PDA

Ver Versão Completa : Inspeção e revisão Ranger 2.8



Vasco Samurai
11/11/2010, 15:37
Comprei meu primeiro 4x4, feliz feito pinto no lixo, demorei muitos anos pra adquirir um veículo que realmente combina com meu espírito. Nunca tive diesel e nunca tive picape... a caminhoneta ta muito boa, vim rodando e ja rodei uns 2~3 mil nela, firme! Vou botar ela pra uma inspeção geral e revisar alguns ítens básicos óleos filtros rolamentos pastilhas... etc. e gostaria me dissessem os mais experientes, o que verificar principalmente, o que não pode ou não deve ficar nem mais ou menos... ítens críticos nesse carro... valeu, abraço.

Imperador!
11/11/2010, 21:49
Básico:

-trocar todos os óleos e filtro
- trocar água do sistema de arrefecimento
- verificar as pastilhas, lonas e discos de freio

LeoLeone
11/11/2010, 22:05
Seja muito bem vindo ao forum e ao mundo 4x4....
Não esquece de verificar também a correia dentada sincronizadora com seus respectivos rolamentos, a as correias de acessórios.
Muito boa sorte
Abs..

Vasco Samurai
12/11/2010, 08:45
... to anotando, vai entrar na revisão na terça feira. Tenho percebido uns trancos, geralmente da primeira pra segunda marcha, da um barulho não muito forte mas que me incomoda pois gosto de tudo 100%... isso pode ser normal? Pelo que já ví por aqui, talvez ainda não "calibrei" o pé no soltar a embreagem... acostumado com Corolla automático. No mais, só alegria, a caminhonete está muito boa.

Pequeno jr
12/11/2010, 11:07
Vasco,

Fica mais fácil você dizer o ano dela e quantos km/rodados ela está neste momento.

Assim fica mais fácil de passar uma lista de verificação

Fábio.F
12/11/2010, 12:19
... to anotando, vai entrar na revisão na terça feira. Tenho percebido uns trancos, geralmente da primeira pra segunda marcha, da um barulho não muito forte mas que me incomoda pois gosto de tudo 100%... isso pode ser normal? Pelo que já ví por aqui, talvez ainda não "calibrei" o pé no soltar a embreagem... acostumado com Corolla automático. No mais, só alegria, a caminhonete está muito boa.

Só para constar.

A minha dá um "tec" nas trocas, às vezes.

E faz um "tum" na aceleração, não de escutar, mas de sentir, que pelo que me falaram aqui, é quando toda transmissão firma com o despejo da potência.

Nava
12/11/2010, 14:03
a minh afaz esse tum de "assentamento" tb...parece folga nas molas da embreagem...sei la...

Vasco Samurai
12/11/2010, 14:47
... ela é uma XLT CD 02/03 e ta agora com 96 mil de quase só asfalto mesmo... ta muito nova, aliás comprei por isso, depreciada e nova. Mas então, to com ela ha 20 dias, to satisfeito e semana que vem, logo na terça vou colocar ela numa inspeção e fazer revisão básica, o que devo mandar olhar, quais os ítens críticos... nunca tive picape e nem diesel.
Abraços e obrigado a todos aqui da comunidade 4x4.

Pequeno jr
12/11/2010, 16:41
Primeira dica é comprar peças originais nas revendas autorizadas MWM/international. Entre no site http://www.mwm.com.br/default.asp?su=6&pa=mapa&tipo=P e veja o local que vende peças mais próximo a você. Caso o preço por ai não esteja bom ou você tem dúvida se os preços não estão condizentes, ligue no (61) 3356-6222 fale com o Rubens. Ele tem vendido para muita gente aqui do fórum.

Os itens que você deve trocar no seu carro de cara são:

- Tensor e correias troque tudo logo e compre o kit original da international HS 500 + Correias originais;

- Óleo motor + filtro de óleo + filtro de Diesel + filtro de ar. Lembrando que essa é a parte mais barata num carro diesel. Eu faço esse serviço na concessionária Ford aqui do DF, pois sai muito mais barato do que fazer em qualquer troca de óleo nas ruas. Além deles realizarem a troca de óleo ganho a checagem de 10 pontos no veículo. Aqui não é cobrado a hora de serviço para troca de óleo.

- Lembre-se que a troca de óleo deverá seguir a regra de 6 meses ou a cada 5.000 km em condições severas e 7.500 em condições normais de uso. E sempre troque o conjunto completo óleo e todos os filtros;

- Peça uma verificação nos amortecedores, bieletas, buchas, terminais de direção, coifas (principalmente da tração dianteira), lubrificação do feixe de molas. Não caia na mão de centro automotivos que falam que a Ranger precisa fazer desempeno de manga de eixo, pois isso não existe. Tem vários tópicos sobre o assunto ensinando como proceder.

- veja como está a água do espansor do radiador. Caso esteja escura, vale a pena baixar pedir uma limpeza no sistema de arrefecimento e colocar o aditivo. Veja como está também sua válvula termostatica.

- Verificou se há algum ponto com cara de vazamento de óleo. Se sim, já manda retirar.

Enfim, basicamente é essa a verificação inicial. Só andando com o veículo que você terá outras observações de possíveis problemas.


Enfim, tem muito material no fórum para pesquisar e com certeza baratear muito a manutenção da sua viatura.

Se tiver dúvida, basta chamar.

Para pesquisar um assunto no fórum você pode ir ao google e digitar: “4x4brasil” assunto + nome da viatura.

Seja bem vindo.

Leo Moita
12/11/2010, 17:15
Jr, em qual concerssionaria costuma fazer este tipo de serviço? Preciso fazer a revisão de 30 mil na minha. Liguei na Alvorada me passaram o o valor de R$ 408,00.
Valeu

Pequeno jr
12/11/2010, 17:47
La mesmo na Alvorada. O que ele passou para você é o valor da Revisão completa e não apenas uma troca de óleo.

Vasco Samurai
13/11/2010, 18:18
Valeu Pequeno-Jr, super dicas, super atenção e super forum, obrigado aí... bom, correia e kit estensores foram trocados em julho, de quem comprei me passou tudo organizadinho... mas mesmo assim vou mandar inspecionar e depois fazer a revisão dos 100mil. O forum é muito bom, cheguei pra ficar. Parabéns a todos, abcos.

Imperador!
13/11/2010, 18:37
Valeu Pequeno-Jr, super dicas, super atenção e super forum, obrigado aí... bom, correia e kit estensores foram trocados em julho, de quem comprei me passou tudo organizadinho... mas mesmo assim vou mandar inspecionar e depois fazer a revisão dos 100mil. O forum é muito bom, cheguei pra ficar. Parabéns a todos, abcos.
Esse é o espírito cara.
A gente ajuda você agora, depois você ajuda a gente.

Bem-vindo ao fórum.