PDA

Ver Versão Completa : Radiador furado

Ismar Leal Machado
17/11/2010, 16:26
Amigos, o radiador do meu vitara 97/98 automático furou na parte superior plástica. Onde consigo comprar esta peça? tem como comprar somente a parte superior ou terei que trocar todo o radiador? agradeço desde já o apoio.
um abraço fraterno a todos...

Giovanni Morano
17/11/2010, 16:41
Bom, na sua cidade deve ter um local onde eles fazem essa parte, superior e inferior do radiador! Normalmente eles fazem de metal, o que fica bem mais seguro e resistente!
Se não encontrar so outro, ou original ou adaptação dependendo do modelo da vitara!

Ismar Leal Machado
17/11/2010, 17:33
Será que tem radiador de outro carro que dê certo no vitara 97/98 automático?

SUZUGLAU
17/11/2010, 17:57
Cara acho q nao valea pena tentar adaptar de outro carro....

QUalquer boa casa de radiador faz essa parte superior pra vc de ferro.

Se sua colmeia estiver boa.....

Pode aproveitar e fazer parte de baixo tbm em ferro..... ai esquece essas trincas

abs

Giovanni Morano
17/11/2010, 22:24
Será que tem radiador de outro carro que dê certo no vitara 97/98 automático?

Qual é o Modelo do carro é o Grand Vitara?
O oleo do Hidraulico passa pelo radiador automatico! por isso é bem mais dificil de adaptar!

Tive o mesmo problema com o meu! a comeia foi para o saco! nao deu outra, liguei para o Edvaldo, Suzucar!

Ismar Leal Machado
18/11/2010, 14:30
Qual é o Modelo do carro é o Grand Vitara?
O oleo do Hidraulico passa pelo radiador automatico! por isso é bem mais dificil de adaptar!

Tive o mesmo problema com o meu! a comeia foi para o saco! nao deu outra, liguei para o Edvaldo, Suzucar!

O meu é o vitara JLX 1.6 8v automático ano 97 modelo 98.
na suzucar tem este radiador????

JAIME
18/11/2010, 19:02
Gostaria de saber porque a galera vive furando radiador. Basta usar 50% de agua desmineralizada e 50% de aditivo a base de Etileno Glicol (Paraflu ou outro). Acabou, não fura nunca.

Ismar Leal Machado
19/11/2010, 14:09
Gostaria de saber porque a galera vive furando radiador. Basta usar 50% de agua desmineralizada e 50% de aditivo a base de Etileno Glicol (Paraflu ou outro). Acabou, não fura nunca.

Jaime mas o meu furou ou melhor rachou foi na parte superior de plástico. O radiador mesmo esta em perfeitas condições é de alumínio e parece novo.

Giovanni Morano
19/11/2010, 22:12
O meu foi uma pancada mesmo! :dance:

rafaeltduarte
22/11/2010, 23:54
O meu ressecou e mandei fazer a parte de cima em uma casa especializada.

Foi feito em cobre, aparencia muito boa, maaasssss...

Ficou mais alto que o original, entao a tampa do radiador pega no capo quando fechado, vale a pena observar a altura, o meu ja teve que resoldar o encaixe da tampa 2x por conta da pressao do capo na tampa.

Ismar Leal Machado
23/11/2010, 14:57
Amigos consegui através do meu amigo Eduardo da Minas motor em BH a parte superior do radiador original por 180,00 reais com o Sr Nelder. O endereço do Sr Nelder para quem se interessar é: nelderbsantiago@ig.com.br.

Para os interessados que desejam a tampa do radiador do vitara 8v informo que existem poucas unidades.

obrigado a todo que tentaram ajudar postando neste tópico.
um abraço fraterno a todos...

Newton Guerra
23/11/2010, 15:31
Putz, só vi esse post agora, mas fica a dica. Existem fabricantes nacionais para as caixas plásticas. Troquei a do Vitara no ano passado, fica muito bom, igualzinho à original. A superior resseca mais porque fica sem água. A de baixo é mais difícil estragar.

um fabricante: http://www.incaplas.com.br/import-plastico.html

Abraços

Giovanni Morano
23/11/2010, 17:19
Será que um é mais vantagem comprar um novo? Ou adaptar o da Besta?:putz:

hiroshi
26/11/2010, 11:45
Estou com o mesmo problema :putz: a parte de cima do radiador está vazando, fui em algumas lojas especializadas aqui na cidade onde atualmente resido e eles não tem essa peça e não fazem esta peça de latão, e acho arriscado ir viajar no carro pra levar num local que faça.

Entrei em contato com o pessoal, incaplas que o Newton recomendou, mas eles só trabalham no atacado. Agora é ver se o Sr Nelder ainda tem e envia para mim :dance:

Mas a dica do pessoal aqui foi muito boa.

Newton Guerra
26/11/2010, 12:01
Estou com o mesmo problema :putz: a parte de cima do radiador está vazando, fui em algumas lojas especializadas aqui na cidade onde atualmente resido e eles não tem essa peça e não fazem esta peça de latão, e acho arriscado ir viajar no carro pra levar num local que faça.

Entrei em contato com o pessoal, incaplas que o Newton recomendou, mas eles só trabalham no atacado. Agora é ver se o Sr Nelder ainda tem e envia para mim :dance:

Mas a dica do pessoal aqui foi muito boa.

