Conectar

Ver Versão Completa : Solda de fabrica no chassis da bandeirante?

valeriano
16/11/2010, 03:55
Ouvi hoje que apenas o chassi da Band curta é feito a partir de uma chapa inteiriça. Todos os outros são feitos a partir desse chassis, com um alongamento, onde é feito uma solda original, diretamente na fábrica.
Essa informação procede?
Ou o chassi da Band longa/picapes também é feito de uma chapa inteiriça?

RogerBand76
16/11/2010, 09:06
Olá companheiro

O chassi da band curta e longa são feitos de peças únicas, chapas dobradas.
Apenas os das pickups carroceria longa e cabine dupla eram tecnicamente "emendados"

Abs.

Ouvi hoje que apenas o chassi da Band curta é feito a partir de uma chapa inteiriça. Todos os outros são feitos a partir desse chassis, com um alongamento, onde é feito uma solda original, diretamente na fábrica.
Essa informação procede?

Ptrucci
16/11/2010, 10:06
É isso mesmo, a minha band é picape longa, e é assim mesmo, emendada, e tem uma chapa de reforço por dentro e por fora.

dinhorlf
16/11/2010, 10:40
Bom dia Valeriano, esta sua pergunta me fez dar um pulo na cadeira ehehehe, te considero um espert em band, (acompanho seus posts desde os passeios do Soldier, no tempo que voce era cabeludo), vamos la, quando minha pikup fundiu o motor comprei uma band longa pra rodar enquanto retificava, na primeira vistoria em casa descobri uma emenda no chassis, quase devolvi o carro, estressei, pensei em te perguntar atravez do forum mas fiquei com receio de pagar mico, até alguem me dizer que todas longas eram amendadas.
Comecei a verificar todas que eu via, SURPRESA, todas longas e pikups que vi eram emendadas, esta semana vou verificar uma longa que esta "desmaiada" numa fazenda, sera a prova final.

Portanto renovo sua pergunta, será que todas são emendadas? ehehehe

ha... eu quero fotos:pensativo:

em tempo: hoje a band é meu carro do dia-a-dia, faz 8 meses que reforma da pikup esta parada, "taaaadinha".

valeriano
16/11/2010, 12:25
Bom dia Valeriano, esta sua pergunta me fez dar um pulo na cadeira ehehehe, te considero um espert em band, (acompanho seus posts desde os passeios do Soldier, no tempo que voce era cabeludo), vamos la, quando minha pikup fundiu o motor comprei uma band longa pra rodar enquanto retificava, na primeira vistoria em casa descobri uma emenda no chassis, quase devolvi o carro, estressei, pensei em te perguntar atravez do forum mas fiquei com receio de pagar mico, até alguem me dizer que todas longas eram amendadas.
Comecei a verificar todas que eu via, SURPRESA, todas longas e pikups que vi eram emendadas, esta semana vou verificar uma longa que esta "desmaiada" numa fazenda, sera a prova final.

Portanto renovo sua pergunta, será que todas são emendadas? ehehehe

ha... eu quero fotos:pensativo:

em tempo: hoje a band é meu carro do dia-a-dia, faz 8 meses que reforma da pikup esta parada, "taaaadinha".

Mesmo os "experts" não sabem de tudo. Pra isso que o forum está aqui. :concordo:

valeriano
16/11/2010, 12:29
Olá companheiro

O chassi da band curta e longa são feitos de peças únicas, chapas dobradas.
Apenas os das pickups carroceria longa e cabine dupla eram tecnicamente "emendados"

Abs.

A coisa mais estranha é que a dimensão do chassi das picapes após o eixo traseiro é diferente da dimensão da longa, que por conseguinte é diferente da dimensão da curta.
Vc sabe se é feito um alongamento após o eixo traseiro também?

Segue a figura com as dimensões de cada uma:
http://img833.imageshack.us/img833/8272/23bandeirante.gif

valeriano
16/11/2010, 12:31
Outra coisa que me deixa perplexo é o fato da picape CD ter o eixo traseiro da mesma largura do dianteiro enquanto todas as outras Bands (inclusive a picape CS) possuem o eixo traseiro 15mm mais estreito que o dianteiro.
Sempre fiquei curioso sobre isso. Alguém sabe o motivo?

valeriano
16/11/2010, 12:36
É isso mesmo, a minha band é picape longa, e é assim mesmo, emendada, e tem uma chapa de reforço por dentro e por fora.

Vc tem como postar uma foto dessa emenda?

dinhorlf
16/11/2010, 12:48
é isso ai valeriano, quando a gente acha que sabe ainda estamos aprendendo.

