Ver Versão Completa : Expedição Quase ao Fim do Mundo - Chile/Argentina - Jan 2011
Marcelo_Taz
10/11/2010, 18:30
Agora a viagem começou a tomar forma. A princípio a idéia seria chegar a Ushuaia, mas, como iremos com o nosso filho de 7 anos, achamos que seria corrido demais.
Conversando com o Ramalho ele sugeriu a região dos Lagos e Vulcões. Pronto, fechamos a primeira parte do roteiro. Porém nosso filho deseja um contato com os pingüins, por isso cruzaremos a Argentina até a Península Valdés.
Passaremos o Natal em Maringá(PR) e não sabemos onde passaremos o Ano Novo. Aceito sugestões a partir da nossa rota.
Dia 27/12 saída de Foz do Iguaçu – Goya – Villa Maria – Mendoza
Ano Novo onde passar?
Mendoza, Los Andes, ValParaíso, Viña Del Mar? Ainda não sabemos.
Dia 1/01 ou dia 2/01 saída de ValParaíso - a família quer olhar o Pacífico.
Chillan – Pucón – Coñaripe – Rota dos 7 Lagos – Villa La Angostura – Puerto Varas
Temos uns 12 dias para rodar nessa região.
Dia 14/01 saída para Puerto Madryn – Punta Tombo
Dia 22/01 data limite para iniciarmos a viagem de volta, saindo Puerto Madryn entrando no Brasil pelo Rio Grande do Sul.
Preciso chegar no Rio de Janeiro no dia 26 de janeiro, pois minha cunhada se casa no dia 29 e teremos, eu e Pedro, de nos vestir como pingüins...
Como será nossa primeira Grande Viagem fora do Brasil, estamos abertos para sugestões, dicas de lugares, hospedagens, restaurantes, etc .....
Toyota SW4 – 1999
Marcelo
Monicca
Pedro
Marcelo,
Tenho um projeto para uma expedição parecida do Rio até a Ilha de Chiloé, voltando pela ruta 40 e ruta dos 7 Lagos, que estou enviando a planilha que controla o cronograma e as despesas básicas (Diesel, pedágios, balsas, hospedagem, alimentação, documentações aduaneiras, telefone, propinas, etc...)
Só que com a inauguração da rodovia Interoceânica, a rota para a Ilha de Chiloé ficou para 2012, já que ir do Acre, atravessar a Amazônia peruana e os Andes até o Pacífico voltando pelo Atacama, NOA, Salta até Foz, se tornou a mosca branca do olho azul para set/2011.
Espero que a planilha ajude com seu projeto, já que sua viatura merece uma super expedição.
Boa sorte,
Marcos.
Agora a viagem começou a tomar forma. A princípio a idéia seria chegar a Ushuaia, mas, como iremos com o nosso filho de 7 anos, achamos que seria corrido demais.
Conversando com o Ramalho ele sugeriu a região dos Lagos e Vulcões. Pronto, fechamos a primeira parte do roteiro. Porém nosso filho deseja um contato com os pingüins, por isso cruzaremos a Argentina até a Península Valdés.
Passaremos o Natal em Maringá(PR) e não sabemos onde passaremos o Ano Novo. Aceito sugestões a partir da nossa rota.
Dia 27/12 saída de Foz do Iguaçu – Goya – Villa Maria – Mendoza
Ano Novo onde passar?
Mendoza, Los Andes, ValParaíso, Viña Del Mar? Ainda não sabemos.
Dia 1/01 ou dia 2/01 saída de ValParaíso - a família quer olhar o Pacífico.
Chillan – Pucón – Coñaripe – Rota dos 7 Lagos – Villa La Angostura – Puerto Varas
Temos uns 12 dias para rodar nessa região.
Dia 14/01 saída para Puerto Madryn – Punta Tombo
Dia 22/01 data limite para iniciarmos a viagem de volta, saindo Puerto Madryn entrando no Brasil pelo Rio Grande do Sul.
Preciso chegar no Rio de Janeiro no dia 26 de janeiro, pois minha cunhada se casa no dia 29 e teremos, eu e Pedro, de nos vestir como pingüins...
Como será nossa primeira Grande Viagem fora do Brasil, estamos abertos para sugestões, dicas de lugares, hospedagens, restaurantes, etc .....
Toyota SW4 – 1999
Marcelo
Monicca
Pedro
Bão, opinião só:
Ano novo eu ficaria em Mendoza. Na costa é legal, mas vai estar tudo lotado, tipo Rio, Camboriú, etc, entende?
Sobre a região dos lagos, 12 dias é show, dá pra conhecer um bocado.
Do lado Chileno, ao invés de Puerto Varas, a sugestão é Frutillar, uma pequena cidadezinha alemã na beira do Llanquihue, show de bola. De lá dá pra conhecer tudo, o vulcão, Puerto Octay, Puerto Varas, etc. Não deixe de saborear a cerveja artesanal do lago, "Colonos del Llanquihue", show.
Pucón também é bacana e tem muita coisa pra ver, mas é bem mais agitado.
Do lado Argentino, se der tempo, dê uma esticada ao Parque Los Alerces, é relativamente perto de Bariloche e o lugar é fantástico.
No outro extremo, procure conhecer Junin de Los Andes e as bordas do Lago Huechulafquen. Se possível, também vá conhecer a Villa Traful, na beira do lago Traful.
Bom, que me vem à cabeça é isso somente.
Vamos falando
Abraços
Marcelo_Taz
11/11/2010, 11:52
Valeu Marcos pela planilha, será útil.
