PDA

Ver Versão Completa : Hilux Fumando

Sergio Johansson
12/11/2010, 11:42
Boas, Sou no fórum e gostaria de ajuda dos companheiros.
Tenho uma Hilux 2.5 2007 e toda vez que acelero mais forte na subida ela solta uma fumaça preta muito forte.
Já troquei os filtros (ar e combustível) troquei os reparos dos bicos válvula do turbo e também de posto tudo por indicação de mecânicos, os quais disseram haver problemas nestas peças (oficinas diferentes bem dizendo).
Não sei o que faço mais?
Já a esta altura não sei se devo confiar nos mecânicos, os quais foram indicados por pessoas que possuem carro a diesel (um deste é a concessionária da Toyota na cidade).

Agradeço desde já a ajuda.

elmestizo
12/11/2010, 16:42
Ops..

Fumaça preta é diesel não queimado. Em tese é normal até o turbo encher...

A bomba foi aberta?

Fe_jipeiro
12/11/2010, 18:52
ehehehe...

É tão simples ... está com a BI aberta demais... Fecha um pouco ela, que a fumaça diminuirá ...

Na realidade é o que o LM disse acima, mas se continuar mesmo depois da turbina cheia, é sinal que está muitooo aberta e q está faltando ar para queimar esse diesel, ou seja, fecha a BI um pouco ... ehehehehe

Abs ...

Pablo RR
12/11/2010, 19:50
A hilux é Commom rail.

elmestizo
12/11/2010, 20:01
Seja lá o que for... é excesso de diesel!!!

Fe_jipeiro
12/11/2010, 20:54
X2 .... Exato !!!

RONIE_VALIM
16/11/2010, 00:45
Fechar ou abrir bomba? :pensativo:

Isso são sintomas de válvula EGR...

Veja na foto um tubo em destaque, ele faz a recirculação dos gases resultantes da queima novamente para a admissão levando-os até a EGR para tal processo.

Se quiser um resultado apenas "aparente", retire-o e faça uma limpeza nele e no que conseguir por perto.

Se quiser um resultado mais satisfatório, retire o coletor de admissão junto com o tubo de recirculação + a EGR para limpeza mais técnica. É uma boa fazer uma limpeza no escapamento também, junto com uma lavagem do intercooler, se ela tiver intercooler. E todos os tubos que levam AR ao motor...

A EGR é essa peça que fica na extremidade direita do tubo, lado oposto onde é ligado ao coletor de admissão...

Minha Hilux também solta uma fumacinha e fui atrás de saber o que poderia ser, limpei apenas o tubo e já melhorou, vou esperar um pouco pra fazer toda a limpeza, sou meio cismado em mecher muito com o carro...

Aconselho levar na concessionária, eles fazem isso com os pés nas costas, mas seu mecânico também pode fazer :concordo:

Boa sorte na solução e por favor, não deixe de relatar aqui os acontecimentos, o fórum é fraco de informações dobre D4D ainda...

Abs!

Sergio Johansson
16/11/2010, 08:40
Agradeço a ajuda de todos, irei verificar estes procedimentos.

Sergio Johansson
19/11/2010, 17:06
Caros amigos, ainda não mexi no carro como sugerido, mas fiz alguns testes:
1º Abasteci em vários postos e achei um da BR (com meio frasco de aditivo)que o carro não solta quase nada de fumaça em aceleração normal, ou seja, sem tuchar.
2º Tuchei o pé em subida e notei que somente quando ultrapasso os 3000 giros ela solta muita fumaça preta (não da para ficar atrás).
Nesta semana levarei ao mecânico para ver a bomba.

Obrigado pela atenção, e se tiverem mais sugestões, por favor, enviem.

Sergio

Ezahn
19/11/2010, 22:00
É, analisando seu teste, normalmente quando é excesso de diesel, ou seja, bomba aberta, quando se tucha o pé em rotação mais baixa ai que a fumaça sai mais preta pois se injeta muito com menos ar. Já no caso, pode ser que a fumaça seja realmente de sujeira na tubulação pois aumenta quando aumenta o fluxo de ar. Se o problema é maior em alta rotação é provavel que seja mesmo o que o Ronie falou. Não sou experiente nisto, só estou raciocinando para contribuir. :pensativo: Boa sorte e não se esqueça de postar a conclusão.

