Conectar

Ver Versão Completa : Cambio "roncando"

Fabiano-SL
12/04/2005, 10:58
Pessoal:

O cambio da minha viatura é o 3 marchas original, oleo em dia, NUNCA deu problema em 5 anos de uso, até hoje...

O PROBLEMA: motor ligado, marcha desengatada, o cambio apresenta um "ronco", que some ao apertar a embreagem... começou quando andando na cidade, tive dificuldades de engatar as marchas, 2 e 3 aranhando....fui até em casa com este problema... agora está entrando bem as marchas, mas tem este ronco no cambio...

Levei em dois mecânicos para uma analise e orçamentos, os dois disseram que eram os rolamentos da caixa que foram para o pau....tem que baixar a caixa e trocar os rolamentos, custo $280,00 e $300,00 de mão de obra :cry: mais os rolamentos e oleo...

Perguntas: Quais os rolamentos que vão ali na caixa, são dois iguais? Qual a melhor marca? e retentores, quais vão?

Estou pensando em encostar a viatura e fazer eu mesmo (com ajuda de mais uma pessoa), com bastante calma isso... modestia a parte, tudo o que EU já fiz no jeep não deu re-trabalho...já o serviço de mecânicos.... quais serão as dificuldades encontradas nesta tarefa, além de baixar a caixa...

[]'s

leopoldo
12/04/2005, 11:25
Quais os rolamentos que vão ali na caixa, são dois iguais? Qual a melhor marca? e retentores, quais vão?

bucha de bronze fosforozo da ponteira do eixo piloto
rolamento da embreagem
agulhas (INA) do piloto/ secundário
jogo de agulhas (INA) / espaçadores do carretel
rolamento de esferas (SKF) do piloto....com anel trava
rolamento de esferas (SKF) do secundário....sem anel trava
peça rolamentos de esferas tipo 2RS nas lojas.
2 buchas de encosto do carretel.

Fora peças detonadas como a ponteira do secundário.

Retentor? só o de feltro da moringa ( flange do piloto)

Vai precisar de uma prensa, alicate para expandir anel elástico, mesa plana e lixa ferro para ajustar as buchas de encosto do carretel.

Baixe a parte do cambio do manual de manuteção do jeep.

Fabiano-SL
12/04/2005, 12:31
Leopoldo:

As prensa é para as buchas, ok? As buchas tem que mandar fazer, ou encontram-se prontas, sabes onde?

Vou começar a fazer uns orçamentos de peças...

Valeu!

leopoldo
12/04/2005, 12:39
A prensa é para as buchas, ok? As buchas tem que mandar fazer, ou encontram-se prontas, sabes onde?

Não....é para colocar os rolamentos no secundário e no piloto.

A buchas de bronze do carretel são fornecidas pela agromotor, por exemplo. Elas vem numa medida padrão mas você tem que medir a folga na caixa com um feeler-gauge e depois polir a superfície até dar a folga correta.

É um saco ! :twisted: mas se não fizer, frita o cambio.

É um dos erros mais comuns de montagem.

w@ldo
13/04/2005, 18:44
Realmente esse trabalho é um saco, ja refizeram o meu câmbio e na primeira volta com o Jeep não engatava mais a 4ª marcha, por erro na montagem perdi um conjunto completo de reparos do câmbio, e o pior é que o mardito não quis garantir o serviço...acabei tendo que fazer tudo novamente, óbvio que em outro local... :twisted: :twisted:

a.veiga
08/07/2008, 21:21
Jipeiros Boa noite, preciso de auxílio. Tenho jeep 1975, motor original 6 clindros, e cambio tb original com 3 marchas, comprei ele em Janeiro/08 rodei com ele esse tempo todo s/ problemas nenhum, tinha um pequeno vazamento na cx de redução, mas sempre verifiquei o nível do óleo pra não deixar faltar. Até q precisei trocar o kit de embreagem do bixo, aproveitei o embalo e troquei as juntas da cx de marcha/redução, o problema começou aí, não entendo nada de mecanica e o individuo q se diz mecanico pediu q eu comprasse oleo 140 pra por na cx de marcha, assim eu fiz. A embreagem ficou show de bola, entretanto estou escutando um barulho q pra mim ta vindo da cx de marcha, q era totalmente silenciosa, o barulho se assemelha a umas arruelas soltas batendo uma na outra, andei conversando com pessoas mais experientes e todas afirmam q eu errei na escolha do óleo q tinha q ser o 90, pq o 140 seria muito expesso e não estaria lubrificando o rolamento da cx (ou seja, mesmo com óleo estaria como estivesse seca) resolvi então trocar o óleo da cx, qdo fui ver mesmo com o óleo 140 havia um pequeno vazamento, me aconselharam a não trocar pq senão o vazamento iria piorar q deveria primeiro resolver o vazamento, procurei o infeliz do mecanico e ele jura de pé junto q o óleo certo é o 140 e não o 90, ainda não levei o Jeep lá para ele ver o barulho, mas gostaria de um auxílio dos amigos do fórum, afinal de contas é o óleo 140 ou o 90? e esse barulho q não existia antes de ter mexido? o q poderia ser? os rolamentos q estão secos devido ao óleo muito expesso? agradeço a todos!
[]´s
André