Jeison, tem blitz de Lei Seca no Chile e Argentina? :dance::dance::dance:
Na verdade pensei Coñaripe como base em vez de Pucón, tem outra sugestão?
Gostei da idéia de ficar em Fritillar, e da cerva tbm.
Outra coisa que ainda tenho dúvidas é em relação a nossa ida pra Península Valdés, qual seria o melhor caminho?
Pensei em entrar em Isla Grande de Chiloé - Quellón - Chaitén - Futaleufú - Puerto Madryn.
Ficando 1 dia na ilha.
Obs.: estou providenciando a identidade nova, carta verde, cambão, a viatura acabo de trocar a embreagem - original Toyota, carro 99% pronto.
Obrigado
Marcelo_Taz
11/11/2010, 12:29
Outra dúvida, de Puerto Iguazú - Goya - Villa María a estrada é boa? Dá pra ir de uma vez confortavelmente, sem precisar pousar no caminho?
Pucón é bacana, apesar do corre-corre todo.
Estando lá, não deixe de visitar "Ojos del Caburgua", umas cachoeiras bacanas.
Lá embaixo, perto do Llanquihue, vá conhecer os "Saltos del Petrohue", são show, deixo uma foto pra ilustrar, o lugar é lindo.
http://www.viajantes4x4.com.br/imgs/fotos/1268526157.jpg
O roteiro de para ir a costa a partir de Chiloé é bacana, dá inclusive pra conhecer Esquel e o parque Los Alerces nesse retorno ao invés de fazer isso a partir de Bariloche quando estiver na região dos Lagos, economiza um dia de deslocamento.
Abs
Jeison, tem blitz de Lei Seca no Chile e Argentina?
Sei não.
Outra dúvida, de Puerto Iguazú - Goya - Villa María a estrada é boa? Dá pra ir de uma vez confortavelmente, sem precisar pousar no caminho?
Marcelo, de Puerto Iguazú a Villa Maria são 1500km, é muito chão, eu faria em duas pernas.
De Puerto Iguazú a Mendoza, bem apertadinho, dá pra rodar em dois dias.
No primeiro vá até Paraná/Santa Fé (1.150km) e no segundo até Mendoza (950km).
Abs
Marcelo_Taz
11/11/2010, 13:10
Sei não.
Marcelo, de Puerto Iguazú a Villa Maria são 1500km, é muito chão, eu faria em duas pernas.
De Puerto Iguazú a Mendoza, bem apertadinho, dá pra rodar em dois dias.
No primeiro vá até Paraná/Santa Fé (1.150km) e no segundo até Mendoza (950km).
Abs
Vou seguir a sua sugestão de passar o Ano Novo em Mendoza, assim eu vou mais tranquilo, PI - Goya - Villa Maria - Mendoza e com margem para pousar em algum lugar no meio desse trajeto.
:concordo:
Marcelo_Taz
12/11/2010, 23:56
Quem puder enviar referências de hoteis, pousadas, cabanas nesses lugares que vamos passar será muito bem recebido.
Estamos montando o nosso passeio e numa época complicada.
Obrigado
Marcelo_Taz
18/11/2010, 12:04
Acabo de entrar em contato com o Benitez - o Ramalho indicou ele para fazer a Carta Verde - 94 pesos Argentinos, farei com ele assim que chegar em Foz.
Estimado Marcelo, si es carro lo que vas a asegurar por 30 días vale Pesos $ 94.- y si es moto $ 65.-,para la confección de la póliza necesito saber : chasis, año, color, km. actual del vehiculo, a nombre de quien se emitirá, domicilio, y tel ., debo aclararle que el seguro es válido en todo el territorio argentino y la cobertura es Responsabilidad Civil hacia terceros no transportados, daños materiales, lesiones y/o muerte de personas hasta un límite de Pesos$ 3.000.000.-, la demora en emitir la póliza es de 10’.
Gracias por la preferencia y quedo a entera disposición.
Augusto
Marcelo,
Poderia me passar o contato com o Augusto?
Valeu,
Marcos.
Acabo de entrar em contato com o Benitez - o Ramalho indicou ele para fazer a Carta Verde - 94 pesos Argentinos, farei com ele assim que chegar em Foz.
Estimado Marcelo, si es carro lo que vas a asegurar por 30 días vale Pesos $ 94.- y si es moto $ 65.-,para la confección de la póliza necesito saber : chasis, año, color, km. actual del vehiculo, a nombre de quien se emitirá, domicilio, y tel ., debo aclararle que el seguro es válido en todo el territorio argentino y la cobertura es Responsabilidad Civil hacia terceros no transportados, daños materiales, lesiones y/o muerte de personas hasta un límite de Pesos$ 3.000.000.-, la demora en emitir la póliza es de 10’.
Gracias por la preferencia y quedo a entera disposición.
Augusto
Marcelo_Taz
19/11/2010, 20:08
Marcelo,
Poderia me passar o contato com o Augusto?
Valeu,
Marcos.
Benites & Benites Seguros
Av. Missiones esquina de Paraguay
Tel: (03757) 421513
E.mail: augustobenitez@benitezybenitez.com
Ele me passou outro email falando que é tranquilo comprar o Cambão lá na hora.
Abs
NO - CT Santos/SP
22/11/2010, 23:52
É o amigo Pato de Foz sempre ta ajudando quem precisa la ... é muito amigo do Ramalho.
Uma pena que vou por Livramento, ou faria tudo em Foz.
