Conectar

Ver Versão Completa : Pode-se pintar um Jeep com tinta fosca por "rolinho e pincel"

FCRISTOFOLI
13/11/2010, 18:49
Olá pessoal.
Estou com uma dúvida:
Gostaria de pintar meu Jeep com uma tinta fosca, mas não tenho compressor e pistola de pintura.
Alguém pode me dizer se dá para se pintar com tinta fosca utilizando rolo de pintura?
Qual tipo de tinta devo utilizar e quais outros materiais necessários?
Obrigado.

antonio donizeti
13/11/2010, 19:27
pintar com rolo ate da; mais acho que nao vai ficar la essas coisas
boa sorte

sallespickup
13/11/2010, 19:44
rapaz, va a uma oficina, e combine pro cara só jogar a tinta, vai te cobrar no maximo 300,00, entenda, vc lixa prepara empapela e o cara só pinta, fica um sevuço melhor, ou então apela, va de spray, mas vc vai precisar de uns 6 ou 7 para fazer o carro todo

carlos sallespickup

Marco
14/11/2010, 11:47
Seria interessante experimentar,acredito que ficaria diferente AHAHAHAH

edgar
14/11/2010, 11:57
ha uns 20 anos atras, vi na argentina uns carros pintados a rolo....fica meio medonho, no senai de porto alegre, os carros que eram lançamento vinham pintados com tinta acrilica de parede para descaracterizar o carro....tambem ficava beem estranho ainda mais que não tinha a intenção de uniformidade, mas, talvez com tinta fosca, não fique tão ruim, melhor que um carro enferrujado e desbotado.

Eu usaria um esmalte sintetico, semi-brilho ou fosco e rolo de lã, não de espuma. Em uma empresa que trabalhei pintavamos a maioria das maquinas com epoxi e rolo de lã, fica meio casca de laranja, mas economizava muita tinta era muito mais facil e ainda por cima era mais facil acertar os cantos vivos, que quando se pinta de pistola a tinta pode ficar muito fina. mas veja, eram maquinas para tratar esgoto ! mas ficava bem bonito ! brilhante e enrugadinho.

O que voce tem que avaliar bem, é se depois quiser pintar, mas bonito e brilhante, vai ter que lixar tudo...dai no caso de epoxi fica um inferno.

tstapazzoli
14/11/2010, 19:07
Boa tarde!
Dá para pintar com tinta fosca e rolinho, não lembro a proporção e composição certa...
Mais a uns quinze anos atrás, visitei a garagem de um restaurador de viaturas militares e ele pintava exatamente assim!
Lembro que era tinta fosca e na mistura colocava massa plastica/ rápida, obviamente toda a lataria não tinha massa alguma...

Sugiro comprar uma latinha de cada e ir testando!!!

Abraços,

Thiago

Dodger
14/11/2010, 20:25
Pega um compressor destes pequeninos de ar direto emprestado com alguém, vc pinta isso tranquilo e fica razoável. pega tinta sintetica semi brilho destas que usam pra pintar chassi, tem uma que vem pronta da marca Anjo, tu vai gasta 2 latinhas dela e custa uns 15 real cada. dilui direito a tinta, tipo 1/1 com thiner e boa diversão!

Pode pintar no rolinho sim, nos states tem uns maluco que pintam carros antigos assim pra dar um ar de feito em casa propositalmente, diluindo bem a tinta e usando rolinho de lá, se usar de espuma, a espuma derrete com o solvente da tinta e vai fazer uma M só.

falou

Denis Takashi
15/11/2010, 00:17
Se é pra dar idéias meio doidas.......

Tinha um rapaz que fazia "bicos" de funilaria para nós e ele tinha preparado o fusca dele ( primer) para pintura com uma daquelas bombas de inseticida..... não cheguei a ver o carro, mas uma das coisas que cooperou para o resultado é que ele era um excelete profissional, pena que não tinha $$$ para bancar maquinário para tal....

Dodger
15/11/2010, 09:46
Se é pra dar idéias meio doidas.......

Tinha um rapaz que fazia "bicos" de funilaria para nós e ele tinha preparado o fusca dele ( primer) para pintura com uma daquelas bombas de inseticida..... não cheguei a ver o carro, mas uma das coisas que cooperou para o resultado é que ele era um excelete profissional, pena que não tinha $$$ para bancar maquinário para tal....

