PDA

Ver Versão Completa : Niva - Como ter mais economia.

Marcelo J Manente
17/11/2010, 21:58
Pessoall,

Gostaria de iniciar aqui um tópico onde poderiamos concentrar todas as informações sobre como manter o carro e o motor original e fazer dele mais econômico.

Já vi diversas informações em tópicos separados, mas acho que seria mais interessante se colocassemos tudo o que sabemos sobre isso num só lugar.

O tópico poderia ser fixo. Isso evitaria que novatos criassem um tópico novo a cada ano sobre este assunto que é tão importante para nossos bolsos.

Claro que peço a preferencia para relatos de quem fez a modificação em seu próprio carro, e não aquele "ha... eu ouvi dizer que tal coisa ajuda".

Aqui podemos colocar: experiências com rebaixamento de cabeçote, booster, dis, carburador etc.

Eu não tenho mais NIva, mas quando tive melhorei a economia com carburador Weber 450 (miniprogressivo), ventoinha elétrica e pneus mais baixos. Quando comprei o Niva ele fazia 5,5 km/l na cidade, depois passou a fazer 6,5 km/l.

Vamos lá pessoal.

Abraços

Marcelo J Manente
18/11/2010, 12:56
PAra chegar a 6,5 Km/l ainda coloquei ignição eletronica do Laika.
Vamos colaborar pessoal, só olhar não vale.

Abraços.

Girti
18/11/2010, 16:04
PAra chegar a 6,5 Km/l ainda coloquei ignição eletronica do Laika.
Vamos colaborar pessoal, só olhar não vale.

Abraços.

Cacilda, eu escrevi uma longa mensagem neste tópico, e ela desapareceu... acho que as forças ocultas não querem um Niva econômico...

Não vou escrever tudo de novo, mas, resumindo: os pneus são importantíssimos, pneus grandes e/ou borrachudos (lameiros) irão prejudicar o consumo de forma significativa, pois irão "segurar" o Niva, seja pelo peso, seja pelo perfil mais agressivo da banda de rodagem. Tive um Niva que fazia entre 7,5 e 8,0 Km/l, em grande parte graças aos ótimos (mas fora de linha há anos) pneus radiais Michelin 175/80 R16 (medida dos radiais originais). É claro que há inúmeros outros fatores a serem considerados, mas lembrem-se dos pneus!

Xexelo, na sua primeira mensagem você fala que seu Niva tinha "pneus mais baixos". O que significa isto? Eram menores que os originais? Andavam sempre murchos? :mrgreen:

Marcelo J Manente
18/11/2010, 16:53
Cacilda, eu escrevi uma longa mensagem neste tópico, e ela desapareceu... acho que as forças ocultas não querem um Niva econômico...

Não vou escrever tudo de novo, mas, resumindo: os pneus são importantíssimos, pneus grandes e/ou borrachudos (lameiros) irão prejudicar o consumo de forma significativa, pois irão "segurar" o Niva, seja pelo peso, seja pelo perfil mais agressivo da banda de rodagem. Tive um Niva que fazia entre 7,5 e 8,0 Km/l, em grande parte graças aos ótimos (mas fora de linha há anos) pneus radiais Michelin 175/80 R16 (medida dos radiais originais). É claro que há inúmeros outros fatores a serem considerados, mas lembrem-se dos pneus!

Xexelo, na sua primeira mensagem você fala que seu Niva tinha "pneus mais baixos". O que significa isto? Eram menores que os originais? Andavam sempre murchos? :mrgreen:

Gil,

Depois que vc escreveu eu me toquei. Grande parte da melhora do consumo que eu consegui na época foi por causa dos pneus com certeza.
Quando comprei o Niva ele tinha os Garra 6.50, barulhentos e com certeza freiam o Niva. Depois passei para uns 6.50 com desenho 100% asfalto, já melhorou o consumo.
Mas ficou bom mesmo quando coloquei uns pneus 205/65 R16 tbm 100% asfalto, que mais tarde tbm recapei. Então não eram menores que o pneu original, mas menores que os que eu andei no começo.
Gil, estes pneus que falei por ultimo devem ficar bem proximos do original, correto? Não me pergunte qual marca que não me lembro.

Abraços.

Girti
18/11/2010, 18:36
Gil,

Depois que vc escreveu eu me toquei. Grande parte da melhora do consumo que eu consegui na época foi por causa dos pneus com certeza.
Quando comprei o Niva ele tinha os Garra 6.50, barulhentos e com certeza freiam o Niva. Depois passei para uns 6.50 com desenho 100% asfalto, já melhorou o consumo.
Mas ficou bom mesmo quando coloquei uns pneus 205/65 R16 tbm 100% asfalto, que mais tarde tbm recapei. Então não eram menores que o pneu original, mas menores que os que eu andei no começo.
Gil, estes pneus que falei por ultimo devem ficar bem proximos do original, correto? Não me pergunte qual marca que não me lembro.

Abraços.

Existe um site que permite a comparação de pneus de medidas diferentes, o endereço é http://www.voxwheels.com/. Usei este site e comparei os pneus originais 175/80 R16 com os 205/65 R16 que você usava. O resultado:

Diâmetro pneu 175/80 R16: 686,4 mm

Diâmetro pneu 205/65 R16: 672,9 mm

Ou seja, os pneus que você tinha em seu Niva o deixavam um pouco mais baixo (muito pouco, apenas 13 mm) do que ficaria com os pneus originais. Se tivessem as meddias 215/65 R16, teriam 685,9 mm de diâmetro, seriam portanto quase idênticos, em termos de diâmetro, aos originais.

pmarc
18/11/2010, 19:39
Diâmetro pneu 175/80 R16: 686,4 mm

Diâmetro pneu 205/65 R16: 672,9 mm

Ou seja, os pneus que você tinha em seu Niva o deixavam um pouco mais baixo (muito pouco, apenas 13 mm) do que ficaria com os pneus originais. Se tivessem as meddias 215/65 R16, teriam 685,9 mm de diâmetro, seriam portanto quase idênticos, em termos de diâmetro, aos originais.

Ops, apenas 7mm!

686,4 - 672,9=13,5mm de diferença no DIÂMETRO. Apenas 6,75 no raio.

Girti
18/11/2010, 19:45
Ops, apenas 7mm!

686,4 - 672,9=13,5mm de diferença no DIÂMETRO. Apenas 6,75 no raio.

De fato, na altura do carro a diferença seria de 6,75 mm

Marcelo J Manente
18/11/2010, 21:33
O pacote completo de meu Niva foi:

Ventoinha eletrica
Pneus menores
Ignição eletrica do Laika
Carburador Weber 450 - miniprogressivo

Gostaria de saber a opinião de vcs sobre booster, DIS, MSD e tudo mais.

Outra coisa: O Niva que estou vendo esta com problemas nos cardãs, já foi pra balanceamento e o mecanico condenou. Me disseram que da pra adaptar o cardã de opala e que, como eles são mais leves, podem até dar um ganho pequeno de consumo.
Será que isto procede?
A proposito, o Niva que estou vendo é um 95, já com ign. eletrica e diferenciais 10/43. Está relação ajudaria no consumo?

Abraços.

Girti
18/11/2010, 21:41
O pacote completo de meu Niva foi:

Ventoinha eletrica
Pneus menores
Ignição eletrica do Laika
Carburador Weber 450 - miniprogressivo

Gostaria de saber a opinião de vcs sobre booster, DIS, MSD e tudo mais.

Outra coisa: O Niva que estou vendo esta com problemas nos cardãs, já foi pra balanceamento e o mecanico condenou. Me disseram que da pra adaptar o cardã de opala e que, como eles são mais leves, podem até dar um ganho pequeno de consumo.
Será que isto procede?
A proposito, o Niva que estou vendo é um 95, já com ign. eletrica e diferenciais 10/43. Está relação ajudaria no consumo?

Abraços.

Xexelo, o fato de o Niva ser 95 não garante que os diferenciais sejam 10/43. Os do SUVdesenvolvido, por exemplo, não eram (agora são! :concordo:). Talvez a relação mais longa ajude, em algumas situações, mas a diferença deve ser pequena.

Quanto à "ignição elétrica", acho bastante conveniente que ela assim o seja! :mrgreen:

Marcelo J Manente
18/11/2010, 21:52
Xexelo, o fato de o Niva ser 95 não garante que os diferenciais sejam 10/43. Os do SUVdesenvolvido, por exemplo, não eram (agora são! :concordo:). Talvez a relação mais longa ajude, em algumas situações, mas a diferença deve ser pequena.

Quanto à "ignição elétrica", acho bastante conveniente que ela assim o seja! :mrgreen:

:-) certo, Ignição eletronica.