Marcelo estarei por aquelas regiões entre 15/12 e 20/01 ... quem sabe trombamos por la.
abs
Marcelo_Taz
23/11/2010, 11:56
Bacana, eu vou entrar na Argentina no dia 27 de dezembro, estou terminando de fazer o logo da Expedição QUASE AO FIM DO MUNDO e hoje a tarde vou correr atrás de alguma empresa que faz adesivos para uma permuta, ele faz de graça e eu coloco um logo deles no meu carro e no blog que estou montando http://oncovocenumvai.blogspot.com/.
Eu ainda estou dependendo de um amigo na Argentina pra definir de vez o meu roteiro, derepente eu começo pela Bahia Blanca e depois pra regiaão dos lagos e vulcões.
Vamos manter contato.
Obs.: vou num serralheiro orçar o cambão caseiro.
Marcelo_Taz
24/11/2010, 17:39
PREPARATIVOS:
- Renovando o Seguro do Carro
- Consertando as Malas
- Finalizando o Adesivo
- Construindo o Blog
Marcelo_Taz
25/11/2010, 21:59
http://www.marcelotazdesign.kit.net/toyota_sw4_a.jpg
Ficou muito bacana Marcelo, show.
Abraços
Marcelo_Taz
26/11/2010, 10:22
Beleza, estou fechando com uma empresa que faz adesivos para carros, vou colocar o logo dela na viatura e terei meus adesivos a custo zero, mas terei que levar a propagando no meu carro por 3 meses, hueuhehuehuehue.
O operador da OI me falou que a melhor maneira de eu ter um telefone na viagem seria comprar um chip pré pago assim que entrar na Argentina e depois no Chile, como voces se viram com telefones nessas viagens?
Eu sempre usei o meu mesmo, só o que fiz foi solicitar o Roaming Internacional.
Uso Vivo.
Mas essa aí também é bacana, com certeza fica mais barato.
Abs
moswaldo
26/11/2010, 11:28
Marcelo, eu estou reconhecendo este carro...voce fez recentemente (3 meses atras acho) o curso de 4x4 do Gioto ?
Eu sou o Marco da Toyota Pickup verde que fez este curso com voce.
Que blz de viajem hein...vou acompanhar pelo blog!
Abraços
Marco Oswaldo
Marcelo_Taz
26/11/2010, 11:55
Marcelo, eu estou reconhecendo este carro...voce fez recentemente (3 meses atras acho) o curso de 4x4 do Gioto ?
Eu sou o Marco da Toyota Pickup verde que fez este curso com voce.
Que blz de viajem hein...vou acompanhar pelo blog!
Abraços
Marco Oswaldo
Marcos, fiz o curso do João logo que comprei o carro em janeiro de 2007, não fomos da mesma turma mas do mesmo instrutor, hehehe.
Vai ser legal a galera acompanhar a trip, vou manter ele atualizado e com fotos.
abs
ManoloMG
26/11/2010, 14:42
Ola Marcelo, tudo bem? Eu minha esposa um filho de 14 e uma filha de 7 anos, pretendiamos fazer o mesmo que voces este ano, iria de L200, mas fico preocupado de pegar uma jornada dessa com a familia e tambem atravessar a Argentina com os relatos de policiais não muito amigaveis, voce esta indo sózinho?
Marcelo_Taz
26/11/2010, 19:38
A família.
Monicca, Pedro - 7 anos - Taz
Quantos dias voce tem para a viagem?
Qual o seu roteiro?
Já li sobre os Postos Policiais na entrada da Argentina por Foz do Iguaçú, por onde entrarei.
Tenha o seu carro de acordo com as leis que não terá problemas.
abs
ManoloMG
26/11/2010, 19:57
Marcelo eu teria do dia 24/12 até 23/01, não necessáriamente todo esse tempo, e gostaria de chegar ao Atacama e dai tudo que der pra fazer, quanto a policia de la me disseram que estão sempre atras de uma caixinha....isso é verdade?
Marcelo_Taz
26/11/2010, 20:43
Manolo eu vou para o Sul e você pro Atacama vai subir pro Norte.
Sobre caixinha será a minha primeira experiência com esses guardas.
NO - CT Santos/SP
26/11/2010, 23:03
Amigos
Pelo que meus amigos que conhecem la falam, depende muito da "sorte" de cada um kkkk
Estou indo dia 18/12 (alias devo sair de santos dia 16/12)
O Hugo foi e não li nada dele reclamar sobre isso.
Ah o Ramalho ta la agora e não li nada tb ...
Ah mais lendas do que verdades sobre expedições pr aArgentina kkkk
Ah tb depende se vai sozinho ou não ... acompanhado inibe ... kkk
Nós vamos entrar por Livramento/Rivera-Uruguai.
Dia 4/12 vamos adesivar as viaturas.
abs
Marcelo_Taz
26/11/2010, 23:14
Outra coisa, tenho 50 anos, ando por esse Brasil desde meus 19 anos dirigindo nessas estradas, sempre tive por obrigação andar com tudo 100% de acordo com a lei, isso nunca me deixou entrar em roubada, se você está correto NADA TENHA A TEMER, pode perder uns 40 minutos na sua viagem, mas isso faz parte das suas experiências.
Vc viu a foto do meu carro, vou tirar o parachoque de impulsão com os milhas para não me aporrinhar, se não pode por que peitar? Ainda mas que o único carro na dura será o meu.
Vá na Fé.
abs
se você está correto NADA TENHA A TEMER
Esse é o ponto.
Manolo, deixa tudo 100% e vai tranquilo.
Abs
Newton Guerra
27/11/2010, 16:27
Esse é o ponto.