Dá pra fazer tbém, quando era muleque cansei de pintar bicicleta assim. Mas haja braço ehehehe!!

Kim
15/11/2010, 10:15
Iria citar a bomba de inseticida!

O vizinho de minha propriedade pintou um trator assim, num dia de vento, ficou muito bom!:putz:

Sabe quando gruda areia, e fica parecendo material anti-derrapante?

Então, ficou igual!

ANDRÉHUFF
15/11/2010, 10:45
Olá pessoal.
Estou com uma dúvida:
Gostaria de pintar meu Jeep com uma tinta fosca, mas não tenho compressor e pistola de pintura.
Alguém pode me dizer se dá para se pintar com tinta fosca utilizando rolo de pintura?
Qual tipo de tinta devo utilizar e quais outros materiais necessários?
Obrigado.

Bom vou dar meu pitaco, trabalho no ramo de repintura a 20 anos , então ja vi muita coisa, desde pintar carroça empapelando o burro, até as mais modernas técnicas aplicadas por restauradores conhecidos.
Quando vc usa rolo para fazer uma pintura vc deve esperar um filme seco com um certo alastramento, ou seja, quando se usa rolo a tinta tera uma aparencia um pouco mais grosseira, de uma olhada em uma porta pintada com esmalte e rolo, a pintura chega a ficar quase lisa, apresentando algum grau de "alaranjado" (efeito parecido com a casca de laranja).
Se a tinta for brilhante os defeitos desse tipo de aplicação ficarão mais evidentes, no seu caso ao aplicar a tinta fosca o resultado na aparencia sera melhorado, tintas foscas tendem a esconder defeitos que nas tintas brilhantes ficam mais evidenciados pelas sombras no brilho.
Voltando mais para a aplicação que vc quer fazer, opte por usar uma tinta sintetica de secagem acelerada, que seria a opção mais simples de manuseio, opte pela secagem acelerada por que certamente vc ira pintar ao ar livre e a tinta de secagem acelerada ira "pegar" menos sujeira, seca rapido logo menos "coisas" irão grudar durante a secagem, a maioria das maquinas tintométricas existentes nas boas lojas do ramo produz a cor que vc desejar nesse tipo de tinta.
Como ferramenta de aplicação opte por rolos de la sintética de uso industrial, são aqueles rolinho de lã bem baixa, lave-os bem com Thinner antes de começar a usar para que os pelinhos soltos saiam e não empreguinem sua pintura, esses rolos vc encontra no mercado nos tamanhos de 5 cm, 9 cm e 15 cm, os de 23 cm ja são grandes para executar o trabalho numa carroceria de Jeep.
Outra observação prepare bem a carroceria, fazendo um bom lixamento com lixa 320 umida, lixamento com agua não é o mais moderno mas para vc que fara o serviço "caseiro" é mais pratico, depois repasse com lixa 400 para melhorar os riscos, nos lugares mais oxidados lixe a oxidação até a lata com lixa de ferro 36 ou 40, nada de produtos milagrosos tipo ferrox, etc, depois aplique wash primer nas partes com a lata aparente antes da camada de acabamento, não é a melhor proteção do mundo mas ajuda bem, nas frestas e dobras bem fechadas use uma trincha para que a tinta nova penetre melhor nessas areas.
E por fim respeite as intruções do fabricante estampadas na lata, siga a diluição conforme é pedido e bom divertimento, tenha em mente que o serviço que vc esta fazendo não tera a aparencia final igual a feita por um profissional, mas tudo feito com capricho e paciencia acaba satisfazendo.:concordo:

Tio Eddie
15/11/2010, 11:14
Gostei da aula e das idéias....

Abraços pensando num banho de tinta caseiro na Milona...rsrsrs

sallespickup
16/11/2010, 09:30
cara do jeito que ta indo, vão mandar abrir a lata de tinta e jogar direto no carro, é facil é só esperar parar de pingar, pode andar a uns 80 km/h pra secar mais rapido tb

sou da opiniao, ou faz um servico, pelo menos razoavel, ou deixa como esta.

carlos sallespickup

Dodger
16/11/2010, 09:45
Eu já acho que dá pra fazer um meio termo entre o que o nosso amigo citou de empapelar o burro e pintar a carroça com pincel e fazer pintura em estufa na mais alta tecnologia.