É isso Gil? kkkkkk

Abraços.

Girti
18/11/2010, 23:15

Xexelo, preciso fazer uma correção, eu confundi as coisas, talvez você também o tenha feito: muitos Nivas 95 vinham equipados com os diferenciais 11x43, ao contrário dos modelos anteriores, que costumavam vir com a relação 10x43. A relação 11x43 é mais longa, o que traz como conseqüência menos força e mais velocidade final. O meu Niva veio com a relação 10x43, e recentemente eu mandei trocar os diferenciais, sendo que atualmente o SUVdesenvolvido tem a relação 11x43, mais longa.

Voltando à sua mensagem: ao mencionar o Niva em que você está interessado, você realmente quis dizer 10x43, ou na verdade estava pensando na relação 11x43, que é mais longa e equipa boa parte dos Niva 95?

shuther4x4
18/11/2010, 23:48
Mais economia?
Meu Niva só usava para trilha. Então se eu colocasse um pneu 100% asfalto iria ter mais economia na trilha?
Ou esse tópico deveria chamar: como ter mais economia no asfalto?
Só uma dúvida!

Girti
18/11/2010, 23:52
Mais economia?
Meu Niva só usava para trilha. Então se eu colocasse um pneu 100% asfalto iria ter mais economia na trilha?
Ou esse tópico deveria chamar: como ter mais economia no asfalto?
Só uma dúvida!

Trilhas e economia não andam juntas, na trilha a exigência em cima do motor é muito maior, ninguém pensa em economia na hora do aperto! Por outro lado, por que pensar em economia apenas no asfalto? Pode-se pensar em economia em estradas de terra, em expedições, em viagens longas ...

shuther4x4
19/11/2010, 00:07
Trilhas e economia não andam juntas, na trilha a exigência em cima do motor é muito maior, ninguém pensa em economia na hora do aperto! Por outro lado, por que pensar em economia apenas no asfalto? Pode-se pensar em economia em estradas de terra, em expedições, em viagens longas ...

Continuo não entendendo.
Coloquei um Weber e passei para álcool para ter economia na trilha. E consegui isso em comparação com a carburação original. Porque trilha e economia não podem andar juntas?
A tocada também, tanto em trilha como em asfalto, influencia muito. O correto uso do cambio na trilha (reduzida) para que o motor não seja demasiado exigido.

Girti
19/11/2010, 00:13
Continuo não entendendo.
Coloquei um Weber e passei para álcool para ter economia na trilha. E consegui isso em comparação com a carburação original. Porque trilha e economia não podem andar juntas?
A tocada também, tanto em trilha como em asfalto, influencia muito. O correto uso do cambio na trilha (reduzida) para que o motor não seja demasiado exigido.

O que eu quis dizer é que quem está fazendo trilha não pode se fixar na economia de combustível. Já pensou o cara, atravessando embalado um atoleiro ferrado, resolver tirar o pé para não gastar combustível? :putz:

Resumindo, como já escreveram muitos a respeito deste assunto: nenhum 4x4 é um modelo de economia de combustível, quem realmente precisa economizar combustível deve desistir do 4x4 e comprar um milzinho. :sad:

shuther4x4
19/11/2010, 00:19
O que eu quis dizer é que quem está fazendo trilha não pode se fixar na economia de combustível. Já pensou o cara, atravessando embalado um atoleiro ferrado, resolver tirar o pé para não gastar combustível? :putz:

Resumindo, como já escreveram muitos a respeito deste assunto: nenhum 4x4 é um modelo de economia de combustível, quem realmente precisa economizar combustível deve desistir do 4x4 e comprar um milzinho. :sad:

Tem razão, em partes:
Eu passei pra um a diesel, visando economia.
Nesse quesito não tem discussão, principalmente levando em consideração o tanto que eu ando (km compensa o investimento). Não pensei em passar o Niva para diesel devido aos problemas advindos de adaptação e documentação.
Se existisse um Niva original a diesel (no nosso país), seria uma senhora mão na roda. Sinto falta de muitas características do Niva.

Cirdan
19/11/2010, 00:27
O meu vai para revisão agora pq ta bebendo horrores. Ta fazendo uns 4 km/l na cidade e uns 8 km/l na rodovia.

Hj ele não passa de 90km/h, fica vibrando demais e faz um barulho daqueles. Mas agora vai revisar suspensão, freios, cambio, motor, diferencial, 4x4, direção e elétrica. Acredito que fique melhor.

Abraços

Girti
19/11/2010, 00:27
Tem razão, em partes:
Eu passei pra um a diesel, visando economia.
Nesse quesito não tem discussão, principalmente levando em consideração o tanto que eu ando (km compensa o investimento). Não pensei em passar o Niva para diesel devido aos problemas advindos de adaptação e documentação.
Se existisse um Niva original a diesel (no nosso país), seria uma senhora mão na roda. Sinto falta de muitas características do Niva.

De fato, os motores diesel são indiscutivelmente mais econômicos e, via de regra, mais duráveis (embora os motores Lada, se bem cuidados, durem muuuuuuitos milhares de Km). Porém (sempre tem um porém... :sad:) os motores diesel costumam ser também mais lentos na arrancada, vibram mais, são barulhentos... Enfim, é uma questão pessoal, cada um deve comparar os prós e contras e decidir de acordo com sua conveniência.

Também creio que os Nivas diesel teriam espaço em nosso mercado, particularmente para quem quisesse um 4x4 diesel barato, para certos usos especificos. Mas pessoalmente acredito que, pelas suas características, o Niva se presta mais aos motores do ciclo Otto.

Marcelo J Manente
19/11/2010, 12:54
Xexelo, preciso fazer uma correção, eu confundi as coisas, talvez você também o tenha feito: muitos Nivas 95 vinham equipados com os diferenciais 11x43, ao contrário dos modelos anteriores, que costumavam vir com a relação 10x43. A relação 11x43 é mais longa, o que traz como conseqüência menos força e mais velocidade final. O meu Niva veio com a relação 10x43, e recentemente eu mandei trocar os diferenciais, sendo que atualmente o SUVdesenvolvido tem a relação 11x43, mais longa.

Voltando à sua mensagem: ao mencionar o Niva em que você está interessado, você realmente quis dizer 10x43, ou na verdade estava pensando na relação 11x43, que é mais longa e equipa boa parte dos Niva 95?

Gil eu achava que era 10/43, não sabia que era 11/43.
Que bom que isso dá uma velocidade final melhor, assim posso ficar nos 90 100 km/h de velocidade cruzeiro. Bom, isso se der certo a troca....

Abraços

Marcelo J Manente
19/11/2010, 18:47
Copiei da msg do Edneyccruz

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

- Meu carburador é original russo do 90/91 e estou usando os gicles 120/140.

- Sim, eu ja tinha ignição electrónica e é a original, mas os produtos da motor spice podem ser instalados em distribuidores com platinado tb, dando uma performance igual. O DD por exemplo, elimina totalmente o distribuidor, se o seu Niva for platinado, nem precisa se preocupar com mais nada.

- Eu uso os cabos de vela da Accel supressivos 8.8, cabos assim existem diversos, mas a maioria não é bacana, você pode usar os NGK supressivos do Uno (a maioria das pessoas usam esses) se preferir gastar menos, só não compre os 8.8 genéricos caso os queira, compre Accel que são realmente bons.

- O DIS é um produto o Booster outro e o DD um terceiro. Se quiser ajuda para escolher um deles, me fale que ajudo, mas aqui vai um breve resumo sobre cada um.

Booster - Você continua com o seu sistema de ignição, ele lhe dará uma centelha bem mais forte e dupla centelha

DIS - Elimina parte do distribuidor, deixando o carro mais resistente a agua, usa 2 bobinas iguais as do Uno e da uma centelha mais forte.

DD - Elimina totalmente o distribuidor. No motor do Niva, totalmente mesmo, o carro fica resistente a agua e com 2 bobinas iguais as do Uno.

Coloquei o Booster porque procurava deixar o Niva mais económico e para isso achei legal o duplo centelhamento, de 5 km/l estou fazendo 6.7 Km/l longe o que quero chegar, mas muito melhor do que estava. Quando o Sérgio fizer um DD com o duplo centelhamento eu troco o meu Booster por um, não por causa da imunidade a agua, mas porque eu não gosto de distribuidor, de ficar trocando tampa e rotor, perdendo performance toda a vez que eles ficam mais gastos ou oxidados.

Ultimos 2 tanques do Niva, agora com o booster acertado.

Cidade. 6.5 km/l - estava fazendo 5 Km/l antes do booster.
Estrada. 8.9 Km/l - andando em média a 110 km/h Esta mais solto na estrada e retomando melhor, mas o consumo não esta muito diferente.