Manolo, deixa tudo 100% e vai tranquilo.
Abs
x2! Vá tranquilo. Quando fui meus filhos tinham 7 e 10 anos. Fui com o carro dentro da lei. Polícia parar na entrada ou saída das cidades é muito comum na Argentina. Param na pista mesmo. Aconteceu comigo várias vezes. Sempre foram muito respeitosos, não ameaçaram pedir propina nenhuma vez.
Se pedirem, fazer o quê? Tente argumentar. Afinal, como você não está fazendo nada de errado, no mínimo sai mais barato :mrgreen:.
Mas só sei que nas 3 viagens que fiz pela Argentina não me pediram propina.
Abraços
Marcelo_Taz
04/12/2010, 18:05
15 dias.
Carro no mecânico passando o pente fino.
Mala dos eletrônicos pronta, mala das ferramentas idem ............
Como é difícil contar os dias para pegar a estrada.
Ainda não comprei o GPS, uhehuehuehuehuehue. :discordo:
ramalho-vitoria
04/12/2010, 23:00
Amigos
Pelo que meus amigos que conhecem la falam, depende muito da "sorte" de cada um kkkk
Estou indo dia 18/12 (alias devo sair de santos dia 16/12)
O Hugo foi e não li nada dele reclamar sobre isso.
Ah o Ramalho ta la agora e não li nada tb ...
Ah mais lendas do que verdades sobre expedições pr aArgentina kkkk
Ah tb depende se vai sozinho ou não ... acompanhado inibe ... kkk
Nós vamos entrar por Livramento/Rivera-Uruguai.
Dia 4/12 vamos adesivar as viaturas.
abs
Se a documentação estiver em ordem e você for firme em suas posições, fique tranquilo.
Na volta você vai estar falando tão bem o espanhol que eles vão te confuncir com os próprios hermanos.
Ninguém em nosso grupo teve problemas.
ramalho-vitoria
04/12/2010, 23:05
O Pato de Foz me emprestou um celular argentino.
Foi muito útil, principalmente para fazer reservas em hotéis antecipadamente ( 1 dia antes ) visto que nosso grupo era grande ( 7 veículos )
Se houver chance ao entrar na Argentina compre um CHIP e instale no seu aparelho e coloque uns 30 pesos de crédito.
Você ficará surpreso como somos explorados pelas mesmas empresas aqui no Brasil. Será que isso um dia muda ???
Marcelo_Taz
08/12/2010, 08:21
Dia 8 de dezembro, faltam poucos dias e ainda muita coisa para arrumar ...... e a adrenalina a mil ..........
Marcelo_Taz
15/12/2010, 09:37
Dia 15
9:33
affffffffffffff
Terminando de colocar tudo no laptop, começando a arrumar as malas pessoais, malas de equipamentos já prontas, GPS atualizado.
Tensão pré viagem não me deixa dormir muito, ueuheuhehue
ramalho-vitoria
15/12/2010, 09:55
Esta tensão só irá passar ao pegares a estrada.
Que os Anjos do Senhor acompanhem você e família nessa empreitada.
Estamos monitorando e torcendo ...
Marcelo_Taz
17/12/2010, 07:40
Arrumando as malas e vou deixar o carro pronto ainda hoje.
Arrumando as malas e vou deixar o carro pronto ainda hoje.
Show :dance::dance::dance:
Que os bons ventos o acompanhem.
Abraços
Marcelo_Taz
17/12/2010, 11:31
Obrigado Ramalho e Jeison.
Marcelo_Taz
17/12/2010, 20:50
Amanhã esatmos indo com Deus e com a nossa experiencia dos kms percorridos nesse Brasil.
Obrigado por quem deu força, vamos solo e com Deus.
Jeison, sei que o meu post não deu ibope mas passe ele para os relatos.
Obrigado
FUI
ramalho-vitoria
17/12/2010, 21:53
O problema não é dar ibope e sim dar certo.
Estaremos monitorando sua viagem.
Amanhã esatmos indo com Deus e com a nossa experiencia dos kms percorridos nesse Brasil.
Obrigado por quem deu força, vamos solo e com Deus.
Jeison, sei que o meu post não deu ibope mas passe ele para os relatos.
Obrigado
FUI
Boa viagem Marcelo.
Aguardamos notícias.
[]
Jorge
Tchê 4x4
17/12/2010, 23:50
É isso aí Marcelo, boa viagem e que Deus te acompanhe por esta grande aventura!!!
Não deixe de nos colocar a par de tudo, pois sou um aficcionado por esta região que ainda conhecerei!!! Grande abraço.
Bão, opinião só:
Do lado Chileno, ao invés de Puerto Varas, a sugestão é Frutillar, uma pequena cidadezinha alemã na beira do Llanquihue, show de bola. De lá dá pra conhecer tudo, o vulcão, Puerto Octay, Puerto Varas, etc. Não deixe de saborear a cerveja artesanal do lago, "Colonos del Llanquihue", show.
Jeison,
Talvez eu de um pulinho la pelos lados dos lagos Chilenos depois do Natal, mas pensei em ficar em Puerto Varas, pq Frutilar me parece ser muito mais caro, ou somente Frutilar bajo é caro?
Robson, quando fiquei lá foi bem em conta, fiquei numa Hospedagem (quarto privado/banheiro compartilhado).
Fiquei na parte baixa.
Tem também Puerto Octay que é bem bacana, mais estilão interior, gostei.
Abraços
hugorangel
22/12/2010, 20:08
Boa viagem Marcelo.