Dá uma olhada na foto ai dum carro antigo que agente fez aqui em casa, esta foi a primeira demão de tinta pu preto fosco aplicado com compressorzinho ar direto e pistolinha de 100 real, depois do acabamento fina e lixas finas que peguei um compressor e pistola profissional pra dar o serviço final. na minha opinião ficou bom, ser pra carro off-road tá lindo!
http://img139.imageshack.us/img139/8899/traseirapintadacn0.jpg

Paulo_CW
16/11/2010, 10:14
IDÉIA :!::!::!: eu já vi e achei q o efeito ficou muito legal....

Primeiro o camarada fez na própria garagem a pintura com bate pedra por todo o jipe com o rolinho mesmo... e depois sobre o bate pedra, fez a pintura em verde fosco tbm com o rolinho...
O efeito disso ficou bem interessante... parece uma viatura texturizada... os defeitos sumiram todos...

Marcio Martin
16/11/2010, 11:28
Antiderrapante P. I. 5

Iria citar a bomba de inseticida!

O vizinho de minha propriedade pintou um trator assim, num dia de vento, ficou muito bom!:putz:

Sabe quando gruda areia, e fica parecendo material anti-derrapante?

Então, ficou igual!

Dic3
16/11/2010, 12:16
Vi um maluco nos EUA que pintou o carro todo com esmalte sintetico e rolinho, depois da tinta seca ele passou uma lixa 800 em seguida uma 1000 e depois uma 1200. Em seguida massa de polir e cera. Voces nao acreditam no resultado, o carro parecia ter sido pintado em estufa, ficou liso perfeito.

ANDRÉHUFF
16/11/2010, 16:34
cara do jeito que ta indo, vão mandar abrir a lata de tinta e jogar direto no carro, é facil é só esperar parar de pingar, pode andar a uns 80 km/h pra secar mais rapido tb

sou da opiniao, ou faz um servico, pelo menos razoavel, ou deixa como esta.

carlos sallespickup

Carlos, nosso amigo ai talvez não tenha como fazer um serviço melhor, então dentro das possibilidades dele tentei orientalo a fazer o melhor possivel, mas se vc tentar jogar a lata no carro e fazer a experiencia faz e depois relata, essa tecnica ainda não vi ser aplicada.:concordo:

ANDRÉHUFF
16/11/2010, 16:39
Eu já acho que dá pra fazer um meio termo entre o que o nosso amigo citou de empapelar o burro e pintar a carroça com pincel e fazer pintura em estufa na mais alta tecnologia.

Dá uma olhada na foto ai dum carro antigo que agente fez aqui em casa, esta foi a primeira demão de tinta pu preto fosco aplicado com compressorzinho ar direto e pistolinha de 100 real, depois do acabamento fina e lixas finas que peguei um compressor e pistola profissional pra dar o serviço final. na minha opinião ficou bom, ser pra carro off-road tá lindo!
http://img139.imageshack.us/img139/8899/traseirapintadacn0.jpg

o Dodger, da sim, seu trabalho esta muito legal, tintas poliuretanicas tem uma resistencia muito boa, alias todos os fora de estrada dos amigos que vem até mim para adquirir material de pintura sempre ofereço esse tipo de material de acabamento, o que ocorre é que as vezes as pessoas tem dificuldades para operar compressores e pistolas de pinturas, mesmo as mais simples como as de ar direto, então apelam para a aplicação com rolo, é verdade que não fica um trabalho bonito, mas se a pessoa se propõe a fazer assim oriento da melhor forma.

ANDRÉHUFF
16/11/2010, 16:47
.............. Em seguida massa de polir e cera. Voces nao acreditam no resultado, o carro parecia ter sido pintado em estufa, ficou liso perfeito.............

Ok é uma técnica bem interessante, só recomendo não usar cera a base de silicone, o silicone forma um filme fechado sobre a tinta e como o esmalte sintetico é uma tinta que seca por evaporação do solvente ela podera "murchar" nesse caso, pela retenção de solvente, nas tintas que secam por evaporação o ideal e que não use materiais que contenham silicone sobre ela no periodo minimo de 30 dias.

Marcio Rossetto
16/11/2010, 17:11
Andre

O meu Cj como rolei de um morro 4 vezes, estou reformando na minha garagem aos poucos .