-x-x-x-x-x-x-x-

Espero que isto ajude os camaradas.

Abraços

Flugêncio
19/11/2010, 19:08
Gil eu achava que era 10/43, não sabia que era 11/43.
Que bom que isso dá uma velocidade final melhor, assim posso ficar nos 90 100 km/h de velocidade cruzeiro. Bom, isso se der certo a troca....

Abraços

Acredito que poucos Nivas eram 11/43, melhor confirmar.

Flugêncio
19/11/2010, 19:22
Copiei da msg do Edneyccruz

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

- Meu carburador é original russo do 90/91 e estou usando os gicles 120/140.

- Sim, eu ja tinha ignição electrónica e é a original, mas os produtos da motor spice podem ser instalados em distribuidores com platinado tb, dando uma performance igual. O DD por exemplo, elimina totalmente o distribuidor, se o seu Niva for platinado, nem precisa se preocupar com mais nada.

- Eu uso os cabos de vela da Accel supressivos 8.8, cabos assim existem diversos, mas a maioria não é bacana, você pode usar os NGK supressivos do Uno (a maioria das pessoas usam esses) se preferir gastar menos, só não compre os 8.8 genéricos caso os queira, compre Accel que são realmente bons.

- O DIS é um produto o Booster outro e o DD um terceiro. Se quiser ajuda para escolher um deles, me fale que ajudo, mas aqui vai um breve resumo sobre cada um.

Booster - Você continua com o seu sistema de ignição, ele lhe dará uma centelha bem mais forte e dupla centelha

DIS - Elimina parte do distribuidor, deixando o carro mais resistente a agua, usa 2 bobinas iguais as do Uno e da uma centelha mais forte.

DD - Elimina totalmente o distribuidor. No motor do Niva, totalmente mesmo, o carro fica resistente a agua e com 2 bobinas iguais as do Uno.

Coloquei o Booster porque procurava deixar o Niva mais económico e para isso achei legal o duplo centelhamento, de 5 km/l estou fazendo 6.7 Km/l longe o que quero chegar, mas muito melhor do que estava. Quando o Sérgio fizer um DD com o duplo centelhamento eu troco o meu Booster por um, não por causa da imunidade a agua, mas porque eu não gosto de distribuidor, de ficar trocando tampa e rotor, perdendo performance toda a vez que eles ficam mais gastos ou oxidados.

Ultimos 2 tanques do Niva, agora com o booster acertado.

Cidade. 6.5 km/l - estava fazendo 5 Km/l antes do booster.
Estrada. 8.9 Km/l - andando em média a 110 km/h Esta mais solto na estrada e retomando melhor, mas o consumo não esta muito diferente.

-x-x-x-x-x-x-x-

Espero que isto ajude os camaradas.

Abraços

Marcelo,

O Cangaceiro I, que era um 1993, fazia 8Km/l na cidade e um pouco acima de 10km/l na estrada. Tinha motor original com 70000Km, carburador original e pneus 215/80/16. A ignição elétronica era uma do Tempra 2.0 carburada ( Distribuidor com módulo acoplado no mesmo).
Vendí esta ignição pra um outro camarada, e a alguns meses atrás encontrei este Niva já com outro proprietário, por curiosidade, perguntei como estava o consumo, e me foi respondido que estava na faixa dos 7KM/l.
E visílvemente, o motor não tinha nem de perto a qualidade e aparência do Cangaceiro I.

Marcelo J Manente
20/11/2010, 17:17
Marcelo,

O Cangaceiro I, que era um 1993, fazia 8Km/l na cidade e um pouco acima de 10km/l na estrada. Tinha motor original com 70000Km, carburador original e pneus 215/80/16. A ignição elétronica era uma do Tempra 2.0 carburada ( Distribuidor com módulo acoplado no mesmo).
Vendí esta ignição pra um outro camarada, e a alguns meses atrás encontrei este Niva já com outro proprietário, por curiosidade, perguntei como estava o consumo, e me foi respondido que estava na faixa dos 7KM/l.
E visílvemente, o motor não tinha nem de perto a qualidade e aparência do Cangaceiro I.

Então Flugencio, se vc tivesse pneus do tamanho dos originais provavelmente teria um consumo ainda melhor???
Imagine isso tudo com o tal do booster?

Até.

Flugêncio
20/11/2010, 17:55
Então Flugencio, se vc tivesse pneus do tamanho dos originais provavelmente teria um consumo ainda melhor???
Imagine isso tudo com o tal do booster?

Até.

Marcelo,

Por experiência, " a Melhor maneira de economizar, é não inventar, gastando demais". Usei um booster por um tempo, e não obtive ganho nenhum.
Pequenos ajustes no sistema original, geram efeitos que vc não imagina. O hábito simples de calibrar os pneus semanalmente já é uma ajuda imensa, uma bobina plástica utilizada na linha VW, recebendo 12V direto, sem esquentar, com calibragem das velas, um filtro de ar melhor, cabos de vela e...
Os pneus que vc está vendo, não ajudaram em nada no quesito economia, pois são caros pra caramba.
Ou seja, Estudo, Ação, e Prática, pra ver os resultados. E como dizia o velho Porcão " Não existe almoço grátis". Lembrando que: "Cavalo que corre, é cavalo que come".:concordo:

Marcelo J Manente
20/11/2010, 18:38
Marcelo,

Por experiência, " a Melhor maneira de economizar, é não inventar, gastando demais". Usei um booster por um tempo, e não obtive ganho nenhum.
Pequenos ajustes no sistema original, geram efeitos que vc não imagina. O hábito simples de calibrar os pneus semanalmente já é uma ajuda imensa, uma bobina plástica utilizada na linha VW, recebendo 12V direto, sem esquentar, com calibragem das velas, um filtro de ar melhor, cabos de vela e...
Os pneus que vc está vendo, não ajudaram em nada no quesito economia, pois são caros pra caramba.
Ou seja, Estudo, Acão, e Prática, pra ver os resultados. E como dizia o velho Porcão " Não existe almoço grátis". Lembrando que: "Cavalo que corre, é cavalo que come".:concordo:

Mas não há duvida que um pneu de tamanho mais proximo do original deva levar a um consumo menor. Claro que seria melhor com um precinho mais baixo... :-)

Até.

sraposo
20/11/2010, 18:59
Olá!

Só para esclarecer, o Booster que Adsumus/Flugêncio comentou 2 mensagens acima
*** NÃO *** é da Motor Spice rsrsrs
Para dizer a verdade, nem sei que outro booster é este.

Economia é uma medida dependente de fatores diversos, inclusive aqueles não óbvios e/ou aparentementemente subjetivos (para o motor, nada é subjetivo). Mapa de ignição e "qualidade" da centelha afetam significativamente o consumo, mas obviamente não somente eles são importantes. Motor do Niva, Ford OHC alguns outros são especialmente beneficiados quando o mapa de ignição sofre adequação à gasolina atual (com 26% de etanol, oficialmente).

Importante que se tenha como referência (e bem definida) o consumo médio do carro daquele exato modelo em condições originais. De um ano para outro podem mudar certas peças e/ou especificações que afetaram a economia.
Comparações devem ser feitas em igualdade de condições, se não passa a ser necessária uma normalização e aí a coisa complica.
E a "igualdade de condições" deixa de existir quando os carros são usados em cidades diferentes, com motoristas diferentes e cargas transportadas diferentes, entre outras diferenças.

Especialmente no caso de carro "menos recentes" que já passaram por "transformações não documentadas" e "adaptações geniais", pode haver diferenças não visíveis/conhecidas que podem impactar no consumo.

Mudanças em certas características do carro para atender essa ou aquela necessidade/utilização especial podem afetar significativamente o consumo, como é o caso da largura e/ou raio dos pneus, tipo de carburador, acessórios com peso significativo, aumento da energia demandada pelos consumidores elétricos etc...

Flugêncio
20/11/2010, 19:16
Olá!

Só para esclarecer, o Booster que Adsumus/Flugêncio comentou 2 mensagens acima
*** NÃO *** é da Motor Spice rsrsrs
Para dizer a verdade, nem sei que outro booster é este.

Exatamente!

RHL
20/11/2010, 20:30
vou falar uma coisa....

Instale Roda Livre.

Sim, eu sei que ele é integral e vai forçar todo o sistema traseiro. Mas é o seguinte: se você colocar a roda livre e andar de forma SUAVE com o niva no transito, sem trancos de embreagem e desenvolvendo velocidade de forma tranquila NUNCA vai dar problema.

se quiser andar mais forte é só girar a roda livre pra posição 4x4 e pronto!

o jipe fica MUITO mais solto e econômico com roda livre.