RONIE_VALIM
19/11/2010, 22:06
Bomba aberta demais.... Ou fechada demais, é possível isso neste motor? Como?

Abs!

Sergio Johansson
16/12/2010, 08:51
Esta semana fiz o que o Ronie sugeriu, "limpeza do tubo" e também limpei o catalisador e o resultado foi realmente muito bom, funcionou.
A fumaça sumiu, no inicio do funcionamento logo após esta limpeza soltou pelo escapamento fumaça preta junto com pó, mas logo desapareceu, também com a limpeza troquei o óleo e os filtros (combustível. Ar e óleo).
A umas duas semanas também coloquei um chip de potencia o PowerBox da TDC, melhorou bem a potencia.
Para informação se alguém se interessar aqui no Brasil (Mercado Livre) estão vendendo este chip a R$ 1.700,00, comprei pelo EBay a +- R$ 400,00 e o produto foi tributado na entrada da alfândega + R$ 200,00 no final ficou por volta dos R$ 700,00; Muito mais barato do que aqui.
Levou cerca de 10 dias para chegar em minha mão.

RONIE_VALIM
16/12/2010, 10:22
Que bom que funcionou!

Você limpou apenas o tubo e o catalizador ou limpou peças próximas também? Como você fez essa limpeza?

Estava "brabo" o negócio?

Acho uma boa tomar essa medida como manutenção preventiva, creio que até o consumo melhore...

Abs!

Sergio Johansson
16/12/2010, 11:04
Limpamos apenas o tubo e o catalisador.
Fizemos isso em uma oficina de um amigo, muito simples desmontar o tubo 04 parafusos 10 mm, o catalisador da um pouco mais de trabalho, pois tem de ser por baixo, mas não é bicho de sete cabeças, com ferramenta da para fazer em casa (chaves 10 e 12 mm em "L" e estriada).
O produto usado para limpar ambos foi um tubo de DESCARBONIZANTE e algo para passar por dentro do tubo (arame com uma bucha) e depois água sob pressão.
As peças estavam bastante carbonizadas (sujas com incrustações).

RONIE_VALIM
16/12/2010, 11:13
Blz! O tubo da minha já foi feito a limpeza pois realmente é muito fácil...

Vou dar uma olhada no catalizador quando criar coragem!

Na concessionária eles fazem a limpeza da válvula EGR mesmo, o problema é o preço... Como na minha está normal não vou mandar fazer nada complexo não...

Valeu!

yuridocampeche
16/12/2010, 19:06
Olá Sergio, esse chip PowerBox da TDC fica instalado aonde no motor, tenho uma SW4 ano 2000 com bomba mecânica. È fácil a instalação?? Você mesmo instalou?
GRATO DESDE JÁ.

Luiz1903
16/12/2010, 19:28
Esta semana fiz o que o Ronie sugeriu, "limpeza do tubo" e também limpei o catalisador e o resultado foi realmente muito bom, funcionou.
A fumaça sumiu, no inicio do funcionamento logo após esta limpeza soltou pelo escapamento fumaça preta junto com pó, mas logo desapareceu, também com a limpeza troquei o óleo e os filtros (combustível. Ar e óleo).
A umas duas semanas também coloquei um chip de potencia o PowerBox da TDC, melhorou bem a potencia.
Para informação se alguém se interessar aqui no Brasil (Mercado Livre) estão vendendo este chip a R$ 1.700,00, comprei pelo EBay a +- R$ 400,00 e o produto foi tributado na entrada da alfândega + R$ 200,00 no final ficou por volta dos R$ 700,00; Muito mais barato do que aqui.

Fala mais desse chip.
Sabe a potencia depois da instalaçao?
Como ficou o consumo?

SÉRGIO HOLANDA
16/12/2010, 20:03
Yuri, esse chip não serve no seu motor... é somente para veículos CR mais modernos.

Abrs,

Sérjão

Olá Sergio, esse chip PowerBox da TDC fica instalado aonde no motor, tenho uma SW4 ano 2000 com bomba mecânica. È fácil a instalação?? Você mesmo instalou?
GRATO DESDE JÁ.

RONIE_VALIM
17/12/2010, 00:17
Deixa um link deste chip... Tem como?

Abs!