Qual é o seu carro? Tenta ligar para esses caras:

http://www.radiadoresimigrantes.com.br/index.htm

É uma das melhores recuperadoras de radiadores aqui em São Paulo, comprei lá. Pode ser que enviem para você.
Só tenha a certeza se vai servir certinho no seu carro. Dependendo, tem que comprar a tampa também. No caso do Vitara 8V, até 95 (se não me engano) as tampas tinham "pescoço alto" (14 mm). As do 97 são curtas. Quando coloquei no meu 97 tive que colocar a tampa do velho, pois como é a única coisa que muda só fabricam um tipo de caixa.

Abraços

Elisson
26/11/2010, 15:25
A superior resseca mais porque fica sem água. A de baixo é mais difícil estragar.

um fabricante: http://www.incaplas.com.br/import-plastico.html

Abraços

Newton, agora vc citou num ponto onde tenho dúvidas.

1 - É normal a água partir pra o reservatório de expansão deixando o radiador com ar e água ficar lá no reservatório sem voltar pra o radiador quando o motor esfria???

2 - Desta forma a água continua a circular, ficando a parte que deveria está completando o radiador até a parte plástica, ou tem algum problema???

Todos os dias pela manhã, pego a água que tá no reservatório de expansão e retorno para o radiador, deixando o reservatório na marca full. E após rodar durante o dia a água tem retornado para o reservatório mas não para o radiador. Por isso a pergunta.

Newton Guerra
26/11/2010, 17:31
Newton, agora vc citou num ponto onde tenho dúvidas.

1 - É normal a água partir pra o reservatório de expansão deixando o radiador com ar e água ficar lá no reservatório sem voltar pra o radiador quando o motor esfria???

2 - Desta forma a água continua a circular, ficando a parte que deveria está completando o radiador até a parte plástica, ou tem algum problema???

Todos os dias pela manhã, pego a água que tá no reservatório de expansão e retorno para o radiador, deixando o reservatório na marca full. E após rodar durante o dia a água tem retornado para o reservatório mas não para o radiador. Por isso a pergunta.

Elisson, não sei se entendi direito o que está acontecendo.

Como funciona o sistema: quando a água esquenta, a pressão sobe. Depois de atingir um valor (1.1 bar no GV), para não comprometer o sistema, a válvula abre e a água sai para o reservatório. Esfriando, a válvula fecha e "suga" de volta o excesso de água. O correto é que com o motor frio a água do reservatório esteja sempre no mesmo nível. Para baixar um pouquinho leva muuuuuito tempo.

Se a água não está voltando para o radiador, é problema na tampa. Se o seu GV estiver original, a tampa é de 1.1 bar das curtas, acho que 9,5mm (não tenho certeza dessa medida). Não é a de 14 mm.

Abraços

Elisson
26/11/2010, 19:59
Elisson, não sei se entendi direito o que está acontecendo.

Como funciona o sistema: quando a água esquenta, a pressão sobe. Depois de atingir um valor (1.1 bar no GV), para não comprometer o sistema, a válvula abre e a água sai para o reservatório. Esfriando, a válvula fecha e "suga" de volta o excesso de água. O correto é que com o motor frio a água do reservatório esteja sempre no mesmo nível. Para baixar um pouquinho leva muuuuuito tempo.

Abraços

Pensando nisso, comprei a tampa ontem e o mesmo ocorre. E percebi que a tampa aberta, motor frio e funcionando o mesmo fica como um refrigerante num copo borbulhando. Aquelas bolhinhas pequenas, e água espumando depois que o motor tá quente. Óleo normal, água normal, nada de contaminação óleo/água água óleo. Será que tá vazando pressão do bloco pra o cabeçote??? Algo trincado??? Junta queimada??? Mas o motor não esquentou nem nada???? Será que tou criando um mergulhador com um cilindro de oxigênio dentro do motor do meu carro? (RS)....dá um luz ae!! hsuauhsauhuas....abraço..

Elisson
27/11/2010, 10:40
Pensando nisso, comprei a tampa ontem e o mesmo ocorre. E percebi que a tampa aberta, motor frio e funcionando o mesmo fica como um refrigerante num copo borbulhando. Aquelas bolhinhas pequenas, e água espumando depois que o motor tá quente. Óleo normal, água normal, nada de contaminação óleo/água água óleo. Será que tá vazando pressão do bloco pra o cabeçote??? Algo trincado??? Junta queimada??? Mas o motor não esquentou nem nada???? Será que tou criando um mergulhador com um cilindro de oxigênio dentro do motor do meu carro? (RS)....dá um luz ae!! hsuauhsauhuas....abraço..

Pessoal, hoje de manhã com o motor frio abri a tampa do radiador e percebi que as borbulhas (de amor) continuam mesmo com o motor frio e desligado. Ou seja, acho que eliminamos 99% do que disse na mensagem anterior. Será que a questão seria o aditivo que faz a bendita borbulha??? Parece-me que depois de ontem tudo funcionou perfeitamente pois o reservatório de expansão estava na marca FULL como recomendado. Todavia acho que essa semana vou extrair toda a água do radiador com aditivo e colocar água nova com aditivo novo na medida exata (6,5Lts) pra ver como ele se comporta. Grato desde já a todos.

Newton Guerra
29/11/2010, 09:47
Elisson, meus conhecimentos acabam na tampa :mrgreen:.

Falando sério, não entendo muito. Quando trocar a água do radiador, não se esqueça de verificar o nível e completar depois de circular a água. Espere esfriar! Tem que olhar no radiador, tirando a tampa. Sempre fica ar no circuito.

Abraços