Estamos aqui torcendo para que tudo dê certo.:dance:
Como os outros amigos aqui falaram, não há o que temer com a viatura toda em ordem. Os hermanos são gente boa.
Um abraço.
Marcelo_Taz
23/12/2010, 01:44
Boas galera, cheguei em Maringá hoje onde passo o Natal, dia 28 entro na Argentina e começo a postar sobre a viagem.
abs
ramalho-vitoria
23/12/2010, 04:26
Maringá, Maringá
Depois que tu partistes, tudo aqui ficou tão triste, que eu garrei a maginá ...
Fazendo um gancho na música de Joubert de Carvalho, favor dar notícias pro povo que ficou aqui no sertão.
Feliz Natal, para você e famíla.
Gloriete e Ramalho.
APARECIDO MATIAS FERNANDE
23/12/2010, 15:10
Boas galera, cheguei em Maringá hoje onde passo o Natal, dia 28 entro na Argentina e começo a postar sobre a viagem.
abs
Olá Marcelo, você está em minha casa [Maringá].:dance::dance::dance: Se precisar de alguma coisa me avise, estou à disposição [44-9972 4396]:dance::dance::dance:. Abraços e boa viagem......
ramalho-vitoria
24/12/2010, 06:16
Olá Marcelo, você está em minha casa [Maringá].:dance::dance::dance: Se precisar de alguma coisa me avise, estou à disposição [44-9972 4396]:dance::dance::dance:. Abraços e boa viagem......
Não vos esqueçais da hospitalidade porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos. Hebreus 13:2
Não obstante suas considerações terem sido em resposta a um tópico do Marcelo, gostaria de colocar que é muito importante para aqueles que viajam por esse país, saberem que podem contar com um ponto de apoio em determinados locais.
Não necessáriamente uma evolução para um sistema de hospedagem, mas dicas do local, um restaurante bom e barato, um apoio mecânico, etc.
Desta forma, coloco aqui para você, se subindo um dia para a Bahia ou para o Nordeste, conte com nossa hospitalidade em Vitória - E.Santo.
Não obstante a menção de ter sido feita rezado Aparecido,
24/12/2010, 09:06
Olá Ramalho, boas palavras,
Sempre acompanho este tópico e sei que você e sua esposa são eternos viajantes...... sempre leio seus relatos...... Agradeço a sua hospitalidade e, com certeza, indo aí para o Nordeste irei procurá-lo. Dá mesma forma, vindo aqui para o Sul, ou indo para o Argentina/Chile e, passando por Maringá, estarei sempre à disposição.
romaomatiasadv@gmail.com - 44 9972 4396
Marcelo_Taz
24/12/2010, 13:03
Combinado o chopp do Natal para às 5 da tarde.
abs
25/12/2010, 10:10
Marcelo, para te ajudar a viajar pela Argentina, acesse o site:
http://www.ruta0.com
Abraços e boa viagem.... to acompanhando o site e seu blog.................depois quero ver as fotos rssrsrsrsrsrsr :dance::dance::dance::dance::dance:
Ramalho, estou no aguardo de notícias suas: romaomatiasadv@gmail.com
:dance::dance::dance::dance::dance::dance::dance:: dance::dance::dance::dance::dance::dance::dance::d ance::dance::dance::dance:
hugorangel
26/12/2010, 21:42
Combinado o chopp do Natal para às 5 da tarde.
abs
É isso aí Marcelo, desfrutar da hospitalidade dos nossos irmãos do sul do país é uma das boas coisas dessa viagem.:dance:
Continuamos acompanhando por aqui.:pipoca:
Marcelo_Taz
27/12/2010, 07:15
Hugo realmente é muito bom conhecer amigos do forum especialmente longe do nosso local de origem.
Mantendo o roteiro chegamos ontem a noite em Foz, hoje teremos um dia cheio encontrando o Benitez para tirar a carta verde, comprar cambão ,,,, depois vamos fazer o passeio de barco na cataratas pelo lado Argentino.
Amanhã cedo partimos rumo a Goya, por enquanto o Blog está sendo atualizado pela Monicca com fotos e informações direcionadas aos parentes, a partir de agora começa a Expedição Quase ao Fim do Mundo.
Ramalho, estamos no Hotel 3 Fronteiras, fomos muito bem recebidos e o Nelson lembrou de vc e da Nissan, o Hotel e a cidade estão insuportavelmente cheios, mas a cama é excelente o que permitiu um repouso merecido.
Abs
Marcelo_Taz
28/12/2010, 22:27
Acabouuuuuuuuuuuuuuuu
Nossa metida Expedição acabou em Eldorado, 100 km de Foz,
Ferveu o motor e o sonho acabou.
A viatura será embarcada pr o Rio de Janeiro.
ObrigDO.
Com lágrimas informo o fim de um sonho.
fui
ramalho-vitoria
29/12/2010, 07:04
Acabouuuuuuuuuuuuuuuu
fui
Em 2008, em uma viagem ao Atacama, no meio dos Andes, a mais de 4000km de casa, sem maiores recursos logísticos e financeiros, o motor de minha Nissan, com 48.000 km, fundiu. Até hoje a única explicação que encontrei foi de que alguma coisa surreal ocorreu.
Eu ia precisar de uma noite inteira para contar o que passei e quantas vezes eu chorei. Muitos do forum conheceram minhas dificuldades na época para embarcar o carro de Calama para Jujuy.
Consegui atravessar os Andes, do Chile para a Argentina em um caminhão de contrabadistas paraguaios, arrumei o carro em Jujuy, e depois disso, já viajei muito pela nossa região aqui e já fui 2 vezes a Ushuaia com a mesma Nissan.
