Ver Versão Completa : Helice do Troller 3.0 2010
BrunãoM.
10/11/2010, 23:21
Tirei um Troller 3.0 2010 , Fui a Serra da Canastra , Quando entrei dentrol do rio , PUFFF...:twisted:
A helice quebrou e furou o radiador,
PORQUE ISSO ACONTECEU????
DIZEM QUE EU ENTREI NO RIO MUITO RAPIDO ...
Isso é verdade ...:pensativo:
Abrasss
fernandotf
11/11/2010, 09:33
Tirei um Troller 3.0 2010 , Fui a Serra da Canastra , Quando entrei dentrol do rio , PUFFF...:twisted:
Abrasss
Infelizmente a quebra da hélice ocorre de certa forma frequentemente. Acredito que entrar rápido na água ajude a quebrar a hélice sim...
Para evitar quebras, uma dica é esperar o motor esfriar... como o acionamento da ventoinha do Troller 3.0 é viscoso, com o motor mais frio, a hélice fica mais frouxa, e ao entrar em contato com a água, deve patinar em vez de quebrar. Já vi pessoas dizendo que se você deixar o veículo em marcha lenta, é possível escutar (ou deixar de escutar) o barulho da hélice quando ela "desacopla".
Uma outra opção é substituir o acionamento viscoso por um acionamento elétrico... assim você pode desligar a ventoinha com uma chave. Não sei como fazer esta adaptação, nem onde, mas tem diversos veículos que funcionam desta forma... eu, particularmente, não mexeria no modo de acoplamento, pois adaptação e mais componentes elétricos tem mais chance de dar problemas... mas tem este grande incoveniente de não poder controlar quando a hélice está acoplado ou desacoplado. Porém, se você faz trilhas frequentemente, talvez seja uma alternativa interessante.
De qualquer forma, qual era a profundidade do rio? Se estiver dentro dos 80cm tolerados no manual, você pode exigir que troquem na garantia!
Em tempo, acho que o Pavani da Garagem 4x4 estava procurando soluções de acionamento eletromagnético da ventoinha do Troller 3.0, talvez ele já tenha alguma solução!
marcelotroller
11/11/2010, 13:07
nosso amigo ai em cima está certo , vc entrando rapido ajuda , mais uma maneira boa de "tentar" evitar é desligar o carro e esperar esfriar . é comum acontecer aqi na minha regiao ...
BrunãoM.
11/11/2010, 13:24
Pessoal...
Tenho 1,70 de altura a agua batia na metade da sintura
Vlw pela dika
anderson cleiton
11/11/2010, 21:56
Pessoal...
Vlw pela dika
isso nao é problema gemadinha, pois ja andei com agua batendo no parabrisa sem problemas
O negocio e estar com motor frio e entrar na velocidade certa.
e tentar adaptação, eu acho que é fria.
HansKronit
11/11/2010, 22:04
Pessoal...
Vlw pela dika
Gemadinha, mais uma dica, se voce for comprar a hélice na concecionária pagará mais de 2000 reais pois na Troller so vende com o multiviscoso que nesses casos permanece intacto. A dica é comprar a da ranger após 2008 em uma concecionária ford, que custa 240 reais e vem so a hélice.
Valeu
Antes de qq travessia, deve-se esperar o motor baixar a temperatura até o acoplamento viscoso deixar a hélice livre. No troller, é muito fácil saber quando ele está acoplado ou não. O barulho que faz quando acoplado é bem alto. Portanto, na próxima vez que for atravessar algum rio ou alagado, espere até que a hélice esteja livre, pois caso contrário vc já sabe o que vai acontecer.
Abraço,
Celsogvs
16/11/2010, 21:57
PessoALL,
Gostaria de aproveitar o tópico para esclarecer uma duvida.
Meu troller (2008 3.0) mesmo com o motor totalmente frio o hélice gira.
Isso é normal ou estou com problemas no acoplamento viscoso?
Desde já obrigado,
PAULO CARECA
16/11/2010, 22:56
PessoALL,
Desde já obrigado,
O acoplamento viscoso do ventilador funciona de forma semelhante ao acionamento magnético, ou seja, só entra em ação quando o motor atingir um determinado valor de temperatura. Enquanto isso não acontece, o ventilador gira livre na polia, a frente da bomba d'água. Isso garante que ele só entre em funcionamento quando a ventilação natural não é suficiente para efetuar a troca de calor no radiador.
Quando o motor é colocado em funcionamento, o ventilador acaba girando, mas numa velocidade muito baixa e se as hélices forem travadas nesse momento, simplesmente pára de girar (não faça esse procedimento em hipótese alguma). Quando a temperatura de acionamento é atingida, uma lâmina em forma de mola bimetálica libera a passagem do óleo de uma galeria para outra, fazendo com que a polia da bomba d'água tracione o ventilador.
