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Ver Versão Completa : Valvula termostatica....sim o nao ?



cerverob
11/11/2010, 15:13
Boa tarde cherokeros,
o meu meca tirou a valvula termostatica.....assim esfria melhor e nao tem problemas que ela trave........ Vcs que acham ?

jipezuki
11/11/2010, 17:20
A principal função da válvula é fazer com q o motor cheque a temperatura ideal de forma mais rápida. Neste ponto ela abre e permite que a água passe por todo o motor. Qdo dá problema o motor ferve.
Como aí em Natal é bem quente, não vejo problemas, se fosse em um lugar mais frio demoraria + para atingir a temperatura ideal e gastaria + combusível.

Amostardeiro
11/11/2010, 17:47
Sou pessoalmente contra retirar a válvula termostática, mas talvez em Natal não mude muita coisa, na minha eu coloquei uma que abria a uns 10°C antes e a vtr não funcionava bem durante o inverno daqui no sul.

Sds

Otávio Vieira
11/11/2010, 23:02
Olá, pessoas!

Descobri, na semana passada, que minha vtr estava sem a válvula termostática... procurei no manual (aqui no fórum pode-se baixá-lo) e estava escrito bem assim:
"... Um motor não deve ser operado sem um termostato, exceto para manutenção ou testes. O funcionamento sem um termostato causa outros problemas, como: maior tempo de aquecimento do motor, desempenho de aquecimento não controlado, aumento de emissões do escapamento e condensação do cárter. Esta condensação pode provocar a formação de sedimentos.

ATENÇÃO: Não deixe que o motor funcione sem um termostado, exceto durante consertos ou testes...."

E é isso... ontem, passei no MercadoCar, comprei o termostato (por volta de 23 reais) e amanhã cedo encosto a vtr no meca para colocá-la...

Forte abraço a todos!

Otávio Vieira

zé dedão
12/11/2010, 01:01
A minha vtr estava sem a termostática.
Em transito aqui em Niterói funcionava que é uma beleza (é bem quente aqui!!).
O problema era quando pegava estrada, mesmo no verão com a velocidade a temperatura abaixava muito, o que fazia o consumo subir mais ainda, assim como as marchas ficavam meio doidas.
Não me arrependo de ter instalado.
Continua funfando bem na cidade e melhorou muito em estrada.

Pode travar a termostática? Pode!!! O que fazer então?
Como é baratinha (comprei na Renoveparts por R$33,00 com a junta) eu estou programando trocá-la anualmente - o serviço é xupetinha.

Obs.: Isso de não ferver sem a termostática é lenda, pois a minha ferveu mesmo sem a maledeta. Se o sistema de arrefecimento não estiver TODO em ordem, ela vai ferver de qualquer jeito. Volto a dizer, ela realmente pode travar. O radiador pode furar. Uma mangueira pode rasgar. A ventoinha pode quebrar.......

Girti
12/11/2010, 13:21
Boa tarde cherokeros,
o meu meca tirou a valvula termostatica.....assim esfria melhor e nao tem problemas que ela trave........ Vcs que acham ?

Esta é uma mania antiga dos "mechânicos", retiram a vávlula para não terem que quebrar a cabeça tentando resolver o problema! Se ela fosse dispensável, as montadores seriam as primeiras a suprimí-las, uma vez que estão sempre em busca de uma redução de custos de fabricação!

A válvula termostática permite o funcionamento do motor na sua temperatura ideal, ou seja, aquela para a qual ele foi projetado. Retirá-la implica em alterar esta temperatura, fazendo com que ele funcione fora dos seus padrões. Em uma emergência (viagem, trilha...) é válido retirá-la, mas deve ser reposta logo que possível. A sua ausência, ao fazer com que o motor funcione fora de seus parâmetros (normalmente, abaixo da temperatura), irá fazer com que o consumo aumente, devido ao menor rendimento do motor. A longo prazo, poderá reduzir a durabilidade do motor, pois este irá funcionar por muito tempo a uma temperatura mais baixa do que o desejado, o que poderá prejudicar a sua lubrificação.

jeepgaba
22/12/2010, 02:06
tive um problema com a valvula da cherokee. cada passeio pesado que se fazia ela travava e fervia o motor... ela foi trocada 3 vezes e nao resolveu... foi feita uma adaptaçao com a valvula do opala, se nao me falha a memoria, ela abre uns 10ºc antes da original e nunca mais deu problema..
abraços

Mauro Ferreira
01/02/2013, 20:17
Olá amigo, estou querendo colocar uma válvula mais fria na minha 5.2, onde encontro uma confiável, original, ou sinilar pereita, que funcione perfeitamente. Pensei na válvula imediatamente mais fria que a norma, não sei quel é, você sabe? sou de Curitiba. Se não me engano é uma que abre aos 87 graus centígrados.

Mauro Ferreira
01/02/2013, 20:18
olá Otávio, termostato não é a válvula termostática, ou é? estou querendo colocar uma válvula que abre numa temperatura mais fria, parece que aos 87 graus, o que acha?

Otávio Vieira
02/02/2013, 18:42
olá Otávio, termostato não é a válvula termostática, ou é? estou querendo colocar uma válvula que abre numa temperatura mais fria, parece que aos 87 graus, o que acha?

Olá, Mauro!

Pelo que entendi do manual, termostato e válvula termostática é a mesma coisa...

Sobre a troca por uma que faça o motor trabalhar numa temperatura mais fria, eu compartilho da opnião de que os engenheiro devem ter quebrado muito a cabeça para dimensionar as coisas no veículo... eu sempre uso as peças que estão especificadas para a vtr...

Não sou nenhum especialista (nem mecânico, sou!). Eu gosto deste assunto, estudo o manual e vou fazendo as manutenções necessárias aos sábados (normalmente regadas à cerveja, churrasco e bom papo com outros jeepeiros)...rs...

No caso da minha vtr, a troca da válvula termostática resolveu parcialmente. Depois de 'fuçar' muito, descobri um micro-vasamento no radiador. Troque-o e nunca mais tive problemas de aquecimento. Nem no trânsito de São Paulo, nem nas trilhas (lights) e muito menos em viagens.

Forte abraço!

Otávio Vieira