PDA

Ver Versão Completa : PX ou PY na Sportage

Bocudo
13/11/2010, 09:19
Bom dia Sportagers! Por favor, alguém já montou algum console de teto para colocar um rádio PX ou PY? Instalei o meu sobre o aparelho de CD no painel, mas atrapalha um pouco. Por favor, ajudem.
Bom fim de semana com muita lama!

Lucena04
21/11/2010, 22:53
Pelo que andei vendo o ideal seria um HT PY (aqueles de mão) ou um "Talk About". Depende de qual sistema (PX ou PY) que o seu grupo de trilha mais usa. PY é de melhor qualidade (sonora e alcance) porém é bem mais caro e o Px é mais popular e barato.
Se puder posta uma foto da adaptação que vc fez.
:concordo:

Bocudo
22/11/2010, 10:30
Bom dia Lucena04! Ando com os dois rádios, um HT (VHF) para as trilhas e o PX para as rodovias. Nas trilhas e comboios realmente o HT é muito mais útil pois a qualidade sonora é bem melhor (utiliza comprimento de onda semelhante ao FM), já o PX usa comprimento de onda semelhante ao AM, seu alcance a longas distâncias é bom também e é muito utilizado pelos caminhoneiros e fazendas, o que em emergências pode ser bem útil. Bom quanto à instalação ainda não decidi onde colocá-lo. No momento está sobre o CD player, mas como vc sabem o câmbio fica bem próximo o que dificulta um pouco o manuseio.. não gostaria de furar ou colar sobre o painel, então to tentando achar alguma alternativa. Talvez um console no teto, já que não sou alto rsrsr. Mas obrigado pela atenção. Se conseguir fazer o console no teto e ficar bom posto as fotos. Boa semana.

Nava
04/12/2010, 09:56
Eu usava o meu px fixado com dupla face naquele cinzeiro do console do meio.
Ficava ruim de mudar canal, etc, mas foi o unico locla que achei pra por. Ele ficava de pé ali naquela posição escondendo fios.
O ptt ficava ali no meio perto do freio.

DouglasMac
04/12/2010, 23:49
O local que o Nava citou é bom, mas incomoda e se pegar água danou tudo.
Uso em cima do painel ao lado do relógio de horas preso com fita dupla face passada naquele suporte para o rádio, assim não fica com o som abafado e ventila. Como só uso nas trilhas, tiro e coloco toda semana.
Um plug da elétrica e o cabo da antena, só isso para desconectar. A fiação fica embutida junto ao parabrisas/painel.

Veja com a turma da sua cidade qual tipo de rádio eles usam (PY ou PX), senão corre o risco de ficar falando sozinho!!

Minas Gerais por exemplo, 90% é PX - 11 metros. Não se esqueça de verificar a ROE em um bom técnico.

Bocudo
06/12/2010, 09:25
Boa semana.. Obrigado pela informações. Resolvi instalar o px no mesmo espaço onde fica o auto-rádio. É que no painel da Sportage, o aparelho de som original é o dobro do tamanho do aparelhos de CD comuns no mercado, então tirei a proteção que havia abaixo do aparelho de CD e estou fazendo uma estrutura para acomodar os dos aparelhos (PX e CD). A fiação da antena segue por baixo do painel, a fiação de alimentação do PX é a mesma do CD. Assim só falta resolver onde fixar o PTT. Assim que terminar, posto as fotos.. Boa semana, já que lama é o que não falta prá ninguém hehehehehe.. Em tempo.. um rádio PY... uso um HT para comunicação de pouca distância e se precisar maior alcance.. uso uma antena externa que usava num outro rádio PX instalado, ou uma antena telescópica própria para HT.
Boa Lama para todos!!