Comprei para o Serviço um compressor pequeno da Schuz por 400 latinhas no Macro, ja com pistola .

Comprei massa de Poliester, passei e lixei, agora estou passando o primer, o problema é que apareceu tudo quanto é falha depois do primer.

A pergunta é o seguinte : Não existe uma massa mais fina um pouco mais mole para acabamento final? Pode ser passada pós a aplicação do primer ?

No caso com relação a tinta . Irei pintar com esmalte sintético .

Sobre pintar com rolo , eu acho que não compensa , porque o preço da tinta + massa + thiner , fica até mais caro que as r$ 400,00 latinhas .

edgar
16/11/2010, 17:32
Existe um trem que chama massa rapida, é uma massa cinza escura, mas liquida que seca bem rapido, justo para tapar estas imperfeições.

Dodger
16/11/2010, 18:46
Isso, tem a massa rápida que é feita pra isso mesmo, pra catar os defeitinhos que ficam depois do primer. Eu pessoalmente num gosto, prefiro catar tudo na massa poliester mesmo.
mas é pra catar defeitinho, num é pra encher buracão não, pq é um produto de baixa resitencia.

Tenta passar massa poliester e taquear depois, ai tu aplica mais primer nas areas onde mexeu, vai fazendo isso até ficar ok, ai é lixinha fina e tinta.

outra coisa, tem que aplicr massa na medida certa, se sair tascando massa a vontade, ai haja braço depois pra lixar tudo. tenta usar espatula pequena de plastico flexivel pra estes defeitinhos e dexando uma quantidade minima de massa e a superficie já lisinha, de forma que vc precise lixar o minimo possivel.

ANDRÉHUFF
16/11/2010, 19:59
Andre

O meu Cj como rolei de um morro 4 vezes, estou reformando na minha garagem aos poucos .

Comprei para o Serviço um compressor pequeno da Schuz por 400 latinhas no Macro, ja com pistola .

Comprei massa de Poliester, passei e lixei, agora estou passando o primer, o problema é que apareceu tudo quanto é falha depois do primer.

A pergunta é o seguinte : Não existe uma massa mais fina um pouco mais mole para acabamento final? Pode ser passada pós a aplicação do primer ?

No caso com relação a tinta . Irei pintar com esmalte sintético .

Sobre pintar com rolo , eu acho que não compensa , porque o preço da tinta + massa + thiner , fica até mais caro que as r$ 400,00 latinhas .

É isso ai Marcio, como os amigos ai em cima disseram existe a massa rapida, essa massa nada mais é do que um primer carregado de cargas e talco que a deixa com a caracteristica pastosa, serve para "catar" defeitos de preparação após a primeira demão de primer, faz parte de um sistema um tanto antigo de pintura mas é funcional, tem como defeito a tendencia ao "mapeamento" depois de concluido todo processo de pintura ( o mapeamento são aquelas marcas que aparecem de massa depois de terminada a pintura, isso se deve ao tanto de cargas que se apresenta nessa massa) portanto se for usa-la use camadas bem finas, depois lixe para desbaste com lixa 320 d`água e repasse com 400, ai de novamente mais uma demão de primer por sobre a area masseada e lixada, no entanto faça como o Dodger indicou, corrija os defeitos com massa poliester, uma massa mais moderna e adequada, caso apos a segunda demão de primer lixada vc notar pequenos poros corrija-os com Massa de Pequenas Correções, essa massa é vendida em tubos como pasta de dente, é um produto acrilico e macio para ser lixado até com lixa 600, sobre ela vc pode ja aplicar a tinta de acabamento.

Quanto a tinta, se for usar esmalte sintetico, procure as de secagem acelerada, pelos motivos ja citados nos posts anteriores, outra coisa não esqueça de tirar tudo de perto da area onde for trabalhar com o sintetico na pistola, tambem use camisa de mangas compridas e uma cobertura nos cabelos, tinta sintetica em suspensão costuma impregnar tudo em volta, e pra tirar o que gruda nos pelos dos braços e cabelos é um saco, só com thinner, então "cubra-se" , hehe.:mrgreen:

Charles_Curitiba
16/11/2010, 21:09
Fala parceiro..seu carro vc quer pintar com rolinho? ele esta com massa corrida? rsrsr....ó sem sacangem na boa, pra encurtar o seu drama pq vc não vai em uma loja que vende material pra serigrafia e compra Adesivos de Vinil, o mesmo que usam pra fazer Banners de Propaganda, a aplicação também é não é facil mas tem uns lokos que aplicam aquele Preto Fosco nos carros...pra imitar uma tinta importada que vem na Porshe, Audi, etc...enfim...vc tem que emprestar um soprador termico e pronto, pega umas dicas com o vendedor dos adesivos.