Sergio Johansson
06/01/2011, 16:35
Vai ai o link no Ebay:
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/performance-chip-TDC-CR-powerbox-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem3363e4684dQQitemZ22071 9245389QQptZCarQ5fAudioQ5fVideo

Este equipamento é muito facil instalar, não leva mais do que 5 minutos.
É só desconectar um plug e conectar ambas as pontas do cabo do PowerBox neles.
Vem manual junto mostrando a regulagem.
Não pensem que ira fazer milagre, ele melhara a aceleração e a força nas saidas.
Não sei dizer se melhorou o rendimento do combustivel pois não marquei antes, hoje eu medi e esta fazendo em circuto misto (cidade / estrada) 12,5 km/l.
Estou satisfeito com a peça.
Mais informações enviem e-mail e reponderei

jmzerba
14/01/2011, 00:45
Boa noite Sérgio e foreiros, estou particularmente interessado em comprar uma hylux, uma concessionária me fez uma oferta de uma hylux 2.5(standard) O Km, não conheço este carro, estava pensando numa 3.0 automática 2007, que é o mesmo preço. A hylux 2.5 é turbo mas não intercooler, quais outras diferenças? O mercado deste carro quando eu for vender, é muito fraco em relaçao a 3.0? Farei um bom negócio se comprar a 2.5, ou melhor, vou perder dinheiro na venda?
Abraços,
José Maria

RONIE_VALIM
14/01/2011, 01:03
Se está optando por uma STD 2.5 que é mais inferior pelo motivo de ser zero km... Já pensou em uma SR 3.0? Ela é mais simples também porém não tanto como a 2.5 e seu motor é o mesmo das demais 3.0 intercooler etc... O preço sobe pouca coisa.

A 2.5 na minha opinião é pra por pra ralar mesmo.

Na época da compra, eu também estava na indecisão, procurei bastante e achei uma 2007 e perfeitas condições, comprei ela!

Se optar por usado, pague uma hora de serviço em alguma concessionária (cerca de 150,00) e solicite um escaneamento da parte eletrônica e verificação geral dos itens mecânicos.

Faça uma daquenas vistoria de procedência tipo checauto para verificar a documentação e mais alguns detalhes...

Procure pêlo em casca de ovo. Um cabelinho pode desencadear uma cabeleira danada!

Tente optar por carro sem periféricos eletrônicos instalados "não-originais", já ouvi relatos aqui mesmo no fórum algo sobre isso. O forista teve um trabalhão para achar o defeito que apresentava.

Seja feliz na escolha! :concordo:

jmzerba
14/01/2011, 01:37
Boa noite Ronnie, entrei na "fipe" e confirmei o que você disse em relação a preço, você tem razão. Mais prefiro que seja, então, automática, concorda?
José Maria

Sergio Johansson
14/01/2011, 09:08
Boa noite Sérgio e foreiros, estou particularmente interessado em comprar uma hylux, uma concessionária me fez uma oferta de uma hylux 2.5(standard) O Km, não conheço este carro, estava pensando numa 3.0 automática 2007, que é o mesmo preço. A hylux 2.5 é turbo mas não intercooler, quais outras diferenças? O mercado deste carro quando eu for vender, é muito fraco em relaçao a 3.0? Farei um bom negócio se comprar a 2.5, ou melhor, vou perder dinheiro na venda?
Abraços,
José Maria

Bom dia.

Hojé estou inclinado a trocar a minha 2.5 por uma 3.0, pois mesmo colocando o chip e se possivel um intercooler nunca chegaria a potencia da 3.0 (2.5 é de 102 Cv e a 3.0 é de 163 Cv conforme fabricante).
Na hora que vc precisa de mais potencia a 2.5 falta.

Sergio

RONIE_VALIM
14/01/2011, 10:08
Boa noite Ronnie, entrei na "fipe" e confirmei o que você disse em relação a preço, você tem razão. Mais prefiro que seja, então, automática, concorda?
José Maria

Concordo!!!

Vamos lá...

Se você consegue bancar uma SR zero km...

Cara, procura um carro 2009 automático que já é a frente nova, rodas 16 e ar-digital, é praticamente mesmo preço e já vem com a desvalorização de zero-km, já é possível vir com IPVA 2011 pago, alguns acessórios básicos que toda pick-up precisa e na zero não vem...
Dentre outros detalhes que só vão fazer você economizar.