Girti
20/11/2010, 23:36
vou falar uma coisa....

Instale Roda Livre.

Sim, eu sei que ele é integral e vai forçar todo o sistema traseiro. Mas é o seguinte: se você colocar a roda livre e andar de forma SUAVE com o niva no transito, sem trancos de embreagem e desenvolvendo velocidade de forma tranquila NUNCA vai dar problema.

se quiser andar mais forte é só girar a roda livre pra posição 4x4 e pronto!

o jipe fica MUITO mais solto e econômico com roda livre.

Suponho que você teve um Niva com roda livre e teve oportunidade de testá-lo intensivamente, certo?

RHL
21/11/2010, 14:19
Gil, não tinha roda livre, mas em viagem eu tirava o cardãzinho da frente. se tivesse o niva hoje com certeza colocaria a roda livre.

Marcelo J Manente
21/11/2010, 16:49
Gil, não tinha roda livre, mas em viagem eu tirava o cardãzinho da frente. se tivesse o niva hoje com certeza colocaria a roda livre.

Mas ficava mais economico?

Esta adaptação não me agrada, desde que tive um Niva e pesquisei sobre ele que me falam que não é uma boa isto a longo prazo. Força partes do carro que não estão preparadas para este esforço continuamente.

Melhor ficar só com melhoramentos no motor original e pneus.

Abraços

Girti
21/11/2010, 17:31
Mas ficava mais economico?

Esta adaptação não me agrada, desde que tive um Niva e pesquisei sobre ele que me falam que não é uma boa isto a longo prazo. Força partes do carro que não estão preparadas para este esforço continuamente.

Melhor ficar só com melhoramentos no motor original e pneus.

Abraços

Além dos fatores mencionados por você (desgaste acelerado de certas partes mecânicas), o carro fica mais instável, a frente fica meio "boba", em relação ao carro original (4x4). O Niva foi projetado para ser 4x4, não convém ir contra este projeto.

Marcelo Cleto
21/11/2010, 17:45

Ola Todos.....

Marcio qual era a media de economia sem o cardã frontal?

Abraços

MC.

RHL
21/11/2010, 18:26
niva pantanal 1.6 motor original, suspensão com kit scherer (pivos da D20), pneus 700 x 16 militar. fazia 6,5 - 7km/l na cidade e uns 9 na estrada

Cirdan
21/11/2010, 19:00
Acredito que o problema do Niva é ser muito pesado.

Um modelo desenvolvido com as plataformas atuais consegue ser mais leve e mais eficiente.

Mas a Lada ta de parabens com o projeto. O q eu faço com ele e aguenta, não ta no Gibi viu...

Abraços

Marcelo J Manente
11/03/2011, 22:52
Pessoal,

Já devo ter falado isto em algum outro forum ou tópico daqui mesmo.
A primeira média que fiz com meu novo Niva com os pneus 215/65 r16 deu 6,75 a 7 km/l na cidade e 9,5 na estrada. (método Grauça e Djalma da garrafa pet).

Após isso coloquei a bobina do Gol MI (qualquer ano), e fazendo o calculo somente após abastecer (sem o método Grauça e Djama), calculei uma média de 7,7 km/l na 1a. vez e 8,5 km/l na cidade na segunda vez.
Amanhã, sábado 12/03, vou testar esta média com o sistema da garrafa pet de dois litros na cidade e na estrada para dar o meu parecer final.

Aparentemente a bobina do Gol MI ´da uma bela ajuda na economia, mas amanhã poderei informar melhor.

Ainda quero comprar velas do Gol a alcool e cabos de vela Accel 8.8.

Beeeeeeem mais tarde devo partir pro kit comando e polia regulavel (se ainda estiverem a venda)

Abraços economicos.

Marcelo J Manente
12/03/2011, 19:54
Econômico na estrada...
Não pude fazer o teste na cidade mas fiz na estrada.
Com garrafa de 2 litros fez 21,5 km o que dá 10,7 Km/l na estradaaaaaaaaaa.
Muito bom, preciso fazer o teste na cidade, mas só poderei fazer na semana que vem.
Depois posto para todos.

Para os que estiverem vendo este tópico agora aqui vai o que meu NIva tem de diferente:
Pneus Maxxis Marauder 215/65 r16 (90% on road)
Ignição eletronica
Bobina do Gol MI (melhorou muito o consumo)
Ventoinha elétrica
Cardâs dianteiro e traseiro de Opala adaptados (dizem que ajuda, são mais leves)

abraços.

Ps: com esse consumo se eu colocar o meu kit GNV ele deverá fazer em torno de 14 km/l na estrada. Com GNV entre 1,29 a 1,49 imaginem a economia???

Marcelo J Manente
13/03/2011, 11:24
Econômico na estrada...
Não pude fazer o teste na cidade mas fiz na estrada.
Com garrafa de 2 litros fez 21,5 km o que dá 10,7 Km/l na estradaaaaaaaaaa.
Muito bom, preciso fazer o teste na cidade, mas só poderei fazer na semana que vem.
Depois posto para todos.

Para os que estiverem vendo este tópico agora aqui vai o que meu NIva tem de diferente:
Pneus Maxxis Marauder 215/65 r16 (90% on road)
Ignição eletronica
Bobina do Gol MI (melhorou muito o consumo)
Ventoinha elétrica
Cardâs dianteiro e traseiro de Opala adaptados (dizem que ajuda, são mais leves)

abraços.

Ps: com esse consumo se eu colocar o meu kit GNV ele deverá fazer em torno de 14 km/l na estrada. Com GNV entre 1,29 a 1,49 imaginem a economia???

A velocidade média foi de 100/110 Km/h e fiz a medição na rodovia Br 277 no sentido de Curitiba para Norte do estado. Esta estrada de pista dupla, neste trecho tem subidas e decidas acentuadas, assim como alguns trechos quase retos, mas não é uma serra. No meio do caminho tem radar e é necessário baixar para 60 Km/h.

Outra coisa: o carburador adaptado é o Weber 450 miniprogressivo 2o. estágio mecânico.

Abraços.

Marcelo J Manente
27/08/2011, 20:22
Vou relatar as ultimas do meu Niva
--------------------------------------
dia 26
Levei o Morcego pra ver o meu carburador weber 450 miniprogressivo de novo.
Estava fazendo uma média de 4 a 5 km/l em circuito misto estrada/cidade e andando a no max 100 Km/h. Na estrada fez apenas 6 por Km.
Não sei mais o que aconteceu depois que eu troquei a junta do cabeçote.
Já levei uma vez na oficina de carburadores, mas o apetite do Morcego não diminuiu. Interessante que se eu quero pisar fundo ele começa a engasgar com sintomas de sugeira no carb. Mas é só levantar o pé um pouquinho do acelerador e ele para de engasgar.

Na oficina de carburadores o mecanico falou que poderia ser que os gicles poderiam estar "arrombados", na linguagem dele. Ou tentariam colocar gicles menores.

------------------------------------
dia 26
Peguei o Niva de volta e o mecanico me falou que o gicle do 1o. estágio estava corroido, de forma que de tamanho 110 ele estava 130 quase um 140.
Amanhã vou fazer a aferição do consumo com o profissional verificator de consumo da garrafa pet Tabajara.

-------------------------------------------------------
dia 27

Fiz duas médias de consumo com garrafa pet de 2 litros.
A 1a. andando a 100 / 110 deu 19,5 Km ou seja 9,75 Km/l. A média foi feita em rodovia com subidas e descidas normais e máxima de 110 Km/h.
A segunda com mesma média de velocidade, fez 21 Km ou seja 10,5 Km/l :-) . E isso pegando uma subida de serra de 14 e descida de 7 Km.

Média entre as duas medições de 10,25 Km/L.

Era o dito cujo gicle...

Abraços

Marcelo J Manente
27/08/2011, 20:38
Ótimo site para pesquisar sobre giclagem de carburadores weber:
CAMPEÃO AUTO PECAS - CARBURADORES (http://campeaoautopecas.blogspot.com/)

Abraços

sraposo
27/08/2011, 20:54
Olá, Xexelo.

Qual é o avanço inicial que está em uso?

O distribuidor é original e não sofreu modificação?

Abraços

Marcelo J Manente
27/08/2011, 21:29
Olá, Xexelo.
Qual é o avanço inicial que está em uso?
O distribuidor é original e não sofreu modificação?
Abraços

Vixe colega, não sei nem o que é avanço inicial.

Bom, vou fazer um relatório do NIva:
Niva 95 com ignição eletrônica
Distribuidor original
Módulo de ignição do Gol c/ 7 pinos
Bobina de Gol MI
pneus 215/65 r16

Nada mais de diferente.