Dodger
16/11/2010, 23:25
Já que o assunto tá rendendo, eu tinha visto este link do camarada falando como faz e mostrando os carrinhos que ele pinto no rolinho, ahahaha! Mas é site gringo e americano é tudo doido.

Oia só o fuca que o camarada pinto no rolinho:
http://i32.photobucket.com/albums/d13/69martin/DSC00164.jpg

o corpo do texto dele eu tô colcando ai abaixo tudo em ingles e os links são as fotos dos carros dele, inacreditavel!!:shock:

"here's how i painted my car for about $50, it's actually very easy and the results are amazing. First off, get a can of tremclad real orange (or what ever color u want) in the can, not spray, yes tremclad, it is a acrylic/enamel paint which is very durable. next prep your car as if was any other paint job, fix all the rust, ect....no need to prime the car since the tremclad allready contains elements which allow it to be painted over bare metal. next, after prepping the car get a small 4" professional FOAM rollers, it's tiny and has one end rounded off, and the other cut straight, and is a very high density foam. u also need a jug of mineral spirits to thin the paint. The thing i really like about this is that there's no mess, no tapeing the whole car, just key areas, and u can do it in your garage, since your not spraying there is virtually no dust in the air, just clean your garage first, also it does'nt really smell at all, dries overnight and it super tough paint. also it you decide to paint the car professionally later, just prep and paint, there's no need to strip the tremclad. i have done this to a few cars, and i can say it works amazing, u just have to be paitient. next u thin the paint with mineral spirits so it just about as thin as water, a little thicker. get out the roller and paint away, don't get the paint shaked when u buy it, enamel is stirred, otherwise you'll have bubbles in the paint for a week!!! after u do 2 coats, wet sand the whole car, then repeat, 2 coats, wetsand, 2 coats wetsand. i painted the charger using a can since your not spraying the car u use all the paint and not spray 50% in the air, use progressivly finer sand paper each time. it's not really that much work, cause u can stop and start any time, u can do just a door, or the hood, ect. do one panel at a time, and don't stop once you start. once your done the final coat, wetsand with about 1000 grit to a totally smooth finish, and then using a high speed polisher i use a buffing bonnet and turtle wax polishing compound. do the whole car with this, and i'm telling u, depending on the amount of time and paitence you have, the results are amazing. laugh if you want, but for $50 ($30 for paint, about $20 for rollers, sand paper, ect...) it really looks good. also you can do these steps overnight, paint one evening and by morning u can wet sand. i have personally done alot of painting, mostly single stage acrylic enamel, and i've sprayed several cars in my garage with really good professional results, just it stinks, it's a real pain to do, easy to make a mistake, messy, and expensive. The tremclad is awesome paint, the "real orange" is an amazing hemi orange, and almost looks like it has some perl in the sun, awesome color right out of the can. I used this technique on my 1974 beetle also, here are the results:
http://i32.photobucket.com/albums/d13/69martin/Picture10.jpg
the car before:
http://i32.photobucket.com/albums/d13/69martin/IM000475.jpg
another after pic:
http://i32.photobucket.com/albums/d13/69martin/DSC00164.jpg
here is a car i sprayed (71 beetle, midnight blue metalic):
http://i32.photobucket.com/albums/d13/69martin/DSC00194.jpg
here is the car before (71 beetle):
http://i32.photobucket.com/albums/d13/69martin/Picture1.jpg

here's a few pics of the charger done:
http://i32.photobucket.com/albums/d13/69martin/DSC02764.jpg
http://i32.photobucket.com/albums/d13/69martin/DSC02769.jpg

