PDA

Ver Versão Completa : roda livre no defender 110



Catunda
18/11/2010, 11:04
olá pessoal td bem,
estou pensando em adaptar rodas livres no meu defender 110, ja vi até um modelo avm 451, porem parece que terei de substituir os aros originais de liga leve por aro de ferro, sera que não poderia somente aumentar a abertura no aro para encaixar as rodas livres? alguem tem alguma dica?
abraço

Catunda

jeisonk
18/11/2010, 12:29
Catunda, tu é irmão do Jeff aqui do fórum? :pensativo:

Abs

rafaelfernandez
18/11/2010, 15:15
olá pessoal td bem,
estou pensando em adaptar rodas livres no meu defender 110, ja vi até um modelo avm 451, porem parece que terei de substituir os aros originais de liga leve por aro de ferro, sera que não poderia somente aumentar a abertura no aro para encaixar as rodas livres? alguem tem alguma dica?
abraço

Catunda

Na minha opiniao, tens 2 alternativas:

1) Esquece essa ideia maluca e deixa quieto

2) Troca de carro se fazes tanta questao de roda livre.


Retirar o fulltime da Land é acabar com uma das melhores qualidades do carro. Sem contar que vai matar o preco de revenda do veiculo.

[]'s
Rafael

jeisonk
18/11/2010, 15:39
Rafael, colocando-se rodas-livres na Land e bloqueando o diferencial central, teoricamente poderia rodar tranquilo, não?
Ficaria como uma picape, um Troller, um Jeep, etc, correto?

Não que eu veja vantagens ou desvantagens nisso, mas é possível, não é?

Abs

Catunda
18/11/2010, 19:44
mas o uso da roda livre daria mais conforto quando na estrada pois numa viagem eu tive problemas com o diferencial dianteiro e no meio das trlhas consegui retirar o Kardã pequeno e terminei a trilha bloqueado e atolando inumeras vezes, mas uma vez no asfalto o carro ficou uma maravilha, leve, silencioso e economico

Catunda
18/11/2010, 19:55
Na minha opiniao, tens 2 alternativas:

1) Esquece essa ideia maluca e deixa quieto

2) Troca de carro se fazes tanta questao de roda livre.


Retirar o fulltime da Land é acabar com uma das melhores qualidades do carro. Sem contar que vai matar o preco de revenda do veiculo.

[]'s
Rafael


a ideia não é maluca pois não utilizo o carro somente para trilhas, e este carro não é urbano foi desenvolvido para tarefas dificeis, e isso ele cumpre muito bem. mas então devo retirar meus amortecedores, as molas reforçadas, a central de ar trazeira, o suporte de apoio do step, trocar minha bancada modelo rally, protetores de paralamas, pelicula dos vidros pois nada disso é original do carro e so vem a melhorar dar conforto, ok
mas esqueci algo importantissimo, a minha land é pra rodar, usar e não para revender, se for o caso é facil é so reverter e por tudo original.

abraço e boas vendas

rafaelfernandez
18/11/2010, 22:34
Rafael, colocando-se rodas-livres na Land e bloqueando o diferencial central, teoricamente poderia rodar tranquilo, não?
Ficaria como uma picape, um Troller, um Jeep, etc, correto?

Não que eu veja vantagens ou desvantagens nisso, mas é possível, não é?

Abs

Possivel é. Mas a que custo? :pensativo: Economia de combustivel num carro a diesel que ja faz 10km/l em troca de muito menos seguranca e estabilidade? :pensativo: :putz::stop:

Melhorias em uma viatura sao sempre bem vindas. Peliculas, suporte de estepe, amortecedores mais resistentes, ac, tudo isso so vem melhorar tanto o conforto como a confiabilidade e a segurança do veiculo, mas retirar uma traçao 4x4 fulltime e passa-la para 4x2 é um sacrilegio. Especialmente num carro tao alto e pesado a dirigibilidade fica muito comprometida. Sem contar no fato que vais ter que rodar direto com o diferencial central bloqueado, gerando desgaste.
Agora, cada um faz o que acha que deve com seu dinheiro e sua vida. :pipoca:


[]'s
Rafael

mauromosc
22/11/2010, 12:35
Engraçado como são as coisas, eu estou procurando flanges para colocar na Toyota com o objetivo de nunca precisar me preocupar com o acionamento da roda livre ou com uma possível falha neste componente.
Tem um monte de gente que fala que vai desgastar o diferencial, etc, etc, mas no final gosto é gosto e quando colocamos algo na cabeça ninguém tira.
Boa sorte na procura por esta solução, Catunda!


Abraços,

CGAUER
22/11/2010, 15:04
O maior problema não é colocar a roda livre, mas sim como fazer para a caixa de transferência parar de girar o cardan frotal..

Vai ter que modificar o dif central (ou remover ele por completo).

