PDA

Ver Versão Completa : Problema inusitado (Samurai 97)

Álb@no
17/11/2010, 20:03
Hoje fui até uma oficina especializada em 4x4 para revisões de praxe e, ao retirar a correia dentada, o mecânico descobriu (só ele mesmo!) que a peça ("anel dentado" que não sei o nome) que fica na extremidade do virabrequim - mesma peça que traciona a correia dentada - estava danificada.

Motivo - o pino (em forma de meia lua) que fixa esta peça ao seu eixo (ponta do virabrequim) revelou, causando uma deformidade no sulco original que une ambas as estruturas. :sad:

Resultado - Tanto o sulco da "ponteira" do virabrequim, quando o da peça em questão foram danificados. O primeiro, um bom torneiro resolve, mas na segunda, não vai dar para aproveitar não. :parede:

O mecânico ficou adimirado, e eu em pânico! Disse que isso poderia tirar o motor de tempo, já que a referida peça estava folgada demais devido ao dano. O motor vai ter que ser aberto :shock::shock::shock::putz: para retirar o virabrequim, para o torneiro fazer sua mágica. E a outra peça vou ter que correr atrás.

Algum comentário? Alguma sugestão?

Aguardo (depois posto fotos)

ANDRÉHUFF
17/11/2010, 21:23
Hoje fui até uma oficina especializada em 4x4 para revisões de praxe e, ao retirar a correia dentada, o mecânico descobriu (só ele mesmo!) que a peça ("anel dentado" que não sei o nome) que fica na extremidade do virabrequim - mesma peça que traciona a correia dentada - estava danificada.

Motivo - o pino (em forma de meia lua) que fixa esta peça ao seu eixo (ponta do virabrequim) revelou, causando uma deformidade no sulco original que une ambas as estruturas. :sad:

Resultado - Tanto o sulco da "ponteira" do virabrequim, quando o da peça em questão foram danificados. O primeiro, um bom torneiro resolve, mas na segunda, não vai dar para aproveitar não. :parede:

O mecânico ficou adimirado, e eu em pânico! Disse que isso poderia tirar o motor de tempo, já que a referida peça estava folgada demais devido ao dano. O motor vai ter que ser aberto :shock::shock::shock::putz: para retirar o virabrequim, para o torneiro fazer sua mágica. E a outra peça vou ter que correr atrás.

Algum comentário? Alguma sugestão?

Aguardo (depois posto fotos)

Cara isso é uma coisa meio fora do comum mesmo, mas como se eu não estou enganado, vc comprou um carro em um revendedor pode ir la com o codigo do consumidor na mão que a empresa tem de assumir seu prejuizo, consulte um advogado que te orientam, isso não da pra passar.

Fernando Massad
17/11/2010, 21:53
Cara isso é uma coisa meio fora do comum mesmo, mas como se eu não estou enganado, vc comprou um carro em um revendedor pode ir la com o codigo do consumidor na mão que a empresa tem de assumir seu prejuizo, consulte um advogado que te orientam, isso não da pra passar.

Vc tem razão, André, mas deve ser observado o seguinte: o veículo foi adquirido realmente de um comerciante/empresa? Há quanto tempo?
A garantia é de 3 (três) meses. No caso de particular pra particular não existe garantia não :discordo:

Fernando Massad
17/11/2010, 21:55
Álb@ano, põe fotos e informa pra gente aí se foi adquirido de comerciante/revendedor e há quanto tempo... aí fica mais fácil pra gente dar pitaco...:concordo:

Álb@no
17/11/2010, 22:17
André e Fernando, os dois estão corretos no posicionamento. Tenho o curso de Direito, e convidei o lojista que me vendeu o veículo para conferir o fato na própria oficina. O mesmo foi bastante solícito e, da mesma forma que eu, ficou sem acreditar!

Tanto ele, quanto o mecânico repetiram por várias vezes que nunca tinham visto caso parecido. O lojista se prontificou em levar a peça para retífica (torneiro) e arcar com as despesas. O mais intrigante é que este meu Samurai tem uma mecânica impecável, com as peças todas em um estado de conservação tal que chama a atenção. Como isso foi acontecer?

O Mecânico falou que pode ter sido pelo fato do antigo dono haver feito reparos no local e, ao invés de colocar o pino correto, com dimensões "originais", adaptou um mais fino - que não aguentou o tranco.

Não estou nada feliz em saber que o jipinho vai ter parte de seu motor removido. Também fico temeroso, pois este sulco do virabrequim possui profundidade e angulação (em relação ao conjunto) precisos. Nenhuma falha pode ocorrer.

Seguem fotos.

Eduardo Alemão
17/11/2010, 22:23
Que merda hein.....

rafaelfernandez
17/11/2010, 22:31
André e Fernando, os dois estão corretos no posicionamento. Tenho o curso de Direito, e convidei o lojista que me vendeu o veículo para conferir o fato na própria oficina. O mesmo foi bastante solícito e, da mesma forma que eu, ficou sem acreditar!

Tanto ele, quanto o mecânico repetiram por várias vezes que nunca tinham visto caso parecido. O lojista se prontificou em levar a peça para retífica (torneiro) e arcar com as despesas. O mais intrigante é que este meu Samurai tem uma mecânica impecável, com as peças todas em um estado de conservação tal que chama a atenção. Como isso foi acontecer?

O Mecânico falou que pode ter sido pelo fato do antigo dono haver feito reparos no local e, ao invés de colocar o pino correto, com dimensões "originais", adaptou um mais fino - que não aguentou o tranco.

Não estou nada feliz em saber que o jipinho vai ter parte de seu motor removido. Também fico temeroso, pois este sulco do virabrequim possui profundidade e angulação (em relação ao conjunto) precisos. Nenhuma falha pode ocorrer.