Abraços.

sraposo
28/08/2011, 08:17
Olá, Xexelo.

"Avanço inicial" é mais conhecido como "ponto de ignição", "ponto do motor" ou simplesmente "ponto". O problema é que a expressão "ponto de ignição" e as outras às vezes são entendida de maneira particular, por isso não perguntei se o motor "está no ponto". Também acontece de se "medir o ponto" em condições diferentes daquelas que seriam necessárias, levando a uma leitura errada e/ou fazendo com que alguém tome medidas corretivas desnecessárias, colocando o motor em desajuste.

O que consta para mim é que o avanço inicial do motor Vaz é de 0 a 1 grau.

Abraços

Marcelo J Manente
28/08/2011, 10:27
Olá, Xexelo.
"Avanço inicial" é mais conhecido como "ponto de ignição", "ponto do motor" ou simplesmente "ponto". O problema é que a expressão "ponto de ignição" e as outras às vezes são entendida de maneira particular, por isso não perguntei se o motor "está no ponto". Também acontece de se "medir o ponto" em condições diferentes daquelas que seriam necessárias, levando a uma leitura errada e/ou fazendo com que alguém tome medidas corretivas desnecessárias, colocando o motor em desajuste.
O que consta para mim é que o avanço inicial do motor Vaz é de 0 a 1 grau.
Abraços

Ola Raposo,

QUanto ao ponto não sei se está bem acertado e nem sei exatamente quantos graus está.
A unica coisa que aconteceu neste meu teste é que, quando estou acelerando em 5 em subida e começa a pedir para baixar marcha, o motor começa a grilar. Mesmo em marchas mais baixas, se não estiver na marcha correta, ou seja, uma 3a. quando devia ser 2a., o motor grila de novo.
O que pode ser? Ponto adiantado ou atrasado?
Tem um detalhe, o motor do meu Niva é 1.7 com pistões de fusca. Isto altera o ponto do motor?

Abraços

sraposo
28/08/2011, 10:54
Oi, Xexelo.

"Grilação" é a ocorrência de pré-detonação ou "batida de pino", o que indica que o "ponto" NAQUELA SITUAÇÃO em que a batida de pino ocorreu a ignição está mais adiantada do que o devido para AQUELAS CONDIÇÕES em que o motor trabalha.

Por que fiz estes grifos? Porque mais de uma coisa pode fazer a batida de pino acontecer e FAZER PARECER que o mapa de ignição está errado! Exemplo: mistura mais pobre do que o devido (o que eu chamo de "devido" é aquele ajuste original, para o motor original) pode provocar batida de pino. Qual é a iniciativa geralmente feita? Atrasar o "ponto" no distribuidor! Resolverá a batida de pino? Sim! Porém se o "ponto" já estivesse correto, acabou-se atrasando todo o mapa de ignição o que vai prejudicar a eficiência global. Trocando em miúdos, o motor vai ficar mais fraco e gastão. Para "resolver" (no caso, disfarçar) um problema, criou-se outro(s). E existem várias outras causas da batida de pino.

Se o uso de pistões de fusca tiverem aumentado a taxa de compressão, o mapa de ignição todo teria que ser reajustado. Note: eu não disse que estes pistões adaptados mudaram a taxa de compressão! Isso teria que ser verificado.

A maneira mais certa, menos cara e menos demoradade se descobrir a causa de uma anormalidade é fazendo-se as devidas mediçÕes. O troca-troca de peças e/ou reexecução de serviços (limpeza de carburador, retirada de cabeçote e outros tantos) são como uma loteria. Se der sorte, resolve-se o problema sem muito custo de $$$ e/ou tempo. Se der azar, e a chance é grande, gasta-se muito $$$ e tempo, podendo, inclusive, não se resolver o problema! Por isso eu sempre digo: procure uma oficina bem qualificada! Provavelmente o custo proposto (orçamento de serviço) do serviço será mais alto do que de uma outra menos qualificada, mas o custo FINAL será mais baixo.

Abraços!!!

Marcelo J Manente
28/08/2011, 22:41
Pessoal,

Como já escrevi, meu Niva está com carburador Weber 450 miniprogressivo. Era de um Del rey, e está com gicles 110 / 122.

Será que se eu baixar a giclagem para 105 / 112, como eram usados nos Gol 1.6 de 84 a 85, não deixaria o meu Niva ainda mais economico?

Claro que provavelmente seria um pouco mais lerdo/fraco, mas como não faço trilha e só uso o meu Niva no dia a dia, não vejo problema.

Sou maniaco por economia, porem antes que vcs falem, não quero um Uno, a não ser que tenha algum 4x4.

Abraços.

Leonardo Atanes
29/08/2011, 00:51
Coloca gnv, coloquei na minha e só alegria, o carro perde força mais se quizer força é só colocar na gasolina, ok.

sraposo
29/08/2011, 05:38
Combustíveis têm uma faixa de razão ar/copmbustível para que uma flamabilidade adequada ocorra. Se a mistura ficar pobre demais, aleém da perda acentuada de potência, falhas de aceleração, aumento da temperatura da câmara, o tiro poderá sair pela culatra e o motor renderá menos km por litro. Faça e experiência (ou não!) e comprove. Giblês não são peças com valores absolutos. Dependem da mediada do venturi, combustível, nível da cuba, giclê corretor de ar e até temperatura média do local. Isso tudo porque o carburador não possui "inteligência" para realizar compensações, como uma ECU.

Abraços

sraposo
29/08/2011, 05:43
Olá, Leonardo!

Concordo e discordo de você :)
1) concordo: economia e outras vantagens proporcionadas por um combustível gasoso, no caso GNV, apesar das muitas lendas negativas que já se consolidaram e que levam a maioria das pessoas a perder uma oportunidade;
2) *** discordo *** : perda de potência. Sugiro assistir aos vídeos seguintes, na ordem indicada:
1) Palio sem Booster para GNV e usando gasolina 1/3 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=lv6C36rUWkk)
2) Palio sem Booster para GNV e usando GNV 2/3 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=J-LDEUZSVe4) (visão do inferno rsrsrs)
3) Palio com Booster para GNV e usando GNV 3/3 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=2lnGGgyJ7gs)

Abraços

Marcelo J Manente
29/08/2011, 17:35
Olá, Leonardo!
Concordo e discordo de você :)
1) concordo: economia e outras vantagens proporcionadas por um combustível gasoso, no caso GNV, apesar das muitas lendas negativas que já se consolidaram e que levam a maioria das pessoas a perder uma oportunidade;
2) *** discordo *** : perda de potência. Sugiro assistir aos vídeos seguintes, na ordem indicada:
Abraços

Ola Sr. Raposo,

Pretendo, no futuro, colocar GNV no meu Niva. Estou pensando em apenas um cilindro de 10 m3 embaixo do porta malas (não faço trilha).
Como o russo agora já está com uma boa ecônomia, que ganho mais ou menos eu teria de consumo na Gasolina com o Booster ou DD?
O Booster ou DD substituem o variador de avanço do GNV?

Obrigado e um abraço.

sraposo
29/08/2011, 18:05
Se o distribuidor estiver em bom estado, você pode optar pelo Booster, que tem um custo final menor.
Sim, Booster, DIS e DD fazem o papel do variador, só que com diferenças importantes e que mudam o comportamento do moto, como se pode ver naqueles vídeos.
No caso do Booster, ele avança até 24 graus REAIS, comprováveis com lâmpada de ponto, e tem versões especiais como a com dupla centelha e o dobrador de tensão da centelha, chegando a 80000V teóricos. O Booster básico vai até 45000V teóricos.

Abraços

Marcelo J Manente
30/08/2011, 21:45
Se o distribuidor estiver em bom estado, você pode optar pelo Booster, que tem um custo final menor.
Sim, Booster, DIS e DD fazem o papel do variador, só que com diferenças importantes e que mudam o comportamento do moto, como se pode ver naqueles vídeos.
No caso do Booster, ele avança até 24 graus REAIS, comprováveis com lâmpada de ponto, e tem versões especiais como a com dupla centelha e o dobrador de tensão da centelha, chegando a 80000V teóricos. O Booster básico vai até 45000V teóricos.
Abraços

Raposo,

Meu distribuidor aparentemente esta ok, troquei o sensor Hall a uns 2 meses e tbm troquei o rotor que tinha queimado.
O que vc está dizendo então que apenas com o Booster, mesmo apenas na gasolina, eu teria um ganho em consumo correto? Se eu colocar GNV será que é necessário o Booster com duplo centelhamento? No caso do GNV, o Booster teria como mudar automaticamente o ponto na mudança de
GNV para gasolina e vice-versa?
Qual o valor dele?
Se não quiser ou não puder falar de valores no forum, me escreva uma mensagem PVT com o $.

