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Ver Versão Completa : Bloqueio dianteiro para o Jota



White Tumbler
11/11/2010, 17:56
Meu jota está com eixos originais (Carraro) e eu pretendo instalar um bloqueio dianteiro, de preferência um desses "automáticos" tipo Detroit Locker, mas falta-me a informação sobre quantas estrias tem esse eixo original do jota.
Sei que nos Trollers, por exemplo, pode-se por o bloqueio traseiro original (75%) no diferencial dianteiro e colocar um outro 100% no eixo traseiro, mas desconheço se isso também é possível no JPX.

Alguém se habilita a jogar uma luz nestas dúvidas?

Celsogvs
11/11/2010, 21:19
White Tumbler,

Já procuramos bloqueio para os eixos carraros e não encontramos, a solução foi pedir a Kaiser para desenvolver.

Um amigo de BH utiliza bloqueio Kaiser na traseira e passou o bloqueio traseiro original do jota para o eixo dianteiro, assim ficou como vc disse, ou seja, 100% na traseira e 75% na dianteira.

Abs,

MARCOS AFONSO
12/11/2010, 08:35
Só para completar a informação do CELSO, na ocasião que emprestei os diferenciais do carraro para a KAISER desenvolver o bloqueio, foram enviados diant e traz, e provavelmente eles tem o projeto pronto para os dois, até porque a diferença deve ser apenas nas planetarias.
abraços.......

White Tumbler
12/11/2010, 09:49
A informação de vocês me ajuda muito. Então, basta fazer contato com a Kaiser e pedir o bloqueio específico para o JPX que eles saberão o número de estrias do eixo, correto?

MARCOS AFONSO
12/11/2010, 12:52
WHITE,
perfeitamente, já tem tudo pronto só não sei se tem pronta entrega. Particularmente acho os preços bem salgados.

White Tumbler
12/11/2010, 13:16
Valeu, Marcos!
Farei contato com a Kaiser, para tomar logo o susto quanto aos preços.
Quem sabe o Tiago Flores nos traz um produto semelhante por um valor compensador, não é mesmo? Concordo que interessados não faltariam...

Abraço a todos.

casbetto
12/11/2010, 16:53
Pessoal, olhando o site da Kaiser, percebi que está nele oferecido além do bloqueio traseiro, o dianteiro para os originais Carraro!!!

Puts, tenho que pedir esses dois bloqueios de presente para o Papai Noel!!!!

Vejam!!!

http://www.bloqueiokaiser.com.br/br/produtos/bloqueio-de-diferencial/aplicacao.asp

Valeu mesmo!!!

J.Ohia
03/09/2013, 18:24
Peço desculpas por desenterrar este tópico, mas pretendo colocar o bloqueio 75% da traseira no eixo dianteiro do J, mas me disseram que o nº de estrias é diferente. No caso qual o tipo de adaptação feita para conseguir usar o bloqueio na frente?
O fato de usar o 75% na frente compromete de alguma forma a dirigibilidade, tanto em 4x2 como em 4x4?
Falei com o Bruno da Kaiser e ele me passou que no final do ano eles lançarão uma versão melhorada do bloqueio para o J, mas no meu caso que não tenho roda livre (J militar) ele desaconselhou o uso na frente pois poder fazer barulho e travar um pouco o diferencial nas curvas, pelo fato de estar sendo acionado pela roda em vez do cardã quando em 4x2. Portanto resta apenas tentar usar o de trás na frente ou colocar roda livre (adaptação não recomendada) e usar o Kaiser também na dianteira.

Léo_Babiski
04/09/2013, 10:02
Bloqueio 75% do J e nada é a mesma coisa, vai jogar seu $$ no lixo.

ereneu alves de oliveira
04/09/2013, 10:20
Na epoca que eu usava eixos de jpx em um 51 fiz o seguinte, um tempo deixei o bloqueio de disco na trazeira ele estava em exelente estado com os discos perfeitos e ajudava muito em trilhas, na dianteira não recomendo porque a dianteira tende a ficar uma roda no ar com mais facilidade e ai ele não ajuda em nada, entao fiz um bloqueio a ar pra dianteira usando a mesma caixa satelite e ponta de eixo original, bloqueado é 100% desbloqueado é normal, por fim coloquei um kaiser no eixo trazeiro e não gostei, seus estalos doidos e comportamento estranho me constrangiam as pessoas olhavam como perguntando o que quebrou? Hoje não tenho mais o jeep mas sei que o bloqueio que fiz para a dianteira ainda esta operando perfeitamente e o kaiser continua estalando e dando sustos, eu ficaria com bloqueio selecionavel na dianteira e original na trazeira desde que os discos estejam em bom estado.