Seguem fotos.

Ja que nao é voce que esta arcando com o conserto e alem disso trata-se de uma peca de precisao, eu iria fazer questao de que a loja arcasse com peças NOVAS!!!
Faca valer seus direitos e nao aceite "gambiarras" e muito menos "jeitinhos".

[]'s
Rafael

Álb@no
17/11/2010, 22:50
Que merda hein.....

Uma fossa inteira Eduardo! Dá pra acreditar?

rogeriomasih
18/11/2010, 00:53
Aconteceu o mesmo com o meu samurai. Até criei um tópico sobre isso.

Mandei retifiar a parte danificada e deu certo. Da primeira vez voltou a dar problema, mas acho que foi erro na montagem. DA segunda, logo em seguida, deu certo e estou sem problemas até hoje.

Manda para um torneiro de confiança e seja feliz.

ANDRÉHUFF
18/11/2010, 07:34
Bom isso vendo as fotos ta bem estranho, olha que ja vi muita coisa acontecer mas um rasgo de chaveta dar um defeito dessa forma é a primeira vez, mas fique tranquilo, bem feito o reparo vai ficar bom de primeira. Procure ver se vc encontra essa chaveta (pino) original pra comprar, da uma olhada na Suzucar.

Álb@no
18/11/2010, 08:03
Olá Rogério. Foi pesquisando que encontrei seu post. A diferença do seu caso para o meu foi apenas o parafuso da polia - que no meu caso não quebrou. Quem danificou o conjunto foi esta tal chaveta mesmo.

E como o André sugeriu, estou entrando em contato com a Suzucar para ver se encomendamos a polia, seus parafusos e a chaveta. Torço para que o serviço fique realmente perfeito.

De acordo com os resultados, vou postando mais capítulos desta "novela mexicana"!

Abraços.

mairo
18/11/2010, 11:04
Amigo, antes de qualquer coisa digo que não sou lojista, nem tenho nada a ver com ninguém que revenda carros!
Mas minha opinião é que um carro 98 ou 99 que é o seu se não me engano, já está com 12 anos de uso, ainda mais se tratando de um jeep, é IMPOSSÍVEL querer que o carro não apresente nenhum detalhe, claro que ninguém quer problemas, ai devemos comprar um 0KM!!!! que mesmo assim as vezes apresenta problema!!!
Pelo relato o cara foi muito gentil e atencioso com vc, vai resolver seu problema!!! então relaxa e curte pq se vc ficar aborrecido com tudo que é coisinha que acontecer, vai viver de mal humor e estressado!!!! Nunca esqueça que carro é uma maquina que te leva e te traz dos lugares!!!! hehehehehe de essa atenção toda a sua saúde!!!!!!!
abraços, boa sorte e como disseram, seja feliz!!!

rogeriomasih
18/11/2010, 11:29
Olá Rogério. Foi pesquisando que encontrei seu post. A diferença do seu caso para o meu foi apenas o parafuso da polia - que no meu caso não quebrou. Quem danificou o conjunto foi esta tal chaveta mesmo. Abraços.

É muito difícil a chaveta ou o rasgo da chaveta danificar. Será que o parafuso não estava frouxo?

Neste caso, toda a força da torção provocada pela correia vai ser sustentada pelo conjunto chaveta/rasgo e isso pode ocasionar a quebra.

Fabil
18/11/2010, 12:04
ou quem sabe nao foi alguma adaptacao o motivo da quebra?

a correia dentada dos samurais pós 96 alem de ser mais cara, sempre foi mais dificil de encontrar.. vai ver adaptaram outras polias p/ poder usar a correia dentada dos samurais 95 que tb usam correia com dentes redondos, porem de largura diferente

sei lá.. é apenas uma hipotese ...

ANDRÉHUFF
18/11/2010, 14:43
ou quem sabe nao foi alguma adaptacao o motivo da quebra?

a correia dentada dos samurais pós 96 alem de ser mais cara, sempre foi mais dificil de encontrar.. vai ver adaptaram outras polias p/ poder usar a correia dentada dos samurais 95 que tb usam correia com dentes redondos, porem de largura diferente

sei lá.. é apenas uma hipotese ...

É, é uma hipotese que tem de ser analizada, da uma pesquisada nisso Albano, o Fabil levantou uma lebre interessante, por que esse defeito ai ta bizonho.

Álb@no
20/11/2010, 13:06
Este capítulo da novela está perto de acabar!

O torneiro resolveu muito bem a questão da ponta do virabrequim. Quanto a polia, arranjei outra semi-nova (obrigado aos que ofereceram), com chaveta e tudo mais!

Pesquisei e, como também vou trocar os coxins do motor, vou adaptar os da caixa de marcha da towner, que possuem a mesma dimensão!

Em breve, mais fotos! É bem mais fácil de assimilar e aprender com "imagens", principalmente se estas forem reais.

Abraços.

Álb@no
20/11/2010, 14:14
Pesquisei e, como também vou trocar os coxins do motor, vou adaptar os da caixa de marcha da towner, que possuem a mesma dimensão!

Onde lê-se "da caixa de marcha da towner", leia-se DO CÂMBIO. Os coxins que vou colocar no lugar dos do motor do Samurai - que estragaram - vão ser os do câmbio da Towner.

Haviam falado dos coxins do Opala (informaram ser mais duros), e os do Chevete antigo (que são mais altos). Preferí os da Towner (também quadrados).

Algum comentário quanto aos coxins que vou utilizar? :pensativo:

Álb@no
26/11/2010, 00:20
Galera,

Depois de tanto esperar, com o carro encostado numa oficina, recebí a polia do girabrequim, que veio perfeitamente por engano - a peça veio trocada. :shock: :parede: :putz: :cry:

Não acreditei!