que fica próximo do chafariz da Av. Sete de Setembro em Curitiba, ele topou o desafio de ajustar toda a parte do turbo da Hilux.

Algumas idas e vindas, mas o desfecho foi o seguinte.

1. Trocamos todas as juntas que fazem as conexões da turbina, assim tirarmos qualquer suposto vazamento.
2. Testada a válvula WASTGATE - OK
3. Desmontamos o coletor da turbina e encontramos um pequeno empenamento e uma micro trinca interna, mandamos realizar a solda e correção do coletor, ficou 100%.
4. Quando ela estava desmontada, foi realizado um orçamento e cheguei a conclusão de instalando um escapamento de 2,5 eu teria melhor vazão das gases do motor e consequentemente a Hilux trabalhará mais fria e solta. Resultado, escapamento 100% novo.
5. Montagem de tudo e regulagem.

A Hilux possui uma turbina Garrett, de tamanho e fluxo grande, ou seja, ela começa a encher em giro um pouco mais alto, mas como a relação de marchas, 1ª e 2ª são curtas, quando entra na 3ª e 4ª ela já começa e encher bem, ou seja, achei que para a cidade ficou bom.

Resultado : A Hilux ficou muito boa, no momento estou rodando com 0,6 de pressão, mas pretendo aumentar para 0,7 ou 0,8 ano que veem, depois de que eu troque a embreagem, correias e tensores novos.

O ronco com o escamento de 2,5" ficou muito show.

Gastei uma grana, mas tenho a garantia e segurança que fiz um bom serviço.

Pela paciência, boa vontade e tudo mais, gostaria de recomendar o Rodi aqui em Curitiba, para os serviços que precisam de mais dedicação para uma boa solução.

Obrigado pela opinião de todos.

Abraços,

Schinzel

sergiopincelli
29/12/2010, 11:04
Conforme eu disse o inicio deste tópico, iria trocar a turbina por uma Masterpower, mas troquei minha turbina por uma T2 da Turbo Anhanguera, conjunto rotativo da Garret, e fiquei muito satisfeito. Ela enche muito mais rápido do a anterior Biaggio :evil:. Paguei R$ 1.050,00 pela turbina em 3X no cartão e recebi em Niterói em 3 dias.Recomendo.

Jaguareca
31/12/2010, 14:41
Ólá pessoal, sou de ctba tbém e comprei uma hilux sw4 1993. Já tive várias com esse motor mas nunca turbinada. Como já tive uma 3.0 td estou a fim de mandar turbinar essa para ver como fica. Gostaria de antes disso ver como ficou a de vocês, como poderíamos fazer ?