A ação da lâmina ocorre em função da temperatura do ar que passa pelo radiador e atinge o bimetal, deformando-a. Como o sistema atua como uma embreagem hidráulica, quanto maior for a temperatura, mais a lâmina deixa fluir o óleo e, consequentemente, maior será a força de tração, chegando ao limite de travamento total do ventilador na polia da bomba d'água.
Quem aciona o ventilador é o próprio motor, por meio de polias e correia. A polia da árvore de maniovelas aciona a polia da bomba d'água. A polia da bomba gira livre em relação ao ventilador quando a temperatura é baixa e solidária a mesma quando a temperatura de marcha for atingida.
Para verificar seu funcionamento, antes de dar partida, verifique que em temperatura ambiente você consegue girar o ventilador na mão com o motor desligado. Funcione o motor e deixe aquecer, depois desligue e tente girar novamente o ventilador. Com uma temperatura média, com um pouco de esforço você ainda conseguirá girar o ventilador. Depois, deixe atingir a temperatura operacional e desligue novamente o motor refazendo o teste. Desta vez, o ventilador deverá estar praticamente travado na polia.
Celsogvs
17/11/2010, 09:03
Paulo,
Muito obrigado pelas valiosas informações.
Vou fazer o teste com o motor desligado e frio e depois com ele quente.
Abs,
BrunãoM.
18/11/2010, 13:52
VLW !!!
Galera pelas dikas :concordo:
Pelo que pesquisei na internet, o problema da helice é comum inclusive o meu esta parado a 1 semana esperando chegar a helice. É a mesma que equipa a ranger 2.5 e 2.8 e as l200 custam em media 150,00 reais. Mas vamos reclamar com a troller a peça tem qualidade ruim para um carro de 90.000,00 reais e constatei tambem torque muito forte no aperto da helice que causa fissuras e consequentes quebras.
willtroller
21/07/2011, 17:09
Bixo, com ctz oq fiz foi "errado", mas mandei cortar as hélices bem naquela marquinha q tem, errado eu tenho ctz q foi, mas o carro nao esquenta, o acoplamento acontece ao msm tempo de um com hélice normal pq já medi o tempo e Pd da pe o tanto que quiser na estrada, a temperatura e sempre a msm...
Ahhhhh, e o melhor, quebrou mais nao, foi feito faz tempo!
E as trilhas aki sempre tem agua: lencois maranhenses!
Vlw!
VOVÔ DO TROLLER
21/07/2011, 18:15
Abrasss
Então, acho que dei sorte no meu T4 2009/2010. Na última expedição que fiz (Chapada Diamantina) atravessei um rio , entrei bem rápido e com o motor bem quente, sendo que a água cobriu o capô. Na próxima, vou tomar mais cuidado. Valeu pelas dicas . Abs. Válter
andres-tavares
21/07/2011, 18:26
PessoALL,
Desde já obrigado,
O meu ta igual ao seu, o meu pode estar muito frio neste inverno que voce liga de manha e ja ta com a helice girando, eh um saco faz muito baruhlo, tem muito tempo assim, eu faco trilha com ele assim mesmo, se olharem meus ultimos videos no meu canal do youtbe verao que to com essa porra ligada o tmepo inteiro, entro nos atoleiros mas sem exagerar no pe se for fundo pra nao quebrar a helice e nunca tive problema ... antigamente ela so ligava no transito ou quando passada muito tempo parado com o mtoro em marcha lenta, ai depois de uma aceleradas ela soltava ... hoje em dia, eh o dia inteiro ligada, ate mesmo acelerando ate o corte (controlar) essa porra nao solta ...
Ai vimos que eh isso mesmo o elemento que trava e solta no meu ta danificado sei la e fica travado sempre ... sera que da pra tirar a helice e dar uma "llimpada" no sistema ajudaria? pois eu acho que eh o excesso de lama (mesmo passando muita agua depois das trilhas) fez o negocio travar, o que acham? ... e trocar a peca sai um dinheirinho que talvez possa ser poupado com uma simples limpada.
abs
NGDaniel
22/07/2011, 07:34
O meu ta igual ao seu, o meu pode estar muito frio neste inverno que voce liga de manha e ja ta com a helice girando, eh um saco faz muito baruhlo, tem muito tempo assim, eu faco trilha com ele assim mesmo, se olharem meus ultimos videos no meu canal do youtbe verao que to com essa porra ligada o tmepo inteiro, entro nos atoleiros mas sem exagerar no pe se for fundo pra nao quebrar a helice e nunca tive problema ... antigamente ela so ligava no transito ou quando passada muito tempo parado com o mtoro em marcha lenta, ai depois de uma aceleradas ela soltava ... hoje em dia, eh o dia inteiro ligada, ate mesmo acelerando ate o corte (controlar) essa porra nao solta ...