Abs

Clemente

henrique wamser
22/11/2010, 17:39
aproveitando o gancho, esse negócio de dizer que as def quando com o bloqueio ligado ficam com tração" igual" aos outros, não corresponde a realidade ...acho que libera tração para os dois eixos independentemente de um deles estar no ar, por exemplo.
tenho visto que outros jipes, com uma roda levantada ficam fora de combate...a menos que se tenha instalado bloqueio nos 2 diferenciais....iiiiiiiii acho que este tópico vai incendiar.:twisted:

Catunda
22/11/2010, 23:00
O maior problema não é colocar a roda livre, mas sim como fazer para a caixa de transferência parar de girar o cardan frotal..

Vai ter que modificar o dif central (ou remover ele por completo).

Abs

Clemente

Boa noite Clemente,
li algumas mensagens suas em outros topicos e observei que voce entende muito de engenheria mecanica então acredito que sejas uma pessoa qualificada para me orientar nisso. bem eu entrei em contato com a AVM que fabrica as rodas livres pro troller, e me responderam que o modelo 451 se encaixa perfeitamente em nosso diferencial e junto eles enviam um kit para colocar na transmissão onde o veiculo ficar 4x4 ou 4x2, tipo assim, a alavanca quando na posição H o caro ficará 4x2 liberando a transmissão dianteira, e não sei se ja teve oportunidade de rodar sem ela, o caro fica muito silencioso, responde melhor e economico., foi depois de um pro com minha homocinetica e retirei o kardan peq, rodei mais de 500 km na estrada o carro uma maravilha porem, nos trecos antes da estrada sofri demais, mesmo com os pneus com 15lbs tive umas dunas a encarar saindo dos lençõis, cara, sofri, não so eu, todos do carro, trecho de 2hs fiz em 11hs.
http://mail.terra.com.br/95trr/mime.php?file=451_1P.doc&name=451_1P.doc

http://mail.terra.com.br/95trr/mime.php?file=451_2P.doc&name=451_2P.doc

não sei se da certo o atalho acima é do email que me enviaram,
aguardo seu parecer.

Catunda

CGAUER
23/11/2010, 00:25
Catunda, não consegui abrir os arquivos.

Não é o caso do 110 mas... Lá vem história.. O primeiro carro da LR a ter 4x4 full time foi o Stage One, o primeiro LR com motor V8. Pois bem, como os fracos diferenciais Rover não agüentavam a força do motor, a LR achou mais prático instalar um terceiro e pequeno diferencial na cx de transfer, dividindo a força do motor em dois, ao equipar o LR com diferenciais mais fortes.

Não demorou muito para mesmo assim aparecerem problemas. Foi assim que apareceu o gigantesco Salisbury (dif com caixa quadrada) nos eixos traseiros dos 110 e 130, até 2003, onde finalmente são substituídos por algo mais moderno como o dif da Range Rover P38 com duplo pino para as satélites (4 satélites). O diferencial Rover, ainda com um pino e só duas satélites permanece até hoje em 100% dos eixos dianteiros dos Defender civis. Os modelos militares recebem diferenciais mais fortes.

Um Defender bloqueado é (infelizmente) é idêntico a qualquer CJ, Samurai Niva ou Santa Fe. O que realmente muda é o fato que sua suspensão tem curso MUITO longo e assim copia o chão com maestria. Como se não bastasse, o LR tem a parte inferior com a menor quantidade de impedimentos entre os 4x4; agarra muito menos que os outros 4x4. Vejam os feixes de mola de um Band ou L200 Savana. Comparem com um Troller....

Assim como um CJ, se o Land ficar com uma roda por eixo fora do chão, ele vai parar, mesmo com o dif central bloqueado, famoso X. Para isso que existe bloqueio ARB e cia. Agora muito cuidado, transpor um X onde um LR não passou originalmente, pode significar capotar com um LR equipado com ARB. Tem que saber usar!

Quanto a adaptação para part time, eu concordo que existe alguns benefícios, afinal o TR4 e Pajero Full tem TODAS as opções. No caso do LR, acho um pouco arriscado sob o ponto de visto do maior aquecimento e desgaste do diferencial traseiro... É um carro com projeto sem muita reserva técnica...

Se ainda quiser se aventurar, jogue no google:

LT230 part time conversion

LT230 é a nossa caixa de transferência.

Abraços

Clemente



Boa noite Clemente,
li algumas mensagens suas em outros topicos e observei que voce entende muito de engenheria mecanica então acredito que sejas uma pessoa qualificada para me orientar nisso. bem eu entrei em contato com a AVM que fabrica as rodas livres pro troller, e me responderam que o modelo 451 se encaixa perfeitamente em nosso diferencial e junto eles enviam um kit para colocar na transmissão onde o veiculo ficar 4x4 ou 4x2, tipo assim, a alavanca quando na posição H o caro ficará 4x2 liberando a transmissão dianteira, e não sei se ja teve oportunidade de rodar sem ela, o caro fica muito silencioso, responde melhor e economico., foi depois de um pro com minha homocinetica e retirei o kardan peq, rodei mais de 500 km na estrada o carro uma maravilha porem, nos trecos antes da estrada sofri demais, mesmo com os pneus com 15lbs tive umas dunas a encarar saindo dos lençõis, cara, sofri, não so eu, todos do carro, trecho de 2hs fiz em 11hs.
http://mail.terra.com.br/95trr/mime.php?file=451_1P.doc&name=451_1P.doc

http://mail.terra.com.br/95trr/mime.php?file=451_2P.doc&name=451_2P.doc

não sei se da certo o atalho acima é do email que me enviaram,
aguardo seu parecer.

