PDA

Ver Versão Completa : Cambio ou Embreagem da ranger estragado



Charles_Curitiba
13/11/2010, 19:05
Antes de levar a baixar a caixa e cair num conto do vigario, algum de voces tiveram problemas para engatar TODAS as marchas de uma a gasolina ano 2006 em diante? O defeito é o seguinte, ela esta com 87 mil km, sou U.Dono, nunca malhei o carro e ando muito em estrada asfaltada, 70% desse km foi rodado nesta condição..bem, venho percebendo a algum tempo que após andar bastante, o cambio começa a ficar duro dificil de entrar uma marcha quando o carro esta parado, qualquer que seja, tem que dar uma forçada e o pé lá em baixo furando o assoalho. A primeira coisa que fiz foi trocar o fluido de freio pq disseram que ela seria hidraulica, não mudou nada e também não percebi nenhuma tubulação levando o oleo do reservatorio até a embreagem. Piorou de um tempo pra ca e agora praticamente tenho que desligar o motor, engatar a marcha e arrancar, em movimento troca mas percebo nitidamente na manopla um sutil arranhão de engrenagem. Pode ser o anel sincronizador? Segundo o manual de manutenção o oleo da caixa não se troca. Obrigado antecipadamente

Texas Ranger
13/11/2010, 19:15
Tive um problem parecido e era o atuador da embreagem. Ate onde me lembro tem que baixar o cambio para trocar o dito cujo. Tem um reservadorio separado para o fluido de embreagem.

dalmolin
13/11/2010, 19:16
a embreagem nao ta dasacoplando.

eh que nem trocar de marcha sem pisar direito , faz isso ae

claudio mosselin
13/11/2010, 20:31
Troquei o kit de embreagem da minha quando fiquei no portão de casa empenhado não engatava nada,curioso q foi um dia após fazer uma brincadeira leve no barro,na hora ela ela fazia um barulho como estivesse entrado areia entre o disco e a pinça andei alguns quilometros e parou abrincadeira custou 3 paus.

claudio mosselin
13/11/2010, 20:37
Troquei o kit enbreagem da minha após me deixar empenhado no portão de casa.no dia anterior havia feito uma brincadeirinha leve no barro e em algum momento ela começou a fazer um barulho como c tivesse entrado areia entre o disco de freio e a pinça andei e após alguns kms o barulho parou.a brincadeira custou 3 paus.

Anthoniusnikos
13/11/2010, 20:42
Antes de levar a baixar a caixa e cair num conto do vigario, algum de voces tiveram problemas para engatar TODAS as marchas de uma a gasolina ano 2006 em diante? O defeito é o seguinte, ela esta com 87 mil km, sou U.Dono, nunca malhei o carro e ando muito em estrada asfaltada, 70% desse km foi rodado nesta condição..bem, venho percebendo a algum tempo que após andar bastante, o cambio começa a ficar duro dificil de entrar uma marcha quando o carro esta parado, qualquer que seja, tem que dar uma forçada e o pé lá em baixo furando o assoalho. A primeira coisa que fiz foi trocar o fluido de freio pq disseram que ela seria hidraulica, não mudou nada e também não percebi nenhuma tubulação levando o oleo do reservatorio até a embreagem. Piorou de um tempo pra ca e agora praticamente tenho que desligar o motor, engatar a marcha e arrancar, em movimento troca mas percebo nitidamente na manopla um sutil arranhão de engrenagem. Pode ser o anel sincronizador? Segundo o manual de manutenção o oleo da caixa não se troca. Obrigado antecipadamente

Charles, esse sintoma é típico de engripamento ou quebra do rolamento do eixo piloto, que custa uns R$ 25,00. Esse rolamento fica na ponta do eixo do atuador hidráulico. Já que vai ter que baixar a caixa, aproveite e veja o estado da embreagem e do atuador, que se estiverem bons não precisam ser trocados. Se esse for o problema, peça para trocarem o rolamento e a capa do rolamento.

Nota: Não force mais a entrada das marchas porque vai estragar o eixo, e aí o prejuízo será grande.

OBS;.: Você quis dizer que trocou o óleo da caixa ou embreagem, ao invés de freio. Certo ?

Anthon

TylerNTL
13/11/2010, 21:49
Eu começaria trocando o óleo da caixa, independente do que o manual ou a concessionária digam, tempos atrás a minha também estava com os engates meio ríspidos e o problema sumiu depois que troquei o óleo da CM.

Se não houver melhora vá no cilindro do pedal, não é muito caro (+-R$ 250). Se ao pressionar a embreagem leve e lentamente com a mão (só um pouquinho de pressão com um dedo da mão) ela ceder é um forte indício problema nesse cilindro.

Eu só baixaria a CM depois desses dois itens. E uma vez com a caixa baixada eu trocaria o atuador interno, independente dele estar funcionando bem.

Walter L. L. Casitta
13/11/2010, 22:25
99% de chance de ser a embreagem ou algum agregado. A minha agora deu pra trepidar. Coloquei zerada quando troquei o motor e com 30.000Km já estava trepidando. Quando saio com a Ranger, a primeira saída tem que se de em segunda marca pra ela esquentar e para de trepidar.

É uma Luk. vou trocar por outra marca. Talvez uma Valeo...

Charles_Curitiba
13/11/2010, 22:42
Anthonius, troquei o fluido de freio pq estava na hora e pq achei que a alimentação para a embreagem vinha de lá...não sabia que tinha um reservatorio a parte.