a.veiga
10/07/2008, 15:15
Jipeiros Boa noite, preciso de auxílio. Tenho jeep 1975, motor original 6 clindros, e cambio tb original com 3 marchas, comprei ele em Janeiro/08 rodei com ele esse tempo todo s/ problemas nenhum, tinha um pequeno vazamento na cx de redução, mas sempre verifiquei o nível do óleo pra não deixar faltar. Até q precisei trocar o kit de embreagem do bixo, aproveitei o embalo e troquei as juntas da cx de marcha/redução, o problema começou aí, não entendo nada de mecanica e o individuo q se diz mecanico pediu q eu comprasse oleo 140 pra por na cx de marcha, assim eu fiz. A embreagem ficou show de bola, entretanto estou escutando um barulho q pra mim ta vindo da cx de marcha, q era totalmente silenciosa, o barulho se assemelha a umas arruelas soltas batendo uma na outra, andei conversando com pessoas mais experientes e todas afirmam q eu errei na escolha do óleo q tinha q ser o 90, pq o 140 seria muito expesso e não estaria lubrificando o rolamento da cx (ou seja, mesmo com óleo estaria como estivesse seca) resolvi então trocar o óleo da cx, qdo fui ver mesmo com o óleo 140 havia um pequeno vazamento, me aconselharam a não trocar pq senão o vazamento iria piorar q deveria primeiro resolver o vazamento, procurei o infeliz do mecanico e ele jura de pé junto q o óleo certo é o 140 e não o 90, ainda não levei o Jeep lá para ele ver o barulho, mas gostaria de um auxílio dos amigos do fórum, afinal de contas é o óleo 140 ou o 90? e esse barulho q não existia antes de ter mexido? o q poderia ser? os rolamentos q estão secos devido ao óleo muito expesso? agradeço a todos!
[]´s
André
Alguém pode me dizer pelo menos qual óleo eu uso na cx de marcha original do Jeep (3 marchas) 90 ou 140?:putz:

Carlão Rover
10/07/2008, 15:26
Olha o normal hoje é o 90 EP, mas não acredito que o óleo 140 vá deixar de lubrificar seu sistema, que é bem antigo...vamos aguardar a opinião dos mais experientes...
Abraços

leopoldo
10/07/2008, 18:22
O oleo certo para clima de SP é o mineral 90. Ai na Ba, dependendo do calor, poderia ser o 140.

A causa NÃO É o óleo.

O barulho do cambio parece indicar orelhada de montagem, mas como não estou aí ... só imaginando o estrago de uma montagem errada com ou sem ajuste.

Não acredito que tenha sido fator óleo e sim fator principiante, e o ronco pode ser devido a várias causas, tais como porca solta no secundário, esqueceram de colocar alguns roletes, a arruela espaçadora está batendo nos dentes do carretel, está faltando roletes do piloto, anel trava do secundário pulou, montaram sem ajuste a aagora os rolamentos estão esmagados, etc...etc...etc... mas com certeza, se ele vem de dentro, coisa boa não é.

a.veiga
11/07/2008, 09:04
Muito obrigado amigos, e mestre Leopoldo o Jeep ficou mais de uma semana na oficina, eu todo empolgado em pegá-lo e qdo pego me acontece uma destas, chega desanimei e já to imaginando o q vem pela frente, nem tive ânimo de tirá-lo da garagem para voltar para a oficina. Vou ver se levo na próxima semana e posto aqui o resultado. Obrigado mais uma vez aos dois!
[]´s

a.veiga
22/07/2008, 09:51
Bom dia amigos! Acabei de levar o "confusão" para a oficina, após abrir NOVAMENTE :parede: a cx de marcha descobri a origem do ronco, segundo o infeliz do mecanico os rolamentos foram pro saco, me mostrou e o barulho parecia q tinha areia dentro. E vcs sabem qdo vc começa a mexer no jeep SEMPRE acha algo mais pra fazer......:cry: estou com uma lista de materais aqui q mais parece uma lista de montagem de uma cx nova!!! Pino de carretão, arruela do sincronizador, sincronizador duplo, jogo de cachorrinho (sei lá o q são estas coisas) só sei q no final vou gasta uma nota..........:putz:
[]´s

Ramone
22/07/2008, 15:59
Veja se não vale a pena comprar logo um cambio Clark.