ALEXANDRE CERQUEIRA
04/09/2013, 11:03
Bom dia, tenho o bloqueio kaiser na dianteira, eixo original sem roda livre. Sem engatar a tração ele não atrapalha, mas no 4x4 compromete a dirigibilidade, tem que ficar atento ao fazer curvas, pois ele tenta andar reto.
Há uns 2 meses quebrei a fixação do eixo traseiro em uma trilha, daí retirei o cardã traseiro para voltar só com tração dianteira. Foi uma M...,50 km, mesmo na reta a dirigibilidade ficou muito ruim.
No entanto, na trilha, o bloqueio faz uma diferença enorme. Melhora em muito o desempenho já muito bom do J.
Também não gostei do kaiser no eixo traseiro, como estou com dana 44 - 30 estrias, recentemente comprei um e-locker (elétrico). A estória é outra, nem se compara. Todavia, para o eixo carraro, só temos no mercado a opção do kaiser.
Abs
Alexandre Cerqueira - Brasília - Caveirão

J.Ohia
04/09/2013, 13:13
Olá Ereneu, você mesmo fez o bloqueio?
Quanto sairia hoje para mandar fazer um?
Teria como fazer no traseiro também?
Abs

ereneu alves de oliveira
04/09/2013, 16:01
Pessoal não tem muito segredo não, fazem algums anos que fiz e vou tentar relatar como se faz, no caso deste bloqueio acho que não é viável para o eixo traseiro devido ter que alterar o acento e o rolamento da caixa satélite devido a espessura da ponta de eixo traseira. No entanto após estudo vi que o eixo dianteiro tinha as medidas necessárias.
Quando fiz a confecção não tinha muitos fabricantes de ponta de eixo então utilizei uma original apenas foi
alongado a estria do lado da caixa satélite e ficou com a medida de 150mm. Isso enfraquece um pouco a ponta de eixo mas nunca tive problema mesmo usando pneu 33. Em seguida foi fabricada uma luva estriada parte interna e externa, com um ressalto onde a mola de retorno fica apoiada a estria interna que se ajustava a ponta de eixo e a externa ao estriado que foi soldada na caixa satélite que no caso por ser aço nodular aceita bem a solda, tudo isso foi feito na ponta de eixo longa, um dos pontos que carecem cuidado é justamente a luva estriada que substitui um dos lados onde o rolamento fica encaixado, retira-se da caixa satélite o acento do rolamento e parte da lateral ai solda-se esta luva no lugar e em seguida faz o serviço de torno para ajustar as medidas de comprimento e centralização. Não pode se esquecer que neste caso a ponta de eixo é que faz a centralização da planetária na caixa satélite ai é necessário centrar a planetária usando a lateral com a confecção de uma luva, eu usei bronze, a parte da caixa satélite esta pronta, o rolamento original no lugar com as devidas estrias internas a luva de travamento, a mola de retorno.
Proximo passo a manga do eixo, o cano tem 50mm de diâmetro interno fiz um polimento e os 5 furos dois opostos para limitar o pistão e ele não rotacionar junto com a ponta de eixo, e 2 para o pistão fixo e um para a entrada e saída da pressão pneumática, usei um compressor warn juntamente com os botões de acionamento e válvula no projeto todo foi o pistão e a mola de retorno que me deram trabalho, a mola por seu diâmetro, quase 50mm e o pistão por seu retentor esterno tem que ser nitrilico para funcionamento pneumático, orings não servem pela elevada exigência de lubrificação e pressão de encosto, e na parte interna do pistão um retentor normal nitrilico sobre a ponta de eixo. Por opção usei um tarugo de tecnil com alta rigidez para confecção dos pistões um movel e outro fixo, no caso do fixo pode ser usado um oring nitrilico para fazer a vedação na parte interna da tubeira e outro normal nitrilico para a ponta de eixo, ele fica fixado dentro da tubeira do eixo para diminuir o volume de ar a ser utilizado para o acionamento. Não sou especialista em detalhamento por isso peço desculpa se não consegui explicar direito.