É claro que zero é mais "gostoso"... Mas dependendo do tanto que você roda, em 2 mêses já se iguala aos tantos usados que se acha...

Tem gente que não abre mão de zero nessas circunstâncias... Eu prefiro!

Léo Viana
16/04/2011, 20:15
Olá! Tenho uma Hilux 2.5 CS 2006, na mesma situação.
O mecânico falou que devo gastar, de mão de obra, para fazer este serviço R$ 400,00. É isso mesmo?
Tenho receio de apresentar outros problemas, quando desmontar para fazer o serviço. Corro este risco?

Aguardo a colaboração de vcs!

Abs,

Léo Viana
17/04/2011, 08:29
o meu problema é semelhante ao do Sérgio Johansson, postado no dia 12/11/2010.

Meu carro começou a sair uma fumaça preta qdo acelero.

Aguardo por vcs

Léo Viana
17/04/2011, 19:16
Olá! Esta por ai agora?

Sergio Johansson
18/04/2011, 08:34
Bom dia, desculpe, só estou lendo sua mensagem agora.
Quanto a fumaça o que resolveu foi a limpeza do tubo quesai da EGR + catalizador na saida do coletor, não estraga nada e é muito simples.
Faça isso primeiro se não resolver poste e tentaremos acompanhar.

Sergio

RONIE_VALIM
18/04/2011, 10:22
Realmente essa limpeza faz muita diferença, eu fiz a limpeza completa na concessionária e o resultado é inacreditável, nem se eu quiser ver fumaça eu não consigo mais...

Vale cada centavo essa manutenção!!!

Léo Viana
19/04/2011, 19:16
Olá, Sérgio!
Coloquei o carro hoje para fazer a limpeza. Vou fazer uma limpeza completa, pois minha picape já esta com 234.000km.
Passei no final da tarde e relamente. Estava muito sujo... muito encrostado.
Amanhã irão fazer o teste nos bicos. Se tiver sorte, passo a semana santa de caminhonte sem fumaça.
Só estou com receio do orçamento.
Abs,
Léo Viana - Salvador / Ba

Léo Viana
19/04/2011, 19:17
Olá, Ronie!
Estou esperando este resultado.

Quanto vc gastou na sua?

Abs,

RONIE_VALIM
19/04/2011, 19:28
Olá, Ronie!
Estou esperando este resultado.

Quanto vc gastou na sua?

Abs,

O orçamento ficou em +/- R$1000,00 para a limpeza completa, se não me engano até um produto no escapamento iam jogar...

Ai tive um problema nos bicos e bomba que resultou em cobertura na garantia e resolveram tudo e não tive gasto...

Você mandou na concessionária mesmo?

Léo Viana
26/04/2011, 20:35
Não fiz na concessionária. Fiz numa oficina que trabalha com motor eletrônico.
A limpeza ficou boa. Porém o mecânico informou que a turbina estava jogando óleo.
Levei um técnico em turbinas e o mesmo verificou e disse que não havia problema. A turbina estava precisando limpar. Tirar as partes, e fazer uma limpeza através de imersão.
Devo pega-la na quarta.

Hans Beran
01/06/2012, 20:08
Oi Sergio, estou querendo colocar um chip TDC no meu Jeep que esta´com a mecânica da Hilux 3.0 - 2009 SRV, gostaria de saber se é um bom chip e se está funcionando bem.

Abs

rodtdias
05/03/2013, 17:30
Oi Sergio, estou querendo colocar um chip TDC no meu Jeep que esta´com a mecânica da Hilux 3.0 - 2009 SRV, gostaria de saber se é um bom chip e se está funcionando bem.

Abs

Galera

Tenho Chip de potencia da TDC power box para todos os carros Diesel.

Se tiver interesse.

rnimports@live.com

absss

jorge.duarte
05/03/2013, 18:47
Bom dia, desculpe, só estou lendo sua mensagem agora.
Quanto a fumaça o que resolveu foi a limpeza do tubo quesai da EGR + catalizador na saida do coletor, não estraga nada e é muito simples.
Faça isso primeiro se não resolver poste e tentaremos acompanhar.