Bom, aminha é emendada, ano 84 modelo 85(diversas vezes fui comprar peças e 84 não sevia agora ja falo sempre que é 85), dizem que foi do estado.
ja vi dois tipos de emenda, reforçada e não reforçada, seria interessante que a turma colocasse aqui como é a de cada um e a gente tirar duvidas.

RogerBand76
16/11/2010, 13:34
Pessoal deixa eu tentar esclarecer um pouco mais(the day after ao feriado é F...)

A band longa tem uma ferramenta pra estampar o chassi. que é diferente da band curta que tem sua própria ferramenta.
A pickup tem uma ferramenta pra estampar a CS dalí deriva as pickups dupla e pickup longa não me lembro com detalhes mas acho que era só uma emenda no meio, reforçada.

abs

A coisa mais estranha é que a dimensão do chassi das picapes após o eixo traseiro é diferente da dimensão da longa, que por conseguinte é diferente da dimensão da curta.
Vc sabe se é feito um alongamento após o eixo traseiro também?

Segue a figura com as dimensões de cada uma:
http://img833.imageshack.us/img833/8272/23bandeirante.gif

zenzen 4x4
16/11/2010, 14:03
Essa informação procede?

Não é só a Band que tem o chassi alongado com solda e reforço.Eu tinha uma F1000 SS 93,MWM ,fabricada na Argentina. A Ford usava o chassi da F1000 Normal, e simplesmente alongava o Chassi, em torno de 33 cm.com solda e uma Chapa de reforço por dentro(pra minha surpresa).

valeriano
16/11/2010, 15:00
Pessoal deixa eu tentar esclarecer um pouco mais(the day after ao feriado é F...)

A band longa tem uma ferramenta pra estampar o chassi. que é diferente da band curta que tem sua própria ferramenta.
A pickup tem uma ferramenta pra estampar a CS dalí deriva as pickups dupla e pickup longa não me lembro com detalhes mas acho que era só uma emenda no meio, reforçada.

abs

Não entendi direito.
Então quer dizer que a Band curta tem um modelo de chassi próprio, a band longa tem outro modelo próprio e a band CS tem outro modelo próprio, que é alongado pra criar a picape CD?
São 3 chassis diferentes?

Achei que eram 2 chassis diferentes e as picapes eram feitas alongando o chassi da Band longa.

Qual a diferença entre picape CS e picape longa?

igorpatrao
16/11/2010, 16:56
Pessoal,

Esse fato é curioso!
A Band daqui de casa também possui essa emenda.

abs,

André-4WD
16/11/2010, 17:26
Rapaziada..
A minha ex-band era longa.
Quase nao comprei qdo fui examina-la pois percebi a tal emenda...mas o ex-proprietario jurou de pé junto que era original..
abraços
andre

maxdelta
16/11/2010, 17:48
Ex-toyoteiro chegando, agora é que eu sou jipeiro.

A unica que não tem emenda é a curta, todas as demais band tem emendas, o original é o jipe, depois veio a pickup de depois veio a longa, O jipe curto é a forma, não é como suvs, que lança a pickup primeiro; vejam a historia da toyota, a toyota, isto é mercedes, não iria fabricar um chassi só pra esses veículos né! E quando a toyota veio pro Brasil não se modifica time que tá ganhando!

No final pickups sairam mais do que jipe, mas isso não fez que a Mercedes fizesse uma própria pra pickup, quanto mais as bands longas que sairam menos ainda! A solda fica no centro do chassi, a band não pode ser alongada em outro ponto, apenas no centro se não o risco de empeno e quebra aumentam drasticamente, já não precisa alongar pra empenar! Se forem alongar, são necessárias travessas extras!

[]s

valeriano
16/11/2010, 18:12
Ex-toyoteiro chegando, agora é que eu sou jipeiro.

A unica que não tem emenda é a curta, todas as demais band tem emendas, o original é o jipe, depois veio a pickup de depois veio a longa, O jipe curto é a forma, não é como suvs, que lança a pickup primeiro; vejam a historia da toyota, a toyota, isto é mercedes, não iria fabricar um chassi só pra esses veículos né! E quando a toyota veio pro Brasil não se modifica time que tá ganhando!

No final pickups sairam mais do que jipe, mas isso não fez que a Mercedes fizesse uma própria pra pickup, quanto mais as bands longas que sairam menos ainda! A solda fica no centro do chassi, a band não pode ser alongada em outro ponto, apenas no centro se não o risco de empeno e quebra aumentam drasticamente, já não precisa alongar pra empenar! Se forem alongar, são necessárias travessas extras!

[]s

Pois é. O que me deixou curioso foi o fato do espaço entre o eixo traseiro e o para-choque da curta (980mm) ser diferente do da longa (975mm), que é diferente das picapes (1280mm).