Então posso até tentar trocar os gicles, mas pode ser que não ajude em nada na melhora do consumo, certo?

Obrigado pelas dicas.

Leonardo Atanes
31/08/2011, 00:21
É ISSO AI MEU CAMARADA SE PUDER INVESTIR, VAI NESSA POIS COLOQUEI GNV NA MINHA E NUNCA ME FALARAM QUE PODIA AUMENTAR A POTENCIA NO GNV, mais nunca liguei também pois o carrinho tava show, não tinha o que reclamar, só no GNV era bem diferente da Gasolina, Vlw....

sraposo
31/08/2011, 04:59
Olá, Xexelo.

"O que vc está dizendo então que apenas com o Booster, mesmo apenas na gasolina, eu teria um ganho em consumo correto?"

MS > Considerando que o teu motor está original, inclusive nos ajustes, sim. Em termos de torque, a mudança será bem mais notável.
Se você não pretende usar GNV como combustível preferencial, poderá ser interessante escolher um Booster com duplo mapa configurável. Existe maneira de modificar o mapa para gasolina e o do GNV com um Booster sem duplo mapa, mas um dos dois é que será priorizado em termos de ajuste melhor.

Acho que seria interessante conhecer a experiência de outros donos de Niva e usuários do Booster. Aqui no forum mesmo tem o Edney, por exemplo, que faz vários relatos. Ele é bastante atencioso e poderia te dar mais detalhes, acredito. Tem um dono de Niva na Espanha que fez uma montagem bastante caprichosa e postou longos posts no forum de lá.
Veja o tópico clicando no link -> Instalación de Booster 2G - Motor Spice (http://www.foroladaniva.com/t1861-instalacion-de-booster-2g-motor-spice)

Ele chegou a fazer um video mostrando o painel de ajuste e está em

Lada Niva - Booster Motor Spice - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=mbwARqOTwlI&feature=player_embedded)

"Se eu colocar GNV será que é necessário o Booster com duplo centelhamento?"

MS > O duplo centelhamento é especialmente interessante para quem exige mais do motor, seja em força, seja em rotação. Não que a pessoa que dirija mansamente não pudesse escolher este recurso nem que aquele que faz o motor se esforçar mais tenha que ter isso, mas um recurso feito justamente para extrair mais do motor nestas condiçÕes.

"No caso do GNV, o Booster teria como mudar automaticamente o ponto na mudança de GNV para gasolina e vice-versa?"

MS > Sim.

"Qual o valor dele? Se não quiser ou não puder falar de valores no forum, me escreva uma mensagem PVT com o $."

MS > Entendo que estas questões comerciais não possam ser tratadas em um tópico que não seja de anunciante. Assim, mandarei um MP para você.

"Então posso até tentar trocar os gicles, mas pode ser que não ajude em nada na melhora do consumo, certo?"

MS > Sim. Extrapolando o limite para uma queima adequada, sim, não só não irá ganhar como terá perda. Ajuste de mistura tem que ser condizente com o regime de operação do motor. Se a mistura priorizar o consumo menor, o motor não entregará toda a potência que seria possível com outro ajuste. Espera-se que com um ajuste 'econômico' o piloto também dirija de forma econômica, caso contrário o consumo aumentará bastante. Analogamente, um ajuste que prioriza potência sacrifica a economia. Assim, mesmo dirigindo de "modo econômico" o consumo será maior do que o que obter-se ia com o ajuste 'econômico'. Em um sistema carburado não há como mudar a relação ar combustível de acordo com as prioridades ou preferências do motorista. Se fosse um sistema injetado, seria possível isso.

Existe um outro aparelho que faz tudo o que o Booster faz, porém elimina parte do distribuidor: o módulo DIS. Isso significa que com o DIS a troca periódica de tampa e rotor deixa de ser necessária. A imunidade à água também é obtida com este produto.
Com o DIS o motor funciona até sem esta tampa, mas recomenda-se que ela seja mantida para evitar de o mecanismo do distribuidor ficar exposto.
O custo final de instalação do DIS não é tão maior do que o do Booster.

Abraços

marcos faria
31/08/2011, 10:48

Abraços

Olá Sérgio, tb gostaria de melhorar o consumo. Meu Niva tem aquele kit Nivuska 1.7, com pistões de fusca e comando de válvulas esportivo. Ignição eletronica e distribuidor original. Além disso foi modificado pra rodar no álcool, com carburador weber 460 do Escort. Com essa configuração ele faz uma média de 6,2km/l na cidade.
Instalando o DIS vc acha que é possível melhorar esse consumo?
Obrigado pelas informações. Abs,

sraposo
31/08/2011, 18:05
Olá, Marcos.

Se formos considerar que o motor usa álcool e tem comando mais bravo e o carro é um tanto pesado, 6.2km/l até que não parece tão mal!

O Booster, DIS ou DD podem dar uma contribuição à redução do consumo, mas especialmente ao aumento do torque. Não há como eu te adiantar a magnitude deste ganho, principalmente o consumo.
Se imunidade à água for do teu interesse e/ou eliminação de pelo menos parte do distribuidor, DIS ou DD poderá te atender, caso contrário, recomendo o Bposter.

Abraços

edneyccruz
05/09/2011, 18:22
No meu eu coloquei o Booster, velas Iridium e cabos accell e estou bem feliz. Passou de 6.5 em SP e 9,0 na estrada para 8,5 em SP e 10,5 na estrada, além de responder bem mais rápido... Eu recomendo a todos, o equipamento é muito bom e o Sérgio da Motor Spice além de entender do que fala, da todo o suporte.
Meu niva tem ignição eletrônica original e carburador original, não coloquei o comando, ainda...

sraposo
05/09/2011, 21:08
Olá, Edney! Há quanto tempo não nos falamos!

Muito obrigado pela referência positiva!

Percebo que você ainda não deixou de ser um niveiro rsrsr

Não me lembrava mais destes valores (ou eu, na verdade, não vim a saber...?) De 6,5km/l para 8,5km/l na cidade representa um aumento de quase 31%! Será mesmo tudo isso???
9 km/l para 10.5km/l na estrada representa ganho de quase 17%, o que também não é pouco.

Ainda que houvesse metade dos ganhos, seria expressivo ainda assim.

Alguns motores antigos, e o do Niva é um dos melhores exemplos, seguido do Ford OHC 2.3L, oferecem a possibilidade de melhoramentos, contrariando certas crenças de que são motores fracos, gastões e outros adjetivos menos nobres.

Abracos!

edneyccruz
05/09/2011, 23:02
Pois é, isso ai. O Niva depois do booster é outro carro, anda bem melhor e realmente ficou bem mais econômico.
Meu Niva esta parado a um bom tempo, saio raramente com ele, mas andei bastante depois da instalação do booster e alguns amigos que ficaram com ele por um tempo tiveram o mesmo resultado que eu. Acredito que além do boostes, o cabo de vela, velas e a revisão que fiz na época da instalação, trocando todos os filtros e regulando direito o carburador tenha ajudado, mas o fato é que depois do booster ele ficou realmente mais experto e econômico.

marcos faria
06/09/2011, 13:42
Olá, Edney! Há quanto tempo não nos falamos!

Muito obrigado pela referência positiva!

Percebo que você ainda não deixou de ser um niveiro rsrsr

Não me lembrava mais destes valores (ou eu, na verdade, não vim a saber...?) De 6,5km/l para 8,5km/l na cidade representa um aumento de quase 31%! Será mesmo tudo isso???
9 km/l para 10.5km/l na estrada representa ganho de quase 17%, o que também não é pouco.

Ainda que houvesse metade dos ganhos, seria expressivo ainda assim.

Alguns motores antigos, e o do Niva é um dos melhores exemplos, seguido do Ford OHC 2.3L, oferecem a possibilidade de melhoramentos, contrariando certas crenças de que são motores fracos, gastões e outros adjetivos menos nobres.

Abracos!

Olá Sérgio, esse ganho que o Edney relatou é muito expressivo mesmo, principalmente na cidade, considerando o tränsito, etc.
Voces tem algum parceiro comercial ou representante aqui em BH? Obrigado de novo! Abs,

sraposo
06/09/2011, 19:13
Olá!