well that's my 2 cents worth, sorry for the long post. i was borred lol
i painted the orange beetle in 1999, and it still looks like the day i painted it, the 71 blue beetle i painted in 2000, and built the car for my dad, i used the same paint on my charger, maybe one day i'll spring for a good paint job, prepping is 90% of the work, stripping the car, sanding, ect.....painting is overrated!!!
So if you have TIME, then i'd say go for it, the worst that could happen is that it does'nt turn out and your out $50, but if your paitient, and expriement with lets say just the trunk pannel and if you like it do the whole car, if not just get it done by someone else for $4000. i don't know about you guys, but i would rather spend the $4000 on other parts like getting the mechanics sorted out and new chrome, cause when u have really nice paint and crappy bumpers, door handles it just sticks out more. "

retirado de ;
http://board.moparts.org/ubbthreads/showflat.php?Cat=0&Number=2331682&page=0&fpart=1&vc=1

ANDRÉHUFF
17/11/2010, 08:42
Sabe precisamos aprender que na vida sempre tem um jeito melhor pra tudo, existem pessoas que tem uma "mão" boa pra diversas coisas diferentes, no caso do mundo da pintura é interessante ver o que algumas pessoas fazem com produtos e equipamentos simples, mas usando uma grande dose de talento, são verdadeiros artistas, nós precisamos encorajar as pessoas nas suas ideias, as vezes ela pode nos parecer meio estapafurdia, mas quando dão certo essas pessoas sempre nos mostram caminhos interessantes, seja sempre positivo.:concordo: :concordo: :concordo:

Paulo Bidoli
20/11/2010, 10:58
Bom dia.

Pintar com rolinho e tinta fosca não tem problema nenhum, se vc não se importar com uma tinta que encarde brutalmente. Se vc colocar a mão suada em cima dela, a marca não sai mais.
Como falou o colega acima, é um jeito de pintar viaturas militares. Usei muito esse expediente no EB nos anos 70. Se bem aplicado, fica bom. O importante é diluir meio a meio e usar rolo de lã.

Abraços e bom divertimento

rogertec
22/11/2010, 19:42
ops...ate que achei alguem igual a min...o meu cj5 ja comprei ele pintado no rolinho *verde calcinha*, ia desmontar o jeep para uma pintura geral...mas falei...aaaaaaaaa...ta bom assim mesmo comprei um lata de tinta de 900ml da mesma cor e quando da uma descascada e só passar o rolinho de novo...

edwint
23/11/2010, 12:49
alguem viu o pragrama Lata Velha do sia 21/11? colocaram azulejos no carro de um pedreiro, achei o gosto meio discutivel... depois disso acho que vale qualquer coisa...

Dic3
23/11/2010, 12:58
Se eu fosse o cara pedia pra trocar pelo Logus queimado! hahahaha

Paulo Limão
23/11/2010, 16:27
alguem viu o pragrama Lata Velha do sia 21/11? colocaram azulejos no carro de um pedreiro, achei o gosto meio discutivel... depois disso acho que vale qualquer coisa...

O Logus ficou parecendo uma piscina ambulante.
Colocaram azulejos pq o cara é pedreiro, imagina se fosse ginecologista!

Alexandre Tanure
23/11/2010, 17:29
Tem um colega meu que pintou a trazeira da rural dele com tinta spray, ficou até + ou -.

edwint
23/11/2010, 18:20
.
Colocaram azulejos pq o cara é pedreiro, imagina se fosse ginecologista!

kakakakaka!!! :mrgreen::mrgreen:me caguei de rir!!!:palmas::palmas::palmas:valeu irmao!!! ainda bem que vc falou GINECOLOGISTA...

jeorge
23/11/2010, 18:39
sai fora!
compra um kit pintura amador como eu, da uns 500 reais, nao vai ficar bom mas nao vai ficar tao ruim quanto com rolo:parede:!

Claudio Souza
24/11/2010, 13:06
Gostei desse tópico. Deu para disopilar o figado. Hahaha

sallespickup
26/11/2010, 18:57
só quero ver esse logus quando o capu esquentar e esse porcarias de pastilhas começarem a cair, ai o cara vai pintar um privada e quando der partida o barulho sera de descarga, pois vai ser uma mer... só

ai de rolinho com toda certeza é melhor, depois dessa retiro tudo que postei rsrsrs

ah minha cunhada postou no twiter do hulk minha opnião e parece que ja tenho seguidores, não fomos só nois que não gostamos, mas tem uns doidos que aplaudiram, vejam só....

carlos sallespickup