Ver Versão Completa : 4x4 ou 4x2 com bloqueio: qual o melhor?
Olá, Foristas,
Quero propor uma discussão que, a princípio, parece ser muito interessante.
Uma mesma viatura com todas as suas características idênticas, à exceção da tração. Vamos utilizar, a título de exemplo, um Troller e imaginemos as seguintes circunstâncias:
1ª – Um Troller com tração 4x4, sem reduzida, comparando-o com um Troller idêntico em tudo, diferenciando-se apenas pelo fato de possuir, apenas, tração dianteira com bloqueio do diferencial. Nunca esquecendo que com tração dianteira as rodas se movimentam e proporcionam o “agarrar” no terreno auxiliando na construção de um novo caminho, porém, diminui o contato com o solo em razão do deslocamento do peso para a traseira do veículo. A pergunta: qual dos dois é mais eficiente numa trilha?
2ª – A mesma situação acima (Troller 4x4 sem reduzida) tendo o segundo Troller, apenas, tração traseira com bloqueio: qual dos dois é mais eficiente numa trilha?
3ª - Um Troller com tração traseira bloqueada em contra-posição a um Troller com tração dianteira bloqueada: qual deles é mais eficiente numa trilha?
Bem, creio que deve dar um bom papo!!!
FALOTICVS
12/11/2010, 15:17
Não entendi bem a 3a pergunta.
Não entendi bem a 3a pergunta.
Um terá tração dianteira (com bloqueio) e o outro tração traseira (com bloqueio). Nenhum dos dois será 4x4, mas ambos serão 4x2 com bloqueio. Qual dos dois tipos de tração é mais eficiente numa trilha: a tração traseira com bloqueio ou a dianteira com bloqueio? Sempre lembrando a observação que consta na 1ª pergunta.
Olá, Foristas,
Quero propor uma discussão que, a princípio, parece ser muito interessante.
Uma mesma viatura com todas as suas características idênticas, à exceção da tração. Vamos utilizar, a título de exemplo, um Troller e imaginemos as seguintes circunstâncias:
1ª – Um Troller com tração 4x4, sem reduzida, comparando-o com um Troller idêntico em tudo, diferenciando-se apenas pelo fato de possuir, apenas, tração dianteira com bloqueio do diferencial. Nunca esquecendo que com tração dianteira as rodas se movimentam e proporcionam o “agarrar” no terreno auxiliando na construção de um novo caminho, porém, diminui o contato com o solo em razão do deslocamento do peso para a traseira do veículo. A pergunta: qual dos dois é mais eficiente numa trilha?
2ª – A mesma situação acima (Troller 4x4 sem reduzida) tendo o segundo Troller, apenas, tração traseira com bloqueio: qual dos dois é mais eficiente numa trilha?
3ª - Um Troller com tração traseira bloqueada em contra-posição a um Troller com tração dianteira bloqueada: qual deles é mais eficiente numa trilha?
Bem, creio que deve dar um bom papo!!!
Desprezando-se o desgaste da embreagem, entendo que o carro 4X4 se sairá melhor na trilha, seguido pelo veículo com tração traseira e, por último, o com tração dianteira, mesmo estes dois últimos tendo bloqueio.
Veja como exemplo a Pálio Locker. Aquela tração dianteira ajuda muito pouco.
E vemos a maioria das gaiolas com tração traseira dando show nas trilhas.
É o meu voto:concordo:
Salviano
13/11/2010, 10:53
Annibal...bom dia,
Hoje tá chovendo pacas aqui na minha cidade, onde tem muitas "Roça" e barro(obviamente)
Com o 4x4 tenho muito mais chance de ir e voltar, porque?...do jeito q vc propos, a tração dianteira mesmo que bloqueada, se pesar a trazeira... não puxa(vai deslizar). Se for tração trazeira e com peso poderá ajudar mais, ISSO TUDO NO PLANO. NUMA SUBIDA a dianteira "some" na DESCIDA, todo santo ajuda...hahaha
O 4x4 é muito mais eficaz e seguro, tanto no PLANO, SUBIDA E DESCIDA, enquanto a DIANTEIRA "puxa" a TRAZEIRA "empurra" cada qual procurando o seu caminho onde houver mais aderência.
Fica aí minha opinião, tambem estou no aguardo de novas opiniões dos + experientes.
Um abraço, Salviano
Engesa - Jabuti Perigoso - Pneu 35, tração nas 4, reduzida, bloqueio nos 2 eixos (nunca se sabe quando vai precisar né?) Falta o Guincho ainda.
Jeanilson
13/11/2010, 11:35
Annibal,
Na ordem, do melhor desempenho para o pior.
1° - 4x4 com bloqueio;
2º - 4x4 sem bloqueio;
3º - 4x2 traseiro com bloqueio;
4º - 4x2 traseiro sem bloqueio;
5º - 4x2 dianteiro com bloqueio;
5º - 4x2 dianteiro sem bloqueio.
O 4x4 ganha do 4x2 porque a força do motor é melhor distribuida entre os pontos de contato (pneus), tendo menos força por roda e consequentemente menos stress no ponto de contato.
Já o 4x2 traseiro se sai melhor devido à transferência natural do peso do veículo para trás durante a aceleração. É o mesmo princípio da frenagem (transferência do peso para a frente) que exige freios melhores na frente.
[]'s
4x4 sem bloqueio, em geral, vai melhor.
Porem em raras situações ACHO que um 4x2 com bloqueio traseiro se sairia melhor que o 4x4.