Se todos os outros chassis são criados a partir do chassi da curta alongado, essa distancia deveria ser igual, não deveria?
Ou eles alongaram a traseira do carro também?

Segundo vc, isso faria com que o chassi corresse um risco bem maior de empeno, mas as picapes são as que mais sofrem! Isso não faz sentido pra mim ainda.

adauto
16/11/2010, 20:20
oque diz o amigo ai em cima é o correto todas as bands tirando o jipe curto tem emendas nos chassis, tanto é que muitas vezes pickps com chassis curto sao transfomadas em chassis longo é so tirar a emenda menor e colocar a maior ( eu mesmo ja vi varias assim).
Quanto ao jipe longo tambem tem emenda, ha algum tempo um amigo que sempre trabalhou com toyota transformou um jipe longo em jipe curto, e olha que ele noa teve muito trabalho , no caso do jipe longo e so tirar a emenda e unir o chassis que fica do tamanhao do jipe curto.
Se nao me engano as medidas das emendas é que determina se é chassis longo ou curto.

maxdelta
16/11/2010, 20:57
Pois é. O que me deixou curioso foi o fato do espaço entre o eixo traseiro e o para-choque da curta (980mm) ser diferente do da longa (975mm), que é diferente das picapes (1280mm).

Se todos os outros chassis são criados a partir do chassi da curta alongado, essa distancia deveria ser igual, não deveria?
Ou eles alongaram a traseira do carro também?

Segundo vc, isso faria com que o chassi corresse um risco bem maior de empeno, mas as picapes são as que mais sofrem! Isso não faz sentido pra mim ainda.

No jipe o que ajuda que a carroceria não empene com facilidade é a carroceria, a carroceria oferece resistencia(vide vc viu a band capotada, ela não empenou o chassi), porem na pickup a cabine é uma e a carroceria é outra, se ele tiver carregando muito peso, e acontecer um tombamento a carroceria empenará o chassi, infelizmente! Imagina uma band pickup com mercadoria alta na carroceria, apenas isto empena, não precisa ter sinistro pra ocorrer! Quando vc arruma a mercadoria alta, ou possui um baú alto desproporcional ao veículo acontece do veículo balançar como uma gangorra, e isso empena!

Quanto a parte do chassi da pickup ser maior, isso foi adaptação pois é o mesmo o q muda no chassi é a emenda somente isto, e locais dos calços, por outro lado já vi alongarem a parte traseira da band nas pickups, que é um erro, pra colocarem carrocerias maiores.

Quanto ao empeno nos chassis alongados não é algo só da band, f1000 d 20, sofrem a mesma sina! E reforçar o chassi das mesmas só vai aumentar o trabalho pra desempenar depois!

No caso das bands nordestinas, elas empenas pq não foram cuidadosamente alongadas, geralmente são serviços feitos por serralheiros! Quem concerteza não possuem conhecimento ou experiencia tecnicas pra isto. (aprecio mais a experiencia do que o conhecimento)

[]s

Ptrucci
18/11/2010, 07:23
Amigo Maxdelta, espero que você não tenha nada contra serralheiro, pois sou um deles (rsrsrsr). Mas o que você disse é verdade, muitos alongam sem critério, veem a viga U e acham que é só mais uma emenda; Aqui na empresa, já tivemos duas band alongadas aqui, e esta terceira já compramos longa. E fizemos como você falou, tiramos a chapa de emenda, e dobramos um U igual como a original da alongada, soldamos e reforçamos com outro U, ou seja um d boca para o outro, com reforço de chapa por dentro e por fora, sempre carregamos peso e nunca tivemos problemas até o dia que roubaram, tanto uma quanto a outra, mas isto já é passado.
Há pouco tempo capotei esta outra band que temos ela estava carregada e para minha surpresa não empenou uma vírgula, nada, quase não acreditei. Realmente os japneses são muito bons.
Por isso minha frase preferida é : Só troco uma Toyota se for por outra Toyota.:palmas:

gordex
26/08/2021, 11:37
Tenho uma Band curta e tenho um sonho de viajar Brasil a fora e ae fiquei pensando em alongar dae não tenho certeza sobre o alongamento então deixo aqui para os toyoteiros de plantão me aconselhar e dizer a opinião de vcs obrigado! e-mail olavoefamilia@hotmail.com ZAP 21989853003

RogerBand76
10/09/2021, 15:51
Faz isso não.
Compra um trailer pra rebocar e seja feliz com sua band curta

Tenho uma Band curta e tenho um sonho de viajar Brasil a fora e ae fiquei pensando em alongar dae não tenho certeza sobre o alongamento então deixo aqui para os toyoteiros de plantão me aconselhar e dizer a opinião de vcs obrigado! e-mail olavoefamilia@hotmail.com ZAP 21989853003