Do pouco que conheci do Edney, além da simpatia constante, percebi que ele tem cuidado ao fazer as coisas ou, em outras palavras, fazer as coisas bem feitas. Assim, eu não tenho dúvidas de que as mediçÕes pré e pós-Booster revelaram números próximos àqueles que ele apresentou, o que faz acreditar que a variação de quase 31 % para mais aconteceu realmente. No entanto, devem ser consideradas as outras ações concomitantes, de modo que o conjunto de ações viesse a resultar neste ganho. Isoladamente, não tenho como saber a participação do Booster neste progresso, mas com base nos relatos de outros usuários, a parte que cabe ao Booster não é pequena. Não ser pequena não significa necessariamente ser muito grande, bem entendido!

Apesar de eu cuidar também da parte comercial da empresa, não posso deixar de colocar em primeiro plano sempre os aspectos técnicos, minha responsabilidade principal. Assim, é importante que não se crie expectativa ultra-otimista, pois há diferenças entre tipos motores quanto ao potencial de potencialização, havendo diferenças até mesmo entre motores do mesmo tipo. 5% de ganho em qualquer coisa não é pouco, apesar do número pequeno!!!

O que não se pode perder de vista são as possibilidades que a tecnologia oferece para melhorar o desempenho de máquinas com projeto antigo.
Às vezes certos melhoramentos são possíveis, mas inviáveis em termos de custo ou incompatíveis com preço do carro. Um exemplo disso é a ignição eletrônica. Até final da década de 80 ainda saía da fábrica carros com platinado, apesar da ignição eletrônica já existir. Era um item moderno que, no começo, não saía em qualquer carro, principalmente os mais baratos (ou menos caros), e depois ficou popular. Mesma coisa se aplica ao carburador, ar condicionado, pneus radiais...

Abraços!

sraposo
06/09/2011, 19:15
Marcos Faria,

Ainda não há parceiro no teu estado e temos interesse em ter alguém, sim! Se souber de alguém que trabalhe com qualidade (como regra, não exceção rsrsrs) e desejar sugerir, será muito bem vindo e desde já agradeço.

Abraço!

mamao
06/09/2011, 20:53
Pessoal boa noite

Estou reformando um Niva 91
O motor esta original so o carburador foi alterado so que nao sei qual é
Minha ideia futura é trocar por um motor diesel
Mas ate la queria mudar algumas coisas como
Eliminar totalmente o distribuidor , platinado etc
Colocar um carburador melhor

hoje no final da tarde encontrei um Sr com um Niva igual ao meu e parei para conversar
ele me disse maravilhas do carro e disse que esta usando o carburador do Scort Hobby e esta fazendo 10 a 12 km/l
Alguem ja viu isso ?

Obrigado

MAMAO

sraposo
07/09/2011, 07:42
Mamão,

seria um carburador para motor 1.0 ou 1.6? Suponho que seja 1.0 e, neste caso, provavelmente o motor perdeu potência devido à maior restrição causada pelo difusor provavelmente menor.
Considere também o tipo de utilização que esta pessoa faz do carro, a qualidade do trânsito que enfrenta, as características médias dos percursos e a maneira como dirige. Até um carro, se dirigido por 2 pessoas diferentes pelo mesmo percurso,em condiçÕes ambientais iguais, com a mesma carga, pode resultar em rendimentos diferentes.
Note que abordei a questão de modo geral, considerando algumas variáveis importantes, mas sem saber de detalhes.

A alteração que esta pessoa fez, em conjunto com outras medidas, provavelmente foi feita com a intenção de aumentar o rendimento (km/litro). Quandp se privilegia economia, se perde torque e potência. Assim, tem que se acelerar mais do que antes para se conseguir o mesmo torque naquela rotação, ficando reduzido o torque máximo (e consequentemente a potência). Se você for do tipo que anda sempre devagar, percorre poucos trechos com aclive e não se importar em ter que reduzir marcha mais frequentemente nas horas em que faltar força ao motor, esta alteração do tipo de carburador poderá ser útil.

Abraços!

marcos faria
09/09/2011, 11:22
Marcos Faria,

Ainda não há parceiro no teu estado e temos interesse em ter alguém, sim! Se souber de alguém que trabalhe com qualidade (como regra, não exceção rsrsrs) e desejar sugerir, será muito bem vindo e desde já agradeço.

Abraço!

Ok, obrigado Sérgio. Eu mesmo não tenho conhecimento, mas vou verificar isso com alguns amigos e, se houver alguma empresa qualificada, te falo.
Abs,

sraposo
09/09/2011, 12:25
Oi, Marcos.

Importante que se registre que os produtos da Motor Spice não tem instalação obrigatória em um parceiro instalador. A recomendação é que o serviço seja feito por alguém tecnicamente competente e que trabalha (naturalmente) com qualidade.

Abraço!

Marcelo J Manente
09/09/2011, 20:50
Vou testar gicles 107 e 117, pouquinha diferença do que está no meu weber 450.

Abraços.

CravoeCanela
14/02/2012, 18:00
Boa Tarde,
estou precisando de um platinado para niva 91 com urgencia. Não acho em lugar nenhum aqui no Rio de Janeiro. Alguem poderia me dar uma luz ?? Um endereço, um fornecedor, ou até me vender um, me mandar por carta registrada ?? Meu carro ta parado a 2 semanas... To loka sem carro. Preciso dele!! Me ajudem ?? cravoecanela@oi.com.br
tel: 21-9868-9779 / 21-2278-6092
Grata
Monique

gamboza
14/02/2012, 23:30
Olá pessoal,

acabei de me cadastrar e adquiri um niva semana passada, vim para o interior com ele e enchi o tanque com 39 litros de gasolina, ele nao marcava direito o tanque mais ascendia a reserva, andei 300 km com ele, levei no meu mecanico de confiança pois estava falhando fiz uma revisão geral, oleo filtros, limpeza de carburador, tampa do distribuidor entre outros e agora nao consigo fazer mais que 4 na estrada, achava 7,6 pouco e mandei limpar a weber 450, acabou a falha, anda direitinho e acabou com a média, o que devo fazer pra melhorar, pois o bolso tá ficando vazio, comprei pra usá-lo 400 km por semana só na estrada.

Obrigado.

NIVA 91 MOTOR ORIGINAL, PLATINADO E WEBER 450 E PNEUS 205 SEM NENHUM ACESSÓRIO OU PESO EXTRA

Marcelo J Manente
15/02/2012, 12:32
Cara,
tem alguma coisa bem errada, Niva não faz essa média na estrada. O meu com carb 450, bobina de gol MI e ignição eletronica, na estrada andando a 100 Km/h faz 10 as vezes 11 dependendo da estrada.
Manda revisar o carburador que tem coisa errada. Só não sei te dizer o que é.

Um abraço e boa sorte.

Marcelo JM

gamboza
15/02/2012, 15:33
foi desmontado o carburador inteiro e revisado, trocado agulhas, limpeza e bóia, será q o carbura por ser de carro a álcool gasta mais, o carro é gasolina, mas não justifica ele fazer mais que 7 falhando na estrada, e depois de revisado 4, não sei o que fazer, já tive um com motor ap, esse é meu segundo queria original, o mecânico é bom, de confiança, faz direitinho, será que ele deixou passar algo? o caminho é carburador ou tenho que mudar o caminho? Obrigado pela atenção.

Marcelo J Manente
15/02/2012, 19:10
Olha colega, provavelmente o carburador não esta com os giclês corretos para o Niva ou eles estão arrombados.
Isso aconteceu com meu 450, o giclê do 1o estagio era velho e estava mais largo que a medida original. Ao inves de 110 estava 130, quase 140.
Tem uma mensagem anterior neste tópico falando nisso.
Meus giclês são 110 - 1o. estagio / 122 - 2o estagio. Carburador weber 450 a gasolina.

Outra coisa, tem muitos mecanicos bons por ai, mas o ideal para o carburador é levar a um especialista em carburador. Foi assim que descobri o problema.

Veja a diferença de um Weber 450 a alcool:
Gol 1.6 2º estágio a vácuo, Álcool (Volkswagen)
Ano: de 1984 a Nov/84 | Carburador: Mini Progressivo 450 (Weber)
1° Estágio 127
2° Estágio 150

Um abraço.

gamboza
15/02/2012, 19:47
Verifiquei os gicles e eles estão assim: 115 / 100, eu os inverti e o carro nao saia do lugar, esse segundo está estranho vc não acha? Também vou trocar platinado e condensador, será q melhora, o que me intriga é que quando estava tudo sujo ele fazia 7,6 e agora tá uma m.... Comprei velas e cabos novos hj pra tentar melhorar a média, amanhã vou fazer o teste com novos gicles.... Valeu pela dica xexelo.

Obs.: a weber é 460 (delrey, belina) e não 450 como tinha dito, passei o dado errado, desculpe.