Os cambios originais do Jeep tem fama de serem meio fraco mesmo.

Carlão Rover
22/07/2008, 16:34
compra um clarck 5 marchas por 2500,00 semi-novo revisado...
Abraços

a.veiga
23/07/2008, 08:28
Vou ver se consigo arrumar um clarck aqui na região, muito obrigado pela dica! Abraços

Ramone
23/07/2008, 15:44
Veiga, tem uma empresa que agora não me lembro o nome (se não me engano Deeptech) que vende esses câmbios recondicionados, ou seja, zero e com garantia. Ai o CONFUSÃO talvez fique mais distante dela. Hehehe :mrgreen:

Vale a pena dar uma olhada.

Abraços

Guilherme Kyrillos
23/07/2008, 17:32
Amigos, aproveitando a conversa e acreditando que servirá também para nosso amigo A.Veiga .... uso no meu CJ5 com GM151 e pneus 255/75/15 o Clark 5m (pra frente) e o diferencial 9x44 (do 4cc), e acho que a relação é muito longa, então pergunto: caso seja, vocês usam essa relação e estão satisfeitos? Alguém usa esse conjunto com diferencial 8x43 (do 6cc)? quais os comentários?
Obrigado e abraço a todos.

a.veiga
24/07/2008, 09:22
Valeu amigos, estou negociando com o mecanico aqui para arrumar a cx apenas para continuar rodando, até conseguir $$$ para trocar a cx de marcha..... Ramone amigo acho q o confusão vai ter q esperar um pouquinho pra largar a oficina kkkkkk, mas vou pesquisar sobre a empresa, Guilherme eu sou uma negação em mecanica, por isso não posso expressar opinião, espero q os amigos aqui te ajude como tem me ajudado!!!! abraços!

rodrigo.hoffman
27/07/2008, 23:06
Boa noite pessoal

Aproveitando o topico gostaria de tirar uma duvida aqui.... Tenho uma cx de 4 marchas que anda com "pigarros" quando engato a 2ª e a 3ª. Como meu CJ5 e um 1974 com OHC, nao sei se a cx e original do OHC (acredito que sim). Tenho uma cx de F75 aqui que e 4 maschas tb. A pergunta e a seguinte; as duas cxs sao iguais?? como posso identifica-las?? Preciso ter certeza de qual cx pra comprar os sincronizados ou substituir a cx "doente" pela boa caso sejam iguais...

[ ]´s arranhados

Carlão Rover
28/07/2008, 00:40
Acredito que sejam iguais...vai debaixo do jeep e da F e dá uma olhada...porquê as vezes já foram trocadas e você não sabe...meu caso: o ex-dono disse que os eixoseram de rural...quando fui instalar o kit da ensimec descobri que são da F75(10 cm maior).Só que nisso tive dois trabalhos e dois fretes....
Abraços

rodrigo.hoffman
29/07/2008, 00:20
Acredito que sejam iguais...vai debaixo do jeep e da F e dá uma olhada...porquê as vezes já foram trocadas e você não sabe...meu caso: o ex-dono disse que os eixoseram de rural...quando fui instalar o kit da ensimec descobri que são da F75(10 cm maior).Só que nisso tive dois trabalhos e dois fretes....
Abraços

Perai, dexa eu me explicar melhor. Quando falei se "são iguais" me refiro as relações de marcha, pois externamente sao bem parecidas. se nao me engano teve alguem aqui que disse que as relações sao diferentes, até as engrenagens são de qualidade inferior...

E isso...

[ ]´s

Danniel Pizatto
29/07/2008, 10:16
Se as duas caixas forem 4m, tem que verificar a motorização. As relações do 6 cilindros são diferentes do 4 cilindros. Também dizem que a 4m do 6 cil é mais fraca.

rodrigo.hoffman
30/07/2008, 00:02
Se as duas caixas forem 4m, tem que verificar a motorização. As relações do 6 cilindros são diferentes do 4 cilindros. Também dizem que a 4m do 6 cil é mais fraca.

Ta quase chegando aonde eu queria... As duas cxs são 4m: a da f75 era de um seis cilindros e que tem no CJ creio eu que a do OHC mesmo... ai veem a pergunta??? como identificar essas cxs??? se a da F75 realmente e de 4m do seis cilindros e se a do OHC e dele mesmo???

[ ]´s

leopoldo
30/07/2008, 00:05
As 2 caixas externamente são iguais, porém o piloto do 4 OHC é mais comprido.