Tyller eu programei a troca para esta semana apos o feriado, após a troca e se não der resultado como se testa isso que vc disse? tipo encosta o dedo de leve no pedal?

Walter, as vezes de manha antes de ligar (a frio) a embreagem esta um pouco dura...mas pouco mesmo, como ando todo dia o dia todo acabei percebendo algumas anomalias.. Esta semana por exemplo percebi ela mais macia mesmo a frio, muito estranho, tipo num dia esta dura noutro não...então se for embreagem de qualquer forma vai ter que baixar certo?

Walter L. L. Casitta
13/11/2010, 22:46
Walter, as vezes de manha antes de ligar (a frio) a embreagem esta um pouco dura...mas pouco mesmo, como ando todo dia o dia todo acabei percebendo algumas anomalias.. Esta semana por exemplo percebi ela mais macia mesmo a frio, muito estranho, tipo num dia esta dura noutro não...então se for embreagem de qualquer forma vai ter que baixar certo?

Pois é, tem que baixar de qualquer jeito...

TylerNTL
13/11/2010, 23:10
Pois é, tem que baixar de qualquer jeito...

A minha quando deu problema ao aplicar pressão com o dedo indicador no pedal, com uma força insuficiente para acionar a embreagem ele ia cedendo lentamente.

Como rodei uns 15 dias entre diagnosticar o problema, procurar vazamentos, sangrar o sistema, pesquisar o melhor preço, analisar como trocava o atuador e blá,blá blá, empiricamente descobri algumas coisas:

1-Se eu parasse em uma rampa com a frente para cima e acionasse a embreagem lentamente ela ficava boa por quase 1 dia. No início eu achava que estava relacionado a ar no sistema mas antes da troca sangrei o sistema e não melhorou nada, quando ficava ruim era só ir na escola do meu filho que tinha uma rampa perfeita para o procedimento.

2-Quando diagnostiquei o problema em definitivo e comprei a peça, ao colocar ela dentro do carro a embreagem ficou boa por 2 dias! Fiquei até meio puto achando que tinha diagnosticado errado.

Charles_Curitiba
14/11/2010, 08:27
dificil vai ser um cara caprichoso pra fazer isso né meu...concessonaria vaõ me assaltar concerteza. Tyler, a peça que vc trocou antes de baixar encontra fora da rede autorizada? Qual o nome dela?

TylerNTL
14/11/2010, 20:31
No link segue um documento da luk onde aparecem os dois atuadores hidráulicos da embreagem da Ranger.

A que parece com um pistãozinho e é chamada neste documento de cilindro mestre, também é conhecida como cilindro do pedal. A outra um cilindro mais gordinho é o atuador hidráulico que fica junto do disco de embreagem.



http://www.schaeffler.com/remotemedien/media/_shared_media/library/automotiveaftermarket/manualmountingoperation_1/downloads_22/cresolver04_br_pt.pdf

Walter L. L. Casitta
14/11/2010, 21:07
No link segue um documento da luk onde aparecem os dois atuadores hidráulicos da embreagem da Ranger.

A que parece com um pistãozinho e é chamada neste documento de cilindro mestre, também é conhecida como cilindro do pedal. A outra um cilindro mais gordinho é o atuador hidráulico que fica junto do disco de embreagem.



http://www.schaeffler.com/remotemedien/media/_shared_media/library/automotiveaftermarket/manualmountingoperation_1/downloads_22/cresolver04_br_pt.pdf

Já troquei esse cilindro mestre na minha Ranger e na do meu irmão. Na minha quando apresentava folga no pedal e na outra com vazamento de óleo...

Anthoniusnikos
14/11/2010, 21:25
dificil vai ser um cara caprichoso pra fazer isso né meu...concessonaria vaõ me assaltar concerteza. Tyler, a peça que vc trocou antes de baixar encontra fora da rede autorizada? Qual o nome dela?

Charles, procure se informar, através dos foristas de Curitiba, quem conhece um bom méca por aí.
O segredo da boa manutenção das viaturas é encontrar um bom méca e, também, acompanhar o serviço. :concordo:
Procure saber em que hora vão mexer na viatura.
Pelo fato de todo o conjunto CM+CT pesar um bocado(uns 85 Kg), muitos mécas não gostam de baixar as caixas, e se não forem cuidadosos, como: lixar de acordo o disco e platô; passar um pouco de graxa apropriada na capa do atuador hidráulico; ajustar e posicionar bem disco e platô, apertar os parafusos com torque correto; recolocar o escape sem forçá-lo(que é um quebra-cabeça); colocar os dois parafusos de cima(é bastante desconfortável) que prendem a caixa; sangrar bem o sistema com óleo ATF bom, etc., a embreagem pode ficar muito ruim até a próxima troca.
Então, vale a pena o trabalho de procurar um méca confiável.
Quanto às Concessionárias, pesquise antes os preços. Quem sabe o proprietário de uma seja um cara razoável !? :mrgreen:

Anthon

rogeriomasih
19/12/2010, 15:53
Os colegas sabem informar quanto está custando um kit de embreagem da ranger 3.0?
é o mesmo da ranger 2.8?

dudu83
19/12/2010, 17:46
Os colegas sabem informar quanto está custando um kit de embreagem da ranger 3.0?
é o mesmo da ranger 2.8?

eu troquei a 10 meses e custou R$1500,00 colocado embreagem d aluk e os atuadores nao me lembro mas foram de primeira linha, trw acho

Henri Rodrigo scheffer
27/02/2018, 21:10
E aí pessoal ... Tenho uma 2001 com 190 mil km e está durinha para engatar as marchas tbm