Na sua próxima expedição vamos estar juntos ...
Um grande ano novo.
Hoje eu até morro de rir
Marcelo_Taz
29/12/2010, 10:12
Ramalho, estamos em Eldorado numa pousada aguardando o reboque chegar, o carro parou a 5 kms da cidade.
Agora estou começando a rir da situação, a nossa sorte foi que o meu seguro cobre o mercosul, por isso optamos por embarcar o carro direto pro RJ e a seguradora nos levará para Maringá onde vamos passar o Ano Novo.
Pegaremos um avião para o RJ, colocamos as malas no Honda Fit e vamos para MG aproveitar as férias.
Como já mexi no motor da Toyota estou sem saber o que vou fazer.
Abs
As aventuras adquirem vida própria, nem sempre aquela que planejamos. Estando todos bem, os imprevistos fazem parte da vida. Ano que vem tem mais.
Bom retorno e boa sorte.
Jorge
As aventuras adquirem vida própria, nem sempre aquela que planejamos. Estando todos bem, os imprevistos fazem parte da vida. Ano que vem tem mais.
Bom retorno e boa sorte.
Jorge
Jorge, é isso mesmo, o importante é todos estarem bem, fisica e emocionalmente falando.
Marcelo, se aconteceu alguma coisa, é porque não era o momento, tendo consciência disso fica mais fácil enfrentar a situação.
Bom retorno.
Abraços
29/12/2010, 10:42
Poxa, Marcelo, fico triste em saber do acontecido...:( mas, quem sabe não vamos juntos no ano que vem...:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:.... , talvez junto com o Ramalho..:concordo::concordo::concordo::concordo: já que voce vai voltar para Maringá, vamos tomar outros chopps então hehehehe:pipoca::pipoca::pipoca: Abraços,
ramalho-vitoria
29/12/2010, 11:55
Conforme mencionei, tive problemas nos Andes. Segue um dos meus relatos daquele dia.
Kalgeânio, irmão de Janioak, Kartejanio, Moabio e de outros irmãos que tem nomes parecidos com nomes de elementos químicos de uma tabela periódica, saiu da cidade de Arapiraca em Alagoas e veio vender redes no Paraná.
Chegando a uma empresa transportadora vendeu todas as redes para os motoristas de caminhão. O dono da empresa se interessou por ele e transformou o mesmo em motorista de caminhão internacional. Entregou um Volvo de 35 toneladas para o mesmo fazer viagens para o Chile sem informar o que ele teria que passar daí para frente.
Na primeira viagem pegou uma nevasca na travessia para Santiago e só não morreu porque achou uma panela e algumas velas que deu para esquentar a cabine à noite na cordilheira. Na segunda viagem, onde nós nos encontramos na cidade de Calama
Na quinta feira, enquanto aguardavamos o embarque na NIssan no caminhão paraguaio (consegui embarcar), Gloriete assumiu a cozinha do caminhão volvo do Kalgeânio e preparou uma sopa quente com os ingredientes que trouxemos, com jeito feminino, para o nosso grupo, juntamente com ovos fritos e incrível, um café brasileiro (pilão).
Mas vamos às notícias:
Como já tínhamos falado estava muito difícil sobreviver em Calama bem como não conseguíamos sair de lá, buscamos um PLANO P ( os anteriores de A a O já haviam esgotado). Gloriete começou a batalhar uma vaga de professora de português em uma escola de idiomas e eu coloquei meu currículo para ser motorista de caminhão gigante (140 toneladas) que faz extração de minério na mina de cobre de Chuchicamata pois precisávamos sobreviver.
Por um descuido do mistério que envolve a cidade, conseguimos um contato com o transportador de Iquique e o caminhão que iria sair na segunda, chegou quarta feira às 11 da noite e marcamos nossa saída para a quinta às 08:00 da manhã.
Como já mencionado, tomamos o café da manhã preparado pela Gloriete, embarcamos a Nissan no caminhão ( operação de 40 minutos) e partimos para San Pedro de Atacama.
Ao ver a caminhonete embarcada e subir na boleia do caminhão onde cabem tranquilamente 5 pessoas foi um alívio.
Por três dias consecutivos tinhamos ficado na estação de serviço em um cruzamento no meio do deserto olhando para a distância buscando os caminhões ao longe.
Como era um cruzamento de subida, podíamos avistar os pontos pretos que a mais de 10 km iam se transformando em veículos assim que se aproximavam do cruzamento.
De manhã a temperatura se situava em torno de 3 graus e a medida que o sol saia ia aumentando.
Embarcados na boleia , a viagem até San Pedro de Atacama durou 3 horas pois na subida o caminhão sofre muito com o peso. Na subida sobe devagar e na descida desce devagar por causa dos freios.
Chegamos em San Pedro, fizemos a aduana, em 30 minutos no máximo e já "fora" do Chile, o caminhão estacionou a uns 500 metros a frente do posto. Coisa estranha ... Estávamos em San Pedro, mas legalmente estávamos fora do pais.
Gloriete então preparou nossa dormida dentro da caminhonete (em cima do caminhão), pois a madrugada prometia ser fria e às 20:30 horas já estávamos alojados e quentinhos.
Todos os caminhões que vão subir a cordilheira param nesse ponto do deserto, pois o motor sofre muito (esquenta) na subida e partem de madrugada bem cedo. Contei uns 12 caminhões parados. Fica todo mundo dentro dos caminhões. Ninguém conversa com ninguém porque o frio é muito intenso.