J.Ohia
04/09/2013, 17:10
Pessoal não tem muito segredo não, fazem algums anos que fiz e vou tentar relatar como se faz, no caso deste bloqueio acho que não é viável para o eixo traseiro devido ter que alterar o acento e o rolamento da caixa satélite devido a espessura da ponta de eixo traseira. No entanto após estudo vi que o eixo dianteiro tinha as medidas necessárias.
Quando fiz a confecção não tinha muitos fabricantes de ponta de eixo então utilizei uma original apenas foi
alongado a estria do lado da caixa satélite e ficou com a medida de 150mm. Isso enfraquece um pouco a ponta de eixo mas nunca tive problema mesmo usando pneu 33. Em seguida foi fabricada uma luva estriada parte interna e externa, com um ressalto onde a mola de retorno fica apoiada a estria interna que se ajustava a ponta de eixo e a externa ao estriado que foi soldada na caixa satélite que no caso por ser aço nodular aceita bem a solda, tudo isso foi feito na ponta de eixo longa, um dos pontos que carecem cuidado é justamente a luva estriada que substitui um dos lados onde o rolamento fica encaixado, retira-se da caixa satélite o acento do rolamento e parte da lateral ai solda-se esta luva no lugar e em seguida faz o serviço de torno para ajustar as medidas de comprimento e centralização. Não pode se esquecer que neste caso a ponta de eixo é que faz a centralização da planetária na caixa satélite ai é necessário centrar a planetária usando a lateral com a confecção de uma luva, eu usei bronze, a parte da caixa satélite esta pronta, o rolamento original no lugar com as devidas estrias internas a luva de travamento, a mola de retorno.
Proximo passo a manga do eixo, o cano tem 50mm de diâmetro interno fiz um polimento e os 5 furos dois opostos para limitar o pistão e ele não rotacionar junto com a ponta de eixo, e 2 para o pistão fixo e um para a entrada e saída da pressão pneumática, usei um compressor warn juntamente com os botões de acionamento e válvula no projeto todo foi o pistão e a mola de retorno que me deram trabalho, a mola por seu diâmetro, quase 50mm e o pistão por seu retentor esterno tem que ser nitrilico para funcionamento pneumático, orings não servem pela elevada exigência de lubrificação e pressão de encosto, e na parte interna do pistão um retentor normal nitrilico sobre a ponta de eixo. Por opção usei um tarugo de tecnil com alta rigidez para confecção dos pistões um movel e outro fixo, no caso do fixo pode ser usado um oring nitrilico para fazer a vedação na parte interna da tubeira e outro normal nitrilico para a ponta de eixo, ele fica fixado dentro da tubeira do eixo para diminuir o volume de ar a ser utilizado para o acionamento. Não sou especialista em detalhamento por isso peço desculpa se não consegui explicar direito.

Obrigado Ereneu pela explicação, mas para um simples mortal como eu e leigo em mecânica, parecia que você estava falando grego...
Parece que dá um baita trabalho fazer isso, e não é qualquer um que consegue fazer e ficar perfeito. Parabéns pela sua engenhosidade!
Quanto ao resultado, nunca deu problema de quebra ou desgaste prematuro?

Abs

ereneu alves de oliveira
04/09/2013, 18:01
Honestamente não deu tanto trabalho assim, o preço dele menos minha mão de obra ficou em r$ 950,00 não incluindo o compressor arb, esta instalado a 4 anos e só uma vez a mangueira de ar rompeu devido a um galho,
de resto já faz um tempo que eu vendi o jeep e tenho contato com o novo proprietário e ele me disse que esta funcionando perfeitamente, na verdade ele funciona como um arb, ligado é 100% e desligado é um diferencial normal, a carcaça do eixo é necessária porque a tubeira é o cilindro do pistão. Não aceito encomendas não é o meu oficio, trabalho com vendas, mas vou tentar fazer o projeto e deixar ele disponível para todos.

J.Ohia
04/09/2013, 23:10
Valeu Ereneu!
Vou ficar no aguardo do projeto e tentar achar alguém capacitado o suficiente para dar conta do serviço.
Realmente é de grande ajuda para a comunidade JPX, que é órfã da atenção dos fabricante de acessórios 4x4 devido ao baixo número de viaturas existentes.
Abs

ALEXANDRE CERQUEIRA
06/09/2013, 09:39
Muito engenhoso mesmo. Gostaria de ver esse projeto. Obrigado por compartilhar.
Alexandre

ereneu alves de oliveira
06/09/2013, 14:01
Envio umas fotos dos retenteros externos do pistão do bloqueio.




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J.Ohia
06/09/2013, 23:45
Ereneu, você chegou a tirar fotos do processo de fabricação do bloqueio na época?
Possuo os diagramas com vista explodida de todas as peças do eixo dianteiro, se for útil para você tentar explicar melhor o processo de fabricação, posso enviar para seu e-mail.
Abs

ereneu alves de oliveira
08/09/2013, 11:41
Conversei com meu amigo que tem o programa cad e ele me disse que sem as peças para fazer a medição fica difícil, além do trabalho para colocar no programa, então conversei com o proprietário do jeep para que quando ele tiver qualquer problema com o eixo dianteiro e for necessário uma desmontagem ele me avisará para que eu possa acompanhar a montagem e desmontagem do mesmo já que fui eu que projetei e montei o eixo após tudo pronto ai bato fotos detalhadas de todas as peças e com as devidas medidas das mesmas.
O problema é que até agora esta perfeito e não tem uma previsão.
Vou acompanhar o tópico e esperar que ele me chame, já faz um ano que está com ele.
Um grande abraço.