Ai vimos que eh isso mesmo o elemento que trava e solta no meu ta danificado sei la e fica travado sempre ... sera que da pra tirar a helice e dar uma "llimpada" no sistema ajudaria? pois eu acho que eh o excesso de lama (mesmo passando muita agua depois das trilhas) fez o negocio travar, o que acham? ... e trocar a peca sai um dinheirinho que talvez possa ser poupado com uma simples limpada.
abs
É a embreagem viscosa quebrada, tem de trocar.. seu troller deve estar bebendo de mais e andando de menos..
A sua é a 3.0 ? tenho uma aqui usada, podemos negociar, tirei ela da minha viatura enganado (o mecanico achou que fosse ela e na verdade era a bomba d'agua)..
Respondendo ao Celsogvs, é normal na partida a helice girar com o motor na partida de manhã por alguns instantes..
abs,
carlaSberta
13/12/2013, 23:45
aproveitando o topico...existem diferenças entre a helice do motor 2.8 para o 3.0?? pelas fotos me parecem identicas...mas uma custa 440 e a outra custa apenas 80 pilas..alguem pode me ajudar? obrigado
abs
O meu tb e' 3.0 2010 e estou exatamente com o mesmo problema. Não aguento mais o barulho e gostaria de saber quais as consequências de rodar desta forma. Ainda não encontrei ninguém para fazer o trabalho. Alguém tem alguma indicação de oficina em São Paulo ?
paulodrift
15/12/2013, 13:15
aproveitando o topico...existem diferenças entre a helice do motor 2.8 para o 3.0?? pelas fotos me parecem identicas...mas uma custa 440 e a outra custa apenas 80 pilas..alguem pode me ajudar? obrigado
O que muda é só a posição da paleta uma é virada para esquerda e a outra para direita, o material e o tamanho e o mesmo, e tanto que se encaixam perfeitamente qualquer uma que usar, porem se o seu e o 3.0 e utilizar a hélice do 2.8 ao invés dele PUXAR o ar EXTERNO resfriando o radiador ele irá PUXAR o ar INTERNO do motor para fora, fazendo com que o AR CONDICIONADO não funcione e haverá um aumento da temperatura, que por conseqüência a hélice irá constantemente ficar acoplada.
Experiencia própria!!!:lol:
Roberto Alves Filho
21/09/2014, 15:14
Porque isso acontece !!
sera que a hélice tem vida útil ??
JORGE DELMANTO
21/09/2014, 21:23
Srs,
Algumas correcoes sobre o que acima foi escrito.
Como ja dito, as helices do 2.8 e do 3.0 sao diferentes.
Mas nao apenas no direcionamento das pas.
Aa do 2.8 tem menos pas, q sao mais grossas e ela e feita de nylon , cor branca. Mais resistentes que as do 3.0.
As do 3.0 sao de 11 pas, de plastico, e altamente frageis ao que estudei. Pelo menos as da Borg Warner nacional.
Apenas para informacao, as L200 usavam esta mesma helice preta 11 pas, e fizeram reccall branco, trocando por 9 pas de nylos, branca.
Existem duas opcoes....trocar por uma helice da FORD EXPLORER V6..... quase plug and play....
ou por a ja testada e aprovada helice da pajero full....que e a que atualemtne uso!
abc
SAPO-BOMBA
23/09/2014, 15:36
Só pra informar: Existe hélice de 11 pás BRANCA, de nylon tb...
rivajunior
29/09/2014, 22:19
Alguém poderia me informar de qual carro é a colméia do radiador do T4 2008 3.0?
Rgsternini
02/12/2019, 19:18
Boa noite, Você teria foto dessa Hélice da Pagero full? Eu estou pesquisando e não estou encontrando. Aguardo e Obrigado.
rbgarcia
19/01/2020, 01:20
Boa noite Galera!
Aproveitando o tópico, tenho uma L200 HPE Outdoor 2010 e faço trilhas no pantanal de MS (muita água), nunca tive problema com quebra de hélice, até que ela começou a apresentar aquecimento na estrada (somente nas subidas) o diagnóstico foi a polia viscosa e realmente após a troca o aquecimento foi resolvido, porém, após a troca fiquei com o problema relatado pelos colegas Celsogvs
e andres-tavares, ou seja, a
hélice fica 100% do tempo acoplada, depois disso já
quebrei a hélice duas vezes (tive a sorte de não furar o radiador), mesmo entrando devagar nos alagados. Até já coloquei uma tela para proteger o radiador.
Pode ser que esta polia viscosa nova esteja com defeito? Há alguma hélice mais resistente?
Desde já agradeço.
D’uvida.
Viscosa com três aletas quebradas, perde o balanceamento, vai vibrar se colocar no carro?
Desde já agradeço
D’uvida.
Viscosa com três aletas quebradas, perde o balanceamento, vai vibrar se colocar no carro?
Desde já agradeço
Continua a dúvida
Alguém tem
alguma resposta
Posso colocar esta viscosa paravtocar A hélice
Perde-o estás aletas pq quebrou bomba eixo bomba d’água
Queria botar de volta pq ela é nova e a que coloquei não está funcionando