Como sabem não sinto muito frio, mas além das 3 camisas entrei num saco de dormir e nos cobrimos com um cobertor. Gloriete, grande guerreira, enfrentava tudo sem reclamar e estava me animando falando que no outro dia as coisas estariam melhores.
A madrugada não foi das mais frias. O termômetro externo só chegou a -4 graus centigrados. Internamente na Nissan estava 3 positivos. Perfeitamente suportável para os padrões. Impressionante como diante da adversidade o corpo humano se entrega de vez ou se adapta.
Às 4 da manhã iniciamos nossa subida da cordilheira. Fomos os terceiros a sair e Carlos, o motorista do caminhão passou os outros dois durante a subida.
Viagem tranquila ... Vi um céu como nunca vi na minha vida. No alto da cordilheira a mais de 4500 metros, numa escuridão total, as estrelas ficam mais próximas. Vi 2 estrelas cadentes riscando o céu. Fiz 2 pedidos ... Nem no observatório astronômico foi tão lindo. A temperatura começou a cair na subida e chegamos aos 14,5 graus negativos externamente e 1 grau positivo internamente.
Os primeiros raios do sol nos picos da cordilheira são indescritíveis. Foi a imagem mais linda da viagem. Gostaria que meus filhos tivessem presenciado o espetáculo. O sol começa a aparecer por entre as montanhas mais altas e a temperatura começa a se elevar aos pouquinhos.
A uns 3 km antes de Paso Jama, o caminhão parou e desceu a caminhonete. Foi a parte mais dolorida, pois a temperatura externa era de menos 12 graus. Baixar um carro do caminhão com um vento cortante congelando as mãos, só para os muito fortes. Gloriete dentro da caminhonete quase morria de frio quando eu abria as portas para fazer alguma operação.
O caminhão me soltou na descida e fui descendo em ponto morto por 3 km cordilheira abaixo, com deficiência nos freios por não tinha hidrovácuo nem direção hidraúlica (motor inoperante). Quem é motorista sabe de que eu estou falando e cheguei na Aduana de Paso Jama no embalo da velocidade, estacionando como se nada estivesse acontecendo.
Fizemos os tramites, e uns 10 minutos depois o caminhão chegou como que nem me conhecia.
Ao sair, falei na alfândega que havia tido problema e precisava de ajuda e falei que minha esposa estava com problemas por causa de altitude e como eles não querem problemas, permitiram que o caminhão me rebocasse com a cinta até o próximo ponto.
Fui então rebocado ( estrada mais ou menos plana) até Susques, distante 120 km, sem maiores problemas, apenas controlando e mantendo a cinta mais ou menos esticada durante as descidas.
O caminhão nos deixou na estrada, em plena cordilheira, uns 3 km após a aduana de Susques. Nossa companhia eram as lhamas que pastavam próximas sem se incomodar com nossa presença.
Dai até Jujuy foi um passeio. A única coisa que dá medo é a subida da Cuesta de Lipan e a posterior descida, tudo isso atrás e em cima de um caminhão de 26 metros de comprimento e a 3,5 metros de altura.
Se eu contar o que senti vocês vão pensar que estou exagerando, então prefiro que venham comprovar como é descer 2300 metros em 10 km de ruta. Supera qualquer emoção de montanha russa ou daqueles brinquedos do parque onde só os malucos vão.
Muito bem Caracoles (Mendoza )perto de Cuesta de Lipan é estradinha de menino.
Chegamos em Jujuy às 18:30 horas. Foram 15 horas e pouco de sofrimento ou emoções dependendo do foco pessoal de cada um. Nós vamos fazer isso tudo novamente ano que vem.
A única coisa que sentimos realmente é a temperatura baixa e a falta de oxigênio a 4804 metros, mas nada que uma mastigação "daquilo" que Evo Morales defende não resolva. Volto a afirmar, sem aquilo não pode existir vida nas alturas.
Em Jujuy, ao chegar, por sorte o caminhão nos baixou em um posto de serviço que ficava a 200 metros do concessionário Nissan o que facilitou de sobremaneira. Isso não estava programado. Foi sorte ou a mão de Deus.
O carro está na concessionária. Hoje sábado nos encontraremos com Walter. Depois conto o que aconteceu. Não sei o tamanho do problema, mas não adianta me antecipar e perder o final de semana.
Um abraço a todos e principalmente aos meus filhos que estou com muita saudade.
Marcelo, de verdade sinto muito o ocorrido. Que bom que já está levando a situação à esportiva... Tome-o como perdas materiais, e não como sonhos esvaidos. Os sonhos se recriam, e surgem com mais força após as dificuldades.
Quem sabe o ano que vem não vamos juntos para Ushuaia, talvez até com a companhia do Ramalho? Minha esposa e eu estamos afim de ir.
Um abraço para vc e sua família, e curtam o Ano Novo nessa terrinha maravilhosa de Maringá!
Marcelo_Taz
31/12/2010, 09:21
Ramalho, depois do seu relato eu nem tenho mas o direito de reclamar :putz: mas ainda continuo com uma certa frustração que pode muito bem ser dissolvida nessa virada de ano.
Miguels, já decidimos que em novembro tentaremos fazer o nosso roteiro, fora de temporada. :dance:
Abraços e Feliz Ano Novo para os amigos.
hugorangel
03/01/2011, 20:20
Marcelo.
Tenho certeza de que esta frustração que você sente agora servirá de combustível pro seu sucesso em novembro. Não se esqueça: Ushuaia sempre estará lá, bem no fim do mundo, esperando os aventureiros destemidos, que não desistem nunca, e que sabem que atingir o objetivo é só uma questão de tempo. Frustrar sim, desistir, nunca!:dance:
Um abraço e um ótimo retorno.