Bocudo
06/12/2010, 09:31
Na mensagem anterior, informei que para ganhar alcance usando um HT (PY de mão - modelo Icom IC-V8), usava uma antena de px.. errei a antena é de um rádio PY que tinha instalado em outro veículo. Se usar a antena de PX num PY ou vice-versa corre o risco de queimar o aparelho, pois as frequências, impedância, etc são diferente.
Outra forma é usar antes específicas para HT. Estas antenas são telescópicas, chegando a ter 1,10m de comprimento, o que dá um bom ganho na comunicação.
Boa Lama!!!

Geisler®
24/01/2011, 03:01
Eu to com meu Cobra 19DX IV com cabo e antena pra instalar, e não instalei ainda..:parede:
Ja to com isso guardado a mais de 1 ano, na verdade nem sei onde instalar, a Sportage 2001, não tem um painel muito "amigavel" pra acessórios...:putz:
Ja pensei em por no teto, mas não quero furar o teto, ja pensei em por em cima do painel, mas tambem não quero furar o painel, e fixado no console central como o NAVA falou não achei legal...:pensativo:
Na verdade to pensando em comprar outro rádio pra ver se me animo :dance:.. To pensando no Cobra 148GTL...
Alguem tem alguma dica de instalação, ou sobre rádio PX 11metros?

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

Bocudo
27/01/2011, 17:18
Oi Geisler. Instalei o meu radio px, igual ao seu, acima do cd player. Se reparar, o local para a instalação do cd player é bem maior cabendo inclusive um aparelho de dvd com tela integrada. É que lá fora, as Sportagens vinham com um sistema de som próprio com a carcaça quase o dobro de tamanho dos cd player normais aqui no Brasil. Peça para qualquer instalador de som abrir o espaço abaixo do cd player e vc terá espaço suficiente para instalar o px e o cd player. Agora, se vc decidir instalar um dvd player.. aí o dilema continua rsrsrs. Boa sorte.

Geisler®
30/01/2011, 01:59
Oi Geisler. Instalei o meu radio px, igual ao seu, acima do cd player. Se reparar, o local para a instalação do cd player é bem maior cabendo inclusive um aparelho de dvd com tela integrada. É que lá fora, as Sportagens vinham com um sistema de som próprio com a carcaça quase o dobro de tamanho dos cd player normais aqui no Brasil. Peça para qualquer instalador de som abrir o espaço abaixo do cd player e vc terá espaço suficiente para instalar o px e o cd player. Agora, se vc decidir instalar um dvd player.. aí o dilema continua rsrsrs. Boa sorte.

O pobrema é que eu tenho um DVD com tela retrátil ja instalado ali e instalaram o som do carro centrelizado naquele espaço pra "din2".:parede:
Otro pobrema, é que comprei um Cobra 148GTL :dance: que é bem mais maior, e ja me decidi: Vo instalar ele no teto !
Só não sei quando, alguem sabe me dizer se próximo ao retrovisor interno, existe alguma travessa na lataria do teto pra que eu posso parafusar o suporte do PX? Se aparafusar só na forração do teto na primera "rampada" que eu der, levo o rádio na cabeça!! :mrgreen:
A hora que tiver instalado, posto fotos aqui pro pessoal :concordo:

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

EDuarte
30/01/2011, 08:30
Marcelo
Acima do retrovisor tem um acabamento plastico, ele é encaixado é só puxar que ele sai, ali tem dois furos e é refoçado, instalei a tela do dvd ali, ficou muito bom.

[]s
(DU)

claudinho10001
06/06/2011, 14:11
Fui na ideia do compaheiro EDuarte, retirei o retrovisor e o acabamento acima dele, parafusei o retrovisor na carcaça de baixo do PX e instalei o suporte do mesmo nos furos existentes. Como os furos do suporte nao batiam para parafusar, coloquei dois arrebites meio que enviezados e os travei. Ficou bom e nao precisei alargar os furos. Os fios e o cabo da antena foram faceis de passar por baixo do forro. Ainda nao instalei o retroisor LCD que comprei, mas vou faze-lo em breve. Vejam as fotos:

296214

claudinho10001
06/06/2011, 16:47
296250296249296248296247