Por dentro, as engrenagens são diferentes.

As engrenagens para o cambio do OHC são relativamente mais novas que as encontradas nos 6 cilindros, menor fadiga e maus tratos.

O piloto tem engrenamento superior em dimensionamento no OHC.

O OHC oferece maior redução da 1º marcha.

Guilherme Kyrillos
30/07/2008, 00:18

As engrenagens para o cambio do OHC são relativamente mais novas que as encontradas nos 6 cilindros, menor fadiga e maus tratos.

Leopoldo, saudaçoes.

Gostaria que você fizesse um comentário acerca de uma dúvida minha assim aqui anteriormente postado:

... uso no meu CJ5 com GM151 e pneus 255/75/15 o câmbio Clark CL2215 (5m pra frente) e diferencial 9x44 (do CJ4cc), e acho que a relação é muito longa, então pergunto: caso seja, vocês usam essa relação e estão satisfeitos? Alguém usa esse conjunto com diferencial 8x43 (do CJ6cc)? quais os comentários?

Obrigado e um grande abraço.

rodrigo.hoffman
30/07/2008, 00:33

Grande Leopoldo...

Exatamente oq eu queria saber... "Resumindo" nao tem como eu colocar nem aproveitar peças da cx do seis cilindros!!! so mais uma duvida. existe a possibilidade, mesmo que remota, de terem trocado o piloto e essa minha cx ser uma do seis cilindros?? agora pedindo um conselho; vale a pena arrumar minha cx, ja que o problema aparenta ser somente nos sincronizados ou abandono e parto pra uma de chevette???

[ ]´s

coloma
30/07/2008, 21:15
As engrenagens do meu cj5 1966 foi para o espaço .Onde posso conseguir por um preço menos salgado?

Sasquatch
30/07/2008, 22:35

A diferença do cambio 4 marchas do jeep 4 cilindros para o 4 marchas da f-75 6 cilindros, é relação de marchas (Primeira mais curta no 4 cilindros) para saber qual vc esta usando, tem que remover a tampa e contar quantos dentes tem no eixo-piloto (16 ou 18 dentes), se for 16 dentes, é um cambio do jeep 4 cilindros.

leopoldo
01/08/2008, 23:31
Guilherme, boa noite.

Não entendí muito bem a sua pergunta, mas apenas a carcaça e alguns eixos e rolamentos são intercambiáveis. O piloto e as engrenagens NÃO.

Muito embora tenha existido um eixo piloto do comprimento do usado no OHC para o 6 cilindros, que é mosca branca.

Danniel Pizatto
01/08/2008, 23:36
Muito embora tenha existido um eixo piloto do comprimento do usado no OHC para o 6 cilindros, que é mosca branca.

Imagino que seja isto aqui:

http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=11582&idcategoria=7800&Nivell=&Categorias=

Guilherme Kyrillos
02/08/2008, 18:14
Leopoldo, minhas considerações.

Comentei anteriormente:

Gostaria que você fizesse um comentário acerca de uma dúvida minha assim aqui anteriormente postado:

... uso no meu CJ5 com GM151 e pneus 255/75/15 o câmbio Clark CL2215 (5m pra frente) e diferencial 9x44 (do CJ5 4cc), e acho que a relação é muito longa, então pergunto: caso seja, vocês usam essa relação e estão satisfeitos? Alguém usa esse conjunto com diferencial 8x43 (do CJ5 6cc)? quais os comentários?

Obrigado Leopoldo por suas considerações.
[] a todos.

Treme Terra
02/08/2008, 20:05
Leopoldo, minhas considerações.

Comentei anteriormente:

... uso no meu CJ5 com GM151 e pneus 255/75/15 o câmbio Clark CL2215 (5m pra frente) e diferencial 9x44 (do CJ5 4cc), e acho que a relação é muito longa, então pergunto: caso seja, vocês usam essa relação e estão satisfeitos? Alguém usa esse conjunto com diferencial 8x43 (do CJ5 6cc)? quais os comentários?

Obrigado Leopoldo por suas considerações.
[] a todos.

Tenho GM 6 cil + clark 4 marchas + 8x43 + 265/70/16 => o Jeep fica muito reduzido, bom para trilha, normalmente só arranco de 2ª marcha, e consumo alto.
Estou trocando para relação 47x12 para ver como fica. Se alguem tem este mesmo "Power Train" com a relação 47x12 e que possa tecer comentarios.

Abraços

coloma
02/08/2008, 20:28
troquei a RE,2 E 3 todas estavam desgastadas afinal eram ainda as originais .Acho que agora vou passar mais 42 anos sem ter esse tipo de problema.