Marcelo_Taz
06/01/2011, 10:43
De volta ao RJ e a frustração continua, hehehe, o carro chegou no RJ na segunda feira e está passando por uma avaliação, o cabeçote está OK nesse momento o bloco do motor está sendo desmontado, enquanto isso vamos pegar o Honda Fit e amanhã cedo iremos descansar em Carrancas, mesmo sabendo da chuva que castiga MG levaremos livros, jogos e iremos curtir as férias da melhor maneira possível.
Abs
rcofreitas
24/01/2011, 20:43
Acabouuuuuuuuuuuuuuuu
ObrigDO.
fui
Olá Marcelo!
Somente agora fiquei sabendo de seu entrave!
Não esquenta não! Como disse o Hugo, seu roteiro permanece lá, te esperando!
Mas, lembre-se de que há males que vem para o nosso bem!
Não conheço o seu roteiro em detalhes, mas a região patagonica estava cheia de problemas, como a falta de combustíveis, greves e passeatas.
Isto sem falar, na alta dos preços dos combustíveis e das estadias.
Mantenha o seu projeto!
Estude o seu projeto novamente, e lembre-se do nome de seu blog.
ON CO VÔ VOCÊ NÃO VAI!
Este é um roteiro para poucos!
Mantenha o seu sonho!
Quem sabe você não terá mais companhia da próxima vez???
Agora entendi o porqê do Ramalho ter viajado tanto para lá!
É bom demais!
Um grande abraço!
Ricardo
Kataya4x4
Sorocaba, SP
NO - CT Santos/SP
25/01/2011, 03:15
Acabouuuuuuuuuuuuuuuu
ObrigDO.
fui
Poxa Marcelo
QA minha expedição tb foi so uma parte ...
O Jimny ta em POA-RS ...
Eu mesmo tendo seguro que cobria o mercosul, nao fui atendido pela MAPFRE ...
Tive que rebocar o Jimny de Bajo Caracoles até Buenos Aires por conta e risco.
Nao passei tudo que o Ramalho passou mas sofri um bocado kkkkk (hj até dá pra rir)
Depois disso a Suzuki assumiu e levou ele pra POA e eu pra Guarulhos.
Vou abrir um processo contra a seguradora pra receber tudo que eu gastei por la.
Ademais não consegui abrir o sinistro ainda so da ocupado o tel...
So me resta planejar uma outra expedição pra Carretera, logo logo kkkkkkkk
abs
Marcelo_Taz
27/01/2011, 00:57
NO - CT Santos, cara que bosta, ainda mais tendo o seguro e na hora H , omisso. Com certeza vc guardou todas as notas, pedágios etc .
Mete o pau nesses picaretas.
O que passei não é nada comparado ao seu, a diferença é que vc pelo menos conheceu alguns lugares e eu somente Eldorado, uhehuehueuheuhee.
Hugo e Ricardo, valeu, em Novembro faremos esse meu roteiro.
O meu carro está em fase de montagem, o problema foi na camisa do bloco do motor, passado por um raio X foi detectado uma pequena fisura em 1 camisa, troquei as 4, ainda bem que não deixei a temperatura subir e chegar no vermelho.
Obrigado pelo carinho.
NO - CT Santos/SP
27/01/2011, 02:16
NO - CT Santos, cara que bosta, ainda mais tendo o seguro e na hora H , omisso. Com certeza vc guardou todas as notas, pedágios etc .
Mete o pau nesses picaretas.
O que passei não é nada comparado ao seu, a diferença é que vc pelo menos conheceu alguns lugares e eu somente Eldorado, uhehuehueuheuhee.
Hugo e Ricardo, valeu, em Novembro faremos esse meu roteiro.
O meu carro está em fase de montagem, o problema foi na camisa do bloco do motor, passado por um raio X foi detectado uma pequena fisura em 1 camisa, troquei as 4, ainda bem que não deixei a temperatura subir e chegar no vermelho.
Obrigado pelo carinho.
Marcelo
Como falaram os amigos acima ... ta tudo la te esperando, alias nós ... kkk
Pois é, eu cheguei no fin del mundo e em Torres del Paine e El Calafate, maravilhoso o lugar, alias bem mais lindo do que Ushuaia pra mim ...
Mas ainda falta a Carretera e a Região das Vinicolas, ... kkk
Se Deus quiser volto pra la logo logo kkk
Segue foto de Glacial Upsala; Torres del Paine e Glacial Perito Moreno.
abs
Marcelo_Taz
05/02/2011, 15:24
Novembro de 2011 vamos fazer o que não conseguimos em 2010.
Caro Amigo,:palmas:.:palmas:.
É isto ai.
"Sempre vale a pena se a ALMA não for pequena"
Não se deve afinar.:concordo::concordo:.Força.
Abs.Jofran
ramalho-vitoria
05/02/2011, 17:55
É isso ai menino ...
Quem sabe não façamos juntos alguns trechos na ida pois justamente é a época de férias da esposa e a melhor época para se viajar por lá.
Grande abraço e estamos a disposição aqui em Vitória.
NO - CT Santos/SP
06/02/2011, 09:14
é isso ai Marcelo
Estarei torcendo pelo sucesso ... e vai dar certo ... fé em deus e pensamento positivo é meu lema ...
Como so tenho quinze dias de férias esse ano, não vai dar ... mas ano que vem ... me aguarde kkkk
abs