Catunda

Carlão Rover
23/11/2010, 01:18
mas o uso da roda livre daria mais conforto quando na estrada pois numa viagem eu tive problemas com o diferencial dianteiro e no meio das trlhas consegui retirar o Kardã pequeno e terminei a trilha bloqueado e atolando inumeras vezes, mas uma vez no asfalto o carro ficou uma maravilha, leve, silencioso e economico

Olá!

Se retirou o cardã dianteiro, o bloqueio de nada adiantou na trilha.

A Ashcroft faz um kit para mudar o diferencial central da caixa de transferência para rodar 4x2.

Mas creio que seria ideal e mais seguro na estrada, instalar um Overdrive, que funcionará como uma "6° marcha"; acionando só com a 5° engatada. Vai diminuir o barulho, baixar a rotação, eonomizar combustível e manter o 4x4 High que se perde na adaptação da AVM.

Abraço.

Carlão Rover
23/11/2010, 01:25
Aproveitando o tópico, a montadora espanhola que tinha o direito de montar as Land Series chamadas com o seu nome "Santana", produz hoje o resultado desta parceria através da Iveco, um interessante 4x4, o Massif.

Ele tem 4x2 opcional e câmbio 6 marchas...

http://en.wikipedia.org/wiki/Iveco_Massif

Abraço.

fzleite
08/06/2011, 21:34
Carlão,

Fiquei interessado nesse Overdrive. Você tem na sua? Alguem tem esse sistema na viatura? Como funciona o acionamento?

Abraços

buchmann
10/06/2011, 14:17
Q bixo mais feio esse Iveco.. lembra uma Defender, mas soh isso

Meu pitaco sobre o assunto:
Se quiser um carro 4x2, troca de carro, tem muitas opções. Já tive uma Pajero Full 3.0 ano 99, o sistema de tração dela é excelente. Podendo engatar a tração até a 120km/h e tem um sistema de roda livre muito eficiente.
Se não quer fazer isso, bota a overdriver.

André 4Runner RJ
07/03/2014, 10:18
CGauer,

Vejo que entende bastante do assunto, e como citou a RR.
Como estou montando uma mecânica com esses diferenciais, ficaria muito grato se pudesse me esclarecer algumas dúvidas.

Abs,

André

Catunda, não consegui abrir os arquivos.

Não é o caso do 110 mas... Lá vem história.. O primeiro carro da LR a ter 4x4 full time foi o Stage One, o primeiro LR com motor V8. Pois bem, como os fracos diferenciais Rover não agüentavam a força do motor, a LR achou mais prático instalar um terceiro e pequeno diferencial na cx de transfer, dividindo a força do motor em dois, ao equipar o LR com diferenciais mais fortes.

Não demorou muito para mesmo assim aparecerem problemas. Foi assim que apareceu o gigantesco Salisbury (dif com caixa quadrada) nos eixos traseiros dos 110 e 130, até 2003, onde finalmente são substituídos por algo mais moderno como o dif da Range Rover P38 com duplo pino para as satélites (4 satélites). O diferencial Rover, ainda com um pino e só duas satélites permanece até hoje em 100% dos eixos dianteiros dos Defender civis. Os modelos militares recebem diferenciais mais fortes.

Um Defender bloqueado é (infelizmente) é idêntico a qualquer CJ, Samurai Niva ou Santa Fe. O que realmente muda é o fato que sua suspensão tem curso MUITO longo e assim copia o chão com maestria. Como se não bastasse, o LR tem a parte inferior com a menor quantidade de impedimentos entre os 4x4; agarra muito menos que os outros 4x4. Vejam os feixes de mola de um Band ou L200 Savana. Comparem com um Troller....

Assim como um CJ, se o Land ficar com uma roda por eixo fora do chão, ele vai parar, mesmo com o dif central bloqueado, famoso X. Para isso que existe bloqueio ARB e cia. Agora muito cuidado, transpor um X onde um LR não passou originalmente, pode significar capotar com um LR equipado com ARB. Tem que saber usar!

Quanto a adaptação para part time, eu concordo que existe alguns benefícios, afinal o TR4 e Pajero Full tem TODAS as opções. No caso do LR, acho um pouco arriscado sob o ponto de visto do maior aquecimento e desgaste do diferencial traseiro... É um carro com projeto sem muita reserva técnica...

Se ainda quiser se aventurar, jogue no google:

LT230 part time conversion

LT230 é a nossa caixa de transferência.

Abraços

Clemente