Ja estive em atoleiros que eu adoraria um bloqueio na traseira e dispensaria a tração dianteira.
Mais jamais para trilha inteira.
[]s
Annibal,
Na ordem, do melhor desempenho para o pior.
1° - 4x4 com bloqueio;
2º - 4x4 sem bloqueio;
3º - 4x2 traseiro com bloqueio;
4º - 4x2 traseiro sem bloqueio;
5º - 4x2 dianteiro com bloqueio;
5º - 4x2 dianteiro sem bloqueio.
O 4x4 ganha do 4x2 porque a força do motor é melhor distribuida entre os pontos de contato (pneus), tendo menos força por roda e consequentemente menos stress no ponto de contato.
Já o 4x2 traseiro se sai melhor devido à transferência natural do peso do veículo para trás durante a aceleração. É o mesmo princípio da frenagem (transferência do peso para a frente) que exige freios melhores na frente.
[]'s
Jeanilson, esclarecendo que não sou especialista no tema, contudo, acho que a relação que você postou é o caminho, mas, será que uma tração dianteira com bloqueio não é melhor que tração traseira sem bloqueio?
Jeanilson
17/11/2010, 08:59
Jeanilson, esclarecendo que não sou especialista no tema, contudo, acho que a relação que você postou é o caminho, mas, será que uma tração dianteira com bloqueio não é melhor que tração traseira sem bloqueio?
Annibal,
No geral acredito que não, pois em uma subida o peso da viatura seria deslocado para trás, tirando o peso do eixo dianteiro e fazendo as rodas girarem em falso. No caso do bloqueio pode acontecer das duas rodas escorregarem ao mesmo tempo :shock:.
Já na subida com tração traseira o peso deslocado aumentaria a tração nas rodas de trás, podendo compensar até mesmo uma falta de bloqueio :pensativo:.
É por isso que ao instalar um bloqueio em uma viatura 4x4 sempre é recomendado colocá-lo primeiro no eixo traseiro.
Mas é claro que essa tabela não é para 100% dos casos, pois sempre haverá uma situação que uma configuração se sairá melhor do que a outra :concordo:.
[]'s
Paulo_CW
17/11/2010, 09:23
Jeanilson, esclarecendo que não sou especialista no tema, contudo, acho que a relação que você postou é o caminho, mas, será que uma tração dianteira com bloqueio não é melhor que tração traseira sem bloqueio?
No geral... NÃO....
Só q nesta discução... existem situações e mais situações q poderiam ser discutidas....
Mas de qualquer jeito... NEM PENSAR... Só mesmo na palio Locker se vc precisa de um pouquinho mais de tração por ex. numa rua com um pouco de lama....
Estou entendendo que a “hierarquia” de trações proposta pelo Jeanilson é unanimidade entre todos os que responderam. É isto?
Annibal, sem dúvida acredito que sim.
Tem mais um exemplo clássico que ninguém citou hehe
Um fusca (tração traseira) passa onde nenhum popular (tração dianteira) passa. Tração traseira é essencial, com bloqueio melhor ainda. Sem dúvida melhor que dianteira com bloqueio.
Annibal, sem dúvida acredito que sim.
Tem mais um exemplo clássico que ninguém citou hehe
Um fusca (tração traseira) passa onde nenhum popular (tração dianteira) passa. Tração traseira é essencial, com bloqueio melhor ainda. Sem dúvida melhor que dianteira com bloqueio.
É verdade! O Fusca sempre foi reconhecido como muito bom "de lama".
O Jorgao matou a duvida de quem tinha.
Tb acho que é unânime a colocação do Jeanilson.
Só pra exemplificar
http://www.youtube.com/watch?v=yDn7usPorno
http://www.youtube.com/watch?v=vae9T_6nyT4
Eu ja cruzei com este fusca la na placa. O bichinho vai que vai.
Alguém aí já quebrou a tração traseira do jipe e tentou andar na trilha só com tração na frente??
Simplesmente IMPOSSÍVEL!! Não saía do lugar o troller, mesmo estando no plano e seco, apenas umas pedras soltas foram suficientes pro carro não sair do lugar. Eu fiquei pensando que até um carro popular com tração dianteira seria bem melhor, o que tem uma explicação: Quanto mais alto o centro de massa do veículo mais o peso é transferido para traseira na aceleração, então um jipe com tração somente na frente é pior que carro popular com tração dianteira!
Alguém entendeu o raciocínio? :pipoca:
[]s
Jeanilson
18/11/2010, 15:49
Alguém aí já quebrou a tração traseira do jipe e tentou andar na trilha só com tração na frente??
Simplesmente IMPOSSÍVEL!! Não saía do lugar o troller, mesmo estando no plano e seco, apenas umas pedras soltas foram suficientes pro carro não sair do lugar. Eu fiquei pensando que até um carro popular com tração dianteira seria bem melhor, o que tem uma explicação: Quanto mais alto o centro de massa do veículo mais o peso é transferido para traseira na aceleração, então um jipe com tração somente na frente é pior que carro popular com tração dianteira!
Alguém entendeu o raciocínio? :pipoca:
[]s
Só para complementar o raciocínio, não é só a altura do CG (ou centro de massa) que influi na tração, mais sim o próprio peso em si e a sua distribuição nos eixos. Um carro popular pesa quase metade de um Troller e o seu peso está mais concentrado no eixo dianteiro, o que ajuda um pouco na tração do popular.
[]'s
Matheus Gandini
19/11/2010, 23:48
então ée por isso que carro de arrancadão com tração dianteira teem a dianteiira consideravelmente mais baixa que a traseiira
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