Sergio
Sergio,
Como fez a limpeza do catalizador? vi uns videos na net, que o cara lavava com maquina de lava jato, só com agua. Por favor me informe como fez.
Abs

toyotero sr5
05/03/2013, 19:49
blz Galera,

A minha hilux sw4 1997 está fumaçando um pouco acima dos 2.000 rpm mas eu noto a fumaça mais de noite com carros vindo atras da viatura com a luz ligada ai sim dá para ver a fumaça mas de dia não noto nada de anormal !! Será que to meio encanado depois da perda do cabeçote acho que fiquei meio traumatizado :shock: kkkkk O nivel do oléo baixa um meio litro a cada 5.000 kms será normal??? vlw abraços

guilhermeabreu
05/03/2013, 23:52
blz Galera,

A minha hilux sw4 1997 está fumaçando um pouco acima dos 2.000 rpm mas eu noto a fumaça mais de noite com carros vindo atras da viatura com a luz ligada ai sim dá para ver a fumaça mas de dia não noto nada de anormal !! Será que to meio encanado depois da perda do cabeçote acho que fiquei meio traumatizado :shock: kkkkk O nivel do oléo baixa um meio litro a cada 5.000 kms será normal??? vlw abraços

Esta quantidade esta normal como fala o manual .

toyotero sr5
06/03/2013, 20:53
Esta quantidade esta normal como fala o manual .

Valeu guilherme fico mais tranquilo kkkkk Na verdade até completei um pouco mais uns 700 ml mas acho que esta dentro do normal como vc falou!! para um motor de 250.000 kms!!! vleu abraço

Mich@ell
18/04/2018, 20:46
Boa noite amigo tenho Hilux 2.5 já descabornizei o coletor e a EGR mesmo problema igual gostaria saber se vc resolveu .grato

vinikkshi
03/08/2019, 22:33
Olá pesoal, possuo uma Hilus SW4 97 diesel 3.0 com 184 mil KM. Todo dia de manhã quando ligo sai muita fumaça sendo essa uma fumaça preta, no resto do dia durante o uso e tal ela funciona normal, apenas de manhã sai uma fumaça preta e em grande quantidade. Alguem sabe me dizer oq é? ouvi falar em retentor de válvulas mas como é meu primeiro carro a diesel eu preferi primeiro vir perguntar aqui

Sergio c
04/08/2019, 09:40
Até pode ser os retentores de válvula, mas acho que os bicos tb podem estarem "gastos" demais, não pulverizando bem o diesel. Mas depois de quente o motor, aí esse problema quase desaparece.

vinikkshi
04/08/2019, 10:42
ele não quase desaparece, ele desaparece por completo. Esse problema é só de manhã na primeira partida do dia

fnandosp
04/08/2019, 14:08
ele não quase desaparece, ele desaparece por completo. Esse problema é só de manhã na primeira partida do dia

Se você abastece com diesel S-500 acho que isso pode ser normal em dias frios.
Sugestão: deixe o combustível atual chegar "na reserva" e abasteça 1/2 tanque com S-10 e veja se a fumaça preta continua.
Outra coisa, você respeita o ritual de deixar o motor funcionar em marcha lenta (sem acelerar) no mínimo 30 segundos, após ligar e antes de desligar?
Problema mesmo é fumaça branca.

vinikkshi
05/08/2019, 19:45
Sim sim sempre deixo ele um tempo na marcha lenta tanto para sair quanto quando chego, vou experimentar fazer isso que vc disse. O problema aparece só na primeira partida do dia então não sei se é pelo motor estar frio pois isso aconteceria sempre. O que eu imagino é que o óleo esteja descendo para a camara de combustão pelas válvulas e ele queima quando ligo o carro de manhã, por isso a fumaça preta ( isso é oq eu suponho mas não tenho muita experiencia já que esse é meu primeiro carro a diesel)

vinikkshi
05/08/2019, 21:46
Aaaaah e acabo de notar que o óleo está baixando

Raphael Lima Pinto
07/11/2019, 22:47
[Sou novo no fórum. Nem sei se o local é esse mas estou com problema na minha Hilux 2006. Foi feito o cabeçote e depois da montagem o carro não acelera, funciona normalmente mas não sobe o giro. Percebi que os 2 caninhos da válvula egr não estão ligados a mangueiras. Uma delas eu descobri de onde vem, mas a outra não. Alguém poderia me ajudar a saber de onde vem essas mangueirinhas. Talvez com uma foto dessa válvula. Muito obrigado.