Marcelo J Manente
16/02/2012, 21:43
Verifiquei os gicles e eles estão assim: 115 / 100, eu os inverti e o carro nao saia do lugar, esse segundo está estranho vc não acha? Também vou trocar platinado e condensador, será q melhora, o que me intriga é que quando estava tudo sujo ele fazia 7,6 e agora tá uma m.... Comprei velas e cabos novos hj pra tentar melhorar a média, amanhã vou fazer o teste com novos gicles.... Valeu pela dica xexelo.

Obs.: a weber é 460 (delrey, belina) e não 450 como tinha dito, passei o dado errado, desculpe.

Engraçado,
Olhei na lista de carburadores weber 450 do site abaixo citado e não encontrei giclagem de Del Rey a alcool, mas pela tabela de outros carro acredito que a giclagem de seu carburador está bem diferente dos a alcool que tem na lista.

Um abraço.

CAMPEÃO AUTO PECAS - CARBURADORES: GIGLAGEM CARBURADOR WEBER 450 MINIPROGRESSIVO (http://campeaoautopecas.blogspot.com/2011/05/giglagem-carburador-weber-450.html)

gamboza
16/02/2012, 22:07
engraçado,
olhei na lista de carburadores weber 450 do site abaixo citado e não encontrei giclagem de del rey a alcool, mas pela tabela de outros carro acredito que a giclagem de seu carburador está bem diferente dos a alcool que tem na lista.

Um abraço.

campeão auto pecas - carburadores: Giglagem carburador weber 450 miniprogressivo (http://campeaoautopecas.blogspot.com/2011/05/giglagem-carburador-weber-450.html)

legal a tabela xexelo ajudou muito, obrigado, mesmo o carbura sendo alcool e o carro a gasolina, eu respeito a giclagem do carbura na tabela a alcool ou gasolina? Será que faz diferença?

Abraço

Marcelo J Manente
16/02/2012, 22:16
legal a tabela xexelo ajudou muito, obrigado, mesmo o carbura sendo alcool e o carro a gasolina, eu respeito a giclagem do carbura na tabela a alcool ou gasolina? Será que faz diferença?

Abraço

Cara,
Não sou um expert em carburador (nem chego perto), mas acredito que se os caras projetaram o carburador específico para gasol ou alcool eles devem ter analisado bem antes de decidir por este ou aquele giclê.
Eu seguiria a tabela para gasolina se este fosse o combus. do meu carro.
Melhor mesmo é levar para um especialista pra ele ver.

Um abraço.

gamboza
17/02/2012, 22:28
Cara,
Não sou um expert em carburador (nem chego perto), mas acredito que se os caras projetaram o carburador específico para gasol ou alcool eles devem ter analisado bem antes de decidir por este ou aquele giclê.

Um abraço.

Então, mudei as gicles para gasolina e o carbura foi pra quase 6, notei que ele está bem pouco, mas está diminuindo a gasolina do carbura, pois eu deixei aberto procurando nas lojas os gicles corretos e ela sumiu.... vou levar no especialista em carbura mesmo, subi pra 6 na estrada, mais algo ainda esta errado, valeu pela ajuda.

gamboza
22/02/2012, 23:15
Cara,

Um abraço.

olá xexelo,

vou substituir o carbura, não tem jeito, ele melhorou um pouco, mas não do jeito que deveria, o que vc acha de um 2E, seria uma boa idéia???

abraço

Marcelo J Manente
23/02/2012, 23:35
Gamboza,

Não sei te informar sobre o carb. 2E, o que eu sei é que os carb. mais adaptaveis são o Weber 460 e 450.
Os mais antigos colegas que tem Niva falam muito bem do 460.
Eu tenho o 450 por indicação de meu mecanico de Nivas, mas tem gente que diz que é um carburador complicado e menos evoluido que o 460.
De fato sofri bastante pra acertar o 450 e ele vira e mexe apresenta um problema. Claro que comprei usado e revisado, pois um Weber novo está em torno de 800 a 1000 pilas.

Um abraço.

Flugêncio
27/02/2012, 09:16
Xexelo,

Isso mesmo. o 460 é bem indicado e bem fácil adaptar. o 2E já utilizei um no ex-Niva Cangaceiro, que tinha motor 1.8,tenho até hoje a base de adaptação.
Tenho 1 Weber 460 e 1 2E, ambos a alcóol á venda, a giclagem vai de acordo com a necessidade do cliente.

Cristianosouza
16/09/2013, 21:27
Pessoal hoje dei uma volta para conferir o consumo de combustivel do meu Niva e estou apavorado deu 2 km/l na cidade o que faço? Ele estava parado a muito tempo e comprei num preço muito bom. O que voçes me sugerem? Que não fique muito caro. Valeu galera pela ajuda!

Mauricio.R
30/12/2013, 17:50
C (http://www.his-power.com.br/injecao.html)omo EU faria...

o Coletor do Niva é este, certo?445182

Usaria a TBI do Tempra 2.0 8v Monoponto, tem 2 modelos, o mais antigo tem a base pra fixação igual do weber 460, pois usaram o mesmo coletor. Que é esta peça> Tbi, Corpo De Borboleta Tempra - R$ 220,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-531796864-tbi-corpo-de-borboleta-tempra-_JM)

essa TBi usa 1 Bico apenas, sensor de posição da borboleta(TPS) e atuador de marcha lenta.

pra controlar isso sem adaptações maiores.

HIS - Injection Systems (http://www.his-power.com.br/injecao.html)

EFIC ASPIRADO

http://www.his-power.com.br/images/EFICA1.gif
Injeção eletrônica desenvolvida para veículos de competição, que usa o princípio alfa-n (ângulo de borboleta e rotação)
dosando o combustível através de um mapa bidimensional (rpm x ângulo de borboleta).

Utilizaria a HIS-EFIC Aspirado, de ligação simples, usa sinal de RPM direto do negativo da bobina ou do MSD/similares, sem sensor Hall.

Pra economia é muito importante ter uma boa ignição, muito do consumo exagerado de carros antigos se devia a sobra de combustível, combustível quando não queima, não produz energia, só consome calor e suja o ciclo.

COm uma boa ignição eletrônica, um módulo de potência MSD/Similar, e uma injeção simples desta, aposto que dá pra fazer média melhor que carburador e platinado...

Se sobrar um pouco mais de grana, (a HIS custa 550 no site, mas já achei usadas por menos de 300), com 800dilmas dá pra comprar uma Pandoo EFi-4, mas só com a ignição eletrônica e distribuidor HALL... ou até Roda fônica. Essa Pandoo já tem correções por temperatura, MAP, alertas, correção por sonda, etc... Perto de um Carburador é uma maravilha, mas pra uma injeção original, vai parecer um Carburador bem regulado...

miner0
30/12/2013, 23:03
C (http://www.his-power.com.br/injecao.html)omo EU faria...

o Coletor do Niva é este, certo?445182

Usaria a TBI do Tempra 2.0 8v Monoponto, tem 2 modelos, o mais antigo tem a base pra fixação igual do weber 460, pois usaram o mesmo coletor. Que é esta peça> Tbi, Corpo De Borboleta Tempra - R$ 220,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-531796864-tbi-corpo-de-borboleta-tempra-_JM)

essa TBi usa 1 Bico apenas, sensor de posição da borboleta(TPS) e atuador de marcha lenta.

pra controlar isso sem adaptações maiores.

HIS - Injection Systems (http://www.his-power.com.br/injecao.html)

EFIC ASPIRADO

http://www.his-power.com.br/images/EFICA1.gif
Injeção eletrônica desenvolvida para veículos de competição, que usa o princípio alfa-n (ângulo de borboleta e rotação)
dosando o combustível através de um mapa bidimensional (rpm x ângulo de borboleta).

Utilizaria a HIS-EFIC Aspirado, de ligação simples, usa sinal de RPM direto do negativo da bobina ou do MSD/similares, sem sensor Hall.

Pra economia é muito importante ter uma boa ignição, muito do consumo exagerado de carros antigos se devia a sobra de combustível, combustível quando não queima, não produz energia, só consome calor e suja o ciclo.

COm uma boa ignição eletrônica, um módulo de potência MSD/Similar, e uma injeção simples desta, aposto que dá pra fazer média melhor que carburador e platinado...

Se sobrar um pouco mais de grana, (a HIS custa 550 no site, mas já achei usadas por menos de 300), com 800dilmas dá pra comprar uma Pandoo EFi-4, mas só com a ignição eletrônica e distribuidor HALL... ou até Roda fônica. Essa Pandoo já tem correções por temperatura, MAP, alertas, correção por sonda, etc... Perto de um Carburador é uma maravilha, mas pra uma injeção original, vai parecer um Carburador bem regulado...

bela postagem amigo, e eu achando que esse fórum estava abandonado!
espero um dia possuir meu niva :)